“Música na Band” exibe live de Felipe Araújo nesta sexta-feira

Felipe Araújo vai agitar a quarentena na tela da Band. Foto: Divulgação/Site Oficial

O Música na Band Live desta sexta-feira (24) apresenta um show exclusivo de Felipe Araújo direto da casa dele, a partir das 22h45. Depois de sair na frente como a primeira emissora a transmitir uma live ao vivo na TV aberta com Léo Santana, a Band dá sequência à sua programação de entretenimento durante a quarentena.

O repertório do cantor sertanejo inclui sucessos como “Espaçosa Demais”, “Mentira”, “A Mala é Falsa”, “Amor da Sua Cama” e “Atrasadinha”.

Nascido em Goiânia em 2 de julho de 1995, Felipe começou a cantar profissionalmente aos 15 anos. Depois de formar duas duplas, ele decidiu atender a um pedido de seu pai, João Reis Araújo, e deu início à carreira solo, em 2015.

Atualmente, o artista acumula mais de 4,48 milhões de inscritos em seu canal do YouTube e 7,8 milhões de seguidores no Instagram.

Música na Band Live vai ao ar nesta sexta-feira, às 22h45, na tela da Band, com apresentação de Mônica Simões e transmissão simultânea no Facebook e YouTube da rádio Band FM.

Saiba como controlar as emoções durante a pandemia do covid-19

O escritor e influenciador digital Antonio Junior traz conselhos valiosos para manter a calma e controlar as emoções durante o isolamento social causado pela pandemia do covid-19.

Basta uma passada rápida de olhos nas redes sociais para ver como a quarentena e o isolamento social estão afetando as pessoas mundo afora. Muitas pessoas alegam estar perdendo a calma e a sanidade devido às restrições mais severas necessárias para combater o novo coronavírus e estão procurando meios de não se desesperarem em meio ao cenário de perda de empregos, crise sanitária e mortandade.

O escritor e influenciador digital pastor Antonio Junior é um conselheiro espiritual conhecido nas redes sociais, com mais de 7 milhões de seguidores. Ele faz um paralelo entre o controle emocional necessário para este momento difícil: “Saber se controlar é muito importante para que você possa não apenas sobreviver à crise do covid-19, mas usufruir de bons relacionamentos e ser sucedido em várias áreas da vida. Por outro lado, pessoas que agem por impulso e que se deixam levar pelas circunstâncias, na maioria das vezes não conseguem alcançar muitos objetivos. Então o momento agora é de amadurecermos e encontrar meios de não perder a cabeça durante o isolamento social.”

Antonio Junior conta que, no entanto, não é fácil controlar as próprias emoções: “É fácil saber manter o controle diante das situações? Não, não é! Eu também passo por isso. Nós todos passamos por circunstâncias que nos estressam e fazem com que percamos o controle sobre nós mesmos. Mas é preciso encontrarmos o nosso equilíbrio e a resposta está na fé e em Deus.”
Como controlar as emoções?

Segundo o escritor, só se tem a ganhar ao conseguir atingir o autocontrole: "Não é por acaso que está escrito em Provérbios que ‘melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade’ (Provérbios 16:32). O momento agora é de crer em Deus e que dias melhores virão, que o covid-19 é passageiro e que este é o momento de exercitar um dos dons e frutos do Espirito Santo, que é o domínio próprio (Gálatas 5.22).

Antonio Junior separou algumas dicas para ajudar você a encontrar o seu equilíbrio durante a crise do covid-19. Confira:

1) Conheça as suas emoções

Não podemos controlar o que não conhecemos, por isso é tão importante que façamos uma reflexão a respeito de nossas emoções. Será que sou uma pessoa explosiva? Fico ofendido com facilidade? Costumo querer "pagar com a mesma moeda" o que fazem comigo? Reconhecer os próprios defeitos e erros é um passo muito importante para saber controlar suas emoções.

2) Pense bem antes de fazer ou dizer algo

Antes de fazer ou dizer algo, pare e analise quais serão as consequências das suas ações ou palavras. Você se tornará uma pessoa melhor aos olhos de Deus e das outras pessoas? Isso, de alguma forma, abençoará ou edificará a vida de alguém? Em Tiago 3:2 está escrito: "Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo." Por isso, quanto mais você controlar suas palavras, mais conseguirá controlar o seu corpo e não deixará suas emoções "à flor da pele”.

3) Perdoe sempre

O perdão é algo libertador não apenas para quem foi perdoado, mas principalmente para quem foi ofendido. E Jesus ensina que somos perdoados à medida que perdoamos quem nos ofende (Marcos 11:25,26). Por isso, se você realmente quer aprender a controlar suas emoções, em primeiro lugar, você deve ter um coração misericordioso.

4) Confie que Deus é a sua justiça

Se você confiar que Deus nunca irá te desamparar, independente da situação, você não irá se deixar abalar pelas circunstâncias e nem procurar vingança caso perca o emprego ou adoeça, o que esperamos que não lhe suceda, mas todos nós estamos sujeitos a momentos difíceis. Lembre-se que é o Senhor que muda a história e que nós, seres humanos, não temos o controle de tudo.

“Da janela de casa” é a primeira proposta do MAC-PR para se conectar com a arte em tempos de isolamento social

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) acaba de lançar o “Da janela de casa”, uma newsletter enviada por e-mail, todo domingo, com sugestões de leitura, museus online e dicas culturais para quem deseja permanecer conectado com a arte nesses tempos de isolamento e distanciamento social. Para receber basta se inscrever gratuitamente pelo link bit.ly/dajaneladecasa.

Produzida pela equipe do MAC-PR, a newsletter aborda em seu texto de apresentação a ideia de que “A internet é uma janela para o mundo”, relembrando o sentimento gerado nos primórdios da World Wide Web: “olhávamos felizes para ela como uma janela para toda cultura e conhecimento reunidos no mundo”, e faz o convite: “Seu celular ou computador ainda pode ser essa janela! Vamos aproveitar a quarentena para lembrar como a web pode ser incrível?”.

A coluna Leia em casa traz dicas de leitura diversificadas, que vão de reflexões sobre o momento atual e possíveis transformações trazidas pela pandemia de Covid-19 a e-books de literatura gratuitos mapeados pela equipe do MAC-PR. Videoarte pra ver do sofá reúne outra série de sugestões, dessa vez para ver e ouvir. Em Acervos online, a equipe disponibiliza todo o acervo artístico do museu e parte do acervo documental que estão no sistema Pergamum Museus, além de outras propostas de acervos nacionais e estrangeiros. Conta, ainda, com uma seção de Podcasts, mídia sonora que tem ganhado cada vez mais adeptos. Semelhante a um programa de rádio, mas com o diferencial de ficar disponível para ser ouvido quando quiser.

A ideia é, a cada semana, levar aos assinantes uma curadoria de materiais sobre arte disponíveis na rede.

DECRETO ESTADUAL – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determina o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspende os eventos artísticos e culturais desde o dia 17 de março de 2020.

SERVIÇO
Newsletter “Da janela de casa” do MAC-PR
Periodicidade: semanal (todo domingo)
Inscreva-se: bit.ly/dajaneladecasa
Confira a primeira edição: bit.ly/dajaneladecasa1

Museu de Arte Contemporânea do Paraná
www.mac.pr.gov.br
Instagram: @mac_parana
Facebook: @macparana

Imagem: Reprodução da newsletter "Da janela de casa".

Raça Negra faz live solidária em prol do combate à covid-19

Ame Digital promove evento online e oferece 50% de cashback a quem doar

O Raça Negra tem um encontro marcado com seus fãs nesta terça-feira (21). O grupo se apresenta em um show ao vivo e online, às 17h30. O evento é uma iniciativa da Ame Digital e faz parte do movimento #AmeFazerSuaParte.

Além de ouvir e dançar grandes sucessos do grupo, os espectadores poderão realizar doações para ações de combate ao novo coronavírus (covid-19). A Ame disponibilizará um QR Code na tela da live, durante toda a transmissão, o qual levará os usuários para a página da doação. Para incentivar, a Ame oferecerá 50% de cashback, com limite de R$ 10, ou seja, quem doar R$ 20 receberá R$ 10 de volta na sua conta no app.

A live do Raça Negra poderá ser vista na página oficial do grupo no YouTube: https://www.youtube.com/user/canaloficialrn/featured. Até o momento, esses encontros virtuais entre fãs e artistas, promovidos pela Ame, já resultaram na arrecadação de aproximadamente R$ 1 milhão. A cada apresentação, diferentes projetos sociais e causas são beneficiadas pela doação de milhares de pessoas que, de suas casas, têm ajudado a fazer a diferença no combate à Covid-19.

Sobre a Ame: A Ame é uma fintech e plataforma de negócios mobile criada para simplificar a maneira como as pessoas e empresas se relacionam com o dinheiro. Com pouco menos de dois anos de existência, já tem presença nas mais de 1.600 unidades da Lojas Americanas em todo o país, além dos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e em diversos outros lojistas do mundo físico. Além de possibilitar o pagamento via celular com uso do QR Code, a Ame também apresenta o cashback, benefício no qual uma parte do dinheiro de todas as compras volta para a conta Ame do cliente. Com o app Ame Digital também é possível fazer pagamentos de contas e boletos bancários, compra de cartão de transporte, recarga de celular e depósito de dinheiro em espécie. Na versão Ame Plus, destinada para quem quer vender com o app, os lojistas podem realizar transferência de valores da sua conta Ame para sua conta bancária. Uma das primeiras iniciativas da IF - Inovação e Futuro, Ame conta com mais de 7 milhões de downloads e oferece serviços e soluções que facilitam o dia a dia das pessoas.

B3B A VIDA VAI FORNECER 3 MILHÔES DE TESTES PARA DIAGNÓSTICO DA COVID-19

Parceria com líder chinesa do insumo permite à empresa brasileira trazer rapidamente os testes ao País. Primeiro lote de um contrato de 60 mil kits já foi fechado

A B3B A VIDA, empresa brasileira importadora e distribuidora de produtos médico-hospitalares, fechou uma parceria estratégica com a Hybribio, líder chinesa na produção de diagnósticos moleculares, para fornecer no Brasil 3 milhões de kits de teste do tipo Real Time PCR para diagnóstico da Covid-19.

A B3B obteve, no início de abril, a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação e comercialização dos testes e já realizou a primeira entrega na Bahia, que desembarcaram no Brasil no último dia 10.

“Conforme orientação da Organização Mundial da Saúde, estamos prontos para colocar no mercado 3 milhões de testes nos próximos 60 dias", garante Bruno Albuquerque, diretor de relações institucionais da B3B A VIDA. "A Hybribio produz cerca de 200 mil testes por dia e a parceria que estabelecemos permite adquirir e trazer boa parte dessa produção".

Hybribio está presente em mais de 30 país e dispõe de uma equipe com cerca de 180 pesquisadores especializados em biologia molecular. A B3B A VIDA mantém funcionários alocados na China, em contato permanente com a Hybribio, de maneira a agilizar compras, o desembaraço alfandegário, garantindo o embarque dos kits por via aérea, de maneira que cheguem rapidamente ao Brasil.

O teste do tipo RT-PCR para a Covid-19 produzido pela Hybribio apresenta mais de 99% de confiabilidade e fornece o resultado em aproximadamente 90 minutos. Ao contrário dos testes rápidos, que identificam a presença de anticorpos no sangue, o PCR revela a existência do próprio vírus. Daí a sua precisão, pois é capaz de diagnosticar a doença logo depois do contágio – o teste rápido só terá resultado confiável sete dias depois do aparecimento dos sintomas da doença.

“Diferentemente da maioria dos testes que possuem somente um marcador, o RT-PCT produzido pela Hybribio trabalha com dois marcadores ao mesmo tempo, o que confere especificidade e sensibilidade elevadas ao processo”, explica Renata de Cássia Pires, doutora em biologia parasitária pela Fiocruz e assessora técnica da B3B A VIDA.

Outra vantagem é que os laboratórios e hospitais do País já possuem equipamento para processar os testes do tipo RT-PCR e estão acostumados a trabalhar com ele. "O kit que fornecemos traz o reagente desenvolvido pela Hybribio, capaz de detectar o novo coronavírus, tecnologia que poucas empresas no mundo detêm", explica Albuquerque.

Alerta: Pessoas com sintomas de AVC deixam de procurar ajuda médica com medo de contrair o novo Coronavírus

Neurologista do Hospital Angelina Caron orienta sobre a gravidade de casos como derrame:
“Não se pode ser negligente com a própria saúde por receio de sair de casa”

O drama de grandes cidades que enfrentam a pandemia do novo Coronavírus estampa os noticiários nas últimas semanas. Mas essas mesmas cidades têm registrado outros índices alarmantes: pessoas morrendo por falta de auxílio médico em casos como AVC (acidente vascular cerebral) e infarto, já que preferem aguardar em casa por receio de contágio com a doença ao procurar um hospital.
Em reportagem de 15 de abril, o jornal The Guardian revelou que médicos e paramédicos no Reino Unido haviam alertado sobre um aumento acentuado no número de pessoas gravemente doentes que morriam em casa porque estavam relutantes em chamar uma ambulância. Algo semelhante está acontecendo com o AVC.
Segundo a Associação dos Neurologistas Britânicos, os hospitais da University College London, NHS Foundation Trust observaram uma redução de 30% nas pessoas encaminhadas com AVC em comparação com o mesmo período do ano passado. "Não há razão para supor que a incidência de derrame tenha diminuído desde o início da crise do Covid-19, mas temos menos pessoas com sintomas sugestivos de AVC presentes nos hospitais", afirmou a Organização Europeia de AVC, na semana passada, ao publicar o levantamento de que 80% dos prestadores de cuidados com AVC em 55 países estavam enfrentando demanda reduzida.
“É um aumento muito grande. Temos que respeitar a quarentena e o isolamento, isso é fundamental neste momento. Mas não em detrimento da nossa saúde, especialmente quando temos sintomas que podem levar a um derrame. E isso também está sendo registrado em Curitiba”, relata o médico neurologista Eduardo Hummelgen, do Hospital Angelina Caron (HAC).
Segundo Hummelgen, é uma corrida contra o tempo para se recuperar um paciente com sinais de AVC. “As primeiras três a quatro horas após o derrame são as mais importantes, para estabilizar o quadro e evitar sequelas. É preciso bom senso: podemos evitar muitas das saídas de casa no nosso dia a dia, mas não quando alguém estiver passando mal”.
Qual hospital devo ir?
O neurologista credita este receio generalizado ao medo de se procurar uma unidade de saúde ou hospital e acabar contraindo a COVID-19, à chamada infecção cruzada. “As secretarias de saúde municipais e estaduais estão separando os hospitais de referência para atendimento do Coronavírus. O dia a dia hospitalar continua, já que muitas doenças e emergências não escolhem hora para aparecer. Por isso, é importante consultar a lista de hospitais referências em dois momentos distintos”. Confira:
Sintomas neurológicos ou cardíacos: procure um hospital que não é referência para atendimentos de COVID-19.
Sintomas de COVID-19: Procure um hospital que é referência para atendimentos da doença.
Dados de 2018 do Datasus mostram que as doenças ligadas a infartos e AVCs foram a causa de 357,7 mil das 1,31 milhão de mortes no país (27%). Dessas, quase 100 mil mortes foram por doenças cerebrovasculares. Os índices são maiores que as mortes por câncer, acidentes, violência, doenças infecciosas ou de outros tipos.
Reabilitação em casa
Hummelgen coordena o Centro de Reabilitação Neurológica, voltado a pacientes com sequelas causadas por acidentes, AVC ou outras enfermidades, para que possam retomar sua autonomia em casa e no trabalho. Devido à pandemia, seguindo as determinações da Secretaria Estadual de Saúde, os atendimentos no centro foram reduzidos. “Analisamos caso a caso. Os pacientes dos grupos de risco não estão mais fazendo as sessões presenciais. Também orientamos alguns exercícios, especialmente de fisioterapia e terapia ocupacional, que podem ser feitos em casa. Avaliamos o risco e o benefício de cada um em suas recuperações individuais”.
Sinais do AVC
Confusão, sonolência e alteração de consciência;
Paralisia dos membros de um lado do corpo;
Falta de coordenação motora com desequilíbrio ao levantar ou andar;
Enrolar a língua, dificuldade para falar ou pronunciar algumas palavras;
Dificuldade em sorrir de forma igual, com um lado da boca puxando para baixo;
35 anos de Neurologia

Iniciado em 1985, o serviço de neurocirurgia do Hospital Angelina Caron venceu todas as etapas de desenvolvimento da especialidade, chegando a realizar anualmente mais de mil procedimentos cirúrgicos – desde os minimamente invasivos (no tratamento da coluna vertebral) até as mais complexas microcirurgias para tumores cerebrais e tratamento cirúrgico da epilepsia. Em 35 anos de atividade, a excelência e qualificação do corpo clínico, aliados a modernos equipamentos para diagnóstico e tratamento das doenças neurocirúrgicas, tornaram o HAC referência da especialidade no Brasil. A Neurologia do Hospital Angelina Caron conta com uma equipe de neurologistas, neuropediatras e fisiatra, que atendem pacientes internados, com destaque ao recente protocolo de atendimento ao AVC agudo, e também fazem seguimento dos pacientes em caráter ambulatorial no consultório.

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). A instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Realiza, anualmente, 2,07 milhões de procedimentos em pacientes de todo o país, sendo um dos maiores parceiros do SUS no Estado. Reconhecido internacionalmente, o Serviço de Transplantes de Órgãos do hospital realiza anualmente cerca 250 procedimentos nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos, tendo ainda o credenciamento do Ministério da Saúde para transplantes pediátricos e de pulmão. Com investimentos frequentes em tecnologia e equipamentos de última geração, atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.

ATIVIDADES CONTINUAM SUSPENSAS NO SANTA MÔNICA CLUBE DE CAMPO

Diante da expansão da pandemia do Covid-19, e continuando a seguir as determinações dos três níveis de governo (Municipal, Estadual e Federal), a Diretoria do Santa Mônica Clube de Campo comunica a continuidade da suspensão de suas atividades culturais, sociais, esportivas e de lazer até o dia 5 de maio de 2020. Havia a expectativa de que as atividades pudessem retornar a normalidade a partir do dia 20 de abril, contudo o quadro geral da situação permaneceu inalterado.

O Presidente do Santa Mônica Clube de Campo, Gilberto Foltran, conta com a compreensão e colaboração de todos em acatar mais essa dura, porém necessária, determinação. O Clube está atento a qualquer nova determinação e informa quando e a medida poderá ser revista a qualquer momento, além disso, coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos.

A Diretoria

EMPRESAS PARANAENSES SE UNEM E PROMOVEM DOAÇÕES DURANTE A PRIMEIRA LIVE MULTIPLATAFORMA DO BRASIL

A primeira live multiplataforma do Brasil, promovida pela dupla sertaneja Fernando & Sorocaba, aconteceu no último sábado, 18.04, em um haras localizado em Jaguariúna, e incluiu transmissão pela TV Record e plataformas digitais.
O objetivo foi arrecadar doações de alimentos, máscaras de proteção e álcool em gel, em prol do combate ao covid-19, além de doações em dinheiro, destinadas ao Hospital do Câncer de Barretos/SP.
Durante a live, cinco empresas paranaenses se uniram em uma ação conjunta, para colaborar com o hospital e juntas doaram cinquenta mil reais.
A iniciativa de reunir as cinco empresas partiu da Daju, já conhecida dos paranaenses, que reuniu outras grandes marcas do Paraná, como Balaroti, Supermercados Rio Verde, Cartões Senff e Pop Me.
Segundo o diretor das lojas Daju, Roger Karsten Lorenz, essas doações são muito importantes. “Mesmo nesse momento de combate a pandemia do coronavírus, onde todas as doações e ações estão voltadas para esse período tão delicado, não podemos esquecer dos outros hospitais e entidades, que trabalham incansavelmente no tratamento de outras doenças, como é o caso do câncer”.
Eventos transmitidos ao vivo pela internet, como as lives de grandes cantores e atrações musicais, ganham cada vez mais força durante a quarentena do coronavírus (covid-19), pois é uma forma de trazer entretenimento para todos que estão em casa, e o melhor, de forma totalmente gratuita.

Fonte: Cris Osike Nova Comunicação

Ação Civil Pública contra a China pede R$ 420 bilhões de indenização em favor do povo brasileiro por pandemia do coronavírus

Este artigo não é em primeira mão. Foi publicado na Folha de São Paulo hoje.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2020/04/associacao-de-cabo-frio-pede-r-420-bilhoes-da-china-por-danos-ao-povo-brasileiro-pelo-coronavirus.shtml

O Consultor e Advogado Dr. Anselmo Ferreira Melo Costa explica que essa ação judicial vem buscar reparar as perdas sofridas pelo povo brasileiro perante ao vírus produzido na China.

A Associação Comercial de Cabo Frio-RJ entrou com Ação Civil Pública contra a China e está pedindo na justiça uma indenização de 420 bilhões em favor do povo brasileiro devido aos desdobramentos da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) e os prejuízos à atividade comercial.

Segundo o advogado e consultor jurídico responsável pela ação, Dr. Anselmo Ferreira Melo Costa, a ação busca a reparação dos danos causados pelo SARS-CoV-2, ou, popularmente conhecido como novo coronavírus à economia e a atividade comercial no Brasil: "como podemos observar, a atividade mundial parou. As pessoas começaram a se isolar em suas casas, como medida de prevenção e para evitar a disseminação do novo coronavírus, levando a demissões em massa e crise financeira, sem contar ainda os danos à saúde pública e as milhares de vítimas do covid-19 que vieram a falecer.”

Ação pede R$ 420 bilhões em indenização ao povo brasileiro

Segundo o advogado, busca-se também reparar os danos que os cofres públicos sofrerão com a pandemia: "De acordo com o Ministério da Economia, foi feita a revisão da projeção do PIB, em 2020, de 2,1% para 0,02%, como reflexo direto na meta de resultado primário, o que aumentou a previsão de déficit nas contas públicas para R$ 419,2 bilhões, devendo então, quem deu causa a isso, no caso a China, reparar o dano material.”

Análise detalhada e exemplo estrangeiro

Antes de protocolar a ação, o Dr. Anselmo Melo conta que houve intensa pesquisa: "Tomou-se muito cuidado para o ajuizamento da ação popular. Em conversa com a parte autora, bem como com a minha equipe de advogados, incluímos estudos médicos já feitos em diversos países do mundo e analisamos o histórico da China em relação à origem de novas doenças. Buscou-se, também preceitos internacionais e ações que outros advogados em relação ao mesmo caso, como foi o caso de dois escritórios nos Estados Unidos, o que nos impulsionou a fazer o mesmo trabalho aqui no Brasil.”

Ainda nessa esfera, o Dr. Anselmo Ferreira Melo Costa aponta como fundamentou a sua argumentação: “Há evidências de que a China é a grande responsável por esse cenário caótico que estamos presenciando em todo mundo e que precisa sim ser responsabilizada. Sabemos que será uma grande inovação no mundo jurídico e que não há notícias de ações similares no histórico do Direito Brasileiro. A petição foi fundamentada por meio de provas técnicas e informativas não resta dúvida que o Governo chinês foi negligente e imprudente, com nenhuma cautela para evitar tal propagação mundial, adotando atitudes flagrantemente abusivas.”

Possibilidade de golpe político questionada

O advogado também levanta a possibilidade da pandemia do covid-19 ter sido parte de um conluio político: “Acredita-se que por conta do pavor que assola a população neste momento, que está com medo de ser infectada, as pessoas ainda não se deram conta em toda a possibilidade disso ter sido um perfeito golpe político da China. Isso porque, entre várias evidências que mencionamos na ação, como o fato dos médicos que tentaram avisar a população terem sido todos silenciados pelo governo chinês, merecendo destaque o Dr. Li Wenliang, que chegou a realizar alertas à população quanto à existência e a gravidade da doença e foi detido pela polícia chinesa, sendo acusado de propagar boatos. Dias após, o mesmo se tornou uma vítima fatal do coronavírus.”

Também são apontadas questões geopolíticas para embasar a possibilidade de uma ação planejada: "O vírus começou a se espalhar em larga escala em um dos países centrais da Europa, a Itália, que está listada em primeiro lugar do ranking mundial de maior população idosa no mundo (ou seja, mortes em escala para causar pânico na Europa e consequentemente do mundo). Outro fato que chama atenção é que Rússia, um dos maiores países do mundo e que faz fronteira com a China, ter pouquíssimos casos de covid-19. Sabe-se que a relação entre os presidentes de ambos países vêm de longa data assim como suas diferenças com os EUA.”

Governo Chinês responsabilizado

A ação cita nominalmente, em face da República Popular da China, o presidente Xi Jinping, e a representação do país no Brasil, a Embaixada da República Popular da China em Brasília e o Embaixador, Yang Wanming: “Devido a negligência do governo chinês, são nítidas que as consequências da covid-19 vão além da saúde da população, havendo grande desfalque econômico, déficits nos cofres públicos, desemprego em massa, o que deixará toda população à míngua e, muito provavelmente, crise na saúde pública. O governo chinês precisa indenizar a população brasileira, pois tudo isto é fruto da negligência deles.”

Desemprego e quarentena

Na petição, o Dr. Anselmo Melo aponta que nem todos os trabalhadores brasileiros podem estar em quarentena e trabalhar a partir de suas casas: “Existem diversos setores onde não é possível atuar em home office. Logo, as máquinas estão paradas, as vendas encerradas, o dinheiro não gira, e as dívidas aumentam a cada hora. O que temos como resultado é um colapso total da economia, desemprego, grandes perdas e sofrimento em nosso país.”

LANAC realiza testes rápidos para COVID-19

O LANAC- Laboratório de Análises Clínicas realiza o teste rápido para o coronavirus, com análise feita por IgG/IgM para COVID-19, que detecta o anticorpo contra o vírus depois de 5 a 8 dias de contágio. O resultado sai no mesmo dia, em até 5 horas, e o valor é de R$300.

Segundo o bioquímico e especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski, estudos sugerem uma chance de erro de 75% nos resultados negativos, e 14% nos positivos nos testes rápidos, por este motivo é que um médico avalie qual o teste deve ser solicitado. “Nem todo paciente formará anticorpos nos primeiros dias, acarretando um resultado falso negativo. Além disso, o paciente curado do coronavírus apresenta um resultado positivo nesse teste, e o objetivo não é isolar os IgM positivos e sim isolar os que têm carga viral positiva, ou seja, que podem transmitir o vírus”, explica.

O laboratório realiza também o teste por PCR, que detecta o vírus logo após a contaminação. “Logo nos primeiros dias de infecção pode se detectar o agente, basta existir cinco copias de vírus em 2 ml de material”, explica Kozlowski. Os resultados do teste por PCR saem em 24 a 72 horas, e o valor é de R$ 370,00.

O especialista lembra da importância de consultar um médico. “A solicitação deve vir do médico, que conhece o estado clínico do paciente e avalia qual teste será eficaz no caso avaliado”, alerta, lembrando que mais de 50% dos resultados positivos encontrados no laboratório se consideram assintomáticos. “Mesmo assintomáticos, essas pessoas são potenciais transmissores do vírus. Por isso é importante respeitar a ordem médica e fazer o uso de máscaras”, alerta.

Sobre o LANAC:

Há 28 anos, o LANAC - Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. A empresa possui 45 unidades de atendimento em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 400 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004.

Renata Spallicci, executiva da Apsen, entrega pessoalmente 26 toneladas de alimentos para ONG em São Paulo

Na manhã deste sábado (18) Renata Spallicci, executiva e musa fitness, entregou mais de 26 toneladas de alimentos doados pela Apsen, indústria farmacêutica, para a ONG Pequeno Príncipe, em Parelheiros, zona Sul de São Paulo.

Mesmo em meio a pandemia, a diretora de assuntos corporativos da Apsen decidiu entregar as cestas básicas pessoalmente. Ela literalmente colocou a mão na massa e ajudou descarregar as caixas do caminhão.

Essa iniciativa é um complemento do projeto social Miligramas Contra Fome da Apsen, que prevê a doação de alimentos às comunidades carentes em nível nacional, através da ONG Banco de Alimentos.

"Nós doamos 26,6 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social e eu tive a alegria de poder fazer esta entrega pessoalmente. Meu coração se encheu de alegria e emoção pela oportunidade de ajudarmos neste momento em que as pessoas que já vivem em situação de vulnerabilidade estão ainda mais necessitadas", contou Renata Spallicci orgulhosa do projeto.

Sobre Renata Spallicci
Renata Spallicci é empresária, empreendedora, atleta profissional de fisiculturismo, blogueira, rainha de bateria da escola de samba Barroca da zona sul, influenciadora digital, palestrante, escritora, coach e realizadora social. Formada em engenharia química, pós-graduada em administração e com MBA para CEOs, Renata também possui inúmeros certificados em processos de coaching, mentoring e liderança, em renomadas instituições como o Instituto Brasileiro de Coaching, a Fundação Getúlio Vargas, entre outras. Realizadora compulsiva, busca alcançar os seus propósitos e inspirar pessoas para o exercício de uma vida mais plena e completa.

Informações sobre a Apsen
Com sede em Santo Amaro, São Paulo - SP, a Apsen é uma indústria farmacêutica brasileira que investe em pesquisa e inovação para comercializar 47 produtos sendo 14 exclusivos. Fundada há mais de 50 anos por um casal de imigrantes italianos, hoje a empresa emprega 1500 colaboradores divididos nas áreas de Vendas, Administrativo, Industrial, Técnica e Assuntos Corporativos.
Voltada para produtos de marca, a Apsen está presente nas principais áreas terapêuticas: Neurologia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Urologia, Ginecologia, Reumatologia, Ortopedia, Gastroenterologia, Geriatria, Endocrinologia, Angiologia e está crescendo a cada dia na área de MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição) e Alimentos Funcionais.

Dados da companhia
• Faturamento: R$ 848 milhões (2019)
Dados da companhia ajuste
• 14,8% CAGR de crescimento nos últimos 5 anos (Fonte: Close Up Retail Market MAT Fev/20 em Reais)
• 1500 colaboradores

Site: http://www.apsen.com.br

As possibilidades de redução das mensalidades dos Clubes Sociais em tempos de COVID-19

A pandemia do COVID-19 impactou sobremaneira a sociedade civil. Especialistas em diversos segmentos da saúde sinalizam que o arrefecimento das contaminações passa pelo “distanciamento social” e nesse passo, tem-se visto a adoção de medidas favoráveis ao isolamento, seja no âmbito do Poder Executivo (por meio de medidas provisórias), do Legislativo (por meio de leis) e até mesmo do Judiciário (por meio de decisões que impõem, sob pena de multa, o isolamento de pessoas que descumprem com as medidas de isolamento social).

O Ministério da Saúde, declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Portaria 188/2020), após o que foi promulgada a Lei Federal 13.979/2020 que dentre outras medidas, previu a possibilidade de adotar-se medidas preventivas tais como, dentre outras, o isolamento, a quarentena e a restrição de atividades não essenciais.

E como ficam os Clubes Sociais que não integram o rol de “atividades essenciais” (consoante o Decreto Federal 10.282/2020) – fecharam suas portas para evitar o contágio entre seus associados e funcionários, o que faz surgir o legítimo questionamento: o associado deve ou não pagar a ‘mensalidade’ do clube enquanto o mesmo estiver fechado?

Título de sócio de clube pode ser penhorado em ação de execução ...

A resposta não é “sim”, nem “não”.

Clubes possuem natureza jurídica de associação sem fins lucrativos. Não é por outro motivo que os usuários dos clubes são denominados “associados” que, nessa condição, contribuem mensalmente com o rateio das despesas que o clube enfrenta para regularmente funcionar.

É errônea, portanto, a generalização de que toda e qualquer relação entre usuários e clube devam ser regidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, o mais recente posicionamento do Superior Tribunal de Justiça a esse respeito ponderou que “em virtude das diversas situações envolvendo clubes recreativos e seus associados, dependendo do caso concreto, pode haver a aplicação das normas do CDC” (REsp 1713822 de relatoria do Ministro Moura Ribeiro, publicado em 23/03/2020).

Entendemos que a relação básica entre o clube e seu associado (isto é: a mera relação entre clube e associado baseada no uso/gozo do clube pelo associado e no direito do clube ao crédito referente à contribuição associativa) é de natureza civil e que o fechamento do clube por conta da pandemia, por si só, não desautoriza o associado a pagar sua contribuição mensal.

Todavia, se a contribuição associativa representa a divisão das despesas do clube (consoante previsão orçamentária aprovada de tempos em tempos) entre os associados, a redução das despesas do clube, ainda que temporárias, justificariam a redução (também temporária) da contribuição associativa? Nos parece que sim.

O fechamento temporário do clube motivado pelo isolamento vertical inevitavelmente implicará importante economia ao clube quanto ao consumo de água, gás, energia elétrica, telefone, materiais de escritório, insumos de limpeza e de conservação. Adicionalmente, a Medida Provisória 936/2020 permitiu a redução proporcional da jornada de trabalho e do salário, bem como a suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas essas que poupam relevantes recursos dado que a folha de pagamento representa a maior despesa dos clubes.

Sem dúvida, a boa gestação realizada em clubes recreativos (economia nas despesas gerais e redução do valor da folha) causará uma relevante economia que deverá ser repassada aos associados por meio de descontos proporcionais às economias auferidas.

Ao tratar do direito das obrigações (e a contribuição associativa é uma obrigação que decorre da associação, e não de um “contrato de prestação de serviços”), a parte do Código Civil que trata do Direito das Obrigações previu, no Artigo 317, que “quando, por motivos imprevisíveis, sobrevier desproporção manifesta entre o valor da prestação devida e o do momento de sua execução, poderá o juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, quanto possível, o valor real da prestação”.

Ora! Se a contribuição associativa corresponde ao rateio das despesas do clube, se o clube reduzirá suas despesas com contas de consumo e com folha de pagamento, é consequência lógica o dever do clube repassar as economias aos seus associados, na mesma proporção da economia.

Tal medida é corolário não só do Artigo 317 do Código Civil, como também do dever de boa-fé em todas as suas vertentes, como o cuidado, a cooperação e o duty to mitigage the loss. Não se pode perder de vista que os associados atravessam por um período difícil e que possivelmente terão que racionalizar suas despesas para enfrentar a crise de extensão ainda desconhecida (e que fatalmente se prolongará para além do tempo da quarentena ou da própria pandemia em si).

Deve então o clube zelar por seus associados, sob o risco de estimular uma debanada em massa, ou uma expressiva judicialização – cenários que não são interessantes ao clube (pois em médio prazo se verá obrigado a aumentar o valor da contribuição associativa já que as despesas passarão a ser rateadas por menor número de associados), tampouco aos associados – que, pelo mesmo motivo, passarão a ter uma contrapartida mais onerosa, podendo ser o estopim para decidirem cortar essa “despesa”, dando-se espaço a um movimento cíclico de aumento de mensalidades e debandada de associados.

Enfim, a nossa conclusão quanto à contribuição associativa (pois outro é o tratamento jurídico aplicável às cobranças por serviços prestados pelo clube tais como a cobrança por aulas, por uso de academia, sauna, spa, etc.) é que segue sendo exigível pelo clube, dada a inexistência de caráter de “prestação de serviços”, mas sim de repartição de despesas razão pela qual, havendo relevante economia imprevista e inesperada, deve o clube conceder aos seus associados um desconto na mesma proporção da economia, o que é medida de transparência, equidade, consciência social, boa-fé (em todas as suas vertentes), além de decorrer de expressa possibilidade prevista no Código Civil Brasileiro.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assinatura:
Dr. Rodrigo Karpat Sócio da Karpat Sociedade de Advogados, especialista em direito imobiliário e questões condominiais e Coordenador da Coordenadoria de Direito Condominial OAB Seccional São Paulo na OAB-SP.
Dr. Arthur Zeger Professor universitário em cursos de graduação, extensão, pós-graduação e em cursinhos preparatórios para o Exame de Ordem e concursos públicos, juiz de Tribunais de Justiça Desportiva, membro (relator) da 20ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP.

Movimento Todos Pela Saúde incentiva uso de máscaras durante live de Roberto Carlos

Campanha tem início esse domingo e se intensificará ao longo da semana para conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras de proteção

São Paulo, 19 de abril de 2020 – A Todos pela Saúde, iniciativa lançada pelo Itaú Unibanco no dia 13 de abril com o objetivo de combater o novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira, inicia um grande movimento essa semana para incentivar o uso de máscaras por toda a população. A ação inicial já acontece esse domingo, durante a live do cantor Roberto Carlos, que será transmitida pelo canal oficial do artista no YouTube a partir das 19h45, e que terá ainda trechos exibidos durante o Domingão do Faustão, na TV Globo. O rei reforçará a importância do uso do equipamento de proteção para que todos cuidem uns dos outros e evitem a propagação do vírus. A hashtag #mascarasalva ilustrará a mensagem, assim como a referência ao site todospelasaude.org..

O uso de máscaras de proteção passou a ser recomendado para toda população nas últimas semanas pelo Ministério da Saúde. A medida alinha-se aos estudos médicos recentes que comprovam a alta capacidade de transmissão também entre pessoas assintomáticas, tornando indispensável o uso da máscara de proteção mesmo para quem não apresenta febre, tosse, dor de cabeça ou de garganta.

Durante os playbacks do show do cantor no YouTube, um breve vídeo de abertura vai mostrar várias pessoas Brasil afora cantando a música “Como é grande o meu amor por você” usando máscaras. Uma série de vinhetas, que serão usadas em mídia digital, também vão reforçar a mensagem de conscientização ao mostrar um coração que se protege com uma máscara. E ao longo da semana, a campanha deve se intensificar por meio de ações com influenciadores, formadores de opinião e mídia out of home.

Todos pela Saúde
A inciativa tem como objetivo o combate ao novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira. O Itaú Unibanco direcionou R$ 1 bilhão para financiar as atividades da Todos pela Saúde. Os recursos aportados estão sendo administrados por um grupo de especialistas liderado pelo médico Paulo Chapchap, doutor em clínica cirúrgica pela Universidade de São Paulo e diretor-geral do Hospital Sírio Libanês. Esta equipe está definindo as ações a serem financiadas, de forma que as decisões estratégicas sejam respaldadas por premissas técnicas e científicas. O grupo se guiará por quatro eixos de atuação: informar, proteger, cuidar e retomar.

Ame Digital patrocina live de Fernando e Sorocaba e convoca público à solidariedade

Apresentação vai ajudar o Hospital do Câncer de Barretos e aplicativo ainda oferecerá 50% de cashback aos doadores

Direto do haras da dupla, em Jaguariúna, Fernando e Sorocaba se apresentam ao público na primeira live brasileira multiplataforma neste sábado (18), a partir das 22h15. Ame Digital é uma das patrocinadoras do evento intitulado #IssoÉChurrasco e vai convocar todos os espectadores ao gesto solidário durante a transmissão.

Isso porque a apresentação, além de entreter o público, tem como foco angariar donativos para o Hospital do Câncer de Barretos. Como incentivo, a Ame vai oferecer 50% de cashback, com limite de R$ 15. Assim, quem doar R$ 30 receberá R$ 15 de volta na sua conta no aplicativo.

A live dos sertanejos, donos de hits como “É Tenso” e “Madri”, poderá ser vista no canal oficial da dupla no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=6yvF_X_S1aY) e também na TV Record, além das plataformas digitais da emissora no Instagram, Facebook e YouTube.

Sobre a Ame: A Ame é uma fintech e plataforma de negócios mobile criada para simplificar a maneira como as pessoas e empresas se relacionam com o dinheiro. Com pouco menos de dois anos de existência, já tem presença nas mais de 1.600 unidades da Lojas Americanas em todo o país, além dos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e em diversos outros lojistas do mundo físico. Além de possibilitar o pagamento via celular com uso do QR Code, a Ame também apresenta o cashback, benefício no qual uma parte do dinheiro de todas as compras volta para a conta Ame do cliente. Com o app Ame Digital também é possível fazer pagamentos de contas e boletos bancários, compra de cartão de transporte, recarga de celular e depósito de dinheiro em espécie. Na versão Ame Plus, destinada para quem quer vender com o app, os lojistas podem realizar transferência de valores da sua conta Ame para sua conta bancária. Uma das primeiras iniciativas da IF - Inovação e Futuro, Ame conta com mais de 7 milhões de downloads e oferece serviços e soluções que facilitam o dia a dia das pessoas.

Clubes Sociais, COVID-19 e a cobrança pelos serviços contratados

A pandemia do COVID-19 impactou sobremaneira a sociedade civil. Especialistas em diversos segmentos da saúde sinalizam que o arrefecimento das contaminações passa pelo “distanciamento social” e nesse passo, tem-se visto a adoção de medidas favoráveis ao isolamento seja no âmbito do Poder Executivo (por meio de medidas provisórias), do Legislativo (por meio de leis) e até mesmo do Judiciário (por meio de decisões que impõem, sob pena de multa, o isolamento de pessoas que descumprem com as medidas de isolamento social).

O Ministério da Saúde, declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Portaria 188/2020), após o que foi promulgada a Lei Federal 13.979/2020 que dentre outras medidas, previu a possibilidade de adotar-se medidas preventivas tais como, dentre outras, o isolamento, a quarentena e a restrição de atividades não essenciais.

Os Clubes Sociais – que não integram o rol de “atividades essenciais” (consoante o Decreto Federal 10.282/2020) – fecharam suas portas para evitar o contágio entre seus associados e funcionários. Já nos posicionamos, em outro artigo, que a contribuição associativa (mensalidade) permanece exigível mas, dada a inexistência de caráter de “prestação de serviços” pelo clube (mas sim de repartição de despesas do clube pelos associados), havendo relevante economia imprevista e inesperada pelo clube (em razão da vertiginosa redução no consumo de água, gás, energia, material de escritório, limpeza, etc., assim como a redução da folha de pagamento a partir do que previu a MP936/2020), deve o clube conceder aos seus associados um desconto na mesma proporção da economia.

Yoga de Piramide (Waterlandpleinbuurt en omgeving) - Sterrenmakers

Resta analisar, então, se o associado deve ou não pagar por serviços que contratava do clube (tais como aula de esportes e artes) e pelo uso de espaços contratados (como por exemplo sauna, quadras de tênis, quadras de squash, spa, estacionamento, estande de tiro, brinquedotecas, berçários, etc.).

Apesar de clubes possuírem natureza jurídica de associação sem fins lucrativos e apesar de os associados não poderem ser, sempre, enquadrados como consumidores (nos termos do Código de Defesa do Consumidor), entendemos que quando o clube vende um serviço, ou o uso de um espaço determinado ao seu associado, essa relação passa, sim, a ser regida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Nesse sentido, o mais recente posicionamento do Superior Tribunal de Justiça a esse respeito ponderou que “em virtude das diversas situações envolvendo clubes recreativos e seus associados, dependendo do caso concreto, pode haver a aplicação das normas do CDC” (REsp 1713822 de relatoria do Ministro Moura Ribeiro, publicado em 23/03/2020).

Ora! Se um associado contrata do clube aulas de natação e se não pode gozar das aulas contratadas, não é correto impor do associado o pagamento (contrapartida) por uma prestação que não ocorreu e que por tempo incerto não ocorrerá.

Quando o clube e seu associado formalizam a contratação de certo serviço (aula ou uso de um espaço cuja frequência é condicionada a certo pagamento), estão celebrando típico contrato de prestação de serviços, contrato esse tipicamente sinalagmático. No direito, chamam-se de sinalagmáticas as relações cuja prestação/contraprestação têm íntima relação. Assim, se o pagamento é feito por um serviço e se o serviço é desempenhado tendo o pagamento como contrapartida, não se mostra justo, tampouco razoável exigir de uma parte a contrapartida (pagamento) sem que a outra desempenhe o serviço contratado.

O Código Civil prevê no Artigo 884 que “aquele que, sem justa causa, se enriquecer à custa de outrem, será obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualização dos valores monetários” e no Artigo 885 completa com a seguinte disposição: “a restituição é devida, não só quando não tenha havido causa que justifique o enriquecimento, mas também se esta deixou de existir”.

O Código de Defesa do Consumidor, por sua vez, dispõe no Artigo 6º que dentre os direitos básicos do consumidor está a “a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais”. No Artigo 39, dispõe o CDC que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, “exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva”.

O fechamento temporário do clube motivado pelo isolamento vertical inevitavelmente implicará na impossibilidade de gozo dos serviços contratados (sejam “aulas” ou o uso de “espaços restritos”). Consequentemente, restará o clube desautorizado de cobrar de seu associado as contrapartidas, enquanto restar impedido de prestar os serviços contratados (ainda que por motivo alheio às suas vontades – e, também o associado/consumidor).

A primeira solução a se pensar, nesse momento, é de criar mecanismos de “compensação”. Todavia, não cremos razoável assim pensar posto que em tempos de calamidade, de isolamento social e de perda generalizada de empregos e receitas, o valor que seria destinado aos serviços que o clube não prestará serão melhor empregados seja nas primeiras necessidades dos associados, seja na manutenção como reserva para eventual necessidade.

Ademais, a compensação futura passaria inexoravelmente pela suspensão temporária das cobranças no futuro.

Explicamos: se em abril paga-se por um serviço não gozado e que será “compensado” em dezembro, obviamente que em dezembro não se poderia cobrar pelo serviço; nada mais lógico, então, que suspender a cobrança atualmente e cobrar apenas ao tempo que o serviço vier a ser prestado. Ainda mais evidente é a impossibilidade de compensação futura quando a reflexão se faz sobre a contratação para o uso de certos espaços. Assim, tome-se o exemplo da sauna: o pagamento atual para o uso da sauna não há como ser compensado no futuro (exceto, novamente, se no futuro deixar-se de cobrar pelo referido uso). Portanto, é evidente que durante o fechamento dos clubes e enquanto durar a recomendação para isolamento social, não serão lícitas as cobranças pelos serviços prestados pelos clubes.

Associados da Apras já podem confirmar o cadastro no Programa Cartão Comida Boa

Com o objetivo de contribuir com o Programa Comida Boa do Paraná, instituído pelo Governo do Estado, a Apras (Associação Paranaense de Supermercados) participou do planejamento do projeto e contribuiu com uma lista de associados para um pré-cadastro. Os supermercados interessados em aderir ao programa, devem confirmar o credenciamento por meio do aplicativo “SeuVale Empresas”, que pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play.

Os requisitos necessários para o aparelho e o passo a passo detalhado para criar a conta estão disponíveis em um manual no site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br. Após o cadastro, basta cadastrar a conta bancária que deseja receber o pagamento, conforme orientações do mesmo manual.

A iniciativa cria um vale para que famílias em situação de vulnerabilidade possam comprar produtos alimentícios durante a pandemia do novo coronavírus. A estimativa é distribuir 1 milhão de cestas de alimentos. O programa será operacionalizado por meio de um voucher com QR Code, para evitar falsificações. O valor de cada vale será R$ 50 e a distribuição será feita com auxílio das prefeituras assim que os trâmites legais estejam encerrados e haja estabelecimentos comerciais credenciados no aplicativo para o atendimento.

Os beneficiários poderão usar o cartão nos mercados credenciados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Até agora, já são 1.158 estabelecimentos em todo o Estado, dos quais 790 são associados da Apras. A adesão pode ser feita por qualquer comércio de alimentos, mas a participação não é obrigatória.

O programa de auxílio emergencial terá duração de três meses, com possibilidade de prorrogação, e é destinado a famílias mais vulneráveis. A base de beneficiários é o Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do país. O programa limita o recebimento do vale a dois membros da mesma família e abre espaço para que a pessoa provedora de família monoparental (apenas um dos pais arca com as responsabilidades) possa requerer o recebimento de duas cotas do auxílio emergencial, independente do sexo, se cumprir os requisitos básicos do programa.

A Apras foi convidada a colaborar com o Programa pelo secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, no dia 24 de março. Desde então, a Secretaria e a Associação têm trabalhado em conjunto para definir melhor os termos e a operacionalização do projeto.