Parque Estadual de Vila Velha receberá obras de arte ao ar livre, numa realização do Museu Oscar Niemeyer

O “MON sem Paredes – Arte ao Ar Livre”, projeto que rompeu os limites físicos do Museu Oscar Niemeyer (MON) ao levar obras de arte aos jardins, vai agora ainda mais longe. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná, o Parque Estadual de Vila Velha receberá obras de arte inéditas, numa parceria com o Museu.

A iniciativa do “MON sem Paredes – Vila Velha” é do Governo do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, da Soul Parques e do Museu Oscar Niemeyer.

O “MON sem Paredes – Vila Velha” tem curadoria de Marc Pottier e conceito de Fernando Canalli. Os artistas participantes são: Gustavo Utrabo, Tom Lisboa, Kulykirida Menihaku, Sonia Dias, Denise Milan e Alexandre Vogler. A inauguração será no dia no dia 25 de fevereiro, às 15h.

“Levar obras de arte para o Parque Estadual de Vila Velha por meio do ‘MON sem Paredes’ é ampliar o acesso à cultura e integrar arte, patrimônio natural e território. Essa iniciativa é exemplo do compromisso do Governo do Paraná em descentralizar as políticas culturais e garantir que a arte esteja presente em diferentes espaços do Estado”, afirma Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura.

“Com esta realização, o MON inaugura um novo capítulo de sua história, utilizando toda a sua expertise para alcançar públicos e espaços ainda mais novos, disseminando arte”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

Inaugurado em 2024, o projeto “MON sem Paredes – Arte ao Ar Livre” rompeu o limite físico das paredes do Museu e abraçou a população. A iniciativa se transformou num convite permanente com obras de arte interativas na área externa, fazendo com que o público se inspire e sinta-se instigado a entrar no MON.

“O projeto, agora em uma nova fase, em consonância com o objetivo do governo estadual de disseminar arte e cultura a todo o Paraná, leva até o Parque Vila Velha uma inédita intervenção artística em parceria com o Museu”, informa Juliana.

“Quando levamos obras de arte até onde está a população, além de sensibilizarmos o grande público, que talvez não tenha o hábito de entrar num museu, oferecemos um ambiente de pausa, de desaceleração, de reconexão interior”, diz. “Entendemos que cada vez mais a arte ajuda na saúde”.

Juliana comenta que profissionais de saúde têm prescrito visitas a museus e que pesquisas em psicologia, arteterapia e estudos culturais mostram que visitar museus reduz estresse, estimula emoções positivas e promove bem-estar. “Além de fortalecer a identidade e o sentido de pertencimento, a arte permite conexões com cultura, memória e narrativas coletivas, elementos fundamentais para o bem-estar psicológico”, cita.

Parque Vila Velha
O Parque Estadual de Vila Velha é um paraíso ecológico e uma das mais importantes unidades de conservação ambiental do Brasil. Além de uma rica história, repleta de curiosidades, conta com uma composição natural única no mundo, com as trilhas dos arenitos, formações rochosas milenares.

O curador, Marc Pottier, explica que o local também tem muitas lendas. “Antigamente era chamada de Itacueretaba, ou ‘cidade extinta de pedras’, segundo os apiabas que ali moravam”, diz. Ele também destaca que algumas rochas têm formas singulares, como taça, esfinge, bota, tartaruga, cabeça de índio, garrafa, camelo e proa de navio. “Entre essas falésias históricas e as formas curiosas que elas encerram, encontram-se temas únicos de reflexão para artistas contemporâneos”, comenta.

“O Museu Oscar Niemeyer, por meio do ‘MON sem Paredes – Arte ao Ar Livre’ (que tem como objetivo convidar artistas para criar obras site specific nos jardins do Museu) chamou um grupo de artistas para criar um diálogo com esse universo tão especial, dando, assim, suas interpretações sobre a singularidade do lugar”, afirma o curador.

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

SOBRE O PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA
Localizado em Ponta Grossa-PR, a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.
As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer seus atrativos – Trilha Arenitos Unimed, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.

Mais informações: https://parquevilavelha.com.br/

Serviço
“MON sem Paredes – Arte ao Ar Livre – Vila Velha”
Inauguração: 25/2, 15h
Parque Estadual de Vila Velha

Rodovia BR-376, Km 515, Jardim Vila Velha, Ponta Grossa - PR

Museu Oscar Niemeyer
www.museuoscarniemeyer.org.br

Dia Mundial do Vinho: Conheça o portfólio premiado da Menin Company

Durante a data, celebrada em 18 de fevereiro, grupo reforça sua atuação à frente das vinícolas Menin Douro Estates e H.O Horta Osório

Divulgação: Menin Company
Fundada em 2018 pelo empresário brasileiro Rubens Menin, a Menin Company vem se afirmando como um dos nomes de referência do Douro contemporâneo. A holding reúne as vinícolas Menin Douro Estates e H.O Horta Osório, projetos complementares que expressam diferentes leituras do terroir duriense, unindo tradição, gestão profissional e foco em qualidade.

Com presença no Cima Corgo e no Baixo Corgo, o grupo administra mais de 250 hectares de vinhas, incluindo parcelas centenárias, áreas em diferentes altitudes e exposições solares, além de quintas históricas que preservam a diversidade e a identidade da região.

À frente da operação está Fásia Braga, diretora-geral da Menin Company, responsável por conduzir a estratégia do grupo com foco em excelência e crescimento sustentável. “O Douro exige tempo e respeito. Nosso trabalho começa na leitura do território e se traduz em vinhos com identidade, precisão e capacidade de envelhecimento. Crescer de forma consistente, sem abrir mão da qualidade, é uma escolha”, afirma.

Entre os pilares do portfólio da Menin Douro Estates estão os Vinhos do Porto de longa guarda, com rótulos de 10 a 50 anos e atenção especial aos raríssimos Portos 80 Anos, nas versões Tawny e Branco. Avaliados em degustações às cegas pela Revista de Vinhos, no prêmio “Melhores do Ano”, os rótulos receberam 100 pontos para o Tawny e 97 pontos para o Branco, posicionando a vinícola entre os grandes nomes dos Vinhos do Porto de altíssima maturação. A gama inclui ainda o Menin Porto Tawny 50 Anos, eleito Best in Show no Decanter World Wine Awards 2025 e avaliado com 18,5 pontos por Jancis Robinson.

O trabalho de excelência da vinícola também se reflete nos seus rótulos ícones. O Menin Maria Fernanda Tinto 2021, vinho de topo da casa, recebeu 93 pontos de Robert Parker, enquanto o Menin D. Beatriz integra o grupo de rótulos igualmente premiados que reforçam a consistência e a identidade do projeto.

A vinícola também amplia seu alcance investindo em uma linha de entrada, composta pelo Menin Rosé 2024, o primeiro rosé da marca, além do Menin Branco 2024 e do Menin Tinto 2021, todos elaborados a partir de field blends de diferentes parcelas do Douro.

Essa mesma busca por precisão e autenticidade se estende à H.O Horta Osório, que integra a Menin Company desde 2021. Com origens que remontam a 1791, a vinícola está localizada em Santa Marta de Penaguião, no Baixo Corgo, e reúne cerca de 55 hectares de vinhas em solos de xisto e granito, além da produção de azeite virgem extra a partir de oliveiras próprias.

O portfólio da vinícola inclui tintos de maior profundidade, como o H.O Sousão e o H.O Achado, elaborado a partir de vinhas velhas centenárias, além do H.O Moscatel Galego Branco e do H.O Rosé Matrona, eleito Escolha da Imprensa pela revista Grandes Escolhas (safra 2023). O H.O Branco, elaborado com Viosinho, Arinto, Rabigato e Verdelho, recebeu 93 pontos de James Suckling na safra 2024.

O Brasil ocupa papel estratégico nos planos da Menin Company e vem sendo tratado como um dos principais mercados do grupo. A expansão no país inclui o fortalecimento da estrutura comercial e institucional, movimento reforçado pela chegada de Eduardo Pires como Diretor Comercial. “O portfólio está maduro e o reconhecimento internacional consolidado. O desafio agora é crescer com critério, ampliando presença e distribuição sem perder o posicionamento das marcas”, afirma.

O grupo segue aprofundando sua atuação no Douro a partir de uma visão de longo prazo, leitura atenta do território e decisões consistentes, mantendo o tempo e a identidade como pilares do trabalho. Conheça mais do portfólio no site https://brasil.menin.pt/.

Sobre a Menin Company

A Menin Company nasceu de um sonho: produzir grandes vinhos do Douro e colocá-los no mundo. Um sonho que se tornou realidade em 2018 pelas mãos de Rubens Menin, um dos maiores empresários brasileiros, com um vasto portfólio de negócios, que vai desde banco à maior construtora do continente americano. A Menin Company é a proprietária dos vinhos Menin Douro States, produzidos em Gouvinhas, na região do Cima Corgo, e dos vinhos Horta Osório, provenientes das vinhas na região do Baixo Corgo, em Santa Marta de Penaguião.

A filosofia é a mesma em ambas as marcas e é totalmente reforçada pela visão da diretora geral da empresa, Fásia Braga: produzir vinhos de gama alta, que reflitam o terroir duriense, privilegiando a qualidade em vez da quantidade. Um trabalho que se tem traduzido em vários prémios e medalhas atribuídos nos últimos anos em feiras nacionais e internacionais: eleito Produtor do Ano 2023 pela revista Grandes Escolhas; em 2022, Rubens Menin foi considerado Personalidade do Ano no Brasil pela Revista de Vinhos e, também em 2022, o vinho Dona Beatriz 2019 arrecadou o Prémio de Excelência (Revista de Vinhos).

Menin Company

Menin Company
N 322-2 Km 20 5060-056 Gouvinhas Sabrosa, Portugal
E-mail: geral@menin.pt
Site: https://menin.pt/
Instagram Menin Company: https://www.instagram.com/menin.company/
Menin Douro Estates: https://www.instagram.com/menindouroestates/
Horta Osório: https://www.instagram.com/ho.dourowines/

CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA O ESPETÁCULO INFANTIL“A MENINA E A ÁRVORE”

Montagem premiada da companhia Dobra propõe uma delicada aventura sobre imaginação, coragem e descobertas, com sessões acessíveis e oficina gratuita

Foto: Renato Mangolin

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 27 de fevereiro a 1º de março, o espetáculo infantil A Menina e a Árvore, uma das montagens mais premiadas da companhia Dobra, que completa 15 anos de trajetória em 2026. Voltada para todas as idades, a peça conduz o público por uma narrativa sensível sobre coragem, imaginação, pertencimento e escuta da natureza, com linguagem cênica minimalista e de forte apelo visual.

Fiel à pesquisa que consagrou o grupo desde Hominus Brasilis (2014), o espetáculo é encenado sobre uma pequena plataforma de madeira de dois metros por um, recurso que potencializa o corpo, o gesto e a imaginação. Sem cenários ou objetos, os atores utilizam teatro físico, pantomima, palhaçaria e sonoplastia vocal ao vivo para criar imagens diretamente na imaginação do público.

Na história, uma menina que vive com a família em uma fazenda decide ultrapassar os limites conhecidos de seu território. Guiada pela intuição e pelos sinais da natureza, ela encontra uma planta caída e aparentemente sem vida, iniciando uma jornada repleta de descobertas, riscos e encantamento. A travessia por rios, montanhas e florestas evoca temas universais como o medo do desconhecido, o desejo de ir além e o cuidado com o que é frágil.

“A linguagem da plataforma propõe um jogo que as crianças dominam, em que todos podem ser tudo a favor da história. O público se sente parte da aventura”, destaca o diretor e ator Matheus Lima.

O figurino, assinado por Camila Nhary, dialoga com o universo rural e a vida no interior, inspirado na paleta do pôr do sol, com tons de laranja, vinho e roxo. O visagismo de Mona Magalhães reforça o caráter lúdico e familiar dos personagens, evidenciando laços afetivos e criando uma atmosfera de fábula contemporânea. Mais do que uma história de aventura, o espetáculo propõe reflexões sobre crescimento, limites, escolhas e transformações.

Além das apresentações, a programação inclui a oficina gratuita “DesDobra – Corpo, gesto e espaço cênico”, voltada para artistas, estudantes de artes cênicas e interessados na pesquisa corporal do grupo. Ministrada por Helena Marques e Matheus Lima, a atividade acontece no sábado (28/02), das 10h às 13h, na CAIXA Cultural. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 20 de fevereiro por meio de formulário online.

Criada em 2011, a Dobra se consolidou como uma companhia que alia pesquisa de linguagem, qualidade artística e forte comunicação com o público. O grupo já circulou por diversas cidades brasileiras e representou o país em festivais internacionais nos Estados Unidos, China, Argentina e Portugal. Ao longo da trajetória, acumulou indicações a importantes premiações do teatro brasileiro, como Shell, Cesgranrio, CBTIJ e Zilka Sallaberry.

Serviço:
[Teatro] “A Menina e a Árvore”
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro - Curitiba
Data: 27 de fevereiro a 1º de março de 2026
Horário: às sextas-feiras, às 18h; sábado e domingo, às 15h e 18h
Sessão com acessibilidade: domingo (01/03), às 15h, com audiodescrição, intérprete de Libras e bate-papo após o espetáculo
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei); vendas a partir de 21/02, na bilheteria física da CAIXA Cultural Curitiba e pelo site Link
Horário bilheteria: de terça a sábado, das 10h às 20h e nos domingos e feriados das 10h às 19h
Classificação: livre
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (41) 3041-2155| Site CAIXA Cultural| @caixaculturalcuritiba

Oficina DesDobra – Corpo, gesto e espaço cênico
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280. Centro
Data: 28 de fevereiro (sábado)
Horário: das 10h às 13h
Inscrições: gratuitas e devem ser feitas Inscrições até 20/02 através do link Link.
Vagas: 30 vagas
Público-alvo: grupos de teatro e artistas interessados

Nadadora ultramaratonista lança documentário sobre qualidade da água do mar

Sensibilizar e engajar a sociedade sobre a saúde das praias catarinenses é o objetivo do evento esportivo Circuito Água e Terra e do documentário Braçadas Sustentáveis a ser lançado neste sábado (21), em Itajaí-SC. O palco será a praia do Atalaia, e contará com a presença de inúmeros atletas, cientistas e ambientalistas.

Promovido pelo projeto Braçadas Sustentáveis – Pelo Futuro da Água, o circuito prevê uma prova combinada de 3 km de natação e 5 km de corrida. Durante o percurso, os participantes passarão por bases com atividades interativas que fomentam sustentabilidade, abordando temas da agenda 2030 como resíduos sólidos, microplásticos e qualidade da água.

O evento começa às 7h do sábado (21), e a chegada está prevista para às 10h30 na sede do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), onde ocorrerá a premiação. Na ocasião, a ultramaratonista aquática Sandra Koch-Egg lançará o documentário Braçadas Sustentáveis. O filme surgiu da pesquisa de mestrado da nadadora, que une a prática esportiva à ciência.

Filmado em grande parte pelo jornalista e mestrando em Oceanografia pela UFSC, Ricardo Wegrzynovski, e editado pela jornalista Míriam Mesquita, o documentário mostra a saga da coleta de amostras da água durante todo o trecho. O pós-doutor em Ecologia Marinha, Paulo Horta (UFSC) é co-orientador da nadadora, e um dos principais incentivadores do projeto.

“Nosso Oceano está doente, e precisamos nos unir para rever essa situação. Aqui no Litoral Catarinense é cada vez mais difícil encontrarmos praias 100% saudáveis, nossas ilhas costeiras como a Ilha de Arvoredo, representam algumas dessas regiões onde a concentração de poluentes e patógenos é menor, o que reforça a necessidade de priorizarmos o saneamento básico e ações de descontaminação do litoral", explica Paulo Horta, que sugeriu o roteiro das coletas.

Clique no link para assistir o teaser do filme: https://youtu.be/zGHaxW35AmA

Esporte e Ciência pela saúde dos oceanos

Em 2024, Sandra Koch foi a pioneira ao nadar os 36 km entre Porto Belo e Itajaí (Costa Verde e Mar), distância equivalente ao Canal da Mancha. Sua pesquisa de mestrado envolve a coleta de amostras em diversos pontos da costa catarinense.

O nado mais recente para coleta ocorreu em dezembro de 2025, entre Bombinhas e a Ilha do Arvoredo (20 km), com o apoio do Veleiro ECO da UFSC. Todo esse processo e os desafios na busca por dados sobre a qualidade da água do estado são apresentados no documentário que será lançado no evento.

O evento de sábado (21) é fruto de uma parceria entre as assessorias esportivas, empresas de sustentabilidade e o projeto de pesquisa de Sandra Koch-Egg, mestranda em Ciências Ambientais pela FURB. Para os organizadores, a saúde do oceano é uma pauta urgente, dado o aumento de praias catarinenses consideradas impróprias para o uso recreativo e esportivo.

"A proposta é conscientizar nadadores de águas abertas e corredores sobre a necessidade de mudanças na esfera ambiental no litoral catarinense", destaca Koch. A falta de balneabilidade expõe os esportistas a sérios riscos de saúde, um tema que ganhou os holofotes mundiais durante as Olimpíadas de Paris 2024, quando as provas no Rio Sena foram ameaçadas pela poluição.

Santa Catarina no cenário esportivo aquático

Com um litoral vasto, Santa Catarina é palco de grandes eventos como o IRONMAN e etapas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). O Circuito Água e Terra busca usar essa força do esporte para cobrar políticas públicas que garantam a qualidade e balneabilidade da água e, consequentemente, a qualidade de vida da população, ressaltando os esportistas aquáticos que estão diretamente expostos ao risco.

Serviço:
O quê: Circuito Água e Terra e lançamento do documentário Braçadas Sustentáveis.
Quando: Sábado, 21 de fevereiro de 2026.
Horário: Largada às 7h | Premiação e lançamento às 10h30.
Onde: Centro de Educação Ambiental do INIS (Itajaí/SC) R. Dep. Francisco Evaristo Canziani, 1225 - Praia do Atalaia.

Realizadores: EVOPRO, Corre Litoral, Soluções Sustentáveis e Eco Local
Patrocinador: AILOS Credifoz
Apoiadores: INIS (Centro de Educação Ambiental), Itajaí Convention & Visitor Bureau, Academia Estação Azul, Itajaí Lixo Zero, Anasol, Associação de Moradores de Cabeçudas e Hotel IBIS.

Fotos: Alcides Neto e Raphael Souza (Divulgação).

DOCUMENTÁRIO BRAÇADAS SUSTENTÁVEIS:
Apoio à Pesquisa: Veleiro ECO, UFSC, CAPES, FURB, CETAQ, CIANO, Consulado Francês, Rede Clima e Laboratório FREITAG
Apoio à Nadadora: Alexandre Kirilos (treinador), Nádia Venturi (Nutricionista), AABB e Dermaestética (Suplementação)
Edição: Míriam Mesquita (Pacto Vídeo)
Imagens: Ricardo Wegrzynovski

Renovação de alvará exige certificado de reciclagem para bares e restaurantes

Bares, restaurantes e estabelecimentos do setor alimentício que buscam renovar o alvará de funcionamento em 2026 devem estar atentos à exigência do certificado de reciclagem de óleo vegetal. A medida, que integra os critérios de regularização ambiental, visa garantir o descarte adequado de resíduos e evitar impactos ao meio ambiente.

Além de documentos como contrato social e Consulta Prévia de Viabilidade (CPV), os empreendimentos precisam apresentar relatórios de automonitoramento ambiental. Entre eles, o certificado de reciclagem de óleo, que comprova o envio do resíduo a empresas licenciadas e certificadas com o reaproveitamento correto.

O certificado é gratuito e fornecido pelas empresas licenciadas que realizam a coleta e a reciclagem do óleo vegetal usado. Normalmente, bares e restaurantes têm contratos em que a empresa fornece a chamada “bombona” para a coleta e passa regularmente para fazer a coleta.

Segundo Vitor Dalcin, diretor da Ambiental Santos, empresa especializada em reciclagem de óleo vegetal no Paraná e em Santa Catarina, a exigência é uma forma de responsabilizar os geradores e promover práticas sustentáveis:

“O óleo de cozinha descartado de forma irregular pode contaminar milhares de litros de água e até mesmo ser utilizado para fins escusos, como por exemplo a falsificação de biodiesel. Por isso, é fundamental que os estabelecimentos escolham empresas sérias e certificadas para realizar a coleta e o tratamento. Além disso, o certificado garante aos clientes que a própria cozinha se preocupa com o preparo dos alimentos e a qualidade deles, afirma.

A não apresentação do certificado pode resultar em impedimentos na renovação do alvará, além de sanções ambientais e multas que variam de acordo com a região do país.

Foto: Ambiental Santos/Divulgação

Ventura Shopping anuncia maior pista de kart indoor do Brasil, com mais de 1.000 metros de traçado

Mônaco Kart dobra de tamanho em 2026 e transforma experiência de velocidade, adrenalina e entretenimento em Curitiba

Curitiba consolida a presença no mapa nacional do automobilismo indoor. O Ventura Shopping abriga agora a maior pista de kart indoor do Brasil, com mais de 1.000 metros de traçado, após a ampliação do Mônaco Kart. O projeto praticamente dobra o tamanho atual da pista e eleva o nível da experiência oferecida a pilotos amadores e profissionais.

Em operação no Ventura Shopping há quatro anos — e com oito anos de história no total —, a Mônaco Kart se consolidou como uma das principais atrações do empreendimento. O espaço é reconhecido por abrigar a maior reta indoor do país. Com a ampliação, o projeto avança e posiciona Curitiba à frente de centros como São Paulo, onde as pistas mais extensas são, atualmente, mistas, combinando áreas indoor e outdoor.

Uma pista maior, mais técnica e mais emocionante

A nova pista tem mais de 1.000 metros de extensão, o dobro do traçado atual. O projeto foi desenvolvido para oferecer uma experiência mais intensa, com um layout que amplia os pontos de ultrapassagem, permite maior número de karts simultaneamente na pista e garante mais fluidez às disputas. Os boxes também foram ampliados, com a adição de um novo espaço e infraestrutura adequada para a realização de campeonatos amadores e profissionais.

“Na prática, isso significa mais velocidade, corridas mais longas, maior desafio técnico e ainda mais diversão para quem corre. A ampliação permite disputas mais estratégicas e próximas da realidade das grandes pistas, reforçando o caráter esportivo e competitivo da atração”, explica Marcia Fronza.

Experiência que vai além da corrida

Para quem acelera, a sensação é clara: mais adrenalina, emoção e imersão. A nova pista foi pensada para ser desafiadora e divertida em diferentes níveis, atendendo desde quem vê o kart como hobby até aqueles que encontram na pilotagem uma experiência quase terapêutica.

O kart indoor tem se consolidado como uma ferramenta relevante de preparação e aperfeiçoamento no automobilismo profissional. Mais do que entretenimento, oferece um ambiente técnico e desafiador, voltado ao desenvolvimento de habilidades essenciais para a alta performance.

Com traçados curtos e exigentes, exige precisão, leitura rápida de pista e alto nível de concentração. O controle refinado de aceleração e frenagem, aliado a decisões em frações de segundo, reproduz demandas típicas das categorias profissionais.

A padronização dos equipamentos valoriza a técnica, a estratégia e a capacidade de adaptação dos pilotos, favorecendo disputas intensas e o treinamento de ultrapassagens em espaços reduzidos. Já o ambiente fechado garante regularidade nos treinos, independentemente do clima, e amplia a pressão emocional, preparando o competidor para contextos de alta exigência.

Cada vez mais presente na rotina de pilotos experientes, o kart indoor se afirma como um laboratório de performance, contribuindo para o refinamento técnico, físico e mental no automobilismo contemporâneo.

“É a chance de se sentir piloto de verdade. Todo mundo começa pelo kart, inclusive os grandes ídolos do automobilismo. Essa ampliação aproxima ainda mais o público da vivência real de uma pista profissional”, reforça Marcia.

Público diversificado e acesso democrático

A pista é indicada para pessoas a partir de 12 anos e atende a diferentes perfis de público, como adolescentes, famílias, empresas, pilotos amadores e profissionais. Há baterias específicas para famílias, grupos corporativos e eventos, além de programações voltadas a pilotos mais experientes. Iniciantes também são bem-vindos: todos recebem instruções obrigatórias antes das corridas, e a operação oferece aulas particulares para quem deseja evoluir na pilotagem.

Um novo marco para o entretenimento indoor no Brasil

“Com a ampliação, a Mônaco Kart passa a deter oficialmente o título de maior pista de kart indoor do Brasil, reforçando o Ventura Shopping como um polo de experiências diferenciadas e de alto impacto. Mais do que um aumento de metragem, o projeto representa uma transformação na forma de viver a velocidade em ambientes fechados, unindo esporte, lazer, emoção e infraestrutura de ponta em um só lugar”, finaliza Marcia.

Costao conquista Traveller Review Awards 2026 e repete reconhecimento internacional

Resort localizado em Florianópolis já havia sido premiado em 2025 pela iniciativa da Booking.com
O Costao do Santinho Resort, em Florianópolis (SC), acaba de ser reconhecido internacionalmente ao conquistar o Traveller Review Awards 2026, premiação promovida pela Booking.com que celebra parceiros que oferecem experiências excepcionais em hospitalidade e serviços turísticos.

A conquista reforça a consistência do resort em manter altos padrões de qualidade: o empreendimento também foi premiado na edição 2025 do Traveller Review Awards, reconhecimento concedido com base nas avaliações reais de hóspedes na plataforma.

O Traveller Review Awards chega à sua 14ª edição celebrando o esforço de parceiros que transformam estadias em experiências memoráveis. A premiação de 2026 considerou mais de 372 milhões de avaliações verificadas de clientes, contemplando mais de 1,81 milhão de parceiros em 226 países e territórios.

Para o Costao do Santinho, a nova conquista reforça o compromisso contínuo com excelência operacional, inovação em hospitalidade e entrega de experiências marcantes para os hóspedes.

Resort está localizado na Praia do Santinho, em Florianópolis. Foto: Divulgação/Costao
Para Daniela Rocco, diretora Comercial e de Marketing do Costao do Santinho Resort, o reconhecimento é resultado direto do trabalho coletivo e da confiança dos clientes. “Receber o Traveller Review Awards 2026 é motivo de grande orgulho para todo o nosso time. Esse prêmio representa o cuidado diário com cada detalhe da experiência do hóspede e confirma que estamos no caminho certo ao priorizar qualidade, atendimento humanizado e experiências únicas em um dos destinos mais desejados do Brasil.”

O Traveller Review Awards reconhece parceiros que mantêm altos níveis de satisfação, com base na média das avaliações publicadas por hóspedes ao longo dos anos na plataforma da Booking.com. O prêmio também destaca o papel essencial dos profissionais de turismo e hospitalidade na construção de experiências inesquecíveis para viajantes do mundo todo.

O Costao do Santinho Resort segue consolidando sua posição entre os principais destinos turísticos do país, combinando infraestrutura completa, natureza preservada, gastronomia de alto padrão e experiências conectadas à cultura e à essência de Florianópolis.

Natura Bothânica reforça rituais de reequilíbrio no pós-Carnaval com sua linha de óleos essenciais puros em quatro blends

Com quatro blends, marca propõe rituais aromáticos para recuperar o equilíbrio e reorganizar a rotina após a folia.

image.jpeg

Com o fim da maratona de Carnaval, chega também o momento de desacelerar, reorganizar a rotina e recuperar o equilíbrio do corpo e da mente. É nesse contexto que a Natura Bothânica reforça o uso de sua linha de óleos essenciais puros como aliada em rituais de cuidado que ajudam a atravessar a transição entre o ritmo intenso da folia e a volta ao dia a dia.

A coleção reúne quatro blends que dialogam com diferentes estados e necessidades do cotidiano, do foco para retomar projetos ao relaxamento necessário para encerrar o dia com mais calma. A proposta é simples: transformar pequenas pausas em rituais sensoriais que apoiam a concentração, a disposição e o bem-estar emocional.

Para quem busca clareza e energia mental no retorno às atividades, o Despertar combina hortelã-pimenta e alecrim a ingredientes proprietários da Natura, como estoraque e priprioca, criando um estímulo aromático que favorece a atenção e a produtividade. Já o Restaurar foi pensado para o momento de desaceleração: com lavanda e sálvia, somadas a poejo, copaíba e breu branco, o blend auxilia no relaxamento noturno e contribui para um despertar mais leve no dia seguinte.

Quando a intenção é manter o ânimo e a disposição ao longo do ano, o Energizar traz limão e alecrim em diálogo com ingredientes proprietários como palo santo e ishpink, resultando em uma combinação que estimula vitalidade e entusiasmo. Completa a linha o Equilibrar, que une lavanda e bergamota a piper e capim-limão para ajudar a aliviar tensões e favorecer uma sensação de calma e estabilidade em meio à rotina intensa.

Incorporados ao uso em difusores, pausas aromáticas ou rituais de autocuidado em casa, os blends reforçam a proposta de Natura Bothânica de integrar bem-estar pessoal e ambiente doméstico. Em um período marcado pela retomada do ritmo e pela reorganização de hábitos, os óleos essenciais surgem como aliados práticos para criar momentos de respiro ao longo do dia e transformar intenções em rituais possíveis. A linha de óleos essenciais de Natura Bothânica está disponível nas lojas físicas e no e-commerce da Natura.

Sobre Natura Bothânica

A Natura Bothânica concentra uma linha completa de produtos desenvolvidos para cuidar e estimular o corpo e a casa. Com ingredientes proprietários e fórmulas naturais à base de plantas, além de blends exclusivos de óleos essenciais da etnobotânica latino-americana, as criações unem performance, estética e benefícios terapêuticos, transformando o cuidado cotidiano em rituais intencionais.

Mais do que produtos, a marca propõe uma nova forma de viver o bem-estar, uma rotina que integra corpo, mente e espaço, resgatando o propósito original de cuidar das tensões do dia a dia e ampliando o conceito de “bem estar bem” também para o lar.

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Por 11 anos consecutivos é a companhia de melhor reputação do Brasil e mais responsável em ESG pelo ranking Merco. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura foi pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.