Hospital Universitário Cajuru Hospital SUS de Curitiba completa 63 anos com histórias de superação e de comprometimento social

Referência em traumas e transplantes, Hospital Universitário Cajuru faz parte da trajetória de profissionais que buscam "humanizar" atendimento a pacientes

A técnica em enfermagem, Maria Olinda Alves Stoco, perdeu a conta de quantos pacientes já atendeu em duas décadas como profissional da linha de frente do sistema de saúde. Hoje, com 51 anos, ela dedicou quase metade de sua vida a salvar a dos outros, sem nunca esquecer o porquê de ter escolhido essa profissão, a qual chama de “chamado divino”. Com uma dedicação ininterrupta de 23 anos, a profissional faz parte do quadro de funcionários do Hospital Universitário Cajuru (HUC), instituição com atendimento 100% Sistema Único de Saúde (SUS), em Curitiba (PR), que completa 63 anos no próximo dia 30 de agosto.

“Assim que terminei o curso de enfermagem, em 1998, o Hospital me acolheu de uma forma muito fraterna. Desde então, o hospital tem sido a minha segunda casa, onde fiz amizades, aprendi e continuo aprendendo muito a cada dia, mesmo após tantos anos. Por ser um ambiente universitário, a troca de conhecimento e experiências é muito grande. Olhando para trás, vejo que evoluí consideravelmente, como pessoa e profissional, desde a primeira vez que entrei por aquelas portas”, relembra.

Em meio a tantas experiências e histórias, que se confundem com sua própria vida pessoal, já que até mesmo um de seus filhos trabalhou no hospital, Maria Stoco recorda com carinho os laços afetivos criados com colegas e pacientes. “Eu já cuidei de muita gente, não sei o número exato, mas algumas histórias nunca saem da minha cabeça. Uma vez, por exemplo, eu estava no ônibus, a caminho do trabalho, quando fui abordada por um senhor. Simpático, perguntou se eu me lembrava dele, mas disse que não. Então ele me abraçou e disse que, cinco anos antes, o tratei muito bem, quando esteve internado no Hospital. Ele disse que eu o ajudei a salvar sua vida. Aquilo me emocionou, pois meu trabalho o tocou de tal forma que ele lembrava do meu rosto após todo aquele tempo. É por isso que, mesmo durante a pandemia, nós seguimos na linha de frente da saúde. Todos nós, que estamos nesse trabalho, amamos nosso ofício e somos gratos por isso”, conta emocionada.

Superação

Enfermeira do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Cajuru, Nadira Francisca dos Santos viu a instituição como uma porta de entrada para uma nova realidade em sua vida. “Eu venho de uma família pobre, que morava em terrenos de ocupação irregular. Trabalhei muito tempo como diarista para poder sobreviver. Quando concluí meu curso de auxiliar de enfermagem, o Hospital me deu uma oportunidade e mudou completamente a minha vida. Hoje, tenho condições de ter a minha casa própria, meu carrinho e posso comprar carne para o meu filho. Tudo isso com o fruto do meu esforço para mudar minha realidade”, comemora.

Há 16 anos como funcionária do HUC, Nadira é pós-graduada com foco em Central de Materiais e Centro Cirúrgico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) que, assim como o HUC, faz parte do Grupo Marista. “Já trabalhei em outras instituições, mas o Hospital Universitário Cajuru é diferente. Sempre falo para os meus colegas que essas paredes têm algo mágico, que eu não sei explicar. Acho que o olhar humanizado é o nosso grande diferencial, pois você sente que a instituição é uma família. Sinto prazer e realizada aqui dentro, pois sempre tive oportunidades de crescer. Comecei como auxiliar e fui ‘subindo os degraus’, sempre atenta aos cursos oferecidos pelo Hospital aos seus colaboradores”, completa.

Incentivo à solidariedade

Atualmente, o Hospital Universitário Cajuru conta com 944 colaboradores, 309 voluntários, 308 médicos e 110 residentes. Por ano, a instituição realiza em média 147 mil atendimentos, entre internamentos, urgências e emergências, cirurgias e consultas ambulatoriais. E para celebrar seus 63 anos, o HUC promove uma live comemorativa no dia 30 de agosto, às 19h30, no canal do YouTube do hospital e contará com chat ao vivo, depoimentos de voluntários, enfermeiras, pacientes e estudantes de medicina. Durante o evento, será lançado o “Amigo Essencial do Cajuru”, um programa de incentivo à doação para o Hospital.

“O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição feita por pessoas que amam atender ao próximo. E a conscientização da população e da sociedade como um todo na arrecadação de fundos para a manutenção desse serviço, que hoje tem um déficit de cerca de R$ 1,5 milhão ao mês, é essencial”, comenta o diretor do hospital, Juliano Gasparetto. Os voluntários do hospital, que fazem parte do projeto que completa 15 anos em 2021, também serão homenageados para marcar ainda o Dia do Voluntariado (28/8).

Livraria da Vila dá desconto para quem já tomou vacina contra a Covid-19

Consumidores que apresentam a carteira de vacinação contra Covid-19 tem direito a desconto de 20% na compra de livros. Ação acontece nos próximos dois finais de semana em todas as unidades da rede em São Paulo, Curitiba, Guarulhos, Londrina e São Caetano do Sul

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=216482&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCP2P15201MB246693466346FFFCCA987029A5C19%2540CP2P15201MB2466.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCP2P15201MB246693466346FFFCCA987029A5C19%40CP2P15201MB2466.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.2

Fotos em alta: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1hK1IYUCmcmSgSLacUjMRabWXU3itW36Z

Em apoio à campanha de vacinação contra Covid, a Livraria da Vila lançou a campanha “Vacina sim!” para ressaltar a importância da vacinação no enfrentamento da pandemia no país. Nos próximos dois finais de semana (dias 21 e 22/08 e 28 e 29/08), os consumidores que já tiverem sido vacinados contra Covid-19 ganharão 20% de desconto na compra de livros em qualquer uma das 14 unidades da Vila em São Paulo, Curitiba, Guarulhos, Londrina e São Caetano do Sul. Para usufruir do desconto, basta apresentar a carteira de vacinação com ao menos uma dose.

Lançada no último sábado, dia 14 de agosto, a promoção acontece sempre aos finais de semana. Como efeito, o movimento gerou 20% de aumento de público no final de semana. Com o lema “vacinar é cuidar do outro também”, a campanha vale para todos os livros disponíveis em estoque nas unidades da Vila (exceto didáticos).

SERVIÇO
Campanha Virada da Vacina Livraria da Vila
Período: todos os finais de semana até 29/08/2021
Local: Unidades físicas da Livraria da Vila em Curitiba, Guarulhos, Londrina, São Caetano do Sul e São Paulo
Observações: Desconto de 20% válido a cada compra, para aquisição de livros disponíveis em estoque nas lojas físicas da Livraria da Vila. Não aplicável a livros didáticos. Promoção não cumulativa com outros descontos. Necessária apresentação da carteira de vacinação da Covid-19 original no momento da compra.

Sobre a Livraria da Vila - Com 36 anos de mercado, a Livraria da Vila conta com doze lojas na Grande São Paulo e duas no Paraná. Consolidada como referência no cenário editorial, busca cada vez mais apresentar-se como um local acolhedor, receptivo e democrático, tornando-se ponto de encontro dos amantes dos livros, da literatura, da música e das artes. Muito mais do que um lugar que reúne grandes obras da literatura – são mais de 200 mil títulos em seu acervo, continuamente atualizado –, a Livraria da Vila se preocupa em participar ativamente das comunidades que cercam suas unidades. Em tempos normais, sem pandemia, todos os dias, os mais variados eventos são oferecidos gratuitamente ao público: palestras, rodas de conversa, pocket shows, clubes de leitura e atividades infantis diversas compõem uma programação para lá de especial. Neste momento, a rede conta com uma programação de lives no Instagram com autores e personalidades do universo literário que falam de seus lançamentos e debatem temas diversos em um bate-papo conduzido por Samuel Seibel, presidente da Vila.

8 alimentos aliados da pele e dos cabelos

Para ver os efeitos estéticos, é necessário o consumo diário adequado de nutrientes essenciais para a produção, manutenção e a proteção dos componentes que fazem parte dos tecidos cutâneo e capilar

Não é só uma rotina de uso de dermocosméticos e produtos capilares que garante a saúde e a beleza da pele e dos cabelos. De acordo com a nutricionista consultora da Jasmine Alimentos, Fernanda Seiffer, uma alimentação rica em nutrientes específicos pode ser o grande diferencial para deixar mais saudáveis e bonitos os cabelos, pele e unhas.

“Muito além da rotina de beleza, precisamos incluir em nossas vidas hábitos alimentares equilibrados e que proporcionem o aporte diário adequado de nutrientes essenciais para a produção, manutenção e a proteção dos componentes que fazem parte dos tecidos cutâneo e capilar, como o colágeno, o ácido hialurônico e a queratina, além de vitaminas e minerais, como o zinco, vitamina C, vitamina A e ferro. Além de se preocupar com a saúde intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes ingeridos.”, afirma a nutricionista.

Ela acrescenta que o cuidado com a escolha de ingredientes para cada uma das refeições deve levar em consideração o perfil “pro-aging”, ou seja, que cada alimento contribuam para a desaceleração do envelhecimento cutâneo e do enfraquecimento capilar.

“É importante lembrar, ainda, do papel do ômega-3, que proporciona efeito anti-inflamatório e dos compostos bioativos presentes nos alimentos, como licopeno, betacaroteno, sesamina, catequinas, antocianinas e ácido elágico, que fornecem efeito antioxidante, combatendo os radicais livres gerados por fatores como exposição ao sol, padrão alimentar inadequado, estresse, tabagismo e poluição. Todos afetam a estrutura da pele, podendo estimular a flacidez, a presença de rugas e manchas e, nos cabelos, levar à despigmentação, proporcionando um aumento dos fios brancos”, completa Fernanda.

Entretanto, é essencial atentar para a observação destacada pela engenheira de alimentos da Jasmine, Erika de Almeida Rodrigues Zifchak. Ela explica que, para que exerçam efeitos positivos, os alimentos precisam ser consumidos associados a outros hábitos saudáveis, como uma alimentação variada. “Por isso, o envolvimento de médicos e nutricionistas no processo é tão importante”, reforça.

Os 8 aliados da saúde e da estética

"Pela oferta de nutrientes, alguns alimentos são mais indicados para a manutenção de uma pele saudável e de um cabelo bem nutrido", aponta a analista de pesquisa e desenvolvimento da Jasmine Alimentos. Erika de Almeida. Confira 8 indicados pela engenheira de alimentos:

Quinoa: Uma pesquisa do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Industrial da Universidade Positivo (UP) descobriu que as propriedades hidratantes e antioxidantes do óleo de Quinoa fazem dele um componente valioso para aplicação em produtos cosméticos. O estudo foi desenvolvido em parceria com O Boticário e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicada na renomada revista Scientific Reports. Ao ser ingerida na alimentação, a Quinoa pode trazer ao organismo oferta de magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e antioxidantes. A semente fornece, ainda, os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Red berries: goji berry, cranberry e açaí são frutas vermelhas e roxas que atuam como aliadas da saúde capilar e cutânea. O consumo de goji berry, além de favorecer a amenização de desordens estéticas, como a celulite, já que apresenta flavonóides e polissacarídeos em sua composição, substâncias com efeito antioxidante, é uma excelente fonte de vitamina C, nutriente essencial para a síntese de colágeno. O cranberry e o açaí, ricos em antocianinas e resveratrol, respectivamente, pode oferecer também proteção à pele e aos cabelos.
Amêndoas: os efeitos do consumo diário de amêndoas na pele de mulheres menopausadas se mostraram muito benéficos, segundo estudos, e demonstraram que estas oleaginosas contribuíram com a melhora da hiperpigmentação da pele e da presença de rugas faciais, ocasionadas pelo fotoenvelhecimento. Tais benefícios podem se relacionar com o fato de as amêndoas serem uma rica fonte de polifenóis e vitamina E, que atuam como antioxidantes, protegendo a pele.
Chia: por ter aminoácidos essenciais, contribui com a síntese proteica, essencial para a manutenção dérmica e o crescimento dos fios capilares, favorecendo o fortalecimento dos cabelos e da pele. Também concentra alto teor de ômega-3, que irá modular a inflamação e outras desordens cutâneas associadas, como celulite e acne.
Castanha do Brasil: são uma das principais fontes alimentares de selênio, mineral com efeito antioxidante que protege a pele e o cabelo dos radicais livres.
Gergelim: uma semente rica em sesamina, um composto bioativo que tem potencial papel na redução da queda de cabelo e na proteção da coloração dos fios capilares. Além disso, contém excelentes concentrações de vitamina B1, ferro, magnésio, manganês, cobre e zinco, que podem auxiliar a manutenção da saúde capilar e cutânea.
Aveia: é fonte de silício, um importante mineral para a saúde capilar e cutânea, por atuar na sustentação do colágeno, proteína presente em ambos os tecidos.
Molho de tomate orgânico: o licopeno do molho de tomate contribui com a saúde cardiovascular e, associado a outros nutrientes e nas quantidades adequadas, exerce efeito fotoprotetor, favorecendo a amenização dos danos causados pelos radicais livres produzidos após a exposição solar.

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa. Mais informações: www.jasminealimentos.com.

Alimentação rica em nutrientes pode minimizar sequelas cognitivas causadas pela Covid-19

De acordo com o levantamento do Incor, 80% dos pacientes que enfrentaram a infecção viral tiveram problemas, como a perda de memória

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, destaca a importância de incluir alimentos ricos em ômega-3, antioxidantes e vitaminas para auxiliar na recuperação

Em fevereiro deste ano, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), realizou um estudo com pacientes recuperados da Covid-19. De acordo com o levantamento, foi possível identificar sequelas cognitivas em 80% dos avaliados, como a perda de memória recorrente.

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que a infecção viral pode afetar o sistema neurológico, trazendo a confusão mental e, consequentemente, a falha na memória. Apesar de não haver uma estratégia comprovada para auxiliar os problemas posteriores causados pelo coronavírus, a alimentação rica em nutrientes pode auxiliar o corpo na recuperação.

“O consumo adequado de nutrientes ajuda na recuperação de um modo geral. Isso porque a nutrição reduz o estresse oxidativo e, no que diz respeito à atividade cerebral, garante a saúde das células relacionadas à memória por mais tempo”, explica.

De acordo com a nutricionista, é importante buscar alimentos ricos em ômega-3, visto que essa gordura - presente principalmente nos peixes - ajuda na formação de uma camada importante na estrutura dos neurônios e, portanto, é indicada que o seu consumo seja frequente.

Os compostos com ação antioxidante também favorecem a saúde das células do sistema nervoso central. Para as pessoas que sofrem com a perda de memória, é interessante incluir legumes e verduras no dia a dia das refeições.

“Quando o assunto é o cuidado com o cérebro, frutas como o morango, uva roxa e melancia são uma excelente opção. Esses alimentos são fontes de antocianinas, resveratrol e licopeno, respectivamente. Todas elas trazem efeitos positivos para a nossa mente”, destaca Renata.

Além disso, a vitamina B12, presente em grande quantidade nas carnes e nos ovos, está muito associada à saúde cerebral. Por essa razão, é importante avaliar a necessidade de suplementação para vegetarianos e veganos.

Com base nas informações passadas pela nutricionista, é possível concluir que alguns alimentos podem ser benéficos para minimizar as probabilidades de perda de memória. Contudo, também é importante destacar que há vilões no que diz respeito aos cuidados com a mente. Um deles, muito presente no nosso dia a dia, é o açúcar. Portanto, Renata alerta: é necessário dosar a quantidade.

“Já é bem definido pela ciência que o consumo frequente de açúcar pode favorecer doenças neurológicas, como o Alzheimer. Isso porque, quando em excesso, há o aumento do estresse oxidativo no nosso organismo, que prejudica diversos sistemas e funcionalidades internas”, pontua.

Saudabilidade
O consumo adequado de nutrientes gera um sistema nervoso saudável, principalmente a longo prazo. Quando há a busca por alimentos ricos em vitaminas, o sistema imune é favorecido. Esse hábito, segundo Renata, pode reduzir inflamações causadas pela Covid-19.

O consumo de proteínas e vegetais, durante o processo da infecção viral e no momento de recuperação após a doença, também é extremamente indicado para manter a saudabilidade do corpo. Porém, é fundamental estar atento aos casos mais graves do coronavírus. “Quando é necessário fazer reabilitação pulmonar, precisamos adequar a quantidade de calorias ingeridas, assim como o total de proteínas, para auxiliar na recuperação da massa muscular perdida e, também, na melhora da função pulmonar”, informa.

Algumas outras estratégias, segundo a nutricionista, também são bem-vindas, já que a Covid-19 é uma doença que afeta diversos órgãos. Portanto, o consumo de nutrientes que ajudam na melhora da coagulação, na função renal e hepática que podem ficar prejudicadas, deve ser avaliado junto com profissionais da área.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Como suporte para o processo de recuperação dos pacientes que enfrentaram o coronavírus, a nutricionista indica quatro receitas saborosas, fáceis e nutritivas que auxiliam na funcionalidade do corpo. Confira:

*Crédito das imagens das receitas: Divulgação

Salada de bacalhau com endívias
Ingredientes:
100g de endívias
2 xícaras de chá de salada de bacalhau Oba
2 colheres de sopa de creme de ricota ou cream cheese

Preparo:
1) Abra as folhas de endívia em uma travessa;
2) Espalhe uma pequena quantidade de creme de ricota ou cream cheese em cada folha;
3) Recheie com a salada de bacalhau Oba e sirva em seguida.

Pasta de avelã caseira com morangos
Ingredientes:
1 xícara de avelãs sem casca
1 colher de sopa de cacau em pó
2 xícaras de tâmaras sem caroço

Preparo:
1) Deixe as tâmaras picadas de molho por 30 minutos;
2) Bata as avelãs no liquidificador até formar uma farinha;
3) Acrescente o cacau em pó e as tâmaras hidratadas;
4) Bata até formar uma pasta. Se necessário, acrescente um pouco de água (o mínimo possível).
5) Corte os morangos ao meio e decore com uma pequena porção da pasta de castanhas.

Smoothie de uva com açaí

Ingredientes:
1 xícara de chá de uvas roxas com casca
1 xícara de chá de polpa de açaí
1 xícara de chá de banana picada congelada
2 colheres de sopa de mel

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva em seguida

Carne louca de pernil
Ingredientes:
1 kg de pernil suíno sem osso
2 tomates cortados em tiras
Suco de 2 limões
1 xícara de pimentão verde cortado em tiras
3 dentes de alho amassados
1 cebola cortada em tiras
½ xícara de cheiro verde picado
3 colheres de sopa de azeite
Orégano e sal a gosto

Preparo:
1) Corte a carne em fatias finas;
2) Tempere com sal, orégano, o azeite e o limão e deixe na geladeira por pelo menos duas horas;
3) Misture o tomate, o alho, a cebola e o cheiro verde à carne temperada;
4) Leve para a panela de pressão e cozinhe até que a carne fique bem macia (cerca de 50 minutos);
5) Retire da panela e termine de desfiar a carne;
6) Recheie tortas, sanduíches ou use como acompanhamento de saladas e batatas cozidas.

The Group at FIR collabora com Dr.Z de Miami Anti Ageing Insitute

Dr. Zayed is the owner of miami antiaging institute, a leading cutting edge boutique practice in miami, Florida.

Dr. Zayed is tripled board certified in conventional medicinal as well as functional Medicine (please read his Bio on antiagingmiami.com as well as usueful information)

Dr. Zayed believes in practicing tomorrow’ Medicine today through cutting edge lab testing ,
There is not ile limits on the consultations , He was able to help patients with ailments that conventional Medicine simply couldn’t.

From hormonal imbalances, to optimizing the beautiful symphony you have inside of you (vitamins, minerlas, antioxidants) so you can feel and be your best Dr. Zayed has got the answer for you.
XMA Header Image
Miami Antiaging
antiagingmiami.com

The Group at FIR collabora com Dr.Z de Miami Anti Ageing Insitute

https://antiagingmiami.com/about/

Puravida promove evento online gratuito abordando o tema Saúde é felicidade

Evento Puravida Day contará com a presença de especialistas em saúde, nutrição e filosofia
São Paulo, 23 de julho de 2021 - A Puravida, expoente no mercado nacional de produtos saudáveis e que acredita que a nutrição é a matéria-prima para a saúde, promoverá no domingo 25/07 a 3ª edição do Puravida Day. Em formato online, o evento reunirá alguns dos maiores especialistas de todo o Brasil para discutir o tema ‘Saúde é Felicidade’. A live acontecerá no Youtube da Puravida e será totalmente gratuita.

O Puravida Day surgiu com o propósito de brindar atuais e potenciais interessados pela marca com um dia especial de estudos e compartilhamento de informações para quem tem interesse em fazer as melhores escolhas possíveis, transmitindo grandes dicas e conhecimento.

“Para nós da Puravida conhecimento é o que permite fazer todas as pequenas escolhas que, somadas, fazem uma imensa diferença pela forma como desfrutamos nossas vidas” explica Flávio Passos, fundador da Puravida. No Puravida Day, Flávio se juntará a Pedro Calabrez, PHD pelo Lab de Neurociências Clínicas da UNIFESP, e Leandro Karnal, professor e pesquisador, para conversar sobre como a felicidade e a busca pela mesma podem impactar na saúde e vice e versa.

Desde o dia 18 de julho, médicos, professores e outros profissionais de saúde estão promovendo uma série de Lives no Instagram da Puravida dando dicas e orientando quem enxerga a saúde como elemento necessário e importante para uma vida equilibrada em busca de longevidade.

LIVE 1 - Saúde é felicidade com Flavio Passos.

Dia 18, domingo, às 20h.

Youtube Puravida

LIVE 2 - Vida em equilíbrio, o poder da concentração com Alessandra Feltre e Ligia Costa.

Dia 19, segunda, às 19h.

Youtube Puravida

LIVE 3 - A fantástica conexão cérebro-intestino, com Alessandra Feltre e o professor Murilo Pereira. Dia 20, terça, às 19h. Youtube Puravida

LIVE 4 - Fortalecimento muscular é longevidade, com Alessandra Feltre e Andreia Nave. Dia 21, quarta, às 19h. Youtube Puravida

LIVE 5 - Receita para viver melhor, com Dani Faria Lima. Dia 22, quinta, às 17h. Youtube Puravida

LIVE 6 - Proteína: a aliada do emagrecimento, com Alessandra Feltre e Marcelo de Carvalho. Dia 23, sexta, às 19h. Youtube Puravida

LIVE 7 - Aulas pura saúde, com Betina Dantas + professor Le Cinq

Dia 24, sábado.

Às 10h: Ballet Fitness

Às 11h: Aula HIIT

Youtube Puravida

Sobre a Puravida

A Puravida, empresa parte do grupo independente de investimento Aqua, tem como propósito oferecer aos consumidores a prática de um estilo de vida orgânico, saudável e harmonioso baseado nas melhores escolhas nutricionais.

A empresa oferece um portfólio com mais de 200 produtos entre suplementos concentrados, vitaminas e cosméticos. Entre os mais consumidos pelos adeptos dos produtos Puravida estão o Coco Cream, Curcumax+, Brain TCM. Todos os itens são criados seguindo parâmetros sustentáveis, oferecendo assim a melhor qualidade e o máximo potencial de cada ingrediente utilizado.

Brasileiros seguem comemorando a primeira semana da Suíça com fronteiras abertas.

Sábado, 03 de julho, a Suíça completa uma semana de fronteiras abertas.

Com o sucesso no controle interno do COVID, a Suíça segue flexibilizando as medidas de segurança em vigor. O país não exige mais o trabalho remoto e suspendeu a obrigatoriedade de uso de máscaras ao ar livre. Os restaurantes tem permissão para acomodar quantas pessoas quiserem juntas e eventos de grande escala com certificados COVID serão permitidos sem restrições de capacidade ou do número de pessoas presentes.

Sobre o turismo

A semana foi cheia de novidades e esclarecimentos aos agentes de viagens e turistas interessados em visitar o país desde o anúncio feito na última semana sobre a abertura de fronteiras para brasileiros totalmente imunizados. O país lançou uma plataforma virtual para facilitar as consultas dos viajantes: https://travelcheck.admin.ch/home basta inserir o país de origem e condições, e será informado se o viajante está ou não autorizado a entrar no país.

Os visitantes que foram completamente imunizados com duas doses da vacina (ou vacinas de dose única) nos últimos 12 meses tem permissão para entrar na Suíça sem precisar fazer o teste PCR ou cumprir quarentena, a regra é válida para viagens desde 26.06.2021. As vacinas aceitas atualmente são aquelas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde: BioNTech, Moderna, Pfizer, Janssen, AstraZeneca, Sinovac, Sinopharm e Serum Institute of India.

Durante a semana surgiram algumas dúvidas em relação as nomenclaturas das vacinas que já estão esclarecidas:

· Pfizer/Pfizer/BioNTech (BNT162b2 / Comirnaty® / Tozinameran)

· Moderna (mRNA-1273 / Spikevax / COVID-19 vaccine Moderna)

· AstraZeneca (AZD1222 Vaxzevria®/ Covishield™)

· Janssen / Johnson & Johnson (Ad26.COV2.S)

· Sinopharm / BIBP (SARS-CoV-2 Vaccine (Vero Cell))

· Sinovac (CoronaVac)

Resumindo as informações importantes aos brasileiros:

· Após a segunda dose da vacina é permitida a entrada no país no mesmo dia. Os imunizados com a vacina do laboratório Janssen precisam aguardar 22 dias após a data da vacinação para embarcar.
· Necessário que a última dose da vacina (ou dose única) tenha sido nos últimos 12 meses – no caso da Janssen são 12 meses e 22 dias.
· Caso o viajante tenha a intenção de seguir a partir da Suíça para outros países, serão válidas as regras do país de destino.
· Para passageiros em trânsito/ conexão é necessário verificar as regras com a cia aérea.
· Ao entrar na Suíça os contatos dos viajantes serão solicitados para controle de dados.
· Crianças até 16 anos acompanhada pelos pais são isentas de comprovação de vacinação.
· Passageiros entre 16 e 18 anos não precisam apresentar o certificado de imunização, somente teste PCR negativo válido dentro das 72 horas. Menores de 18 anos não vacinados ainda não estão autorizados a entrar no país desacompanhados.
· Para a comprovação de vacinados brasileiros, basta apresentar o comprovante de vacinação juntamente com passaporte. Necessário conter as informações: nome, data de nascimento, data da vacina, nome da vacina administrada e nome e endereço do local de vacinação. Qualquer documento válido em território nacional é aceito.
· Para retornar ao Brasil é necessário sempre apresentar o teste PCR negativo.

Para a comprovação da vacina, uma sugestão é a plataforma ConectSUS, onde é possível emitir o certificado de vacinação digital com QR Code. Para aqueles que já foram totalmente imunizados a plataforma também disponibiliza o certificado em espanhol e inglês. Lembrando que a responsabilidade de alimentar a plataforma do SUS é do local da vacinação.

Brasileiros convalescentes ou somente apresentando PCR negativo ainda não estão autorizados a visitar o país, a possibilidade de visitar a Suíça segue somente para brasileiros completamente vacinados.

Cidadãos Europeus

Outra informação que ficou mais clara foi sobre cidadãos europeus. De acordo com as regras informadas no https://travelcheck.admin.ch, os cidadãos que gozem do direito de “Livre Circulação”, ou seja, os cidadãos da UE/EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) e os seus familiares, independentemente da sua nacionalidade, poderão entrar na Suíça, vindos do Brasil, com as seguintes condições:

• Apresentar um teste PCR negativo (não mais de 72 horas) ou um teste rápido de antígeno negativo (não mais de 48 horas) antes do embarque.

• Preencher um formulário de entrada antes de cruzar a fronteira.

• Não é necessário cumprir quarentena.

Estes cidadãos também devem seguir as regras gerais de entrada na Suíça, acessíveis através do link https://travelcheck.admin.ch.

Comemorando as aberturas de fronteiras a Suíça segue otimista. “Fomos muito corajosos em abrir as fronteiras, recebemos muitas perguntas e esclarecimentos nesses últimos dias, tudo também é muito novo para nós, estamos nos adaptando as novas regras e ansiosos em receber os brasileiros imunizados em nosso país” comenta Fabien Clerc, Diretor e Cônsul do Turismo da Suíça no Brasil.

Mais informações em www.myswitzerland.com/pt

Instagram: @MySwitzerlandBR

Imagens: https://st.mypublish.ch/ ou acesse: https://bitly.com/35NTDYT

Inverno chegou: confira 7 dicas para criar uma rotina de alimentação saudável

A mudança de estação traz a possibilidade de inovar no cardápio sem prejudicar a saúde

Com a chegada do inverno, os descuidos com a alimentação começam a dar sinais. A explicação para as mudanças que ocorrem no nosso organismo nessa época do ano, segundo médicos, é que, com as temperaturas mais baixas, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, necessitando de uma quantidade maior de calorias. Mas, será que é possível manter uma alimentação saudável em dias tão gelados? A engenheira de alimentos Erika de Almeida garante que sim, e o melhor, sem abrir mão de comidas gostosas e, ao mesmo tempo, cuidando da saúde.

“Com o clima frio, é importante redobrar a atenção com o que comemos. Da mesma forma, cuidar para não cometer exageros nas refeições, pois no inverno ficamos vulneráveis a algumas doenças sazonais. E lembrando que manter uma alimentação saudável é fundamental para a preservação da saúde”, aconselha a analista de pesquisa e desenvolvimento da Jasmine Alimentos. Com a pandemia de Covid-19, se torna ainda mais vital tomar todos os cuidados para conservar a imunidade.

Confira abaixo sete dicas de alimentos que ajudam na diversificação do cardápio e na manutenção da saúde (e do peso) durante o inverno.

Frutas como doce

Esfriou e já dá aquela vontade de comer chocolates e doces variados? A engenheira de alimentos alerta que é preciso intensificar os cuidados com o consumo desses alimentos nos dias mais frios - que sempre “pedem” um docinho. Uma alternativa é trocar o doce por uma fruta da estação, como morango, maçã, pêra, uva, laranja e outras, que pode ser consumida em qualquer momento do dia e saciar o desejo de comer doces. “É claro que é importante se conhecer e ter esses momentos de “flexibilidade”, mas vale salientar que é necessário ter equilíbrio e buscar sempre se alimentar da forma mais saudável possível”, destaca.

Varie nas sopas com ingredientes nutritivos

A estação mais fria do ano combina com sopas, caldos e cremes. Mas, embora possam ser muito saudáveis, dependendo dos ingredientes, podem surtir o efeito contrário e propiciar ganho de peso. Erika de Almeida orienta que, na hora do preparo, sejam evitados ingredientes ricos em carboidratos em uma mesma receita como, por exemplo, arroz, batata, mandioca e macarrão. Sendo assim, uma alternativa é acrescentar legumes e verduras nas sopas. Além de altamente nutritivos e saudáveis para a manutenção da imunidade, eles agregam mais sabor ao prato. Algumas opções são: brócolis, couve-flor, couve, acelga, cenoura e agrião.

Aposte na granola

Conhecidas por integrarem o café da manhã, as granolas são ótimas pedidas para o lanche da tarde e a refeição antes de dormir, de acordo com Erika. Com grãos que auxiliam o bom funcionamento do intestino, além de serem super saborosas.

Substitua o pão branco

Para acompanhar as sopas típicas do inverno, as torradas e o pão branco são os queridinhos de muitos. No entanto, a sugestão é a substituição pelo pão integral com grãos e pelo pão sem glúten, opções mais saudáveis.

Troque por integrais

O consumo de produtos integrais propicia o aumento da sensação de saciedade por conta das fibras que, por sua vez, previnem os exageros. Além disso, auxiliam o organismo na redução dos níveis de colesterol e de açúcar no sangue, e não contém açúcares nem gorduras, portanto, não provocam aumento de peso.

De olho no açúcar

Basta cair a temperatura e logo o consumo de bebidas quentes, como café e chás, ganha destaque. Mas é preciso, segundo Erika, cuidar na hora de adoçar a bebida. “Hoje em dia, existem outros substitutos ao açúcar branco. O ideal é tomar o líquido sem nenhum aditivo químico, no entanto, para quem gosta da bebida mais doce, algumas opções são o Stevine Líquido, um adoçante natural e com zero caloria, Açúcar Mascavo e Calda de Agave”, sugere.

Alimentos com vitaminas

No inverno, a vitamina C é fundamental, reforça Erika, pois atua nas células de defesa do organismo, fortalecendo os anticorpos e prevenindo gripes e resfriados. É encontrada em alimentos como: laranja, limão, goji berry, acerola, morango, brócolis, couve e cenoura. Já a vitamina E age diretamente como antioxidante e fortalece o sistema imunológico. Castanha do Pará, amêndoas e nozes, óleos vegetais, folhas verde-escuras, como rúcula, couve, agrião e espinafre são alimentos que contêm a vitamina.

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014, a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.

Mais informações: www.jasminealimentos.com

Caneta preenchida de insulina

O dispositivo ajuda para que a condição não se agrave durante a pandemia. A campanha "Caneta da Saúde" chega à cidade do estado do Paraná nesta terça-feira (29) e ficará até quarta-feira, 30 de junho.

1==AOxQjYzUmOyJmLt92YuEmcyVGdAlGbsV2Y1xWYtF2czVmbhZnO5YzMykzM5ATNxozZlBnauQzN5kDOwMzM0MjRyUyM0MjRyUCM4IjNGJTJ2IDMx8VL1ETLf12bj5icw1WLp5CcwFmRyUiRyUSQzUycwRHdopDN

~O Brasil conta com mais de 13 milhões de brasileiros vivendo com diabetes . 1Com eles, são milhares de famílias convivendo com uma doença crônica em uma rotina que exige cuidado intenso e atenção redobrada com a alimentação, além da prática de atividade física e a disciplina na manutenção do tratamento, especialmente em tempos de pandemia.2 É pensando nesses pacientes e suas famílias, e no complexo contexto da pandemia, que surge a campanha "Caneta da Saúde", uma iniciativa de saúde pública e fruto da soma dos esforços e da parceria entre a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) e da Novo Nordisk, além de contar com o apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O objetivo é informar e educar a população sobre as vantagens das canetas preenchidas de insulina, estimulando o uso do recurso que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Brasil, para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, preferencialmente jovens até 19 anos e adultos com 50 anos ou mais.3

Diferente das seringas, que precisam de frascos e ampolas, e com a agulha mais fina e curta, causando menos desconforto na aplicação, a "Caneta da Saúde" já vem preenchida com insulina e seletor de dose, o que garante maior precisão, oferecendo menos risco de erro na aplicação. Além disso, pode ser transportada com facilidade e manuseada com praticidade pelas pessoas com diabetes, seus cuidadores e familiares.4,2 "O diabetes não é uma condição individual. Trata-se de algo muito presente na vida de milhões de famílias. Neste novo cenário delicado de pandemia, há pessoas que estão no grupo de risco e podem desenvolver as formas mais graves da doença", explica a endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk, Priscilla Olim Mattar.

A campanha

Por se tratar de uma iniciativa de utilidade pública, a campanha "Caneta da Saúde" tem abrangência nacional e contará com diversas iniciativas no ambiente digital e presenciais. No site da Caneta da Saúde, dedicado à campanha, a população encontra informações e orientações sobre o diabetes, o uso de insulina, as vantagens e benefícios da utilização da caneta preenchida de insulina. Há também uma área destinada aos profissionais da saúde, com um exclusivo e-book e orientações técnicas sobre a utilização das canetas preenchidas de insulina no SUS.

7==AN3MDMhljOyJmLt92YuEmcyVGdAlGbsV2Y1xWYtF2czVmbhZnO5YzMykzM5ATNxozZlBnaukTO2ATNwcDN0IjRyUCN0IjRyUCM4IjNGJTJ2IDMx8VL1ETLf12bj5icw1WLp5CcwFmRyUiRyUSQzUycwRHdopTO

(O caminhão estará em vários estados durante três meses trazendo informações sobre o tratamento gratuito. Crédito: divulgação)

Ao longo de três meses, um caminhão circulará por diversos estados brasileiros, distribuindo material de orientação e esclarecendo dúvidas da população. Em Curitiba, o caminhão estará na cidade nos dias 29 e 20 de junho, das 8h às 18h, no intuito de reforçar a importância da campanha. O caminhão estará no estacionamento da Leroy Merlin, Endereço Av. Wenceslau Braz 88, Bairro Parolim.

Diabetes em tempos de Covid

A pandemia do novo coronavírus desponta no cenário como preocupação extra. Já se sabe que pessoas com diabetes não estão mais suscetíveis a se contaminar se tomarem os cuidados recomentados pelas autoridades de saúde. No entanto, estando no grupo de risco, elas são sim mais susceptíveis a desenvolver as formas mais graves da doença quando o diabetes não está devidamente controlado.5 Um tratamento adequado controla os picos glicêmicos evitando, por consequência, emergências médicas.4

IMPORTANTE: Não haverá distribuição de canetas preenchidas de insulina e tampouco elas estarão disponíveis no local. O objetivo da campanha é divulgar a existência desse benefício via SUS, educando e orientando pacientes, profissionais da saúde e familiares sobre o diabetes e suas opções de tratamento.

Para mais informações clique:

www.canetadasaude.com.br

Facebook

Instagram

Dia Internacional do Aperto de Mão (21/6): “Soquinho” não é cumprimento ideal na pandemia

No ambiente corporativo, aperto de mão, que é sinal de confiança e negócio fechado, precisou ser ressignificado e deu lugar a novas formas de fortalecer vínculos e engajar

A pandemia da Covid-19 impôs novas formas de trabalho, convivência e até mesmo de cumprimentar as pessoas. O tão utilizado aperto de mão que já foi sinônimo de boas-vindas, confiança e negócio fechado também precisou ser deixado de lado. O gesto, que segundo historiadores, já é utilizado há mais de 3 mil anos, acabou se tornando um risco maior de contaminação pelo coronavírus. A maioria das pessoas acaba adotando o “soquinho” para substituir esse gesto que é sinônimo de reciprocidade e confiança. Mas, ele também pode ser um risco à saúde.

Os médicos alertam que as mãos oferecem muitos perigos porque “capturam” as bactérias e vírus presentes em objetos manipulados. “O habitual soquinho que substituiu o aperto de mão apresenta risco menor. Mas o ideal é que, quando as pessoas se encontrarem, usem o cotovelo para cumprimentar ou apenas um aceno. Ainda precisamos ter paciência e manter os cuidados para evitar a infecção pela Covid-19”, alerta o cardiologista do Hospital Marcelino Champagnat, Gustavo Lenci.

Home office

E se há um ambiente em que o aperto de mão era rotina é o ambiente corporativo. Em reuniões entre equipes, negociações com clientes, fechamento de parcerias. Essa foi só mais uma das adaptações impostas pela Covid-19. Em 16 meses de pandemia e de trabalho remoto o gesto precisou ser ressignificado e deu lugar a novas formas que profissionais e gestores encontraram para fortalecer vínculos e engajar a equipe.

Reuniões virtuais que funcionam como “momento do cafezinho”, grupo de conversas voltadas para o compartilhamento de momentos familiares, dicas de vinhos e, até mesmo, a fabricação caseira de biscoito com direito a entrega “pessoal” de lembranças na casa dos colaboradores, mesmo dos que moram em outros estados. Essas foram algumas das formas que o diretor de Auditoria Interna, Riscos e Compliance do Grupo Marista, Renato Lara, encontrou para se aproximar da equipe na pandemia. “No último Natal, eu e meu filho fomos vestidos de Papai Noel entregar biscoitos para todos os colaboradores da minha equipe. Chegamos a ir até São Paulo e foi muito recompensador. Nosso grupo no whatsapp, que já existia antes da pandemia para compartilharmos assuntos mais pessoais, acabou ganhando ainda mais força. É uma maneira que encontramos de estarmos próximos”, explica.

Já o diretor financeiro do grupo, Maurício Zanforlin, aposta na verbalização dos sentimentos, no aumento da frequência das conversas com a equipe e na empatia para tentar amenizar a falta do aperto de mão e do convívio presencial. “Nós precisamos ser mais sensíveis e flexíveis à realidade do outro. Expressar nossos sentimentos de confiança e de agradecimento com palavras ou até mesmo ‘emojis’, que ganharam ainda mais espaço no mundo virtual”, argumenta. “Os momentos de espiritualização sobre o nosso papel, e como podemos ser melhores, ganharam uma importância muito grande em nossos encontros on-line”, complementa.

Segurança emocional

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de 7,3 milhões de profissionais estão atuando de forma remota no Brasil. Garantir a estrutura organizacional, equipe engajada e produtiva tem sido cada vez mais desafiador para os gestores. E agora as empresas se dedicam novamente a pensar em como será a rotina num possível formato de trabalho híbrido.

Os desafios são muitos, mas a clareza e a profundidade da comunicação, o fortalecimento dos vínculos, os momentos de descontração e de criatividade também podem ser prejudicados nesses processos ainda incertos. “Não existe fórmula mágica, mas as empresas precisam criar cada vez mais espaços de segurança psicológica que sirvam de alicerce para que os indivíduos possam expressar seus sentimentos e pensamentos. Para que consigam se sentir inteiros dentro da organização, vistos e ouvidos não apenas como colaboradores, mas como pessoas”, ressalta a gestora de talentos do grupo, Lucia Lima Coelho.

Sobre o Grupo Marista

O Grupo Marista faz parte da Província Marista Brasil Centro-Sul, unidade administrativa do Instituto Marista, que foi idealizada em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia, o Grupo Marista atua nas áreas da educação – com Colégios Maristas, Escola Champagnat, Marista Escolas Sociais e FTD Educação - e saúde, por meio de seus Hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, trabalhando por um mundo melhor, mais humano e mais solidário, promovendo a vivência e a disseminação de valores humanos, cristão e Maristas. Mais informações: www.grupomarista.org.br

O INVERNO CHEGOU: 10 DICAS DE CUIDADOS COM OS PETS NA ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO

Médica-Veterinária da ROYAL CANIN®️ traz as principais orientações para que o frio não afete a saúde de gatos e cães

Já estamos oficialmente no inverno. Neste período há cuidados específicos que devemos ter com nosso corpo e saúde. E é claro que nossos pets não devem ficar de fora dessa rotina adaptada. Pensando nisso, a Médica-Veterinária e Gerente de Comunicação Científica da ROYAL CANIN®️, Natália Lopes, traz dez dicas e curiosidades com os animais neste período.

• Visita a uma Clínica-Veterinária
É importante uma visita ao Médico-Veterinário no início da estação para uma avaliação geral do pet. Com a queda nas temperaturas, o sistema imunológico dos animais pode ficar mais suscetível. Então aproveite a estação mais fria e veja se seu pet está com as vacinas anuais em dia e faça aqueles exames de rotina anual.

• Cheque se a vacinação está em dia
"Os pets podem pegar gripe?" Sim! Inclusive, é essencial garantir que todas as vacinas estejam em dia: os cães podem tomar a vacina contra Gripe Canina. Já para os gatos, a vacina mais importante no inverno é a Quádrupla Felina.

• Sensação térmica
"Assim como nós, os pets sentem mais frio no inverno?" Precisamos ficar atentos em sinais de que o cão pode estar sendo afetado negativamente pelo frio no inverno. O que fica aparente são tremores visíveis, encolhimento, patas levantando repetidamente ou tentativa constante de recolhê-las. Uma boa regra geral é: se a temperatura estiver muito fria para você, o mesmo valerá para o pet.

• Uso de roupinhas
"Precisamos vesti-los com roupinhas o tempo todo ou há momentos certos para isso?" Dependendo das características do seu pet, o uso de roupinhas de frio poderá sim amenizar a sensação térmica das baixas temperaturas. Mas é importante ficar atento à reação do seu pet. Gatos, por exemplo, dificilmente ficam confortáveis com o uso de roupas. Nesses casos, respeite o conforto do animal e busque por alternativas de aquecimento. Outro ponto importante sobre o uso de roupas é manter os pelos do seu pet livres de nós que podem

aparecer com o atrito. Portanto, nada de uso contínuo. Escove seu pet diariamente e aproveite este momento para estreitar seus laços com ele.

• A caminha ideal
"Devemos trocar a caminha por uma diferenciada, mais quente?" É importante que o pet possa escolher o ambiente que ele se sente mais confortável. Portanto, mantenha a caminha que ele está acostumado e ainda adicione uma coberta ou mantinha que possa manter o ambiente mais aquecido e aconchegante.

• O cuidado com os pets idosos
"Os cuidados entre filhotes e pets mais velhos têm diferença no inverno?" Independente da fase de vida, os cuidados com os pets devem ser regulares, com check-ups periódicos e cuidados preventivos como a vacinação. Garanta um ambiente com o conforto térmico necessário e observe qualquer mudança de comportamento.

• Hora do rango
Sabe aquela sensação de mais fome no inverno? Essa máxima não vale para os pets. Nutricionalmente eles não precisam de mudanças na alimentação, por isso, não é necessário aumentar a quantidade de alimento. Respeite sempre a recomendação do Médico-Veterinário ou as orientações da embalagem do fabricante.

• Exercício é bom e eles gostam
Não deixe de fazer os tradicionais exercícios com seu pet, mesmo que ele pareça mais preguiçoso. Exercício é também o momento de lazer e a manutenção do peso dos animais é super importante. Evite dar petiscos e alimentos de consumo humano para não interferir na dieta e não haver riscos de sobrepeso ou até mesmo intoxicações alimentares.

• Água abastecida
Ofereça água e também a deixe sempre disponível. Mesmo com um clima mais frio, é importante incentivar os animais a beberem água para garantir a hidratação. Espalhe bebedouros ou tigelas pela casa e inclua na dieta do pet alimentos úmidos como os tradicionais sachês, que garantem que eles tenham uma boa ingestão hídrica ao mesmo tempo que nutricional, e deixam o alimento ainda mais atrativo

• Nada de fugir do banho
É recomendado diminuir a frequência de banhos durante essa estação. Opte por banhar o animal apenas nos dias ensolarados, em que a temperatura está mais quente. Durante o inverno, a lavagem deve sempre ser feita com água morna e seguida de secagem.

Sobre a ROYAL CANIN®

A multinacional Royal Canin, uma das maiores fabricantes do mundo de alimentos de alta qualidade nutricional para gatos e cães, celebrou 50 anos em 2018. Com 16 fábricas no mundo e presente em 92 países, a marca considera sempre o gato e o cão em primeiro lugar e tem sua história focada no conhecimento e respeito por estes animais.

Em 2002, passou a fazer parte da Mars, Incorporated, líder mundial em alimentos para animais de estimação. A unidade brasileira da Royal Canin está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, desde 1990. No mercado brasileiro, a marca disponibiliza mais de 150 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliares no tratamento de algumas doenças. Os produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.

Para mais informações visite o site: https://www.royalcanin.com/br

Pilar Hospital é recertificado no ONA III

O Pilar Hospital recebeu a recertificação do selo “Nível III – Acreditado com Excelência”, ponto máximo de qualidade hospitalar outorgada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) por meio de avaliação do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). O resultado atesta a preocupação constante com a excelência e as boas práticas na Instituição.
A certificação, válida por dois anos, é conquistada por instituições que atendem aos
critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, e apresentam gestão integrada, com processos que ocorrem de maneira fluida e comunicação plena sobre as atividades. Essa metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança, como a ISQua – Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, instituição parceira da OMS - Organização Mundial da Saúde.
A assistência segura garante que o paciente receba o tratamento adequado, com minimização de riscos, implementação de protocolos clínicos e de prevenção de doenças, além de acompanhamento multidisciplinar. Já a gestão integrada entre os setores se refere à interação com todos os departamentos para a busca de soluções positivas que ofereçam mais eficácia nos resultados voltados à qualidade no atendimento à saúde.

Hilab realiza testes de Covid-19 para os passageiros do Aeroporto Internacional Afonso Pena

Viajantes devem apresentar cartão de embarque para realizar o exame

Curitiba, junho de 2021 - Os passageiros que estão embarcando e desembarcando no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), podem realizar testes de Covid-19 por meio da Hilab , health tech que desenvolveu o laboratório remoto Hilab. A startup montou um espaço localizado no 1º andar na área de embarque, próximo da entrada B e ao check-in das companhias aéreas LATAM e Azul.

No stand, ao apresentar o cartão de embarque, é possível ter acesso a três tipos de exames de Covid-19 e os resultados ficam prontos em aproximadamente uma hora. Os testes são: IgG/IgM para saber se já pegou Covid-19 (modalidade de coleta: sangue - furinho no dedo),PCR/LAMP que detecta se você tem ou não Covid-19 (modalidade de coleta: mucosa - swab nasal bem fininho), e o exame de Antígeno, voltado para saber se uma pessoa está transmitindo o vírus (modalidade de coleta: mucosa - swab nasal bem fininho). Esta é uma ação inédita na cidade de Curitiba que proporciona maior segurança para os passageiros e uma forma de prevenção na luta contra o Coronavírus.

"Para quem está chegando ao país, após uma viagem internacional, ou realizou algum voo doméstico é extremamente importante a realização do teste de Covid-19. O exame é a principal forma de detecção do vírus e suas variantes. Passageiros com casos positivos devem ficar isolados para que a cadeia de transmissão do coronavírus seja quebrada", explica o Dr. Bernardo Almeida, médico infectologista e chief medical officer na Hilab.

O espaço Hilab funciona de segunda a sábado, das 5h às 18h.Aos domingos, o atendimento é exclusivo para quem fez agendamento prévio presencialmente ou através do Whatsapp do UAU (unidade de atendimento ao usuário) - (41) 9 8764-5884. Os exames custam entre R﹩150,00 e 250,00. A realização do teste de Covid-19 para chegadas e partidas de voos internacionais é obrigatória.

Serviço

Espaço Hilab no Aeroporto Internacional Afonso Pena

Local: 1º andar na área de embarque, próximo à entrada B

Horário: segunda a sábado, das 5h às 18h . Aos domingos, os exames somente são realizados com agendamento prévio presencial ou pelo telefone (41) 9 8764-5884.

Preço: R﹩ 150,00 a 250,00

Sobre a Hilab:

Fundada pelos empreendedores Marcus Figueredo e Sérgio Rogal, respectivamente CEO e CTO, a Hilab começou com poucos recursos, mas não fez da falta de verbas uma barreira para seguir seu propósito de reinventar a tecnologia médica, criando produtos e soluções que ajudem a democratizar o acesso à saúde. Seu carro-chefe é um inovador laboratório de "bolso" conectado à internet, serviço de exames laboratoriais que usa inteligência artificial para acelerar o diagnóstico médico. Este serviço foi vencedor do prêmio Inova e Saúde em 2018 pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos). A empresa também preza pela qualidade dos equipamentos, com certificações da ISO 9001:2015 e 13485:2016. Além de ter a Controllab como fornecedora de ensaios de proficiência e controles internos. Entre seus investidores, estão a Positivo Informática, a Qualcomm Ventures, a Monashees, Península Participações e a Endeavor Catalyst.

Embaixada reabre para emissão de vistos: intercâmbio nos EUA já podem ser realizados

Com os vistos de estudante, brasileiros não precisarão mais passar 14 dias em outro país antes de entrar nos Estados Unidos

Em maio, alguns estados americanos iniciaram uma campanha de vacinação de turistas que forem visitar as terras estadunidenses. Essa movimentação levantou diversos debates sobre ética e desigualdade, mas o fato é que não há irregularidades legais para essa movimentação e, para os que têm condições, é uma oportunidade de adiantar a imunização sem furar a fila brasileira.

7wUmYiZGM6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6QDN5ADO4EjNyIjOnVGcq5CO3UTO3ATOwMjMGJTJwMjMGJTJxgDMyEjRyUiN4AzMx8VL1ETLf12bj5icw1WLp5CcwFmRyUiRyUSQzUycwRHdopTM
A vacinação nos Estados Unidos não necessita de agendamento e está disponível para qualquer adulto que queira se vacinar. Mercados, aeroportos e até nas grandes avenidas são locais de vacinação (Foto: Pixabay)

Também criou-se questionamentos sobre o motivo do país estar oferecendo suas vacinas a estrangeiros. Além do fato de movimentar a economia do turismo, há doses de sobra, visto que muitos americanos, por conta de teorias da conspiração e resistências de algumas comunidades, não estão se vacinando.

Os brasileiros que desejam ir para fazer o "turismo de vacinação" precisam ter a dupla cidadania, ou passar por uma quarentena de pelo menos 14 dias em um país que tenha voos permitidos para os Estados Unidos. Todavia, para os indivíduos que têm o visto de estudante não há mais a necessidade de cumprir esses 14 dias isolados. Para os que não possuem o visto de estudante há várias opções no México, em que é possível aproveitar o tempo nas praias do país. Ao final, é necessário que apresente um teste negativo da Covid para, então, conseguir um embarque rumo às terras norte-americanas.

Com essa promessa, buscadores de viagem viram a procura de voos rumo aos EUA aumentarem. Em maio, só o buscador Kayak registrou 719% mais procuras de voos rumo à Nova York em relação ao mês anterior. Miami, Los Angeles e Orlando também tiveram um grande aumento (527%, 421% e 398% respectivamente).

Os beneficiados com esse programa, entretanto, eram apenas aqueles com documentos em mãos, já que a Embaixada Americana no Brasil parou de emitir vistos em 2020 por conta da pandemia. Agora, após um ano da suspensão, a Embaixada voltou a realizar agendamentos para o pedido de vistos de estudo no exterior.

Eduardo Heidemann, diretor da TravelMate , empresa associada da Belta (Associação que certifica a credibilidade das agências de intercâmbio brasileiras), explica que "para conseguir um visto F1 é necessário já estar aceito em alguma instituição de ensino nos EUA". Heidemann complementa que é possível fazer a aquisição do pacote de intercâmbio para estudar nos EUA com a Travelmate, de forma parcelada, e segura. Enfatizou que os programas devem ter início a partir do dia 1º de agosto, além disso, relembrou que a entrevista no consulado é de forma presencial e o embarque pode ser feito até 30 dias antes do início das aulas. Por isso, a importância de já aproveitar este mês de Junho para adquirir o intercâmbio.

Para a emissão do documento americano é necessário comprovar matrícula em instituições de ensino nos Estados Unidos, preencher três formulários (I-20, DS-160 e I-901), pagar a taxa de solicitação e a SEVIS (Student and Exchange Visitor), agendar a entrevista e entregar a documentação. Essas e mais informações estão disponíveis no site da Embaixada Americana .

Com esse tipo de visto, é possível ir ao exterior fazer um curso de idiomas, um programa high school ou higher education em alguma universidade americana e, ainda, aproveitar e se imunizar em outro país, sem os gastos da quarentena no México. "É uma ótima oportunidade para quem vem postergando o sonho de estudar nos Estados Unidos. Além de fazer um intercâmbio, estar imunizado contra a doença que aflige todo o mundo há quase 2 anos é uma ótima oportunidade", comenta Eduardo Heidemann.

Se com essa notícia, os ânimos aumentaram, entre aqui e confira as oportunidades no exterior.

Sobre a TravelMate
Criada há 19 anos, a TravelMate tem como objetivo promover a educação internacional, por meio de vários programas de intercâmbio que atendem pessoas em todas as fases da vida. O foco está em proporcionar segurança, atendimento e suporte durante toda a vivência desse intercambista em outro país. A rede de franquias de intercâmbio e turismo comandada por Alexandre Argenta e Eduardo Heidemann possui uma ampla equipe em 50 unidades do Brasil, que é treinada regularmente para promover uma ótima vivência aos que embarcam com a TravelMate e para que a experiência de trabalhar na TM seja satisfatória para todos e todas. Foram mais de 25 mil vidas transformadas pela rede TravelMate, 25 mil projetos tirados do papel, e 25 mil embarques para o exterior. A rede ainda é associada da Belta - Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil - que existe há 26 anos e é a única associação que tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor de intercâmbio, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e ética das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 75% do mercado de educação internacional.

Dia do Turista: confira 7 dicas para aproveitar a viagem sem esquecer da saúde

Cuidar da saúde durante longas viagens evita riscos e traz mais conforto e bem-estar para quem viaja

Celebrado nesta semana, o Dia do Turista é comemorado em 13 de junho no Brasil. A data foi atribuída para homenagear exploradores e viajantes em todo o mundo. Turista, segundo a Organização Mundial do Turismo, é quem vive por menos de um ano em um local diferente, com a finalidade de viajar e conhecer novos lugares.

Embora muitas pessoas estejam impossibilitadas ou com receio de fazer as malas e curtir o Brasil ou o mundo, viajar é sempre motivo de grandes preparações e planejamentos, no entanto, muitas vezes, as pessoas acabam esquecendo de cuidar da própria saúde durante o trajeto, especialmente quando o percurso é longo.

Seja de carro, ônibus ou avião, pessoas que realizam viagens longas acabam ficando paradas na mesma posição durante um longo período e, com isso, os pés podem inchar, trazendo a sensação de pernas pesadas. Isso acontece porque não existe movimento nos membros inferiores, o que causa má circulação e possibilita a criação de coágulos que bloqueiam o fluxo de sangue. Por isso, é importante se cuidar e planejar muito bem toda a viagem. Segundo a Organização Mundial do Turismo, esta data também foi designada para alertar os amantes de viagens sobre medidas básicas a serem tomadas durante o período.

O médico Dr. Marcelo Eckert Zanoni, cirurgião vascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, elenca sete dicas fundamentais para trazer mais conforto e segurança para as viagens:

• Levante da poltrona e caminhe: a natureza de nosso corpo é estar em movimento, portanto, é essencial tentar se levantar da poltrona em alguns momentos da viagem e fazer breves caminhadas. Ir até o banheiro ou se deslocar até o comissário de bordo e pedir algo para beber já ajudará a manter a circulação ativa;

• Se ajuste ao fuso horário: também conhecida como ‘jet lag’, a diferença entre fuso horários pode causar algumas sensações indesejadas como insônia, irritabilidade e falta de apetite. Nesse caso, a melhor saída é tentar aproximar ao máximo do horário de destino. Por exemplo, se o país está três horas na frente, tente dormir três horas mais tarde nos dias que antecedem a viagem;

• Se movimente mesmo sentado: mesmo sentado, é possível - e muito importante - se exercitar para evitar a sensação de cansaço nas pernas. Movimentos circulares, elevar e abaixar os pés são exercícios simples que irão aliviar o desconforto;

• Mantenha-se hidratado: em longos períodos na mesma posição, beber água com frequência é fundamental para manter a circulação do sangue dentro da normalidade. Mesmo não sentindo sede, é importante que a pessoa ingira pequenas quantidades de água a cada 30 minutos da viagem. O ar condicionado resseca a pele e desidrata, mas a ingestão de líquido aumenta o fluxo sanguíneo, o que promove a circulação e evita inchaços;

• Use meias de compressão: as meias de compressão já existem há muitos anos e são usadas, principalmente, por pessoas que possuem varizes ou problemas de circulação. No entanto, o uso delas pode ser preventivo e há modelos no mercado específicos para viagens. A tecnologia de compressão graduada promove uma sensação de alívio nas pernas, sem machucar ou esquentar. A SIGVARIS GROUP, inclusive, possui uma meia especialmente desenvolvida para viagens, chamada Traveno, que é indicada para viagens com mais de duas horas de duração. Além de evitar o inchaço, promove mais segurança à saúde, pois trabalha contra os efeitos causados pela falta de movimento durante o percurso;

• Evite o consumo de álcool e cigarro: é fundamental evitar o consumo de tabaco e álcool em excesso antes, durante e após os voos, já que contribuem para a retenção de líquidos e causam inchaços nas pernas;

• Priorize alimentos saudáveis: investir em alimentos saudáveis durante as viagens como frutas, sucos e sanduíches naturais contribuirá para o bom funcionamento do seu corpo e, consequentemente, para uma viagem mais tranquila. Sua digestão, circulação e descanso serão mais eficazes.

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e líder de mercado global na produção de meias médicas de compressão graduada, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenir e tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu "tecidos emborrachados elásticos", comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

Outras informações

https://www.sigvaris.group

https://www.sigvaris.com.br

https://www.programasigmais.com.br/#/

https://www.facebook.com/sigvarisgroup.brasil/

https://www.instagram.com/sigvarisgroup.brasil

https://www.linkedin.com/company/sigvarisgroup-brasil

https://www.youtube.com/user/SigvarisBrasil

Participe da segunda edição do Movimente-se Pelo Pequeno Príncipe

Além de arrecadar recursos para a instituição, a ação de mobilização social incentiva uma vida mais saudável nesta fase de cuidados e prevenção contra o coronavírus

A partir desta terça-feira, dia 8, o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil dá a largada para a segunda edição do projeto Movimente-se pelo Hospital Pequeno Príncipe. O projeto é uma das fontes de arrecadação para a instituição neste momento de enfrentamento à COVID-19, que não tem previsão para terminar.

Voltada à saúde física e mental, a atividade substitui a tradicional Corrida e Caminhada Pequeno Príncipe, que, por causa da pandemia, não poderá ser realizada pelo segundo ano consecutivo. O Instagram do Movimente-se pelo Pequeno Príncipe (@movimentesehpp) terá conteúdos livres para públicos de todas as idades, que reforçam o compromisso do Hospital com a inclusão e disseminação do conhecimento.

Cuide de você, da sua saúde física e mental, e ajude a continuar cuidando das nossas crianças e adolescentes.

Participe

Para se inscrever e colaborar, o participante deve acessar o site Ticket Agora por meio do link https://www.ticketagora.com.br/e/2-edio-movimente-se-pelo-hospital-pequeno-prncipe-31913. Quem contribuir vai receber um dos kits exclusivos da ação. “A instituição, sabendo da sua missão perante a sociedade, quer estimular que as pessoas se cuidem nesta quarentena. Por isso, a prática esportiva é bem-vinda. Você pode praticar qualquer atividade física, yôga, dança, corrida na esteira e o que mais for viável para você. Unindo-se ao Movimente-se, você vai ajudar o Pequeno Príncipe”, reitera a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Kits exclusivos

Nesta edição, os participantes poderão escolher entre dois kits adultos diferentes e adicionar um infantil. Você pode adquirir o seu até o dia 11 de julho.

KIT 1: camiseta do Movimente-se e medalha pelo valor de R$65,90 + frete

KIT 2: camiseta do Movimente-se, medalha e squezee pelo valor R$85,90 + frete

KIT Infantil: coroa de papel e medalha pelo valor de R$12,90

Atenção: os valores são do primeiro lote.