Conteúdo pretende ampliar o entendimento do jogo com uma abordagem filosófica para conferir ao pôquer uma nova forma de interpretação
Pôquer é esporte? Matemática? É jogo de sorte ou de habilidade? Há intuição no pôquer? Muitas dessas respostas estão aprofundadas no livro Metapôquer (Vox Editora, 112 páginas), que amplia o horizonte de entendimento do jogo com uma abordagem filosófica e, assim, confere ao pôquer uma nova forma de interpretação.
O pôquer, atualmente uma grande indústria, não poderia ser abordado adequadamente sem partir do conjunto mercado, sociedade e imaginário, temas explorados no início do texto em tom crítico, mas que têm o intuito de afirmar a atividade por seu aspecto de Jogo, ideia fundamental para os desdobramentos que o conteúdo propõe.
Tal investigação pretende operar um resgate de conceitos para aproximar o jogo de seu papel social fundamental de formador de cultura, e com isso promover o pensamento numa atividade tão prática quanto é o jogo. É nesse sentido que o título se justifica, um pôquer além do pôquer.
Na sequência, o livro explora o conhecimento matemático e técnico aplicado ao jogo, estabelecendo limites, problematizações e possibilidades que a técnica apresenta aos praticantes, sem perder de vista sua importância e seu caráter adequado de conhecimento.
“Quem já jogou pôquer sabe bem o quanto essa experiência nos coloca sob um turbilhão de emoções e pensamentos. Jogar e vencer, portanto, passa a ser um exercício de controle emocional e de decifração do jogo, onde abordagens técnicas e matemáticas sempre propiciaram um porto seguro”, explica o autor do livro Marco Naccarato.
Assim, Metapôquer caminha para parte final ressaltando a importância da emoção, da interação e da percepção como aspectos estruturantes da dinâmica do pôquer, mostrando essas relações sob a ótica da afetividade, que não só desmonta a oposição entre mente e corpo tão presente no pensamento de hoje em dia, mas abre espaço para a intuição como critério para a prática do jogo.
“Busquei provocar uma inversão entre racionalidade e emoção, apresentando a porção emocional como parte estrutural do jogo, e não a técnica. Para isso o livro apresenta conceitos da Filosofia, Sociologia e Teoria dos Jogos a fim de estabelecer a importância da interação, percepção e intuição na prática do pôquer”, complementa Naccarato.
SERVIÇO
Livro: Metapôquer (setembro de 2018)
Editora: Vox Editora
Autor: Marco Naccarato
Páginas: 112
Onde encontrar: www.pokermundial.com.br/livro/livro-metapoquer-mercado-jogo-matematica-tecnica-afetos/
Preço Sugerido: R$ 54
Outras informações: http://www.metapoquer.com.br/ou Facebook

*com divulgação
Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, LIVROS - LIVRARIA













COMENTÁRIOS