Brasil recebe maior especialista em queijos da França

Xavier Thuret, premiado mestre-queijeiro da Président, chegou ao país nesta semana.

O principal objetivo da sua visita é trazer mais de seu conhecimento na arte dos queijos aos colaboradores, clientes e parceiros da marca Président.

Xavier não é simplesmente um mestre-queijeiro. Ele é detentor do título MOF – Meilleur Ouvrier de France (“melhor artesão da França”) na categoria Queijos. Trata-se de um concurso que existe desde 1924, em que os melhores dos melhores profissionais de uma área de atuação são diplomados pelo presidente da República Francesa.

Xavier cresceu em uma pequena fazenda produtora de laticínios na cidade de Brie, na França. Sua curiosidade sobre os queijos surgiu desde sua infância e se tornou ainda maior ao se juntar ao time da marca Président. Desde então, Xavier teve a oportunidade de estudar anos sobre a arte dos queijos. “Eu me dediquei por 13 anos a fio com o objetivo de conseguir título de melhor mestre queijeiro da França”, conta.

 


Mas qual é, afinal, o trabalho de um mestre-queijeiro?

image003“É uma pessoa que precisa ter um extenso conhecimento sobre o queijo: da teoria à prática, da degustação, da história e composição de cada queijo à aplicação”, explica Xavier Thuret.

Segundo Rogério, diretor industrial dos queijos Président no Brasil, tal especialização não existe no nosso país. “Aqui a formação técnica é genérica para todos os tipos de laticínios, do iogurte à manteiga”.

Na posição de MOF e especialista global da Président, Xavier passa a maior parte do seu tempo viajando. “São 8 a 10 dias por mês no exterior, mais 5 a 7 dias viajando pela França”, conta o mestre-queijeiro.

Além de rodar o mundo, Xavier come muito queijo, é claro. “Na média, cada francês consome 25 quilos de queijo por ano. Na condição de especialista, minha cota é maior: 35 quilos ou mais.” O mestre faz uma pausa para um cálculo mental. “Em mais de duas décadas de trabalho, devo ter comido uma tonelada de queijo. Sem contar o meio litro de leite que bebo todos os dias.”

Após alguns dias no Brasil, Xavier observa que há uma importante similaridade entre Brasileiros e Franceses: “Somos apaixonados pela boa cozinha”.

president banner.jpg

No entanto, os Franceses consomem uma quantidade 5 vezes maior de queijos. “O mercado de queijos no Brasil ainda vai se desenvolver muito”, completa.

“O segredo será a descoberta de como nossos queijos podem dar aquele toque especial às receitas simples do dia-a-dia. Assim, aos poucos os Brasileiros descobrirão o encanto dos queijos.”

 


Já conhece estes queijos?

 


Sobre o Président, Grupo Lactalis

lactalis-logo.pngA Président é uma marca do Grupo Lactalis especialista em lácteos. Com mais de 80 anos de tradição, iniciou em 1933 na cidade de Laval, na França com a produção de queijo Camembert. Líder em queijos e manteiga no mercado francês, atualmente está presente em mais 145 países. No mercado brasileiro a marca atua desde 2011, com portfolio com mais de 50 produtos, entre queijos nacionais e importados, cremes, requeijão, Chantilly e manteigas.

 


 


*com divulgação



Categorias:AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, MODÊLO DE POSTTags:, , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s