Dia dos Namorados em casa: chef ensina receita para preparar um jantar romântico

Para curtir aquele jantar especial a dois, a sugestão de receita da chef Janaina Rickmann é um delicioso arroz de polvo, acompanhado de um tradicional vinho tinto para harmonizar.

O Dia dos Namorados está se aproximando e, sem dúvida nenhuma, este ano a data será um pouco diferente. Entretanto, as regras de distanciamento social em virtude do Coronavírus não vão impedir os casais apaixonados no dia 12 de junho. Para comemorar a data, um jantar romântico em casa é uma ótima opção para curtir aquele momento especial a dois.

Para os casais que decidirem prepararem o jantar, a chef Janaina Rickmann, da Enoteca Decanter Blumenau, ensina a receita do arroz de polvo. Para harmonizar com a receita, o sommelier Sidney Lucas sugere um clássico vinho tinto. A dica do sommelier é apostar no rótulo Domingos Alves de Sousa Vale da Raposa Reserva 2016. “O vinho possui aromas intensos, com especiarias e chocolate negro. Muito elegante, o rótulo é envolvente, com taninos finos e uma ligeira nuance de café”, comenta Lucas.

Ingredientes

1 polvo médio

1 cebola cortada ao meio

1 folha de louro

¼ xícara (chá) de azeite de oliva

1 cebola cortada em pedaços bem pequenos

2 dentes de alho picado

3 xícaras de chá de arroz parboilizado lavado ou arroz comum, se preferir

½ xícara de vinho branco seco

3 tomates sem pele picados e sem semente

Sal a gosto

Pimenta-do-reino ou pimenta vermelha a gosto

¼ xícara (chá) de salsinha picada (ou coentro)

Modo de preparo

Em uma panela funda aqueça 3 litros de água, tempere essa água com duas folhas de louro, um galho de salsinha, 1/2 cebola branca, 1 dente de alho esmagado, sal e pimenta a gosto. Quando levantar fervura mergulhe o polvo inteiro na água fervente, deixe cozinhar por 50 minutos, espete com um garfo os tentáculos para verificar se a carne amoleceu. Retire da água e mergulhe em uma bacia com água gelada e pedras de gelo. Reserve. Seque o polvo com papel toalha e fatie os tentáculos com 3cm de espessura.

Em outra panela aqueça o azeite e coloque a cebola em pedaços pequenos e espere ela murchar, depois acrescente o alho e aguarde ele refogar. Inclua o polvo em pedaços e misture bem. Na sequência coloque o arroz já lavado. Junte o vinho e aguarde o mesmo evaporar. Acrescente o tomate picado, o caldo do cozimento do polvo que estava reservado, e caso seja necessário, vá colocando mais água quente para obter o cozimento correto do arroz, até que o mesmo esteja macio.

Finalize com a pimenta de sua escolha, sal e a salsinha/coentro. Agora é só misturar e servir!

#AmeFazerSuaParte apresenta ‘Samba no Palácio’ com os maiores sucessos da Mangueira

Ame Digital incentiva doações para famílias da nação verde e rosa que estão precisando de cestas básicas; live vai acontecer diretamente do Palácio do Samba, como é conhecida a quadra da escola

O primeiro sábado do mês, neste 6 de junho, será dia de ver a bateria da Estação Primeira de Mangueira na programação do #AmeFazerSuaParte. O festival, totalmente em clima verde e rosa, promovido pela Ame Digital, apresenta a live Samba no Palácio, que acontece direto da Quadra da Mangueira, a partir das 18 horas.

Durante a transmissão, pelo YouTube, será possível fazer doações pelo aplicativo Ame Digital. Basta escanear o QR Code disponibilizado na tela da TV ou do dispositivo móvel em que estiver assistindo a live, ou ainda acessar diretamente a plataforma do app. Nessa opção, é só entrar na área de “Transações”, escolher “Doações” e, na sequência, optar por “Arte e Cultura”, onde estará o logo da Mangueira. Todos os valores arrecadados serão destinados a compra de cestas básicas para famílias da Mangueira que estão em situação de fome, agravada pelos reflexos da pandemia do coronavírus.

A live Samba no Palácio será uma noite para relembrar os maiores sucessos da Mangueira sob o comando de Marquinho Art Samba e dos cantores Lequinho da Mangueira, Leandro Santos e Dowglas Diniz. Também estão confirmadas as presenças do Mestre Wesley e dos músicos do carro de som. A apresentação será de Evelyn Bastos, rainha da bateria. Os organizadores e participantes vão realizar a live Samba no Palácio com todos os cuidados e protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde, em relação ao novo coronavírus.

Live Samba no Palácio
Sábado (06/06) a partir de 18 horas direto da Quadra da Mangueira, o Palácio do Samba.
Transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/estacaoprimeirademangueira

Sobre a Ame: A Ame (www.amedigital.com) é uma fintech e plataforma de negócios mobile criada para simplificar a maneira como as pessoas e empresas se relacionam com o dinheiro. Com pouco menos de dois anos de existência, já tem presença nas mais de 1.600 unidades da Lojas Americanas em todo o país, além dos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e em diversos outros lojistas do mundo físico. Além de possibilitar o pagamento via celular com uso do QR Code, a Ame também apresenta o cashback, benefício no qual uma parte do dinheiro de todas as compras volta para a conta Ame do cliente. Com o app Ame Digital também é possível fazer pagamentos de contas e boletos bancários, compra de cartão de transporte, recarga de celular e depósito de dinheiro em espécie. Na versão Ame Plus, destinada para quem quer vender com o app, os lojistas podem realizar transferência de valores da sua conta Ame para sua conta bancária. Uma das primeiras iniciativas da IF - Inovação e Futuro, Ame conta com mais de 7 milhões de downloads e oferece serviços e soluções que facilitam o dia a dia das pessoas.

Anarco participa da Restaurant Week que tem edição inédita

Tradicional evento gastronômico lança ação solidária neste ano de pandemia

A edição 2020 da Brasil Restaurant Week está em sintonia com a realidade do mundo frente ao cenário covid-19. Primeiro, é o delivery. Se antes os clientes iriam nos restaurantes participantes aproveitar o menu e preço especiais, agora o restaurante pode também fazer entrega do menu completo. Segundo, que cada menu comprado vai gerar um prato principal para doação a pessoas em vulnerabilidade.

O Anarco Empório e Restaurante, tradicional em Curitiba e também participante ativo do evento, aderiu novamente e elaborou um menu que está fazendo sucesso na casa. São dois menus diferentes, um para casa unidade, Batel e Mercado Municipal. No Anarco do Mercado Municipal, a entrada é carpaccio de haddock com broa rústica; como prato principal as opções são spaguetti ao funghi com galeto assado ou talharim sicilia servido com filé de salmão e legumes e de sobremesa gelato de goiaba com calda de goiaba cascão. Na unidade Batel, o menu muda. De entrada tem manta de búfala (mussarela de búfala recheada com molho pesto, tomate seco e presunto parma), como prato principal o cliente escolhe talharim com molho funghi e escalope de mingnon ou talharim sicilia com filé de salmão e legumes grelhados e a sobremesa, é também a receita exclusiva das casas, gelato de goiaba e calda de goiabada cascão.

O valor é único, R$ 59,90 o menu completo. No Anarco do Mercado Municipal, na praça João Snege, o cliente pode desfrutar do menu no restaurante que está seguindo todas as normas de prevenção e higiene no atendimento, também por aplicativo e take away com pedidos pelo whats 41 3029-6154. Já no Batel, as opções são aplicativo ou take away com pedidos pelo 41 3013 5379. O horário de atendimento das casas também é diferenciado. No Mercado Municipal de terça a sábado das 10h às 15h30 e domingo das 10h às 14h; no Batel abre de terça a domingo para almoço (11h às 15h) e jantar de terça a sábado (19h30 às 22h30). Mais detalhes no site www.anarco.com.br ou nas redes sociais @anarcorestaurante. A Restaurant Week acontece até dia 07 de junho.

História
O Anarco nasceu em 1991 a partir do amor da Chef Ilsa Artusi Agottani pela gastronomia. “Iniciamos com um empório de bebidas e produtos importados, já no Mercado Municipal de Curitiba. E nos finais de semana eu preparava algumas comidinhas para harmonizar com vinhos para os clientes que chegavam à loja. E a partir daí nasceu a ideia de criar um restaurante”, conta Ilsa, que atua ao lado da filha Bruna Agottani. Mas o seu envolvimento com a gastronomia vem de berço. Descendente de integrantes da Colônia Socialista Cecilia, Ilsa cresceu ouvindo os louváveis elogios gastronômicos feitos à sua avó paterna, Crimeni Artusi. Também é descendente de Pellegrino Artusi, (1820-1911) que escreveu o livro A Ciência na Cozinha e a Arte de Comer Bem. Toda essa história pode ser vista através de fotos que decoram ambas as casas.

Origem do Nome
O nome “Anarco” foi inspirado no termo grego ἀναρχος – Anarkhos, que significa “sem governantes”.

Unidade Batel
Almoço Diariamente das 11h às 15h
Jantar de terça à sexta-feira das 19h30 às 22h30
Rua Marechal José Bernardino Bormann, 600
Informações e reservas pelo 41 3013 5379

Unidade Mercado Municipal
Segunda-feira das 11h às 14h; terça à sábado das 11h às 16h e domingo das 11h às 15h
Av. Sete de Setembro, 1865 Mercado Municipal de Curitiba – Box 339 – Praça João Snege
Informações e reservas pelo 41 3264 1764

Crédito de fotos: Rodrigo Pierrot

Méqui lança McCasa Feliz com conteúdos divertidos para as famílias

Plataforma foi pensada para facilitar a rotina durante o período de isolamento social

Por conta do novo coronavírus e as recomendações de isolamento social, o McDonald’s lançou, nas principais redes sociais, uma série de conteúdos exclusivos de entretenimento e muita diversão para as famílias brasileiras. A cada semana, a marca disponibilizará atividades para serem realizadas em casa como brincadeiras, desenhos, desafios de reciclagem e vídeos com contação de histórias.

“Entendemos que estamos enfrentando uma fase desafiadora, em que muitas pessoas têm de se dividir entre o trabalho e o cuidado com os filhos, então desenvolvemos o McCasa Feliz para facilitar o dia a dia, apresentando novas formas de entreter e gerar bons momentos em família”, explica João Branco, Chief Marketing Officer do McDonald’s Brasil.

Os primeiros conteúdos interativos do McCasa Feliz estão disponíveis nas redes sociais do McDonald’s e todas as atividades foram especialmente desenvolvidas para serem aproveitadas em família. Para ficar sempre por dentro das novidades, acesse: https://www.mcdonalds.com.br.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui quase 2.300 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/12/2019). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com.

Ajude um Buteco: Cervejaria Bohemia cria plataforma para ajudar botecos de todo o Brasil a saírem da crise

Projeto tem a expectativa de arrecadar R$ 50 milhões para ajudar mais de 15 mil bares do país a reabrirem suas portas após o período de isolamento social

Desde que a recomendação do isolamento social passou a ser uma medida de combate ao COVID-19, a rotina dos brasileiros mudou e milhares de estabelecimentos comerciais de todo o Brasil tiveram que se reinventar ou encerrar suas atividades momentaneamente, inclusive os bares e botecos. Para ajudar seus parceiros em um momento desafiador como esse, Bohemia criou a plataforma Ajude um Buteco, com o propósito de ajudá-los a reabrirem suas portas assim que a quarentena social acabar.

O movimento fica no ar até o dia 10 de maio e pretende arrecadar até R$ 50 milhões que beneficiarão 15 mil botecos brasileiros. Na plataforma colaborativa www.ajudeumbuteco.com.br, Bohemia entra junto com o consumidor na ajuda aos botecos de todo o Brasil oferecendo vouchers de consumo e também um espaço para doação.

O consumidor que optar pelo voucher, poderá efetuar a compra entre as opções de R$ 25, R$ 50 ou R$100 em um dos bares participantes que poderá ser utilizado logo após o isolamento social. A cada compra, Bohemia custeará 20% do valor dos vouchers. Desta forma vouchers de consumo de R$25 custarão R$20, vouchers de consumo de R$50 custarão R$40 e vouchers de consumo de R$100 custarão R$80.

Já quem preferir fazer sua contribuição em dinheiro, poderá fazer doações a partir de R$10 e, ao final do projeto, todo o valor arrecadado será dividido em partes iguais entre todos os bares e botecos participantes.

“O momento é desafiador para todos e por isso queremos estar ao lado dos nossos parceiros de longa data, que estão sofrendo um forte impacto neste momento. Sabemos que tudo isso vai passar e a ideia é ajudarmos agora para que, quando for a hora de voltar, todos estejam com muita energia”, afirma Isabela Delai, Gerente de Marketing de Bohemia.

Os botecos interessados em participar do projeto podem realizar suas inscrições diretamente na plataforma. Basta acessar o site, clicar em “solicitar a participação do meu bar” e realizar o cadastro. O pedido será submetido à análise de acordo com o regulamento e respondido em até 5 dias úteis.

A ação conta ainda com o apoio do Cielo. “A empresa se junta à iniciativa para ajudar milhares de bares, segmento importante da nossa economia e que gera tantos empregos. É mais uma ação da companhia, dentro do Cielo Movimenta, para fortalecer os pequenos negócios. Vamos praticar taxa zero para fazer essas transações de compras de vouchers e doações como forma de doação ao projeto”, afirma Paulo Caffarelli, presidente da Cielo

Outro parceiro do projeto é a Donus, um aplicativo de serviços financeiros focado em donos de pequenos e médios negócios do Brasil, que será responsável por viabilizar todas as doações para os botecos participantes.

FEIRA ESTOPIM ADIADA Eventos de abril que fazem parte da programação da edição 2020 serão remarcados.

Com o intuito de colaborar com as tentativas de contenção do COVID-19 e seguindo as determinações oficiais do Ministério da Saúde e dos governos municipal e estadual a programação de abril da Feira Estopim foi adiada, isso inclui a feira que aconteceria nos dias 4 e 5 de abril, na Alfaiataria, em Curitiba / www.alfaiataria.art . A intenção é transferir a feira, o evento principal, para os dias 04 e 05 de julho, mas vai depender obviamente da evolução do vírus no país.

Foram adiadas também:

Exposição O INESPERADO SÓ TEM NOME DEPOIS QUE APARECE, com abertura prevista para dia 18/03.

Exibição do documentário IMPRESSÃO MINHA (roteiro e direção Daniel Salaroli, Gabriela Leite João Rabello) com roda de conversa sobre as feiras locais, agendada para dia 19/03.

Conversa ARTE IMPRESSA E PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES ENTRE TÁTICAS E ESTRATÉGIAS com Nathanael Araújo, marcada para dia 02/04.

Oficinas:

PULCE – PUBLIQUE LIVROS, CRIE EDITORAS com João Varella e Oficina INTERROGAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA/ETNIA NO MUNDO DAS ARTES IMPRESSAS com o antropólogo e editor Nathanael Araújo, que seriam dias 02 e 03/04.

A PINTURA É UMA COLAGEM com a artista multimídia Cintia Ribas, voltada para crianças acima de 8 anos, agendada para dia 04/04.

ANIMAÇÃO – FLIPBOOK com a artista visual e arte educadora Simara Ramos, destinada para crianças de 8 a 15 anos, agendada para dia 05/04.

MEU CADERNO QUADRADO com o encadernador, impressor e produtor gráfico Daniel Barbosa, fundador do ateliê/ editora Caderno Listrado, marcada para 23 e 24/04.

“Trata-se de uma decisão necessária e urgente no contexto que atravessamos, é preciso cuidarmos da saúde coletiva”, explica Luana Navarro, uma das coordenadoras da Estopim.

A Feira Estopim, antiga Feira da Baronesa, foi criada em 2014 pelos artistas Guilherme Jaccon e Luana Navarro. O foco segue sendo a comercialização de trabalhos impressos e publicações de artistas, coletivos e editoras independentes, com o intuito de viabilizar ao público a criação de um “acervo possível” com obras de arte de qualidade com valor acessível.

Projeto realizado com o apoio da Copel por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Para saber mais:

www.feiraestopim.com.br

https://www.facebook.com/feiraestopim/

“Personalidades por Raquel Lima”

Curitiba, março de 2019 – A Sierra Curitiba e a artista visual Raquel Lima têm a honra de convidá-los para o lançamento da exposição da série de obras “Personalidades por Raquel Lima”, no dia 26.03.2020, às 19h, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1941 - Batel, Curitiba.
Nesta edição de 2020, a exposição ganha vida e homenageia celebridades paranaenses, por meio das obras abstratas da artista, inseridas em 11 ambientes harmonicamente criados por gabaritados designers, arquitetos de interiores e decoradores da cidade. Todos os ambientes contam com o mobiliário da Sierra Curitiba.
O evento espera reunir uma lista selecionada de clientes, personalidades de Curitiba, imprensa e admiradores de arte e design.

A exposição ficará aberta até julho de 2020.

Serviço:
Lançamento da exposição: Personalidades por Raquel Lima
Data: 26/03/2020
Horário: 19h00
Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1941
downloadAttachment&Message%5Buid%5D=163723&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253Cf01272cc591f4f12802ebd37f700b427%2540mail.gmail.com%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3Cf01272cc591f4f12802ebd37f700b427%40mail.gmail.com%3E-1.1.2

#raquellimanasierra #sierracuritiba
*Confirmar presença com Suzane, pelo e-mail redacao9@lidemultimidia.com.br ou whatsapp (41) 99987-1576.
*Na oportunidade, será feita arrecadação de itens de higiene pessoal, fraldas geriátricas e roupas femininas para o Lar Iracy.

Sobre a Sierra: Marca brasileira que respeita o design e a matéria-prima. Fundada em 1990, no município de Gramado, a Sierra Móveis é referência mundial em qualidade e conforto no mercado de móveis e artigos de luxo, com mais de 5 mil peças de mobiliário e decoração. Com mais de 80 lojas exclusivas no país, a Sierra contempla todos os segmentos de mercado com suas diferentes marcas. A empresa exporta suas coleções para o continente americano, com lojas exclusivas em 8 países, e atende os principais hotéis, restaurantes e clientes corporativos internacionais com projetos especiais. Em um parque fabril com mais de 80 mil m², as peças são produzidas a partir de madeira 100% maciça extraída de reflorestamento sustentável, trabalhadas com as mais avançadas tecnologias, aliadas a acabamentos artesanais e manuais, garantindo a excelência e exclusividade no design que constrói a história de sucesso da Sierra.
Sobre Raquel Lima: A fotógrafa e artista visual Raquel Lima sempre foi apaixonada pelas artes. Quando criança desenhava em grafite e seus primeiros trabalhos foram desenhos de rostos, mapas e vestidos de noivas. Tem como seus grandes incentivadores e padrinhos os artistas plásticos Luiz de Souza e Marilene Ropelato, que deram dicas preciosas de como conduzir e explorar da melhor forma seu dom. Esposa do renomado fotógrafo Gerson Lima, aprendeu com ele várias técnicas da arte gráfica e tratamento de ponta de imagens e com vasto domínio do photoshop acabou aplicando sua criatividade em telas dentro dos mais variados temas, sendo: Fractais, Optical Art, Painel Elementos, Abstratos, Figuras Geométricas, Medieval, Dobraduras e recentemente o Cosmos. Seus trabalhos são finalizados através impressão mineral em canvas ou papel acquarelle. A alta durabilidade de suas obras se deve a não conter elementos químicos em sua composição, também não sofrem alterações de cores por incidência de luz.

Luis Miranda e Mateus Solano voltam ao Festival de Curitiba com nova montagem de O Mistério de Irma Vap

Espetáculo é considerado um dos maiores sucessos do teatro mundial 
e terá duas apresentações no Guairão

Um dos maiores sucessos do teatro mundial, “O Mistério de Irmã Vap” ganhou nova versão com um time de peso e faz parte do Festival de Curitiba 2020. Sucesso nas décadas de 80 e 90, a comédia voltou aos palcos brasileiros sob direção de Jorge Farjalla, com Luis Miranda, Mateus Solano, Biagio Pecorelli, Fagundes Emanuel, Gus Casabona e Thomas Marcondes no elenco. “O Mistério de Irmã Vap” terá duas apresentações no Guairão, dia 4 de abril, às 21h, e 5 de abril, às 19h.

É uma peça teatral em dois atos, escrita pelo americano Charles Ludlam. Diferente da versão original, que acontece em uma mansão mal-assombrada, a criação de Farjalla é situada no trem fantasma de um parque de diversões macabro. “Usamos como referência os filmes de terror, como “Pague para Entrar, Reze para Sair”, de Tobe Hooper; “Rebecca”, de Alfred Hitchcock e a estética dos anos 80. Mergulhamos também no universo do videoclipe de “Thriller”, de Michael Jackson, que foi dirigido pelo cineasta John Landis, uma referência do que é um filme de horror. Além disso, a obra também tem várias citações de Shakespeare, principalmente de Hamlet. Desfragmentamos todas as camadas do texto para ver o que estava por trás dele e ressignificar a obra”, conta o diretor e encenador.

A primeira e icônica montagem brasileira do texto, com direção da saudosa atriz Marília Pêra e atuação de Ney Latorraca e Marco Nanini, estreou em 1986 e ficou em cartaz durante 11 anos consecutivos, o que garantiu ao texto o registro no livro Guiness World Records. A peça ficou marcada na história do teatro por uma espécie de gincana de troca de figurinos por Nanini e Latorraca.

O espetáculo atual tem a proposta de expor aos olhos do público essa troca de roupas e enfatizar ainda mais o texto e o trabalho do ator. “Nós teatralizamos a troca de roupas. Eu quero mostrar para o espectador o teatro como uma grande ilusão e o ator como um grande mago, que pode criar tudo na frente do público e fazê-lo acreditar naquela situação. Quero que a plateia sinta o trabalho do ator e como eles vão dividir esses personagens em um jogo de espelhos. O próprio texto de Ludlam sugere o jogo teatral e tentamos enfatizar ao máximo a questão dos atores como um duplo”, comenta o diretor. A encenação ousada, segue ele, só é possível graças ao talento de Luis Miranda e Mateus Solano. “Os dois são de uma genialidade, uma elegância artística! Eles têm juntos uma energia maravilhosa. Estou muito grato por tê-los comigo e por partilhar algo tão sagrado para mim, que é o fazer teatral”, finaliza.

Acompanhe todas as novidades e informações da Mostra 2020 do Festival de Curitiba pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis, no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @fest_curitiba

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores

O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é patrocinado pelo Ebanx, Vivo, Uninter, Renault do Brasil, Electrolux, Banco RCI Brasil, Junto Seguros, Copel - Pura Energia, Sanepar, Governo do Estado e GRASP. O Programa Guritiba é apresentado por New Holland, com patrocínio de Novozymes e Fibracem. O MishMash é apresentado pela Unimed Curitiba e Thales Group, com o apoio da Ritmo Logística. Quem apresenta o Risorama é a Potencial Petróleo, com o patrocínio de Previsul Seguradora, tendo como a cerveja oficial a Cacildis e o apoio de FH Consultoria e Grupo Barigui. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

FICHA TÉCNICA:
Texto: Charles Ludlam.
Idealização: Andrea Francez. 
Direção, Encenação e Dramaturgia: Jorge Farjalla.
Elenco: Luis Miranda, Mateus Solano, Biagio Pecorelli, Fagundes Emanuel, Gus Casabona, Thomas Marcondes.
Traducão: Simone Zucato.
Assistente de Direção: Raphaela Tafuri.
Direção de Produção: Priscila Prade e Marco Griesi.
Coordenação de Produção: Daniella Griesi.
Produção Executiva: Maristela Marino.
Assistente de Produção: Carolina Teixeira.
Direção Musical: Gilson Fukushima.
Cenografia: Marco Lima.
Iluminação: Cesar Pivetti.
Figurinos: Karen Brustolin.
Fotografia: Priscila Prade.
Mídia Digital: Gigi Prade.
Comunicação Visual: Kelson Spalato e Murilo Lima.
Assessoria de Imprensa: Diogo Locci.
Produção de Elenco: Marcela Altberg.
Realização: Bricabraque Produções e Palco7.

Serviço:
O que:  O Mistério de Irma Vap no 29.º Festival de Curitiba
Quando: dia 4 de abril, às 19h, e 5 de abril, às 21h.
Onde: Teatro Guaíra | Guairão (Praça Santos Andrade, S/N – Centro)
Valores:  R$ 80,00 (inteira)
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2020”, e nas bilheterias físicas do ParkShoppingBarigui (Piso térreo próximo à praça de eventos), de segunda a sexta-feira, das 11h às 23h; sábado das 10h às 22h e domingos das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (piso L3), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Classificação: 12 anos.
Duração: 100’

Hashtags oficiais – #festivaldecuritiba #festcuritiba #ofestivalparatodos #omeufestival

Sugestão de Tags – festival, curitiba, festival de curitiba, mostra, teatro, artes cênicas, mistério, irma vap, luis miranda, mateus solano, guaíra, jorge farjalla, artes, cultura, show, atrações

Day Mesquita e Natallia Rodrigues curtem desfiles do grupo especial do Rio no bar da vodka Kreskova

Atrizes que foram eleitas embaixadoras da vodka romena neste carnaval, acompanharam animadas o segundo dia de desfiles

O segundo dia de desfiles do grupo especial contou com a presença das atrizes Day Mesquita e Natália Rodrigues que acompanharam os desfiles do bar exclusivo da vodka romena Kreskova. As belas foram eleitas as anfitriãs da marca que durante o carnaval celebrou sua chegada ao Brasil recebendo convidados vip em plena Marquês de Sapucaí.

“Como uma fã de coquetéis e do carnaval, você não imagina minha alegria de poder estar aqui num espaço tão incrível como o bar da vodka Kreskova e, além disso, ainda ser nomeada embaixadora da marca. Desejo uma vida longa à Kreskova no Brasil”, comemora Day Mesquita, que atualmente está no ar na novela “Amor Sem Igual”, da Record TV.

Natallia Rodrigues também adora carnaval, durante a semana foi fotografada em blocos de rua ao lado de outras famosas. “Estar na Marquês de Sapucaí é uma experiência única, é impossível descrever o tamanho da emoção e da energia que sentimos aqui. Aproveito para agradecer o convite da Kreskova para estar aqui e para ser uma das embaixadoras, foi uma grande honra”, conta a atriz.

Vitor Nunes, CEO da agência Fibra e responsável pela ação conta sobre a opção de celebrar essa chegada em plena Sapucaí. “Toda nossa equipe está extremamente feliz em contar com um produto com a qualidade da Kreskova em seu portfólio de clientes. Poder comemorar essa chegada no maior espetáculo da Terra faz total sendido para a entrada triunfal da marca no Brasil”.

Kreskova no Brasil

Sob a hashtag oficial #KreskovaNoCarnaval, o espaço tem o objetivo de celebrar a entrada da Kreskova no país e oferecer uma experiência com o posicionamento da marca que tem como slogan “design to save the party”. “Uma garrafa de Kreskova na mesa é sinônimo de que a festa vai começar”, explica Gianluca Pires, country manager do Alexandrion Group no Brasil.

Vodka importada premium

Kreskova é uma marca premium da Romênia, uma categoria importante em um país no qual o paladar para a coquetelaria se torna cada vez mais exigente. E, além disso, outro detalhe em sinergia com o povo brasileiro é sua abordagem alegre, sinônimo de que uma festa está para começar.

Com teor alcoólico de 40% e uma experiência de sabor considerada perfeita, tem um paladar elegante alcançado por meio de destilação e filtragem por cinco vezes. É composta por uma água puríssima e álcool de cereais. Um produto a quem privilegia a qualidade, mesmo nos momentos de descontração.

A marca faz parte do catálogo do Alexandrion Group, uma empresa com mais de 200 anos de experiência na produção de bebidas alcoólicas criadas com rigorosos princípios de qualidade, excelência e tradição.

A vodka Kreskova pode ser encontrada em todas as lojas do Pão de Açúcar e EXTRA.

#KreskovaNoCarvanal

Instagram: @kreskovabrasil

Alexandre Herchcovitch assina novos uniformes da GOL

São Paulo, 15 de janeiro de 2020 – A partir do dia 15 de janeiro, aniversário da maior Companhia aérea do Brasil, uniformes assinados por Alexandre Herchcovitch vão vestir 12 mil Colaboradores da GOL Linhas Aéreas. O estilista de reputação internacional recebeu a missão de produzir novos uniformes, um processo colaborativo de criação que envolveu a participação direta de 150 funcionários e levou dois anos, de novembro de 2017 a novembro de 2019.

Alexandre ouviu cerca de 150 funcionários, entre tripulantes, times de aeroportos e funcionários que atuam em manutenção, cargas e lojas. Ele visitou, ainda, oito bases nacionais e estrangeiras para conhecer in loco suas peculiaridades, inclusive na pista de pousos e decolagens - das características de Campo Grande (MS), que tem verões e invernos acentuados, a Quito, no Equador, com seu clima de altitude.

A diversidade está no topo da lista de prioridades da Companhia. Dos 15 mil Colaboradores, 12 mil vão vestir os atuais uniformes, que se propõem a cobrir com conforto e funcionalidade todos os tipos de corpos, de pessoas de diferentes gêneros e idades. Ao todo, foram concebidos 70 artigos, entre roupas, calçados e acessórios, como cintos e echarpes, totalizando mais de 334 mil peças, produzidas por 70 costureiros em São Paulo, Curitiba e João Pessoa. Em média, cada funcionário recebeu 17 itens para o dia a dia no trabalho.

Em relação à cartela cromática das vestimentas, para os que trabalham nas áreas externas, a força do laranja, cor-emblema da GOL, como forma de facilitar a identificação da empresa pelo Cliente; dentro das aeronaves, o predomínio e a discrição do preto, do cinza e do branco, com toques alaranjados, pois o passageiro já fez a sua escolha. Camisas-bodies, que se mantêm dentro das saias, modernas jaquetas bomber, dégradés do laranja ao cinza em pulôveres e a mescla de algodão com elastano nos tecidos revelam criatividade, estilo e praticidade.

A GOL LINHAS AÉREAS

A GOL Linhas Aéreas é a maior Companhia aérea do Brasil, com mais de 33 milhões de Clientes transportados por ano, e líder no segmento corporativo e de lazer. Em quase 19 anos de história, democratizou o transporte aéreo no país e se tornou a maior empresa de baixo custo do setor, com a melhor tarifa da América Latina. Atualmente, opera 750 voos diários para 76 destinos operados diretamente pela GOL (Brasil, América do Sul, Caribe e Estados Unidos), com uma frota padronizada de 125 aeronaves Boeing 737. A Companhia mantém alianças estratégicas com a Air France e KLM, além de disponibilizar aos Clientes 14 acordos de codeshare e 77 de interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de ser a Primeira para Todos, a GOL tem investido continuamente em produtos, serviços e atendimento para oferecer a melhor experiência de viagem aos seus passageiros. A #NovaGOL reforça esse conceito, liderando em conforto com a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; conectividade e entretenimento, oferecendo a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo grátis; Salas VIP para viagens domésticas e internacionais; o melhor programa de fidelidade do mercado – SMILES – e um atendimento ao Cliente reconhecido e premiado por diversas organizações como ANAC, Reclame Aqui e Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. No segmento de transporte e logística de cargas, a GOLLOG possibilita a captação, distribuição e entrega de encomendas para diversas regiões do país e exterior. Internamente, a GOL tem uma equipe de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na segurança, valor número um da Companhia.

Gil Peñalosa é um dos destaques do Smart City Expo Curitiba 2020

Terceira edição do evento no Brasil reunirá grandes nomes da inovação ao redor do planeta para discutir a materialização das cidades inteligentes no Brasil e no mundo

Gil Peñalosa é um dos destaques da edição. Foto: Dilvulgação

Um dos urbanistas mais importantes do mundo, Gil Peñalosa estará em Curitiba entre os principais palestrantes do Smart City Expo Curitiba 2020 (SCECWB 2020), terceira edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorrerá na capital paranaense nos dias 26 e 27 de março. Peñalosa, fundador e presidente da organização sem fins lucrativos canadense 8 80 Cities, já acompanhou gestores de mais de 350 cidades ao redor do mundo para a transformação de comunidades urbanas em espaços mais acessíveis, saudáveis e que ofereçam bem-estar para todas as pessoas, independentemente da idade, do gênero, do status socioeconômico ou étnico. Em 2017, Peñalosa foi listado pelo Planetizen como um dos 100 urbanistas mais influentes de todos os tempos.

Alguns dos outros importantes nomes nacionais e internacionais da inovação que palestrarão no congresso são Marcelo Facchina, Executivo Principal em Cidades Inteligentes e Municípios Digitais no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF); Piero Pelizzaro, especialista em políticas de mudança climática e planejamento de resiliência urbana — termo relacionado à capacidade das cidades se adaptarem e se transformarem de maneira sustentável frente a ameaças naturais ou criadas pelo homem — e diretor de resiliência da Cidade de Milão; Darío Hidalgo, consultor sênior do Centro WRI Ross de Cidades Sustentáveis; Carlos Gadsden, presidente da Fundação Internacional do Desenvolvimento de Governos Confiáveis (FIDEGOC), e Cecilia Velázquez, presidente e fundadora das Brigadas Moviles de Cultura, organização para o desenvolvimento comunitário em Puebla, no México.

Smart City Expo 2020

O Smart City Expo Curitiba 2020 é chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público espanhol formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. No Brasil, o evento é organizado pelo iCities, empresa curitibana especializada em soluções inteligentes, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba.

O slogan da feira, que será sediada no Expo Barigui, em Curitiba, é “Smart Cities in Action”. “Queremos transformar o cidadão em protagonista para materializar as ações de smart cities”, afirma Beto Marcelino, sócio-diretor do iCities, empresa especializada em soluções para cidades inteligentes que organiza o evento no Brasil.

O evento deve receber mais de 10 mil pessoas e as inscrições e compras do passaporte para a área de congresso já podem ser feitas pelo site: https://www.smartcityexpocuritiba.com. O acesso à área de exposição, em que dezenas de empresas apresentam soluções e produtos inteligentes, é gratuito mediante entrega de 1 kg de alimento, agasalhos e itens de higiene.

Temáticas

O congresso do Smart City Expo Curitiba 2020 terá cinco temáticas que dialogam com a proposta “Smart Cities in Action”. A primeira delas, “Sociedade Inteligente e Cultura”, irá tratar sobre engajamento cívico; cidades criativas; quadrihelix; desenvolvimento social e cidades inclusivas; participação cidadã nas decisões públicas; futuro do trabalho, culturas urbanas; terceiro setor e organizações sociais; empoderamento e participação cidadã; e transformação digital.

Já a temática “Viabilizando Tecnologias para Conectividade” se dedica a temas como segurança de dados; blockchain; inteligência artificial; Internet das Coisas; Big Data; governança baseada em dados abertos; tecnologias disruptivas em escala urbana; agricultura urbana; robótica; veículos autônomos; Cloud Computing e fintechs.

A missão da temática “Modelos de Negócios Inovadores” é debater ecossistemas de startups; cidades criativas; living labs; regulamentação; ambiente de negócios como motores econômicos; infraestrutura e conectividade 5G; novos modelos de fomento; economia circular; distritos de inovação; atração de talentos; cidades conectadas e turismo; e indústria 4.0.

A quarta temática, “Renovação do Espaço Urbano”, discutirá mobilidade urbana; cidades criativas; ocupação dos espaços públicos pela sociedade; urbanismo sustentável; planejamento urbano; segurança urbana; construções sustentáveis e edifícios inteligentes; placemaking; revitalizações de centros urbanos; cidades resilientes; moradias acessíveis; transporte multimodal; inovação social; sociedade inteligente e cultura; e governança e revisão de políticas públicas.

Por último, parte da programação será pautada pelo tema “Governança e Revisão de Políticas Públicas”, que tratará de plano diretor; desburocratização; rehierarquização viária; governança e GovTech; gestão pública ágil; políticas públicas; processos de inovação no setor público; parcerias público privadas; mudanças climáticas; governo aberto; articulação multissetorial; e políticas de investimentos.

SERVIÇO

Smart City Expo Curitiba 2020

Local: Expo Barigui, Alameda Ecologica Burle Marx, 2518 - Santo Inácio – Curitiba/Paraná

Datas: 26 e 27 de março de 2020

Ingressos: Os ingressos para o congresso do Smart City Expo Curitiba 2020 estão disponíveis por R$ 675 (Day Pass/inteira), R$ 900 (Full Pass/inteira), R$ 337 (Day Pass/meia entrada) e R$ 450 (Full Pass/meia entrada). A meia entrada é válida para estudantes, professores, deficientes e idosos. O acesso à feira expositiva é gratuito, mediante entrega de 1 kg de alimento, agasalhos e itens de higiene. Os ingressos podem ser adquiridos em www.smartcityexpocuritiba.com.

Sobre o iCities

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de que as cidades devem ter papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba. O iCities também trabalha com consultoria para projetos de smart city para municípios de todo o país.

Encontros de brechós estão em alta em Curitiba

Encontros de brechós estão em alta em Curitiba

Modelo de compras segue novo conceito de produtos de segunda mão

Economia, consumo sustentável e peças exclusivas, são alguns dos motivos que fizeram a procura por vendas de segunda mão aumentar. Em Curitiba, a busca por brechós tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

De acordo com o Relatório de Revenda Anual de 2019 da thredUP, maior loja de revenda no mercado internacional, as perspectivas das vendas de segunda mão são positivas. Já um levantamento realizado pela GlobalData, empresa de análise de varejo, apontou que em 2018 a venda de peças usadas movimentou US$24 bilhões no mundo, e até 2023 esse número pode chegar a US$51 bilhões.

Tendência também em Curitiba, os encontros de brechós tem movimentado o cenário e vem rendendo boas compras para clientes e ótimas vendas para proprietários das lojinhas. Um desses encontros que vem dando o que falar é o Brechózeiros, que reúne peças a partir de R$2,00.

O evento é uma oportunidade única de garimpar peças novas e semi novas, de diversos estilos. “Esse é um encontro democrático, pois reúne peças com valores ótimos e até mesmo exclusivas. É para todos os gostos e bolsos”, afirma a organizadora Stacy Barbosa.

Serão quase 40 expositores com peças femininas e masculinas, além de roupas infantis e brinquedos. Tatuadores também vão estar no evento fazendo flash tattoo a partir de R$70.

A primeira edição do evento realizado pelo Tudo Curitiba aconteceu em novembro de 2019 e recebeu mais de 1500 pessoas. De acordo com a organização, a expectativa para a segunda edição é superar esse número. “Estamos animados e preparamos um evento organizado e com produtos de excelente qualidade”, diz.

O Brechózeiros será das 10h às 20h, no Food Park Lot, um espaço gastronômico que conta com containers de hambúrguer, espetinho, cachorro quente, drinks, chopp, e muito mais. A estrutura é coberta, pet friendly e a entrada no evento é gratuita.

Para mais detalhes, confira o evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/905472919848862/

SERVIÇO

2º Brechózeiros

Data: 18/01

Local: Food Parking Lot – Av. dos Estados, 1006 – Água Verde

Horário: das 10h às 20h

Entrada: gratuita

Estacionamento: gratuito

Pet Friendly

La Boca encerra suas atividades e deixa um vazio no bairro Mercês

La Boca encerra suas atividades e deixa um vazio no bairro Mercês

O bar fica aberto até sábado, quando faz uma festa de despedida. É a última oportunidade do experimentar os pratos fantásticos do chef Guti Ribas

Foram sete anos de experimentações gastronômicas fantásticas. Na esquina da rua Visconde do Rio Branco com a avenida Padre Agostinho, o La Boca Gastrobar instalou em 2012 uma espécie de oásis de comida boa e barata, em meio a um crescente universo curitibano de restaurantes com pratos vulgares, caros e metidos a besta.

Nesse período, o chef Guti Ribas (não temos a pretensão de carimbá-lo como melhor da cidade, mas temos toda a convicção em afirmar que é o mais gente boa) serviu iguarias da culinária oriental ao lado de pratos clássicos da gastronomia francesa e das típicas comidas de boteco. O “elemento-surpresa” sempre foi uma marca registrada: a cada semana, o cardápio rabiscado a giz na parede trazia opções surpreendentes como Bochecha de Linguado, Shumai de Tilápia, Lombo de Lula, Udon e outras, inspiradas na culinária de diversos cantos do mundo.

Muitos clientes torciam o nariz para tanta novidade e preferiam o feijão-com-arroz de boteco: o bolinho de carne a cavalo, o pastel de camarão e o famoso dogão bruto estavam entre os preferidos. Mas alguns dos pratos especiais da casa também caíram no gosto do povo e da crítica: o Fígado Galináceo e o Polvo Espanhol chegaram a ser finalistas do Prêmio Bom Gourmet, da Gazeta do Povo.

Uma falta tremenda fará a tradicional Wokada, evento que Ribas criou e no qual preparava, a cada mudança de estação, pratos orientais na panela wok em plena calçada e a preços módicos. Ali, muito curitibano experimentou pela primeira vez – e comeu de joelhos – maravilhas como Curry Thai, Mee Goreng, Yaki Udon e Arroz Chinês.

Mas, mais que boa comida, o La Boca sobretudo foi um ponto de grandes amizades e celebrações.

Esta semana o bar mais querido abre as portas pela última vez. E para fechar o ciclo, de quarta até sábado quem quiser provar pela última vez – ou experimentar pela primeira – algumas dessas iguarias, o La Boca terá no cardápio Fígado Galináceo, Mie Goreng, Pão com bolinho , Dogão bruto, Ceviche, Shumai, Chili com carne, Lula espanhola, bolinho de arroz, curries e muito mais.

E, no último dia de funcionamento, 21 de dezembro, a partir das 14h, uma festa do barulho com participação do DJ Jason (ex-Moustache e 1250), cervejas, drinks e um grand finale.

O La Boca fica na Visconde do Rio Branco, 367

Empresários curitibanos lançam marca de eletroportáteis inovadores para cabelo

Empresários curitibanos lançam marca de eletroportáteis inovadores para cabelo

Os empresários Ilana e Joel Kriger lançaram no domingo (8), no Pátio Batel, o primeiro ponto de venda físico da Segredo Dela, marca premium de produtos eletroportáteis e cosméticos para os cabelos. “Nos últimos anos, surgiram vários produtos diferenciados, com alta tecnologia e inovação e que saíram do básico. Ao acompanhar o mercado visitando varejos, quiosques, feiras, fabricantes e shoppings ao redor do mundo, concluímos que existe uma tendência mundial para estes acessórios e enxergamos uma oportunidade no mercado brasileiro”, conta Ilana, sócia-proprietária da Segredo Dela.

A nova marca também atende a um novo perfil de consumidor: o que deseja experimentar os resultados na hora. “Muito mais que vender produtos, queremos proporcionar experiência. Nos pontos de venda físicos, o consumidor poderá manusear e conhecer melhor a funcionalidade de cada eletroportátil e dos cosméticos”, observa Ilana. Isto porque, segundo a empresária, é este o perfil dos novos consumidores.

Experimentação – A Segredo Dela terá pontos de venda físicos no Pátio Batel e no shopping Mueller, e também venda online, ambos os canais focados na experimentação e na troca de segredos sobre cabelos. “Nosso público são as mulheres modernas ativas de todas as idades, que querem se sentir bem e estarem bonitas a toda hora e em todo lugar. Temos produtos e segredos que poderão ajudá-las desde uma escova até uma produção mais elaborada para uma festa”, finaliza.

A linha completa de produtos já está disponível para compras no e-commerce https://www.segredodela.com.br/

Serviço:
Abertura do quiosque Segredo Dela no Shopping Mueller
Data: 12/12/2019
Horário: 19h30
Local: Piso L2, ao lado da Camicado

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 104ª COLÔNIA DE FÉRIAS DO SANTA MÔNICA

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 104ª COLÔNIA DE FÉRIAS DO SANTA MÔNICA

Com o tema “Batalhão de Aventuras”, período promete ser de muita diversão e alegria no Clube

Com o fim de ano letivo e o merecido recesso escolar para as crianças, agora é momento de relaxar e aproveitar. Pensando nisso o Santa Mônica Clube abriu as inscrições para a 104ª Colônia de Férias, que será realizada entre os dias 21 e 31 de janeiro de 2020, de terça à sexta, no período da tarde. A colônia terá como tema “Batalhão de Aventuras” e estará recheada de muitas brincadeiras e diversões para que os pequenos possam aproveitar as tão aguardadas férias na melhor época do ano, o verão.

Todas as práticas recreativas tem uma pegada lúdica e são realizadas por professores e monitores especializados, segmentados por faixa-etária. Será um verdadeiro batalhão de atividades, desafios e aventuras para todos, gerando aos pais conforto e comodidade por saberem que seu filho está aproveitando e se divertindo com os amigos em um ambiente acolhedor e seguro.

As inscrições voltadas para as crianças de 5 a 12 anos, associadas e convidadas, estão disponíveis na Secretaria do Clube de terça à sexta-feira, das 10h às 20h50, e sábado 8h30 às 17h50.

SERVIÇO: 104ª COLÔNIA DE FÉRIAS DO SANTA MÔNICA

Data: 21 a 31 de janeiro de 2020

Horário: 13h30h às 18h

Endereço: Rodovia Régis Bittencourt, Km 6, 5000 - Mauá, PR

Valores até 21 de dezembro:

4 dias 8 dias
Associado R$ 126 Associado R$ 200

Convidado R$ 210 Convidado R$ 294

Valores após 24 de dezembro:
4 dias 8 dias
Associado R$ 210 Associado R$ 263

Convidado R$ 263 Convidado R$ 368

Mais informações: 3675-4202 ou santamonica.rec.br

Propulsão Local cria rede de impacto e integra 50 negócios em evento neste fim de semana

Propulsão Local cria rede de impacto e integra 50 negócios em evento neste fim de semana
Representantes de cinquenta negócios criativos e sustentáveis de Curitiba e Região Metropolitana, junto com profissionais de comunicação, tecnologia e design, se encontram nessa sexta-feira, 08, n’O Locavorista, às 18h. O evento será uma oportunidade de conexão entre os participantes e faz parte da maratona de 14 dias oferecida pelo Propulsão Local, projeto gratuito para o fortalecimento de empreendimentos locais, criativos e sustentáveis.

Desde o dia 28 de outubro as iniciativas estão passando por um intenso programa de reestruturação e desenvolvimento de soluções, focado em comunicação e tecnologia. Nesse processo atuam 150 profissionais, entre designers, redatores, fotógrafos, vídeo-makers e programadores. Juntos, empreendedores e especialistas, desenvolveram um pacote precioso que têm, entre os produtos, reposicionamento de marca, website, ensaio fotográfico, loja virtual, clipe audiovisual e podcast.

Após doze dias de criação conjunta, inicia o período de encontro e apresentação dos resultados. “O foco, a partir da sexta à noite, nessa atividade de conexão n’O Locavorista, e na programação de sábado e domingo, é em atividades formativas e de fortalecimento desta rede. Realmente a gente está entendendo o Propulsão como uma entrega, mas também como um processo de conexão e fortalecimento desses negócios locais”, explica Rachel Callai Bragatto, jornalista e uma das idealizadoras do projeto.

Dias de conexão

No final de semana, o Propulsão Local terá rodadas de apresentação dos cinquenta sites criados, além de oficinas, rodas de conversa e celebrações. Uma programação para que os empreendedores e profissionais fortaleçam a rede e possam dar continuidade ao que foi criado no percurso.

“Fechando essa maratona de desenvolvimento, nesta semana, a nossa outra grande entrega, além dos produtos desenvolvidos, é a própria rede. A conexão entre esses negócios, a troca entre eles, e a conexão entre os negócios e os profissionais que podem atender e trabalhar para uma melhoria na comunicação dessas iniciativas. Um processo que teve um início com o Propulsão e agora segue com a conexão”, analisa a idealizadora.

A programação de final de semana começa com yoga, no sábado de manhã, e termina com uma grande celebração ao pôr do sol, no domingo, com a presença de amigos e familiares dos participantes. Bem ao estilo do que Bragatto conta que foi o dia-a-dia do Propulsão: “Embora bastante intensivo e exigente em termos de tempo e energia de trabalho, foi também muito leve. As pessoas estavam felizes de estar fazendo parte, a equipe estava trabalhando com muita disposição, encantada pelos projetos que estava conhecendo e os negócios encantados com a equipe de primeira que os atendiam. Então a gente vai celebrar tudo isso”.

Diversidade

Uma das preocupações dos idealizadores foi selecionar entre os 235 inscritos, projetos que representassem da melhor maneira possível a diversidade social da Grande Curitiba. Dos cinquenta negócios contemplados, 54% são liderados por mulheres, 10% por negros e pardos, 16% por LGBTTI, 2% por indígenas, 2% por pessoas com deficiência e 2% por refugiados. Quanto à localização, são sediados em oito cidades da Região Metropolitana e 20 bairros da capital.

Os organizadores entendem que esta representatividade não corresponde ao extrato social, mas a vêm como uma conquista para esta primeira edição. O compromisso pode ser aprimorado na medida em que um público maior seja atingido. “Os dados mostram que tem uma demanda represada muito grande deste tipo de atendimento. Estamos atendendo um quinto daqueles que se inscreveram e suspeitamos que existam muito mais projetos que não souberam da iniciativa. Há uma demanda muito grande por esse tipo de formação e desenvolvimento”, conta Bragatto.

As áreas temáticas contempladas incluem agroecologia urbana, internet das coisas, tecnologia 4.0, moda, objetos de design, artistas e produtores culturais, cosméticos orgânicos, entre outros. A maior parte pertence aos setores de alimentos e bebidas (26%), moda (12%), arquitetura e urbanismo (12%), patrimônio, artes e expressão culturais (12%) e sustentabilidade (8%).

Confira a lista dos selecionados:

Negócio
Temática
A Ostra Bêbada
Alimentos e bebidas
Alecrim Urbano
Produção Cultural
Ambiens Sociedade Cooperativa
Arquitetura e urbanismo
Amora Mia Buttons
Negócio Social
Amuscária Fungi
Alimentos e bebidas
AOPA - Associação Paranaense de Agroecologia
Alimentos e bebidas
Ar Livre - Vivências na Natureza
Educação
Aria 41 Arquitetura e Sustentabilidade
Arquitetura e urbanismo
Art Alle
Design
Bazar da Aldeia
Arte
Bicicletaria Cultural
Negócio Social
Bloco Base
Arquitetura e urbanismo
Bosque águas claras soluções ambientais
Arquitetura e urbanismo
Cacaúba Chocolates
Alimentos e bebidas
Casa Quatro Ventos - Movimento e Arte
Produção Cultural
Chácara Aguro
Alimentos e bebidas
Coalhada Artesanal Preciosa
Alimentos e bebidas
CSA CEAFIM
Alimentos e bebidas
Cupido das Finanças
Negócio Social
Dança Livre a Dois
Patrimônio e artes
Desafinado Café
Alimentos e bebidas
diznopeito
Negócio Social
Ébano Essentials
Sustentabilidade
Eco Angels Educação Sustentável
Educação
Escola da Política
Educação
Estúdio Yby
Design
Fervol Colagens
Patrimônio e artes
Flower Power Artes
Design
Hello Soluções em Lot. e Engenharia
Tecnologia
Kria Kombucha
Alimentos e bebidas
Luan Valloto
Moda
Marco Gural - Agroecologia urbana
Alimentos e bebidas
MATTE N' ROLL
Alimentos e bebidas
mCmE - minha Causa . meu Estilo
Moda
Milho Guerreiro Confecções Ltda
Moda
Mucha Tinta Produções Culturais
Produção Cultural
Oficina de Fine Arts
Sustentabilidade
Padaria Local
Alimentos e bebidas
Projeto Compostar Curitiba
Sustentabilidade
Raissa Fayet
Patrimônio e artes
Rodrigo Zin
Patrimônio e artes
Sabiá Laranjeira
Produção Cultural
Plátano
Paisagismo
Sevena Quimonaria
Moda
SIAMESE
Patrimônio e artes
Seven8
Mídia
Tüz Cerâmica Criativa
Patrimônio e artes
Verdelaranja - hortas urbanas e design
Arquitetura e urbanismo
Yasmin Comida Árabe
Alimentos e bebidas
Zyklus Construções Sustentáveis
Arquitetura e urbanismo

Sobre o Propulsão Local
O Propulsão Local é uma iniciativa do Coletivo Soylocoporti e da Rede Livre, em parceria com Lab1299, Instituto LocalBIz, Terraço Verde e uma rede de profissionais, organizações e negócios. Saiba mais em http://propulsaolocal.com.br