Conheça seis lugares para consumir preparos vegetarianas e veganas em Curitiba

 

Com o aumento de apoiadores dos movimentos que não consomem produtos de origem animal, estabelecimentos da capital se adaptam para atender a demanda

 

 O vegetarianismo é uma forma de regime alimentar que exclui todos os tipos de carne do dia a dia, enquanto o veganismo não utiliza nenhum produto de origem animal na alimentação. No primeiro semestre deste ano, o IBOPE divulgou dados de uma pesquisa que trouxe resultados surpreendentes e muito promissores para o mercado. De acordo com o instituto, cerca de 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos atualmente. Ou seja, 29,2 milhões de pessoas não consomem carne.

 

São diversos os motivos que levam alguém a aderir ao movimento, seja a questão ética em torno dos animais, seja pela saúde, seja pelo meio ambiente, ou até mesmo por questões sociais, como o desperdício. Com o aquecimento do mercado, ser vegetariano ou vegano é mais fácil e saboroso do que parece, o que tem contribuído muito para a “adoção” desse conceito de vida. Marcas e empreendimentos gastronômicos têm trabalhado muito para atender esse nicho com muita criatividade e excelência.

 

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre o movimento? Listamos seis estabelecimentos de Curitiba que oferecem opções vegetarianas e veganas bem diferentes no cardápio.

 

WhataFuck: o empreendimento que inovou a maneira de se consumir comida de rua em Curitiba, presente na rua Vicente Machado (nº 845) e no Shopping Hauer, na Coronel Dulcídio (nº 775), oferece um dos hambúrgueres vegetarianos mais famosos da capital paranaense. O hambúrguer veggie (R$ 12) é preparado a partir de um mix de vegetais empanados: abobrinha, couve flor, brócolis, cenoura e beringela, farinha de milho, fubá e o caldo de legumes. Acompanha queijo derretido, tomate, cebola roxa e maionese artesanal.

hamburguer vegetariano WTF - Daniel Mocellin

Street 444: no Street 444 (Al. Presidente Taunay, 444) é possível provar algumas receitas bem especiais pensadas para o público. O local foi inspirado no conceito all in one, muito difundido internacionalmente, com diversos estabelecimentos de comida e bebida que se complementam dentro de um só espaço. A hamburgueria My Way, por exemplo, apresenta o Chilli Burger, hambúrguer de feijão vermelho com pimentões, alface, tomate assado, cebola roxa e maionese da casa, servido no pão cervejinha. Já no Armazém Enjoy, bistrô sob comando do premiado chef Adriano Sadowik, há a opção do grelhado de legumes acompanhado de focaccia de alecrim.

vegetariano

Zapata Mexican Bar: a casa mais mexicana de Curitiba, localizada na Rua José Sabóia Cortês (nº 383), também tem opções para os vegetarianos. O restaurante apresenta pratos especialmente preparados para esse público, como os Tacos Frida Khalo, tortilhas de milho recheadas com chilli de proteína de soja, feijão mexicano, alface, pico de gallo e sour cream. Outra opção são os Nachos Rivera, preparados com tortilhas triangulares de milho, chilli de proteína de soja, queijo prato derretido, guacamole e pico de gallo.

 

Oishi Ramen Bar: atuando na cidade de Curitiba desde o início do ano, o Oishi Ramen Bar (Av. Presidente Getúlio Vargas, 3309) se transformou em uma grande referência em ramen (conhecido popularmente no Brasil como “lámen”), prato típico da culinária japonesa que leva macarrão, caldo e acompanhamentos. Para os apreciadores de ramen que não consomem produtos de origem animal, os preparos são uma excelente pedida, pois o macarrão não possui derivados do leite e nem ovo, e os caldos e toppings são feitos com base de vegetais e condimentos naturais.

 

Prestinaria – A Casa dos Pães: localizada na Rua Euclides da Cunha (nº 699), a Prestinaria oferece um almoço saboroso, saudável, baseado em uma culinária mediterrânea, livre de frituras e composto, na grande maioria, por pratos vegetarianos. O almoço é servido em um buffet exclusivo, trazendo diversos preparos, que vão desde os tradicionais feijão e arroz até massas frescas e saladas com grãos, ervas e azeite. De acordo com o chef da casa, Rodrigo Machado, o menu é todo pensado para compor uma refeição balanceada, apetitosa e leve, para que a digestão não cause incômodo durante a tarde.

lunch

Bávaro: um dos empreendimentos de maior destaque na tradicional Rua 24 Horas, o Bávaro repaginou seu cardápio e conta com muitas novidades veganas e vegetarianas. Se a ideia é comer algo mais leve, há a opção de um menu fit & veggie, onde é possível experimentar o delicioso Bávaro Falafel, o pão integral com hambúrguer de falafel, com tomate seco, champignon, queijo, creme veggie e batata frita. Outra atração é o Italian Veggie, hambúrguer de arancini italiano – prato típico de Sicília – feito de arroz arbóreo e recheado com queijo gouda, pão integral, queijo parmesão, rúcula e confit de tomate cereja.

*com divulgação

Categorias:DIVIRTA-SE

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s