Ex-jogador Paulo Miranda lança livro na Livrarias Curitiba

Hoje Gestor Esportivo no Athletico, Paulo relembra a carreira e compartilha as experiências dentro do comando do clube
Depois de uma vitoriosa carreira como jogador e experiência na gestão de atletas, Paulo Miranda quer compartilhar a história da sua vida com os amantes do futebol. O lançamento do livro “Vestiário Ganha Jogo”, com bate-papo, autógrafos e sorteio de duas camisas autografadas do Athletico, acontece no dia 17/08, às 16h, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium.

Paulo Miranda nasceu em São Paulo, mas cresceu na capital paranaense, precisamente no bairro Xaxim. Jogava pelos campinhos de futebol públicos, até ser observado por um olheiro que lhe levou até as categorias de base do Pinheiros. Passando na peneira, o menino de 12 anos havia se tornado um atleta. Em meio as dificuldades da família humilde, quando não estava na Vila Olímpica, Paulo estava catando papel para pagar as passagens de ônibus e comparecer aos treinos, e ajudar a família com o que sobrava.

No final de 1989, Paulo deixou de ser um atleta do Pinheiros para defender um novo clube, resultante de uma união com o Colorado. Nascia o Paraná Clube, e junto com ele, as primeiras oportunidades de Paulo Miranda no futebol profissional. Pelo novo “velho” clube, Paulo conquistou 5 títulos Paranaenses (1991, 1993, 1994, 1995 e 1996), além do Campeonato Brasileiro da Série B, em 1992.

Em 1997, o vencimento do seu contrato com o Paraná o levou para o Athletico, outro time da capital. Foram apenas duas temporadas, mas com memórias que viverão para sempre na cabeça do torcedor do Furacão: o golaço de fora da área contra o Vasco, na Copa do Brasil de 1997, os triunfos sobre o rival Coritiba e claro, o título paranaense de 1998, visto como o “último grande Campeonato Paranaense”. Foram 52 jogos e 17 gols marcados no rubro-negro de Curitiba.

O auge no Brasil e período mais vitorioso da carreira de Paulo Miranda foi no Vasco da Gama, de 1999 a 2001. Jogar em um supertime ao lado de craques como Romário e Edmundo, renderam vários títulos: Torneio Rio-São Paulo (1999), Taça Guanabara (1999 e 2000), Copa Mercosul (2000), Campeão Brasileiro (2000), Taça Rio (2001), além do vice campeonato no Mundial de Clubes de 2000.

Na metade do ano de 2001, Paulo Miranda se transferiu para o Girondins de Boudeaux, clube tradicional da França, sendo campeão da Coupe de La Ligue em 2002. Voltou ao Brasil e foi Campeão Mineiro e da Copa do Brasil em 2003, pelo Cruzeiro. Ainda teve passagens pelo São Caetano, Coritiba, Joinville, Itumbiara e Santa Helena, até pendurar as chuteiras no Deportivo Anzoátegui, da Venezuela, em 2010.

Paulo Miranda teve passagens como técnico após a aposentadoria, mas foi no convite do presidente Mario Celso Petraglia que o ex-jogador encontraria o seu lugar. Em 2017, Paulo integrou a comissão técnica do então treinador Tiago Nunes e em 2018, ocupou o cargo de Gestor Esportivo, que exerce até hoje. Desde então, o Athletico foi campeão da Copa do Brasil e bicampeão da Copa Sul-americana, além do vice da Copa Libertadores, onde Paulo Miranda entrou com a cobiçada taça, na decisão contra o Flamengo, como representante do Athletico.

Todas essas histórias e muitas outras são contadas no livro “Vestiário Ganha Jogo”, lançado esse ano. O título do livro vem de uma lição que Paulo aprendeu desde cedo em sua carreira, e que hoje é fundamento importante em sua carreira como gestor.

Dividido em duas grandes partes, o livro passa desde a infância do jogador, até as conquistas recentes dentro da gestão do Athletico. E para contas essas histórias, a lista de entrevistados conta com nomes de peso do universo boleiro, como: Bruno Guimarães, Dorival Jr, Edmundo, Romário, Luiz Felipe Scolari, Thiago Heleno e muitos outros.

Serviço

O que: Bate-papo e autógrafos com Paulo Miranda, autor do livro “Vestiário Ganha Jogo”.
Quando: Sábado, dia 17/08.
Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium - Av. Pres. Kennedy, 4121 - Portão, Curitiba - PR, 80610-010. Piso L2
Horário: 16h
Quanto: Evento gratuito. Retire a senha e compre o livro no caixa da loja para participar do evento.
Sorteio: Na compra do livro e retirada da senha, concorra a duas camisetas autografadas do Athletico. Preencha a ficha de cadastro e a deposite na urna.

Sobre
O Grupo Livrarias Curitiba nasceu na capital paranaense em 1963 e atualmente tem 24 lojas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Composta pelas Livrarias Curitiba e Livrarias Catarinense, a empresa é a maior rede de livrarias do Sul do Brasil. A companhia engloba uma editora infantil, e-commerce através do site e app, a marca LivLov, área de vendas por atacado e uma distribuidora de livros, artigos de papelaria, presentes e brinquedos com mais de 1 milhão de produtos para abastecer seus canais de vendas.

Bebel Ritzmann faz sessão de autógrafos no evento “Destaques por Fernando Fischer”, no Machadinho Thermas Resort (RS)

A escritora de Curitiba, empreendedora e jornalista, apresenta a coletânea de poemas “Outras poesias e Eu”, o mais recente lançamento pela Selo Livros Legais

Nos dias 02.08 e 03.08, a escritora e jornalista Bebel Ritzmann faz sessão de autógrafos de quatro livros durante o evento “Destaques Fernando Fischer”, que acontecerá no paradisíaco Machadinho Thermas Resort e Spa, na região nordeste do Rio Grande do Sul, divisa com o Santa Catarina.

A primeira edição do evento contará com programação que inclui lazer, conhecimento, cultura, turismo, tendo como ponto alto a noite de homenagens, e reunirá os principais nomes de colunistas e comunicadores do país.

Na ocasião, Fischer, que é presidente nacional da Abraccos (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Sociais), reunirá membros de sua diretoria para discutir estratégias e deliberar sobre as próximas ações da entidade. Entre as homenageadas na Categoria Escritora está Bebel Ritzmann.

Sessão de autógrafos

Bebel Ritzmann vai autografar no evento as coletâneas de poemas “Outras poesias e Eu” e “Páginas do Tempo” (versão bilíngue apresentada em Paris (França) e as obras dirigidas ao público infantil “A pequena Bebel e seu jeito feliz” e “Bebel, a menina arteira”. Publicados pelo Selo Livros Legais, as obras foram lançadas em várias cidades brasileiras e em Lisboa (Portugal).

Serviço
Sessão de autógrafos de Bebel Ritzmann
Evento: Destaques por Fernando Fischer
Data: 02.08, às 12h; e 03.08, às 17h
Local: Machadinho Thermas Resort (RS)
Endereço: RS 442, km 1,2, nº 1210 - Bairro Balneário Machadinho – RS

Guararapes lança livro em comemoração aos seus 40 anos

A publicação conta a trajetória de uma das maiores indústrias de painéis de MDF e compensados do Brasil

Para celebrar os seus 40 anos, a Guararapes, uma das maiores indústrias de painéis de MDF e compensados do Brasil, lança um livro contando toda a sua trajetória até os dias atuais. A publicação, disponível em formato impresso e online, conta como uma pequena madeireira familiar tornou-se uma das maiores fabricantes de Compensados e MDF do Brasil.

“O livro relata como a Guararapes é a prova viva do poder da visão, da determinação e do comprometimento de todos. Os leitores encontrarão histórias de desafios superados, inovações e sucesso. Poderão testemunhar a força de uma empresa impulsionada pela paixão, pela excelência e pelo desejo de fazer a diferença”, conta Ricardo Pedroso, CEO da Guararapes.

A empresa foi fundada em 1984 pelos amigos e sócios João Carlos Pedroso e Walderez Bertolin (in memorian), no município de Quilombo (SC), como uma pequena madeireira e produção de 150 m³/mês. Em 1986, a sede foi transferida para Palmas (PR) e logo em seguida iniciou a produção de painéis de madeira compensada para exportação. A busca pela excelência impulsionou o crescimento da empresa, levando à inauguração de uma nova fábrica de compensados em Santa Cecília (SC) em 2002.

Mais um passo importante foi dado com a inauguração de uma fábrica de MDF em Caçador (SC) em 2009. Com foco no mercado interno, portfólio de produtos inovadores e estratégia de marketing, a empresa cresceu rapidamente, e, em 2016, a capacidade produtiva anual passou de 200.000 m³ para 600.000 m³. O ano de 2023 foi um marco para a companhia, que inaugurou uma nova operação industrial, altamente sustentável, no complexo de Caçador (SC). Com isso, a Guararapes ampliou a sua a capacidade de produção de MDF em 90%, para 1,140 milhão m³/ano, passando a ter a maior planta das Américas no segmento.

O legado dos fundadores foi passado de pais para filhos, que mantiveram firme o compromisso em conciliar os negócios, o equilíbrio sustentável dos recursos naturais e o cuidado com as comunidades onde a indústria atua. “Nós não crescemos sozinhos, devemos isso ao trabalho e dedicação de toda a equipe. Por isso, cultivamos um legado de responsabilidade social, apoiando comunidades locais, protegendo o meio ambiente e promovendo o bem-estar de todos os nossos stakeholders”, explica Diórgenes Bertolin, Diretor Industrial da Guararapes.

Para quem quiser saber mais sobre a história da Guararapes, o livro está disponível em português e inglês no site: https://www.guararapes.com.br/a-guararapes/#40anos

Sobre a Guararapes
A Guararapes é referência nacional na produção de painéis de MDF, e uma das maiores exportadoras de compensado da América Latina, presente em mais de 50 países. Com 40 anos de história, a companhia possui três unidades fabris localizadas em Caçador (SC), Santa Cecília (SC) e Palmas (PR), com capacidade anual de produção de mais de 1,140 milhão m³ de MDF e 380 mil m³ de compensados. Entre os produtos comercializados estão MDFs decorativos, cru (standard), RUC (resistente a umidade e cupim), Áris (multirresistente à marcas de dedos, calor, raios solares e riscos), além de HDF e compensados estruturais e não-estruturais. Desde 2015, a marca utiliza no MDF decorativo a tecnologia exclusiva NanoxClean, que elimina bactérias, vírus e outros microrganismos das superfícies. Também conta com diversas certificações internacionais, como o selo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) código de licença FSC-C041303, que destaca seu compromisso com um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Saiba mais em www.guararapes.com.br.

O Encontro: Sessão de autógrafos com o autor Ricardo Aparício e aartista plástica Maristela Oliveira

Publicado pela Editora InVerso, livro une arte e poesia para falar de sentimentos
Neste sábado (6), a Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel, recebe o autor
Ricardo Aparício e a artista plástica Maristela Oliveira para uma tarde de
autógrafos do livro O Encontro. Publicada pela Editora InVerso, a obra reúne em
imagens artísticas e poesia a intensidade que permeia as relações românticas.
Para Ricardo Aparício, compositor, músico, produtor musical e poeta com 45
anos de carreira, O Encontro é um projeto em que as artes se complementam.
“A ideia de O Encontro foi buscar no meu acervo poesias que trouxessem à tona
um lado reflexivo sobre os sentimentos que temos e que moldam o que somos,
como vemos o mundo e nossas relações românticas. Unindo com a minha
identificação com o trabalho da Maristela, nasceu a vontade de juntar nossas
artes e fazer um trabalho juntos”, explica.
Com ilustrações criadas a partir da leitura das poesias, Maristela e Ricardo
apresentam uma obra que traz a intensidade dos sentimentos em forma de
energia, com estilo e originalidade onde artes plásticas e palavras se convergem
em um livro que traz arte em forma de poesia e poesia nos traçados, pinturas e
esculturas.
O evento será das 16h00 às 19h00, entrada gratuita.
Sobre os autores:
Compositor, músico, produtor musical e poeta, Ricardo Aparicio é natural de Chapecó
(SC) e é conhecido na música pelo pseudônimo Ricardo Moura. Fundador e vocalista
da banda de blues e rock Bartenders (1991) ao lado de Carlos Gaertner e Júlio Afara,
já tocou com importantes músicos do gênero no Brasil, como André Christovam e
Roberto Frejat, Luis Carlini e Franklin Paolilo (membros do Tutti Frutti). Seu gosto pela
poesia sempre foi determinante em sua carreira e o manteve produzindo suas
composições e escrevendo ao longo dos seus 45 anos de carreira.
Maristela Oliveira iniciou sua formação artística aos 16 anos com técnicas de pintura,
vitrais, artesanato, porcelana, folheação em ouro e restauro de obras, com as mestras
Stela Vitola e Maria Vitola. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas
sendo destaque em várias participações nas Mostras da Casa Cor em Santa Catarina,
Paraná e Rio Grande do Sul, Decorare (SC) e Artefacto (PR).
Sobre a editora:
A InVerso atua desde 2004, com o objetivo de oferecer ao público produções com
qualidade gráfica e editorial dos mais diversos gêneros literários.
Nossa sede está em Curitiba – PR, com distribuição e divulgação em todo o Brasil e
para os demais países reconhecidos pela comunidade internacional. A editora participa
de feiras literárias, bienais, concursos culturais e grandes eventos do segmento.
Com a missão de oferecer aos leitores uma experiência literária por meio de várias
opções de títulos, a InVerso tem em sua essência, além da característica de identificar
e lançar novos autores no mercado literário, o relacionamento de proximidade entre
escritor, leitor e editora.
Serviço
Sessão de autógrafos do livro O Encontro, do autor Ricardo Aparício e a artista plástica
Maristela Oliveira
Local: Livraria da Vila | Shopping Pátio Batel - Avenida do Batel, 1868
Horário: das 16h às 19h
R$129
ISBN: 978-85-5540-375-0

A biografia fantástica de Estrela Leminski

Histórias familiares, onde qualquer semelhança com a vida real será uma mera saudade. É desta forma que a poeta, compositora e cantora Estrela Ruiz Leminski estreia na prosa com seu livro “quando a inocência morreu”, que será lançado na próxima sexta-feira, dia 5 de julho, às 19 horas, na ESC – Escola de Escrita (Praça General Osório, 379/901 – Centro). Na ocasião, Estrela fará um bate-papo com a escritora Julie Fank. A autora define a obra como um grande mergulho dentro da sua árvore genealógica. São quatro histórias em homenagem aos quatro avós que ela não conheceu, recolhendo sensações familiares e extraindo histórias e sentimentos que levantam questões do não-pertencimento e da invisibilidade da mulher para construir a narrativa.
Filha dos poetas Alice Ruiz e Paulo Leminski, Estrela visita o seu passado para contar, a partir das perguntas “quem”, “quando”, “onde” e “por quê”, quatro histórias de seus bisavós. O primeiro personagem é Pedro, um senhor que não vive linearmente, que é o pai do Paulo (avô do Paulo Leminski) que foi casado com a Catarina. A segunda história vai para o futuro com a Luíza, uma jovem em busca de suas origens, que é a tataraneta de outra Luíza (avó da Alice Ruiz) que foi casada com Johann Schoenrock. A terceira personagem é a Josefa (avó da Alice Ruiz) que vive no Brasil a contragosto, e é a mãe da Angela (avó da Estrela). O último capítulo, que dá título ao livro, é narrado por um menino sem nome, e conta sobre Inocência (avó do Paulo Leminski) que morreu muito jovem, possivelmente durante a gripe espanhola em Curitiba.
Estrela Ruiz brinca dizendo que em cada família tem um “doido” da genealogia e calhou dela assumir esse papel. Ela começou com uma pesquisa sobre o lado polônico do pai e descobriu que as informações estavam imprecisas. Então foi a fundo na sua árvore genealógica. Pesquisou sites, acessou documentos internacionais da Polônia e da Ucrânia e foi preenchendo as lacunas pessoais. “Assim, mesmo não tendo as referências básicas de memória como o tom de voz, a culinária e o temperamento, eu fui conhecendo a história desses avós, e entendendo o quão rico eram essas histórias que formavam a minha personalidade”, conta.
De fato, Estrela consegue se perceber em todos os personagens do livro e transformou essa pesquisa em quatro histórias independentes, onde, curiosamente, ela não aparece na narrativa. “Para mim era muito importante trazer um fio condutor que me tirasse da pessoalidade”. Ela lembra que durante o processo do livro, que durou quatro anos, também foi colecionando casos familiares de amigos próximos. “É impressionante que quando eu trazia histórias aparentemente surreais da minha família, sempre tinha alguém que me falava ‘Nossa você não sabe o que aconteceu na minha’ e contavam algo até pior”, comenta. Numa delas, contada por um amigo polonês, aconteceu durante um Natal na Polônia, quando a bisavó desse amigo, preparou uma grande festa para reunir a família. “Só que ela faleceu na manhã do dia de Natal. Era inverno, nevava muito e, para não cancelarem a festa, eles colocaram o corpo da velhinha na neve – para ficar congelado. Comemoraram o Natal tranquilamente para, depois das festividades, enterrá-la”. Apesar da situação bizarra, Estrela pediu licença ao amigo e incluiu no primeiro capítulo do seu livro.
Ao pesquisar seu passado, Estrela concluiu que, na maior parte das vezes, o apagamento das histórias se dá por conta da invisibilidade feminina e das narrativas não contadas. “Eu cito no livro que existem três mortes. A primeira é a do corpo, a segunda quando não falamos mais sobre quem morreu e a terceira quando não escrevemos mais o nome de quem morreu”. E se depender dela, a memória de sua família estará cada vez mais imortal, com boas histórias e uma narrativa deliciosa.

Serviço: Lançamento do livro “quando a inocência morreu”, de Estrela Ruiz Leminski.
Sexta-feira, dia 5 de julho, às 19 horas.
Local: ESC – Escola de Escrita (Praça General Osório, 379/901 – Centro), com bate-papo com a escritora Julie Fank.

FEIRA DO LIVRO COMPÕE O FESTIVAL HISTÓRIAS DA FLORESTANA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Evento inclui lançamentos de títulos, contação de histórias, bate-papo com autores e venda de livros

Feira do livro
Crédito: Mayara Jacques

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, a partir de 06 de junho, a Feira do Livro no Festival Histórias da Floresta. Autores e obras que celebram as narrativas da floresta estarão reunidos até o próximo domingo (09) com uma programação especial, que inclui lançamentos de títulos, contação de histórias, bate-papo com autores e venda de exemplares com preços especiais.
“Fizemos uma curadoria especial sobre narrativas da floresta. Estamos reunindo autores nacionais que falam da temática originária, e também autores indígenas que resgatam sua história”, explica Flávia Milbratz, diretora e idealizadora do festival. Editoras e livrarias estão expondo seus materiais, oferecendo títulos infantis e obras para pais e educadores. A Livraria Maracá, especializada em literatura indígena, é uma das convidadas e oferecerá um cupom de desconto para os visitantes. Outras presenças confirmadas incluem Tela Aranha, Contos do Ben, Vertov, Maitê Livraria e Editora Vooinho.

Festival Histórias da Floresta
O Festival Histórias da Floresta continua no foyer da CAIXA Cultural Curitiba até dia 23 de junho, destacando a literatura nativa com uma série de atividades gratuitas para crianças. Uma floresta viva, com mais de 300 espécies de plantas, foi criada no espaço, proporcionando uma experiência imersiva ao público. Além disso, uma instalação artística em formato de Ocaruçu, construção indígena destinada a compartilhar histórias e encontros, foi montada no foyer, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes. A atividade celebra a rica cultura e história dos povos da floresta.

SERVIÇO
Feira do Livro no Festival Literário Histórias da Floresta
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro
Data: de 06 a 09 de junho de 2024
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Entrada gratuita
Horário: Terça a sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 19h

Confira a programação completa: Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram caixaculturalcuritiba
Informações: (41) 4501-8722

LIVRO MÚSICA TODA É UM ENCONTRO ENTRE MÚSICA E LITERATURA

Música Toda é o novo livro do escritor curitibano Guilherme Campos. Os lançamentos e manhãs de autógrafos serão dia 8 de junho, às 10h, na Livraria e Editora Arte e Letra e também no dia 16 de junho, à 10h, no Solar da Cultura, durante o Festival da Palavra. São 23 contos inéditos que trazem um diálogo entre a linguagem literária e a linguagem musical. Tendo a música como centro das narrativas, os elementos surpreendem e imprimem um caráter de fluidez e sonoridade ao texto.

Para ampliar o acesso está sendo organizado um site no qual os leitores vão poder encontrar o livro digital e também 8 podcasts produzidos a partir da leitura de contos do livro pela cantora Iria Braga e pelo ator Thadeu Perone, dirigidos por Flávio Stein. As pessoas com deficiência visual têm o livro disponível no software livre MecDaisy.

Música Toda tem um caráter inovador com uma linguagem híbrida. O autor se vale de diversos gêneros musicais para construir as narrativas e os personagens ambientados em vários locais da cidade que carregam uma relação com a música.

O livro propõe a reflexão acerca de múltiplos temas da atualidade, ora num tom poético, ora cômico e outras vezes dramático, imprimindo um ecletismo ligado pelo fio condutor que é a inspiração musical. A equilibrada presença da música popular e a erudita se destaca no livro. Pixinguinha, Mozart, Luiz Melodia, Chopin, Cartola, Brahms, Noel Rosa e Schönberg aparecem perfeitamente harmonizados na veia condutora, a música.

São poucos os escritores que são músicos; raros são os que dominam um instrumento, compõem música clássica, ensinam música e trafegam por diversos gêneros musicais com conhecimento como é o caso do escritor de Música Toda.

A VIDA DE MÚSICO

O livro é ficcional, porém tem muito da vivência de músico dentro da Escola de Música e Belas Artes e do Conservatório de MPB, instituições onde foi professor. A observação do cotidiano do ambiente musical em Curitiba também está presente. Esse é o oitavo livro de Guilherme Campos, escritor experiente que teve a música presente em sua vida antes mesmo de encantar-se pela literatura e cursar letras.

“Quando era adolescente aprendi a tocar reco-reco por influência do meu pai. Fazia parte de uma escola de samba improvisada em Figueira, pequena cidade do interior do Paraná”, lembra Guilherme. Mais tarde, por influência do irmão, o violonista Mario da Silva, Guilherme estudou violão erudito e ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Como concertista atuou intensamente nos anos 90, apresentando-se em teatros importantes como o Municipal de São Paulo, o Guaíra, o Paiol, o Grande auditório do MASP e outros. Paralelamente, construiu carreira como músico educador, além de lecionar literatura.

O TOM DO ESCRITOR

Como na música, cada conto do livro Música Toda tem um tom: alguns são mais efusivos, outros introspectivos. E, no livro, esses estados emocionais são representados por pequenos trechos de partituras, denominados armaduras de clave, que atuam como fio condutor e atraem ainda mais o leitor para o universo musical.

Com as ilustrações de Seiji Sato o mergulho fica completo. Músicos e cantores se enxergam nos contos, mas mesmo para quem não é da área o livro proporciona uma viagem pelo mundo musical. O grau de interação com a obra é o leitor quem escolhe.

O fato de o livro estar ambientado na Curitiba contemporânea contribui para outra reflexão: “os contos podem propiciar a ressignificação de espaços e sentimentos numa conversa com as memórias do próprio leitor”, comenta Guilherme.

Guilherme dedica-se à prosa sem impor limites à linguagem, incorporando ao seu estilo elementos da poesia concreta, do teatro e do cinema. Ele imprime alguns truques e maneirismos. Os diálogos são verossimilhantes. Para alguns críticos as narrativas são cerebrais.

“Há uma duplicidade de linguagem: a linguagem literária dialogando com a linguagem musical. As histórias em alguns momentos se estruturam como um contraponto de Bach, tensões e arrefecimentos de Wagner ou as terças da música caipira. Nesse sentido pode ser cerebral sim”, explica Guilherme.

SERVIÇO: LANÇAMENTOS E MANHÃS DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO MÚSICA TODA
DATA: 8 de junho
HORÁRIO: 10h
LOCAL: Livraria Arte e Letra - Rua Desembargador Motta, 2011 – Centro, Curitiba

DATA: 16 de junho no Festival da Palavra
HORÁRIO: 10h
LOCAL: Solar da Cultura - R. Dr. Claudino dos Santos, 142 - São Francisco, Curitiba

Edson Busch Machado lança “Quem tem Medo da Cultura?”, na Artestil, em Curitiba

Com uma trajetória multifacetada como artista visual, curador, jornalista e gestor cultural, aos 71 anos, Edson Busch Machado autografa, em Curitiba, seu livro "Quem tem Medo da Cultura?", um importante registro histórico da produção cultural brasileira, especialmente de Santa Catarina, seu estado natal. O lançamento será no dia 22 de maio, quarta-feira, às 19h, na Artestil Galeria de Arte, em Curitiba, no bairro Batel.

A obra, dirigida a pesquisadores, professores, estudantes de arte, gestores culturais, curadores e artistas, oferece uma perspectiva abrangente sobre a arte catarinense ao longo das últimas cinco décadas. Com aproximadamente 600 páginas e referenciando cerca de 2 mil artistas, museus e instituições culturais, o livro promete se tornar uma referência indispensável em cursos de artes e ciências humanas em todo o país.

"Esta obra é o resultado de uma jornada pessoal de redescoberta e reflexão sobre a riqueza cultural de Santa Catarina ao longo das últimas décadas. Ao mergulhar em meu próprio acervo, fui surpreendido pelas histórias esquecidas e pelos talentos muitas vezes negligenciados. Espero que este livro não apenas sirva como um registro histórico, mas também inspire novas gerações a valorizarem e contribuírem para o enriquecimento da nossa cultura”, explica Machado.

O processo de criação ocorreu durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, quando mergulhou em seu vasto acervo pessoal, organizando meticulosamente décadas de registros, incluindo textos, fotografias, projetos inacabados, cartas, entre outros artefatos que ele descreve como "esconderijos que nascem e crescem com o passar do tempo".

Nesse garimpo, o autor redescobriu preciosidades que enriquecem ainda mais sua narrativa, proporcionando uma visão panorâmica e detalhada do cenário artístico e cultural de Santa Catarina. Seus textos, originalmente publicados em diversas plataformas, refletem não apenas sua expertise como observador atento, mas também seu papel como provocador cultural, criticando o status quo e apontando caminhos para uma maior vitalidade e diversidade na cena cultural.

A obra contou com o apoio de parceiros como José Maurício Coelho, Péricles Prade, Eula Regina Maciel, Bernadete Costa da editora Manuscritos.

SERVIÇO:
"Quem tem Medo da Cultura?"
Quando: 22 de maio de 2024, quarta-feira, às 19h
Onde: Artestil Galeria de Arte
Endereço: R. Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1663, Batel

Embaixador do Brasil em Cabo Verde lança livro em Curitiba

O escritor, compositor e diplomata Bert Jr. estará em Curitiba, no próximo dia 25 de abril, para lançar o livro "Antes do Fim do Riso", sua mais recente publicação pela editora Oito e Meio. O lançamento será no Qoya Hotel Curitiba, Curio Collection by Hilton, durante o evento sensorial "Aroma, Jazz e Vinhos".

O livro é o primeiro romance do autor que já publicou contos e poesias, além de compor. A obra parte de uma premissa aparentemente absurda para tecer uma "distopia humorística", que lança luz às intersecções entre a vida social e a política.

A ideia para "Antes do fim do riso" surgiu em 2021. Observando os desdobramentos do quadro sanitário causado pelo Covid-19, o diplomata se perguntou "e se, num contexto de crise sanitária ainda mais grave, uma corrente política oportunista decidisse acusar o humor de ser o grande responsável pelos problemas nacionais?".

O questionamento acabou se tornando a espinha dorsal da obra que traz a trajetória pessoal e o desenvolvimento de um professor, que perpassa temas como a insegurança quanto à carreira de comediante e uma atribulada vida amorosa, dividida entre figuras femininas cativantes, mas antagônicas.

Sobre o autor:
Bert Jr. é gaúcho de Porto Alegre, onde viveu até os 26 anos. Depois de graduar-se em História pela UFRGS, formou-se em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Brasília. Atualmente, ocupa a posição de embaixador do Brasil na República de Cabo Verde, na África. Sua experiência como diplomata já o levou a conhecer vários países. Estreou na ficção em 2020, com Fict-Essays e contos mais leves. Em 2021, publicou o seu primeiro livro solo de poesia “Eu canto o ípsilon E mais”, o livro de contos “Do Incisivo ao Canino (ed. Versiprosa)” e "Nevoandeiro”, também poesias, pela editora Kotter.

Serviço: Aroma, Jazz e Vinhos
Data: 25 de abril de 2024, às 19h
Local: Koré Gastronomia - Qoya Hotel Curitiba, Curio Collection by Hilton
Endereço: Av. Sete de Setembro, 4211 - Batel
Valor: R$495 + 10% por casal
Vendas e Informações: 55 41 3340-4000 (WhatsApp)

Em celebração aos seus 35 anos de história, Mixed lança livro “Moda e Fé”

Nesta terça-feira, 06 de fevereiro, Riccy Souza Aranha recebeu amigos e clientes na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi SP para celebrar o lançamento de seu primeiro livro, que celebra a trajetória da MIXED. Nomes como Constanza Pascolato, Luana Piovani, Bia Paes de Barros, João Braga, Vanda Jacintho e Barbara Migliori prestigiaram Riccy nesse momento especial.

O livro, com mais de 200 páginas, apresenta através de imagens capturadas ao longo desses 35 anos, especialmente com editoriais de moda, a história da fundadora e de sua família, além de narrar a história da marca desde seus primeiros passos em uma pequena casa na Rua Atílio Inocenti. Depoimentos de pessoas que desempenharam papéis essenciais ao longo dessa jornada, como Costanza Pascolato, Caroline Trentini, Maria Rudge, Lala Rudge, Luana Piovani, Maria Prata, Lilian Pacce e Bruno Astuto, enriquecem a obra ao compartilharem suas experiências junto a marca.

“Moda e Fé” será vendido em todas as lojas da Mixed e livraria Travessa.

Sobre a Mixed
Mixed, fundada em São Paulo por Riccy Souza Aranha, em 1990, atua no segmento fashion de luxo, e veste mulheres contemporâneas e sofisticadas em todos os seus momentos. Reconhecida por sua qualidade única e exclusiva fabricada no Brasil.

A Mixed possui lojas entre SP, RJ, BH, Brasília, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre e Campinas, sendo sua flagship em São Paulo. Além de estar representada com mais de 40 multimarcas em todo o Brasil.

Autora centenária compartilha 5 resoluções de Ano Novo de quem já viveu 100 anos

A curitibana Iris K. Bigarella lança um olhar instigante para o envelhecimento e provoca reflexões sobre o sentido da vida ao contar suas resoluções para 2024

22b7fe6b1b1b28d68ba4ab9f9ba282f9low.jpeg
17/01/2024 - Ao completar um século de vida, Iris K. Bigarella conquistou o coração dos leitores com sua obra "Chegando feliz aos cem anos - História de uma apaixonante jornada", que celebra não apenas suas realizações, mas também compartilha valiosas reflexões sobre o envelhecimento e o significado da vida. Nascida em Curitiba (PR), Iris mergulha em uma narrativa fascinante que vai muito além da mera longevidade.

A vida da centenária escritora foi marcada pela inquietude intelectual, pela quebra de estereótipos em uma época em que poucas mulheres cursavam a faculdade, pelo casamento e maternidade, sem nunca abandonar sua paixão pelo conhecimento. Sua jornada incluiu viagens de estudo, prática de ioga e biodança e cuidado constante com a saúde mental. “Uma vida repleta de desafios, conquistas, perdas e descobertas”, declara.

b279be0aab63dd80e3ef4058e6b87b34low.jpeg
Ao decidir compartilhar suas experiências no livro "Chegando feliz aos cem anos", Iris não se propõe a oferecer conselhos simplistas encontrados na internet. Seu objetivo é transmitir algo mais profundo, que ela descreve como "sutilmente presente em todos nós, mas bem escondidinha nas dobras da vida (tão diferentes para cada um), lá está o que os japoneses condensam em uma palavra só: Ikigai - o sentido da vida”.

Em determinada passagem da obra, a autora desafia os leitores com perguntas existenciais: “Qual é o sentido da vida? O que esperamos bem no fundo deste fluir de acontecimentos e esforços, das 'coisas boas ou más' que nos acontecem?". O livro não apenas é um convite a refletir sobre o envelhecimento, mas sobre como desejamos ser vistos e tratados pela sociedade.

Agora, com o início de um novo ano, Iris K. Bigarella compartilha as resoluções de quem já viveu 100 anos:

1. Abraçar a vida com curiosidade – “A curiosidade é a chama que mantém o coração pulsante. Abraçar a vida com curiosidade é abrir-se para um mundo de descobertas infinitas, onde cada dia é uma página em branco esperando para ser preenchida”, diz.

2. Nunca desistir - "A resistência está na perseverança. Nunca desistir é um compromisso consigo mesmo, uma promessa de enfrentar os desafios com coragem, transformando obstáculos em degraus para alcançar o topo da montanha da vida”, relata a escritora.

3. Manter a mente ativa – “A mente é como um jardim que floresce com o cuidado constante. Manter a mente ativa é cultivar pensamentos e ideias, permitindo que o conhecimento e a sabedoria continuem a florescer, independentemente da idade”, aconselha.

4. Cuidar do corpo – “Cuidar do corpo, com uma alimentação balanceada, hidratação correta e exercícios regulares, é um ato de amor próprio”, afirma a centenária.

5. Buscar o verdadeiro significado que permeia nossa jornada – Na busca do verdadeiro significado, encontramos o fio que tece a trama da vida. Buscar o sentido que permeia nossa jornada é como seguir uma estrela guia, iluminando os caminhos mais profundos de nossa existência”, completa Iris K. Bigarella.

O livro "Chegando feliz aos cem anos - História de uma apaixonante jornada", da autora Iris K. Bigarella, está à venda nas Livrarias Curitiba (Link) e na Amazon (Link).

Marília Andreä lança Regresso Sem Saudade no Sesc da Esquina nesta sexta-feira

Sistema Fecomércio Sesc Senac PR

O Sesc da Esquina recebe nesta sexta-feira (19), às 18h30, o lançamento do livro Regresso sem Saudade, da escritora paranaense Marília Andreä.

O livro conta a história de Madalena desde a infância, seus dramas, medos, aflições e traumas até a fase adulta. “Debatendo-se entre angústias e aflições, a protagonista procura, a qualquer custo, se libertar dos grilhões a que se vê predestinada, buscando na linguagem, como processo terapêutico, uma forma de mitigar as dores tão presentes em seu passado e uma possibilidade de vislumbrar e materializar seu próprio eu tomado de desconforto, para moldá-lo, por fim, em outras paragens distantes de todos os seus males”, explica a autora.

Haverá comercialização de livros e sessão de autógrafos.

Sobre a escritora

Paranaense de Jaguariaíva, Marilia Carneiro Andreä morou em Curitiba desde os 19 anos de idade, onde especializou-se e atuou no ramo de hotelaria. Em 2001 mudou-se para a Alemanha. É criadora e CEO da marca ZIEÄR, segmento de comércio eletrônico de moda para toda a Europa.

Marilia é autora de Poetas Lusófonos na Diáspora - Volumes II, III e IV; Dakota e a Vila do Sol (2019); Tod im Sonnendorf (2020); A Casa da Esquina (2021); I Coletânea de Contos e Histórias - Autores da Diáspora (2023).

SERVIÇO

Lançamento do livro Regresso Sem Saudade

Data: 19 de janeiro de 2024 (sexta-feira)

Horário: 18h30

Local: na Biblioteca do Sesc da Esquina - Rua Visconde do Rio Branco, 931 - Mercês

Lançamento da edição 5 do livro Cartas Curitiba by Iza Zilli

Neste sábado fui ao lançamento do livro mais especial da sociedade curitibana!

Mantendo a tradição anual,  que a jornaIista Iza Zilli tem em sua trajetória  profissional, com caracteristica principal de network, relacionamento interpessoal, festa, gastronomia, tudo isto dentro de uma agradável confraternização entre amigos, que ė como considero a Iza, e ela amorosamente me chama de sua "formiguinha"...rs

Sempre um  sucesso, agradeço  gentil convite

Meus aplausos à esta querida amiga sempre!

-CARTAS A CURITIBA -

Quinta Edição - evento aconteceu no Salão Cid do Clube Curitibano
Assinado pela jornalista Iza Zilli para convidados
Mestre de cerimônia: Jornalista Luiz Augusto Juk
Dia 2 de dezembro - sábado
Rua Getulio Vargas, 2857

Curitiba e Florianópolis recebem turnê do livro do artista Susano Correia

Artista visual com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes, lançará o livro “Enquanto a Luz Durar” sexta e sábado, em Curitiba, e na próxima segunda-feira em Florianópolis
No encontro com os fãs, o artista terá ainda os outros livros disponíveis, artes, prints, camisetas e mais
b8KzAzj6I08tXkTUYX5cEiL7tsUcn6ZXKVX9uUMW1RivLPVU0q1NY2JaC89raXIUgLl_0FaJM9ga8rhtmy4AXrvDY1xM2NOZXoNM0hcniNoziP_pXWmzuve--gQRjY-AyqMbCg3RiLlpdKhklS-d8HxXzjwUxYvdZsKgvGZ5RIL2IWJNhzwNKlVUXHAwpg
Teaser Enquanto a Luz Durar
Fotos livro
Foto Susano Correia
Algumas obras de Susano Correia

Fãs de Juiz de Fora, Belo Horizonte, São Paulo e Sorocaba já puderam desfrutar da turnê do livro "Enquanto A Luz Durar" do artista visual Susano Correia pessoalmente. Agora, é a vez dos leitores do sul receberem o artista, que é um sucesso nas redes sociais e no universo digital. O lançamento resgata de maneira contemplativa os últimos dez anos da carreira, em um livro 100% dedicado à pintura, reunindo os principais trabalhos desse período. Em Curitiba, os apreciadores do trabalho de Susano terão duas oportunidades: uma na sexta-feira, dia 17, no Fika Cozinha e Café, das 14h às 18h, e outra no sábado, dia 18, no Mamute - a Feira Gráfica, das 11h às 20h. Já na segunda-feira, dia 20, Susano parte para Florianópolis, onde autografa seus livros na Fundação Cultural Badesc, das 17h às 21h. Os visitantes poderão adquirir também artes, prints, camisetas e vários produtos oficiais.

n1Z8AzOoCe16eSc0wDHjCCeQ2oRHfvaN2BDx599__SIEmQ_oYqCbQ7YCPT5B9kY1z-70cbOatNhz5HfeAXmWLEbs8bI4hs68iRm80R1lG90EStm3sbHpnxlFseNBX6ABHKs4SgvKArGWtIe2UMIrt_ugODFSrzTGUWJQ40j8ThMNKeaIYsBOK9YvyFcWVQ

O novo livro de Susano Correia chega em um momento de forte ascensão do autor no cenário artístico contemporâneo. O projeto gráfico e a organização da publicação foram pensados e desenvolvidos a quatro mãos, em parceria com Roberto Klaumann. Quando fechado, é um bloco maciço de pura escuridão, cuja capa é ilustrada pela pintura que dá nome ao próprio livro, um homem-vela a meio caminho de tudo o que existe, como uma metáfora da finitude e do percurso que é ser. Quando aberto, as pinturas muito coloridas iluminam o olhar de quem vê. “Se as minhas pinturas puderem, quem sabe, em algum lugar, algum dia, inspirar uma pessoa que cisma solitária, estarei satisfeito desde já, porque acredito na vida, e, por mais difícil que a vida seja, é preciso passar a chama acesa adiante”, idealiza Susano Correia.

O artista

Com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais, Susano tem hoje seu trabalho reconhecido por milhares de brasileiros que não tinham o hábito de apreciar a arte como forma de materializar seus sentimentos. Assim, suas obras vão muito além da percepção individual das pessoas e passam a ser, também, um movimento que democratiza o acesso à arte. “Busco que minhas obras sejam vistas por todas as vias. Tenho quatro livros publicados, fiz diversas exposições e desde sempre faço publicações também na internet – desde os tempos de blogs em 2008. Trabalho com significantes universais e acessíveis”, explica o artista.

Mais do que simples expressão, a arte para Susano Correia é um delicado canal de interação e um elemento vital para o desenvolvimento humano. Natural de Florianópolis e residente em São Paulo, seu trabalho é permeado pela preocupação didática de significar para as pessoas. Com inspirações em diversos movimentos artísticos, além da literatura, psicanálise, filosofia e na música, busca fazer cada um refletir sobre o cotidiano, seja nas telas, no papel, em gravuras e no digital, com obras que transcendem a individualidade e traduzem sentimentos profundos presentes em todos aqueles seres humanos que desejam olhar para si.

Loja física Susano Correia

Susano Correia abriu esse ano a sua primeira loja física, em São Paulo. O ateliê funciona como espaço para venda, galeria e local de encontros. Susano promove eventos para os fãs, como sessões de autógrafos e encontros especiais. Na loja, que fica no subsolo da Galeria Metrópole, na República, é possível apreciar e levar para casa obras novas e as já vistas na galeria online, como gravuras, esculturas, desenhos e todos os livros do artista.

A Galeria Susano Correia fica no subsolo da Galeria Metrópole - Av. São Luís, Praça Dom José Gaspar, Rua Basílio da Gama - Loja 07, e funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 19h.

Serviço - TURNÊ “ENQUANTO A LUZ DURAR”:

Curitiba e Florianópolis

17 de novembro - sexta-feira - Curitiba
Fika Cozinha e Café - R. Papa João XXIII, 341 - Centro Cívico
Das 14h às 18h

18 de novembro - sábado - Curitiba
Mamute, a Feira Gráfica - Estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba, Praça Eufrásio Correia, Centro
Das 11h às 20h

20 de novembro - segunda-feira - Florianópolis
Fundação Cultural Badesc - R. Visc. de Ouro Preto, 216 - Centro
Das 17h às 21h

Site: https://www.susanocorreia.com.br/
Site institucional: guildasusanocorreia.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/susanocorreia/

Chef Délio Canabrava recebe prêmio internacional por atuação na gastronomia italiana

Empresário entra para o Livro de Ouro da Federação Italiana de Chefs em Roma e detém único Prêmio Chef Patron do Brasil.

O empresário Délio Canabrava, proprietário do restaurante Cantina do Délio, acaba de receber dois importantes prêmios internacionais. Durante a convenção da Federação Italiana de Chefs - Associazione Estera Brasile (FIC-Brasile), ele foi condecorado com a comenda Chef Patron, que elege os chefs que, à frente de seus restaurantes, atuam como formadores de bons cozinheiros de gastronomia italiana. É a primeira vez que esta premiação é concedida a um chef no Brasil. Além dessa rara premiação, Délio Canabrava recebeu também outra homenagem, o título de Master Chef da FIC, em homenagem aos seus 25 anos de dedicação à gastronomia italiana e nove anos como associado. “Fiquei muito emocionado, não esperava! Agora tenho a certeza de que meu trabalho segue o caminho certo. E que estou deixando um legado positivo não só para meus filhos, mas para quem trabalha comigo”, diz o empresário. Ele destaca que a honraria recebida foi indicação pessoal do presidente da FIC Brasile, chef Bruno Stippe.
 A convenção da FIC-Brasile aconteceu dias 13 e 14 de novembro, em Atibaia, interior de São Paulo. O objetivo do evento é reunir profissionais ligados à culinária italiana.O evento com dezenas de chefs brasileiros contou com a presença do presidente da FIC Itália, chef Rocco Pozzulo. A FIC tem várias categorias de associados. Para participar da associação, basta ter simpatia e afinidade com a gastronomia italiana. Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo instagram @deliocanabrava com o próprio Délio, em Curitiba.
Sobre Délio Canabrava
Especialista em cozinha italiana e brasileira, Délio Canabrava é sócio-proprietário do Bar Canabenta e da Cantina do Délio , em Curitiba, esta com duas unidades, no Alto da XV e no Batel. Esse empreendimento nasceu há 17 anos, quando, seguindo o sonho de abrir um restaurante italiano, Délio fez uma viagem para a Itália com objetivo de conhecer as cantinas de Norte ao Sul. Ao voltar, inaugurou a Cantina, oferecendo comida tipicamente caseira italiana, autêntica, afetiva, saborosa, de qualidade e com preços acessíveis. Todos os pratos do cardápio são preparados na própria casa, o que traz ainda mais personalidade ao empreendimento. Com a esposa, trouxe para o Brasil em 2000 a torta Banoffi, a difundiu e a tornou famosa nacionalmente. É membro da Associação dos Restaurantes do Prato da Boa Lembrança e da Ospitalitat Italiana. Confrade dos Enófilos da Bairrada Portugal e professor voluntário em diversos projetos sociais.
Sobre FIC Brasile
A FIC é a maior associação de cozinheiros do mundo, com 15 mil associados. A Delegação Brasileira da Federação Italiana de Chefes tem atualmente 800 associados e é a entidade oficial no Brasil de representação da FIC Itália, reconhecida pela WACS (World Association Chefs Society), respondendo ao mesmo estatuto e diretrizes, atuando em todo o território nacional. A entidade mantém firme o propósito de trazer os fundamentos da tradicional culinária italiana para os mais jovens, através de palestras, workshops e participações em Escolas de Formação Profissional, programas televisivos e eventos gastronômicos, além de reconhecer e homenagear os grandes nomes da gastronomia no Brasil.

Daniel Spinelli lança “A Potência da Liderança Consciente” na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel, em Curitiba

Primeiro livro do especialista em desenvolvimento humano tem o propósito de ajudar líderes e empresas a expandir os níveis de consciência para construir um legado e uma carreira de sucesso

Curitiba, outubro de 2023 – O especialista em desenvolvimento humano Daniel Spinelli lança na próxima terça-feira (24) o seu primeiro livro, “A Potência da Liderança Consciente”, da Editora Gente, em evento para o público na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel, em Curitiba (PR).

A obra tem como propósito ajudar líderes e empresas a expandir seus níveis de consciência para construir um legado e uma carreira de sucesso, inspirando times com uma liderança mais empática e humana. “Líderes que não se atualizam com práticas mais modernas para trazer um tom mais humano à sua liderança contribuem não só para que haja pessoas e ambientes de trabalho de menor qualidade, mas também para cavar, paulatinamente, a cova da própria empresa”, afirma o autor.

“Se olharmos para o ser humano que está exercendo a liderança, vemos que não é raro encontrarmos tais profissionais enfrentando problemas psicoemocionais graves. É nesse contexto que o livro chega, com a missão de ser uma convocação para que líderes com disposição de acessar suas essências humanas - talvez até espirituais - tragam seu coração para o trabalho e se manifestem a partir de propósitos e valores mais nobres”, acrescenta.

Lançamento conta com palestra e noite autógrafos
Para lançar “A Potência da Liderança Consciente”, Spinelli preparou o evento “O Futuro da Liderança”, em que, a partir das 16h30, realiza uma palestra e recebe outros especialistas no assunto para discutir temas presentes nas páginas do livro. Alguns exemplo são: “a nova liderança precisa agir para obter sucesso no futuro das corporações”; “se autoliderar para, então, administrar sua relação com os outros”; “desenvolver habilidades para gerar pessoa com eficácia, autoridade e humanidade”; “aplicar uma visão sistêmica de interdependência em sua atuação; e “construir uma jornada de significado, resultados e lucros maravilhosos - ou seja, deixar um legado”.

Na sequência, às 19h, o autor promove uma sessão de autógrafos aos presentes. As vagas para o evento são limitadas, e é necessário reservar gratuitamente o ingresso no link: Link.

Cronograma do evento
16h15 - Credenciamento
16h30 - Início do evento “O Futuro da Liderança”
19h - Noite de autógrafos
Endereço
Livraria da Vila - Shopping Pátio Batel - Av. do Batel, 1868, loja 314, Batel – Curitiba (PR)

Dados técnicos do livro
ISBN: 9786588523797
Número de páginas: 192

Sobre Daniel Spinelli
Há mais de duas décadas, Daniel Spinelli tem se dedicado ao desenvolvimento humano nas organizações. Nesse período, investigou, pesquisou e aprofundou-se no tema, facilitando processos de aprendizagem para mais de 200 organizações. Empreendedor, palestrante e mentor, já coordenou programas para mais de 50 mil participantes, no Brasil e em outros 10 países. Acabou de lançar o livro “A Potência da Liderança Consciente”, pela Editora Gente. Mais informações em: Link