Novozymes destina recursos para o abrigo de crianças Lar Dona Vera

A doação integra o projeto “Trilhando pelo Caminho da Vida”, que apoia abrigos e atende às necessidades das crianças que estão hospedadas no instituto, como educação, alimentação, assistência médica e psicológica.

Curitiba, janeiro de 2021 – A Novozymes, multinacional dinamarquesa, destinou, por meio do Fundo da Criança e do Adolescente, R$ 141.215,99 para o Lar Dona Vera, que é apoiado pelo Instituto Princesa Benedikte, que abriga 11 crianças de 0 a 2 anos e outras 11 de 02 a 09 anos e também adolescentes com seus bebês e gestantes. A doação integra o projeto “Trilhando pelo Caminho da Vida”, que apoia abrigos e atende às necessidades das crianças que estão hospedadas no instituto, como educação, alimentação, assistência médica e psicológica, segurança e lazer.
O Instituto Princesa Benedikte é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída em dezembro de 2010, que tem por objetivo o auxílio e colaboração a entidades que atuam no cuidado, proteção e abrigo de crianças em situação de risco e abandono.
Idealizado a partir do desejo e apoio da própria Princesa Benedikte, da Dinamarca, o Instituto tem sede em Curitiba e constitui parte das ações sociais da Princesa pelo mundo. Vem se firmando ao longo dos últimos anos em parceria com outras entidades de Curitiba que atuam abrigando menores em situação de risco retirados da guarda dos pais pela tutela judicial. O IPB possui títulos de utilidade pública municipal e estadual.
A Princesa Benedikte da Dinamarca é a patrona do Instituto Princesa Benedikte no Brasil. A sede principal do Instituto, que abriga as crianças da Associação Caminhos da Vida – Lar Dona Vera, foi sendo construída desde meados de 2015 às custas de contribuições voluntárias e após muitos esforços de seus associados e colaboradores. A manutenção dessa sede é fundamental para dar continuidade aos trabalhos realizados em prol dessas crianças em situação de vulnerabilidade.
“Acreditamos que essa contribuição social da empresa pode ajudar a fazer a diferença na vida dessas crianças que hoje estão abrigadas, ajudando a suprir suas necessidades básicas e mantê-las seguras e acolhidas”, comenta William Yassumoto, presidente Regional da Novozymes Latin America.

Circuito das Estações Shopping Mueller ganha formato inovador

Maior circuito de corridas de rua da América Latina, Circuito das Estações terá formato inédito, garantindo segurança aos atletas

Nos dias 30 e 31 de janeiro, o Shopping Mueller sedia a primeira etapa de 2021 do Circuito das Estações. Com o tema "O mesmo desafio. Uma nova experiência. Um novo jeito de se superar", a corrida traz o conceito inovador de Reverse VR. Com a possibilidade de concluir o percurso em até sete horas, não haverá aglomeração de pessoas na prova que contará com formato inédito e totalmente planejado devido ao momento de pandemia.

Ao invés de todos os atletas largarem juntos como em uma corrida tradicional, cada corredor larga do seu ponto inicial. Pode ser de casa, do parque ou onde quiser. O intuito é que os atletas corram e passem pela Arena Pit Stop, localizada no Mueller, peguem a medalha e voltem para o ponto de largada. A distância também fica a critério do atleta. Depois é só subir o tempo no site.

Ao passar pela Arena Pit Stop o atleta encontrará uma estrutura similar as de provas tradicionais. Neste ponto acontece a entrega de medalhas, hidratação e fotos, tudo seguindo os protocolos de saúde e higienização. A Arena Pit Stop foi planejada para evitar aglomerações. Na etapa de Curitiba ficará aberta das 7h às 10h do sábado (30) e das 8h às 12h do domingo (31), para evitar o acúmulo de pessoas. Além disso, todo o staff do evento estará equipado com materiais de proteção e no local haverá estrutura de higiene, como totens com álcool gel. As medalhas serão distribuídas em embalagens individuais e higienizadas.

A etapa Outono Reverse do Circuito das Estações foi realizada em oito cidades do Brasil no final de 2020 e chega a Curitiba nos dias 30 e 31 de janeiro. Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Aracaju já receberem a prova.

Entrega de kits e inscrições:
Além da realização da prova ocorrer em formato inovador, a entrega de kits também foi totalmente adaptada para que os atletas possam sentir aquele clima pré-prova sem correr riscos. A organização reservou uma semana inteira para que os atletas possam retirar seus kits, entre os dias 25 e 30 de janeiro, das 10h às 22h, no piso L1, do Shopping Mueller. O formato de entrega também será diferente, com agendamento prévio por parte dos atletas.

O kit conta com camiseta, sacola, medalha e garrafa térmica e as inscrições podem ser feitas através do site https://www.circuitodasestacoes.com.br/curitiba/outono/.

SERVIÇO:
Shopping Mueller
Local: Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, Curitiba (PR)
Telefone: 41 3074-1000
Informações: www.shoppingmueller.com.br
Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba
Instagram: @muellercwb

Diretor do Butantan é entrevistado no SBT

Dimas Covas está no Poder em Foco, neste domingo (24)

Roseann, Dimas e Afonso / Covas (Divulgação/SBT)

MAIS IMAGENS NO LINK: https://photos.app.goo.gl/M2QiLfmofBgN51GB7

O diretor do Butantan, Dimas Covas, é o entrevistado do Poder em Foco neste domingo (24), no SBT. Ele fala sobre a capacidade de produção de vacinas no instituto e da expectativa para a chegada dos insumos da China. Destaca os prazos para garantir a segunda etapa da vacinação e conta que, além de atender ao Brasil, haverá também produção suficiente para exportar para outros países da América Latina.

O diretor comenta como foram as negociações com o governo federal para o uso da Coronavac no país, critica o modelo do processo de imunização com reserva de vacinas para a 2ª dose, avalia a atuação do ministro da Saúde e também a gestão da crise nos estados.

Ele revela como estão os estudos para desenvolvimento de outras três vacinas no Brasil, inclusive com previsão de produção totalmente nacional, e diz que o Butantan em breve também terá medicação para tratamento da covid-19.

Dimas Covas tem 64 anos. É médico, professor e cientista. Já desenvolveu pesquisas nas áreas de biologia molecular e células-tronco. Como diretor-presidente do Instituto Butantan foi o responsável pela parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac-Biotec na produção da Coronavac, vacina contra a Covid-19.

O Poder em Foco vai ao ar todo domingo, logo após o Programa Silvio Santos. É apresentado por Roseann Kennedy, que semanalmente recebe um jornalista convidado. Nesta semana é Afonso Benites, repórter do El País.

Curitiba recebe Curso Avançado de Preenchimento Facial para profissionais de saúde, em fevereiro

Jaqueline Lunardi e Gonçalo Brandão, cirurgiões dentistas especialistas em harmonização facial, realizam treinamento teórico e prático, nos dias 6 e 7 de fevereiro

Comando News, janeiro de 2021 - Os cirurgiões dentistas Jaqueline Lunardi e Gonçalo Brandão, especialistas em harmonização facial, realizam Curso Avançado de Preenchimento Facial nos dias 6 e 7 de fevereiro, em Curitiba. O curso tem carga horária de 22 horas de duração e é dividido em módulos teóricos e práticos. “Depois de termos feito inúmeros cursos de Harmonização Facial, percebemos as dificuldades e inseguranças de muitos profissionais. Para preencher essa lacuna, desenvolvemos um curso completo que aborda de forma simples e segura os procedimentos de preenchimento com ácido hialurônico, para reestruturação e rejuvenescimento da face”, explica Jaqueline Lunardi.

O conteúdo que abordado durante os dois dias será arco zigomático, malar, sulco nasojugal (olheira), sulco nasogeniano (bigode chinês), escultura labial, rítides periorais (códigos de barras), sulco labiomentoniano (marionete) e mandíbula. “Esse é curso teórico e prático que tem como objetivo tornar outros profissionais de odontologia aptos e seguros para realizarem os procedimentos sozinhos em consultório”, ressalta Gonçalo Brandão.

O valor de inscrição no curso é de R$ 300,00 de inscrição e R$ 1.700,00 à vista ou R$ 300,00 de inscrição e R$ 1.900,00 em até 10X no cartão de crédito. Esse valor inclui certificado, coffee break, apostila completa e suporte depois do curso por WhatsApp.

Serviço: Curso Avançado de Preenchimento Facial
Data: dias 6 e 7 de fevereiro de 2021

Programação

Sábado, 06 de fevereiro
9h às 10h30 - aula teórica
15 min de intervalo
10h45 às 13h - aula teórica
13h00 às 14h30 - almoço
14h30 às 17h30 - aula prática
30 minutos de intervalo
18h às 20h - aula teórica

Domingo, 07 de fevereiro
9h às 10h30 - revisão e dúvidas
10h30 às 12h30 - prática em pacientes
12h30 às 14h30 - almoço
14h30 às 20h - prática em pacientes

Valor: R$ 300,00 de inscrição e R$ 1.700,00 à vista ou R$ 300,00 de inscrição e R$ 1.900,00 em até 10X no cartão de crédito.

Para mais informações e inscrições: 41 9.8700-2300

Sobre Jaqueline Lunardi

Jaqueline Lunardi é cirurgiã dentista, especialista em harmonização facial, membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI) com mais de 900 horas em cursos de harmonização facial. https://www.instagram.com/drajaquelinelunardi/

Sobre Gonçalo Brandão

Gonçalo Brandão é cirurgião dentista, especialista em harmonização facial, mestre e especialista em ortodontia com mais de 900 horas em cursos de harmonização facial.
https://www.facebook.com/drgoncalobrandao/

Oral Unic Implantes inaugura unidade em Araucária

A estrutura da clínica recebeu investimento de cerca de R$ 750 mil

A cidade de Araucária (PR) ganha nova unidade da Oral Unic Implantes - clínica especializada em implantodontia e com procedimentos de estética orofacial, como lentes de contato dental, ortodontia, botox, bichectomia, entre outros. A inauguração foi na última quinta-feira (14).

“A chegada de uma clínica com essa estrutura e qualificação vem valorizar a opção de atendimento na área odontológica para a população de Araucária. A Oral Unic conta uma estrutura moderna e diferenciada na qual o paciente esquece que está no dentista. Nossos especialistas são extremamente qualificados, oferecendo um atendimento humanizado, que trata o paciente de forma única e com muito respeito, transformando não somente o sorriso, mas a vida desses pacientes”, afirma o Dr. Robert Divino de Oliveira, especialista em implantodontia, que é diretor clínico e responsável técnico da clínica. Ao lado dele como sócios estão o Dr. Luiz Werner, especialista em implantodontia, e os empresários Luciana Moroni, Rafael Moroni e Halison Klain Paiva.

Localizada na avenida Dr. Victor do Amaral, 955, Centro, a Oral Unic Araucária oferece o conceito All-in-one, que possibilita aos pacientes realizar todos os exames e acompanhamentos necessários para o tratamento em um só lugar.

Instalada em um ambiente amplo e agradável, com estrutura climatizada e 750 metros quadrados de área construída, a Oral Unic foi projetada para que o paciente tenha um atendimento único, que, além de oferecer conforto e comodidade, conta com equipamentos de última geração, como raio-x panorâmico digital, estúdio fotográfico e laboratório de próteses próprio, que proporciona mais agilidade e assertividade nas entregas.

O local dispõe ainda de três consultórios e um centro cirúrgico devidamente equipado com monitor cardíaco, oxímetro e ventilação mecânica, salas confortáveis de pré e pós-operatório, oferecendo mais segurança aos atendimentos.

“A Oral Unic é um modelo de clínica que traz o melhor aos nossos pacientes no que diz respeito à qualidade de atendimento, estrutura e tecnologia avançada”, finaliza Dr. Robert.

Sobre a Oral Unic

A Franquia Premium Oral Unic Implantes foi fundada em junho de 2016 em Itajaí (SC), conta com a melhor gestão no ramo, e está presente em mais 95 cidades além de Araucária, espalhadas por 15 estados (Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito federal e Tocantins).

Oral Unic Araucária

Endereço: Dr. Victor do Amaral, 955, Centro, próximo a Caixa Econômica Federal.

Telefones: 41 36070000| 41 991721700

Exames da Covid-19 serão realizados em unidade móvel na Arena da Baixada

Parceria entre Hospital Pequeno Príncipe, Neodent e Athletico Paranaense vai garantir ampliação do número de coletas diárias

Curitiba ganha mais um local para realização de exames da Covid-19. Uma parceria da Neodent com o Hospital Pequeno Príncipe e o Club Athletico Paranaense irá possibilitar a realização de até 160 coletas diárias de amostras para o teste RT-PCR (Pesquisa Qualitativa de SARS-CoV-2) e também o sorológico.

A partir desta terça-feira (12), a unidade móvel da Expedição Novos Sorrisos da Neodent fica estacionada na Praça Afonso Botelho (em frente à Arena da Baixada), onde profissionais do Hospital realizam a coleta em crianças, adolescentes e adultos, garantindo mais segurança e comodidade aos curitibanos.

“Desde o início da pandemia, nós nos preocupamos em contribuir com a comunidade. Já cedemos nossa unidade móvel para que profissionais da linha de frente de combate ao novo coronavírus dos hospitais do Rocio (Campo Largo) e da Santa Casa (Curitiba) pudessem utilizar para descansar, quando as instituições ainda não estavam preparadas e agora, com o Pequeno Príncipe, vimos mais uma oportunidade de garantirmos mais segurança para a população que quer realizar o exame”, explica o CEO da Neodent e EVP da Straumann Group LATAM, Matthias Schupp.

A disponibilização da unidade móvel foi possível graças à parceria envolvendo o Hospital, a Neodent e o Club Athletico Paranaense. A empresa líder em implantes dentários no Brasil cedeu o veículo do projeto Expedição Novos Sorrisos, que oferecia orientação sobre cuidados com a saúde bucal em todo o país, e que estava parada por conta da pandemia. Já o time de futebol cedeu o espaço, além de água, energia elétrica e dados móveis de internet para o funcionamento da unidade.

Os exames para detecção da Covid-19 passaram a ser oferecidos em abril de 2020 pelo Pequeno Príncipe, e estavam sendo realizados em unidade própria credenciada pelo LACEN. “O serviço, oferecido nas modalidades convênio e particular, apoia as ações de assistência e filantropia do Pequeno Príncipe. Nossos colaboradores, por exemplo, em sua maioria, são testados internamente”, explica o diretor corporativo do complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.

Ainda de acordo com ele, o Hospital tem investido significativamente em áreas diagnósticas nos últimos anos e por isso estava preparado com tecnologia, infraestrutura e equipe especializada em biologia molecular o que permitiu implantar o processo de análise do RT-PCR rapidamente. “A parceria vai permitir não apenas a ampliação de 30% na disponibilidade de exames, mas também um ambiente adequado e confortável para os pacientes”, acrescenta o diretor.

A sorologia, para detecção de anticorpos, é indicada para quem tem sintomas ou suspeita de contágio há pelo menos 14 dias. Já a análise do RT-PCR é recomendada para diagnóstico em fase aguda e a coleta deve ser feita a partir do terceiro dia de sintomas. Os laudos com os resultados podem ser consultados pela internet, até uma hora depois para o exame sorológico e em até 48 horas após a coleta para o RT-PCR.

Para agendamento e informações sobre operadoras de saúde conveniadas, valores e formas de pagamento, o contato pode ser feito pelo telefone (41) 3310-1131 ou ainda pelo e-mail para atendimentolab@hpp.org.br.

Sobre a Neodent

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão e meio de implantes anualmente. A Neodent está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 70 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

Curitiba recebe o mamógrafo mais moderno do sul do Brasil

A mamografia 3D aumenta entre 20% e 65% a detecção do câncer de mama e reduz em 40% a necessidade de fazer uma imagem complementar posterior, quando comparado ao exame de mamografia convencional

A capital paranaense acaba de receber um novo equipamento de mamografia, mais moderno e preciso, e o primeiro no Sul do Brasil.

O novo mamógrafo realiza as imagens de mamografia 3D - exame conhecido como tomossíntese - e aumenta entre 20% e 65% a detecção do câncer de mama e reduz em 40% a necessidade de fazer uma imagem complementar posterior, quando comparado ao exame de mamografia convencional.

Isso se deve à tecnologia de ponta dos seus detectores. Além disso, o equipamento é capaz de oferecer imagens extras com menor tempo de exame.

"O novo equipamento realiza a mamografia e a tomossíntese de uma só vez, com menor dose de radiação, melhor qualidade de imagens e com maior precisão para o diagnóstico do câncer de mama. É uma evolução do exame convencional", explica a médica radiologista Cristiane Spadoni, da Clínica Imax, que investiu cerca de R$2 milhões na aquisição do equipamento.

Outra vantagem, segundo ela, diz respeito à menor necessidade de compressão, devido à tecnologia 3D e ao design curvo do compressor do equipamento que se adapta melhor às mamas. "Estudos mostram que 93% das pacientes relataram melhoria do conforto ao utilizar o sistema", completa.

O câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as mulheres, representando cerca de 20,9% de todos os cânceres que atingem o sexo feminino, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Mamografia cai na pandemia e aumenta o risco

Durante a pandemia, iniciada em março de 2020, houve uma redução de 67% na realização de mamografias pelo SUS - em mulheres de 50 a 59 anos de idade - se comparado ao mesmo período de 2019. Os dados são da Rede de Pesquisa em Câncer de mama.

O INCA estima ainda 66.2 mil novos casos de câncer de mama para cada ano do triênio de 2020 a 2022, o que corresponde a um risco estimado de 61,61 novos casos a cada 100 mil mulheres. Apenas no sul do Brasil, são esperados 71,16 casos a cada 100 mil.

De acordo com a radiologista Cristiane Spadoni, manter os exames de rastreamento é fundamental para aumentar as chances de cura nos casos de detecção de tumores "Doenças como o câncer, infelizmente, não deixam de acontecer. Mesmo durante a pandemia é essencial manter a realização dos exames de rotina, conforme a indicação do médico", reforça a médica.

Segundo ela , a não realização dos exames de mamografia pode ocasionar em prejuízo para as mulheres com a possibilidade de aumento do tumor e menor chance de cura e de uma sobrevida mais longa.
A realização periódica dos exames conforme a indicação do seu médico é essencial, já que o câncer descoberto no início tem 95% de chances de cura e o tratamento é menos agressivo.

"Oferecer um diagnóstico preciso e seguro para quem precisa realizar uma mamografia é essencial para a garantir a saúde dessas mulheres. Nós também trabalhamos com uma campanha de incentivo à realização de exames - chamada Coragem, pois muitas mulheres não fazem mamografia pelo medo do resultado. Descobrir o câncer de forma precoce é essencial para o tratamento da paciente", finaliza Cristiane.

Hospital Care, Pilar Hospital e Cedip formalizam parceria em Curitiba

Hospital Care, Pilar Hospital e Cedip formalizam parceria em Curitiba

A Hospital Care, holding administradora de serviços de saúde, o Pilar Hospital e a Clínica de Exames de Diagnóstico por Imagem, Cedip, concluíram, no dia 31 de dezembro de 2020, uma parceria entre as entidades.

O negócio terá o compromisso de elevar, ainda mais, o patamar de qualidade e atendimento da clínica, gerando benefícios aos colaboradores, médicos, fontes pagadoras, acionistas e principalmente, pacientes.

Além disso, a parceria também vai permitir a expansão dos serviços de diagnóstico por imagem oferecido pelo Pilar Hospital aos seus pacientes, com ampliação de capacidade de atendimento e sinergias operacionais.

“Com a aquisição da Cedip, damos mais um passo na estratégia de expandir e fortalecer a nossa presença em Curitiba, praça importante para os planos da Hospital Care. A parceria trará mais qualidade e experiência para a nossa operação, aprimorando a prestação de serviços de saúde à população de Curitiba e região, afirma Rogério Melzi, presidente da Hospital Care.

“A parceria com a Clínica de Exames de Diagnóstico por Imagem consolida o projeto apresentado pela Hospital Care ao mercado curitibano, desde a sua chegada. A união com este importante player da saúde vai proporcionar um salto relevante nos serviços de diagnóstico por imagem de todo o grupo”, ressalta Rodrigo Milano, diretor do Pilar Hospital.

A Cedip, fundada em 1991, é referência em diagnóstico por imagem na região. São duas unidades de atendimento em funcionamento, em Curitiba e São José dos Pinhais, e uma terceira unidade em construção, com previsão de término para 2022. Hoje, a clínica realiza e 17,5 mil exames por mês, com atendimento mensal médio de 12,4 mil pacientes.

A gestão da clínica continuará nas mãos do Dr. Prestes, sócio fundador, e que está à frente da operação nestes 30 anos de história, em parceria com as outras duas entidades.

“Estamos muito satisfeitos com esta parceria e com tudo que ela vai proporcionar à Cedip e, principalmente, aos pacientes e colaboradores. Conseguiremos acelerar e ampliar o nosso plano de crescimento em Curitiba e região”, completa Dr. Prestes, sócio-fundador da Cedip.

A Hospital Care, o Pilar Hospital e a Cedip estão muito orgulhosos com mais este passo em direção ao incremento da medicina de qualidade para a cidade de Curitiba e região.

Utilidade Pública – testagem COVID-19 para retorno das festas e contenção da propagação do vírus

Responsabilidade das pessoas realizarem testes de COVID-19 nesta semana pós festas de fim de ano, salientando a segurança, a acurácia e a agilidade do #PARECOVID.

Isso porque as pessoas estão voltando para suas casas, retornando ao trabalho, ao dia-a-dia e, sabendo que a doença pode ser assintomática ou que seus sintomas podem demorar vários dias a se manifestar, estão buscando formas de ter certeza que não foram contaminadas. Acreditamos que a divulgação da possibilidade de realização deste tipo de teste pode ajudar a conter a circulação de pessoas contaminadas e do próprio vírus.

Sobre o #PARECOVID

O #PARECOVID, da Mendelics / meuDNA, utiliza a metodologia RT-LAMP (Reverse Transcription Loop-Mediated Isothermal Amplification). A partir da simples coleta de saliva do paciente, identifica a presença do vírus SARS-CoV-2 por meio de um teste molecular que reconhece o material genético viral. O exame possui uma especificidade de >99% (não foram identificados resultados falso-positivos) e uma sensibilidade comparável ao teste de RT-PCR.

O teste garante resultado eficaz e rápido em até 48 horas, detectando o coronavírus ainda na fase anterior à manifestação de sintomas. Até a semana passada o #PARECOVID estava disponível apenas para São Paulo e Grande São Paulo, mas acaba de chegar também às farmácias das redes Raia, Drogasil do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e interior de São Paulo, e rede Pague Menos de São Paulo e capitais do Rio de Janeiro, Nordeste, Amazonas e Goiás, por R$ 150,00 a unidade. Para verificar a disponibilidade, basta consultar o site: https://meudna.com/teste-covid

Pilar Hospital recebe certificação como referência no atendimento em AVC

O Pilar Hospital foi certificado, em dezembro de 2020, no Programa Angels (Angels Award). A premiação é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim para qualificar os centros de atendimento a Acidentes Vascular Cerebral (AVC) já existentes e auxiliar na implementação de novos centros. Mais de 150 hospitais no Brasil participam e mais de 2.800 hospitais no mundo.
O Pilar Hospital agora é um dos hospitais certificados com esse prêmio que foi lançado na Europa e acontece desde 2018 na América Latina, com o objetivo de reconhecer e honrar o comprometimento de profissionais e hospitais em qualificar o atendimento ao AVC, estimulando uma cultura de monitoramento de indicadores.
Para conquistar a certificação é necessário que a instituição de saída mantenha protocolos rígidos de atendimento, além de monitoramento constante, o que é fundamental para que os centros identifiquem possíveis déficits no seu atendimento, comparando-se com resultados de sua região e do mundo, e a partir dos déficits encontrados possam fazer melhorias em seu processo que vão repercutir em melhores resultados para seus pacientes.
O Angels Award classifica os hospitais como “Prontos para o atendimento do AVC” – quando tem a estrutura mínima e monitora os dados e estes hospitais recebem certificados e são reconhecidos nos grandes congressos nacionais e internacionais.

Legenda: Diretor técnico do Pilar Hospital, Paulo Sergio Matschinske, a diretora de enfermagem Mariangela Toledo Czornei (ao centro) e a gerente de enfermagem Débora Cordeiro de Melo.
Crédito: Divulgação

Jasmine Ano novo, vida saudável: cresce interesse de brasileiros por alimentos que fortalecem a imunidade

Tendência durante pandemia; busca por reforço no sistema imunológico deve continuar em 2021

Com o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, no fim do primeiro trimestre de 2020, os brasileiros se viram obrigados a retomar uma das mais lembradas - e não cumpridas - ‘promessas de Ano Novo’, feitas geralmente entre o período do Natal e do Réveillon: trazer para sua rotina diária hábitos mais saudáveis, com o objetivo de aumentar a imunidade e melhorar a qualidade de vida.

A doença, com impactos ainda desconhecidos pela comunidade médica, traz grandes malefícios para determinados grupos da sociedade, como pessoas idosas e com o sistema imunológico mais frágil, realidade que impôs uma nova reflexão a vários lares brasileiros. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 36% dos consumidores declararam ter inserido em suas mesas alimentos e bebidas que aumentam a imunidade corporal, independentemente de sua classe econômica.

“Em tempos como o que o mundo está vivendo, alimentos integrais, orgânicos, sem glúten ou sem açúcar são muito indicados para o fortalecimento do sistema imunológico. Castanhas, amêndoas, aveia, goji berry, chia e linhaça, por exemplo, são aliados nutritivos, ricos em fitosteróis, Vitaminas C e E, cujos benefícios vão desde o auxílio no metabolismo, ao gerar mais energia ao indivíduo, além de contribuir para um bom funcionamento intestinal”, explica a gerente de inovação de produto da Jasmine Alimentos, Melissa Gomide Carpi.

O movimento pró-saúde também pode ser analisado pela interação dos usuários com a Internet. Segundo o Google Trends Brasil, a busca pela frase “como aumentar sua imunidade” cresceu 136% durante os meses de fevereiro e maio deste ano, e a tendência deve continuar em 2021.

De acordo com especialistas, três medidas são fundamentais para o aumento da imunidade em tempos de pandemia mundial: a realização de atividades físicas, um sono de qualidade e a mais importante de todas elas, uma alimentação que abarca todos os tipos de nutrientes e vitaminas necessários para o bom funcionamento do corpo humano.

Alimentação Balanceada

A adoção de práticas mais saudáveis na alimentação contribui para um organismo mais equilibrado e menos suscetível a doenças. A ingestão de micronutrientes, como vitaminas e minerais, auxilia no fortalecimento da imunidade e ameniza os impactos de doenças como a covid-19 sob o sistema imunológico. Entre os principais alimentos para o aumento da imunidade, podem ser citados:

Goji Berry

Harmonizada com frutas, cereais e iogurtes, essa fruta de origem asiática possui forte poder antioxidante, além de conter vitaminas C e E. Apenas 100 gramas de Goji Berry contam com 50 vezes mais vitamina C do que em uma laranja, por exemplo. Tal nutriente é um importante alimento cujo maior benefício é o aumento da produção de glóbulos brancos e a elevação dos níveis de anticorpos, que evitam a proliferação de doenças.

Granolas

Presente no café da manhã de milhões de brasileiros, a granola é uma refeição perfeita para o início do dia, por conter ingredientes como aveia, Castanha do Pará e linhaça. Os grãos e cereais integrais fornecem fibras e auxiliam no trato intestinal, além de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças como a diabetes.

Outra vantagem do consumo da granola está relacionado às vitaminas do complexo B, presentes em sua composição. Essa substância participa da formação da bainha de mielina, a membrana que protege os neurônios e que permite a transmissão das mensagens entre eles. Esses micronutrientes são necessários para que o cérebro consiga utilizar a energia para realizar suas funções.

Chia e Linhaça

Aliadas da dieta, a chia e a linhaça são grãos indispensáveis para o cardápio de pessoas que buscam o fortalecimento do organismo. Se consumidos em conjunto, esses alimentos possuem alto valor nutricional e ajudam a diminuir a saciedade, já que absorvem água e retardam o surgimento da fome. A chia e a linhaça ainda diminuem a ocorrência de doenças cardiovasculares e do colesterol ruim, assim como melhoram o funcionamento do intestino e controlam os lipídeos sanguíneos, além de preservar os ácidos graxos (ômega 3 e 9).

Atividades físicas regulares

Caminhada, natação, ciclismo e musculação são os principais exercícios indicados por profissionais da saúde. Tais atividades físicas ajudam a diminuir o nível de gordura corporal, assim como auxiliam na prevenção de doenças crônicas e cardiovasculares, além de amenizar os efeitos da ansiedade e da depressão.

Sono é seu aliado

Muitas vezes negligenciado pela rotina estressante levada nas grandes cidades, o sono também é fundamental para o aumento da imunidade em tempos de pandemia. Um corpo descansado e relaxado produz um número maior de anticorpos e diminui em 5 vezes a chance de uma pessoa contrair um resfriado, de acordo com estudos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Especialistas defendem que um descanso de sete a oito horas por noite é um grande aliado para o aumento da imunidade humana.

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.

Ceia para todos: Pequenas mudanças nas receitas permitem que pessoas com restrições alimentares participem das celebrações sem riscos

Farinhas sem glúten, ingredientes sem lactose e com baixa quantidade de açúcar são as principais recomendações

As celebrações de final de ano são marcadas pela união da família e uma mesa farta, com diversos pratos doces e salgados. Mas, para pessoas com alguma restrição alimentar, como diabetes, intolerância ao glúten, lactose e ovos, participar das ceias de Natal e Ano Novo pode ser um grande desafio. Isso porque um único ingrediente acrescentado na hora do preparo pode fazer com que toda a refeição seja comprometida. A boa notícia é que pequenas alterações podem permitir que todos participem das ceias de final de ano sem riscos.

A nutricionista do Hospital Marcelino Champagnat, Andressa Troles, conta que, para quem tem intolerância, é fundamental optar por ingredientes sem glúten e sem lactose ao fazer as receitas. “O panetone é um clássico dessa época do ano e pode sim ser consumido por pessoas que têm intolerância ao glúten, desde que mudem alguns ingredientes na receita. Optar pelas farinhas sem glúten e leites sem lactose já ajuda. No caso da diabetes, substituir o açúcar refinado por açúcar mais natural ou adoçante é uma boa opção”, conta a nutricionista.

As castanhas e oleaginosas, que também fazem parte dos pratos tradicionais de final de ano, são uma ótima indicação para quem sofre com diabetes. “As castanhas têm bastante fibra e prolongam a sensação de saciedade, além de terem uma boa digestão. São as mais indicadas para quem tem diabetes, mas sempre com moderação porque também são ricas em calorias. Vale dizer também que é muito importante sempre consultar um nutricionista para saber quais são as melhores indicações e a quantidade que o paciente pode comer”, comenta.

Mais saúde

E essas dicas também valem para quem não tem nenhuma alergia, mas quer manter uma refeição saudável na ceia de Natal e Ano Novo. Mudar ou reduzir a quantidade de alguns ingredientes já melhora a composição nutricional da receita, como a lentilha que é rica em proteínas e fibras. “Substituir o arroz por quinoa, ou colocar ela na farofa, é uma ótima dica para ter uma fonte boa de proteínas na ceia de Natal, além de ser perfeito para quem é vegetariano ou vegano. Já entre as carnes, a melhor opção é o peru, por ser uma ave leve, saborosa e com baixo teor de gordura, além de ser uma fonte rica em proteínas, vitamina B6 - importante para a saúde cerebral - e selênio, que tem alto poder antioxidante”, explica a nutricionista.

Nas comemorações de final ano, as frutas são sempre bem-vindas e podem estar ainda mais presentes. Frutas vermelhas como morango, framboesa e cereja agem como anti-inflamatórios e antioxidantes, e também são fontes de vitamina A, B e C, cálcio e ferro. Com essas pequenas mudanças, as ceias de final de ano podem ficar ainda mais saudáveis e saborosas, podendo ser apreciadas por todos.

Sobre o Hospital Marcelino Champagnat

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de Check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Jorge e Mateus se unem ao cantor Daniel em live histórica

O espetáculo será amanhã, sábado, 12 de dezembro, às 20h,
com transmissão ao vivo pelo YouTube
Picture 1

Amanhã, sábado (12/12), o cantor Daniel e a dupla Jorge & Mateus se apresentarão juntos em live intitulada de “Show de Emoções”, que acontecerá a partir das 20h (horário de Brasília) com transmissão simultânea pelos canais DanielOficial e jorgeemateus (/DanielOficial e /jorgeemateus), no YouTube.

A parceria entre o cantor e a dupla é inédita. O evento contará com grandes sucessos do cantor Daniel e da dupla Jorge & Mateus, ambos considerados os mais românticos do universo sertanejo.

Além dos hits já conhecidos, os artistas irão interpretar - pela primeira vez juntos, no mesmo palco - clássicos do cancioneiro sertanejo e da MPB, como Menino da Porteira e Romaria. A live “Show de Emoções” conta com o patrocínio do Grupo Gazin que, neste mês de dezembro, comemora os seus 55 anos de história.

SERVIÇO

Live de Daniel e Jorge & Mateus

Dia 12 de dezembro, às 20 horas

Canais do YouTube de Daniel (https://www.youtube.com/user/DanielOficial), e da dupla Jorge & Mateus (https://www.youtube.com/jorgeemateus).

Transmissão gratuita, ao vivo.

Número de assintomáticos infectados pelo coronavírus aumentou em testagens da UFPR

Pesquisadores do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) identificaram 2,7% de indivíduos infectados com o novo coronavírus (Sars-CoV-2) no último mutirão para testagem de pessoas assintomáticas. O percentual tem aumentado a cada nova rodada de testes, que estão sendo promovidas periodicamente para professores, alunos, técnicos administrativos e funcionários terceirizados da universidade.

Até o momento, foram realizados quatro mutirões de testagem para assintomáticos. Os dois primeiros eventos, em que poucas pessoas compareceram, não tiveram nenhum caso positivo de infecção pelo vírus. Já nos últimos dois episódios, um número maior de pessoas participou, o que repercutiu no aumento de resultados positivos. A terceira rodada testou 535 indivíduos, dos quais 7 estavam contaminados, e na última, realizada no dia 24 de novembro, dos 1275 testados, 34 apresentavam-se positivos mesmo sem sintomas clássicos da infecção.

A coordenadora da ação, professora Daniela Fiori Gradia, compara os resultados obtidos nos assintomáticos com os dos testes em pessoas que apresentam sintomas, feitos em outro projeto paralelo. “Nos sintomáticos, a taxa de positivos gira em torno de 30%. Nas coletas dos assintomáticos, tivemos 0% nas primeiras avaliações. Esse percentual saltou para 1,3% na terceira coleta e alcançou 2,7% no último mutirão. É uma taxa bastante alta de pessoas que estão contaminadas com o vírus, mas não apresentam nenhum sintoma e podem transmitir para outros indivíduos”.

Os testes
Os testes que estão realizados são do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. Porém o procedimento adotado nesse estudo é o de coleta de saliva e não por meio de swab nasal. “Além do fato de essa técnica não ser tão invasiva, o sistema é de auto coleta por parte dos participantes. Isso diminui muito o risco para a equipe que trabalha no projeto, já que não há contato direto com as secreções dos indivíduos”, explica Daniela.

São agrupadas cinco amostras por vez, no sistema pool, que são submetidas a um único teste simultâneo. Quando o resultado da mistura é negativo, significa que todas as amostras daquele grupo não estão infectadas. Se o resultado for positivo, quer dizer que uma ou mais amostras estão infectadas. Nesse caso, elas são testadas novamente, de forma individual, para detectar quais são as infectadas. “A proposta tem a finalidade de reduzir custos com insumos e ganhar tempo”, afirma a professora.

Por que testar assintomáticos?
A testagem de assintomáticos possibilita identificar pessoas contaminadas e orientar para o isolamento social, medida que diminui a disseminação do vírus em ambientes que a pessoa continuaria circulando. “Além disso, o sistema estadual de testagem não contempla os indivíduos assintomáticos. Como não há essa identificação, eles não são isolados. Assim, estamos contribuindo para reduzir o número de indivíduos infectados circulando pela cidade”, esclarece Daniela.

O objetivo é manter uma rotina frequente para testar membros da comunidade universitária sem sintomas que estejam transitando pela UFPR. Essa ação permite identificar potenciais transmissores do vírus, promover o isolamento desses indivíduos e testar aqueles que entraram em contato com as pessoas contaminadas.

Estudo
Os testes fazem parte de um estudo, coordenado pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (Ligh) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCho), para identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar propagação da doença e contaminação de outras pessoas. Cerca de 80% da população que é infectada pelo novo coronavírus não apresenta sintomas.

Atualmente, a equipe conta com apenas 12 pessoas. A coordenadora reforça a importância e a necessidade de voluntários nessa ação. “Professores e alunos de pós-graduação voluntários são essenciais principalmente nos momentos anteriores e posteriores à realização do exame, como as etapas de coleta, envio de laudos e orientação aos participantes”.

Próximo mutirão
Nova rodada de testes com pessoas assintomáticas acontecerá na próxima terça-feira (8), no Centro Politécnico. Poderão participar alunos, docentes, técnicos administrativos e funcionários terceirizados da UFPR. Mais informações e um formulário que deve ser preenchido pelos interessados serão disponibilizados em breve.

LinksMatéria no Portal UFPR: https://bit.ly/39O7BgR
Áudios: https://bit.ly/36DOPXp
Fotos: https://bit.ly/3lEoZGV

Como planejar encontros de fim de ano com segurança

Laboratório oferece três tipos de testagem para COVID-19 e resultados em até 2h

Final de ano é sinônimo de reuniões familiares, confraternizações e aglomeração. Em meio a pandemia, é possível planejar um encontro familiar em segurança? Segundo o diretor técnico do LANAC, o especialista em bacteriologia Marcos Kozlowski, todo cuidado é pouco durante este momento em que vivemos. “Em novembro, tivemos um aumento de 300% nos resultados positivos para COVID-19 no laboratório”, afirma. Até o final de outubro, o LANAC realizava 100 a 120 testes por dia, entre sorológico e RT-PCR. Em novembro, a média diária foi de 350 testes/dia.

O laboratório oferece três tipos de testagem para o coronavírus: o sorológico, o antígeno e o RT-PCR. “É possível pedir aos familiares que realizem a testagem antes dos encontros. Neste caso, o ideal é consultar o médico, que irá avaliar cada caso e ver qual metodologia garante maior segurança para todos”, afirma.

O laboratório realizará as coletas até o dia 23 de dezembro, e respeitará o prazo de cada testagem para os resultados. Entre os dias 25 e 27 de dezembro, a coleta será feita somente nas unidades hospitalares. Para quem deseja fazer a testagem para o Ano Novo, coletas feitas até o dia 30 e, entre os dias 1 a 3 de janeiro, coleta apenas nas unidades hospitalares.

Conheça os testes para COVID-19:

Fabricado pela Roche, o teste sorológico utilizado no LANAC apresenta registro na ANVISA e conta com o certificado Emergency Use Authorization (EUA) da U.S. Food and Drug Administration (FDA). O teste apresenta 99,9% de especificidade e 98,3% de sensibilidade e identifica s anticorpos totais ( IgG / IgM / IgA). Segundo Kozlowski, quanto maior a sensibilidade, menor a chance de resultados falsos negativos. "Atingimos 99,9% de sensibilidade nesse teste quando é realizado a partir do 14º dia de contágio", explica. O resultado sai em até 24h e o valor é R$200, realizado em todos os postos de coleta do laboratório.

O RT-PCR é considerado o padrão ouro da testagem para COVID.19. Em parceria com o Genoprimer, laboratório especialista em diagnóstico molecular, o resultado sai em até 48h, e indica se a pessoa está com o vírus ativo no organismo. O teste é realizado exclusivamente na sede central, na Rua Itupava, 998, e custa R$350.

No começo de novembro, o LANAC passou a oferecer também o COVID-19 Ag ECO Teste, que faz a detecção de antígeno do vírus da COVID-19, com especificidade de 99% e sensibilidade de 96%. A coleta é feita por Swab, com a secreção nasal, e o resultado sai em até duas horas. Ele é indicado para pessoas a partir do terceiro dia de sintomas ou possível contato com o vírus. Este teste é uma opção em emergências, e é oferecido apenas nas unidades hospitalares do LANAC: Hospital das Nações, Hospital Pilar, Instituto de Neurologia de Curitiba – Hospital INC, Hospital do Rocio, Hospital Vita Curitiba e Hospital Vita Batel e na Unidade Paranaguá.

Sobre o LANAC:

Há 29 anos, o LANAC - Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. A empresa possui 45 unidades de atendimento em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 400 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004.