
Cida Borghetti — Maria Aparecida Borghetti, política e empresária brasileira, vice-governadora eleita do Estado do Paraná, torna-se a primeira mulher a comandar o executivo paranaense.
(Do Portal G1) Cida Borguetti assumiu o governo estadual depois que Beto Richa (PSDB) deixou o cargo possa concorrer ao Senado nas próximas eleições.
No discurso, ela disse que assume o Paraná no melhor momento e pediu o apoio de vereadores e deputados.
A Governadora Cida Borguetti (PP) nomeou alguns novos secretários ao tomar posse nesta sexta-feira (6), no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Os outros nomes devem ser divulgados nos próximos dias.Entre os indicados está o cunhado de Cida, Silvio Barros (PP), e o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi.
Para a Polícia Militar (PM), a governadora nomeou, pela primeira vez, uma mulher ao cargo de comandante-geral: a coronel Audilene Rosa de Paula Dias.
- Silvio Barros, secretário de Desenvolvimento Urbano e chefia da Casa Civil
- Antônio Carlos Nardi, secretário de Saúde
- Lucília Felicidade Dias, chefe de gabinete
- Coronel Audilene Rosa de Paula Dias, comandante-geral da Polícia Militar
- Maurício Tortato, chefe da Casa Militar
- Coronel Elio de Oliveira Manoel, chefe do Estado-Maior
Imagens da posse, acompanhada por familiares:
(Do Paraná PortalParaná Portal) A governadora tem forte ligação com Maringá. É casada com o Ricardo, que já foi prefeito, e a filha, Maria Victoria, deputada estadual pelo PP, nasceu na cidade. A governadora, “maringaense” de Caçador (SC), disputou o primeiro cargo público em 2000, quando se candidatou à prefeitura de Maringá. Ela recebeu 22.392 votos e ficou na terceira posição.
“A marca do nosso grupo político é a gestão eficiente. Não irei administrar sozinha. Farei consultas aos deputados e lideranças políticas. Ouvirei representantes do agronegócio, do meio empresarial, das federações, das associações, das entidades de classe e dos sindicatos. Do setor produtivo aos trabalhadores, todos terão voz e participação”, diz Cida, em nota enviada pela assessoria.
A governadora construiu a vida política em torno de questões dos direitos das mulheres, em especial a saúde preventiva, e crianças. Uma das maiores marcas foi o combate ao câncer de mama.
No início dos anos 2000, ela iniciou um movimento de conscientização e prevenção sobre a doença. Na Câmara dos Deputados, Cida presidiu a comissão especial que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância.
“São bandeiras que carrego comigo ao longo de toda a minha trajetória. O grande desafio é preparar uma nova geração para o futuro, e isso passa pelo investimento maciço na primeira infância. Uma política integrada unindo educação, saúde, nutrição, cultura, segurança e direitos humanos. Dar a oportunidade para que as nossas crianças possam ser cidadãos mais preparados”.
- Cida Borguetti
- Nascimento: 18 de fevereiro de 1965 (53 anos), Caçador, Santa Catarina
- Cônjuge: Ricardo Barros
- Cargo: Governadora doEstado do Paraná de 6 de abril a 31 de dezembro de 2018
- Filha: Maria Victoria Barros
- Pais: Severino Ivo Borghetti, Anna Borghetti
Esta colunista deseja toda a sorte e confere votos de confiança na gestão da Governadora Cida Borguetti à frente do executivo paranaense.
divirtasecuritiba.com a posse de Cida Borguetti no Governo do Estado do Paraná
Categorias:AGENDA DA SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE













COMENTÁRIOS