Concerto Prêmio Rainha Elisabeth da Bélgica, 19/10/2025, 20h, no Auditório Regina Casillo

Com grande alegria, convidamos para o concerto do vencedor do prestigiado Prêmio Rainha Elisabeth da Bélgica.
O evento acontecerá no dia 19 de outubro, às 20h, no Auditório Regina Casillo.

Sobre o Concurso
O Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica (Concours Reine Elisabeth) é uma competição musical internacional de renome, realizada em Bruxelas desde 1937 em homenagem à Rainha Elisabeth, grande patrona das artes.
É considerado um dos mais importantes prêmios da música clássica para jovens talentos, alternando a cada ano entre as modalidades de violino, violoncelo, piano e canto.

Há 15 anos temos o privilégio de receber os vencedores no Brasil, incluindo Curitiba como uma das cidades.
Neste ano, receberemos o violinista ucraniano Dmytro Udovyvhenko, vencedor do prêmio em 2024.

Ficaremos honrados com a sua presença.
Atenciosamente,

Logo

Lucia Casillo Malucelli
Cônsul Honorária – Consule Honoraire – Ere-consul
Consulado Honorário da Bélgica em Curitiba| Honorary Consulate of Belgium in Curitiba | Consulat Honoraire de Belgique à Curitiba | Ere-consulaat van het Koninkrijk België
Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro – Curitiba/PR – 80010-160 – Brasil (41) 3225-6232 / 99111-3036
consuladohonorariobelgicacuritiba@casillo.com.br• brazil.diplomatie.belgium.be• Logo TwitterLogo FacebookLogo Instragram

O projeto marcará as comemorações dos 15 anos de turnês com vencedores do Concurso Rainha Elisabeth no Brasil

O artista realiza turnê por cinco capitais entre os dias 19 e 31 de outubro: Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG)

Vencedor do prestigiado Concurso Internacional Rainha Elisabeth da Bélgica, em 2024, o violinista ucraniano Dmytro Udovychenko se apresenta em cinco capitais brasileiras em outubro, como solista e dividindo o palco, como recitalista, com a aclamada pianista brasileira Araceli Chacon, egressa da Juilliard School de Nova York (EUA) e largamente premiada ao longo de sua carreira.

A turnê nacional tem direção artística de Cristina Barros Greindl e Fábio Caramuru e vem sendo realizada com a Lei Rouanet - Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Coimpa/Umicore, Peróxidos do Brasil e BNP Paribas. Em 2025, completam-se 15 anos de realização desse projeto com os(as) vencedores(as) do Concurso Rainha Elisabeth se apresentando no Brasil.

Dois recitais abrem a passagem do violinista pelo país: o primeiro, gratuito, em Curitiba (PR), no dia 19 de outubro, domingo, às 20h, no Auditório Regina Casillo; e o segundo no dia 20 de outubro, segunda, às 19h, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro (RJ), com ingressos a partir de R$ 40 (com meia-entrada). Em ambos, ele será acompanhado pela pianista Araceli Chacon.

Já no dia 23, quinta-feira, Udovychenko toca no Teatro Amazonas, em Manaus (AM), com a Orquestra Amazonas Filarmônica, sob a regência de Marcelo de Jesus, às 20h, com entrada franca.

No domingo, 26 de outubro, o ucraniano volta a se apresentar com a pianista Araceli Chacon, dessa vez em São Paulo (SP), no Teatro Cultura Artística, às 11h. Os ingressos custam a partir de R$ 21.

No encerramento de sua turnê pelo país, Dmytro Udovychenko estará mais uma vez no palco como solista, dessa vez ao lado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob a batuta do maestro convidado Ira Levin, nos dias 30 e 31 de outubro, quinta e sexta-feira, às 20h30, com ingressos a partir de R$ 23,26.

Dmytro Udovychenko

Nascido em 1999, o ucraniano começou a estudar violino aos cinco anos de idade. Passou pela Escola de Música de Kharkiv e pela Universidade de Artes Folkwang, em Essen, na Alemanha. Aperfeiçoou-se com nomes de referência no instrumento, como Ana Chumachenco, Dmitry Stikovetsky, Stephan Picard, Leonidas Kavakos e Christian Tetzlaff, este último na Academia de Kronberg. Também conquistou as competições de Heifetz, em Vilna (Lituânia), de Odessa (Ucrânia) e Andrea Postacchini, de Fermo (Itália), além de primeiros prêmios em concursos realizados em Montreal (Canadá) e Singapura.

Prêmio Rainha Elizabeth da Bélgica

A competição internacional existe desde 1937 e é uma das mais respeitadas do gênero, premiando pianistas, violinistas, violoncelistas, cantores e compositores (alternadamente entre um ano e outro) do mundo todo. Seu nome é uma homenagem à monarca belga, que também tocava violino.

Programas das apresentações no Brasil

O programa dos recitais nas cidades de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) reúne as obras para violino e piano Sonata em ré maior, op. 12, de Ludwig van Beethoven, Sonata nº 2 M.77, de M. Ravel e Sonata em lá maior, de César Franck.

Já o programa do concerto em Manaus (AM) terá o Hino Nacional da Ucrânia, de Mykhailo Verbytskyi, Concerto para violino nº 3 em ré maior, K.211, de Wolfgang Amadeus Mozart, e Sinfonia nº 3 em si menor, op.50, de Borys Lyatoshynsky.

Com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o programa reúne as obras Quatro Peças, de Sergei Rachmaninov, Concerto para violino nº 2 em sol menor, op. 63, de Sergei Prokofiev, e Sinfonia em Mi bemol maior, de Paul Hindemith.

Faça parte desta Confraria Cultural!

Rua: Lourenço Pinto, 500, 6°, 7° e 8° andar
Estacionamento GRATUITO no local.
41 3225 6232 | 98803 8039 | 98803 4634

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM / FACEBOOK / SITE

Principal festival de música católica do país divulga lista dos selecionados da edição 2025

Entre 543 composições inéditas inscritas, 16 serão apresentadas no palco da 5a edição do VEM, por artistas de oito estados

Com um recorde histórico de 543 composições inéditas inscritas, o VEM – Voz, Evangelização e Música 2025 reafirma sua posição de maior festival de música católica contemporânea do Brasil. As 16 músicas selecionadas serão apresentadas por artistas de oito estados no palco da mostra, entre os dias 14 e 16 de novembro, em Curitiba (PR).

Promovido pela Associação Evangelizar É Preciso, o festival chega à sua quinta edição com o propósito renovado de unir fé e arte, revelando talentos de todos os cantos do país. A lista de selecionados inclui representantes dos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo (confira a lista completa abaixo).

Antes das apresentações ao vivo, no auditório da Evangelizar, os cantores e compositores irão participar de uma imersão formativa e espiritual, com oficinas, ensaios e convivência fraterna — uma oportunidade para fortalecer o dom recebido e a missão de cantar a fé.

Para o diretor do festival, José de Melo, o VEM tem se destacado por revelar talentos que traduzem a espiritualidade cristã em canções contemporâneas, com qualidade técnica e sensibilidade artística. Segundo ele, embora a diversidade regional dos participantes seja uma consequência natural, o foco principal da curadoria é a força musical e evangelizadora das composições. “A escolha das músicas que seguem para as semifinais e para a final leva em conta a qualidade rítmica, harmônica, a riqueza nos arranjos e a beleza da melodia. Procuramos canções que possam ser bem executadas ao vivo pela banda do festival, que tenham força para se destacar no cenário da música católica brasileira”, afirma.

Vozes que evangelizam: fé traduzida em melodias
O VEM é reconhecido não apenas por revelar novos talentos da música católica contemporânea, mas também por ser um encontro de histórias que traduzem a força da fé em diferentes trajetórias. Entre os selecionados deste ano, há quem tenha encontrado na música um caminho de cura, esperança e entrega.

De Fortaleza (CE), o cantor e compositor Guilherme Fahd transformou sua arte depois de uma experiência pessoal com Deus. “A música entrou na minha vida como um sonho adolescente, mas ganhou sentido quando a fé me encontrou. Minhas letras passaram a ser um diálogo com Ele, um exercício de entrega”, conta. Sua composição expressa justamente esse desejo: o de se entregar de corpo e alma a Deus, reconhecendo na própria fraqueza o espaço onde a graça se manifesta.

O mesmo impulso missionário move Gabriel Dias, do Duo Us Dias, de São Carlos (SP). Criado em uma família católica e musical, ele descobriu no festival a oportunidade de reafirmar o propósito de evangelizar por meio da canção “Meu Céu”. “A música nasceu da certeza de que o destino maior do cristão é estar junto de Jesus. Por mais que o mundo nos distraia, o Senhor é nosso pastor e nada nos faltará”, explica.

Representando a cidade de Taubaté (SP) no festival,Vagne Bittencourt conheceu o poder da música em um momento de dor. O violão, pedido de presente durante uma crise de ansiedade e depressão na adolescência, se tornou instrumento de transformação. “Deus me chamou ali, no meio do caos, para evangelizar. Minha canção fala sobre a fidelidade e o poder de Deus em todas as situações. Ele está no controle, e nada escapa da Sua vontade perfeita”, afirma.

Também selecionado, Marcelo Mariano, de Recife (PE), traz a mensagem profética de um “Tempo de Graça”, composição inspirada em suas orações ao longo dos últimos anos. “O Senhor me fez uma promessa de que 2025 seria um ano diferente, e essa música nasceu dessa fé. Quando fui selecionado, percebi que a profecia estava se cumprindo. O VEM é o sinal de que Deus faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.”

Essas histórias se somam a outras 12 vozes que chegam de diversas regiões do país, cada uma com sua trajetória e expressão singular de fé. Juntas, elas compõem o mosaico sonoro que faz do VEM um festival de espiritualidade, arte e comunhão.

Um país que canta sua fé
A 5a edição do VEM traz representantes das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, revelando a pluralidade de sotaques, estilos e vivências espirituais que caracterizam a música católica contemporânea. Entre os 16 selecionados, estão jovens artistas e intérpretes experientes, unidos pelo mesmo propósito: levar a Palavra de Deus através da arte.

Durante o festival, as canções ganharão vida no palco, com banda oficial e transmissão nacional pela TV Evangelizar. O público poderá acompanhar as apresentações e participar votando na categoria Intérprete Escolhido pelo Voto Popular, uma das três premiações da edição, que também irá escolher a Melhor Composição e o Melhor Intérprete.

Além dos prêmios, que incluem gravação profissional das músicas vencedoras, kit de home studio, mentoria vocal e suporte em marketing musical, o VEM 2025 promete ser um momento de profunda vivência espiritual, renovação e partilha entre os participantes.

Calendário | VEM - Voz, Evangelização e Música 2025

Terça-feira, 11/11 – Chegada dos participantes escolhidos a Curitiba (PR)
Sábado e Domingo, 15/11 e 16/11, às 19h – Semifinais
Domingo, 16/11 (após anúncio dos finalistas) – Final

Local: Auditório Jesus das Santas Chagas - Praça Senador Correia, 128, Centro.

Site oficial: www.vemfestival.com.br

Listas dos selecionados do VEM 2025

Álisson Alomba | Teixeira de Freitas - BA
Andrieli Conte | Fraiburgo - SC
Antonio Neto | Caruaru - PE
Carla Zanotto | Curitiba - PR
Duo Us Dias | São Carlos - SP
Emanuel Lemes | Campo Largo - PR
Gianluca Viana | João Pessoa - PB
Guilherme Fahd | Fortaleza - CE
Hayanna Freitas | São Bento do Sul - SC
J. Milleny | Carapicuíba - SP
Luana Ribeiro | Porto Seguro - BA
Marcelo Mariano | Recife - PE
Max Caleb | Barra de São Francisco - ES
Rafael Arcanjo | Joinville - SC
Raquel D'Angelo | Fortaleza - CE
Vagne Bittencourt | Taubaté - SP

BATICUM – FESTIVAL DE MÚSICA CORPORAL DE CURITIBA OFERECE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA AS CRIANÇAS

O primeiro show desta 2ª edição do evento será nesta sexta (10), às 20h, com o Duo Badulaque (SP). No sábado (11), às 17h, quem se apresenta são os grupos Baticum e MusicaR. Ambos serão no Teatro Cleon Jacques, com entrada gratuita

image.png
Baticum, grupo anfitrião do festival, se apresenta neste sábado (11), às 17h,
no Teatro Cleon Jacques. Entrada gratuita. Foto: Lidia Ueta

A programação da 2ª edição do Baticum - Festival de Música Corporal de Curitiba, desta semana em que se comemora o Dia das Crianças, está voltada para o público infantil e para as famílias. O primeiro show do evento “Invento” será nesta sexta (10), às 20h, com o Duo Badulaque de São Paulo, no Teatro Cleon Jacques, com entrada gratuita. No sábado (11), às 17h, no mesmo espaço, também com ingresso gratuito, os grupos Baticum e MusicaR sobem ao palco com o show “Deu no pé e no peito! Baticum convida Musicar”.

O evento, que vai até o dia 19 de outubro, conta com atrações nacionais e internacionais de renome. Em 15 dias de programação irá trazer seis shows, cinco oficinas, dois bate-papos e o Baticum Session, uma vivência de música corporal. As atividades acontecem em quatro espaços: Teatro Cleon Jacques, Teatro Regina Vogue, Casa Hoffmann e Villa Brincante.

Sobre o Duo Badulaque

O Duo Badulaque, formado por Daniel Ayres e Julia Pittier, compõe, produz, toca e canta músicas infantis desde 2016. A dupla já lançou mais de 100 canções autorais no DVD “Badulaque” (2016), no CD “O Dinossauro e o Dragão” (2018), na série “Decolar” do YouTube (2019) e na série “Vai ter Show do Badulaque” (2021) que estreou na TV Rá Tim Bum! em junho. Como membros da Banda Palavra Cantada, percorreram o Brasil fazendo shows e ministrando oficinas para professores da rede pública desde 2005.

Outras atrações confirmadas são: Kumbá (Chile), Subversos (RJ) e Carmem Romero Dança Flamenca (PR). Todos os shows são gratuitos e contarão com intérprete de Libras.

image.png
Grupo Kumbá do Chile será a atração internacional da 2ª edição do Baticum -
Festival de Música Corporal de Curitiba que acontece de 04 a 19 de outubro.
(Foto: Mario Mutis Pinto)

“Estamos muito felizes com esta segunda edição do Baticum que chega em versão ampliada trazendo mais uma vez artistas de renome. Nossa intenção é tornar a linguagem da música corporal cada vez mais acessível e realizar anualmente o evento como parte do calendário cultural da cidade”, declara Andrezza Prodóssimo, percussionista corporal, cantora, pianista e idealizadora do festival.

As oficinas abertas ao público serão ministradas por nomes como:
· Charles Raszl (SP/Itália) Ex-integrante do grupo Barbatuques e diretor artístico do Festival CorpInFesta e do Colletivo Rosario) que irá abordar o tema ‘Música Corporal na Gestualidade das Danças Brasileiras’;
· Nayana Torres (RJ) Regente dos grupos Coro de Corpo, Pedra da Urca, Coral da Tarde e diretora do grupo vocal Subversos, grupo carioca dedicado à pesquisa da percussão corporal e voz. Oficina: ‘Canto-coral e Percussão Corporal’;
· Marina Mutis Parra (Chile) Atriz, diretora criativa e cofundadora do Grupo Kumbá, criou e implementou oficinas, espetáculos e workshops que fundem teatro, ritmo e movimento, apresentando-se em palcos e festivais no Chile, México e França. Com trajetória internacional e residências na França, Austrália e Espanha. Oficina: ‘Toques de Alegria’;
· Pedro Consorte (SP) Ex-integrante do grupo Stomp, comunicador, educador musical e facilitador com atuação em mais de 15 países. É cofundador do Instituto Música do Círculo, que utiliza a música como ferramenta de conexão. Oficina: ‘Música do Círculo’;
· Andrezza Prodóssimo (PR) Idealizadora do projeto, integrante do Núcleo Baticum, professora, musicista, cofundadora e coordenadora pedagógica do Centro Cultural Villa Brincante. Membra do grupo de pesquisa Educamovimento/NEPIE-UFPR, que pesquisa e estuda corpo, gestos e movimentos da criança pequena em contextos de educação. Oficina: ‘Onde Que Tá o Tum? – Música Corporal em família’.
Para participar das oficinas não é necessário ter nenhum tipo de experiência prévia; as inscrições estão disponíveis pelo Sympla.

image.png
Charles Raszl (SP/Itália) Ex-integrante do grupo Barbatuques irá ministrar oficina
‘Música Corporal na Gestualidade das Danças Brasileiras’ dia 18 de outubro.
Foto: Alberto Marchesi
Como contrapartida social, o projeto também oferece oficinas do grupo anfitrião Baticum para professores e alunos do projeto MusicaR, mantido pela Prefeitura de Curitiba.

‘Onde Que Tá O Tum? A música do corpo em família’ é uma das oficinas de destaque do evento. As aulas serão ministradas nos dias 08, 11 e 12 com possibilidade de participação integral ou parcial. A prática explora jogos rítmicos/melódicos e de improvisação e arranjos percussivos utilizando a voz e o corpo. A ideia é ampliar a capacidade de escuta, a criatividade e a habilidade relacional.

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: Ebanx e Positivo

Serviço
2ª Edição Baticum – Festival de Música Corporal de Curitiba
Locais: Teatro Cleon Jacques, Teatro Regina Vogue, Casa Hoffmann e Villa Brincante
Data: de 4 a 19 de outubro de 2025
Atividades: Shows e bate-papos gratuitos; oficinas de R$ 75 a R$ 150 (mais taxas)
Inscrições e ingressos para oficinas: Sympla
Confira os descontos especiais conforme a oficina.
Classificação indicativa: varia conforme a atividade, consulte a programação completa AQUI.

Programação da 2ª edição Baticum – Festival de Música Corporal

Dia 08/10 (quarta-feira)
OFICINA – ‘Onde Que Tá O Tum? A música do corpo em família’
Esta oficina tem como fundamento a descoberta do corpo sonoro no fazer musical em família, trazendo na prática o corpo como local do processo, o corpo agente, participativo e criativo do fazer musical e o corpo sonoro em comunidade.

Classificação: crianças a partir dos 6 anos e familiares
Ministrante: Andrezza Prodóssimo (PR)
Local: Villa Brincante (Rua Celestino Júnior, 189 – São Francisco)
Horário: das 18h30 às 20h
Ingresso: R$60 (para 2 pessoas criança + adulto) R$90 (para 3 pessoas, sendo 1 delas obrigatoriamente criança); R$120 (para 4 pessoas, sendo 1 delas obrigatoriamente criança).

Dia 10/10 (sexta-feira)
SHOW – ‘Invento’
Grupo: Duo Badulaque (SP)
Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Prof. Nilo Brandão, 710 - São Lourenço)
Horário: 20h
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre

Dia 11/10 (sábado)
OFICINA – ‘Onde Que Tá O Tum? A música do corpo em família’
Esta oficina tem como fundamento a descoberta do corpo sonoro no fazer musical em família, trazendo na prática o corpo como local do processo, o corpo agente, participativo e criativo do fazer musical e o corpo sonoro em comunidade.

Público alvo: Crianças a partir dos 6 anos e familiares
Ministrante: Andrezza Prodóssimo (PR)
Local: Villa Brincante (Rua Celestino Júnior, 189 – São Francisco)
Horário: das 9h30 às 11h
Ingresso: R$60 (para 2 pessoas criança + adulto) R$90 (para 3 pessoas, sendo 1 delas obrigatoriamente criança); R$120 (para 4 pessoas, sendo 1 delas obrigatoriamente criança).

SHOW – ‘Deu no pé e no peito! Baticum convida Musicar’
Grupos: Baticum (PR) e Projeto MusicaR (PR)
Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Prof. Nilo Brandão, 710 - São Lourenço)
Horário: 17h
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre

Dia 12/10 (Domingo)
OFICINA – ‘Onde Que Tá O Tum? A música do corpo em família’
Esta oficina tem como fundamento a descoberta do corpo sonoro no fazer musical em família, trazendo na prática o corpo como local do processo, o corpo agente, participativo e criativo do fazer musical e o corpo sonoro em comunidade.

Público alvo: Crianças a partir dos 6 anos e familiares
Ministrante: Andrezza Prodóssimo (PR)
Local: Villa Brincante (Rua Celestino Júnior, 189 – São Francisco)
Horário: das 9h30 às 11h
Ingresso: R$60 (para 2 pessoas criança + adulto) R$90 (para 3 pessoas, sendo 1 delas obrigatoriamente criança); R$120 (para 4 pessoas, sendo 1 delas obrigatoriamente criança).

SHOW – ‘Sonido Flamenco’
Grupo: Carmem Romero Dança Flamenca
Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Prof. Nilo Brandão, 710 - São Lourenço)
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre

Dias 13/10 (Segunda-feira) e 14/10 (Terça-feira)
OFICINA – ‘Música do Círculo’
Prática musical que tem o objetivo de desenvolver a musicalidade dos participantes de uma forma fluida e fortalecer a sensação de comunidade, trabalhando a partir de oito elementos: música corporal, contato, círculo, jogo, improvisação, movimento, comunicação não-verbal e fluxo.

Ministrante: Pedro Consorte (SP)
Local: Villa Brincante (Rua Celestino Júnior, 189 – São Francisco)
Horário: das 19h às 22h
Ingresso: Oficina somente no dia 13 - R$75(1º lote) R$90 (2º lote)
Oficina completa (dias 13 e 14) R$120 (1º lote) / R$150 (2º lote)

Dia 15/10 (Quarta-feira)
OFICINA – ‘Toques de Alegria’
Visa explorar a consciência corporal através da percussão corporal e do canto através de jogos e dos ritmos latino-americanos, especialmente chilenos.

Ministrante: Marina Mutis Parra (Chile)
Local: Villa Brincante (Rua Celestino Júnior, 189 – São Francisco)
Horário: das 10h às 13h / 14h30 às 17h30
Ingresso: R$120 (1º lote) / R$150 (2º lote)

Dias 16/10 (Quinta-feira) e 17/10 (Sexta-feira)
OFICINA – ‘Coro de Corpo - coral e música corporal’
Por meio de improvisos, pesquisas de timbres, exercícios criativos e arranjos de música brasileira, esta oficina pretende unir de forma estratégica e lúdica o universo da música corporal ao universo do canto coral.

Ministrante: Nayana Torres (RJ)
Local: Villa Brincante (Rua Celestino Júnior, 189 – São Francisco)
Horário: das 10h às 13h
Ingresso: Oficina somente no dia 16 - R$75(1º lote) R$90 (2º lote)
Oficina completa (dias 16 e 17) R$120 (1º lote) / R$150 (2º lote)

SHOW – ‘Algarabia’
Grupo: Kumbá (Chile)
Local: Teatro Regina Vogue (Shopping Estação - Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças)
Horário: 20h
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre

Dia 17/10 (Sexta-feira)
OFICINA – ‘Coro de Corpo - coral e música corporal’
Ministrante: Nayana Torres (RJ)
Local: Villa Brincante (Rua Celestino Júnior, 189 – São Francisco)
Horário: das 10h às 13h
Ingresso: R$75 (1º lote) / R$90 (2º lote)

SHOW – ‘Show dos Professores’
Participantes: Andrezza Prodóssimo (PR), Charles Raszl (SP/Itália), Nayana Torres (RJ), Marina Mutis Parra (Chile) e Pedro Consorte (SP)
Local: Teatro Regina Vogue (Shopping Estação - Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças)
Horário: 20h
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre

Dia 18/10 (Sábado)
OFICINA – ‘Música Corporal na Gestualidade das Danças Brasileiras’
A proposta dessa vivência é promover o encontro entre a voz cantada, a percussão corporal e a movimentação inspirada nas danças brasileiras.
Ministrante: Charles Raszl (SP/Itália)
Local: Villa Brincante (Rua Celestino Júnior, 189 – São Francisco)
Horário: das 10h às 13h / 14h30 às 17h30
Ingresso: R$120 (1º lote) / R$150 (2º lote)

BATE PAPO – ‘Música Corporal e seus desdobramentos no universo artístico, pedagógico e terapêutico’
Participantes - Andrezza Prodóssimo (PR), Charles Raszl (SP/Itália), Nayana Torres (RJ), Marina Mutis Parra (Chile) e Pedro Consorte (SP)
Local: Villa Brincante (Rua Celestino Júnior, 189 – São Francisco)
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre

Dia 19/10 (Domingo)
SHOW – ‘Baticum Session’
Grupo: Artistas, grupos e professores participantes do Festival
Local: Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 - São Francisco)
Horário: 10h30
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre

SHOW – ‘Subversos’
Grupo: Subversos (RJ)
Local: Teatro Regina Vogue (Shopping Estação - Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças)
Horário: 19h
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre

Canção Nova e padre Fábio de Melo se unem para noite beneficente em São Paulo

Padre Fábio de Melo se apresentará ao lado de convidados em um show beneficente no Teatro Gamaro, na Mooca, em São Paulo (SP), no dia 11 de novembro de 2025, às 19h. O evento será em prol da construção do Centro de Evangelização Monsenhor Jonas Abib, da Comunidade Canção Nova, localizado no bairro Santana, zona norte da capital. O projeto do novo espaço de evangelização contempla um auditório para cerca de 800 pessoas, capela, loja de produtos católicos, estacionamento, lanchonete, entre outras áreas.
Os ingressos para essa noite de muita música e espiritualidade podem ser adquiridos através da plataforma Sympla – clique aqui ou nos endereços da Frente de Missão Canção Nova em São Paulo: rua Tamandaré 335, na Liberdade e rua Domingos de Moraes, 348, loja 10 – Térreo (próximo ao metrô Ana Rosa).
Fundada por Padre Jonas Abib (in memoriam), a Comunidade Canção Nova está presente na capital paulista há 28 anos, levando a palavra de Deus por meio da televisão, do rádio e de eventos que reúnem milhares de fiéis. Natural de Elias Fausto (SP), Padre Jonas viveu grande parte de sua juventude em São Paulo, onde descobriu a sua vocação sacerdotal.
Para mais informações sobre o show, o telefone é: (11) 33829800 (whatsapp).

Davi Sartori é a segunda atração do projeto piano e voz

O projeto Piano e Voz – Uma jornada musical, série que a cantora Cristina El Tarran promove na Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) traz como segunda atração o pianista Davi Sartori para única apresentação na próxima quinta-feira (16), às 19h30. No repertório serão interpretados clássicos de Tom Jobim, Chico Buarque, João Donato e muitas surpresas musicais. O projeto é dedicado à memória do pianista paranaense Fernando Montanari, com participação especial do músico Rogério Leitum (trompete). Os ingressos já estão à venda pelo link: Piano & Voz.
Cristina El Tarran explica que neste projeto convidou seis pianistas, de gerações distintas, da linha de frente da música brasileira. “A proposta da série é promover uma jornada musical, passeando por estilos e gêneros diversificados. Assim, além das apresentações do Cristovão Bastos que abriu o projeto em setembro, e agora do Davi Sartori, nós vamos ter ao longo de 2026 mais quatro pianistas: Fábio Cardoso, João Carlos Coutinho, Gilson Peranzetta e Osmar Barutti. Cada um com a sua personalidade e seu sotaque dentro da música”.
Sobre Davi Sartori, segunda atração da série, Cristina El Tarran conta que a escolha foi natural. “Eu já trabalho com ele há muitos anos, quase sempre como diretor musical. Ele é de uma geração que surge depois do Montanari e, por conta da música erudita, tem um estilo de tocar que amplia o jazz e a MPB que me atrai muito”. A cantora explica que assim como Fernando Montanari, o Davi Sartori também é um exímio arranjador. “Nós somos de gerações diferentes, mas temos afinidades artísticas e musicais. Uma conexão que consegue se entender no olhar”.
Piano e Voz – Uma jornada musical faz uma homenagem ao pianista Fernando Montanari, nome fundamental no cenário da música instrumental e do jazz em Curitiba. Cristina adianta que em todas as apresentações haverá uma lembrança musical dentro do repertório. “Em cada show vamos buscar uma música marcante que ele gostava de tocar ou ouvir”.
Cristina El Tarran possui uma carreira impecável, sempre direcionada à belas interpretações e encontros memoráveis. domina repertórios variados da música brasileira ao mais puro jazz, do samba à bossa nova. Nesta apresentação ela conta que haverá a participação especial do trompetista Rogério Leitum. ”Ele é um parceiro, um amigo, que também teve contato com o Fernando e vai tocar alguns temas com a gente. Vai ser lindo”.
Davi Sartori
A segunda atração da série Piano e Voz – Uma jornada musical é o compositor, pianista e arranjador Davi Sartori que constrói sua trajetória artística transitando por diferentes gêneros musicais. Premiado em diversos concursos de piano, é autor de composições e arranjos para formações orquestrais e de câmara.
Radicado em Curitiba, graduou-se pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde foi aluno da renomada professora Olga Kiun. É integrante da “Orquestra à Base de Sopro de Curitiba”, com a qual já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, como Egberto Gismonti, Nelson Ayres e Nailor Proveta, entre outros.
O projeto Piano e Voz – Uma jornada musical Cristina El Tarran convida Grandes nomes do Piano Brasileiro é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da Uninter.

Serviço: Piano e Voz – Uma jornada musical - Cristina El Tarran convida Davi Sartori. Participação especial Rogério Leitum (Trompete).
Quinta-feira, dia 16, às 19h30.
Local: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Entrada: R$15 e R$7,50 (meia entrada).
Ingressos a venda pelo link: https://comprenozet.com.br/eventos/piano-e-voz-uma-jornada-musical-cristina-el-tarran-davi-sartori/
Classificação 12 anos
Duração: 75 minutos

Crédito fotográfico: Nay Klym/divulgação

Men At Work, referência mundial no cenário pop rock dos anos 80, anuncia show em Curitiba

A banda australiana se apresenta em maio de 2026 na capital paranaense; vendas de ingressos abrem dia 08 de outubro, às 11h, nas bilheterias

Créditos: Hay Ramos/MCA Concerts. Encontre mais fotos aqui.

Uma das bandas ícones dos anos 80, com mais de 30 milhões de discos vendidos e ganhadora do Grammy de “banda revelação”, o Men At Work tem data para visitar o Brasil em 2026: a banda chega ao país em maio do próximo ano, para seis apresentações e uma delas acontece em Curitiba, no dia 12, com show no IGLOO Super Hall. Os ingressos para o show estarão disponíveis para o público a partir do dia 08 de outubro às 11h, no site da Ticketmaster – confira serviço completo abaixo.

Além da capital paranaense, a banda passa por São Paulo no dia 06, no VIBRA São Paulo; Recife no dia 08, no Centro de Convenções de Pernambuco; Belo Horizonte no dia 10, no BeFly Hall; Porto Alegre no dia 14, no Auditório Araújo Vianna e Rio de Janeiro, onde a apresentação acontece no dia 16, no Qualistage.

A turnê brasileira do Men At Work é mais uma realização da Infinito Entretenimento e MCA Concerts.

As cidades de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro contarão com pré-venda exclusiva para quem comprou ingresso para a turnê de 2024. Os clientes receberão um e-mail com o código de compra.

Com um repertório pop rock com influências de reggae e new wave, a banda é comandada por Colin Hay, remanescente da formação original. Durante sua carreira a banda lançou três álbuns de estúdio, um disco ao vivo – gravado durante a passagem da turnê mundial pelo Brasil em 1996, oito compilações e dois vídeos.

No repertório da turnê o público irá encontrar todos os grandes hits da banda, canções como "Who Can It Be Now?", "Down Under", "Be Good Johnny", "Underground", "High Wire", "Overkill", "It's a Mistake", "Dr. Heckyll and Mr. Jive", "Everything I Need", "Maria" e "Man with Two Hearts", entre muitas outras.

Sobre a banda

O Men At Work nasceu em Melbourne, na Austrália, em meados de 1979. Já no início dos anos 80 se tornaria uma referência mundial no cenário pop rock, chegando a ganhar o Grammy Award de melhor artista iniciante, no ano de 1983.

Seu primeiro álbum, “Business as Usual”, de 1981, marcou o recorde de maior permanência para um álbum de estreia na primeira posição das paradas dos Estados Unidos. Os clipes de "Be Good Johnny", "Down Under" e "Who Can It Be Now?" tornaram-se videoclipes de sucesso durante os primeiros anos da MTV americana, sendo que as duas últimas músicas chegaram ao topo das paradas americanas e de vários países em todo o mundo.

Apesar do grande sucesso, o Men At Work teve vida curta: a banda se separou em 1985. Colin Hay, que era o vocalista e também músico, compositor, multi instrumentista e até ator, seguiu uma carreira de sucesso. Em 1996, ele se reuniu novamente ao tecladista e saxofonista Greg Ham, outro dos quatro membros originais do grupo, e juntos recriaram a banda, percorrendo com ela dezenas de países em todo o mundo. A segunda interrupção da carreira do Men At Work aconteceu em 2012, com a morte de Ham.

Em 2019, Hay, que continuava sua carreira solo e atuava ainda como membro da All Starr Band de Ringo Starr, retomou a banda com seu grupo de músicos de Los Angeles. Desde então ele tem viajado com o grupo apresentando shows com um repertório formado pelos sucessos das músicas originais do MAW e reunindo grandes audiências em todo o mundo, o que prova que as músicas da banda claramente resistiram ao teste do tempo.

SERVIÇO – MEN AT WORK EM CURITIBA

Quando: 06 de maio de 2026 (terça-feira)

Onde: IGLOO SUPER HALL (Rua Dino Bertoldi, 740 – Tarumã)

Horário: abertura da casa às 19h e show às 21h

Ingressos: a partir de R$ 250,00 (meia-entrada)

Benefícios de meia-entrada: todas informações no link: https://bit.ly/TicketMasterBrasil_MeiaEntrada

Descontos Promocionais:

- Clube Gazeta: Desconto de 40% sobre o valor de inteira, até 2 ingressos.

- Clube Cult: Desconto de 40% sobre o valor de inteira, até 2 ingressos.

- Ingresso Solidário: Desconto de 40% mediante doação de 1Kg de alimento não perecível, menos sal e açúcar, entregue na entrada do show. Caso não seja apresentado, será necessário pagar a diferença de valor para o ingresso inteiro.

Vendas: Ticketmaster

Pré-venda: Dia 07/10/2025 às 11h00 – exclusiva Clube Cult e Clientes MAW 2024

Venda Geral: Dia 08/10/2025 às 11h00

Bilheteria física sem taxa: Estádio Major Antônio Couto Pereira - Rua Amâncio Moro, S/N Alto da Glória - Aberta de terça a sábado das 10h às 17h, não abre segundas, feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou outros eventos.

Classificação: 18 anos, menores de 18 anos somente acompanhados dos pais ou do responsável legal

Realização: Infinito Entretenimento e MCA Concerts

Diversidade de eventos culturais de Curitiba atrai moradores e turistas

Festas tradicionais, shows, festivais de gastronomia e celebrações temáticas movimentam a cidade e fortalecem a economia local
A capital paranaense tem se consolidado como um polo de eventos culturais, atraindo moradores e turistas ao longo de todo o ano. São festas tradicionais, shows, festivais de gastronomia e celebrações temáticas movimentam a cidade e fortalecem a economia local, com impacto positivo em hotéis, bares, restaurantes e comércio.

Em outubro, por exemplo, além da Oktoberfest, Curitiba recebe eventos como o Festival Internacional de Hip Hop, exposições de arte e feiras gastronômicas. Além disso, se prepara para o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, mostrando a diversidade e a amplitude do calendário cultural da cidade.

Cultura alemã em evidência
Quem gosta de cerveja e cultura alemã já não precisa mais ir até Blumenau para aproveitar as atrações de uma verdadeira Oktoberfest. Há alguns anos, Curitiba já promove uma versão brasileira da tradição iniciada em 1810, em Munique, na antiga Baviera.

Na capital paranaense, em 2025, o evento acontece no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui em dois finais de semana: nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro. Na programação de shows, estão previstos a banda Raça Negra, a dupla Israel & Rodolffo e o cantor João Gomes.

A expectativa dos organizadores é de que a festa atraia milhares de visitantes, movimentando a rede hoteleira, bares e restaurantes da cidade. Além de gerar empregos temporários, o evento fortalece o setor de turismo e posiciona a capital paranaense como um destino cultural cada vez mais relevante no calendário nacional.

Além de Curitiba, outras cidades do Sul também celebram a tradição alemã com grandes festas, formando um verdadeiro circuito cultural no país. Blumenau (SC) concentra a maior Oktoberfest do Brasil e a segunda maior do mundo, enquanto Santa Cruz do Sul (RS) também atrai multidões com desfiles e apresentações típicas.

Clube tradicional também tem sua versão
Entre os eventos que preservam a tradição está a Festa da Cerveja do Clube Curitibano, considerada o primeiro grande evento do gênero no Brasil. Em 2025, a 65ª edição acontece no dia 25 de outubro para associados e convidados. Para Paulo Roberto Oliveira, presidente do Clube Curitibano, a festa é mais do que entretenimento, mas um encontro e celebração que une famílias, valoriza a cultura e fortalece o papel da instituição como um dos principais espaços de convivência da cidade.

“Temos o compromisso de proporcionar experiências únicas aos nossos associados. Eventos como este fortalecem os laços da comunidade e projetam Curitiba como uma cidade cada vez mais viva e acolhedora”, diz.

Realizada desde 1961 na Sede Concórdia, a festa integra homenagens aos imigrantes alemães da cidade. A Festa da Cerveja do Clube Curitibano oferece uma experiência completa para os amantes da cultura alemã. O evento serve chopp à vontade e conta com barracas de comidas típicas, com pratos como salsichas, joelho de porco e strudel.

A programação musical combina tradição e animação, com música e brincadeiras típicas. Além do entretenimento, a festa valoriza a história do clube. Uma das grandes atrações é a exposição de canecas de todas as edições anteriores, um item de colecionador que evidencia a longevidade e a tradição do evento, realizado desde 1961 como homenagem à herança cultural alemã do Clube Curitibano.

Sobre o Clube Curitibano
O Clube Curitibano tem 143 anos de história e é uma instituição de destaque em Curitiba, enraizada em tradições que transcendem o tempo. Além de ser reconhecido como um espaço de excelência esportiva, o Clube investe constantemente na modernização de suas instalações e fortalece sua presença no âmbito cultural, promovendo uma integração dinâmica entre tradição e inovação. Comprometido com a antecipação às demandas contemporâneas, o Clube Curitibano se posiciona como um farol de referência, oferecendo não apenas atividades esportivas, mas também um ambiente onde cada membro se sente integralmente conectado e parte ativa de uma comunidade vibrante e inclusiva.

Boa nova no Samba de Bamba

A CAIXA apresenta o show Boa Nova com a sambista brasiliense Ju Rodrigues no projeto Samba de Bamba que acontece dia 14 de outubro, terça-feira, às 20 horas, no Teatro da CAIXA (R. Conselheiro Laurindo, 280). O repertório costura canções autorais inéditas com a força das vozes e composições de mulheres que marcaram e seguem transformando a história do gênero, entrelaçando a tradição ao frescor das novas gerações de mulheres sambistas. Os ingressos, com preços populares R$20 e R$10 (meia-entrada), já estão à venda na bilheteria da CAIXA, e on-line pela plataforma Bilheteria Digital.
O espetáculo “Boa Nova” é o primeiro voo solo de Ju Rodrigues. Um bater de asas nas cores e nos caminhos do samba sob a luz feminina. Ju alia delicadeza e potência em uma trajetória marcada pela dedicação à música feita por mulheres. “A música é a minha vida e a minha voz é a minha expressão”. No palco a cantora, pandeirista e compositora de mais de 100 canções será acompanhada por uma banda formada por mulheres com toda a diversidade tipicamente brasileira. São elas: Mariana Sardinha (cavaquinho e voz), Bruna Tassy – (violão e voz), Yara Alvarenga – (percussão) e Lene Black – (percussão).
Ju Rodrigues adianta que entre memórias e novidades, o show celebra o legado de Dona Ivone Lara, sambista pioneira que abriu portas no universo majoritariamente masculino do samba, com um pot-pourri dos sambas “Alguém me avisou/Sonho meu/Acreditar”. Ela também e reverencia compositoras como Clementina de Jesus (“Marinheiro só”), Leci Brandão (“Zé do caroço”) e Jovelina Pérola Negra (“Sorriso aberto”), ao lado da poesia de novas gerações de artistas que continuam a escrever essa história com ousadia e sensibilidade. É por meio dessa atmosfera que Ju Rodrigues convida o público a percorrer um caminho em que o samba é corpo, voz e resistência. O resultado é um espetáculo que, ao mesmo tempo, é íntimo e coletivo: a afirmação de um espaço de autoria, criação e celebração da mulher no samba.

Ju Rodrigues
Ju Rodrigues, brasiliense de raízes fincadas no chão duro e árido de Dianópolis (TO), encontrou, na música, a sua forma de expressão desde a infância, quando ganhou, aos 12 anos, o primeiro violão de presente de sua tia. Formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília e tornou-se servidora pública, sem nunca deixar de viver a música, tendo passado a se dedicar profissionalmente aos 18 anos, quando começou a cantar em bares e fazer parte de projetos musicais.
Idealizadora e fundadora do grupo SaiaBamba, há 16 anos no cenário do samba feminino, também integra formações como o Trio à Brasileira, o Sambadelas, o coletivo carnavalesco Essa Boquinha Eu Já Beijei e o Samba da Passarinha, todos compostos por mulheres. Entre bares, palcos e projetos, foi no encontro com o samba — quando interpretou “Vou Festejar”, canção imortalizada por Beth Carvalho — que Ju Rodrigues descobriu a sua paixão pelo samba e, assim, traçou a sua identidade. Após a apresentação, a artista vai realizar um bate-papo com o tema “Brasília: Capital do Samba?” para falar sobre a cena do samba no Distrito Federal, além de contar um pouco da sua trajetória artística.
A última atração da temporada 2025 do projeto é a cantora e compositora curitibana Clarissa Bruns, no dia 11 de novembro.

Serviço:
Samba de Bamba – Ju Rodrigues
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data: 14 de outubro
Horário: terça-feira, às 20h.
Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA).
Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Teatro ou na plataforma Bilheteria Digital.
A bilheteria da CAIXA funciona de terça a sábado das 10h às 20h. Domingo das 10h às 19h)
Duração: 80 minutos
Classificação: livre para todos os públicos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes).
Confira a programação completa: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba | (41) 4501-8722

Shell leva emoção aos palcos com patrocínio da nova turnê de Marisa Monte

Marca reforça sua presença na música e oferta de benefícios para conexão com clientes

Clique Para Download

São Paulo, outubro de 2025 – A Shell é patrocinadora oficial do show da turnê “Phonica Marisa Monte & Orquestra ao vivo” em São Paulo e apoiadora das demais apresentações no Brasil. A iniciativa marca o primeiro patrocínio musical da companhia a uma artista brasileira e reforça sua aposta no território da música, oferecendo experiências exclusivas ao público por meio do Shell Box Clube, programa de fidelidade da marca.

A Shell estreia seu patrocínio a uma artista nacional, depois de já ter apoiado apresentações da colombiana Shakira e do estadunidense Bruno Mars no país. A ação retoma a parceria da Shell com a Time For Fun (T4F) e amplia sua atuação no entretenimento, fortalecendo sua presença na música.

“A Shell acredita na cultura como vetor de transformação e conexão emocional com as pessoas. Nossa presença em um projeto que celebra a música brasileira percorrendo diferentes cidades amplia o acesso à arte e fortalece o nosso relacionamento local, promovendo encontros genuínos entre a marca, as comunidades e nossos revendedores. Vamos além do abastecimento e fortalecemos nossa atuação em novos territórios”, afirma Carla Salgueiro, gerente executiva de Marketing da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil.

Membros do Shell Box Clube têm acesso a ofertas no aplicativo para garantir ingressos da turnê Phonica Marisa Monte & Orquestra ao Vivo — uma experiência única disponível a partir do nível 2 do Clube.

É possível resgatar ingressos para a Pista Premium em todas as cidades da turnê, utilizando pontos stix como parte do pagamento.

Os ingressos podem ser adquiridos a partir de 50 Stix + valor monetário, com valores que variam de acordo com a praça. Além disso, clientes podem usar até 7.500 pontos stix para pagar parte dos seus ingressos com pontos. Um privilégio que mostra como o app Shell Box vai além dos combustíveis, entregando experiências inesquecíveis para quem faz parte do Shell Box Clube, o programa de fidelidade do app Shell Box.

Com mais de 10 milhões de discos vendidos e quatro prêmios Grammy Latino, Marisa Monte é reconhecida internacionalmente por sua originalidade, versatilidade e contribuição para a música brasileira. A turnê “Phonica Marisa Monte & Orquestra ao vivo.” propõe uma reinterpretação de suas canções com novos arranjos em formato sinfônico, acompanhada por uma orquestra composta por 56 jovens músicos do Brasil, com direção do maestro André Bachur. O projeto destaca o legado artístico de Marisa Monte em um espetáculo que une técnica, emoção e inovação. A turnê passará pelas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, entre os dias 18 de outubro e 6 de dezembro.

Serviço – Turnê Phonica Marisa Monte & Orquestra ao vivo

• Belo Horizonte – 18/10 – Parque Ecológico da Pampulha
• Rio de Janeiro – 01/11 – Brava Arena Jockey
• São Paulo – 08/11 – Parque Ibirapuera
• Curitiba – 15/11 – Pedreira Paulo Leminski
• Brasília – 29/11 – Gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano
• Porto Alegre – 06/12 – Parque Harmonia

Os ingressos já estão disponíveis, com benefícios para membros do Shell Box Clube.

Show Falando de Amor, no Teatro Paiol, marca retorno de Bernini aos palcos

Cantor e compositor paranaense, que concilia as carreiras de músico e dentista, celebra as diferentes formas de amor, em espetáculo com direção musical de Wagner Bennert

O cantor e compositor paranaense Bernini apresenta, no próximo dia 10 de outubro (sexta-feira), no Teatro Paiol, o novo show Falando de Amor, com composições inéditas que celebram diferentes formas de amor. Com direção musical de Wagner Bennert, o espetáculo marca o retorno do artista aos palcos.

Reconhecido pelo trabalho como ortodontista em Curitiba (PR), o dentista, mestre em Biologia e Medicina do Sono, Rosalvo Amaral Junior – que adotou o nome artístico Bernini em homenagem à mãe – retoma a carreira musical após 15 anos do lançamento do álbum Tanta Poesia.

Segundo o cantor e compositor, a volta aos palcos é resultado do reencontro com o baixista Wagner Bennert. “Tocamos juntos quando, aos 40 anos, resolvi me dedicar à música. Ao completar 60 anos, resgatei o contato dele para que me ensinasse harmonia no violão. As aulas viraram parceria musical: a gente criava a melodia em um encontro e eu voltava com as letras das músicas no seguinte. Depois de compor 12 músicas, o reencontro virou show”, conta Bernini.

Falando de Amor: filosofia, poesia e música

O espetáculo Falando de Amor propõe uma reflexão sobre o que é o amor em sua essência e não apenas no “plano ideal”. Segundo Bernini, a inspiração para o repertório surgiu do capítulo “Amor Dever ou Devir”, do site de Filosofia “Razões Inadequadas”. “A partir da indicação feita pela minha filha comecei a ouvir o podcast Imposturas Filosóficas, em que dois filósofos jovens falam sobre como encarar o amor de formas diferentes daquelas que aprendemos na infância. Isso mudou a minha visão e guiou os recortes que formam o novo show. Todas as composições têm sentido sobre olhar o amor de formas diferentes, em tempos em que precisamos muito falar de amor”, explica.

Preparadora vocal do artista, a professora de canto Jô Nunes – que também fez parte do lançamento do disco Toda Poesia – conta que o show é “uma costura no tempo sobre o amor através do olhar do Bernini, as etapas da vida dele e a forma como ele entende esse sentimento em diversas camadas. O Bernini é uma pessoa muito musical e tem uma facilidade que é inata: muita delicadeza na interpretação, um timbre de voz muito delicado e, ao mesmo tempo, uma presença bonita. O público pode esperar muita entrega, dedicação e uma banda maravilhosa”, diz.

Com inspirações pessoais que vão de Zeca Baleiro e Lenine, a Emicida, Rubel e Ana Cañas, o show conta com direção musical e contrabaixo de Wagner Bennert, bateria de Leandro Superchinski, teclado de Ana Júlia Lima e violão e guitarra de Marcos Vizetti. Os ingressos podem ser acessados no site Disk Ingressos e custam de R$24 (meia-entrada) a R$48 (inteira).

De Rosalvo a Bernini

Cercado por uma família musical, Rosalvo Amaral Junior canta desde os cinco anos. Na radiola de casa, escutava Chico Buarque, Zé Ramalho, Caetano Veloso e Roberto Carlos. Na adolescência, aprendeu a tocar violão, uma habilidade que se tornou importante nas rodas de faculdade de Odontologia, mas que ficou adormecida com a escolha pela carreira de dentista.

O ‘empurrão’ para soltar a voz novamente veio da ex-esposa, que, por sentir falta da música em casa, comprou um violão novo para o “artista dentista”. O incentivo o levou a se inscrever no Conservatório Municipal para voltar a tocar o instrumento, mas a paixão reacendeu com o curso de Canto Popular. Após três anos de aula, a retomada do hobby começou a abrir os horizontes para um futuro profissional na música.

Aos 40 anos, Rosalvo decidiu renascer. Dessa vez, como Bernini. Em sua festa de aniversário, o cantor se comprometeu a gravar um CD caseiro para dar aos familiares e amigos. A proposta, que começou como brincadeira, se tornou um compromisso profissional e, em 2007, foi lançado o CD Tanta Poesia. Quem o ajudou na missão, foi o produtor de eventos culturais e produtor musical Juracy de Almeida, irmão de Oswaldinho do Acordeon. “Me surpreendi com seu talento musical. Bernini é um poeta e isso o torna um letrista de mão cheia”, ressalta.

Sobre o retorno do cantor e compositor aos palcos, o produtor cita o ditado: “A felicidade não é o destino e sim o caminho. Afinal, começar aos 20, 30, 60 anos não é obstáculo e sim uma realização. A vida é o hoje e agora, nós temos muito mais que aprender do que ensinar”, finaliza.

Serviço: Show Falando de Amor com Bernini

Local: Teatro Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 - Prado Velho, Curitiba - PR).
Data: 10 de outubro de 2025 (sexta-feira) às 20h30.
Ingressos: a partir de R$24 (meia-entrada) a R$48 (inteira), disponível no site Disk Ingressos

Ficha técnica:
Voz: Bernini (@berninimusicaepoesia)
Direção musical e contrabaixo: Wagner Bennert (@wagnerbennertbaixista)
Bateria: Leandro Superchinski (@leandrosuperchinski)
Violão e guitarra: Marcos Vizetti (@marcosvizetti)
Teclado: Ana Júlia Lima (@anajuliaalima)
Iluminação: Nadia Luciani (@nadiamluciani)
Arte e design: Camilla Diaz (@camitrrsdz)
Figurino: Ozenir Ancelmo (@oz__atelier/escola)
Vídeo: Rodrigo Milek (@plymsocialmedia)
Fotografia: Celso Margraf (@celsomargraf)
Patrocínio: Clínica Odontológica CenpreOrto (@cenpreorto/cenpreorto.com.br)

Curitiba Folia acontece neste final de semana com grandes nomes do axé

Curitiba Folia acontece neste final de semana com grandes nomes do axé
Com expectativa de reunir quase 10 mil pessoas, o evento vai trazer para Curitiba uma verdadeira micareta, com trio elétrico, shows nacionais e abadás

Curitiba, outubro de 2025 – O Curitiba Folia chega à sua 4ª edição com a promessa de uma experiência inesquecível na capital paranaense. Marcado para esse final de semana, com programação na sexta e sábado, dias 3 e 4 de outubro, o festival, um dos mais aguardados do ano, vai transformar a cidade na capital nacional do axé com trio elétrico, abadás e shows de grandes nomes da música brasileira.

A micareta acontece no White Hall Jockey Eventos, com expectativa de receber quase 10 mil foliões vindos de várias regiões do Brasil. Em 2024, o evento reuniu 6.200 pessoas e, a cada ano, consolida-se como um dos maiores encontros de axé do Sul do país. De acordo com informações da organização, a edição 2025 já tem ingressos vendidos para mais de 150 cidades brasileiras.

Esquenta Oficial com Banda Eva

A festa começa na sexta-feira, dia 03 de outubro, com o Esquenta Curitiba Folia, que traz ao palco a energia contagiante da Banda Eva, banda com mais de quatro décadas de história, comandada atualmente pelo carismático vocalista Felipe Pezzoni. Conhecida por sucessos como “Eva”, “Beleza Rara” e “Me Abraça”, a banda é sinônimo de nostalgia e alegria.

Além da Banda Eva, o esquenta também contará com apresentação do cantor Ruan Mansur — revelação da nova geração da música paranaense — em uma noite que promete antecipar as emoções do dia seguinte.

Sábado de Micareta com Trio Elétrico

No sábado, dia 04 de outubro, o Curitiba Folia explode em energia com trio elétrico e shows de peso:

Tomate: dono de uma das vozes mais marcantes do axé e conhecido por sua performance intensa e hits como “Parará” e “Eu Não Vou Embora”;

Xanddy Harmonia: considerado um dos maiores nomes da história do axé, Xanddy explodiu nacionalmente comandando o grupo Harmonia do Samba. Há anos em carreira solo, continuou promovendo shows dançantes e cheios de carisma, com hists como “Agachadinho”, “Sacanagenzinha”, “Vem Neném” e “Tic Nervoso”;

Tony Salles: o artista desembarca em Curitiba em seu primeiro ano de carreira solo, após muito sucesso à frente do Parangolé, com hits como “Tchuco No Tchaco” e “Abaixa que é tiro”. Em 2025, sua música “Perna Bamba” foi uma das músicas mais tocadas do Carnaval.

Após os shows principais, o público do camarote ainda poderá curtir um after exclusivo com DJS renomados, responsáveis por animar algumas das maiores festas do Brasil, garantindo o ritmo perfeito para encerrar a noite com chave de ouro.

Muito mais do que música: uma experiência completa

Mais do que uma festa, o Curitiba Folia é um encontro de energia, cores e emoções. É colocar o abadá, reencontrar os amigos, cantar junto ao som do trio e sentir o chão vibrar a cada batida. O evento também conta com camarotes animados, espaços instagramáveis, ações de marcas parceiras e aquela vibe única que só quem já viveu sabe explicar.

A 4ª edição do Curitiba Folia acontece neste final de semana, nos dias 03 e 04 de outubro, no White Hall Jockey Eventos. Os ingressos para os dois dias do evento estão disponíveis via Blueticket (www.blueticket.com.br). Para mais informações, acesse o perfil oficial do evento no Instagram: @curitibafolia.

Fafá de Belém revela ritual de beleza durante coletiva pré-show em São Paulo

Artista compartilhou sua rotina de autocuidado durante o anúncio do patrocínio da Natura à celebração paraense

Paraná, 30 de setembro de 2025 - Durante a coletiva de imprensa que anunciou parcerias da Natura para as celebrações do Círio de Nazaré 2025, a cantora Fafá de Belém surpreendeu ao revelar alguns de seus segredos de beleza. Entre cuidados com pele, cabelos e maquiagem, a artista ressaltou a simplicidade de seus rituais, sempre inspirados pela força da natureza e pela autenticidade, em sintonia com a presença da marca na festividade como apoiadora da Varanda de Nazaré, espaço idealizado pela cantora, e do Arrastão do Círio e da Casa de Plácido. Confira:

Limpeza da pele
“Eu nunca durmo de maquiagem e faço questão de higienizar muito bem o rosto”, contou a cantora. Esse hábito é fundamental para manter a pele saudável, e pode ser potencializado com a Água Micelar Natura Chronos (R$78,00), que remove impurezas e resíduos de maquiagem sem agredir a pele e está entre os produtos favoritos na rotina de beleza de Fafa.

Poder da Andiroba
A artista também destacou a importância de produtos que trazem ingredientes da natureza, em especial a andiroba, conhecida por suas propriedades calmantes e restauradoras, e que é o bioativo favorito de Fafá. A linha Ekos Andiroba: Polpa Hidratante (R$89,90), Óleo Trifásico (R$67,40), Esfoliante Térmico (R$65,50) traz esse ativo da biodiversidade amazônica em fórmulas que nutrem e regeneram a pele.

Pouca maquiagem, mas batom vermelho cai bem!
Fafá prefere produções mais naturais, mas não abre mão do clássico batom vermelho. O seu queridinho é o Batom Vermelho Natura Una (R$72,70), que combina alta performance, longa duração e sofisticação.

Cuidado com os cabelos brancos
Orgulhosa de seus fios brancos, a artista aposta em cuidados especiais para garantir brilho e vitalidade. A linha Lumina Cabelos Loiros e Grisalhos: Shampoo Matizador Para Matização E Restauração Lumina (R$38,90) e Leave-In Matizador Para Restauração Lumina (R$69,90), é a escolha ideal para realçar a beleza natural e manter os fios saudáveis.

Rir muito
Para Fafá, o bom humor é um dos maiores aliados da beleza. O riso é, para ela, tão importante quanto qualquer produto – e se torna a base para uma vida mais leve e saudável.

Natura no Círio de Nazaré
Patrimônio Cultural da Humanidade, o Círio de Nazaré é uma das maiores expressões culturais de fé mundial e mobiliza cerca de 2,5 milhões de pessoas pelas ruas de Belém na celebração à Nossa Senhora de Nazaré. “A parceria com a Natura é um reconhecimento valioso ao trabalho que realizamos há tantos anos e dá a devida importância às pessoas e à cultura do Pará, em um momento tão importante e cheio de simbolismo como o Círio de Nazaré”, afirma a cantora.

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras de Beleza, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Confira 10 shows nacionais e internacionais para curtir em Curitiba no mês de outubro

De Guns N´ Roses a Criolo, passando por De La Soul, João Gomes e Rubel, a capital paranaense será palco de noites imperdíveis para os amantes de boa música

Curitiba, setembro de 2025 - O mês de outubro chegou, e com ele uma vasta programação musical que confirma a vocação de Curitiba como um dos principais polos culturais e musicais do Brasil. Artistas consagrados da cena internacional e nacional vão desembarcar na capital paranaense nos próximos dias, reforçando a cidade como parada obrigatória para turnês globais.

A diversidade de estilos chama atenção: do hip hop ao pop, do axé ao rock, a temporada reúne atrações que prometem mobilizar diferentes públicos e transformar o calendário cultural da cidade em uma experiência única.

Confira, a seguir, os 10 destaques que integram a agenda cultural de Curitiba no mês de outubro:

De La Soul – 3 de outubro

A cena hip hop curitibana recebe um dos ícones do rap alternativo com status lendário. Depois de dez anos, o De La Soul retorna ao Brasil para três shows inéditos: no dia 02 de outubro, em São Paulo; no dia 03, na icônica Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba; e no dia 04 de outubro, no Rio de Janeiro. Formado no final dos anos 1980, o De La Soul marcou época por trazer rimas afiadas, colagens criativas e uma sonoridade irreverente que expandiu os limites do gênero. Na capital paranaense, a apresentação acontece no Canto das Pedras, na Pedreira Paulo Leminski. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Meaple. Informações: @planetabrasilentretenimento, @pedreirapauloleminski, @wearedelasoul.

Curitiba Folia – 3 e 4 de outubro

Um dos festivais mais aguardados do ano vai transformar a capital paranaense na capital nacional do axé com trio elétrico, abadás e shows de grandes nomes da música brasileira para animar o público. O Curitiba Folia acontece nos dias 03 e 04 de outubro, no White Hall Jockey Eventos, com expectativa de receber quase 10 mil foliões vindos de várias regiões do Brasil. Entre as atrações, divididas entre o “esquenta” e a programação oficial, estão nomes como Banda Eva, Ruan Mansur, Tomate, Xanddy Harmonia e Tony Salles. Os ingressos estão disponíveis via Blueticket (www.blueticket.com.br). Informações: @curitibafolia.

The Calling – 09 de outubro

A banda estadunidense The Calling, nome marcante do pop rock dos anos 2000, passará por Curitiba no dia 09 de outubro, para apresentação no Tork n’ Roll. O The Calling construiu um laço afetivo desde o sucesso estrondoso do álbum “Camino Palmero” (2001), que rendeu hits como “Wherever You Will Go”, “Adrienne” e “Things Don’t Always Turn Out That Way”. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Ticketmaster (ticketmaster.com.br). Informações: @torkandroll.

Criolo – 16 de outubro

Um dos nomes mais emblemáticos da música brasileira contemporânea chega a Curitiba. Criolo traz para a capital paranaense seu show inédito “Criolo 50”, em única apresentação na Ópera de Arame, no próximo dia 16 de outubro. O show marca a celebração dos 50 anos de vida do artista e traz uma experiência plural, conectada às influências que moldaram sua trajetória. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Eventim (www.eventim.com.br/criolo50curitiba). Informações: @planetabrasilentretenimento.

Paralamas do Sucesso – 18 de outubro

Considerada uma das maiores bandas da história do rock nacional, Paralamas do Sucesso desembarca em Curitiba no dia 18 de outubro, para única apresentação no Igloo Super Hall. O show “Paralamas Clássicos – 40 anos” faz parte da turnê que celebra os 40 anos de estrada do trio Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria). Os ingressos estão disponíveis na plataforma Blueticket (www.blueticket.com.br). Informações: @igloosuperhall.

João Gomes – 19 de outubro

Dono de uma carreira meteórica marcada por muito talento, hits e carisma, o cantor pernambucano João Gomes passou a figurar rapidamente entre os principais nomes da música brasileira. Agora, com status de astro, o artista vai desembarcar em Curitiba, para um show inédito, no dia 19 de outubro, com o melhor do forró de vaquejada e do piseiro. A apresentação do artista faz parte da programação oficial da 3ª Oktober Curitiba, que será realizada no Pavilhão de Eventos do Parque Barigui. Os ingressos estão disponíveis via Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br). Informações: @oktobercuritiba.

Raça Negra – 25 de outubro

Um dos ícones do pagode nacional vai desembarcar em Curitiba. O grupo Raça Negra se apresenta na cidade no dia 25 de outubro. O grupo promete reviver clássicos que marcaram época e consagraram sua trajetória na música brasileira. No repertório, sucessos que marcaram época, como “Cigana”, “Cheia de Manias” e “Doce Paixão”. A apresentação faz parte da programação oficial da 3ª Oktober Curitiba, que será realizada no Pavilhão de Eventos do Parque Barigui. Os ingressos estão disponíveis via Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br). Informações: @oktobercuritiba.

Israel & Rodolffo – 26 de outubro

Uma das duplas mais aclamadas do sertanejo brasileiro se apresenta em Curitiba no dia 26 de outubro. Amigos desde a infância, Israel & Rodolffo acabam de completar 30 anos de carreira, com sucessos como “Marca Evidente”, “Casa Mobiliada” e “Batom de Cereja”. A apresentação faz parte da programação oficial da 3ª Oktober Curitiba, que será realizada no Pavilhão de Eventos do Parque Barigui. Os ingressos estão disponíveis via Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br). Informações: @oktobercuritiba.

Rubel – 26 de outubro

O cantor Rubel, um dos grandes nomes da nova geração da música nacional, está circulando o Brasil com sua mais nova turnê “BELEZA. Rubel e Violão”, com shows intimistas focados em pequenos teatros. O artista desembarca em Curitiba no dia 26 de outubro para única apresentação no teatro Guairinha. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Disk Ingressos. Informações: @rubelrubelrubel.

Guns N´ Roses – 28 de outubro

A lendária banda Guns N’ Roses, uma das maiores e mais relevantes da história da música mundial, se apresenta na Pedreira Paulo Leminski, no dia 28 de outubro, com a turnê “Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things”. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com).

Outubro com programação variada no Jokers

O mês de outubro começa com muitas atrações na programação musical do Jokers (R. São Francisco, 164 – Centro Histórico). Na quarta (1) o Jazzbop Trio apresenta uma fusão de swing e jazz, com um repertório de standards do gênero. Na quinta (2) tem Mazzar Trio com repertório acústico de pop rock. Na sexta (21) tem rock em dose dupla com as bandas Culto & Grosso (The Cult cover) e Speak of the Devil (Ozzy cover). E no sábado (22) a banda Veraneios faz um tributo ao rock nacional com participação do DJ Rogério da Cia. Vintage.
Conhecida por abrigar vários gêneros musicais – a tradicional casa noturna de Curitiba comemora 24 anos de atividade, e apresenta uma variedade de atrações tanto no salão principal quanto no seu palco principal. Os lugares são limitados, com reservas antecipadas pelo telefone (41) 3324-2351.
A abertura do Jokers é às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 21h nos sábados, com os shows iniciando às 19h30. A casa oferece o Happy Jokers das 18h. até as 20h30 com mais de 100 produtos com 50% de desconto. De quinta a sábado o cliente pode utilizar o estacionamento Gralha Azul – ao lado do Jokers que fica aberto durante o funcionamento da casa.
Confira a programação até o dia 04 de outubro:

QUARTA 1º OUT, 20 horas – Jazzbop Trio – show com o trio que faz uma fusão de swing e jazz, com um repertório de standards do gênero. Entrada livre.

QUINTA 02 OUT, 20 horas – Mazzar Trio– Trio acústico de pop rock. Entrada livre.

SEXTA 03 OUT, 22 horas – Cult e Ozzy: Rock em dose dupla. Apresentação das bandas Culto & Grosso (The Cult cover) e Speak of the Devil (Ozzy cover). Ingressos R$20 – a partir das 20 horas.

SÁBADO 04, OUT, 22 horas – um tributo ao Rock Nacional com a bandas Veraneios + dj Rogério Cia. Vintage. Ingressos R$20 – a partir das 20 horas.

Jokers – R. São Francisco, 164 – Centro Histórico
Reservas e informações: (41) 3324-2351. www.jokers.com.br
Atenção: de quinta a sábado o estacionamento Gralha Azul - ao lado do Jokers estará atendendo durante o funcionamento da casa.

Paixões e tradições espanholas no palco

“Concerto Espanhol”, com a orquestra Ladies Ensemble, será realizado pelo Projeto Anual do Solar do Rosário no dia 4 de outubro

A paixão, força e magia da música espanhola tomam conta do palco do Auditório Regina Casillo no dia 4 de outubro (sábado), com o retorno do “Concerto Espanhol”, um dos espetáculos de maior sucesso da orquestra Ladies Ensemble. Depois de dois anos fora do repertório do grupo, a montagem ganha novidades e retorna à pauta em grande estilo, com realização do Projeto Anual do Solar do Rosário. A apresentação, excepcionalmente nessa edição de outubro, ocorrerá às 19h30.

Com preços a partir de R$ 17,25, os ingressos já estão à venda antecipada no site Disk Ingressos: www.diskingressos.com.br/evento/1590/2025-10-04/pr/curitiba/ladies-ensemble-concerto-espanhol

Com regência e arranjos de Alexandre Brasolim e direção artística de Fabiola Bach Akel, o “Concerto Espanhol” realiza um vibrante passeio musical pelo país ibérico, que não fica só na música clássica, mas também traz toques do ritmo flamenco e inspirações das touradas.

“Convidamos o público para uma viagem desde as influências mouras enraizadas na região da Andaluzia, no Sul, até a Galícia, mais ao norte. A Espanha é muito diversa, culturalmente rica e apaixonante. Procuramos retratar tudo isso no espetáculo”, conta Fabiola, que também é a fundadora das Ladies Ensemble, primeira orquestra brasileira formada exclusivamente por mulheres. “A última vez que apresentamos o ‘Concerto Espanhol’ foi em 2023, e agora ele volta com repertório renovado”.

O programa inicia com dois trechos da ópera “Carmem”, de Georges Bizet, que é francês, mas sintetizou a alma espanhola como poucos nesse clássico. São eles: “Suite nº1” e “Habanera”, grandes marcos da obra. Em seguida, o concerto traz “España Cañi” (de Pascual Marquina Narro), “Aqua Marine” (Paco Cepero), “Astúrias” e “Sevilla” (ambas de Isaac Albéniz), “Dança do Fogo” (Manuel de Falla) e “Granada” (Agustin Lara).

Para acrescentar dois instrumentos tradicionalmente ligados à música espanhola, o concerto contará com os músicos convidados Murillo da Rós, na guitarra flamenca, e Thiago Lira, no trompete.

Até o final de 2025, o Projeto Anual Solar do Rosário trará uma série de eventos para o Auditório Regina Casillo. O projeto é realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura. Tem patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Impextraco, GRASP, Supermercado Tozetto, Supermercado Festval, Cartório da Barreirinha, Grupo Servopa e Brose.

Segundo a coordenadora geral do projeto, Lucia Casillo Malucelli, também diretora do Solar do Rosário, ao trazer um país tão rico em cultura para o palco, o Plano Anual segue incentivando o intercâmbio e despertando no público o interesse pela música clássica, orquestras e artes em geral. “Temos apresentado um panorama muito interessante que, a cada apresentação, amplia e conquista novos públicos”, conclui a coordenadora.

“Concerto Espanhol” – Concerto com a orquestra Ladies Ensemble

Data: 4 de outubro (sábado), 19h30.
Local: Auditório Regina Casillo - Solar do Rosário
Endereço: Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba - PR
Ingressos: a partir de R$ 17,25
Vendas no Disk Ingressos: www.diskingressos.com.br/evento/1590/2025-10-04/pr/curitiba/ladies-ensemble-concerto-espanhol
Também estarão disponíveis nas bilheterias do auditório, na hora do evento, caso não estejam esgotados.

Orquestra Ouro Preto apresenta pela primeira vez em Curitiba a ópera “Hilda Furacão”

Apresentações integram a turnê 2025 da montagem, que conta com o patrocínio da Petrobras e passa por quatro capitais brasileiras

Clique Para Download

Hilda Furacão, A ópera (Foto @raphagarcia)

Nos próximos dias 22 e 23 de outubro, às 20 horas, a Orquestra Ouro Preto apresenta pela primeira vez na capital do Paraná, no palco do Teatro Guaíra, a montagem operística Hilda Furacão. As apresentações integram a turnê nacional 2025 do espetáculo, que leva para os palcos de quatro capitais brasileiras - SP, BH, Rio, Curitiba e Boa Vista - uma versão inédita de uma das personagens mais icônicas da literatura e da teledramaturgia brasileira.

O projeto conta com o patrocínio da Petrobras, que há mais de 40 anos investe na cultura como uma força transformadora, apoiando iniciativas em todo o país que promovem a diversidade, valorizam a identidade nacional e ampliam o acesso à produção artística brasileira.

Adaptação do aclamado romance de Roberto Drummond, ambientado em Belo Horizonte e imortalizado na célebre minissérie dos anos 1990, o espetáculo traz música original de Tim Rescala e direção de cena de Julliano Mendes. A regência é do maestro Rodrigo Toffolo.

Com libreto em português e dividida em dois atos, a ópera celebra a riqueza da cultura brasileira e mergulha nos dilemas éticos, sociais e religiosos de uma época marcada por contradições.

Clique Para Download

Orquestra Ouro Preto_Hilda Furacão, A Ópera (Foto @raphagarcia)

A protagonista é vivida pela mezzo-soprano Carla Rizzi, que retorna à cena com a Orquestra após sua atuação em Auto da Compadecida, a Ópera. Ao seu lado, o tenor Anibal Mancini interpreta Frei Malthus, trazendo ao palco a intensidade do conflito entre desejo e fé. Completam o elenco de solistas Marília Vargas (Loló Ventura), Marcelo Coutinho (Nelson Sarmento), Johnny França (Aramel) e Fernando Portari, que assume o papel de narrador e do próprio autor, Roberto Drummond. A montagem conta ainda com a participação de um coro com 16 vozes, que contribui para a densidade dramática e musical da obra.

Nos bastidores, Luiz Abreu assina a direção de arte; Paula Gascon, os figurinos; Tiça Camargo, o visagismo; Carol Gomes, a cenografia; e Bruno Corrêa, a engenharia de som. A época em que a história se passa ganha vida com as cores e a ousadia da Orquestra Ouro Preto, que imprime sua identidade visual e cênica à montagem. O resultado são cenas impactantes, cheias de surpresas, que ampliam o drama e a potência narrativa da ópera.

Na partitura original, Tim Rescala incorporou elementos do universo musical popular da época retratada no romance, como músicas brasileiras, boleros e sucessos radiofônicos, ao discurso operístico tradicional, criando uma obra híbrida entre a ópera e o musical.

O romance do escritor mineiro conta a história de Hilda, uma jovem bela e rebelde que rompe com as expectativas ao abandonar sua vida de prestígio e refugiar-se na zona boêmia da capital mineira. Sua jornada se entrelaça com a de Frei Malthus, um jovem religioso determinado a transformar a vida dos habitantes da região. Esse encontro desencadeia uma série de conflitos éticos e sociais, em um confronto entre desejo e dever, liberdade e moralidade. Uma narrativa que encontra na ópera a linguagem perfeita para seu desenvolvimento dramático, somando-se ao panteão de grandes heroínas do gênero, como Carmen e Aída, e consolidando o caminho para a criação de uma ópera nacional que dialoga com nossa história, cores e sons.

Clique Para Download

Orquestra Ouro Preto_Hilda Furacão, A Ópera (Foto @raphagarcia)

“Hilda tem todos os elementos para se tornar uma ópera: uma trama instigante e trágica, personagens fortes e uma grande carga emocional”, afirma o compositor Tim Rescala. Para o maestro Rodrigo Toffolo, “Hilda é uma protagonista perfeita para esse ciclo de óperas brasileiras que a Orquestra Ouro Preto vem desenvolvendo. É uma personagem feminina forte, com reflexões profundas sobre liberdade, destino e imposições sociais.”

Com esta produção, a Orquestra reafirma seu compromisso com a criação de um repertório operístico brasileiro, acessível, contemporâneo e enraizado na identidade cultural do país.

Clique Para Download

Orquestra Ouro Preto_Hilda Furacão, A Ópera (Foto @raphagarcia)

Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa. A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.

SERVIÇO - TURNÊ 2025 “HILDA FURACÃO, A ÓPERA”
Quando: Dias 22 e 23 de outubro de 2025, às 20h
Onde: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971, Centro. Curitiba/PR)
Ingressos: À venda na bilheteria do teatro e no site DiskIngressos
Patrocínio: Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)
Classificação indicativa: 12 anos