Santa Mônica inaugurou um dos melhores complexos aquáticos do Brasil neste sábado.O projeto foi executado com o objetivo de atender o aumento da demanda por parte dos associados e ofertar condições técnicas para a preparação de atletas visando as Olimpíadas de 2020.
Josué Lemos da Silveira, Inês Dumas, Fabi Lima (Assessoria de Imprensa) estão aqui registradas suas presenças
Eduardo Galebe recebe justa homenagem
Velejador Lars Grael
Henrique Rodrigues atleta Olimpico
Momento selfie com Eduardo Galebe,Lars Grael e Henrique Rodrigues
O evento foi comemorado com um almoço especial! Agradeço o convite
Destaque para a nova piscina olímpica projetada com equipamentos de última geração, contando com sistemas de filtragem, aquecimento de água com energia renovável de pellets e reaproveitamento de água das chuvas. Ela conta com as dimensões oficiais exigidas pela Federação Internacional de Natação (FINA), e já homologada para sediar competições estaduais, nacionais e internacionais. Com essa nova infraestrutura, o Clube tem o objetivo de atender a uma demanda reprimida por parte dos associados e utilizar para a formação de atletas de alto rendimento, visando as Olimpíadas de Tóquio, em 2020.
A obra que teve início no mês de outubro de 2013, contou com um investimento de mais de R$ 12 milhões com recursos próprios, que incluem ainda a urbanização e estacionamento do local. Além disso, contou com equipamentos fornecidos em parceria com a Confederação Brasileira de Clubes – CBC e Ministério do Esporte, os quais proporcionam um sistema completo de cronometragem, por meio de um moderno placar eletrônico com sistema integrado, sensor de placas e blocos de partida, semelhantes aos que foram utilizados nas Olimpíadas Rio 16.
Com as novas instalações, o Santa Mônica Clube de Campo poderá atender ainda melhor os seus associados, proporcionando uma excelente infraestrutura para as atividades aquáticas. Além disso, servirá para a preparação dos futuros nadadores, através do Programa de Formação de Atletas, desenvolvido em conjunto com a Confederação Brasileira de Clubes, beneficiando os moniquenses e a comunidade para fortalecer o esporte paranaense e brasileiro. “Com essa piscina olímpica, passamos a contar com uma das instalações mais modernas do país, podendo atender melhor os nossos associados, fornecendo condições para que possam realizar as suas atividades aquáticas durante o ano todo, podendo contar com todo o conforto e tecnologia a seu favor. Também, teremos condições ideais para sediarmos competições estaduais, nacionais e internacionais”, comenta o presidente Aniceto Zanuzzo.
Tecnologia e Meio Ambiente
Na construção da piscina olímpica, o Santa Mônica Clube de Campo teve a preocupação de aliar inovação, tecnologia e preocupação ambiental. Ela foi projetada com a utilização de equipamentos de ponta no sistema de filtragem e segue as normas internacionais, permitindo filtrar os 2,6 milhões de litros de água em 6 horas, com três conjuntos de filtros, conforme normas oficiais da FINA. Um diferencial inovador e ecologicamente correto é no aquecimento da água através da energia gerada com a utilização de pellets, que se trata de energia reaproveitável, vindo de resíduos de serragem e cepilhos de reflorestamento, o que permite que este custo seja inferior as demais tecnologias empregadas.
Para a captação da água das chuvas, foi implantado um sistema de reaproveitamento da água, que conta com um reservatório para comportar 10 mil litros. A água captada através das calhas do telhado passa por um sistema de filtragem antes de ser represada e através de bombas de comando, será utilizada nos vasos sanitários dos banheiros do Complexo.
A casa de máquinas foi projetada com corredores nas quatro laterais da piscina e galeria centralsubterrânea. Assim, será possível fazer manutenções preventivas e corretivas em todas as partes das instalações hidráulicas, sem interferir no funcionamento das atividades aquáticas.
O Complexo
O Complexo conta com estrutura total de 7.243,65 m², formada por 1 piscina olímpica de 50m x 25m x 2,10m, 1 piscina semiolímpica de 15m x 25m x 1,40m, 1 piscina para adaptação aquática de 15m x 5m x 0.90m. Todas as estruturas são cobertas, aquecidas e com vestiários masculino, feminino e infantil. Além disso, o Santa Mônica Clube de Campo possui um Parque Aquático Externo, integrado por 5 piscinas, sendo 2 infantis.
A nova piscina conta ainda com arquibancada, sala de máquinas, tecnologia acústica nos vidros, iluminação de lead e cobertura termo acústica.
Todas as instalações serão utilizadas para aulas de natação iniciante a master, hidroginástica e ainda para atividades de lazer e recreativas para associados do Santa Mônica Clube de Campo.
Formação de atletas
Em conjunto com a CBC, o Santa Mônica Clube de Campo tem desenvolvido o Programa de Formação de Atletas. Essa parceria contribui na aquisição de todo o equipamento e material esportivo necessário para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do esporte olímpico. A finalidade é aumentar o número de crianças que desenvolvem a atividade, com a presença de associados nas escolinhas de base, além de promover a inclusão social de crianças, com intuito de fornecer mais atletas para as categorias principais e seleções, oportunizando que novos jovens possam se revelar como talentos esportivos.
SERVIÇO:
LOCAL: Santa Mônica Clube de Campo (Rod. Régis Bittencourt, 5000 – Mauá, Colombo – PR)
SITE: www.santamonica.rec.br
*com divulgação
Categorias:COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, ESPORTES, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, PASSEIO













COMENTÁRIOS