Mostra de videodança no Sesi Portão transforma a linguagem audiovisual

 

Sessão promovida pela Cia Margaridas revela inovação artística

 

O Sesi Cultura Paraná, em parceria com a Cia Margaridas, apresenta no palco do Teatro Sesi Portão a mostra de vídeodança Margaridas 15 anos.  A mostra terá três vídeos apresentados pela companhia brasiliense neste sábado, dia 27. O grupo é especializado em dança contemporânea para o audiovisual.

O primeiro vídeo, Abs8-S3-x0, com imersão na Argentina e gravado em Brasília, foi uma releitura do tango e das marchinhas de carnaval. Já o segundo, nomeado Alfama, realizado em Lisboa, teve como fonte de inspiração um conto de Alan Ligthmann do livro “Sonhos de Einstein”. Filmado no bairro de Alfama, a obra fala sobre as ruínas de uma cidade que desaparece dentro dela mesma, sendo interpretada por uma criatura que conhece intimamente cada pequena poética do lugar passado e presente.

O terceiro e último vídeo da mostra é chamado Bloomsburry. O trabalho é inspirado no livro “Um teto todo seu” e filmado em Londres, capital da Inglaterra. A obra retrata a demarcação do bairro Bloomsburry como apropriação da identidade feminina de um modo singular de estar no mundo.

Para Laura Vírginia, diretora e idealizadora da Cia Margaridas, as videodanças trazem um novo olhar para a arte audiovisual. “ A característica da companhia é uma leitura da dança por meio da literatura. A harmonia entre os dois fazem com que nossos projetos sejam contextualizados de uma forma única. Trazer as palavras literárias em forma de dança/vídeo mostra ao espectador sensibilidade e muitas reflexões”, comenta a diretora.

 

SERVIÇO

O Sesi Cultura Paraná apresenta

Margaridas 15 anos

Datas: 27 de abril
Horário: 16h
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos
Valor: Gratuito
Local: Teatro Sesi Portão
Endereço: Rua Padre Leonardo Nunes, 180 – Portão
Observação: retirar ingresso com 1 hora de antecedência (sujeito a lotação)

 

SESI CULTURA  Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de um milhão de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 8,4 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

Crédito: Cia Margaridas

*com divulgação

 

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , , ,

Avatar de VanessaMalucelliAndersen

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário