Lançamento da Cooperativa de Energia Paraná I e pré-lançamento da Cooperativa de Energia Paraná II do sistema Ecoperativa.
Trata-se do primeiro sistema de cooperativas para geração de energia elétrica a partir de fontes alternativas limpas, fundado em Curitiba.
O lançamento aconteceu nesta quinta-feira, dia 5 de abril, às 19h30, no Espaço Encontro da Amazônia (Rua Nilo Peçanha, 1907).
Energia pra onde você for, com a força da cooperação
Residência ou comércio, mesmo para aqueles que não tem espaço, a Cooperativa Paraná 1 é a resposta pra gerar sua própria energia. Além de economizar e ajudar o planeta, quando a geração é feita em forma de cooperativa, ela se torna muito mais eficiente e segura.
Porque produzir sua própria energia:
Economia: A energia produzida pela Cooperativa é muito mais barata do que a gerada pelas concessionárias, mesmo em relação a outras soluções de microgeração (como painéis solares).
Autonomia e controle: Com a Cooperativa o cooperado torna-se livre das oscilações tarifárias das concessionárias, das crises hídricas e de aumentos abusivos na conta de luz.
Sustentabilidade: A geração de energia sustentável reduz o impacto ao meio ambiente, garantindo uma qualidade de vida melhor para todos e um diferencial competitivo para sua empresa, sem contar ser ecologicamente correto.
ECOPERATIVA
- Endereço:
- Rua José de Alencar, 60 – Cristo Rei
- Curitiba-PR 80050-240
- Contato:
- (41) 3057-5550
- (41) 3057-5506
- info@ecoperativa.com.br
- Endereço:
Sobre a Ecoperativa
Nossa história começou em 2015, quando um grupo de empresários anteviu uma modificação da resolução N.o. 482/12 da ANEEL. A resolução 482/12 permitiu que as próprias pessoas físicas e jurídicas gerassem a sua energia, desde que fossem provenientes de fontes renováveis. Embora bastante avançada, a resolução não permitia, à época, que a geração de energia fosse feita em forma de grupo – cooperativas/consórcios -, tampouco que fosse gerada de forma remota – local de geração distante do local de consumo.
Em 2016 a ANEEL corrigiu e ampliou a resolução 482/12, resultando em uma nova, chamada de 687/16. Dentre as possibilidades deste decreto, estava a permissão de gerar energia de forma conjunta e também a possibilidade das usinas estarem localizadas distantes das unidades consumidoras.
Então, por meio desta possibilidade, com exaustivas modelagens técnicas, jurídicas e financeiras, a KRUISING ENERGY, que é detentora da marca e sistema ECOPERATIVA, elaborou e sistematizou todo o processo de criação, implantação e operação de cooperativas de energia, possibilitando a qualquer pessoa/empresa a adotar este sistema para implantar novas cooperativas, ou se tornar cooperado em alguma das unidades atuais/futuras.
No início de 2017 nasceu a primeira cooperativa de energia do Brasil através do sistema ECOPERATIVA – a Cooperativa de Energia Paraná 1
A Renault apoiando do lançamento da Cooperativa de Energia Paraná 1
Cooperativa de geração de energia a partir da biomassa é oficialmente lançada
A previsão é que a unidade começe a operar em janeiro de 2019
Lançada oficialmente em Curitiba, a Companhia de Energia Paraná 1 (PR1), do sistema Ecoperativa, é a primeira cooperativa de geração distribuída remota de energia elétrica do Paraná. A usina, em fase de construção na cidade de Fazenda Rio Grande, entrará em operação em janeiro de 2019, levando energia gerada por biomassa lenhosa para aqueles que aderirem à cooperativa.
“É uma proposta que contribui para um mundo mais sustentável ao mesmo tempo que garante a energia elétrica para os cooperados, um produto cada vez mais necessário no mundo de hoje”, comentou o presidente da PR1, Paulo Rabelo, durante o lançamento.
O evento, que aconteceu no último dia 5 de abril no Espaço Encontro da Amazônia, contou com a presença de interessados, investidores e parceiros, e também marcou o pré-lançamento da PR2, que vai atender empresas de pequeno e médio consumo, enquanto que a PR1 vai atender o público consumidor residencial. Na ocasião, a partir da conta de energia, os presentes puderam fazer simulação da economia que poderão ter aderindo à proposta. O veículo elétrico Twizy, da Renault, esteve em exposição no local.
Cotas
As duas unidades juntas possuem 13 mil cotas que estão em fase de comercialização. Cada cota é de 50 kWh energia/mês e no caso de pessoas físicas o custo unitário é de R$ 800,00 mais a taxa de adesão no valor de R$ 400,00. Se a unidade tiver um consumo maior que 50 kWh no mês poderá adquirir mais de uma cota. Mesmo sendo gerada na região metropolitana de Curitiba a energia pode ser distribuída para qualquer região do Paraná, desde que a localidade seja atendida pela Copel.
Pelo sistema Ecoperativa não é necessário fazer alteração no imóvel e todos os trâmites legais e financeiros junto à concessionária são feitos pela própria cooperativa. No final do mês a conta terá descontado o percentual referente a energia gerada pelo sistema.
O vice-presidente da Ecoperativa, Ismênio Castro Braga Junior, calcula que “o cooperado que gerar a própria energia por meio de biomassa terá uma economia de 20% no gasto com o consumo de energia no caso de empresas e de até 30% no caso de residências”, afirma. Outro fator importante é que o consumidor fica imune à incidência de bandeiras tarifárias que alteram os valores da conta de luz.
A geração de energia elétrica será feita a partir de resíduos de biomassa lenhosa, oriundas de podas de árvores das ruas, parques e praças da região metropolitana de Curitiba.
Histórico
A proposta foi idealizada pelos empresários Luiz Sperandio e Julio Cesar Giovannetti Netto, a partir das resoluções normativas nº 482/2012 e nº 687/2016 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Inicialmente pensamos na energia fotovoltaica, mas nos aprofundando no tema e chegamos na biomassa lenhosa, abundante no Paraná e no Brasil. Encontramos mais dois parceiros em Curitiba, um na parte industrial e outro para oferta regular do passivo ambiental”, contou Luiz Sperandio durante o lançamento.
Tendência
O total de consumidores que produzem a própria energia saltou de quatro conexões registradas na Aneel em 2012, para 36,1 mil em março de 2018. Estima-se que, no ano de 2024, serão mais de 1,2 milhão de consumidores produzindo o equivalente a 4,5 gigawatts (GW) de potência instalada. Um estudo da DataFolha realizado em 178 municípios de regiões metropolitanas e cidades do interior do Brasil revela que 140 milhões de brasileiros manifestam interesse de gerar energia para consumo. Foi pensando nesse público que a proposta se viabilizou e está hoje no mercado.
Os interessados em saber mais podem consultar o site www.ecoperativa.com.br ou entrar em contato com a Ecoperativa pelo telefone: (41) 3057-5550, 3057-5556
Serviço:
- Cooperativa de Energia Paraná 1 – Ecoperativa
- Rua José de Alencar, nº 60 – Curitiba
- http://ecoperativa.com.br/
*com divulgação
divirtasecuritiba.com no Lançamento da Cooperativa de Energia Paraná I
Categorias:(EVENTOS), AGENDA DA SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, COOPERATIVAS, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, MODÊLO DE POST, OPORTUNIDADE













COMENTÁRIOS