‘Novo normal’ do Brasil em pandemia da Covid-19 joga luz sobre o público sênior

• Temática central da Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum 2020, a maturidade no cenário durante e pós-Covid-19 é debatida por médicos e especialistas
• Evento digital acontece até domingo (22)

Teve início nesta sexta-feira, 20, a Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum 2020, com painéis, palestras, talkshows, atividades e experiências que seguirão até domingo, 22. O evento online é direcionado para o público sênior 50+ e ao mercado que atende a esse segmento e tem como temática central a maturidade no cenário durante e pós-Covid-19.

"A pandemia de coronavírus jogou luz na 'velhofobia' e tirou da invisibilidade os idosos. É preciso lutar contra esse preconceito 24 horas por dia e não só em nossas casas, mas em nós mesmos. Temos que entender que o público sênior pode tudo, até o último dia das suas vidas", declarou a antropóloga e escritora brasileira, Mirian Goldenberg. Ela participou do primeiro painel da Maratona Digital, que abordou o equilíbrio do bem-estar pessoal dos longevos com os fatores que foram adicionados neste ‘novo normal’ que estamos vivenciando.

Miriam está ativamente em contato com grupo de superidosos 90+ que são fontes da sua nova pesquisa. Ela aproveitou esse conhecimento diário para elencar cinco pontos que observou como essenciais para estes idosos no que diz respeito ao viver o agora e o futuro.

O primeiro é a valorização da liberdade de ir e vir e do tempo. Em seguida, o amor, afeto, confiança e apoio das pessoas próximas, mesmo que à distância. O terceiro é aprender coisas novas todos os dias. E o quarto é viver uma vida com significado, com o sentimento de serem úteis, ativos e produtivos. Por último, a vontade de viver acima de tudo. "Os idosos serão os protagonistas de uma transformação da sociedade, mais amorosa, digna e compreensiva", afirmou Miriam.

O painel contou ainda com a participação do autor e fundador do Makers - plataforma de educação e inovação - Ricardo Cavallini e o arquiteto e professor de Planejamento Urbano da Universidade de São Paulo (USP), Nabil Bonduki. A conversa foi mediada pelo diretor executivo da UNIBES Cultural, Bruno Assami.

Cavallini abordou uma outra reflexão da infinidade de transformações que foram aceleradas pela pandemia e como isso está ‘obrigando’ a sociedade a evoluir mais rápido para acompanhar o ritmo. Um exemplo é o home-office, que já existia em alguma capacidade, mas que hoje é considerado uma realidade que vai seguir no pós-pandemia. "O motor das transformações pode até ser a tecnologia, mas o maior impacto no ambiente de negócios é cultural. Estamos vivendo cinco anos em cinco meses", disse ele, que ainda acrescentou: esse momento em que estamos mais abertos às mudanças é o ideal para colocar em pauta a questão da idade e aproveitarmos a oportunidade para achar novos caminhos, mais interessantes para o longevo".

Já Bonduki chamou a atenção para as políticas públicas que devem garantir os direitos dos idosos de diferentes classes sociais, uma vez que vivemos em uma sociedade desigual. Ele explicou alguns pontos fundamentais para que as cidades estejam preparadas para os longevos, entre eles, a mobilidade física para a circulação sem dificuldades nas ruas e mobilidade digital com o acesso à internet, algo que ganhou ainda mais importância no cenário atual.

Outras questões centrais apontadas pelo arquiteto são as políticas públicas que incluem os programas habitacionais e a integração de espaços de entretenimento, de cultura, lazer e esportes em um único ambiente. E também o aspecto da saúde, que vai além do atendimento médico e é estendida a outros fatores, traduzidos em qualidade de vida, como uma alimentação saudável, saneamento básico e a disponibilidade de espaços verdes com ar puro.

Cerimônia de abertura com o anfitrião Ronnie Von

A Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum 2020 foi pensada como uma alternativa ao evento original devido à nova realidade de distanciamento social. O Longevidade Expo + Fórum teve uma exitosa edição conceito no ano passado, com mais de 150 expositores e um público superior a 10 mil pessoas, em São Paulo. Em meio à pandemia do Covid-19, o encontro virtual pretende manter unida a comunidade de longevos em todo o país, que está conectada à internet e interagindo ativamente no ambiente online.

A abertura oficial do evento aconteceu com a apresentação dos dirigentes de instituições parceiras, que deram as visões deles sobre a longevidade e o conteúdo programado para o evento - que será baseado em saúde, comportamento e consumo. A conversa no formato talkshow foi liderada pelo apresentador, ator e cantor, Ronnie Von e o empreendedor, idealizador e presidente da Longevidade Expo + Fórum, Francisco Santos.

Entre os convidados, o diretor executivo da União Brasileira Israelita do Bem Estar Social (UNIBES) Cultural, Bruno Assami, apontou que o preconceito contra o envelhecimento é o grande desafio do século 21. Já o presidente da Seguros Unimed, Dr. Helton Freitas, comentou que a longevidade só tem sentido quando acompanhada de qualidade de vida, e que não é possível imaginar uma vida longeva sem a completa inclusão digital que deve ser acompanhada de ferramentas mais intuitivas e pensadas para o público sênior.

Participou da conversa também a presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), Eva Bettine, que é uma entidade formada por vários especialistas que estudam o processo de envelhecimento. Ela salientou que a importância do público sênior escrever a história da qual é protagonista e que as 27 horas de conteúdo da maratona vão demonstrar como fazer isso. Para finalizar, o bate-papo com a gerente de Programas Sociais do Sesc São Paulo, Cristina Madi, lembrou que são muitas as possibilidades de reinventar-se em qualquer momento da vida e revelou que divulgará, em primeira mão, durante a programação da Maratona Digital, os resultados de uma pesquisa sobre os idosos no Brasil que foi concluída em março deste ano.

Os aspectos do atendimento médico ao público longevo

Outro assunto que ganhou destaque neste primeiro dia da Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum 2020 foi o atendimento médico ao público longevo. Para abordar o tema, foram convidados os médicos da especialidade de geriatria, Dr. Venceslau Coelho, Dra. Maísa Kairalla, Dr. Luiz Antônio Gil e Dra. Kellen Negreiros.

Dra. Maísa falou sobre o envelhecimento sustentável, que engloba, entre os principais pilares, a imunização por meio de vacinas. "Estamos de frente à uma revolução no envelhecimento, em que hoje, no mundo, já existem mais pessoas com 65 anos do que crianças com menos de 5 anos de idade", destacou e ainda acrescentou: "é preciso compreender que 30% do envelhecimento é genética e os outros 70% são consequências das nossas atitudes e do meio externo".

A médica apontou as três vacinas que são imprescindíveis para o público sênior: pneumonia, influenza e herpes-zoster. "80% das mortes causadas pela pneumonia são com pacientes idosos. E a vacinação contra a influenza pode reduzir o risco de infarto do miocárdio em pacientes com coronariopatia", salientou. Sobre a vacinação contra herpes-zoster, uma infecção viral pouco conhecida, a Dra. Maísa revelou que a incidência e nível de gravidade da doença aumentam com a idade. "Estudos realizados nos Estados Unidos mostram que, dos estimados 1 milhão de casos por ano, aproximadamente 70% ocorrem em adultos com mais de 50 anos de idade".

Na sequência, o Dr. Luiz Antônio Gil fez uma apresentação sobre o atendimento geriátrico em emergências. Ele ressaltou que a expectativa de vida além dos 60+ e 80+ anos serão uma regra e não excepcionalidade nas próximas décadas. Por isso, é importante que os hospitais, postos de saúde e clínicas estejam preparados para atender esse público.

"Os idosos são responsáveis por cerca de 16% de todas as visitas recebidas nos pronto-socorros", afirmou o médico. Ele apontou que, entre as mudanças para alcançar um atendimento geriátrico de qualidade, o aspecto prioritário é o olhar diferenciado para cada idoso. Além disso, também são fundamentais a educação e o treinamento das equipes de médicos, enfermeiros e todo o pessoal que trabalha nesses lugares, além de protocolos de avaliação para pontos específicos.

Já a Dra. Kellen Negreiros falou sobre como o atendimento geriátrico personalizado é a chave para a prevenção de quedas em idosos. Segundo ela, os malefícios que as quedas podem trazer às pessoas longevas podem ser, desde lesões e fraturas, à restrição de atividades, à síndrome de ansiedade pós-queda (o medo de cair novamente) até a hospitalização e óbito.

A médica explicou que a prevenção de quedas é atingida com uma intervenção multidimensional, que leva em conta as circunstâncias da queda, o inventário de medicamentos utilizados, o histórico de doenças prévias e a avaliação de acuidade visual. "A população idosa tem suas fragilidades individuais e muitas vezes não recebe o tratamento potencialmente adequado. Por isso, é importante a personalização", afirmou.

Para finalizar, o painel do Dr. Venceslau Coelho abordou a importância da inclusão digital para melhorar os cuidados com a saúde. "A inclusão digital é apenas um galho em uma árvore frondosa, uma gama multifatorial que precisamos debater", afirmou. Ele destacou que o acesso ao dispositivo tecnológico e à internet não são suficientes para incluir digitalmente. O mais importante é a capacidade das pessoas em usar essas tecnologias para se engajarem em práticas sociais significativas e cuidados com a saúde.

O poder transformador do Mindfull Eating

Ainda no bloco da manhã desta sexta-feira, 20, a Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum 2020 recebeu o médico especialista em Nutrologia, Dr. Andrea Bottoni, para falar sobre o conceito de mindfull eating, que é a prática de alimentação consciente que demanda a atenção plena à comida no momento das refeições.

O médico chamou a atenção para o conceito de mindfullness - que derivou o mindfull eating - que permite uma vida fora do piloto automático, o que favorece o contato com a sabedoria interna e a possibilidade de construir uma vida mais plena. "É uma abordagem simples, não fácil e profunda, em que os alicerces são a autocompaixão, não julgamento, presença, consciência, entre outros", apontou.

O Dr. Bottoni explicou que a alimentação consciente envolve a experiência de beber e comer, com toda a atenção necessária para sentir os efeitos sobre o corpo, a atenção para os aromas, cores, sabores, texturas e temperatura do alimento. Também comentou que a perda de peso pode ser uma consequência da prática, mas não é o objetivo.

Para participar da Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum e interagir com os speakers, enviando perguntas pelo WhatsApp, é necessária inscrição prévia no site www.longevidade.com.br. As inscrições são gratuitas.

Serviço:
Longevidade Expo+Fórum 2020 - Maratona Digital
Data: 20 a 21 de novembro de 2020, das 9 às 21 horas.
22 de novembro de 2020, das 9 às 13 horas.
Onde: Plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo Facebook, Instagram e YouTube.
Inscrições: www.longevidade.com.br
Para conhecer a programação completa, acesse:
www.longevidade.com.br/maratonadigital

Papai Noel do Mueller recebe as crianças virtualmente

Papai Noel do Mueller

Neste ano, o bom velhinho vai ouvir os pedidos das crianças da sua casa, no Polo Norte. A ação do Shopping Mueller vai priorizar os cuidados com os clientes e a equipe, preservando o distanciamento social. A interação com os pequenos acontece por meio da tecnologia, com conexão ao vivo.

Dentro do shopping, o Mueller preparou um espaço para que as crianças possam conversar com o Papai Noel, através de uma vídeochamada. A ação faz uma alusão à permanência do personagem em sua casa, garantindo a segurança de todos. "Há mais de 10 anos recebemos o mesmo personagem para interagir com as crianças e conhecer seus pedidos. Desta vez, tivemos que adaptar o contato de acordo com o momento em que vivemos. Com o uso da tecnologia, podemos despertar, ainda mais, a imaginação das crianças para o Natal", relata o coordenador de marketing do Mueller, Ciro Gonçalves.

No ambiente também é possível tirar fotos na poltrona do bom velhinho e ter, na impressão, a imagem do Papai Noel inserida digitalmente. A interação com o personagem é gratuita e não é preciso agendar horário. Já as fotos impressas no formato 20x15cm têm um custo de R$15. O Noel fica no Mueller até o dia 24 de dezembro, realizando o atendimento de segunda a sábado das 11h às 22h e aos domingos e feriados das 14h às 20h.
SERVIÇO:
Shopping Mueller
Local: Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, Curitiba (PR)
Telefone: 41 3074-1000
Informações: www.shoppingmueller.com.br
Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba
Instagram: @muellercwb

LIDE Paraná promove evento de experiência para apresentar seu plano de retomada 2021/2022

Entidade usa do seu poder de articulação para formatar o maior plano privado de recuperação econômica. Atração de investimentos, abertura de mercado e desenvolvimento de cadeias produtivas estão no foco das iniciativas que serão apresentadas em evento de experiência em São Luiz do Purunã

Desde março a agenda do LIDE Paraná tem sido marcada não só pela intensidade e alto nível do seu conteúdo, mas pela proposta de pauta positiva trazida pela presidente Heloisa Garrett, que reunirá os filiados no próximo dia 21 de novembro em um evento de experiência em São Luiz do Purunã para apresentar o plano de retomada da entidade para o próximo biênio.

"Os últimos meses têm sido intensos e de muito trabalho, mas também uma oportunidade de me aproximar dos empresários, entender suas dores e trabalhar na construção de uma agenda positiva de estratégia para o desenvolvimento do Paraná. O LIDE é muito mais que uma entidade promotora de eventos e networking, ele tem o papel de impulsionar os líderes e suas organizações, ser a voz que aplica e traduz o pensamento dos líderes para a sociedade. Construímos um plano de trabalhos e alianças em cima desta visão.", destaca a presidente.

Dentro do Plano de Retomada, Heloisa adianta alguns pontos estratégicos como um programa de atração de investimentos, fortalecimento de cadeias produtivas locais e de fornecedores, formação de liderança, incentivo à boas práticas de governança, capacitação para empregabilidade, abertura de novos mercados e fortalecimento do mercado exterior usando a rede Global de unidades do LIDE e, claro, o desenvolvimento de políticas de sustentabilidade e inclusão. A partir de 2021, a entidade também terá uma atuação em todo o Paraná, desenvolvendo pólos regionais de atuação.

E para iniciar o Plano de forma prática e valorizando a marca do estado e um pilar importante de desenvolvimento que é o turismo, o evento será realizado em São Luiz do Purunã, no Rancho P&R, uma região com rico potencial e atração de investimentos. No formato gastronômade, será um dia de experiências gastronômicas onde os convidados serão recebidos com a tradicional costela de fogo de chão, prato típico da região, e poderão curtir um dia com a família em uma das mais belas paisagens do Paraná, nos Campos Gerais. O evento seguirá todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.

Para saber mais sobre o LIDE Paraná acesse: www.lideparana.com.br

Crédito do texto: LIDE Paraná

Maratona digital esquenta a corrida pelo melhor tiramisù do mundo

A Itália se reinventa a cada dificuldade e cria uma maratona digital com seu doce mais famoso: o tiramisù. No dia 29 de novembro, domingo, das 6h às 14h (horário de Brasília), acontece a Tiramisù Global Marathon. Uma inédita competição que será transmitida para o mundo inteiro por plataforma digital (Zoom), ao vivo, com participantes amadores de vários países. O evento é organizado pela Tiramisù World Cup (TWC) em parceria com a Tiramisù Academy, buscando arrecadar fundos em uma campanha para a recuperação de Veneza.

De casa, via streaming, os concorrentes vão preparar sua receita de tiramisù tradicional – composto por biscoitos savoiardi/pavesini, queijo mascarpone, café, ovos, cacau e açúcar. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e já estão abertas. Os interessados só precisam acessar o site do evento: tiramisuworldcup.com/tiramisu-global-marathon/. Os três vencedores da competição, além de ganharem reconhecimento internacional com suas receitas amplamente divulgadas por todos os canais da TWC, estarão isentos de taxa de inscrição para a próxima edição da Tiramisù World Cup.

Durante oito horas ininterruptas, os espectadores poderão acompanhar a transmissão pelo Facebook da TWC (https://www.facebook.com/TiramisuWorldCupIt). Neste período, cada país vai realizar a prova prática, em diferentes horários preestabelececidos pela organização. No Brasil, a prova será realizada às 10 horas da manhã. O público será atualizado sobre a competição pelas redes sociais da TWC (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin). “Já estão confirmados participantes do Reino Unido, França e Bélgica, bem como do Brasil e obviamente da Itália”, explica Francesco Redi, criador do Mundial de Tiramisù e fundador do Twissen. Para ele essa maratona é uma forma de manter unida e animada a grande comunidade de entusiastas da sobremesa.

Além dos competidores, a maratona contará também com a participação de chefs de cozinha, sommeliers e os campeões mundiais de 2019 da Tiramisù World Cup, Fabio Peyla e Sara Arrigoni. A ideia é que, durante a maratona, os espectadores também possam conhecer um pouco mais sobre o universo do tiramisù, com depoimentos exclusivos e até uma aula de culinária com alguns segredos sobre as receitas mais particulares encontradas no trabalho dos especialistas.

A Tiramisù Global Marathon será uma espécie de “esquenta” para a grande final da Tiramisù World Cup 2020, inicialmente prevista para esse ano e temporariamente adiada, devido à segunda onda de Covid-19 que se espalha pela Europa. A ideia da maratona nasceu de uma iniciativa da organização da Copa Mundial de Tiramisù com a Tiramisù Academy, ambas sediadas em Treviso, no Vêneto, Itália.

No Brasil
Curitiba é a primeira cidade do mundo a registrar uma unidade da Tiramisù Academy no exterior. Andrea Mattana, vice-presidente da instituição, está animado com a maratona e convida as empresas a participarem: “Trata-se de um evento de grande importância para o momento que vivemos. As empresas também podem participar como parceiras, seja através de doações ou, simplesmente, divulgando o evento em seu site e redes sociais”. As organizações interessadas em participar como patrocinadoras/parceiras da Tiramisù Global Marathon podem obter mais informações diretamente no site ou pelo e-mail .

A Tiramisù Academy (tiramisuacademy.org/) é uma instituição de promoção social, sem fins lucrativos, criada em 2019. Seu objetivo é resguardar a cultura gastronômica desse tradicional doce italiano, difundindo informações sobre sua origem, preparação e degustação. No ano passado, foi reconhecida legalmente na Itália como uma iniciativa que valoriza e aprimora a cultura veneziana no mundo. Seus associados têm acesso exclusivo a cursos de tiramisù com os campeões do mundo da TWC, entre outros benefícios.

Serviço
Tiramisù Global Marathon
- Site oficial:
- Quando: 29 de novembro, das 6h às 14h (horário de Brasília)
- Onde: evento digital, via streaming, transmitido por plataforma digital
- Preço: gratuito
- Inscrições para concorrentes (em italiano ou inglês) e doações para a campanha:
- Informações para parceiros/patrocinadores: site ou e-mail

Bar curitibano aposta em cardápio exclusivo com caipirinhas exóticas

O Quermesse Bar desenvolveu diferentes versões deste que é o drink mais tradicional e apreciado pelos brasileiros

CURITIBA, 12/11/2020 – Para aproveitar a época mais quente do ano e celebrar uma das bebidas mais tradicionais e democráticas entre os brasileiros, o Bar Quermesse, um dos principais endereços gastronômicos de Curitiba, desenvolveu um cardápio exclusivo totalmente dedicado para as caipirinhas. Apostando na versatilidade e sabor inconfundível da bebida mais querida do país, o empreendimento oferece diversas releituras especiais de caipirinha, introduzindo novos ingredientes e criando versões criativas e deliciosas.

Entre os sabores disponíveis, há algumas receitas bem exóticas, entre elas uma que leva manga com pimenta e outra desenvolvida com morango e picolé de leite condensado. Outros destaques ficam por conta da Caipirinha 3 Limões (tahiti, siciliano e rosa) com cravo e da opção preparada com abacaxi e limão. A caipirinha de uva, um dos grandes sucessos do Quermesse, também está disponível no menu. As bases das caipirinhas podem ser feitas com cachaça ou vodka, dependendo do gosto do cliente.

Além das opções especiais de caipirinhas, a casa conta com opções de bebidas selecionadas e preparos extremamente saborosos, entre eles a carne de onça, torresmo, mignon chic, bife sujo de alcatra, brusqueta e batata brava. Aos sábados, o Quermesse oferece um almoço especial com preparos como feijoada, barreado e comida mineira, além de massas e 14 tipos de saladas e mais 4 opções de sobremesa. Vale lembrar que o empreendimento segue todas as recomendações dos órgãos responsáveis com relação aos cuidados com a COVID-19 para oferecer o melhor em comidinhas de buteco com conforto, responsabilidade e segurança.

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli (nº 513), no bairro Bom Retiro, e funciona de segunda a sexta, das 17h às 23h, e aos sábados e domingos, das 12h às 23h. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.

Nas Alturas: Jockey Plaza apresenta o Natal dos Balões

Os clientes poderão fazer passeios de balão ao ar livre, visitas ao Papai Noel e concorrer ao sorteio de dois automóveis

“No nosso tempo, as coisas ganharam um valor diferente. A presença virou o presente. E, por isso, queremos trazer o verdadeiro sentido do Natal, que é valorizar a proximidade, o convívio em família e o lúdico, mostrando que o tempo que a gente dedica às pessoas vale cada vez mais”, explica a gerente de marketing do Jockey Plaza Shopping, Michelle Cirqueira. Pensando nisso, o empreendimento traz para 2020 o Natal com tema “Nosso tempo é o presente”, com uma campanha inédita e exclusiva na capital paranaense: O Natal dos Balões, com estreia marcada para o dia 12 de novembro.

Na fachada principal, no jardim da Av. Victor Ferreira do Amaral, uma grande árvore, com mais de 15 metros de altura, será acesa todos os dias ao anoitecer, um convite para o Natal no Jockey. Dentro maior shopping da capital, na praça central, as atrações trazem o encantamento e magia do Natal: o Samba Ballon é um brinquedo giratório e de balanço, com oito gôndolas para quatro pessoas cada. A atração tem entrada solidária, a partir de R$2, que serão destinadas para o ONG Equocavalaria, que atua há mais de 20 anos, gratuitamente, no tratamento de crianças com necessidades especiais, utilizando a estrutura da Cavalaria da Polícia Militar do Estado do Paraná. Também haverá um trenzinho para crianças de até 1,50m, parquinhos e espaços instagramáveis para fotos, e bancos para apreciar a decoração e curtir o clima do Natal.

A tão esperada árvore principal, com 10 metros de altura, apresenta a decoração de balões, tema da campanha do segundo Natal do shopping. O bom velhinho irá atender todas as crianças e famílias no Hangar do Noel, diretamente do shopping, com todas as medidas de segurança, distanciamento e isolamento por parede acrílica. As crianças poderão fazer seus pedidos, conversar ao vivo e deixar suas cartinhas. Também será possível levar para casa a tradicional foto com o Papai Noel, feita por fotógrafo profissional e impressa na hora, com valor de R$15.

A grande atração especial será o Jockey nas Alturas: voos cativos de balão ao ar livre, do estacionamento externo, realizados sextas, sábados e domingos a partir do final do mês de novembro até a semana de véspera do Natal, das 16h30 às 20h30 (com voos a cada 10 minutos). O balão subirá 30 metros de altura e promete imagens exclusivas do pôr-do-sol da nossa cidade. A experiência será para grupos da mesma família ou amigos, com custo de R$120 por voo de 10 minutos, para até 240kg de passageiros. A compra dos ingressos poderá ser feita na bilheteria do evento, localizada no piso L1, próximo à portaria B.

Todas as atrações seguem o protocolo com recomendações para o Natal 2020, desenvolvido pela Associação Brasileira de Shoppings Centers – ABRASCE. Nele, constam orientações de decoração e atrações, para o distanciamento e constante higienização em todas as ações.

De 19 de novembro a 11 de janeiro, a cada R$ 300 em compras, os clientes concorrem ao sorteio de Natal do shopping: dois automóveis Nivus Comfortline 200 TSI, o lançamento de 2020 da Volkswagen. Para concorrer, basta somar notas de compras nas lojas participantes e realizar a troca dos cupons no posto da promoção, localizado no piso L2. Para evitar filas e garantir mais comodidade, o cadastro das notas poderá ser feito também pelo aplicativo Podi (disponível na GooglePlay Store ou Apple Store), e os cupons impressos presencialmente no shopping. Os clientes que fizerem uso do aplicativo garantirão cupons em dobro na promoção, a partir do seu cadastro. O sorteio dos automóveis acontecerá no dia 12 de janeiro de 2021, às 20h no Posto de Trocas da promoção.

O Jockey Plaza Shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370 e tem estacionamento com valor fixo de R$10, por todo o período de compras dentro da mesma diária.

Serviço:

Jockey Plaza Shopping - R. Konrad Adenauer, 370

Lojas:

De segunda a sábado, das 12h às 22h

Domingos e feriados, das 14h às 20h.

Alimentação e Lazer:

De segunda a sábado, das 12h às 22h

Domingos e feriados, das 12h às 22h.

Posto de trocas Natal Jockey: piso L2 em frente à Tok Stok, lado Konrad Adenauer.

Bilheteria voo de balão Jockey nas Alturas: piso L1, próximo à portaria de acesso do estacionamento externo.

Sobre o Jockey Plaza Shopping:
Inaugurado em junho de 2019, o Jockey Plaza Shopping possui mais de 200 mil m² de área construída, com 400 operações, sendo 28 opções na praça de alimentação, além de um boulevard gastronômico com vista panorâmica para a pista de corridas do Jockey Club do Paraná. O empreendimento conta ainda com oito salas de cinema Cinépolis e espaços para jogos e lazer, que tornam o local ainda mais completo. Com um vasto mix de lojas e serviços, é um shopping que se propõe a atender de forma democrática todos os seus perfis de público. O projeto arquitetônico prioriza espaços amplos, iluminação natural e muita área verde, e busca ressignificar o lazer, remetendo o local a uma extensão de um espaço externo. O Jockey Plaza Shopping é um empreendimento do Grupo Tacla Shopping, Casteval, Paysage e GRCA.
www.jockeyplaza.com.br

Festival Pão com Bolinho: 99Food é parceiro exclusivo para as entregas e oferece descontos nos pedidos

• O evento acontece entre 10 e 29 de novembro;

• Influenciadores digitais terão cupons especiais de desconto para seus seguidores;

• O destaque dessa edição são os sanduíches com sabores internacionais.

Curitiba (PR), 9 de novembro de 2020 - A 99 Food, plataforma que chegou ao Paraná em abril de 2020 e hoje conecta os curitibanos aos melhores restaurantes da cidade, é o parceiro exclusivo de entregas - do festival amado pelos moradores da cidade - o Pão com Bolinho, organizado pelo portal Curitiba Honesta. Na edição que acontece entre 10 e 29 de novembro, assim como a anterior, será totalmente realizada através da 99Food. O evento conta com 45 estabelecimentos participantes e sanduíches vendidos por apenas R﹩ 16,90, além de combos especiais, incluindo opções vegetarianas.

Todas as entregas do festival serão gratuitas, garantidas pelo app da 99Food para pedidos acima de R﹩ 16,90. Quem aproveitar o festival para conhecer a 99Food, terá R﹩ 25 de desconto no primeiro pedido de no mínimo R﹩ 30. Outra forma de garantir descontos para aproveitar o Pão com Bolinho é seguir os influenciadores digitais parceiros da 99Food no Instagram, @bicmuller, @maeporamor, @renatinhadelima, @kimrosacuca, @tesãopia, @fafaconta e @henriquegrosse darão cupons para seus seguidores de R﹩ 30 em pedidos de no mínimo R﹩ 35.

"A 99Food é parceira do Pão com Bolinho porque é um festival que promove a gastronomia, a cultura local e mantém viva uma tradição tão querida dos restaurantes e dos curitibanos", explica Murilo Lourenço, gerente de operações. "Trata-se de uma ação alinhada com a nossa campanha de sugerir que os clientes comprem dos pequenos, ou seja, adquiram produtos dos estabelecimentos locais, impulsionando a gastronomia e economia da cidade", conclui.

Cardápio étnico

A edição de novembro será marcada pelos sanduíches com influências peruanas, indianas e árabes. A lista de endereços, descrições dos sanduíches estão disponíveis no site https://www.curitibahonesta.com.br. Pelo app da 99Food, o consumidor pode verificar quais dos 45 estabelecimentos participantes atendem sua região.

###

Sobre a 99Food

A 99Food é uma plataforma de intermediação de entregas dos estabelecimentos locais de uma maneira tão simples quanto solicitar uma corrida dentro do app 99. A 99Food usa a mais alta tecnologia para conectar os sabores e cultura gastronômica do Brasil e oferecer para as pessoas uma ampla variedade de locais com opções simples, acessíveis e deliciosas para comer todos os dias. A companhia faz parte da empresa global DiDi Chuxing ("DiDi") e está disponível para usuários do aplicativo 99Food (para Android e iOS). Saiba mais em https://Food.99app.com

###

Parceria entre instituições garante o plantio de 2,8 mil mudas de Araucária no Paraná

Parceria entre instituições garante o plantio de 2,8 mil mudas de Araucária no Paraná

As mudas plantadas pelo Sistema de Transmissão Gralha Azul, da Engie, serão distribuídas em área de 17,6 milhões de m² da Reserva Nascentes do Rio Açungui, em Campo Largo (PR)

Curitiba, outubro de 2020 – Nesta quarta-feira, dia 28, o Sistema de Transmissão Gralha Azul (STGA) - da Engie - e a empreiteira do projeto, Tabocas, realizaram em parceria com os membros da instituição Exploradores Feras do Sul e com a Usina Hidrelétria (UHE) Salto Osório, a doação e o plantio de 2.800 mudas de árvores de Araucária (Araucaria angustifolia). As mudas foram destinadas à Reserva Nascentes do Rio Açungui, em Campo Largo (PR), com o apoio do Instituto Água e Terra (IAT), e farão parte do projeto de revitalização dos Caminhos dos Jesuítas, na trilha conhecida como Arenito.
No cultivo dessas mudas participaram cerca de 100 crianças e adolescentes da Organização Não Governamental (ONG) Exploradores Feras do Sul do município de Apucarana (PR). Segundo o fundador da instituição, Ronivaldo Nascimento, a atividade faz parte da Responsabilidade Ambiental da ONG em parceria com Lojas Maçônicas do município. Além disso, a ONG fornece gratuitamente diversos trabalhos voluntários, aulas de musicalização e esportes para meninos e meninas de 5 a 13 anos que se encontram em situações de vulnerabilidade social. Ainda, de acordo com ele, o objetivo das atividades e, principalmente do cultivo, é criar um compromisso com o meio ambiente: “Cada criança e adolescente tem o papel de cuidar da natureza e da sociedade e, ações como essa possibilitam que elas aprendam a ter responsabilidade social e ambiental”, afirma. Para Nascimento, cultivar não é tão simples, exige dedicação. “Tem que ter todo um acompanhamento do início ao fim. As crianças e os adolescentes envolvidos entendem que a sua dedicação de cuidado no plantio, se for malfeita pode ser ruim, mas se for bem-feita, será benéfica, criando assim, uma responsabilidade em cada um”, finaliza.
Todo o processo de levantamento e retirada das mudas no viveiro da ONG em Apucarana foi realizada pelo Sistema de Transmissão Gralha Azul (STGA) com a empreiteira do projeto, Tabocas. De acordo com o Diretor de Implantação do STGA, Márcio Daian, a atividade faz parte das ações socioambientais do projeto e é fundamental para revitalização do meio ambiente. “Realizamos essa parceria de extrema importância para o projeto e com isso, vamos garantir o plantio de Araucárias em uma área de revitalização. Uma ação importante e que mostra a contínua preocupação do STGA com a conservação da árvore que é símbolo do Paraná”, relata.
As mudas foram doadas pela ONG Feras do Sul e pelo viveiro da Engie da Usina Hidrelétrica (UHE) Salto Osório. O viveiro, de resposabilidade da Engie, tem como objetivo o cultivo de mudas de diversas espécies nativas, incluindo a Araucária, que são utilizadas em parcerias sociais, ações de doações junto às comunidades, bem como para o cumprimento das compensações ambientais dos empreendimentos sob responsabilidade da Companhia. Para o STGA, as compensações acordadas com o Órgão Ambiental – responsável pelo licenciamento do projeto – superam o previsto em lei, sendo que, para cada Araucária suprimida, serão plantadas outras três árvores dessa espécie, demonstrando o compromisso da empresa com a conservação do meio ambiente.
Outras ações já realizadas pela Engie também reafirmam sua responsabilidade com o meio ambiente, como a doação de 400 mil mudas de árvores somente no ano passado. Ao todo, foram 5,2 milhões de mudas plantadas e doadas no Brasil, ao longo de 20 anos de atuação da Companhia.
Na ação desta semana, somadas, as doações de ambas entidades - ONG e UHE – resultaram em 2.800 mudas de Araucária que chegaram nesta quarta-feira, dia 28, à Reserva Nascentes do Rio Açungui. Além da doação, equipes do STGA envolvendo a própria Engie e Tabocas também realizaram o plantio dessas mudas no ato da entrega.
A área de reserva faz parte da Fazenda Nossa Senhora de Fátima, em Campo Largo (PR). O presidente do projeto de revitalização, Carlos Ferreira, explica que atualmente a reserva ocupa 95% da propriedade e equivale a um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica com Araucária na confluência com o cerrado, dentro da Escarpa Devoniana. Além disso, a reserva possui mais de 230 nascentes catalogadas o que, no futuro segundo Ferreira, poderá fornecer água para 50% da população de Curitiba (PR).
Sobre a ação, as mudas foram plantadas em uma área de 728 alqueires, o equivalente a mais de 17,6 milhões de m². Segundo Ferreira, o plantio ajudará para que as Araucárias se tornem matrizes de coletas e produção. “As Araucárias plantadas aqui, ajudarão na coleta de sementes para que possamos fornecer aos viveiros parceiros mais sementes para doação e produção de outras mudas. Além disso, contribuem para a conservação da espécie e preservação da fauna local”, conta.

Sobre o ST Gralha Azul
As obras do ST Gralha Azul, da ENGIE, passarão por 27 municípios do Centro-Sul e Centro-Oriental paranaense, movimentando cerca de cinco mil vagas de emprego ainda em 2020, com a construção de mais de 1.000 quilômetros de linhas de transmissão e 2.200 torres. Em execução no Paraná desde setembro de 2019, o projeto - que tem o investimento de R$ 2 bilhões - contempla a construção de cinco novas subestações de energia, cinco ampliações de subestações já existentes e quinze linhas de transmissão. Sua implantação deverá ser concluída setembro de 2021, com a operação escalonada prevista para iniciar em julho.

Bazar da Aldeia disponibiliza produtos de vestuário, acessórios e orgânicos

O Bazar da Aldeia se conecta ao mundo digital por meio de uma plataforma de comércio eletrônico, lançada para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo evento (que não pôde ser realizado neste ano devido à pandemia). O site de e-commerce Bazar da Aldeia disponibiliza produtos de dezenas de expositores de Curitiba, de forma online e permanente. Entre eles estão criadores responsáveis por itens pessoais como peças de vestuário, acessórios, joias assinadas, cosméticos e produtos orgânicos. Quem visitar o site poderá encontrar blusas, camisas, saias, vestidos, acessórios como echarpes, bolsas, pingentes, anéis, colares, além de produtos para cuidados pessoais e compotas, entre outros artigos diferenciados e que promovem o bem estar e a sustentabilidade.
O endereço é www.bazardaaldeia.com.br
redes sociais: @bazardaaldeia, @festivaldaaldeia, www.facebook.com/iviscassuli

Álcool e direção, uma combinação perigosa no trânsito

Em 2019, dirigir sob efeito de álcool foi uma das principais infrações cometidas durante o Feriado de Finados

Curitiba, outubro de 2020 - A perigosa combinação de álcool e direção e as ultrapassagens indevidas continuam no topo do ranking das infrações, especialmente em períodos de feriadão quando o número de veículos nas rodovias federais aumenta consideravelmente. No feriado de Finados, em 2019, a Polícia Rodoviária Federal flagrou 1.664 condutores que haviam consumido bebida alcoólica antes de assumir o volante. Desses, 486 tiveram a alcoolemia constata pelo teste do etilômetro – o conhecido bafômetro. No total, mais de 60,3 mil motoristas foram submetidos ao teste. Entre os aferidos, 147 pessoas foram detidas.
Desde abril de 2018 as imposições da “Lei Seca” ficaram mais rigorosas para inibir ainda mais quem insiste em associar álcool e volante, causa de inúmeras tragédias no trânsito brasileiro. A mudança no Código de Trânsito Brasileiro definiu que o motorista que dirigir bêbado e causar acidente com vítima fatal será enquadrado no crime de homicídio culposo, podendo ser preso de cinco a oito anos. Se o acidente ocasionar lesões graves ou gravíssimas, a pena varia de dois a cinco anos de prisão, sendo que, em ambos os casos, não há direito à fiança.
Julyver Modesto de Araujo, comentarista do CTB Digital, explica que para a configuração do crime, basta que se verifique alteração da capacidade psicomotora. “A quantidade mínima de álcool no organismo não é mais condição fundamental para a caracterização penal, mas apenas uma das formas de comprovação da sua ocorrência. Todos os condutores que tiverem sinais notórios da influência de álcool ou, independente destes sinais, se o resultado do etilômetro for igual ou superior a 0,34 mg, devem ser conduzidos ao Distrito Policial para as providências de polícia judiciária”, destaca.
Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, diz que uma das principais características de um condutor exemplar é dirigir em plenas condições físicas e psíquicas. “Todos sabem que álcool, drogas e direção não combinam, pois alteram os reflexos e debilitam a concentração. Se beber não dirija. Preserve a sua vida e a dos demais usuários da via pública”, alerta.

Minions invadem o McDonald’s

Em ação inédita, a nova campanha do McLanche Feliz trará Minions e em dobro

No mês de novembro, quem for ao McDonald’s encontrará uma novidade especial na caixinha mais querida do Brasil, um dos temas de maior sucesso está de volta. Na compra de um McLanche Feliz, os consumidores poderão escolher um par de brinquedos com os personagens que conquistaram o coração de todos: os Minions.

A estreia do filme Minions 2: A Origem de Gru está prevista para 2021, mas eles estarão no Méqui a partir de 4 de novembro para todo mundo matar a saudade. Essa será a maior seleção de brinquedos já lançada, com 30 pares exclusivos disponíveis, mas vale ficar atento, pois um dos brinquedos de cada par pode vir em uma versão na cor dourada, item de quantidade reduzida. No total serão 90 Minions diferentes.

Ainda, será possível adquirir uma versão limitada da Family Box para o lançamento. A embalagem, que foi desenvolvida para acomodar uma seleção especial de combos para diferentes tamanhos de famílias e grupos, ganhará uma comunicação inspirada nos Minions a fim de proporcionar uma experiência completa aos clientes da marca.

“Para essa nova campanha, estamos unindo dois pontos fortes do Méqui: a melhor opção custo-benefício para famílias e o tema de maior sucesso na história do McLanche Feliz. Os Minions chegam para tornar os momentos em grupo ainda mais divertidos, enquanto a Family Box representa um movimento assertivo para atender uma demanda do nosso público, com um formato que tem sido bem aceito e uma economia de até 30%. É uma conveniência que, no cenário atual, tem sido um ponto importante na decisão de compra”, destaca João Branco, CMO do McDonald’s Brasil.

Os brinquedos estarão em todos os restaurantes do Brasil e a ação é válida para pedidos feitos no balcão, no Drive e pelo McDelivery durante todo o mês.

Evolução no McLanche Feliz e nos ingredientes

O McDonald’s tem uma forte relação com os consumidores, por isso busca gerar bons momentos e oferecer os melhores ingredientes. Com investimento constante em pesquisa e atenção aos desejos das pessoas, a marca preza por ter os melhores produtos para as mais variadas ocasiões de consumo.

Com isso em mente, a companhia tem feito um importante movimento de evolução de seu cardápio e do McLanche Feliz. Em 2011, o McDonald’s incluiu maçã e cenoura no menu infantil. Em 2015, os tomatinhos substituíram as cenouras e, em agosto de 2019, a marca comunicou uma série de reformulações, como redução de gorduras, sódio e açúcar adicionado. Esses avanços trouxeram mais opções e diferentes grupos de alimentos para a caixinha, sendo um projeto pensado em acompanhar os novos hábitos de consumo da sociedade. Outro importante movimento da companhia foi a remoção e substituição de corantes e/ou aromatizantes artificiais de seus principais ingredientes, anunciada em 2020.

Por meio de seu compromisso de oferecer ingredientes de alta qualidade e de proporcionar ações únicas como essa parceria com Minions, o McDonald’s segue liderando o segmento e buscando gerar a melhor experiência aos consumidores.

Para acompanhar as novidades do Méqui, acesse www.mcdonalds.com.br.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui quase 2.300 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/3/2020). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com

LIDE Paraná apoia a quarta edição de um dos maiores eventos de inovação e cultura corporativa do Paraná

Com nova roupagem, o Lidere 2020 promovido pela Associação Comercial e Industrial de Londrina está na quarta geração e vai acontecer no formato digital e gratuito, ampliando seu alcance e sendo ainda mais democrático ao público empreendedor
O ano de 2020 gerou a necessidade de inovação e mudança de mindset de empresários, mas nem sempre é fácil assimilar tantas mudanças. Com o objetivo de provocar discussões para gerar inspiração sobre gestão, inovação, liderança e empreendedorismo, um dos maiores eventos do Paraná, o Lidere 2020 realizado pela Acil - Associação Comercial e Industrial de Londrina, começa dia 20 de outubro e conta com o apoio do LIDE Paraná.

O evento que já impactou milhares de pessoas em edições presenciais nos anos anteriores, traz agora a possibilidade de troca de experiências, vivências e aprendizados, além de uma grande oportunidade de networking. "O LIDE está ampliando sua atuação para todo o estado e a ACIL é um parceiro importante para nós. O conteúdo do evento está fantástico e com certeza fará diferença para nossos filiados e para toda a comunidade empresarial", destaca a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett.

Devido a pandemia de Covid-19, o Lidere 2020 e este ano o evento será online e contará com a presença de Marcio Fabbris, Vp Sales And Marketing Vivo; Amaury Couto, Presidente Do Grupo Lowçucar; Pedro César, Co Founder Miss Pink; Felipe Meldonian, Cfo Chilli Beans; Tania Maranha, Talent Management La Director Na Electrolux; Silvana Romagnole, Cfeg Cambridge Family Enterprise Group; Flávio Huf, Fundador E Diretor Executivo Da Ast Facilities E We Can Br; Nelson De Lorenzi Campelo, Chief Executive Officer South America Na Atos; Bill Moraes, Franklincovey Enterprise Brasil; Tiago Dalvi, Ceo E Fundador Do Olist; Guilherme Abbud, Ex Diretor Hsbc | Fundador Da Persevera Fundo De Destaque Na Xp Investimentos; Eduardo Ribeiro Bueno Netto, Mediador; Simone Millan Shavarski, Mediadora; Lucas Ferreira, Mediador; e Dr. Hitendra Patel, Fundador E Ceo Da Ixl Center E Da Global Innovation Management Institute.

Para a inscrição e maiores informações, acesse: https://www.lidereacil.com.br/

Crédito do texto: LIDE Paraná

Conheça o Aliz Bar: novo gastrobar de Curitiba surge em andar superior do Restaurante O Jardineiro

 Local selecionado pela Ketel Botanical será o primeiro bar com presença da marca em Curitiba. Ambiente explora tons florais e conta com menu brasileiro e drinks para agregar frescor e suavidade
Um espaço exclusivo, para celebrar com os amigos mais próximos as conquistas. No cardápio, uma carta de opções e sobremesas bem brasileiras, para serem degustadas em um ambiente acolhedor. Por fim, um bar de ponta-cabeça faz cenário para divertidas e criativas fotografias, além de um convite para entrada no mundo da fantasia. A carta de drinks explora diferentes cores e aromas, em composições com frescor e suavidade, unindo drinks exclusivos de grapefruit, rose, tangerina, limão siciliano, acerola, mojito, flor de laranjeira, pêssego, gengibre, coco, morango e maracujá.
As composições são feitas com variados Monin e Ketel Botanical Spritz, gin e vodka. A seleção de drinks e pratos foi pensada para compor com um fim de tarde e noite agradável com os amigos. O local abrirá inicialmente apenas às quintas-feiras e também aceita reservas para eventos fechados. Sabe aquele encontro para rever os amigos da escola ou para fazer um divertido chá-bar com as amigas? Essas são algumas das opções de eventos que inspiraram este novo empreendimento.
No Aliz Gastrobar é possível reservar uma mesa ou até mesmo o andar inteiro. Afinal, são apenas 20 lugares, para uma atmosfera intimista. Mas além disso, é um lugar para aproveitar o lindo pôr do sol de Curitiba no amplo mezanino, e curtir músicas em uma levada mais bossa nova, MPB e jazz. Um convite para subir aos céus, em pleno início das Mercês. Serviço Aliz Bar.
O espaço exclusivo funciona às quintas-feiras, das 18h às 22h.
O gastrobar fica na Avenida Manoel Ribas, 227. O espaço conta ainda com estacionamento gratuito.
Informações e reservas: (41) 3092-4419. Aliz Gastrobar: Facebook e Instagram: @alizbarcuritiba Restaurante o Jardineiro:
Facebook: ojardineirorestaurante / Instagram: @restauranteojardineiro
Site: ojardineirorestaurante.com.br
grapefruit, rose, tangerina, limão siciliano, acerola, mojito, flor de laranjeira, pêssego, gengibre, coco, morango e maracujá

Primeiro espetáculo de dança drive-in acontece neste sábado (03) em Curitiba

Acontece neste sábado (03), no estacionamento do restaurante Madalosso, a primeira apresentação de dança em formato drive-in e que poderá ser assistida pelo público, às 18h30 e às 20h.

Cerca de dez bailarinos subirão ao palco para a apresentação da obra "Quando se calam os Anjos", da companhia Curitiba Cia de Dança e que leva a direção geral de Nicole Vanoni e coreografia de Airton Rodrigues.

O espetáculo transporta para o palco questões cênicas e dramatúrgicas que realçam um universo pós-moderno virtual. "As cenas são criadas e recriadas num jogo de luz, sons e movimentos, e a dramaturgia se constrói tendo como ingredientes a inquietude, a ironia, a sensualidade e a fisicalidade exuberante dos corpos poéticos desta jovem companhia", explica a diretora, Nicole Vanoni.

O público também poderá participar do espetáculo, deixando os faróis dos carros ligados e provendo a iluminação que os bailarinos precisam.

Ficha técnica - direção geral e concepção, Nicole Vanoni; coreografia, Airton Rodrigues; ensaiadora, Nayara Santos; trilha sonora: Raul Arcangelo; figurino, Paulinho Maia; cenotécnico, Reinaldo Rocha; preparação corporal, Alessandra Lage; produção, Bia Reiner; realização, Curitiba Cia de Dança, Paraná Cultura e AADC - Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba. Elenco: Ane Adade, Davi Lopes, Frederick Martinez, Hamilton Félix, Marcela Pinho, Natanael Nogueira, Nicole Vanoni, Patrich Lorenzetti e Rubens Vital.

Serviço: Espetáculo "Quando se calam os Anjos", da Cia de Dança de Curitiba
Data: 03 de outubro
Local: Estacionamento do Restaurante Madalosso
Horários: 18h30 e 20h00
Valor: R$ 25,00 por pessoa ou R$ 100,00 por carro

Conheça os finalistas ao Prêmio Equilibrista e Prêmio Revelação Financeira 2020

Para a última fase da votação, os profissionais foram convidados a defenderem os seus cases em uma apresentação online aberta ao público

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) divulgou os quatro candidatos finalistas ao Prêmio Equilibrista e três candidatos ao Prêmio Revelação de Finanças. Há mais de 30 anos, o IBEF-PR realiza a cerimônia que reconhece os profissionais da área de finanças que se destacaram ao longo de suas carreiras e atividades exercidas. Neste ano, o evento promete ser ainda maior, em função do formato híbrido adotado, alcançando todo o país por meio da transmissão online.

Todos os finalistas tiveram a oportunidade de defender os seus cases em uma apresentação online e aberta ao público, que aconteceu na última segunda-feira (21). Nesta última fase, os finalistas apresentaram os detalhes dos seus cases, evidenciando as ações realizadas na empresa e os resultados obtidos. Agora, os profissionais serão avaliados em relação à postura de liderança, a forma como foram contornadas situações adversas, a conquista de objetivos traçados, por meio de modernas técnicas de administração, e a colaboração da empresa no setor que atua.

A votação final para eleger os grandes vencedores vai do dia 22 até o dia 25 de setembro, podendo participar da votação todos os associados do instituto. A apuração dos votos será consolidada pela PwC Brasil, e no dia 02 de outubro serão divulgados os vencedores do Prêmio Equilibrista e Revelação de Finanças 2020.

“Contribuir com a certificação desse legado tão relevante para os profissionais de finanças do Paraná é, para nós, uma grande honra. Acompanhamos de perto o Prêmio Equilibrista há 5 anos e podemos garantir, com a nossa ampla experiência em auditoria e asseguração, que os cases reunidos aqui representam uma grande contribuição para toda a comunidade”, destaca Carlos Peres, sócio da PwC Brasil e líder da região Sul.

A entrega da premiação, considerada o “Oscar” do mundo das finanças, acontecerá no dia 29 de outubro, às 19h, e contará com uma estrutura montada em estúdio para receber fisicamente os profissionais premiados e transmissão ao vivo pelas plataformas digitais para todo o país.

A cerimônia ainda terá em sua programação uma palestra exclusiva com o empresário e ex-secretário de Desestatização, Desinvetimento e Mercados, José Salim Mattar Júnior. Fundador da Localiza, empresa de aluguel de automóveis, Mattar teve passagem pelo Governo Federal no projeto de privatização de mais de 600 estatais. No evento, vai compartilhar um pouco da sua trajetória empreendedora e também no Ministério da Economia.

Candidatos Finalistas ao Prêmio Equilibrista 2020

Adriano Fedalto é diretor administrativo e de participações na Copel Geração e Transmissão. Com 18 anos de empresa, assumiu também a diretoria financeira de 27 SPEs, e foi responsável e participante das ações de melhoria de eficiência operacional e redução de custos, com resultados significativos para a empresa.

Clédio Roberto Marschall iniciou a sua carreira na Lar Cooperativa Agroindustrial há 33 anos. Atualmente é superintendente administrativo e financeiro e coordenou a revisão do planejamento estratégico, visando crescimento e desempenho econômico sustentável para a empresa. Além de propor a redução de investimentos e venda de ativos não operacionais, submeteu a empresa a uma auditoria e, junto à consultoria tributária, apoiou na recuperação de tributos.

Jeferson Vinhas Ferreira é CFO da Unicesumar e, além de atuar como professor, foi responsável pela reorganização completa da área de finanças da universidade. Resgatou a cultura orçamentária, criou um comitê para análise de viabilidade de novos projetos, além de redesenhar mais de 170 processos financeiros no método “Lean”. Capacitou o atendimento do setor financeiro e iniciou o trabalho de robotização da contabilidade, que trouxeram grandes resultados em 2019.

Lucio Pandolfi Junior é Diretor Administrativo e Financeiro da América do Sul na Valmet e coordenou um “Incident Management Team” decorrente da pandemia da Covid-19, com ações associadas às cinco frentes de enfrentamento: medidas protetivas, controle de gastos, continuidade dos negócios, comunicação e plano de retomada. Os resultados permitiram que a empresa continuasse atravessando a crise com uma posição de caixa saudável.

Candidatos Finalistas ao Prêmio Revelação de Finanças 2020

André Antonio Pauzer atua como Head de finanças na BO Paper e realizou um bem sucedido plano de reorganização societária na empresa, que trouxe ganhos na compensação de impostos indiretos, bem como a possibilidade de incremento de base dedutível para impostos diretos.

Gilberto Ganz Seleme é Gerente Financeiro da CGN Brasil e executou um projeto de financiamento para a implantação do Complexo Eólico Lagoa do Barro/PI entre os anos de 2017 a 2019, que contou com 80% de alavancagem e o primeiro desembolso em 3 meses após a assinatura do contrato, sem a necessidade de contratação de empréstimo ponte.

Marcelo Afonso Riedi passou a integrar a Lar Cooperativa como Gerente Financeiro, sendo responsável pela implementação de um novo modelo de gestão na empresa, criado a partir de um plano de ação focado em três pilares principais: pessoas, processos e parceiros.

O Prêmio Equilibrista 2020 recebe o patrocínio diamante da PWC Brasil, empresa especializada em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações; bem como o escritório de advocacia Gaia, Silva e Gaede – consolidado na área corporativa, com ampla atuação em Direito Tributário e Societário. Na categoria Ouro, o evento recebe patrocínio do Banco Safra e na categoria Prata, do Banco Alfa e da Deloitte.

Prêmio Equilibrista 2020

Data: 29/10/2020

Horário: Das 19h00 às 20h30

Transmissão ao vivo pelo Vimeo

Inscrições: https://equilibrista.ibefpr.com.br/finalistas

SOBRE O IBEF-PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Executivos, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.