Coro Masculino Ottava Bassa apresenta “Momentos”, dentro da programação da 40° Oficina de Música de Curitiba

O Coro Masculino Ottava Bassa apresenta "Momentos", dentro da programação da 40° Oficina de Música de Curitiba

A apresentação musical conta a trajetória do coro masculino Ottava Bassa, com seus maiores sucessos.
No programa, obras e compositores de diversas épocas e estilos, assim como arranjos especiais de obras já consagradas.

Data 31/01 às 18h30
Local Memorial de Curitiba (Capela dos Fundadores, no 1º andar)

Entrada Gratuita

Melitta celebra sua fundadora e criadora do primeiro filtro de papel para coar café

Neste 31 de janeiro, Melitta Bentz completaria 150 anos; até hoje, a empreendedora continua sendo modelo e inspiração para todo o Grupo Melitta

São Paulo, 31 de janeiro de 2023 -- A Melitta, multinacional alemã especialista em cafés e conhecida pelo seu amplo portfólio de produtos para esse segmento, celebra hoje sua fundadora Melitta Bentz. Uma mulher à frente do seu tempo, que criou, em 1908, em Dresden, na Alemanha, o primeiro filtro de papel para coar café, revolucionando assim a forma como as pessoas preparam café.

A pioneira do método filtrado -- o mais tradicional e utilizado nos lares brasileiros --, que completaria 150 anos neste 31 de janeiro, até hoje continua servindo de modelo e inspiração para todo o Grupo Melitta por seu espírito inovador.

A história por trás do filtro de papel

Melitta Bentz, apaixonada por café, buscava uma bebida saborosa e sem resíduos na xícara. Para isso, utilizou uma caneca de latão, um papel mata-borrão, um martelo e um prego. O martelo e o prego serviram para perfurar o fundo da caneca de latão, onde, em seguida, foi colocado o papel mata-borrão. Enquanto despejava cuidadosamente o café na caneca de latão, percebeu que essa ideia simples eliminava o pó de café no fundo da xícara e o sabor amargo -- tornando o consumo de café muito mais agradável.

A ideia simples levou à fundação de uma empresa pequena, em Dresden, e revolucionou o consumo de café em todo o mundo nos anos seguintes. Hoje, a pequena empresa tornou-se um grupo internacionalmente reconhecido, com mais de 6 mil colaboradores e um extenso portfólio de produtos para o preparo e o consumo do café.

Melitta Bentz questionava o status quo e buscava criar algo novo que contribuísse para tornar o dia a dia das pessoas mais fácil, agradável e melhor. Para ela, o empreendedorismo estava intimamente ligado à responsabilidade. Ao longo da sua jornada, dedicou-se a melhorar as condições de trabalho e a moldar o futuro.

Na época, ela insistia em salários acima da média, férias anuais que excediam o padrão do setor e benefícios especiais para os colaboradores, estabelecendo diversos benefícios para apoiar as pessoas, principalmente em circunstâncias especiais e desafiadoras. A valorização do colaborador continua sendo hoje uma das bases da cultura corporativa da empresa.

Além disso, Melitta Bentz inspira um modelo de negócio sustentável, fazendo com que o desenvolvimento da companhia vincule sustentabilidade a inovação e a uma cultura de cooperação.

“Melitta Bentz foi uma mulher inovadora, corajosa, que nos inspira. Seu espírito empreendedor e inovador fez da Melitta o que é hoje. Esses valores fazem parte do DNA da companhia e incentiva a forma como pensamos e agimos como grupo. Procuramos sempre inovar, desenvolvendo produtos de qualidade, que atendam a necessidade dos consumidores e que ofereçam a melhor experiência com o nosso café fresquinho”, diz Jonatas Rocha, diretor de marketing da Melitta.

Linha do tempo Melitta
31 de janeiro de 1873: nasce Amalie Auguste Melitta Bentz, em Dresden, na Alemanha.
1908: Melitta Bentz, como era conhecida, cria o primeiro filtro de papel para coar café.
A partir de 1909: Melitta Bentz recebe várias medalhas e prêmios pelo Filtro Melitta.
1925: Melitta Bentz registra a marca e lança a embalagem verde e vermelha dos Filtros de Papel, parecida com a embalagem disponível até hoje.
1937: o suporte para filtro é aperfeiçoado, para o filtro encaixar perfeitamente, e o método de preparo é patenteado.
1962: a Melitta foi a 1° torrefadora da Alemanha a lançar no mercado cafés de qualidade e embalados a vácuo.
1968: Melitta chega ao Brasil.
1980: Grupo Melitta lança no Brasil o 1º café a vácuo do mercado.
1995-1999: em quatro anos Melitta lança cappuccino, café spresso em grãos, café solúvel, suporte e garrafa térmica.
2000: Melitta lança o filtro com a exclusiva tecnologia de microfuros e dupla costura.
2008: Melitta lança a linha de cafés gourmets Regiões Brasileiras, vindos das regiões cafeeiras mais importantes do país.
2018: Melitta lança café espresso em cápsulas.
2021: Melitta continua inovando na categoria de preparo de cafés e em busca de atender a necessidade do consumidor, lança a linha de Filtros Do Seu Jeito.

Sobre a empresa Melitta®
Multinacional alemã presente em mais de 100 países, a Melitta® é uma companhia que oferece aos consumidores produtos de qualidade para o preparo e o consumo de café. No Brasil, a marca Melitta® tem um portfólio completo para quem aprecia o melhor café fresquinho: cafés torrados e moídos, filtros de papel, acessórios para preparo de café, espresso em cápsulas, café solúvel e bebidas instantâneas. Além disso, detém as marcas Café Bom Jesus, Café Barão e Brigitta. Fundada em 1908, em Dresden, por Melitta Bentz, criadora do primeiro filtro de papel para coar café, hoje a Melitta® tem no Brasil o 2º maior mercado. Melitta®, café fresquinho para sentir mais a vida.

SIM -- Serviço de Informação Melitta
0800 595 0203

Retiro Nacional da Associação Evangelizar recebe milhares de fiéis de todo o Brasil

Entre 25 e 26 de fevereiro, caravanas de diversos cantos do país e do exterior chegam a Curitiba para evento católico conduzido pelo Padre Reginaldo Manzotti

Nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro, a cidade de Curitiba (PR) vai sediar a 11a edição do Retiro Nacional Evangelizar É Preciso. O evento, que está entre os mais importantes do calendário da Obra, vai reunir fiéis de todo o país e do exterior no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, um dos cartões postais da capital paranaense.

Com o retorno da programação presencial, depois da realização de duas edições online em respeito aos cuidados necessários durante a pandemia da Covid-19, o Retiro deve atrair milhares de pessoas. A proposta é que os participantes se desconectem da rotina e dediquem o fim de semana de início da Quaresma à reflexão, meditação e renovação da espiritualidade e da devoção.

Com o tema “Vida Plena em Cristo”, o Retiro terá a condução do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Obra Evangelizar. A entidade católica atua em todo o Brasil com vários projetos sociais e uma rede de canais de comunicação que inclui as emissoras da Rádio e da TV Evangelizar, Jornal do Evangelizador, Portal IDe+, a plataforma de streaming IDeplay e a Turma do Manzottinho.

A expectativa para a edição de 2023 do Retiro Nacional é de receber cerca de cinco mil pessoas para orações, Missas e pregações com o Padre Reginaldo Manzotti sobre temas que fundamentam e fortalecem a missão evangelizadora e ressaltam o efeito transformador da fé, do perdão, da humildade, da caridade e da gratidão.

Inspirado nas palavras de Deus, registradas pelo Profeta Oséias – “Vou conduzi-la ao deserto e falar-lhe ao coração” (Os 2,16) –, Padre Manzotti quer chamar a atenção dos católicos para a importância de dedicar um tempo para si e participar da formação que o Retiro representa. “É um retiro espiritual e uma valiosa oportunidade de reflexão e de renovação. Só quando nos distanciamos da correria do dia a dia, dedicamos um tempo sem afazeres, sem compromissos, sem distrações e silenciamos o nosso interior, é possível realizar uma experiência fecunda de comunhão com Deus, de fortalecimento da fé e do crescimento espiritual que tanto buscamos”, afirma o Sacerdote.

Desde o início, a decisão de realizar o Retiro Nacional na Quaresma – 40 dias que antecedem a Páscoa – foi motivada pela simbologia do período. “A Quaresma é propriamente um tempo de ‘deserto’, no qual, guiados pelo Espírito Santo, nos preparamos para viver a Páscoa do Senhor”, ensina. “É especialmente na Quaresma que Deus nos convida a mudar os rumos que estão errados e nos chama à conversão. O Retiro nos ajuda também a renovar as forças espirituais, a buscar respostas, a ressignificar a vida e a evoluir”, acrescenta.

Segundo o fundador da Associação Evangelizar É Preciso, a busca constante do ser humano por respostas aos propósitos da vida e o exercício da fé, cultivado na prática religiosa, encontra todo sentido e significado na participação e nas imersões que acontecem durante o Retiro Nacional. “Ninguém quer passar pela jornada nesta Terra sem saber de onde vem e para onde vai. Pior ainda é pensar que tudo termina por aqui”, argumenta. Para Padre Manzotti, “a alma humana tem sede de Deus e só encontra sossego no próprio autor da vida. Muitos que buscam felicidade nas coisas terrenas podem até alcançar o sucesso material, mas nunca estarão satisfeitos e completos. Somente em Cristo é que encontramos a contínua satisfação e a vida torna-se plena”, conclui.

A experiência de participar do Retiro Nacional em 2019 foi transformadora para o mineiro Helton Fernando Lemos, de 36 anos, morador da cidade de Pará de Minas (MG). Acompanhado da esposa Jéssica e da filha Lara, ele viajou cerca de mil quilômetros em busca de respostas. Na época, o sogro enfrentava uma doença grave e eles queriam saber como lidar com aquele momento desafiador. “Lembro que fomos uma semana antes, conhecemos a sede da Associação, participamos do programa Noite de Louvor e foi uma experiência muito rica”, conta. “Um dos temas das palestras do Padre Reginaldo ressoou muito com os sentimentos da minha esposa e aquelas palavras provocaram uma mudança na forma como ela encarava a doença, a possibilidade da perda do pai e carregou nossas forças para enfrentar as dores e o sofrimento que vieram em seguida. Foi transformador”, recorda.

Helton comparou a oportunidade de participar do Retiro Nacional Evangelizar É Preciso com um carregador de bateria do celular: “Abastece a gente de energias para enfrentar o dia a dia. E foi assim que passamos também pelos dois anos da pandemia, nutridos por essa força espiritual e pela fé”, relata. “Só quem participa dos Retiros Nacionais tem a dimensão da importância desse efeito transformador na realidade”, diz. Na edição de 2023, a família de Minas Gerais vai comparecer ao evento pela terceira vez.

Novo ciclo de paz e sabedoria
Ao reforçar o convite para o XI Retiro Nacional, Padre Reginaldo Manzotti abençoa também as famílias brasileiras no ano que se inicia e dedica uma mensagem de paz e de sabedoria para enfrentar os desafios ao longo do novo ciclo: “Digo a todos que venham participar e se abastecer do amor de Deus. Que aceitem o convite do Senhor e O deixem falar em seus corações. Que venham fortalecer sua fé e renovar as esperanças para enfrentar os desafios e superar as tribulações, buscar as respostas para as tomadas de decisão e para caminharmos juntos em direção a uma vida plena em Cristo“, finaliza.

SERVIÇO:
XI Retiro Nacional Evangelizar É Preciso.
Tema: Vida Plena em Cristo.
Dias 25 e 26 de fevereiro de 2023.
No Centro de Eventos Positivo do Parque Barigüi, em Curitiba, Paraná.
Inscrições pelo site: https://www.evangelizarepreciso.com.br/inscricao-retiro
Cadastro de caravanas pelo site: https://www.evangelizarepreciso.com.br/padre/caravanas-principal/agendamento-de-caravana
Mais informações: (41) 3221-6428

Evento proprietário da agência Turn On The Light realizou uma semana completa de ativações direto do Transamérica Comandatuba

Caio Ribeiro, Denilson, Diego Ribas, Michel Bastos, Elano e Fabio Luciano prestigiam Caioba Soccer Camp
Evento proprietário da agência Turn On The Light realizou uma semana completa de ativações direto do Transamérica Comandatuba
O novo ano já começou com Caioba Soccer Camp. Isso porque na última semana, de 22 a 29 de janeiro de 2023, aconteceu a primeira edição do ano do Caioba Soccer Camp no Transamérica Comandatuba. Idealizado pela agência Turn On The Light, o Caioba reuniu famílias para uma semana completa de atividades. Em parceria com o amigo e ídolo Caio Ribeiro, o evento tem como propósito promover uma grande integração familiar por meio do esporte, tendo o futebol como o pilar principal.

Ex-jogador e comentarista da Globo e do Game FIFA, Caio Ribeiro é responsável por montar a equipe das estrelas que, em uma ação coletiva, recebe mais de 200 crianças entre 5 e 14 anos para vivenciar essa grande experiência.

Nomes como Kaká, Ricarlison, Zico e Cafu, já participaram de edições anteriores. Para a sexta edição na Bahia, Denilson, Diego Ribas, Michel Bastos, Elano e Fabio Luciano, além do youtuber Lucaneta estavam entre os presentes.

Além dessa superseleção de estrelas, os organizadores do Caioba criaram ações especiais aos convidados com ativações além do campo. O treinamento das crianças com os atletas convidados, o jogo dos pais, o jogo das mães e o campeonato oficial são os momentos mais esperados da semana e serão acompanhados de diversas atrações, como o torneio de Beach Tênis, Clínica de Tênis com Grandes nomes da modalidade, entre outros.

“Começamos o ano de 2023 após a Copa do Mundo e com a certeza de que vamos inovar e emocionar cada vez mais as famílias por meio do esporte. Esse é nosso maior legado e na temporada de férias fica ainda mais especial, com cinco dias sequenciais de atividades e emoção”, afirma o sócio Tico Sahyoun.

Marcas e Ativações

Por trás de todo o evento CAIOBA SOCCER CAMP, existem parceiros que trabalham muito para que cada edição seja inesquecível, criando memórias para centenas de famílias. No portfólio de marcas parceiras, nomes como Puma, Land Rover & Jaguar, Bimbo, Graiche, Redoma, Mercado Bitcoin dentre outras, já estiveram ou se mantêm como patrocinadores do maior encontro esportivo do Brasil.

Todos os participantes foram recebidos a partir de domingo, 22 de janeiro, com integração e apresentação de cronograma completo, além de kits especiais nos quartos com ações de mais de 10 marcas participantes. Cada uma das marcas cria com o time Caioba Soccer Camp ativações que você conhece abaixo:

A PUMA chegou para encantar as crianças com um kit incrível no quarto com gym sack, bola, meião e chuteira.
Sempre uma ótima pedida para todos os momentos, a Táta Moreno encanta com suas lindas peças durante o evento inteiro, com direito a sorteios para as mães dos pequenos craques. Tata é uma parceira que nos últimos eventos se fez presente e nos ajuda a manter essa história.

Estar na praia, no sol e na Bahia, não pode faltar, é claro, da proteção para os olhos, muita água e bonés. E esse papel fica por conta da Goodr, uma parceira que se destaca com seus lindos óculos e acessórios que não podem faltar no resort. Além disso, a marca entrega presentes nos quartos e faz atividades durante toda a semana para as famílias. A ÁGUAS PRATA sfoi a água oficial dessa edição, para manter nossos atletas bem hidratados durante e após os treinos e também no Luau do Sebá, que aconteceu na quarta-feira, 25 de janeiro. A AVENUE estreia com Caioba diretamente de Comandatuba e presenteia os convidados com squeeze personalizada.

A Majipack reforça a parceria em nossos campos e deixou o evento ainda mais especial, com a sua parceria e entrega de brindes especiais, além de um espaço dedicado com produtos no restaurante do hotel.

A GRAICHE, que está desde a primeira edição do CAIOBA celebrou o verão com um chapéu especial, que agrada a todas as mamães de craques. A ESP – Evolution Soccer Program, escola de futebol com metodologia desenvolvida por Caio Ribeiro e Denilson apoia o Caioba Soccer Camp.
Para quem ama tênis, a BODY FOR SURE levou seus looks especiais para o Caioba Soccer Camp com uma loja, além de presentear pais e mães com camiseta e garantir a premiação final Beach Tennis com kits. Nessa edição do Caioba houve também o PADBOL, com quadra, prática e presente para todos os participantes.

Informações à imprensa
Agência Viva
Renata Nascimento – renata@agenciaviva.com
Andressa Bregalanti – andressa@agenciaviva.com

ANTONIO KHOURI, CAIO RIBEIRO E TICO SAHYOUN

DENILSON, MICHEL BASTOS, FABIO LUCIANO E CRIANÇAS

DENILSON

DIEGO E ELANO

ELANO E ALEXANDRA BLUMER

FABIO LUCIANO

LUCANETA

MICHE BASTOS E FAMILIA

TICO, PIPPO E ARETHA SAHYOUN

CAIOBA

CAIOBA

CAIOBA

RENATA LEITE DECOUSSEAU, CACAU KHOURI E ARETHA SAHYON

CAIOBA

CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE A EXPOSIÇÃO “SUSSURRO”

Mostra é a primeira exposição individual da artista visual Pina e reúne trabalhos em pintura, escultura e instalação

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, entre os dias 03 e 26 de fevereiro, a primeira exposição individual da artista visual Pina. A mostra Sussurro traz um conjunto de trabalhos em pintura, escultura e instalação que focam na temática do corpo humano e seus detalhes.

A partir de suas experiências pessoais, Pina cria retratos de personagens baseados em fotografias e memórias de sua infância, destacando gestos e características físicas e emocionais desses personagens. Os retratos apresentados na exposição possuem tamanho em escala natural e são produzidos em tinta à óleo sobre papel craft modulado.

A exposição é resultado de pesquisa iniciada pela artista durante sua formação universitária em Artes Visuais na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. A pesquisa, voltada para as poéticas visuais, aprofundou estudos em pintura e investigação da figura humana.

A artista também ministrará entre os dias 07 e 16 de fevereiro, a oficina Figura humana e sensações: investigações poéticas. São quinze vagas disponíveis e os trabalhos produzidos pelos participantes serão apresentados na própria exposição Sussurro, fomentando a circulação da produção artística na cidade.

Paisagem-carne -- Pina -- óleo sobre papel (2021)

SERVIÇO:
Exposição: Sussurro -- artista Pina
Local: Galeria Térreo da CAIXA Cultural Curitiba
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 -- Centro, Curitiba (PR)
Abertura: 03 de fevereiro de 2023, às 19h
Visitação: De 04 a 26 de fevereiro de 2023
Horário: terça a sábado das 10h às 20h e domingos e feriados das 10h às 19h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (41) 4501-8309/ 8722
CAIXA Cultural

Oficina: Figura humana e sensações: investigações poéticas
Local: Galeria Térreo da CAIXA Cultural Curitiba
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 -- Centro, Curitiba (PR)
Período: 07, 08, 09, 10, 14, 15 e 16 de fevereiro de 2023, das 18h30 às 20h
Capacidade: 15 vagas (turma única)
Inscrições: caixaculturalcuritiba@caixa.gov.br
Classificação Indicativa: 14 anos
Informações: (41) 4501-8309/ 8722
CAIXA Cultural

Deep Purple confirma show em Curitiba

Lenda do rock mundial se apresenta no dia 23 de abril, na Live Curitiba

Pré-venda Clube Opus começa no dia 31 de janeiro, às 10h

Abertura de venda geral acontece no dia 1 de fevereiro, às 10h

Ingressos em uhuu.com e pontos autorizados

crédito da foto: Morten Rygaard
O Deep Purple, um dos maiores nomes da história do rock mundial, está de volta ao Brasil pela 13º vez e Curitiba acaba de ser confirmada na rota da mais nova turnê do grupo pela América do Sul.

A banda inglesa se apresentará no dia 23 de abril, na Live Curitiba. As lendas Ian Gillan (vocal), Roger Glover (baixo), Ian Paice (bateria), Don Airey (teclado) e Simon McBride (guitarra) prometem mostrar que estão longe da aposentadoria e executar irretocável performance na capital paranaense.

No repertório, não devem faltar hinos como “Perfect Strangers”, “Smoke on the Water”, “Black Night”, “Highway Star”, “Lazy”, “Space Truckin”, entre outros. Esta é mais uma realização da Opus Entretenimento e tour assinada pela Mercury Concerts.

A pré-venda de ingressos exclusiva para associados do Clube Opus começa no próximo dia 31 de janeiro, a partir das 10h. A abertura de venda para o público em geral acontece no dia 1 de fevereiro, às 10h.

Os ingressos estão à venda pela plataforma uhuu.com e pontos autorizados. Os ingressos de MEIA-SOLIDÁRIA garantem 50% de desconto, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e/ou 1kg de ração não perecível para pet (cachorros ou gatos) a serem entregues no dia do evento. Mais informações no serviço abaixo.

A produção do evento não se responsabiliza por bilhetes adquiridos fora dos canais de venda oficiais.

Ao lado de Black Sabbath e Led Zeppelin, o Deep Purple é um dos pioneiros do heavy metal e influência direta na sonoridade de nomes como Metallica, Iron Maiden, Def Leppard, Judas Priest, Queen, Aerosmith, Van Halen, Alice in Chains, Bon Jovi, Europe, Rush, Motörhead, Dream Theater, Opeth, Rammstein, Faith No More, entre outros.

Vale a pena lembrar que o Deep Purple é uma das atrações do festival Monsters of Rock, ao lado de Kiss, Scorpions, Helloween, Saxon, Symphony X e Doro. A edição brasileira acontece no dia 22 de abril, no Allianz Parque, em São Paulo.

A BANDA - O Deep Purple foi formado no final dos anos 60, tendo como primeira formação Rod Evans (vocais), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Nick Simper (baixo) e Ian Paice (bateria). O título da banda foi tirado da música favorita da avó de Blackmore. O primeiro disco, “Shades of Deep Purple”, foi lançado em setembro de 1968. Recheado de regravações (incluindo versões progressivas de “Help!”, dos Beatles, e “Hey Joe”, de Jimi Hendrix), o disco estourou nas paradas de sucesso dos Estados Unidos com uma música de Joe South: “Hush”, o primeiro single da banda. Em dezembro daquele ano, quando o segundo disco (“The Book of Taliesyn”) já havia sido lançado, eles fizeram sua primeira turnê na América, acompanhando o Cream. O segundo disco também trazia regravações, como “River Deep, Mountain High” (sucesso na voz de Tina Turner), “We Can Work it Out” (Beatles) e “Kentucky Woman” (Neil Diamond).

Em 1969, Blackmore e Lord estavam descontentes com o trabalho do grupo. Ambos queriam uma nova sonoridade, mas consideravam que a voz de Evans não acompanharia as mudanças. O terceiro disco do grupo, chamado “Deep Purple”, reflete a tensão de uma banda que tinha os pés no rock inglês dos anos 60 e a cabeça em algo que ainda estava por ser criado. Sob convite do baterista Mick Underwood, em 24 de junho, Blackmore e Lord foram conferir uma apresentação do grupo Episode Six, cujo vocalista era Ian Gillan. Blackmore, Lord e Paice combinaram um teste com Ian Gillan. Ele levou seu amigo Roger Glover, baixista também do Episode Six. Juntos, os cinco gravaram o single “Hallellujah”, no dia 7 de junho. Aprovados os dois, o Deep Purple passou a ter vida dupla. Durante o dia, a segunda formação ensaiava no Hanwell Community Centre; à noite, a primeira formação continuava se apresentando como se nada estivesse ocorrendo.

O terceiro disco tinha acabado de ser lançado na Inglaterra quando a nova formação, com sua proposta sonora mais ousada, estreou. O novo Deep Purple era elétrico e explosivo, e isso ficaria muito claro no primeiro disco da nova formação – “In Rock”, lançado em abril de 1970. Logo depois viria “Fireball”, que mantém a eletricidade mas envereda por um caminho mais experimental. Os shows da turnê de 1971 mostram uma banda mais madura e mais ousada. É nessa turnê que Ian Gillan começa a fazer duelos de sua voz com a guitarra de Blackmore, por exemplo.

O passo seguinte na experimentação do Deep Purple seria gravar um disco de estúdio feito nas mesmas condições de uma apresentação ao vivo. Todos juntos, num mesmo ambiente, criando e gravando juntos como nas longas jams instrumentais que eles faziam no palco. Em dezembro de 1971, eles haviam achado o local certo para criar e gravar esse disco: Montreux, na Suíça. Inicialmente, ele seria gravado no grande cassino da cidade, onde tradicionalmente havia apresentações musicais, mas ele pegou fogo. O grupo ocupou então o Grande Hotel de Montreux. Esse trabalho é tão importante na carreira da banda, que até hoje todos os shows do Deep Purple contêm ao menos quatro das sete músicas do disco “Machine Head”, lançado em 1972.

O ano de 1972 foi movimentadíssimo, e nele o Deep Purple chegou pela primeira vez ao Japão, onde foi gravado seu mais famoso disco ao vivo, “Made in Japan”. Na Itália, o grupo também preparava a gravação de “Who Do We Think We Are”. O ritmo de trabalho da banda, porém, custou caro a eles. Por diversas vezes, membros do grupo ficaram doentes. O guitarrista Randy California chegou a substituir Blackmore em um show, e Roger Glover substituiu Gillan em outro. Os relacionamentos entre os membros – e especialmente entre Gillan e Blackmore – também não iam bem. Em dezembro, Gillan entregou seu pedido de demissão, avisando que deixaria o grupo no final de junho de 1973, dando aos empresários e aos colegas seis meses para decidir o que fazer do grupo.

Em 29 de junho de 1973, na segunda viagem do grupo ao Japão, Ian Gillan avisa que seria o último show do Deep Purple com aquela formação. Glover também deixou o grupo, passando a se dedicar à produção, no departamento artístico da Purple Records – a gravadora do grupo. Em busca de um novo vocalista, os empresários do Deep Purple não paravam de receber fitas de novos artistas. Uma delas foi enviada por um rapaz de vinte e um anos: David Coverdale. O teste de Coverdale ocorreu em agosto de 1973. Durante seis horas, eles tocaram material do Deep Purple e canções mais conhecidas, como “Long Tall Sally” e “Yesterday”. Quando Coverdale foi para casa, o restante do Deep Purple decidiu que ele seria o novo integrante da banda. Em novembro, foi gravado o disco “Burn”, e a nova equipe estreou no palco em 8 de dezembro, na Dinamarca.

Em 1975, durante a turnê de lançamento do disco “Stormbringer” na Europa, Blackmore deixou o grupo para criar uma nova banda, o Rainbow, sendo substituído por Tommy Bolin. Em março de 1976, em Liverpool, David Coverdale desabafa com Lord: não havia mais clima para continuar com o Deep Purple. Lord desabafa de volta: não havia mais um Deep Purple para continuar. Criada oito anos antes, a banda encerra sua carreira. Oito meses depois, Bolin morreria de overdose no Resort Hotel de Miami, após uma apresentação. Durante oito anos o Deep Purple permaneceria fora do ar e seus membros partiram para carreiras solo.

Em 1984, é anunciada a volta do Deep Purple com a sua formação de maior sucesso, com Gillan, Blackmore, Paice, Glover e Lord. É lançado o primeiro disco de inéditas desde 1975, chamado “Perfect Strangers”, que foi seguido por “The House of Blue Light”, de 1987. Das turnês destes dois discos, sai o ao vivo “Nobody’s Perfect”, lançado em 1988. Em 1989, Gillan decide sair novamente da banda, e em seu lugar entra o vocalista Joe Lynn Turner. Com ele a banda gravaria “Slaves and Masters”, e sairia em turnê mundial, vindo pela primeira vez ao Brasil. A banda termina a turnê no fim de 1991, e em 1992, começa a gravar o que se tornaria o álbum “The Battle Rages On…”. Este álbum foi inicialmente gravado e escrito com Joe Lynn Turner ainda na banda, mas no meio de setembro de 1992, Joe é despedido do grupo e em seu lugar entra novamente Ian Gillan, que regravaram as canções.

Em dezembro de 1993, após a saída de Ritchie Blackmore devido a conflitos constantes sobre o estilo musical a ser seguido, Joe Satriani foi convidado a integrar a banda e juntou-se ao Purple para participar da turnê internacional pelo Japão e Europa. Após este concerto, Satriani deixou o Purple e cedeu o lugar para o guitarrista Steve Morse, que ocupa o lugar até hoje. A banda se revitaliza e volta com o “Purpendicular”, de 1996, e “Abandon” em 1998. Em 2002, o tecladista Jon Lord decide abandonar a estrada, e em seu lugar entra Don Airey, com quem o grupo lançaria “Bananas”, em 2003, e “Rapture of the Deep”, em 2005.

Em abril de 2008, os alunos da London Tech Music School, uma das mais conceituadas escolas de música da Grã-Bretanha e de onde saíram integrantes de bandas como o Radiohead, The Kinks e The Cure, elegeram o clássico “Smoke on the Water”, um dos maiores sucessos da banda, como o maior riff de todos os tempos na história do rock, na frente de outros clássicos como “Whole Lotta Love” do Led Zeppelin, “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana, “My Generation” do The Who, “Born To Be Wild” do Steppenwolf e “Iron Man” do Black Sabbath.

Links relacionados:
https://www.instagram.com/deeppurple_official
https://www.instagram.com/opusentretenimento
https://www.instagram.com/mercuryconcerts
https://www.instagram.com/livecolive
Serviço Curitiba
Opus Entretenimento e Mercury Concerts orgulhosamente apresentam Deep Purple
Data: 23 de abril de 2023
Local: Live Curitiba
Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo - 81050-040
Horário: 17h (abertura da casa)
Classificação: 18 anos. Menores de 18, somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais

# Setores e valores:
Pista Premium LOTE 01: a partir de R$ 315,00+ taxas
Pista LOTE 01: a partir de R$ 135,00+ taxas
Área Vip (2º Piso) LOTE 01: a partir de R$ 202,50+ taxas
CAMAROTE JOHNNIE WALKER: R$ 6750.00 + taxas*
CAMAROTE CIROC: R$ 6750.00 + taxas*
*não há incidência de meia-entrada

# INGRESSO ONLINE: uhuu.com

Ponto de venda com taxa de serviço:
Shopping Crystal
Quiosque Piso L4
Endereço: R. Comendador Araújo, 731 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000
Horário de atendimento: Segunda a sábado das 12h às 20h e domingo das 14h às 20.

*Excepcionalmente no dia 01/02/2023 (quarta-feira) a bilheteria abrirá a partir das 10h para atender aos clientes no início da venda para o PÚBLICO GERAL.

Bilheteria Local - Live Curitiba (Somente em dia de apresentação 2h antes)
R. Itajubá, 143 - Novo Mundo, Curitiba - PR, 81050-040

Formas de pagamento:
Parcelamento: até 3x - Sem juros 5x até 12x - Com juros
Internet: Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American.
Bilheteria: Dinheiro, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, American e Banricompras (débito).

Benefícios CLUBE OPUS:
- Pré-venda exclusiva em 31/1/2023 para assinantes*
- Parcelamento em 6x sem juros**
- Congelamento de 1º lote**
- 55% de desconto em 2 ingressos por CPF***
- Entrada preferencial no dia do show
Associe-se por apenas R$9,90 mensais: clubeopus.com
*Pré-venda ONLINE. A pré-venda Clube Opus será de 24 horas, iniciando no dia 31 de janeiro de 2023 às 10h e terminando no dia 01 de fevereiro de 2023 às 10h. Benefícios exclusivos para associação realizada até dia 30 de janeiro, às 23h59.
**Somente durante o período de pré-venda.
***Válido apenas para compras Online. Desconto não acumulativo. Desconto não será válido para o setor Camarote.

Meia Entrada/Descontos:
50% de desconto para Idosos: Para pessoas acima de 60 anos, mediante apresentação da Carteira de Identidade, expedida pelo órgão competente, no momento da compra do ingresso e na entrada do evento, conforme Estatuto do Idoso, lei 10.741/2003.

50% de desconto para Doador regular de sangue: Para doadores de sangue com carteira comprobatória de doação habitual, conforme Lei Estadual 13.964/2002.

50% de desconto para Professores: Para professores do ensino público e privado mediante a carteira de identificação no ato da compra e apresentada juntamente com a Carteira de Identidade na entrada do evento, conforme Lei Estadual 15.876/2008.

50% de desconto para Portadores de Câncer: Portador de câncer, com o devido comprovante, conforme a Lei 18445 de 05/02/2015.

50% de desconto para Estudantes: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, e Decreto 8.537 de 2015.

50% de desconto Pessoas com Deficiência: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, e Decreto 8.537 de 2015.

50% de desconto Jovens de 15 a 29 anos baixa renda comprovadamente: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, e Decreto 8.537 de 2015.

O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.

Outros descontos:
50% de desconto para vacinados, que apresentarem comprovante de vacinação Covid.

50% de desconto para clientes associados (Sócio Torcedor) aos clubes de futebol de abrangência nacional, mediante comprovação através de carteirinha de sócio no dia do evento.

50% de desconto na MEIA-SOLIDÁRIA. mediante a doação de 1kg de alimento e/ou 1kg de ração para cachorros ou gatos (insumos não perecíveis somente) no dia do evento. (desconto válido apenas para os setores PISTA e PISTA PREMIUM e ÁREA VIP)

55% de desconto para Sócios Clube Opus. Limitado a 02 ingressos por sócio. Válido para compras na Uhuu utilizando CPF. Benefício exclusivo para o Setor Pista e Pista Premium. Mais informações em https://clubeopus.com.

50% de desconto na MEIA-SOLIDÁRIA. mediante a doação de 1kg de alimento e/ou 1kg de ração para cachorros ou gatos (insumos não perecíveis somente) no dia do evento. (desconto válido apenas para os setores PISTA e PISTA PREMIUM e ÁREA VIP)

Ingressos E-Ticket em arquivo .PDF entregues automaticamente ao e-mail do titular do pedido em até 30 min após o recebimento da confirmação de compra. Apresente no acesso do evento. Caso não tenha recebido o e-mail, verifique também sua caixa anti-spam.

ATENÇÃO: Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos fora dos canais de venda oficiais.

Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso adquirido, caso contrário, o acesso não será autorizado.

Objetos proibidos: câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de áudio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral, objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, frutas inteiras, latas de alumínio, guarda-chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares.

SOBRE A MERCURY CONCERTS
A Mercury Concerts é responsável pelo agenciamento de turnês internacionais na América Latina e também pela idealização e produção de shows e festivais de grande sucesso em todo o Brasil. Entre suas realizações nesses mais de 20 anos de história estão festivais como Monsters of Rock, Ruffles Reggae, Close-up Planet, Skol Rock, Kaiser Music e São Paulo Trip. Além disso, a Mercury também realizou no país shows e turnês de artistas de renome como AC/DC, Bon Jovi, Iron Maiden, Kiss, Yes, Black Sabbath, Guns N' Roses e Aerosmith.

SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO
Celebrando 46 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais.

Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como Ana Carolina, Seu Jorge, Alexandre Pires, KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss. Para mais informações, acesse o site da Opus e confira.

Anitta encerra sua turnê de Carnaval em Curitiba

A turnê "Ensaio da Anitta" encerra as apresentações com um show em Curitiba, no dia 12 de fevereiro. Últimos ingressos à venda

Mais fotos disponíveis AQUI

Concorrendo ao maior prêmio da música, o Grammy Awards, a cantora Anitta chega a Curitiba, no dia 12 de fevereiro, domingo, a partir das 15h, com os Ensaios da Anitta – maratona de shows que faz parte do projeto de Carnaval da artista, que neste ano promete ser o maior de todos os tempos. Os últimos ingressos estão à venda, no quinto lote, a partir de R$ 220, via Ingresse. A produção local fica por conta da CWB Brasil.

Com o tema “Guerreiras”, o evento, que já passou por Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Jurerê, começou em janeiro e chega ao fim com um show histórico na capital paranaense.

“Esse tema festeja e enaltece as mulheres poderosas do passado e do presente. Homenagearemos as mulheres fortes que fizeram e fazem história, que nos inspiram e nos levam pra frente. Nunca fizemos um Carnaval tão grande. Eu amo! Estou muito animada”, a cantora comemora.

Os “Ensaios da Anitta” são parte do projeto “Carnaval da Anitta”, que chega a reunir 12 mil pessoas por show. Para a temporada de 2023, a Girl From Rio recebe no palco vários convidados especiais. Para o show em Curitiba, o grupo de pagode Di Propósito já é uma das atrações confirmadas. Nos próximos dias mais novidades serão divulgadas!

Em 2023, a hashtag #YesNósTemosAnitta – em referência à marchinha carnavalesca “Yes, Nós Temos Bananas”, eternizada por Carmen Miranda – é o lema dos “Ensaios da Anitta”, que retornam para celebrar a festa mais brasileira do ano. Tudo isso em shows comandados pela cantora que consolidou sua carreira internacional, mas que é do Brasil.

CWB Brasil

Quando o assunto é entretenimento, a marca CWB Brasil está envolvida. Há mais de 15 anos no mercado, a produtora é conhecida por seus grandiosos eventos e produções de qualidade no mercado de Curitiba. Em seu portfólio, o público já pode presenciar Eros Ramazotti, Jorge & Mateus, Sandy, Maria Gadú, Dilsinho, Menos é Mais, Michel Teló, Ginga, Buteco do Gusttavo Lima e Tardezinha com Thiaguinho.

Serviço – Ensaio da Anitta em Curitiba

Quando: 12 de fevereiro de 2022 (domingo)

Local: White Hall Jockey Eventos (Rua Dino Bertoldi, 740)

Horários: a partir das 15h

Ingressos: os ingressos variam de R$ 220 a R$ 330 de acordo com o setor, modalidade escolhidas e lote vigente

Vendas: www.carnavaldaanitta.com.br

Classificação Etária: 18 anos

Realização: CWB Brasil

Espetáculo com músicas de Gonzaguinha em cartaz no Teatro Cena Hum

No próximo final de semana, será apresentado no Teatro Cena Hum, em Curitiba, o espetáculo musical “Quando eu soltar a minha voz”, inspirado na obra do cantor e compositor brasileiro Gonzaguinha, filho de Luiz Gonzaga e um dos principais nomes da MPB.
A peça mostra um grupo de pessoas que vive em uma comunidade humilde e passa por situações que refletem diversas realidades, abordando temas relacionados a preconceito, questões políticas e convivência humana. No total, em meio às cenas, são apresentadas dez canções de Gonzaguinha.
“Quando eu soltar a minha voz” é o resultado do workshop Maratona Musical, promovido anualmente, nas férias de verão, pela Cena Hum Academia Multiartes. Durante quinze dias, no decorrer do mês de janeiro, os participantes fizeram uma verdadeira imersão no mundo das artes cênicas, com aulas de teatro, música e dança.
A Cena Hum oferece cursos de teatro e dança para adultos, adolescentes e crianças, com ou sem nenhuma experiência na área de artes cênicas. As matrículas para o primeiro semestre de 2023 já estão abertas. Para quem quer se tornar um ator profissional, existe o Curso Técnico em Teatro, que tem duração de dois anos e ao final concede DRT aos participantes.
Para mais informações: whatsapp (41) 99943-9396.
Serviço:
“Quando eu soltar a minha voz
Quando: 04 e 05 de fevereiro.
Horário: 19 horas.
Onde: Cena Hum Academia Multiartes (Rua. Senados Xavier da Silva, 166, São Francisco, Curitiba-PR).
Ingressos: R$ 10,00.

Maple Bear, Escola traz a São José dos Pinhais ensino bilíngue por imersão com metodologia canadense

As famílias de São José dos Pinhais que desejam proporcionar uma experiência de imersão em um segundo idioma para seus filhos já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o Canadense.

A Maple Bear, maior rede de escolas bilíngue do mundo, abriu sua primeira escola na cidade. Com vagas disponíveis para alunos de 1 a 4 anos, com início programado para fevereiro desse ano, a escola inicia as atividades com a Educação Infantil, mas já com projeto de expansão dos ciclos para os próximos anos, seguindo o modelo da rede.

Mundialmente, a rede está presente em 35 países e conta com mais 550 escolas, sendo 160 só no Brasil, e mais de 50 mil alunos na Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio (High School).

O grande diferencial da Maple Bear é sua metodologia canadense, uma das melhores do mundo segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento). Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.

A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada.

Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala, com interações mais simples, e em seguida com maior complexidade. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores.

Na área acadêmica, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo assim uma visão aplicada dos conhecimentos e maior autonomia no dia a dia.

Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, garantindo a aplicação do programa acadêmico, além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.

A Maple Bear São José dos Pinhais está localizada no bairro Aristocrata, em uma área com mais de
8 mil m², com a geração de mais de 30 postos de trabalho diretos.

Nesta primeira fase a escola terá dois turnos e receberá até no máximo 60 alunos, com foco no desenvolvimento individual de cada um deles.

Quem está à frente da escola são a empresária e psicóloga Ana Andrea Landeiro Gariani e o médico Cláudio André de Andrade Gariani. Ambos sócios de um grupo familiar de investidores com negócios já consolidados no Brasil.

“A Maple Bear será a primeira escola bilíngue e com metodologia canadense de São José dos Pinhais. Decidimos investir na área de educação, pois nossos filhos cresceram dentro dessa metodologia e nos apaixonamos. Pudemos ver, na vida real, como essa metodologia é transformadora, cria cidadãos globais e autônomos. Vimos aqui em São José dos Pinhais a oportunidade de realizar um sonho: Levar ao maior número de famílias, essa educação bilíngue de verdade, que transforma a vida das crianças, deixando-as aptos a ter uma trajetória educacional e profissional brilhante, tanto no Brasil como no exterior”, ressalta Ana Andrea.

A Maple Bear São José dos Pinhais está de portas abertas para receber novas famílias para esse ano de 2023.

Welcome to Maple Bear, and let´s learn with us !

Saiba o que os astros recomendam para o décor em 2023

A vivência nos espaços físicos também é influenciada pela astrologia, que aponta importantes mudanças para os ambientes neste ano

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=265540&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C%2521%2526%2521AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%252B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%253D%253D%2540kasa10comunicacao.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C%21%26%21AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%2B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%3D%3D%40kasa10comunicacao.com.br%3E-1.3
Projeto assinado por Daniela Engel, com MDF Amazônia da Sudati. l Foto: Divulgação.

De acordo com a astrologia, 2023 será um ano preparatório, em que a sociedade global começará a reestruturar o mundo em novos pilares. A Lua será a regente, o astro que comandará e dará o tom deste ano. Na prática, isso significa que todos os temas relacionados a estrutura estarão em foco, como família, criança interior e conceito de lar.

Compreender como os trânsitos no céu impactam a vida coletiva e pessoal pode ser um trunfo, até mesmo para a decoração. Isso porque a vivência nos espaços físicos também é influenciada pelos astros, que apontam importantes mudanças para os ambientes em 2023. Confira as tendências que vão marcar o ano:

Casa como prioridade

Decoração afetiva

Em um ano regido pela lua, o resgate às memórias ancestrais ganha destaque até mesmo na materialidade. Elementos herdados, peças produzidas por familiares ou presentes ganhados de quem se ama são perfeitos para preencher a decoração dos lares com afetividade. Pequenos detalhes fazem grande diferença na atmosfera da casa, como neste projeto assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi. As prateleiras recebem um Bonsai, que traz à lembrança do quintal da casa da avó da família. Já a adega é composta por manilhas de cerâmica, vindas diretamente da chácara dos moradores.

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=265540&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C%2521%2526%2521AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%252B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%253D%253D%2540kasa10comunicacao.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C%21%26%21AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%2B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%3D%3D%40kasa10comunicacao.com.br%3E-1.4
Projeto assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi. | Foto: Eduardo Macarios.

Bem receber

Sendo a Lua o astro que rege a casa e as relações, em um ano lunar, é imprescindível que os ambientes estejam preparados para bem receber. Sejam familiares ou amigos, o importante é que o espaço acomode a todos de maneira confortável sem perder a estética apurada, desafio nos projetos de interiores. Como solução para este apartamento, o arquiteto Geovani Capelina apostou no sofá Adam da Estofados Jardim. Combinando curvas e movimento num belo tom terroso, a peça faz um convite acolhedor e caloroso para recepcionar os convidados.

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=265540&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C%2521%2526%2521AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%252B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%253D%253D%2540kasa10comunicacao.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C%21%26%21AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%2B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%3D%3D%40kasa10comunicacao.com.br%3E-1.5
Projeto assinado por Geovani Capelina, com sofá da Estofados Jardim. | Fotos: Divulgação.

A favorita

Se tem um ambiente capaz de unir toda a casa em um ano regido pela Lua, este ambiente é a cozinha. O astro fala sobre a necessidade humana de obter segurança no mundo, estando diretamente relacionado com a nutrição, não apenas emocional, mas também física. Nesse sentido, o espaço ganha protagonismo no lar, pois alia afetividade e funcionalidade. Uma boa dica para trazer mais vida ao cômodo - e torná-lo mais convidativo para quem ainda revira os olhos na hora de cozinhar - é adicionar um ponto de cor. Como neste projeto, em que a marcenaria da Gava Ambientes Completos forma um belo contraste entre laca branca acetinada e MDF verde.

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=265540&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C%2521%2526%2521AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%252B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%253D%253D%2540kasa10comunicacao.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C%21%26%21AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%2B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%3D%3D%40kasa10comunicacao.com.br%3E-1.6
Projeto assinado por Carolina Kist, com marcenaria da Gava Ambientes Completos l Foto: Renata Salles.

Relacionamentos harmoniosos

Os eclipses solares, que ocorrerão nos dias 20 de abril e 14 de outubro, se darão no eixo Áries-Libra, relacionado às questões que envolvem o eu e o outro. Na vida pessoal, o fenômeno promete despertar indagações profundas sobre respeitar a individualidade (Áries) versus a habilidade de interação (Libra). Mais do que nunca, os ambientes precisarão favorecer as trocas harmônicas. Na vida a dois, o quarto do casal pode colaborar para a boa manutenção da relação. Neste projeto, a arquiteta Viviane Loyola pensou em cada detalhe, considerando a personalidade de ambos. Como resultado, um décor em cores neutras, elementos atemporais e iluminação leve.

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=265540&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C%2521%2526%2521AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%252B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%253D%253D%2540kasa10comunicacao.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C%21%26%21AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%2B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%3D%3D%40kasa10comunicacao.com.br%3E-1.7
Projeto assinado pela arquiteta Viviane Loyola. l Foto: Emy Tsutsumi

Mercado em expansão

Júpiter, conhecido como “o grande benéfico”, entra em Touro no dia 16 de maio e permanece no signo até 26 de maio de 2024. O planeta da sorte traz otimismo, oportunidades e expansão por onde passa. Neste trânsito por Touro, beneficiará todos os setores que envolvem o signo, ou seja, tudo aquilo que é relacionado ao seu elemento regente, a terra. Além de aquecer o mercado de arquitetura e construção, irá favorecer as áreas de design e decoração, visto que Touro é o signo que prima pela arte e pelo belo. O período também será excelente para investir em obras!

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=265540&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C%2521%2526%2521AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%252B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%253D%253D%2540kasa10comunicacao.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C%21%26%21AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%2B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%3D%3D%40kasa10comunicacao.com.br%3E-1.8
Edifício Oxi, projeto assinado pelo arquiteto Luiz Volpato. l Foto: Daniel Andraski.

Saúde mental e emocional

Eis um trânsito longo, que merece atenção: Saturno em Peixes de 7 de março até 25 de maio de 2025. O planeta da responsabilidade pede comprometimento máximo com os pontos tratados por este signo, como a saúde mental. Em um ano regido pela Lua, soma-se a saúde emocional. A orientação dos astros é clara: autocuidado na rotina diária.

Inserir pausas entre as tarefas e criar uma atmosfera mais natural no local de trabalho pode ser uma boa estratégia. Afinal, a natureza amplia as sensações de bem-estar e ajuda a relaxar. Neste espaço projetado pela arquiteta Carla Grudtner, além do bom aproveitamento da luz natural, o uso do MDF Amazônia da Sudati na estante promove a sensação de um espaço fluído e agradável.

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=265540&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C%2521%2526%2521AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%252B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%253D%253D%2540kasa10comunicacao.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C%21%26%21AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%2B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%3D%3D%40kasa10comunicacao.com.br%3E-1.9
Projeto assinado por Carla Grudtner, com MDF Amazônia, da Sudati l Foto: Eduardo Macarios

Responsabilidade com a natureza

Outro aspecto importantíssimo de Saturno em Peixes é a responsabilidade com a natureza, principalmente com aquilo que envolve água - elemento regente do signo. Sustentabilidade e clima serão pautas em destaque até o final do trânsito, que acaba em 2025. A preocupação em produzir e consumir produtos que não agridam o meio ambiente será crescente. No décor, a marca de tapetes finos Botteh Handmade Rugs já oferece uma linha ecológica. A coleção Litoral apresenta peças feitas com fibras sintéticas de garrafas pet, polipropileno 100% reciclável. O material é próprio para uso externo, além de garantir qualidade e durabilidade.

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=265540&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C%2521%2526%2521AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%252B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%253D%253D%2540kasa10comunicacao.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C%21%26%21AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%2B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%3D%3D%40kasa10comunicacao.com.br%3E-1.10
Projeto assinado por Ivan Wodzinsky, com tapete Botteh Handmade Rugs. l Foto: Daniel Katz.

Inovações tecnológicas

2023 promete marcar o início de uma Nova Era. Plutão faz passagem por Aquário, retorna para Capricórnio e, em 2024, se consolida em Aquário – onde ficará pelos próximos 20 anos, até 2043. Este planeta de movimento lento comanda a dinâmica mundial, apontando para onde a sociedade caminhará. Neste longo trânsito em Aquário, signo da inventividade, as inovações tecnológicas tendem a explodir.

No mercado do décor, a NPK Mármores já dá um passo à frente. Com exclusividade, a marca traz para o Brasil as superfícies tecnológicas da italiana Atlas Plan, ideais para áreas gourmets, cozinhas, bancadas e áreas externas. A capacidade de resistência às temperaturas elevadas, choques térmicos e cargas de ruptura são características que reforçam a revolução da tecnologia. Além de serem altamente resistentes (à manchas, riscos, calor e desgaste diário), contam a excelência, texturas, riqueza de cores e efeitos de luz dos materiais nobres.

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=265540&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C%2521%2526%2521AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%252B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%253D%253D%2540kasa10comunicacao.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C%21%26%21AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%2B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%3D%3D%40kasa10comunicacao.com.br%3E-1.11
Superfícies tecnológicas da NPK Mármores. l Foto: Divulgação.

Muita revisão!

Além do famoso mercúrio retrógrado, que marcou a transição do ano e ainda passará pelo movimento de retrogradação por mais três vezes em 2023, outros sete planetas estarão retrógrados no segundo semestre. Para a astrologia isso significa que, do ponto de vista da Terra, eles estão fazendo um movimento de ré. Estas fases costumam travar as áreas regidas pelo planeta retrógrado em questão, demandando muita atenção, paciência e revisão. Com tantas influências astrais provocando muitas reflexões, a dica é reservar um cantinho confortável da casa para ler, escrever e meditar. Aposte em mobiliário soltos e almofadas aconchegantes.

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=265540&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C%2521%2526%2521AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%252B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%253D%253D%2540kasa10comunicacao.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C%21%26%21AAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAE903qlHawJGsPS9Ev7t5IjCgAAAEAAAAC%2B75DjPHYhGsLzMydF8IxABAAAAAA%3D%3D%40kasa10comunicacao.com.br%3E-1.12
Projeto assinado por Rodolfo Fontana, com mobiliário da Villa Batel. l Foto: Iram Guimarães Oteiro.

Cresce o número de transações em restaurantes por quilo no Paraná

O número de transações em restaurantes, em especial nos estabelecimentos por quilo, aumentou de janeiro a novembro de 2022 na comparação com o mesmo período do ano anterior. No Paraná o crescimento foi de 9,25%. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Sodexo em parceria com a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) em julho de 2022.

“Os dados indicam uma tendência de aumento das refeições fora do lar. A gente percebe que os restaurantes já voltaram a ter um nível de faturamento muito satisfatório e, muitos deles, com a contribuição do vale-refeição. Acreditamos que isso é reflexo da volta ao trabalho híbrido e presencial nas empresas”, explica Antonio Alberto Aguiar, diretor executivo de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Sobre a Sodexo
Empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida que opera em 53 países, emprega 422 mil funcionários e atende 100 milhões de consumidores por dia. Tem como seu objetivo melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.
Sua missão é desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil, por isso, conta com aceitação em mais de 2.2 milhões de estabelecimentos no país, e uma rede credenciada com mais de 600 mil parceiros em Alimentação e Refeição. Em seu portfólio, a Sodexo oferece as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento, campanhas de incentivo e bem-estar e saúde, com a possibilidade de personalização: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass, Sodexo Multi, assistência médica e odontológica, Apoio Pass, saúde ocupacional, seguro de vida e muito mais.

Eisenbahn Craft Garten chega a Curitiba nos dias 4 e 5 de fevereiro, com muita música, arte e gastronomia

Pela primeira vez na capital paranaense e em um formato inédito, evento gratuito acontece na Pedreira Paulo Leminski e apresenta o que há de melhor para um público apreciador de cerveja e pelo estilo de vida artesanal. Nomes como Marcelo Gross (ex- Cachorro Grande), Johaine, Milk'n Blues e Hillbilly Rawhide fazem parte da programação musical

Eisenbahn Craft Garten acontece dias 4 e 5 de fevereiro na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba-PR
(Crédito: Divulgação)

São Paulo, janeiro de 2023 - O evento gratuito Eisenbahn Craft Garten acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro em Curitiba, em formato inédito, para celebrar a cultura artesanal com muita música, arte, gastronomia e para quem aprecia viver o universo cervejeiro com paixão. A Pedreira Paulo Leminski, ponto turístico icônico da cidade, que já foi palco de atrações e espetáculos memoráveis, foi o local escolhido para receber, pela primeira vez, o festival proprietário da marca na capital paranaense. O ingresso gratuito estará disponível, com número limitado de público, a partir do dia 30 de janeiro, diretamente neste link.

Artesanal é um estilo de vida que valoriza a beleza de viver a vida com atenção e paixão aos detalhes -- o evento quer transmitir isso para o público. “Estamos felizes em levar o Craft Garten para Curitiba. Poder conectar ainda mais a Eisenbahn, uma marca de visibilidade e alcance nacional, com a cidade e todo o público paranaense é uma forma de festejar a cultura e os costumes regionais como um patrimônio de todos. A cultura artesanal, ou cultura craft, vai muito além do universo cervejeiro: é um estilo de vida que traz a essência do personalizado, busca valorizar o tempo, as memórias e cada detalhe que merece ser vivido no nosso dia a dia. São esses os valores da marca”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing.

Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn
(Crédito: Daniel Zimmermann)

O line-up da festa inclui nomes do cenário da música local. Johaine e Marcelo Gross (ex - Cachorro Grande) se apresentam no sábado dia 4 de fevereiro. No domingo, 5 de fevereiro, será a vez de Milk'n Blues e Hillbilly Rawhide. Já o som do festival ficará sob o comando dos DJs Lirian, Tacla e Laura Marcon.

Para amarrar mais um laço com a cidade, o Craft Garten vai contar com o espaço Craft Market. Marcas regionais, das mais diversas áreas, estarão presentes em um espaço dedicado a fomentar o universo e o valor da cultura artesanal. A ideia é mostrar a essência de quem faz com cuidado aos detalhes, apoiar quem empreende e busca entregar mais do que um simples produto.

Durante o evento, acontecerão ativações para divulgar os rótulos que fazem parte do portfólio da Eisenbahn e também uma collab com a cervejaria Morada Cia Etílica, marca curitibana referência em qualidade e inovação na comunidade cervejeira e etílica. Já a gastronomia ficará por conta do restaurante Gas Food que dará temperos especiais com opções de hambúrgueres e defumados harmonizados, perfeitos para serem acompanhados por diferentes estilos de Eisenbahn.

Além disso, o influenciador, e ex-MasterChef, Mohamad Hindi, estará presente e dará início a um projeto de conteúdo, em parceria com a cerveja, sobre o melhor da gastronomia regional e curiosidades. Esta nova realização será lançada no decorrer das próximas edições do Craft Garten - depois de Curitiba, outras quatro cidades brasileiras devem receber o encontro ainda em 2023.

Idealizado pela Agência Atenas, o Eisenbahn Craft Garten, vai oferecer uma experiência completa sobre o que é viver e sentir a qualidade artesanal.

Eisenbahn Craft Garten acontece dias 4 e 5 de fevereiro em Curitiba-PR
(Crédito: Divulgação)

Eisenbahn Craft Garten Curitiba
Local: Pedreira Paulo Leminski
Endereço: R. João Gava, 970 - Abranches.
Período: Dias 4 e 5 de maio de fevereiro, em Curitiba - PR
Horário: Das 14 às 20 horas.
Mais informações e ingressos neste site.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa. Informações adicionais

O varejo pós-pandemia

Realizado anualmente em Nova York (EUA) há mais de 100 anos, o NRF Retail’s Big Show é o maior e mais influente evento do varejo mundial. E como em todos os anos, em 2023 os executivos do Grupo OM Marketing & Comunicação (em parceria com a Varejo 180) acompanham a feira para ter acesso às novidades e tendências de um setor em constante ebulição e transformação.

Após a viagem, recheada de visitas e palestras com varejistas americanos, eles voltam à Curitiba para promover a tradicional devolutiva ao mercado regional, que está marcada para esta quinta-feira (02/02), das 8h às 12h, no Cinemark do Shopping Mueller. As inscrições são limitadas e podem ser feitas em https://www.sympla.com.br/evento/pos-nrf-2023-cwb-varejo180/1825405.

Conduzida por Zeh Henrique Rodrigues (designer, especialista em Retail e Consumer Experience, sócio e VP de Branding e Varejo da Brainbox/foto anexa), e com a participação de Julio Takano (expert em Arquitetura de Negócios e Ecossistemas de Varejo), a pauta abordará os principais insights observados pela equipe na NRF. Entre eles, como a alta da inflação, conflitos bélicos, quebra da cadeia produtiva e escassez de mão de obra tornam a experiência do varejo cada vez mais desafiadora. “Todo o esforço está voltado para a manutenção dos negócios, a sustentação das bases de clientes e a garantia de lucratividade, cada vez mais em queda”, diz Zeh Henrique.

Neste cenário, a tecnologia é uma grande ferramenta para atingir essas metas de eficiência. Ficam de lado os famosos “penduricalhos” tecnológicos e passam a protagonizar investimentos centrados em resolver questões básicas como integração de canais, estoques que se comunicam, eficiência logística (incluindo o famoso last mile), gestão de equipes e CRM.

Merece destaque, ainda, a geração Z (nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010), cujo comportamento é resumido pela palavra fluidez. “Um público que busca não ter barreiras e limites tradicionais quando se fala de gênero, sexualidade, relações com o trabalho e carreira e, obviamente, com o consumo. E é aí que as coisas começam a complicar”, fala Zeh Henrique. Afinal, como atender às demandas de jovens conectados e que levantam bandeiras de anticonsumo, antidesperdício, antidesmatamento e outros antis? Mas que também são fãs de carteirinha de marcas que oferecem preços baixos e descontos agressivos?

“Para as marcas, fica aqui o grande desafio. Um bom caminho é esquecer os preconceitos e adquirir um olhar mais holístico sobre as novas gerações”, recomenda o especialista.

Serviço - Pós-NRF 2023
Data: 02/02/2023
Horário: 8h às 12h
Local: Cinemark Shopping Mueller
Realização: Grupo OM Marketing & Comunicação, em parceria com a Varejo 180
Apoio: Shopping Mueller
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/pos-nrf-2023-cwb-varejo180/1825405

Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil viaja a Curitiba para encontros com os órgãos públicos de cultura

Enquanto ocorre a 40ª edição da tradicional Oficina de Música de Curitiba, é feito o anúncio de ações positivas para o setor musical através do CF-OMB em diálogo com entidades locais

O Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil (CF-OMB), representado por seu presidente Gervásio Braz, do estado de Alagoas, viajou até Curitiba para importantes reuniões que podem mudar os rumos do setor nacionalmente. “O segmento da música brasileira foi dominado por interesses estrangeiros e empresariais por décadas, em prejuízo dos trabalhadores do setor. Essa visita pode representar a reversão deste quadro”, afirma Manoel J de Souza Neto, coordenador nacional de políticas culturais do CF-OMB.

Visando boas relações e esclarecimentos, se realizou uma agenda de encontros institucionais em Curitiba que contaram com presença de diretorias nacional e local do Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil, visando aproximar as esferas a fim de promover e garantir ações efetivas para a música com apoio das gestões públicas de cultura municipal, estadual e Federal.

CF-OMB em encontro com FCC em Curitiba-PR - foto Divulgação.jpg
A Fundação Cultural de Curitiba, representada por sua presidente Ana Cristina Castro (ao centro) e por Janete Andrade (ICAC, Diretora da Oficina de Música de Curitiba) recebem Gervásio Braz (Presidente do CF-OMB), Manoel J de Souza Neto (Coordenador nacional de políticas culturais do CF-OMB), e Junior (Secretario da OMB-PR). Foto: Divulgação

Diálogos com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) foram recentemente efetivados, visando ampla parceria em ações que beneficiem o setor musical. Foi ofertada cooperação em temas como aprimoramento de editais, indicação de membros de júris e conselho de cultura, bem como a ampliação da participação democrática nas decisões do setor cultural. Uma maior cooperação requer também acesso às informações, protocolos e transparência das políticas culturais. Ambas as partes declararam a importância de trocas de informações, acesso aos dados e indicadores culturais para melhorias no desenvolvimento de políticas culturais.

As propostas foram apresentadas pela CF-OMB na figura do Presidente do Conselho Federal Ordem dos Músicos do Brasil Gervásio Braz. Ana Cristina Castro (presidente da FCC) recebeu como bons olhos as propostas e indicou Janete Andrade do setor de música no ICAC (Instituto Curitiba de Arte e Cultura) e também coordenadora da Oficina de Música (que está em sua 40ª edição, realizada até 05 de fevereiro) para aproximar relações com o Coordenador nacional de políticas culturais do CF-OMB Manoel J de Souza Neto, bem como com Danilo Lima (Presidente da OMB-PR). Na ocasião Gervásio Braz declarou que “são bem vindas quaisquer ações da FCC que sejam em benefício dos músicos e do desenvolvimento da cadeia produtiva da música”.

Aproveitando a vinda a Curitiba, a diretoria da CF-OMB também dialogou sobre o Fórum Nacional de Secretários e Gestores da Cultura das Capitais e Municípios Associados, do qual Ana Cristina Castro é atual coordenadora.

A principal agenda dialogada foi a defesa de políticas culturais em nível federal com o retorno do Ministério da Cultura e a aproximação com o CF-OMB, visando maior integração do setor musical com as gestões públicas de cultura das capitais e municípios associados.

Na esfera do governo estadual, a CF-OMB também houve uma reunião com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. No encontro, a CF-OMB afirmou que as parcerias em prol da categoria de trabalhadores da música são a meta principal. A secretária de Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, que recebeu o grupo, afirmou concordar com a busca de parcerias e de iniciativas positivas.

CF-OMB em encontro com Secretária de Estado da Cultura do Paraná em Curitiba-PR - foto Kraw Penas.jpg
Luciana Casagrande Pereira (secretária de Cultura do Estado do Paraná) recebe na Gervásio Braz (Presidente do CF-OMB), Danilo Lima (Presidente da OMB-PR), Manoel J de Souza Neto (Coordenador nacional de políticas culturais do CF-OMB), Israel Costa (Tesoureiro da OMB-PR), Junior (Secretário da OMB-PR) e Roberto Caetano (Coordenador de segurança da OMB) reunidos na sala Adalice Araujo. Foto: Kraw Penas

Da mesma forma que apresentadas à FCC, as propostas da CF-OMB para a Secretaria de Estado da Cultura foram orientadas para ações em melhorias das atividades do setor musical. Questões relacionadas a editais, júris e conselho de cultura estiveram na pauta. Especialmente a questão da representatividade do setor musical por profissional que seja da música na cadeira do CONSEC (Conselho Estadual de Cultura) e a resolução das situações pendentes ou ofícios envolvendo a Lei Aldir Blanc. Ambas as partes declararam a importância de trocas de informações, acesso aos dados e indicadores culturais para melhorias no desenvolvimento de políticas culturais.

As visitas do Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil em Curitiba para tratar de questões municipais, estadual e federal do segmento musical e das boas relações com as instituições culturais, serviram para propor novo diálogo, com audição de todas as partes envolvidas, visando melhorias nas políticas culturais, e em favor do segmento musical, que há muito vem sendo prejudicado enquanto campo profissional. As relações institucionais entre todas as partes foram fortalecidas pelo diálogo franco, transparente e propositivo.

Apresentação da nova fase de atuação da CF-OMB
A Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) é uma autarquia pública federal de caráter corporativo, criada pela lei 3857/1960, que vem se renovando. No passado, a instituição teve gestões que sofreram a antipatia da classe devido a pouca atividade positiva e acusações de autoritarismo (devido às pressões de regime de governo). Mas graças a decisões do STF em 2013, que tirou o poder de polícia da entidade, a OMB vem gradativamente sendo assumida por pessoas comprometidas com a defesa do meio musical, em uma linha cada vez mais progressista e proativa.

Defesa da classe musical
Nos últimos anos, a OMB promoveu defesa incontestável da classe em nível local e nacional, participando de todas as causas da música e da cultura. Dentre as causas estão a defesa dos artistas presos por se apresentarem nas ruas, regulamentação justa dos recursos da Lei Aldir Blanc, pedidos de apuração da aplicação dos recursos emergenciais de cultura durante a pandemia, publicação gratuita de manuais de usos dos recursos da Lei Aldir Blanc, bem como guia de orientações de direitos e segurança do trabalho dos músicos durante a crise sanitária causada pela Covid-19.

Nova fase institucional
O novo foco da Ordem dos Músicos do Brasil é a defesa do setor musical, em questões como trabalho digno, direito a aposentadorias, melhorias nas políticas culturais, mercado de trabalho, representação diante do poder público, acompanhamento de concursos, seleções, júris e comissões, bem como a inclusão de novas categorias profissionais e renovação da entidade para efetivação de garantias dos direitos dos músicos.

Agenda nacional do setor musical
Um dos grandes desafios do setor será unificar fóruns de música, sindicatos de música, associações de professores de música, bandas, fanfarras, cooperativas e demais segmentos do lado laboral, para uma frente de trabalhadores para diálogo com o governo federal, especialmente no atual momento de recriação do Ministério da Cultura.

Pontal do Paraná recebe a 19ª edição do Festival do Caranguejo

Tradicional evento gastronômico acontece de 03 de fevereiro a 05 de março. Abertura será na quinta-feira, dia 02, com exposição sobre a espécie no Balneário Shangri-lá

Em novo formato e nova data, em 2023 o Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná será realizado de 02 de fevereiro a 05 de março em diversos balneários do litoral paranaense. Tradicionalmente realizada em janeiro no Balneário Shangri-lá, a festa gastronômica foi ampliada para diversos pontos de Pontal do Paraná e estendida até o final da temporada de caranguejo.

Realizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná, a abertura oficial do Festival do Caranguejo será na Praça Alvorada no balneário de Shangri-lá dia 2 de fevereiro com início às 19h. A partir da próxima sexta-feira, dia 03 de fevereiro, os veranistas poderão degustar a iguaria caiçara da maneira tradicional ou em pratos elaborados nos diversos restaurantes participantes. Confira a relação dos participantes no site http://festivalcaranguejopontalpr.com.br/ .

Para o secretário municipal de turismo e desenvolvimento econômico de Pontal do Paraná, Gilberto Keserle, o novo formato foi pensado para valorizar os comerciantes da região e receber um maior fluxo de turistas. “Pela primeira vez o Festival acontecerá por mais de 30 dias, essa ampliação de datas permitirá que mais veranistas possam aproveitar para saborear nosso caranguejo e conhecer as diferentes praias de Pontal do Paraná”, disse Gilberto.

Abertura terá exposição sobre o caranguejo-uçá

Programada para o dia 02 de fevereiro, a abertura da 19ª edição do Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná transformará a Praça Alvorada no balneário de Shangri-lá em espaço expositivo para moradores e turistas conhecerem mais sobre o caranguejo-uçá. Além dos painéis informativos sobre a espécie elaborados em parceria com a UFPR, o espaço recebeu em dezembro uma escultura de Caranguejo, obra feita pelo artista Guilherme Ferreira.

Captura somente artesanal

A pesca do caranguejo-uçá é uma das atividades extrativas mais antigas no Brasil, sendo praticada por comunidades tradicionais litorâneas que vivem de sua comercialização. É caracterizada como uma das mais importantes pescarias dentro do setor artesanal em áreas de manguezal.
Para garantir a sobrevivência da espécie, a captura é permitida apenas entre os dias 1 de dezembro e 14 de março (no caso do Paraná, pois o período de defeso pode variar em cada estado).

Mesmo com liberação, a captura tem regras a serem cumpridas:
* A captura de fêmeas é totalmente proibida;
* Já em relação aos machos, só é permitida a captura de caranguejo-uçá com carapaça acima de 7 centímetros – os menores devem ser recolocados no mangue;

* Além disso, a captura é permitida apenas de forma artesanal, com as mãos. É proibido o uso de qualquer tipo de ferramenta cortante – como enxadas, facões, foices, cavadeira, cortadeira e outros – produtos químicos ou armadilhas.

Serviço:
Abertura
Data: 02 de fevereiro
Horário: a partir das 19h
Local: Praça Alvorada, Balneário de Shangri-Lá

19ª edição do Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná
Data: de 03 de fevereiro a 05 de março
Restaurantes participantes em http://festivalcaranguejopontalpr.com.br/

Pontal do Paraná recebe a 19ª edição do Festival do Caranguejo
Tradicional evento gastronômico acontece de 03 de fevereiro a 05 de março. Abertura será na quinta-feira, dia 02, com exposição sobre a espécie no Balneário Shangri-lá

Em novo formato e nova data, em 2023 o Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná será realizado de 02 de fevereiro a 05 de março em diversos balneários do litoral paranaense. Tradicionalmente realizada em janeiro no Balneário Shangri-lá, a festa gastronômica foi ampliada para diversos pontos de Pontal do Paraná e estendida até o final da temporada de caranguejo.

Realizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná, a abertura oficial do Festival do Caranguejo será na Praça Alvorada no balneário de Shangri-lá dia 2 de fevereiro com início às 19h. A partir da próxima sexta-feira, dia 03 de fevereiro, os veranistas poderão degustar a iguaria caiçara da maneira tradicional ou em pratos elaborados nos diversos restaurantes participantes. Confira a relação dos participantes no site http://festivalcaranguejopontalpr.com.br/ .

Para o secretário municipal de turismo e desenvolvimento econômico de Pontal do Paraná, Gilberto Keserle, o novo formato foi pensado para valorizar os comerciantes da região e receber um maior fluxo de turistas. “Pela primeira vez o Festival acontecerá por mais de 30 dias, essa ampliação de datas permitirá que mais veranistas possam aproveitar para saborear nosso caranguejo e conhecer as diferentes praias de Pontal do Paraná”, disse Gilberto.

Abertura terá exposição sobre o caranguejo-uçá

Programada para o dia 02 de fevereiro, a abertura da 19ª edição do Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná transformará a Praça Alvorada no balneário de Shangri-lá em espaço expositivo para moradores e turistas conhecerem mais sobre o caranguejo-uçá. Além dos painéis informativos sobre a espécie elaborados em parceria com a UFPR, o espaço recebeu em dezembro uma escultura de Caranguejo, obra feita pelo artista Guilherme Ferreira.

Captura somente artesanal

A pesca do caranguejo-uçá é uma das atividades extrativas mais antigas no Brasil, sendo praticada por comunidades tradicionais litorâneas que vivem de sua comercialização. É caracterizada como uma das mais importantes pescarias dentro do setor artesanal em áreas de manguezal.
Para garantir a sobrevivência da espécie, a captura é permitida apenas entre os dias 1 de dezembro e 14 de março (no caso do Paraná, pois o período de defeso pode variar em cada estado).

Mesmo com liberação, a captura tem regras a serem cumpridas:
* A captura de fêmeas é totalmente proibida;
* Já em relação aos machos, só é permitida a captura de caranguejo-uçá com carapaça acima de 7 centímetros – os menores devem ser recolocados no mangue;

* Além disso, a captura é permitida apenas de forma artesanal, com as mãos. É proibido o uso de qualquer tipo de ferramenta cortante – como enxadas, facões, foices, cavadeira, cortadeira e outros – produtos químicos ou armadilhas.

Serviço:
Abertura
Data: 02 de fevereiro
Horário: a partir das 19h
Local: Praça Alvorada, Balneário de Shangri-Lá

19ª edição do Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná
Data: de 03 de fevereiro a 05 de março
Restaurantes participantes em http://festivalcaranguejopontalpr.com.br/