Bolo Martha Rocha ganha festival próprio em Curitiba

Evento celebra o doce tradicional em 22 confeitarias da cidade

O bolo Martha Rocha, declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná em fevereiro deste ano, ganhou um evento para chamar de seu. O 1º Festival de Bolo Martha Rocha acontece de 4 a 15 de março. São 22 confeitarias participantes e todas irão vender cada fatia ao preço único de R$ 19,50. A organização é da Curitiba Honesta, plataforma de gastronomia já conhecida pelos festivais do Pão com Bolinho, Carne de Onça, entre outros. A proposta é valorizar a história do doce, estimular a produção artesanal e convidar o público a revisitar sabores que fazem parte da memória afetiva da cidade.
O empresário Sérgio Medeiros, idealizador do projeto, comemora a ótima receptividade ao evento. “Ficamos muito felizes com a excelente adesão das confeitarias ao primeiro festival. Com certeza entrará no nosso calendário anual, prosseguindo assim com a valorização da gastronomia local, que sempre foi o foco da Curitiba Honesta”, diz ele.
Criado em 1954, em Curitiba, o bolo nasceu como uma homenagem a Maria Martha Hacker Rocha, eleita Miss Brasil naquele ano e segunda colocada no concurso de Miss Universo. A autoria da receita é atribuída à confeiteira Dair da Costa Terzado, então proprietária da tradicional Confeitaria das Famílias, localizada no centro de Curitiba. O sucesso foi imediato: a sobremesa conquistou a cidade, passou a marcar aniversários, casamentos e celebrações e, com o tempo, tornou-se presença quase obrigatória nas vitrines das confeitarias locais.
Confira os participantes do festival:
Brioche - Água Verde
Brioche - Juvevê
Chiffon Cake
Confeitaria Acapulco
Confeitaria Doce Pecado
Confeitaria Holandesa
Confeitaria Moinho Holandês
Confeitaria Rosângela
Confeitaria Sênior Koster
Damarate Confeitaria - Agua Verde
De Fátima Pães e Doces
Docelândia
Donana Doces
Kaffe Kantate
Ladé Chocolates e Doceria
Maison Lalisse
Padaria América Café
Panificadora Aquarius
Roberta Schwanke Gastronomie Patisserie
SóQuindins
Tutti Pães e Doces
Velvet Bolo

O 1º Festival de Bolo Martha Rocha tem apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio do Instituto Municipal de Turismo. Receitas e endereços estão disponíveis em www.curitibahonesta.com.br.

Serviço
1º Festival de Bolo Martha Rocha
Data: de 4 a 15 de março de 2026
Preço único: R$ 19,50
Informações: www.curitibahonesta.com.br
Instagram @curitibahonesta
Facebook: https://www.facebook.com/curitibahonesta

Grupo Magiluth vai dar “festão tecnobrega” na Ópera de Arame

Dividida em duas partes, releitura de “Édipo Rei” tem forte inspiração cinematográfica e crítica à realidade “recortada” das redes sociais

*Por Sandoval Matheus

Habitués do Festival de Curitiba, os pernambucanos do Magiluth frequentam o maior evento de artes cênicas da América Latina há quase 15 anos. Aportaram por aqui pela primeira vez na edição de 2012, e logo de cara com três espetáculos: “Aquilo Que Meu Olhar Guardou Pra Você”, “O Canto de Gregório” e “1 Torto”, os últimos dois pela Mostra Fringe. Também pelo Fringe, voltaram no ano seguinte, com “Viúva, Porém Honesta”. Dali pra frente, estiveram mais três vezes na Mostra Oficial, rebatizada em 2022 de Mostra Lucia Camargo, com “Dinamarca” (2018), “Estudo Nº 1: Morte e Vida” (2022) e “Apenas o Fim do Mundo” (2024).

Em 2026, o Magiluth chega à programação do 34ª edição do Festival de Curitiba com a peça “Édipo REC”, uma releitura da tragédia grega de Sófocles com forte inspiração cinematográfica e crítica à realidade “recortada” nas redes sociais. Dividido em duas partes, o espetáculo começa com um “festão”, nas palavras do dramaturgo Giordano Castro. “É discotecagem, música pra balançar, pra dançar. A gente convida o público pra estar no palco, bebendo e tudo mais”, conta, em entrevista.

As sessões acontecem nos dias 08 e 09 de abril, às 20h30, e ajudam a marcar o retorno da programação do Festival de Curitiba à Ópera de Arame. “A proposta é fazer a coisa ficar gigantesca. São mais de mil e quinhentos lugares.” Os ingressos para o Festival estão à venda pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L3, Centro Cívico).

Fundado em 2024, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Magiluth é hoje um dos grupos teatrais mais respeitados do país, batizado com o acrônimo produzido a partir das iniciais de seus quatro fundadores: Marcelo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres e Thiago Liberdade.

Da trupe original, ficaram Lucas e Giordano, que no decorrer dos anos ganharam o acréscimo de Bruno Parmera, Mário Sergio Cabral, Pedro Wagner e Erivaldo Oliveira. Erivaldo, inclusive, faz uma ponta de “O Agente Secreto”, filme de Kléber Mendonça Filho indicado ao Oscar em quatro categorias, entre elas Melhor Seleção de Elenco.

Em “Édipo REC”, pensada como parte das comemorações dos vinte anos do grupo, em 2024, todos estão no palco, com a atriz convidada Nash Laila. A produção é do próprio Grupo Magiluth e do Corpo Rastreado.

A peça ainda reedita a parceria com o encenador paulista Luiz Fernando Marques, o Lubi, que pela quarta vez dirige uma peça da companhia. “A gente fica dizendo que ele é o sétimo magiluth. Ele veste a camisa. Se você olhar qualquer foto do Lubi, ele está com o boné do Magiluth”, brinca Giordano.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista:
No quê vocês basearam a montagem dessa versão tão inusual de Édipo Rei?

Tudo começa com a ideia de fazer um espetáculo pra comemorar os 20 anos do Magiluth. A gente queria algum clássico, alguma coisa que fosse marcante. E a ideia primeira era pensar num espetáculo que fosse uma celebração, uma festa mesmo.

Quando a gente chega no Édipo e começa a estudar a estrutura dramatúrgica da peça, percebe que existem leituras possíveis dentro dela. Uma delas, que talvez a gente siga muito mais do que a da peça original, é a do filme do Pasolini.

O filme tem uma primeira parte imaginando o que aconteceu antes, e na segunda parte ele usa basicamente a estrutura da peça original. É isso que a gente pega pra fazer o espetáculo.

Então, quem for assistir ao Édito REC vai pegar toda a trajetória do Édipo, não somente o Édipo do Sófocles, a gente faz uma atualização pensando o que aconteceu antes.

Quando a gente começa a fazer o espetáculo e a pensar sobre ele, uma das coisas que chama muito a nossa atenção é que a tragédia do Édipo é uma tragédia pela busca de se conhecer. A busca por tentar entender a si mesmo vai revelando a sua própria tragédia.

Hoje, a gente tem um excesso de informação o tempo todo, não só daquilo que a gente consome, mas também do que dá pro mundo. O tempo todo todo mundo tem uma câmera, está criando conteúdo, alguma coisa sobre si. E a discussão que a gente faz é: o que você revele que é de fato verdadeiro, o que é você por trás de tudo isso? Nessa busca por tentar saber quem é, o Édipo vai encontrando a própria tragédia.

É um espetáculo que flerta, faz uma junção, de toda a trajetória do Magiluth nesses 20 anos. Tem um flerte muito grande com a linguagem audiovisual, algo que a gente sempre traz muito forte pra dentro das peças do Magiluth. É por isso também que a Nash está conosco. A Nash é uma atriz que, se você pegar os dez últimos filmes pernambucanos que foram feitos, ela está em oito. É uma cara muito comum no cinema pernambucano.

Nessa primeira parte da peça o Édipo é um DJ. Tem também um beijaço, certo? Fala um pouco dessa festa.

A gente faz na peça uma divisão clássica do teatro grego. A primeira parte é comédia, a segunda é tragédia, tentando fazer com o que o público perceba que, pra você ter a dimensão da tragédia, você tem que viver um momento de festa: “Opa, a coisa virou”. É uma peça em que você experimenta isso. A primeira parte é uma festa mesmo, a gente convida o público pra estar conosco, dançando, cantando, beijando, sarrando.

Isso dura uma hora. O público vai estar uma hora com o DJ Édipo. Dentro do espelhamento que a gente faz da peça, o antigo DJ, o DJ Laio, morreu misteriosamente numa situação e violência. E quem assume agora a festa é esse novo DJ que chega na cidade, esse forasteiro, o DJ Édipo, que traz de volta a alegria pra aquele lugar. Então, assim, é festão mesmo, discotecagem, música pra balançar, pra dançar, a gente convida o público pra estar com a gente no palco, bebendo e tudo mais.

A proposta da gente é essa e dentro da Ópera de Arame é fazer a coisa ficar gigantesca, né? São mil e poucos lugares. Depois, num segundo momento, a gente convida o público a sentar e a assistir a tragédia desse Édipo.

No material de divulgação, vocês chamando Édipo REC de “uma tragédia à la Magiluth”. Como você define isso?

É fazer com que você viva a experiência, de fato. Os espetáculos do Magiluth tem a proposta de fazer o público participar de uma forma muito ativa, vivenciar aquela situação. Muito mais do que assistir ou apreciar, é fazer com que essa experiência seja uma experiência de fato imersiva. É uma das coisas que a gente foi entendendo dentro da linguagem do grupo.

Dentre todas as possibilidades à mão, por que Édipo?

Talvez porque, dentro dos clássicos, foi o que a gente conseguiu ver de forma mais palpável esse flerte com o cinema? Quando a gente encontrou a obra do Pasolini – talvez ela tenha aparecido pra gente até antes do que o próprio Édipo. Foi uma busca pra ver onde o teatro e o cinema se encontravam de alguma forma. O filme do Pasolini é muito forte.

A gente também assiste a um filme muito legal chamado “O Funeral das Rosas”, um filme japonês da década de 60, uma adaptação que tem uma travesti fazendo o Édipo. E isso deu um bom na cabeça da gente, maravilhoso.

É um filme feito na década de 60, numa sociedade super restrita, cheia de valores muito arraigados, e ao mesmo tempo é absolutamente contemporâneo. Quando a gente terminou de assistir, eu fazia assim: “Não é possível. De quando é que esse filme, gente? Parece que foi feito no ano passado”.

Foi quando a gente viu a possibilidade dramatúrgica que essa peça poderia dar. Se a galera fez isso em 60, vai o Édipo virar DJ é fichinha.

Agora, queria que você falasse um pouco da parceria com o Luiz Fernando Marques, o Lubi. Como ela se consolidou? Por que vocês se deram tão bem trabalhando juntos?

Trabalhar com o Lubi é muito fácil e gostoso, porque ele é um diretor que propõe e dirige muito numa ideia de parceria, horizontalidade, o que pra gente é muito caro. O Magiluth é um grupo que está caminhando pra 22 anos, e que foi se consolidando por essa relação de horizontalidade.

Quando a gente encontra um parceiro como Lubi, um diretor que vem pra trabalhar com o material da sala de ensaio, um material que a gente pensa de forma coletiva, isso é muito legal. A gente se sente muito respeitado por trabalhar com ele dessa forma, sabe? De fato, somos atores-criadores, e o Lubi é um diretor que tem uma escuta e uma sensibilidade muito forte pra entender os anseios desse grupo. Quando a gente propõe um projeto pro Lubi, a primeira pergunta que ele sempre faz é: “Tá bom, mas como é que vocês querem fazer essa peça?”. Nunca é uma proposta tipo: “Ai, eu queria que a gente fizesse a peça assim”.

Isso é muito legal. Acaba que no resultado final da peça, todo mundo está muito empoderado sobre aquilo, sabe muito o que está fazendo. A gente está em cena muito completo, porque é uma criação de fato coletiva.

O Lubi é um diretor muito sensível, e com um olhar para as questões e discussões contemporânea. Ele consegue fazer com que a gente perceba dentro da peça discussões que são muito importantes trazer pro nosso tempo de agora. É um cara muito bom de trabalhar. A gente fica dizendo que ele é o sétimo magiluth. Ele veste muito mais a camisa do que a gente. Se você olhar qualquer foto do Lubi, ele está com o boné do Magiluth.

Vocês também já disseram que fizeram essa trabalho porque gostariam de entender o que faz as pessoas saírem de casa pra assistir a uma história tão antiga. Conseguiram?

As peças são clássicas porque o tempo todo elas têm coisas muito humanas pra dizer. As questões humanas que atravessam essa peça, ou tantos outros clássicos, são questões que nos atravessam o tempo todo. Ela não se torna uma peça data, porque ela não está falando sobre uma situação específica, está falando sobre gente.

E quando a gente faz o Édipo, começa a entender e a levantar a peça, começa a perceber que existem muitas coisas dentro dela que são sobre nós, sobre nossa relação social, individual, sobre a relação do indivíduo com o meio. Viver essa experiência é responder muita coisa sobre si, sabe?

Por isso todo mundo sempre volta pra ver. O Édipo não é um cara que matou o pai, ficou com a mãe e agora está descobrindo a própria tragédia. Isso é Freud. É como Freud leu a peça. O Édipo está dizendo: cara, quem eu sou? Quem eu sou no meio disso aqui? Tipo, o mundo está acontecendo ao meu redor e eu estou querendo entender. Obviamente que não são respostas diretas, matemáticas.

Na montagem, o corifeu [no teatro grego, responsável por fazer a ponte entre o coro e os atores] da peça original é representado por uma câmera que fica captando e reproduzindo as imagens. E você mesmo antes levantou uma crítica ao excesso de produção de fotos e vídeos que a gente faz hoje, nas redes sociais. Como a peça trata isso?

Existem dois personagens que carregam a peça e que são importantíssimos pra contar e alinhavar essa história: o coro e o corifeu. O coro, na figura de uma mestre de cerimônias, uma drag queen, que convida as pessoas a viver tudo aquilo. E o corifeu que observa a situação.

A discussão que a gente vai trazendo na peça é a partir desses dois personagens, que vão revelando suas questões. O coro vai falando pro corifeu que, por mais que a gente tenha hoje um excesso de câmeras, um excesso de filmagens, um excesso de informações, ainda assim isso é um recorte. Não tem a ver com a experiência de tudo aquilo.

E aí em algum momento a gente começa a brincar dentro da peça com a experiência do é o cinema e o que é o teatro. E como a gente faz com que aquilo ali esteja vivo.

Por mais que o corifeu vá fazendo um recorte e ajudando a gente a fazer a leitura da peça a partir desses recortes, ainda assim a experiência completa tem a ver com presença, com o fato de estar ali e vivenciar tudo aquilo. E aí entra essa discussão sobre as redes sociais, né?

Uma coisa é aquilo tudo que eu posto no meu Instagram, o recorte que eu dou. E o recorte que eu dou no meu Instagram sou eu, Giordano, pai de família, artista, apaixonado pelo seu filho, e quem me acompanha, chega e diz: “Nossa, é tão legal ver teus vídeos com o seu”. Beleza, mas isso é quando eu estou na câmera. Fora da câmera, ninguém viu que esse final de semana eu dei um beliscão nele. E ele ficou puto comigo, e que eu briguei com ele. Porque aquele recorte que eu postei no Instagram é um recorte específico, mas na vida, criar uma criança, viver um relacionamento, viver essas dores, é uma outra coisa. Tem essa discussão dentro da peça: o que é real e o que é ficção? O que é real e o que você está recortando?

O cinema ou o teatro dão conta dos dias de hoje?

Eu acho que não. Tanto um quanto o outro são sempre um recorte artístico daquilo ali. Tem muito mais a ver com a ideia de proporcionar uma experiência estética.

A vida vai ser sempre a vida, sabe? Não tem como. Por mais que a gente faça e aconteça, ainda assim vai ser um recorte estético e artístico. O que a gente propõe é que, mesmo que seja uma experiência estética coordenada e encaminhada por um grupo de artistas, ainda assim ela seja sensorialmente quente, sabe?

Nesses quase 22 anos, como é a relação do Magiluth com a cidade de Recife? Parece que vocês têm até um tipo de fã-clube, certo?

Eu acho que uma das coisas que a gente conseguiu fazer nesses 22 anos de coletivo foi uma construção artística e estética muito alinhada com o pensamento de uma geração da cidade. Em Recife, Pernambuco como um todo, a gente tem uma ideia cultural muito apaixonada pela cidade. Eu tava agora no carnaval vendo isso. Não sei se em outro lugar as pessoas usam a bandeira do estado como roupa, como em Pernambuco. No carnaval a gente canta o hino da cidade, como quem está cantando uma música de carnaval.

Essa relação com a cidade é uma coisa muito forte, que tem a ver com uma construção passada, que veio antes de nós, mas que continua acontecendo. O Magiluth é muito fruto da continuidade de um legado cultural pernambucano. E falando da sua aldeia, você fala do seu mundo, né?

Agora parece que a camisa da Pitombeira [Pitombeira dos Quatro Cantos, tradicional bloco de carnaval de Olinda] se tornou uma segunda farda brasileira, todo mundo tem uma camisa da Pitombeira, e isso tem muito a ver com o filme do Kleber [Mendonça Filho], que usa elementos da cultura pernambucana pra falar sobre uma ideia de Brasil.

Quando “O Agente Secreto” está discutindo a memória brasileira, essa memória apagada, esquecida, causada por uma anistia e uma ditadura militar absolutamente violenta, e pra isso usa elementos fantásticos como a perna cabeluda, alguns críticos de cinema falaram: “Ah, mas parece algo muito localizado”.

Aí você fala: “Tá bom, você acha isso localizado, mas você lê ‘Cem Anos de Solidão’ e se emociona e, sei lá, quando é que você foi na Colômbia? Ou ouviu aquele realismo fantástico?”. São elementos que estão contando aquela história.

E quando a gente chega no Magiluth, é um grupo muito pautado, muito enraizado na cultura de uma cidade, de um estado, o tempo todo dialogando com questões nossas, mas que têm a ver com o mundo, sabe? É festa que a gente propõe no Édipo é uma discotecagem de qualquer festa de Recife. Tem som, grave alto, uma batida tecnobrega pernambucana, essa coisa toda. A gente é muito feliz de ser uma companhia com 22 anos sediada em Recife, sabe?

E já que a gente entrou no assunto, qual é a sua avaliação de “O Agente Secreto”?

Eu acho impecável, maravilhoso. Erivaldo, do Magiluth, está no filme. A gente fez até uma camisa na onda de que ele vai trazer o Oscar pra gente. É um filme que muitos amigos e parceiros fazem e participam. Eu saí muito emocionado do cinema. Eu acho realmente uma obra-prima, o melhor filme do Kléber, mesmo.

Eu acho que é um filme de uma densidade e de uma importância muito grande, principalmente nesse processo que a gente está vivendo, que chegou tão perto da perda de uma conquista tão dura que foi a democracia.

No final do filme, na última cena, quando menina chega pra conversar e um dos personagens do Wagner diz: “Então, você sabe mais do meu pai do que eu. Eu não sei nada do meu pai”. Caralho. Foi de uma geração pra outra que tudo se apagou, sabe? Eu acho assim que é um filme que vai trazer alguma coisa, sabe? Tem uma qualidade muito foda.

Trouxe bastante já, vários prêmios. Agora o pessoal está na expectativa do Oscar.

É, já trouxe bastante. Só pra Pitombeira, já pagou dois carnavais. Então, já trouxe muito.

Hoje, vocês são um os grupos mais respeitados do país, mas imagino que seja difícil se manter por mais de 20 anos fazendo teatro. Já fizeram muita coisa, não exatamente por vontade artística, mas por necessidade de sobreviver?

Já, já. Fizemos muito. Hoje, com 22 anos, dentro desse recorte do teatro brasileiro, a gente não é mais nenhum novinho. Mas que bom que na frente da gente tem alguns outros dinossauros, que também vão estar no Festival de Curitiba, como o Grupo Galpão e o Armazém, uma galera que veio antes e que foi abrindo todo o espaço pra que a gente pudesse andar.

Fora disso, quando alguém que sabe um pouco da história do Magiluth encontra o grupo, tem a ideia de que parece que a gente já chegou sentando na janela, saca? “Nossa, a galera vai todo ano pro Festival de Curitiba.” Cara, pra gente chegar aqui, teve que roer muita coisa.

A gente fez muita coisa, ação de bombom, trabalho de divulgação, teatro de empresa. A gente já fez a ação de Dia dos Namorados do Sonho de Valsa. Irmão, você está entendendo. Passei um mês andando de perna de pau, vestido de Cupido, no meio de shopping center e em parada de ônibus, entregando bombom e fazendo piada com o público. Isso a gente já fez, pô. Traz pra cá, vamos viver essa porra. Tem que pagar conta. Hoje, por tudo que conquistou, a gente está conseguindo, obviamente, escolher algumas coisas, tentar fazer com que sejamos donos do nosso destino.

Mas não é fácil. Vez ou outra você faz assim, “hum, esse projeto não era bem o projeto que eu queria fazer”, mas a gente tem que fazer porque precisa, mas obviamente com um lugar de mais autonomia, para poder escolher alguns processos. É uma loucura. É começar todo o ano pensando o que é que vamos fazer, como é que vai ser, quanto tempo a gente tem pela frente, planejamento, a mesma coisa de qualquer empresa.

E como é que faz um grupo funcionar por tanto tempo, manter ele coeso? Por mais que todos tenham o mesmo propósito, são pessoas, com suas idiossincrasias.

A gente tenta resolver tudo de forma democrática, o que é dificílimo, porque democracia com seis pessoas sempre tem um momento que pode dar empate. Aí começa de fato o exercício democrático, quando você começa a conversar, a entender, a fazer a divisão das coisas. Mas eu acho que nesse processo todo a gente também foi encontrando um lugar de respeito muito grande. Entendendo que todo mundo trabalha em prol de um bem coletivo. Todo mundo quer o melhor para o trabalho, o melhor para o grupo.

E quando existe algum atrito em relação ao trabalho, sempre existe o pensamento de todos nós que esse atrito é por conta de caminhos e não de objetivos. Todos nós queremos o mesmo objetivo, o caminho que cada um quer fazer pra chegar naquele objetivo é que às vezes é diferente.

E, claro, estamos envelhecendo juntos, percebendo que questões e ranzinzices de cada um vão aumentando, mas quem está a menos tempo no grupo está há quase dez anos, é muito tempo trabalhando juntos, você começa a entender muito bem.

E criando uma relação familiar, né? E você começa a entender que família não está ligada somente a amor. Eu tenho um irmão, ele é meu irmão, ele nasceu comigo e é isso. Eu posso não gostar, eu posso não sei o quê, mas é o que tenho.

Somos uma família. Cada um tem suas questões, mas é que somos. E como é que a gente vai trabalhando com isso? Eu acho que hoje o grupo está num lugar que maturidade de relação muito bonito. E, obviamente, sempre vai ter conflito.

Sempre vai ter um dia em que alguém acordou com o ovo mais virado. E aí hoje somam outras questões, né? Metade do grupo já tem filho. Agora o problema já é outro, o problema é com quem vai ficar a criança. Tem que viajar e a gente pensa assim: “Meu Deus, onde é que vai ficar o menino? Com quem vai ficar o menino? Pelo amor de Deus”. Tem um pouco disso.

A Mostra Lucia Camargo no Festival de Curitiba é apresentada por Petrobras, Sanepar e Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio de EBANX, Viaje Paraná e Copel, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal - Do lado do povo brasileiro. Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.

Ficha técnica
Criação: Grupo Magiluth, Nash Laila e Luiz Fernando Marques
Direção: Luiz Fernando Marques
Dramaturgia: Giordano Castro
Elenco: Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres, Mário Sergio Cabral, Nash Laila e Pedro Wagner
Design de luz: Jathyles Miranda
Design gráfico: Mochila Produções
Figurino: Chris Garrido
Trilha sonora: Grupo Magiluth, Nash Laila e Luiz Fernando Marques
Cenografia e montagem de vídeo: Luiz Fernando Marques
Cenotécnico: Renato Simões
Videomapping e operação: Carol Goldinho
Operação de som: Gabriel Mago
Captação de imagens: Bruno Parmera, Pedro Escobar e Vitor Pessoa
Equipe de produção de vídeo: Diana Cardona Guillén, Leonardo Lopes, Maria Pepe e Vitor Pessoa
Produção: Grupo Magiluth e Corpo Rastreado
Instagram: @brunoparmera_ @erivaldooliveiraator @giordanocastro @torresmagiluth @mariosergiocabralator @nashlaila @roberto__brandao @eupedrowagner
Serviço:
Édipo REC – Mostra Lucia Camargo
34º Festival de Curitiba
Local: Ópera de Arame - Rua João Gava, 920 - Abranches
Data: 8 de 9 de abril
Horário: 20h30
Categoria: Teatro contemporâneo
Classificação: 18 anos
Duração: 120 min (+5 min de intervalo)

34.º Festival de Curitiba
Data: De 30/3 até 12/4 de 2026
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller - Piso L3 (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações do espetáculo.
Descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

Hashtags oficiais – #festivaldecuritiba #festcuritiba #ediporec #operadearame

Sugestão de Tags – festival, curitiba, festival de curitiba, mostra, teatro, operadearame, magiluth, curitiba, teatro, artes cênicas, artes, cultura, atrações

Torta Martha Rocha é declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná e ganha festival inédito em Curitiba

Um dos símbolos mais afetivos da confeitaria paranaense acaba de receber reconhecimento oficial. A torta Martha Rocha foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná, por meio do projeto de lei nº 924/2025, aprovado no dia 10 de fevereiro pela Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Hussein Bakri (PSD) e reconhece o valor histórico, cultural e gastronômico de um doce que atravessa gerações e faz parte da identidade curitibana.
O empresário Sérgio Medeiros, da Curitiba Honesta, foi quem sugeriu o projeto ao deputado. “Esse é o primeiro passo para que depois possamos solicitar o selo de Indicação Geográfica para a torta”, diz ele, que é coordenador do fórum Origens Paraná, plataforma colaborativa que visa valorizar e promover produtos com Indicação Geográfica do estado.
Criada em 1954, em Curitiba, a torta nasceu como uma homenagem à paranaense Maria Martha Hacker Rocha, eleita Miss Brasil naquele ano e segunda colocada no concurso de Miss Universo. A autoria da receita é atribuída à confeiteira Dair da Costa Terzado, então proprietária da tradicional Confeitaria das Famílias, localizada no calçadão da Rua XV de Novembro. O sucesso foi imediato: a sobremesa conquistou a cidade, passou a marcar aniversários, casamentos e celebrações e, com o tempo, tornou-se presença quase obrigatória nas vitrines das confeitarias locais.
Festival inédito
Para celebrar o reconhecimento como patrimônio imaterial, Curitiba recebe, pela primeira vez, o Festival do Bolo Martha Rocha, que acontece de 4 a 15 de março, com 15 confeitarias participantes. A proposta é valorizar a história do doce, estimular a produção artesanal e convidar o público a revisitar sabores que fazem parte da memória afetiva da cidade.
O festival é organizado pela Curitiba Honesta, projeto que há 13 anos atua na valorização da gastronomia local e é responsável por alguns dos eventos gastronômicos mais populares da capital, como os festivais de Pão com Bolinho e Carne de Onça. O trabalho do grupo também foi fundamental para a conquista da Indicação Geográfica da Carne de Onça de Curitiba, obtida em maio de 2025.
Durante o período do evento, as confeitarias participantes irão oferecer fatias de Martha Rocha pelo preço único de R$ 19,50, permitindo que o público experimente diferentes interpretações do clássico curitibano. Além da experiência gastronômica, o festival reforça a importância cultural do doce, agora oficialmente reconhecido como parte do patrimônio imaterial do Paraná.
Mais do que um bolo, a Martha Rocha representa uma história de criatividade, orgulho local e tradição. O festival surge como uma celebração desse legado, conectando passado e presente por meio da confeitaria e reafirmando o papel da gastronomia como expressão cultural da cidade.
Mais informações: www.curitibahonesta.com.br.

Última semana da Curitiba Restaurant Week convida a fechar o ano com muito sabor e gastronomia de qualidade

Ainda dá tempo! Que tal aproveitar a última semana da edição comemorativa da Curitiba Restaurant Week e embarcar nesse tour delicioso que a 30ª edição propõe? Dedicada ao tema “Uma Volta pela Itália”, traz 34 restaurantes participando e menus com preços super acessíveis. Se bateu a dúvida sobre por onde começar, seguem três sugestões certeiras que dão um show de sabor: o Luponero Restaurante, a Casa Varela e o Bardo Company.

Escolha seu menu e faça a reserva. A Curitiba Restaurant Week vai até o dia 07 de dezembro. Todas as informações sobre cardápios, funcionamentos das casas e valores estão em www.restaurantweek.com.br

Luponero mais uma vez presente

A participação do Luponero na Curitiba Restaurant Week reafirma o compromisso da casa em unir tradição, técnica e sabores marcantes em uma experiência gastronômica cuidadosamente elaborada. É impossível não destacar o equilíbrio entre conforto, criatividade e respeito aos ingredientes que compõem o menu desta edição - uma seleção pensada para encantar tanto quem já conhece o restaurante quanto aqueles que o visitam pela primeira vez.

A jornada começa com entradas que traduzem perfeitamente a filosofia do Luponero. Durante o almoço, a experiência começa com uma polenta cremosa com ragu de ossobuco. Para quem prefere algo mais leve e crocante, a salada coleslaw (foto) chega colorida e bem-humorada, mesclando repolho, cenoura, alface americana, cebola roxa e kanikama em um creme irresistível de maionese, iogurte natural, limão e gergelim. Nos principais, o Luponero oferece a parmegiana de frango com tagliatelle na manteiga; o polpetone com gnocchi de batata salsa ao quatro queijos e o raviole de muçarela de búfala ao pesto. Para fechar, as sobremesas entram em cena com a delicadeza de um último ato: a cocada cremosa com sorvete de mascarpone, ou o creme de limão siciliano com frutas vermelhas.

Quando cai a noite, o jantar do Luponero mantém como entradas a dobradinha imbatível: a famosa polenta cremosa com ragu de ossobuco ou a charmosa salada coleslaw. Como pratos principais, o Mignon Luponero (foto) combina sorrentino de provolone com espinafre, mignon grelhado e shiitake recheado; o medalhão de salmão envolto em bacon (foto), com molho de mostarda e mel e acompanhado por um mix de folhas e o risoto Margherita com palmito grelhado. Para encerrar a experiência, duas sobremesas: a cocada cremosa com sorvete de mascarpone e o refrescante creme de limão siciliano com frutas vermelhas (foto).

Menu Tradicional - R$68,90 (almoço) - R$89,00 (jantar) - Rua Rocha Pombo, 131, Juvevê - @luponero_restaurante. Terça-feira a sábado, almoço e jantar. Domingos somente almoço. Almoço das 11h30 às 16h, jantar, das 16h às 22h.

Casa Varela abre para almoço e jantar oferecendo experiências gastronômicas elegantes

Nesta edição do festival, a Casa Varela apresenta menus de almoço e jantar que celebram a cozinha contemporânea. Logo na entrada, o visitante já percebe a delicadeza da proposta. A Mini Salada da Primavera, leve e aromática, ganha personalidade com o queijo artesanal tipo boursin e um vinagrete preparado com frutas brasileiras, azeite orgânico e um toque de balsâmico. Para quem prefere algo mais indulgente, o Duo de Mini Vol-au-Vent (foto) entrega a crocância amanteigada da pâtisserie francesa em bocados perfeitos para abrir o apetite.

No almoço, o cardápio segue uma linha que valoriza ingredientes nacionais sem abrir mão da técnica. O Risoto de Palmito com iogurte e açafrão-da-terra é um abraço de cremosidade com perfume dourado. Já o Frango Crocante (foto) chega em versão reconfortante, acompanhado de risoto de açafrão e queijos ou do expressivo arroz espanhol, que traz nuances mediterrâneas ao prato.

As sobremesas mantêm o tom elegante. A Verrine de Panacota de Queijo com calda de cereja do cerrado ao carmenère (foto) é a união perfeita entre frescor, acidez e suavidade. Quem prefere um clássico brasileiro reinterpretado encontra no Mousse de Queijo com Mousseline de Goiaba uma homenagem sutil ao nosso eterno Romeu e Julieta.

À noite, o jantar apresenta versões ainda mais robustas. O destaque vai para o Brasato de Cupim ao Barolo, cozido lentamente até alcançar maciez impecável e servido com risoto de palmito, iogurte e açafrão-da-terra — uma combinação que equilibra intensidade e leveza. Para os amantes de pescados, a Tranche de Salmão ao Molho de Queijos, acompanhada de arroz espanhol, oferece textura suculenta e um molho que envolve, mas não pesa.

Assim, a Casa Varela reafirma seu talento em transformar os ingredientes em experiências gastronômicas elegantes à altura deste que é o mais famoso festival de gastronomia do Brasil.

Menu Premium - R$109,00 (almoço) - R$149,00 (jantar) - R. Fagundes Varela, 950 Jardim Social - @varelacasa. Almoço: Segunda-feira a Sábado, das 12h às 15h. Domingo, das 12h às 16h. Jantar: Quarta-feira a Sábado, das 19h às 22h. (41) 3027-6403.

Bardo Company surpreende com menu especial para o almoço e para o jantar

O Bardo Company reafirma sua vocação para a cozinha autoral italiana com um menu que traduz, em cada etapa, a combinação entre técnica, sensorialidade e ingredientes de excelência. Tanto no almoço quanto no jantar, a casa constrói percursos gastronômicos completos, que valorizam contrastes de textura, frescor e sabores intensos.

No almoço, as entradas revelam o apreço pelo equilíbrio mediterrâneo: a Bruschetta di Pomodori e Bufala, servida sobre ciabatta com tomate fresco, tapenade de azeitonas, mozzarella di bufala e manjericão, oferece um início aromático e luminoso; já o Dolce Crema Pistaccio é um creme quente de parmesão e cream cheese, tomate confit e o toque agridoce do pistache crocante acompanhado de pão de fermentação natural. Entre os principais, o Bardo aposta em três interpretações: o Panino Stracciatella, com sua combinação entre a cremosidade da stracciatella de búfala, a personalidade da mortadela e a vivacidade do pesto; a Lasagna Formaggi alla Bolognese e Bacon, que inverte camadas para trazer a bolonhesa por cima e bacon ao forno; e o Gnocchi Sardi al Burro, que, em manteiga de sálvia, é finalizado com crocante de amêndoas e pistache. Para finalizar, a casa oferece a dupla de sobremesas que transitam entre o cremoso e o cítrico: o Gelato Dulce de Leche al Cumaru servido com espresso curto, combinação que remete a um affogato brasileiro, e o Mousse al Limone di Sicilia, apresentado na taça Martini.

O jantar do Bardo inicia com o Antipasti di Zucca, um creme de abóbora cabotiá temperado com especiarias e servido com pão natural e azeite da casa; e o Arancino al Parmigiano, composto por dois bolinhos de risoto com parmesão fritos e acompanhados de um surpreendente sweet chili de morango com pimenta dedo-de-moça. Nos principais, o Gnocchi Formaggi Recheado, com nhoques de muçarela mergulhados em molho à bolonhesa; a Lasagne di Spinaci, que reúne espinafre, ricota e o frescor da rúcula; e o Tagliatelle di Pomodoro alla Cacio e Pepe, que destaca a massa artesanal de tomate enriquecida por pecorino e pimenta. Encerrando o percurso, a clássica Panna Cotta ai Frutti Rossi, acompanhada de um delicado coulis de frutas vermelhas, ou o Brigadeiro de Colher alla Italia, que une café especial, bolacha champagne, espuma de parmesão e cacau.

Menu Tradicional - R$68,90 (almoço) - R$89,00 (jantar) - Rua Francisco Rocha, 1918, Bigorrilho - @@bardo.company. Terça-feira a sábado, das 12h às 15h e das 17h às 22h. (41) 99148-9928.

Fotos: Cristiano Albano

Uma variedade de restaurantes fantásticos

Confira os 34 restaurantes participantes desta edição: A Sacristia, Aatma Restaurante, Afonso's, Aish Baladi Gastronomia Árabe, Anarco Empório e Restaurante Batel, Avenida Paulista Curitiba, Bardo Company, Cantina do Délio (Batel e Itupava), Casa Varela, Cordelo Café, Donna Taça, Gyozabar, Ibérico (Água Verde e Ecoville), Ícaro Greek Food, Le Réchaud, Limoeiro Casa de Comidas, Luponero Restaurante, Mia Trattoria, Ninetto Curitiba, Paco Cocina y Bar, Parmè Casa de Parmegianas, Pede Thai Restobar (Água Verde e Centro), Qceviche!, Restaurante Catanzaro, Scavollo Bigorrilho, Sforno Trattoria & Pizzaria, Sonka Trattoria, Spaccio Gourmet Curitiba, Thai Restaurante Tailandês e Tuk Tuk.

“O festival tem o patrocínio da Payby, uma solução de autoatendimento que permite aos clientes verificarem seus pedidos e realizarem o pagamento direto da mesa, usando o celular. Isso elimina a necessidade de chamar o garçom ou esperar pela maquininha, reduzindo o tempo de atendimento em até 15 minutos por mesa. Além da agilidade, trazemos também economia”, explica Iago Queiroz, COO da Payby.

Outro destaque da Curitiba Restaurant Week é seu caráter social e solidário: os clientes têm a oportunidade de doar R$ 2 por menu vendido para o Pequeno Cotolengo, entidade parceira desta edição, contribuindo diretamente com projetos sociais.

Serviço: 30ª Curitiba Restaurant Week

Quando: até 07 de dezembro

Para conhecer os restaurantes e menus participantes: www.restaurantweek.com.br

Fique por dentro das novidades, siga: @restaurantweekbrasil

Apresentação: BYD Barigüi

Patrocínio: Payby, Zireh Imóveis

Media partner: Alpha e Band News FM

Apoio: Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-Paraná (Abrasel-PR), Favretto e IFood

Apoio institucional: Curitiba Convention e Abrajet-PR

Sobre a Restaurant Week: Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 18 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. O objetivo é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo esse mercado em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

Festival VEM de música católica anuncia vencedores da edição 2025

Ganhadores nas categorias Melhor Canção, Melhor Intérprete e Voto Popular foram escolhidos entre 15 semifinalistas, após recorde de inscrições no Festival, que recebeu 543 canções inéditas de todo Brasil

Com auditório lotado em três noites de apresentações, o VEM - Voz, Evangelização e Música anunciou, no último domingo (16), os vencedores das três categorias. A 5a edição do maior festival de música católica do país foi realizada em Curitiba (PR), no Anfiteatro da Associação Evangelizar é Preciso, e reuniu 15 participantes selecionados entre 543 canções inéditas, número recorde de inscrições.

As apresentações dos selecionados foram avaliadas pelos jurados Adriana Arydes, André Cavalcante e Irmã Ana Paula. O vencedor da categoria Melhor Composição foi o artista de Barra de São Francisco (ES), Max Calleb, que brilhou no palco com a música “Davi”. Ele recebeu a notícia da premiação com emoção. “Eu não sei nem explicar o que eu sinto, porque não consigo nem chorar. Só tenho alegria no meu coração. Essa composição nasceu para mostrar às pessoas como Deus é grande”, comemorou.

Premiada como Melhor Intérprete, a artista catarinense Hayanna Freitas, de São Bento do Sul (SC), avaliou o resultado como uma mensagem divina. “Estou muito feliz e grata a Deus. Isso, para mim, significa uma resposta, a confirmação e a aprovação do Senhor, para que eu possa continuar louvando e adorando a Ele”, disse. Ela subiu ao palco para apresentar a canção “Não cessai de rezar”.

O VEM 2025 recebeu 215.329 votos votos do público em menos de 24 horas, vindos de 18 países e de todas as regiões do Brasil, para definir o vencedor da categoria Voto Popular. Com 47% dos votos, o artista Álisson Alomba, de Teixeira de Freitas (BA), foi o campeão de votos, com a canção “Não mereço”. Ele agradeceu a participação dos fãs, amigos e familiares que acompanharam a apresentação e votaram no site do festival. “Muito feliz mesmo! Isso só mostra o quanto Deus me ama e manifesta isso pelo amor das pessoas. Gratidão ao povo da minha região”, declarou.

Além das apresentações dos 15 semifinalistas, o público do VEM 2025 assistiu aos shows de Bruno Faglioni, Davidson Silva e do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Associação Evangelizar é Preciso. “Neste ano, em que completamos 20 anos da Obra Evangelizar, o Festival tem um crescente perceptível aos olhos e ouvidos, tanto na qualidade musical quanto no conteúdo. O VEM quer valorizar a canção católica e precisamos exaltar o que é nosso. Deus tem suscitado verdadeiros profetas da música que O levam ao povo”, ressaltou o Sacerdote, durante a apresentação na grande final.

Maior festival de música católica contemporânea do Brasil, em sua quinta edição, o VEM recebeu no palco representantes da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. As apresentações, que tiveram transmissão ao vivo pela TV Evangelizar, estão disponíveis no canal da emissora católica no YouTube.

ARVO Festival abre venda de ingressos hoje (13); veja detalhes

Evento histórico em maio de 2026 celebrará 10 edições do Festival verdadeira celebração da diversidade musical brasileira

O ARVO Festival, um dos principais eventos de música, arte e sustentabilidade do Sul do Brasil, anuncia o início da venda de ingressos para sua décima edição especial nesta quinta-feira, 13/11, a partir de 12h. O festival acontecerá em 16 de maio de 2026 em Florianópolis,, com um line-up que é uma verdadeira celebração da diversidade musical brasileira. Já estão confirmados: João Gomes, fenômeno do piseiro e forró; BaianaSystem, donos de uma experiência sonora e visual que celebra a diversidade musical brasileira; Duquesa, uma das novas vozes mais potentes do pop nacional e Gilsons, trio que reúne o talento da nova MPB, com fortes influências baianas e cariocas.

Mais atrações de peso serão divulgadas em breve, completando o line-up que promete ser o mais diverso e impactante da história do festival. Ao todo, o ARVO Festival terá 4 palcos, sendo dois principais; além de 1 voltado ao samba e 1 à discotecagem.

De olho em outros sons para o Sul
Desde sua fundação, o ARVO tem o compromisso de transformar a cena cultural do Sul do Brasil, atuando como um poderoso pólo de encontro e celebração. Inspirado nos grandes eventos de cultura e ecologia globais, o festival se consolidou em Santa Catarina ao unir arte, natureza, sustentabilidade e, sobretudo, a diversidade musical brasileira.

A curadoria do ARVO é intencional: busca ativamente ouvir outros sons para o Sul, garantindo que o público de Florianópolis tenha acesso à riqueza cultural de todo o país. Artistas como João Gomes, BaianaSystem e Duquesa personificam essa mescla de ritmos e regiões que é o coração do festival."O ARVO é um convite para vivenciar o Brasil em sua plenitude sonora. Nossa curadoria é um reflexo do nosso país, juntando o piseiro do Nordeste, o rap, o axé e a MPB. Nesta edição de 10 anos, celebramos a capacidade da música de unir o Brasil, promovendo a tolerância e o respeito à diversidade em cada batida.", comenta André Costa Nero, um dos realizadores do ARVO Festival.

10 edições de consciência e sustentabilidade
A edição de 2026 não apenas celebra o aniversário, mas reforça o forte DNA de sustentabilidade do festival. O ARVO continua incentivando a criação consciente de Florianópolis em seu formato, a logística de transportes compartilhados e a manutenção de práticas como o fornecimento de água gratuita e ações de limpeza e reciclagem.

SERVIÇO
Os ingressos para o ARVO Festival (10 edições) estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, 13 de novembro, ao 12h.
Onde comprar: plataforma Shotgun (clique aqui)
Datas do Festival: 16/05
Local: Florianópolis

Restaurantes estreantes trazem ainda mais frescor e criatividade à 30ª edição da Curitiba Restaurant Week

O festival gastronômico mais famoso do Brasil já começou em Curitiba. Até 7 de Dezembro, a capital reúne restaurantes para celebrar a gastronomia italiana (tema da edição comemorativa e um marco de 15 anos de saborosas histórias na cidade).

Nesta 30ª edição, além dos nomes já consagrados, o evento ganha um tempero especial com restaurantes estreantes, que chegam trazendo frescor, criatividade e novas interpretações da autêntica culinária italiana. Com menus que variam entre o Tradicional (R$ 68,90 almoço e R$ 89,90 jantar), o Plus (R$ 89,00 almoço e R$ 109,00 jantar) e o Premium (R$ 109,00 almoço e R$ 149,00 jantar), os estabelecimentos prometem surpreender o público com propostas que valorizam ingredientes frescos, receitas regionais italianas e técnicas refinadas, sempre com um toque autoral.

Sforno Trattoria e Pizzaria celebra o sabor e a elegância italiana

Comandada pela chef Rejane Ribeiro, a Sforno Trattoria e Pizzaria, marca presença pela primeira vez na edição comemorativa da Curitiba Restaurant Week com um menu especial, que traduz o verdadeiro espírito da gastronomia italiana: acolhedora, criativa e apaixonada pelos detalhes. Participando na categoria Menu Plus (R$ 109,00), o restaurante abre suas portas para o jantar, de terça a domingo, das 18h às 23h, oferecendo uma experiência que combina técnica, tradição e emoção - e ainda recebe os clientes com um welcome drink de cortesia, um gesto de hospitalidade que é marca registrada da casa. “Cozinhar é transformar memórias em sabores e fazer de cada prato uma forma de carinho. É essa emoção que quero compartilhar com cada pessoa que se senta à nossa mesa”, diz Rejane Ribeiro.

5843532

O início da experiência Week é marcado pela leveza e frescor. A Insalata Sforno (foto) traz um mix de folhas verdes com frutas frescas, molho da casa e redução de aceto balsâmico, uma combinação equilibrada entre doçura e acidez. Já a Bruschetta de Pera e Gorgonzola é uma ode à sofisticação simples: pão italiano tostado com peras, gorgonzola e tomate-cereja, resultando em uma harmonia de sabores delicados e intensos.

Na segunda etapa, a chef Rejane demonstra sua assinatura culinária, unindo técnica impecável e conforto gastronômico.

O Gnocchi Sforno é artesanal e macio, salteado na manteiga e servido com uma fonduta cremosa de Grana Padano e demi-glace, um prato que traduz elegância em cada garfada.

Já o Gran Filetto Alla Crosta Ritz é um dos grandes destaques da casa: filé-mignon empanado com crosta crocante exclusiva da chef, em uma releitura leve e sofisticada do clássico à Parmigiana. O prato é servido com molho de tomates frescos e risoto cremoso de limão siciliano, que traz frescor e acidez na medida certa.

Para os vegetarianos, a Pizza Zucchini, Parmigiano e Gorgonzola é uma opção irresistível, com massa leve e crocante, coberta com lâminas de abobrinha, mussarela, parmesão e gorgonzola.

342A768

O encerramento do jantar é puro deleite. A Panna Cotta (foto), delicadamente aromatizada com baunilha e servida com calda de morangos frescos, é um clássico que conquista pela sutileza e textura cremosa. Já o Profiterole di Cioccolato traz o toque indulgente da confeitaria italiana: massa choux recheada com creme de chocolate e acompanhada de sorvete de baunilha.

Menu Plus - Jantar: R$ 109,00 (Terça-feira a Domingo, das 18h às 23h) – Rua Dom Alberto Gonçalves, 480, Mercês – (41) 99995-85092 - @sfornotrattoria

Menu da Ninetto Trattoria reflete o propósito da casa de valorizar as tradições da Itália

A Ninetto Trattoria participa pela primeira vez da Curitiba Restaurant Week levando à mesa toda a paixão, autenticidade e tradição da culinária italiana. Em sua estreia, o restaurante apresenta um menu que valoriza ingredientes típicos e receitas consagradas da cucina italiana.

“É uma alegria participar da edição comemorativa da Restaurant Week, cujo tema reflete nosso propósito de valorizar as tradições do país. Criamos um menu que percorre diferentes regiões italianas, destacando receitas clássicas e ingredientes que representam a riqueza e a autenticidade da nossa gastronomia”, conta o chef executivo da Ninetto Trattoria, Juca Duarte.

O cardápio do almoço é uma celebração do conforto e da simplicidade italiana. Para começar, o cliente pode escolher entre os Arancini, bolinhos crocantes de risoto de tomate recheados com muçarela e servidos com maionese de limão siciliano (uma combinação que equilibra textura e frescor) ou a Bruschetta di Prosciutto, montada sobre pão ciabatta com presunto cru, creme de burrata, parmesão, tomate e manjericão, em uma harmoniosa união de sabores clássicos.

Nos pratos principais, o Gnocchi Pomodoro traz o aconchego da cozinha caseira, com molho de tomate da casa, manjericão fresco e creme de burrata. Já o Gnocchi com Ragu de Costela oferece uma versão mais robusta, com ragu suculento e aromático. Para quem busca algo diferente, o Risoto di Manzo é uma opção que valoriza o sabor intenso e a textura cremosa, assinatura da boa cozinha italiana.

Para encerrar, os clientes podem optar entre o Bolo de Coco com recheio de mousse de chocolate branco e cobertura delicada de coco e a clássica Panna Cotta, feita à base de creme de leite e baunilha, servida com calda de morangos frescos e toque de manjericão.

À noite, o Ninetto oferece uma experiência ainda mais sofisticada, começando pelas entradas: o Corniccione Muçarela, enroladinho de massa de pizza recheado e assado até ficar dourado e crocante, e o Carpaccio, preparado com molho de alcaparras da nonna, mostarda Dijon, parmesão e rúcula. Entre os pratos principais, o Tonarelli al Pomodoro apresenta massa longa artesanal de grano duro com molho de tomate da casa, manjericão fresco e burrata cremosa; o Gnocchi al Tartufo combina fonduta de queijos, cogumelos e o perfume inconfundível das trufas negras; e o clássico Spaghetti alla Carbonara resgata a essência romana, feito com panceta, gema caipira, queijo e pimenta-do-reino.

Para adoçar o final, duas sobremesas encantam: o tradicional Tiramisù, com creme de mascarpone e biscoito savoiardi embebido em café expresso, e o delicado Pudim de Pistache, releitura elegante e cremosa de um clássico, preparado com pistache italiano.

Menu Premium - Almoço: R$ 109,00 - Jantar: R$ 149,00 (segunda-feira a sábado, das 12h às 22h. Domingos, das 12h às 21h) – Prof. Pedro Viarato Parigot de Souza, 600, Piso L3, loja 381, Mossunguê – (11) 95826-0620 - @ninettotrattoria

Uma variedade de restaurantes fantásticos

Confira os 33 restaurantes participantes desta edição: A Sacristia, Aatma Restaurante, Afonso's, Aish Baladi Gastronomia Árabe, Anarco Empório e Restaurante Batel, Avenida Paulista Curitiba, Bardo Company, Cantina do Délio (Batel e Itupava), Casa Varela, Cordelo Café, Donna Taça, Gyozabar, Ibérico (Água Verde e Ecoville), Ícaro Greek Food, Le Réchaud, Limoeiro Casa de Comidas, Luponero Restaurante, Mia Trattoria, Ninetto Curitiba, Paco Cocina y Bar, Parmè Casa de Parmegianas, Pede Thai Restobar (Água Verde e Centro), Qceviche!, Restaurante Catanzaro, Scavollo Bigorrilho, Sforno Trattoria & Pizzaria, Sonka Trattoria, Spaccio Gourmet Curitiba, Thai Restaurante Tailandês e Tuk Tuk.

“O festival tem o patrocínio da Payby, uma solução de autoatendimento que permite aos clientes verificarem seus pedidos e realizarem o pagamento direto da mesa, usando o celular. Isso elimina a necessidade de chamar o garçom ou esperar pela maquininha, reduzindo o tempo de atendimento em até 15 minutos por mesa. Além da agilidade, trazemos também economia”, explica Iago Queiroz, COO da Payby.

Outro destaque da Curitiba Restaurant Week é seu caráter social e solidário: os clientes têm a oportunidade de doar R$ 2 por menu vendido para o Pequeno Cotolengo, entidade parceira desta edição, contribuindo diretamente com projetos sociais.

Serviço: 30ª Curitiba Restaurant Week

Quando: até 07 de dezembro

Para conhecer os restaurantes e menus participantes: www.restaurantweek.com.br

Fique por dentro das novidades, siga: @restaurantweekbrasil

Apresentação: BYD Barigüi

Patrocínio: Payby, Zireh Imóveis

Media partner: Alpha e Band News FM

Apoio: Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-Paraná (Abrasel-PR), Favretto e IFood

Apoio institucional: Curitiba Convention e Abrajet-PR

Sobre a Restaurant Week: Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 18 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. O objetivo é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo esse mercado em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

Cerimônia comemora registro de Indicação Geográfica da Carne de Onça de Curitiba

Evento da Associação dos Amigos da Onça será neste dia 4, no Memorial de Curitiba

A tradicional Carne de Onça, prato símbolo da boemia curitibana, recebeu recentemente o registro de Indicação Geográfica (IG) de Curitiba, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Para comemorar a conquista e entregá-la simbolicamente à cidade, a Associação dos Amigos da Onça (Aonça) promove nesta quarta-feira, 4 de junho, um evento especial com a presença do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; de representantes do Sebrae/PR, da Abrasel, da Abrabar, de empresários e amantes da cultura gastronômica local. Será no Memorial de Curitiba, a partir das 19 horas. E claro, terá muita carne de onça para os convidados.
A ideia é celebrar não só a Indicação Geográfica, mas todo o caminho coletivo que deu visibilidade e reconhecimento ao prato. A cerimônia também marca outra conquista importante: a Carne de Onça de Curitiba foi reconhecida, também em maio, como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná, fortalecendo ainda mais seu vínculo com a identidade paranaense. O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Sebrae e Maniacs.
Proteção da cultura e da memória
A solicitação da IG foi apresentada pela Associação dos Amigos da Onça, que atua na valorização da Carne de Onça e na preservação de suas raízes. O processo envolveu o trabalho conjunto com o Sebrae/PR, numa parceria iniciada em janeiro de 2023.
Para o presidente da associação, o empresário Sérgio Medeiros, da Curitiba Honesta, o selo é uma ferramenta de proteção e pertencimento. “A IG é fortalece identidades culturais e impulsiona a economia e turismo”, afirma. Ele lembra a importância de preservar a receita original do prato, para manter a memória e a cultura local. Medeiros destaca ainda que a IG apenas confirma uma história já consolidada. “Ninguém cria uma IG. Ela já existe. No caso da Carne de Onça, desde os anos 40”, reforça.
Simplicidade que conquista
Diferente de preparações como o Hackepeter alemão ou o Steak Tartare francês, a força da receita curitibana está na simplicidade. A que foi aprovada pelo INPI para a Indicação Geográfica da Carne de Onça de Curitiba leva poucos ingredientes: apenas carne bovina crua e fresca, broa de centeio, sal, pimenta do reino, cebola branca, cebolinha verde e azeite de oliva. Justamente por isso, ela pode ser feita nos bares mais simples da cidade, o que contribuiu para sua popularização e presença constante na cultura de boteco local.
Os bares e restaurantes que quiserem utilizar o selo oficial da Carne de Onça de Curitiba terão que seguir essa receita e se filiar à Associação dos Amigos da Onça. “Cada associado terá o compromisso de preservar a receita original. Quem quiser servir de forma diferente, não vai poder chamar o prato de Carne de Onça de Curitiba”, explica Sérgio Medeiros.
Bar e futebol
Segundo Sérgio Medeiros, que fez toda a pesquisa para que a Carne de Onça recebesse o selo de Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba em 2016, a origem do prato remonta aos anos 1940 e se entrelaça com o futebol. Na época, Cristiano Schmidt, diretor do clube Britânia e proprietário do bar Toca do Tatu, oferecia aos jogadores carne crua com os mesmos ingredientes da receita atual. O nome “Carne de Onça” teria surgido após uma brincadeira do goleiro Duia: “Você só serve essa carne aí, que nem onça come”. A frase pegou — e o prato se espalhou pelos bares da cidade, até se tornar o clássico que é hoje.

RECEITA OFICIAL
Carne de Onça de Curitiba
Por Sérgio Medeiros, presidente da Aonça
Ingredientes
80 g de patinho moído e bem fresco (ou outra carne bovina magra)
3 colheres de sopa de cebola branca picada
3 colheres de cebolinha verde picada
1 fatia de broa de centeio
Sal e pimenta do reino à gosto
Azeite de oliva à gosto
Modo de fazer:
Espalhe a carne moída sobre a broa. Por cima, coloque a cebola picada. Acrescente a cebolinha verde. Tempere com sal e pimenta do reino. Finalize com um fio de azeite de oliva. Servir imediatamente
A receita aprovada pelo INPI prevê também que a carne pode ser temperada (com os mesmos ingredientes) antes de ser colocada sobre a broa. Ou a carne temperada e a broa podem ser servidos separadamente. “Importante é que os ingredientes são os mesmos, mudando apenas detalhes no preparo”, explica Medeiros, e acrescenta: “Agora é comemorar. A Carne de Onça é nossa! É de Curitiba, é do Paraná!”.
Serviço
Comemoração da IG Carne de Onça de Curitiba
Dia 4 de junho, 19 horas
Memorial de Curitiba
Rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco.

Curitiba Restaurant Week faz tributo à gastronomia italiana em sua 30ª edição na cidade

O festival, que completa 15 anos de realização na capital paranaense, acontece de 7 de novembro a 7 de dezembro

A capital paranaense se veste de verde, branco e vermelho para receber a edição comemorativa e especial da Curitiba Restaurant Week, o mais tradicional festival gastronômico da cidade. Celebrando 30 edições e 15 anos de saborosas histórias em Curitiba, esta temporada (que vai de 07/11 a 07/12) presta um tributo à inconfundível culinária italiana - uma homenagem aos aromas, tradições e encantos que fazem da Itália um dos berços mais apaixonantes da gastronomia mundial.

“A proposta é resgatar o prazer de estar à mesa, valor tão presente na cultura italiana, e proporcionar experiências gastronômicas únicas que unem tradição, criatividade e afeto”, explica Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week. “Quando pensamos na Itália, não lembramos apenas das massas, dos vinhos e das sobremesas, mas também no convívio, no prazer de reunir pessoas ao redor da mesa”, acrescenta.

Segundo ele, essa edição foi pensada para valorizar o espírito da mesa como espaço de partilha, onde cada refeição é uma experiência afetiva. “Nosso convite aos restaurantes participantes é que revelem sua essência em cada prato, permitindo ao público viver momentos de proximidade e sabores inesquecíveis”, afirma.

Consolidada como um dos principais festivais gastronômicos do Brasil, e contando com o apoio institucional do Curitiba Convention e da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Paraná (ABRAJET-PR) e o apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-Paraná (Abrasel-PR), a Curitiba Restaurant Week reafirma seu papel de impulsionadora do setor. A última edição, no primeiro semestre, demonstrou a força do evento, impactando mais de 30 mil pessoas e registrando 23 mil menus vendidos, sinalizando cerca de R$ 3 milhões em faturamento para o setor.

Outro destaque da Curitiba Restaurant Week é seu caráter social e solidário: os clientes têm a oportunidade de doar R$ 2 por menu vendido para o Pequeno Cotolengo, entidade parceira desta edição, contribuindo diretamente com projetos sociais.

Scavollo apresenta um mix de tradição, afeto e o sabor do tempo

Há mais de quatro décadas, o Scavollo tem sido palco de encontros, celebrações e memórias à mesa. Um restaurante que cresceu junto com Curitiba, mantendo viva a alma da cozinha italiana; artesanal, acolhedora e feita com o coração. Nesta edição da Curitiba Restaurant Week, a casa abre suas portas com um menu que traduz essa essência: receitas que combinam simplicidade e sofisticação, preparadas com a dedicação de quem entende que cozinhar é um gesto de carinho.

Logo na entrada, a Sicília dá o tom com os Arancini Siciliani, delicadas bolinhas de risoto com açafrão, recheadas com queijo mozzarella e servidas com um creme leve de manjericão. Para quem prefere algo mais marcante, as Bruschettas de Mignon trazem tiras suculentas de filé sobre foccacia, finalizadas com um creme de queijo e nata que desperta o apetite e a memória.

Nos pratos principais, o cardápio faz uma ode à tradição das massas artesanais. O Gnocchi de Mandioquinha, feito na casa, vem envolto em creme de queijo ricota, com tomates cereja confitados e o frescor do pesto. Já o Conchiglione San Marino une queijo e camarões em um recheio generoso, gratinado com o molho especial da casa, uma receita que traduz o conforto e a identidade do Scavollo. E, para os apaixonados por clássicos, o Ravioli al Formaggio celebra a harmonia entre o molho pomodoro basílico e o recheio cremoso de queijo.

O encerramento é doce e reconfortante. O Brownie com doce de leite e sorvete de creme é indulgente na medida certa, enquanto a Mousse de Doce de Leite conquista pela leveza e textura aveludada.

“Mais do que servir boa comida, queremos que as pessoas sintam que aqui o tempo desacelera, que cada prato conta uma história e cada jantar é uma lembrança em construção”, resume Guga Griebeler, sócio-diretor do Scavollo.

Menu Plus - Almoço: R$ 89,00 - Jantar: R$ 109,00 – Al. Augusto Stellfeld, 1642, Bigorrilho – (41) 30180802 - @restaurante_scavollo

Catanzaro: menu inspirado no Sul da Itália

No coração do Radisson Hotel Curitiba, o restaurante Catanzaro transforma o jantar da Curitiba Restaurant Week em um convite para viajar sem sair da mesa. Inspirado na essência calorosa do Sul da Itália, o chef David Neu traduz memórias e afetos em receitas que unem técnica e sentimento. “Queremos que cada pessoa sinta a alma italiana, o prazer de compartilhar, a alegria do sabor simples e verdadeiro”, expressa, reforçando que a proposta vai além da culinária: é uma celebração das histórias que nascem à mesa. O menu desta edição é um percurso sensorial, onde cada etapa revela uma faceta da Itália (da leveza toscana à intensidade calabresa), interpretada com o toque autoral e elegante que marca a cozinha do Catanzaro.

A primeira parada é a Toscana, com a leveza da Panzanella, pão levemente tostado, tomates frescos, picles de beterraba, laranja e a suavidade da muçarela de búfala cremosa, finalizada com azeite de manjericão.

Para quem prefere um começo mais intenso, o Aipim Crocante traz a cremosidade de parmesão com camarões grelhados que se unem em harmonia.

Na sequência, o cardápio percorre novos caminhos da Itália. O Medaglione di Manzo (acima) traz o aconchego do filé mignon servido com papardelle ao parmesão, em uma combinação que exalta simplicidade e requinte. Já o Filetto di Branzino, robalo grelhado sobre risoto de alho-poró, traduz o frescor das regiões costeiras italianas. E, para os que buscam leveza, o Risoto de Pupunha com Alho-poró Crocante apresenta um equilíbrio delicado entre textura e sabor.

Para encerrar, duas sobremesas que são puro afeto: a Torta di Mele (acima), clássica torta de maçã servida com sorvete de canela, desperta memórias de cozinha caseira; enquanto o Sorbetto Rossi, de frutas vermelhas e manjericão, refresca e encanta com sua doçura natural.

O Catanzaro está aberto diariamente, das 19h às 22h. Menu Plus - Jantar: R$ 109,00 – Av. Sete de Setembro, 5190, Batel - (41) 3351-2222 - @catanzaroristorante

Estreias e tradição no festival

Os 34 restaurantes participantes até o momento incluem nomes já conhecidos do público cativo do festival e também algumas casas estreantes, como o Aatma Restaurante, o Bergamotta Bar, o Catanzaro, o Cordelo Café, o Ninetto, o Pede Thai Restobar (Água Verde e Centro), o Sforno Trattoria & Pizzaria e o Sonka Trattoria.

Os demais estabelecimentos que já confirmaram presença na edição comemorativa são: A Sacristia, Afonso's, Aish Baladi Gastronomia Árabe, Anarco Empório e Restaurante Batel, Avenida Paulista Curitiba, Bardo Company, Cantina do Délio (Batel e Itupava), Casa Varela, Donna Taça, Gyozabar, Ibérico (Água Verde e Ecoville), Ícaro Greek Food, Le Réchaud, Limoeiro Casa de Comidas, Luponero Restaurante, Mia Trattoria, Paco Cocina y Bar, Parmè Casa de Parmegianas, Qceviche!, Scavollo Bigorrilho, Spaccio Gourmet Curitiba, Thai Restaurante Tailandês e Tuk Tuk.

“O festival tem o patrocínio da Payby, uma solução de autoatendimento que permite aos clientes verificarem seus pedidos e realizarem o pagamento direto da mesa, usando o celular. Isso elimina a necessidade de chamar o garçom ou esperar pela maquininha, reduzindo o tempo de atendimento em até 15 minutos por mesa. Além da agilidade, trazemos também economia”, explica Iago Queiroz, COO da Payby.

Fotos: divulgação Restaurant Week

Serviço: 30ª Curitiba Restaurant Week

Quando: de 07 de novembro a 07 de dezembro

Para conhecer os restaurantes e menus participantes: www.restaurantweek.com.br

Fique por dentro das novidades, siga: @restaurantweekbrasil

Apresentação: BYD Barigüi

Patrocínio: Payby, Zireh Imóveis

Media partner: Alpha e Band News FM

Apoio: Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-Paraná (Abrasel-PR), Favretto e IFood

Apoio institucional: Curitiba Convention e Abrajet-PR

Sobre a Restaurant Week: Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 18 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. O objetivo é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo esse mercado em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

Slow Food e Sustentabilidade direto da Patagônia para a mesa do Botanique

Slow Food e Sustentabilidade direto da Patagônia para a mesa do Botanique, com o chef Duván Ochoa Zuluaga, dia 8 de novembro, foto Relais&Châteaux

Slow Food e Sustentabilidade direto da Patagônia para a mesa do Botanique
Primavera do Paladar no Botanique Hotel Experience traz o chef Duván Ochoa Zuluaga, da Relais & Châteaux Latin America, em jantar exclusivo no dia 8 de novembro
Clique Para Download

A cozinha de montanha ensina paciência e verdade”, afirma Ochoa, que defende princípios de slow food, sustentabilidade e cozinha consciente. Foto Relais&Châteaux
Clique Para Download

Campos do Jordão (SP), novembro de 2025 — O quarto jantar da temporada Primavera do Paladar, série que vem reunindo grandes nomes da alta gastronomia latino-americana no Botanique Hotel Experience, acontece no dia 8 de novembro e será conduzido pelo chef colombiano Duván Ochoa Zuluaga, à frente do restaurante do icônico Las Balsas, membro da prestigiada Relais & Châteaux, localizado às margens do Lago Nahuel Huapi, em Villa La Angostura, na Patagônia argentina.

Os jantares são patrocinados pela Prime You, empresa de Marcos Matta, pioneira e líder no compartilhamento de jatos, helicópteros, barcos, imóveis e carros esportivos. A partir de sua expertise, adquirida em quase 20 anos de mercado, também realiza a gestão completa de aeronaves de propriedade única. Matta também é sócio do Botanique Hotel Experience.

Clique Para Download

Com uma cozinha profundamente conectada ao território, o chef Ochoa imprime sua identidade no Las Balsas por meio de menus que refletem o terroir patagônico em sua forma mais pura . Foto Relais&Châteaux

Sobre o Chef
Com uma cozinha profundamente conectada ao território, o chef Ochoa imprime sua identidade no Las Balsas por meio de menus que refletem o terroir patagônico em sua forma mais pura. Seus pratos celebram os sabores frios e minerais da região, em composições marcadas por frescor, acidez e respeito à sazonalidade — com ingredientes como trutas de lago, carnes de caça e vegetais de montanha.

Sua abordagem une a tradição culinária da Patagônia a técnicas contemporâneas internacionais, resultando em criações que traduzem a paisagem e a biodiversidade local para o prato. “Cozinhar na Patagônia é um exercício de respeito: à terra, ao clima e ao tempo que a natureza impõe. A cozinha de montanha ensina paciência e verdade”, afirma Ochoa, que defende princípios de slow food, sustentabilidade e cozinha consciente.

Clique Para Download

Sua abordagem une a tradição culinária da Patagônia a técnicas contemporâneas internacionais, resultando em criações que traduzem a paisagem e a biodiversidade local para o prato. Foto Relâis&Châteaux

Ao trazer sua assinatura ao Botanique, Duván Ochoa reforça o espírito da Primavera do Paladar, temporada que vem transformando o restaurante do hotel em um palco para a diversidade gastronômica latino-americana. A iniciativa está alinhada à filosofia do Botanique Hotel Experience, que valoriza bem-estar, sustentabilidade e conexão com a natureza como pilares da hospitalidade contemporânea na Serra da Mantiqueira.

“Cada chef que passa por essa temporada traz não apenas sabores, mas uma visão sobre o tempo e o território. A cozinha do Duván traduz o que há de mais genuíno na Patagônia — uma expressão que conversa profundamente com o nosso conceito de luxo natural e consciente”, afirma Marcus Serejo, diretor-geral do Botanique Hotel Experience.

Próximo jantar da Primavera do Paladar
22 de novembro – Franco Hurtado | Hotel B (Lima, Peru)
Localizado no bairro artístico de Barranco, em Lima, o Hotel B é um ícone cultural e gastronômico do Peru e membro da Relais & Châteaux. O chef Franco Hurtado traduz em sua cozinha a riqueza da culinária peruana contemporânea, mesclando ingredientes andinos, produtos amazônicos e influências da cozinha Nikkei. Seus pratos valorizam a diversidade do Peru, destacando tubérculos, milho e frutos do mar em narrativas cheias de cor, técnica e sabor.

Botanique Hotel Experience
Rua Elídio Gonçalves da Silva, 4000 – Bairro dos Mellos – Campos do Jordão (SP)
📞 +55 (12) 3662-5800 | WhatsApp: +55 (12) 99709-0680
🌐 www.botanique.com.br | 📧 reservas@botanique.com.br

BURGER FEST ANUNCIA 20ª EDIÇÃO EM 6 CAPITAIS DO BRASIL COM 2ª ANO DE RANKING INÉDITO DE MELHOR HAMBÚRGUER

Festival apresentado pela marca Heinz conta com ativação e brindes e chega à sua 20ª edição em 2025 também com patrocínio da McCain

Durante todo o mês de novembro, 6 capitais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Campo Grande, Brasília e Curitiba – celebram os 13 anos do maior roteiro gastronômico de hambúrguer do país: o BURGER FEST. Apresentado pela Heinz - marca de Ketchup nº 1 do mundo -, o festival também é patrocinado pela McCain - batata oficial do evento. A 20ª edição reúne restaurantes, bares e hamburguerias para promover simultaneamente a cultura do hambúrguer de qualidade.

“Para essa edição a curadoria selecionou casas e chefs que sempre estiveram presentes no evento e performaram promovendo inovação, qualidade e talento.”, afirma Claudio Baran, criador do festival, que destaca mais um ano do ranking Burger Fest dos 50 melhores hambúrgueres do Brasil - eleitos pela curadoria do festival e pelo voto popular por meio do site oficial do evento.

As casas participantes vão criar um hambúrguer e uma porção de batata inéditos para o evento, a preço livre. “Nosso objetivo é sempre fomentar novas experiências de consumo para o público”, reforça Baran.

Serão mais de 120 endereços distribuídos entre as 6 capitais. Em São Paulo, já estão confirmados participantes de destaque no cenário como: Holy Burger, Coringa do Beco, Cow Me Burger, Mr Mills, All In Burger, BL6 Burger, Pantcho´s Burger, Good Stuff Burger, Taverna Medieval, 1445 Burger, All Fries Burger, BBC Burger, Condimento, Forasteiro, I Love Burger, What a Mess Burger, entre outros.

O festival já injetou, em 14 anos, cerca de R$7 milhões no mercado de hambúrguer nacional, atingindo a marca de mais de 2 milhões de hambúrgueres consumidos, com aproximadamente 3.000 estabelecimentos espalhados pelo Brasil, gerando um valor de R$150 milhões em vendas. A criação e organização do Burger Fest é da Agência KRP que também assina os festivais Brunch Weekend, Sanduweek, Food Delivery Series, Semana do Hambúrguer e o Guia de Bares Brahma/Ambev.

A relação da Heinz com as hamburguerias é longeva, na qual a marca reafirma seu compromisso ao acreditar que os melhores hambúrgueres devem sempre ser servidos com as melhores guarnições.

“A parceria entre a Heinz e o Burger Fest reforça o nosso compromisso com a gastronomia e os parceiros que compartilham dessa paixão conosco ao destacar a forte conexão da marca com a cultura do hambúrguer e com quem vive essa paixão. Como ketchup nº 1 do mundo, acreditamos que os melhores hambúrgueres merecem ser acompanhados pelo sabor inconfundível e a qualidade de Heinz’’, afirma Thiago Lopes, CMO da Kraft Heinz.

Para deixar a experiência do consumidor ainda mais completa, a marca criou a ativação “Revelação Heinz”, focada em mistério: ao pedir o hambúrguer do festival com molho Heinz, o cliente recebe um par de óculos especial para desvendar mensagens ocultas e receber brindes. A dinâmica, pensada para ser compartilhada na mesa, premia o cliente com um brinde físico colecionável e o acompanhante com um brinde digital.

Pelo oitavo ano consecutivo, a McCain é a batata oficial do evento, disponibilizando seu amplo portfólio para hamburguerias e restaurantes. Entre as novidades, destaca-se a SureCrisp Max, a mais recente adição à linha SureCrisp. Com corte de 10mm, SureCrisp Max é super crocante e saborosa, oferecendo uma nova experiência aos consumidores. Além disso, a nova batata se mantém crocante por até 45 minutos após a fritura, sendo uma nova forte aliada das operações de delivery.

“Estamos muito felizes em participar de mais uma edição do Burger Fest como a batata oficial. Para nós, este evento é uma plataforma essencial para estreitar laços com os operadores do setor, reforçar os diferenciais da nossa inovadora plataforma SureCrisp – que garante crocância e qualidade inigualáveis – e apresentar novidades exclusivas, com foco especial na SureCrisp Max, que promete elevar o padrão de crocância e a experiência do consumidor”;, afirma Guilherme Machado, Head de Marketing da McCain do Brasil.

Sobre a Heinz  
Com mais de 150 anos oferecendo alimentos de qualidade, a Heinz está presente em mais de 200 países ao redor do mundo. Além do icônico ketchup – líder de mercado –, seu portfólio inclui outros condimentos, como maionese, mostarda e barbecue, além de molhos de tomate. Em 2015, a marca se tornou parte da Kraft Heinz Company, conglomerado resultante da fusão entre a Heinz Company e a Kraft Foods Group. Uma das maiores empresas alimentícias do mundo, a Kraft Heinz se dedica a produzir alimentos e bebidas de alta qualidade, oferecendo sabor e nutrição a todas as ocasiões

SERVIÇO:
20 ª edição - 01 a 30 de novembro de 2025
burgerfestoficial
heinz_br
mccainbrasil
Mais informações: site oficial do evento

Edição comemorativa da Curitiba Restaurant Week homenageia a culinária italiana

Estão abertas as inscrições para os restaurantes interessados em participar da 30ª edição do mais tradicional evento gastronômico da capital, que acontece de 7 de novembro a 7 de dezembro

A capital do Paraná se prepara para uma verdadeira viagem pela Itália. A 30ª edição da Curitiba Restaurant Week, que será realizada entre os dias 7 de novembro e 7 de dezembro, promete uma celebração especial à gastronomia italiana, homenageando sua tradição, sabores e influência mundial.

Consolidada como o principal festival gastronômico do Brasil, e contando com o apoio das principais entidades locais ligadas ao segmento de gastronomia, eventos e turismo – como o Curitiba Convention, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-Paraná (Abrasel-PR), a Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Paraná (ABRAJET-PR) -, a Restaurant Week chega a uma edição comemorativa na cidade, reafirmando seu papel de impulsionadora do setor de restaurantes, de valorização da gastronomia local e de estímulo à economia criativa.

A última edição do evento em Curitiba, promovida no primeiro semestre, impactou mais de 30 mil pessoas e registrou 23 mil menus vendidos, sinalizando cerca de R$ 3 milhões em faturamento para o setor.

“Nesta edição que é um marco em Curitiba, queremos prestar uma homenagem especial à gastronomia italiana, exaltando sua riqueza cultural e culinária. O tema convida os chefs a explorarem a criatividade por meio de releituras autorais, utilizando ingredientes típicos e celebrando a diversidade e a potência dessa tradição europeia”, explica Fernando Reis, idealizador do festival.

Os restaurantes participantes deverão criar menus completos — com entrada, prato principal e sobremesa — a valores fixos e acessíveis, proporcionando ao público experiências únicas e democráticas. Além da visibilidade e do prestígio de integrar um dos eventos mais aguardados do calendário curitibano, os estabelecimentos contam com ampla divulgação nas redes sociais, imprensa e parcerias com grandes marcas e veículos de comunicação.

Outro destaque do festival é seu caráter social e solidário: os clientes poderão doar R$ 2 por menu vendido para o Pequeno Cotolengo, entidade parceira da edição, contribuindo diretamente com projetos que beneficiam pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Os restaurantes interessados em participar podem garantir sua vaga até o início de novembro, entrando em contato com a produção do evento pelo e-mail captacao@restaurantweek.com.br ou pelo telefone (11) 93068-4930. As inscrições também podem ser feitas diretamente no site oficial: www.restaurantweek.com.br.

Sobre a Restaurant Week: Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 18 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. O objetivo é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo esse mercado em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

Serviço: 30ª Curitiba Restaurant Week

Quando: De 07 de novembro a 07 de dezembro

Para conhecer os restaurantes e menus participantes: www.restaurantweek.com.br

Fique por dentro das novidades, siga: @restaurantweekbrasil

KJOLLE, EM LIMA, VENCE O ART OF HOSPITALITY AWARD, PATROCINADO POR BUCHANAN’S 18, UMA DAS PREMIAÇÕES CONCEDIDAS PELO LATIN AMERICA’S 50 BEST RESTAURANTS 2025

Prêmio será entregue durante a cerimônia oficial à equipe do restaurante, liderada pela chef e proprietária Pía León

21 de outubro de 2025 – O Latin America’s 50 Best Restaurants 2025 concedeu ao restaurante limenho Kjolle o prêmio Art of Hospitality Award, patrocinado pelo uísque Buchanan’s 18. O reconhecimento destaca a excelência do atendimento acolhedor, meticuloso e detalhista da casa peruana, que propõe uma exploração caleidoscópica da megadiversidade do Peru por meio da culinária.

Situado na histórica Casa Tupac no bairro de Barranco, na capital Lima, o Kjolle tornou-se um dos destinos gastronômicos mais aclamados da América Latina desde que foi inaugurado por Pía León em 2018. O restaurante compartilha o espaço com o Central, mas tem alma própria: com um design contemporâneo que integra madeira amazônica, cerâmicas artesanais e obras de arte têxteis e colaborativas, o Kjolle serve uma experiência imersiva e representa o ponto de encontro da gastronomia e da cultura peruanas.

O menu degustação em nove tempos leva as pessoas em uma jornada pelos ecossistemas peruanos, baseada em ingredientes indígenas como o olluco e a mashwa – ambos tubérculos nativos da região andina, milho, batatas nativas, pimenta Mochero e cacau Chuncho.

William Drew, diretor de conteúdo da Latin America’s 50 Best Restaurants, disse: “É uma grande honra conceder ao Kjolle o Art of Hospitality Award, patrocinado por Buchanan's 18. Kjolle representa o equilíbrio perfeito entre inovação, identidade e intimismo. Sob a liderança inspiradora de Pía León, a equipe proporciona experiências que vão muito além dos pratos. É uma celebração calorosa da cultura peruana e do prazer de receber pessoas. O prêmio é uma homenagem a esse espírito.”

Pía León comenta: “No Kjolle, a hospitalidade é parte da nossa proposta de oferecer experiências de vida significativas. Não se trata apenas de servir, mas de servir com propósito. É um ato de cumplicidade em que todas as coisas — nossa equipe, a comida, o cenário, elementos tangíveis e intangíveis — se unem em prol de um senso de coesão e honestidade, tudo baseado no nosso contexto e identidade sociais.”

Pía León

Pía se tornou conhecida como head chef do Central, eleito The World’s Best Restaurant em 2023. Ela também foi eleita Latin America’s Best Female Chef em 2018 e The World’s Best Female Chef em 2021. A chef construiu sua carreira em torno da curiosidade, da criatividade e do seu forte compromisso com a comunidade. Junto a Virgilio e Malena Martínez (seu marido e cunhada, respectivamente), ela codirige o centro de pesquisa interdisciplinar Mater, onde explora as interseções entre gastronomia, arte e conhecimento ancestral, e desenvolve projetos como o Warmi — um coletivo liderado por mulheres que busca preservar técnicas tradicionais de tingimento.

Equipe do Kjolle

Vivianne Bernui, gerente geral de Luxo e Inovação da Diageo para o Caribe e América Latina, disse: “É motivo de imenso orgulho ter o Buchanan’s 18 Special Reserve como uísque parceiro oficial do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025. Essa parceria reflete o compromisso, nosso e da entidade, com a excelência, o atendimento excepcional e momentos inesquecíveis, que unem as pessoas. Em linha com a nossa campanha ‘Estamos en Familia’, que celebra as conexões autênticas formadas ao redor da mesa, temos a honra de conceder o Art of Hospitality Award ao Kjolle, um estabelecimento que incorpora um importante valor do nosso fundador, James Buchanan — o atendimento excepcional oferecido com acolhimento e cuidado genuínos. À toda a equipe do Kjolle: vocês se tornaram referência de hospitalidade para toda a América Latina. Brindemos a essa grande conquista.”

O Art of Hospitality Award, patrocinado por Buchanan’s 18, é uma premiação especial que reconhece a excelência da experiência e do atendimento. Seu vencedor é definido pela Academy, grupo formado por 300 especialistas do setor de toda a América Latina. Esse é um dos três prêmios que serão revelados antes da cerimônia de premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, que acontecerá em Antígua (Guatemala) no dia 2 de dezembro de 2025. Seu anúncio ocorre após o do Champions of Change Award e precede a revelação do American Express One To Watch Award. A 50 Best também revelará a lista estendida de restaurantes ranqueados nas posições 51–100 antes da cerimônia, durante a qual serão anunciados a lista dos restaurantes nas posições 1–50 e outros prêmios especiais.

Para garantir um processo justo e confiável de votação e elaboração da lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, a 50 Best contratou a empresa de consultoria Deloitte como parceira oficial e independente de arbitragem. Para mais informações sobre o processo de votação, clique aqui.

***
Contato para a imprensa:
Rebeca Sanabria, JeffreyGroup
Latam50BestMedia@jeffreygroup.com

Para acesso à central de mídia, acesse:
Link

Siga a 50 Best:
No Instagram: TheWorlds50Best #LatAm50Best
No X (antigo Twitter): TheWorlds50Best#LatAm50Best
Curta a página no Facebook: facebook.com/LatinAmericas50BestRestaurants
Inscreva-se no canal do YouTube: 50 Best TV
Website: Link

Sobre a Latin America’s 50 Best Restaurants
Lançado em 2013, o Latin America's 50 Best Restaurants nasceu para celebrar a gastronomia da região, além de promover e recomendar restaurantes latino-americanos a entusiastas de todo o mundo. A lista Latin America’s 50 Best Restaurants é criada pela Latin America’s 50 Best Restaurants Academy, um influente grupo formado por 300 líderes do setor de toda a América Latina, selecionados com base na sua expertise a respeito do panorama culinário da região. A lista Latin America's 50 Best Restaurants é publicada pela William Reed, que também é responsável pela publicação das listas The World’s 50 Best Restaurants, lançada em 2002, Asia’s 50 Best Restaurants, lançada em 2013; Middle East & North Africa’s 50 Best Restaurants, lançada em 2022; e o North America’s 50 Best Restaurants, lançada em 2025.

Sobre o Instituto Guatemalteco de Turismo (INGUAT)
O Instituto Guatemalteco de Turismo (INGUAT) é a agência governamental responsável pelo planejamento, promoção e desenvolvimento do turismo na Guatemala. Sua missão é promover o país como destino sustentável, competitivo e de nível mundial, com foco na sua riqueza natural, cultural e humana. O INGUAT estabelece a imagem turística do país nos mercados doméstico e internacional por meio de campanhas promocionais, alianças estratégicas e participação em grandes eventos globais do setor. Ele elabora estratégias para fortalecer o setor de turismo, incentivar o investimento, promover o turismo responsável e gerar oportunidades para as comunidades locais, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social da Guatemala.

Sobre o patrocinador parceiro principal: S.Pellegrino & Acqua Panna
S.Pellegrino & Acqua Panna são as principais marcas patrocinadoras do Latin America’s 50 Best Restaurants. S.Pellegrino & Acqua Panna são líderes no fornecimento de água mineral natural para o mundo da alta gastronomia. Juntas, elas divulgam o estilo italiano em todo o mundo como uma síntese de excelência, prazer e bem-estar.

Sobre o patrocinador do prêmio: Buchanan’s Special Reserve 18 years
Buchanan's leva o nome de James Buchanan, um empreendedor que criou um uísque escocês que redefiniu a grandeza. Em vez de criar uma bebida alcoólica para ser venerada, ele criou uma mistura única e suave que todos podiam compartilhar e apreciar. Buchanan's 18 Special Reserve é uma mistura de whiskies de grãos e maltes envelhecidos por pelo menos 18 anos em barris de carvalho que antes continham xerez.
Com um líquido sedoso e delicado, o Buchanan’s Special Reserve 18 years é um whisky distinto, rico e bem equilibrado, com sabores de frutas cítricas, nozes, mel e carvalho.

Nossos parceiros
Instituto Guatemalteco de Turismo - parceiro oficial de destino
S.Pellegrino & Acqua Panna - parceiras principais e fornecedoras oficiais de água; patrocinadoras do The Best Restaurant in Latin America 2025
Estrella Damm - fornecedora oficial de cervejas; patrocinadora do Estrella Damm Chefs' Choice Award
American Express Resy - parceira oficial de cartão de crédito e plataforma de reservas; patrocinadora do American Express One To Watch Award
República del Cacao - fornecedora oficial de chocolate; patrocinadora do Latin America's Best Pastry Chef Award
Aspire Lifestyles - fornecedora oficial de concierge
Lee Kum Kee - fornecedora oficial de molhos e condimentos; patrocinadora do Highest Climber Award
Buchanan’s Special Reserve 18 years - fornecedora oficial de whisky; patrocinadora do Art of Hospitality Award
VIK - fornecedora oficial de vinho; patrocinadora do Latin America’s Best Sommelier Award
Ron Zacapa Centenario - fornecedora oficial de rum

23:20

Evento conta com 15 estabelecimentos participantes e vai até o dia 15 de outubro

foto: Hay Ramos - para mais fotos, clique aqui

A quarta edição do Festival do Café, que já é um sucesso na cidade, está chegando ao fim. O festival vai até esta quarta-feira, 15 de outubro, e movimenta milhares de pessoas em todos os cafés participantes. Ao todo, são 15 estabelecimentos que apresentam combos exclusivos para o evento, com preços que variam de R$ 20 a R$ 30.

Depois de três edições de sucesso, o Festival do Café chega com novidade: conta com um participante em Morretes. Além disso, novos cafés curitibanos elaboraram diferentes combinações de café com itens especiais de seus cardápios: pães de queijo, sanduíches, tortas, brownies e outras opções saborosas fazem parte dos menus exclusivos.

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Uma das principais exportações do Brasil, também está entre as preferidas dos brasileiros. Do café preto e do pingado pela manhã até criações especiais, como cafés com doce de leite ou gelado com avelã, há diversas formas de apreciar essa bebida.

Confira os combos e cafés participantes:

BEN-CAFÉ

Combo: Latte Médio + Cinnamon Roll com calda de baunilha

Valor: R$ 25,90

Endereço: Praça Osório, 205

BRØD BAKERY

Combo: Brød Coffee + Kanelbulle (ou "pãozinho de canela" em português: doce sueco, feito de massa amanteigada, açúcar, canela e um toque de cardamomo, é um ícone da confeitaria sueca)

Valor: R$ 30

Endereço: Rua Padre Ladislau Kula, 800

BRUNO BOLOS

Combo: Slice (fatia) + Café (Espresso ou Carioca)

Valor: R$ 29

Endereço: Av. Sete de Setembro, 4316

CAFÉ DO VIAJANTE

Combos:

Cappuccino do Viajante + Mineirinho (porção de pão de queijo 8un); Valor: R$ 30
Hario V60 (2 xícaras) + Brownie de Chocolate; Valor: R$ 30
Cappuccino Italiano + empanada ou quiche; Valor: R$ 30
Endereço: Rua Comendador Fontana, 229

CHOCOLATE LUGANO

Combo: 1 café expresso 55ml + 1 bolo gelado de coco + 1 trufa ao leite

Valor: R$ 25,90

Endereço: Avenida Manoel Ribas, 5824

DEGUSTO CAFÉ

Combo: Café: Cappuccino italiano. Clássico, atemporal, delicioso. Qualquer tipo de leite (zero lactose e vegetal mediante pagamento adicional) + Salgado: Pão de Queijo artesanal, receita Degusto, tamanho grande + Doce: Cheescake Gold (um clássico Degusto). Redondinha, com massa de cheesecake e gold chocolate Callebaut e geleia de frutas amarelas

Valor: R$ 27

Endereços: Unidade 1 | Praça da Espanha: Al. Doutor Carlos de Carvalho, 1148; Unidade 2 | ParkShopping Barigui; Unidade 3 | Juvevê: Rua Marechal Mallet, 145

DONA BAUNILHA

Combos:

Fatia de bolo de Ninho com Abacaxi + café com leite; Valor: R$ 27,90
Choux Cream + Cappuccino; Valor: R$ 30
Croissant recheado com presunto e queijo + café com leite; Valor: R$ 30
Croissant de Nutella com Morango + chá gelado; Valor: R$ 29,90

Misto quente + Orange coffee + 1 macaron; Valor: R$ 29,90

Endereço: Av. Vicente Machado, 956

EL TUMI

Combos:

Espresso + Turrón Doña Clorinda (espresso duplo com o doce turrón que é formado por camadas de bolacha e mel, finalizados com confeitos, doce típico peruano); Valor: R$ 20
Pausa del Tumi (Dulce de Leche café médio com alfajor peruano); Valor: R$ 25
Experiência Tumi (prove o café em 3 métodos à sua escolha, servido 100 ml por método. Os métodos para escolher são: koar, v60, prensa francesa e o Mupeco, método peruano e único no Brasil); Valor: R$ 30
Endereço: Al. Augusto Stellfeld, 1281

JARDIM DO BOSQUE

Combo: Capuccino Brasileiro + Porção com 5 Pães de Queijo

Valor: R$ 28

Endereço: Travessa João Bonn, 54

MEU PÉ DA SERRA CAFÉ

Combo: 1 croissant ou 1 folhado opções + 1 Café espresso com leite (180ml) + 1 fatia de bolo com cobertura do dia

Valor: R$ 30

Endereço: Rua Cel. Rômulo José Pereira, 41 - Centro Histórico, Morretes - PR

RAUSE CAFÉ + VINHO

Combos:

Toast de ovo pochê com creme mornay, salada de folhas com molho vinagrete de limão siciliano + chá mate ou café coado 150ml; Valor: R$ 30
Toast com hummus de beterraba, raízes assadas, e mix de frutas da estação + chá mate ou café coado 150ml; Valor: R$ 25
Endereço: Av. do Batel, 1647 - Loja 2

SANTO GRÃO

Combos:

Latte com blend santo grão ou regional do mês (180ml) + 1/2 tapioca recheada de peito de peru com queijo branco ou prato à escolha; Valor: R$ 30
Hario V60 com grão blend santo grão ou regional do mês (180ml) + bolo Santo Grão; Valor: R$ 30
Cappuccino com blend santo grão ou regional do mês + cheesecake de frutas vermelhas; Valor: R$ 30
Endereço: Av. do Batel, 1868 - Piso L3, loja 314 (dentro da Livraria da Vila)

SPAZIO DI PANE

Combo: Salada de fruta na taça + ovos mexidos com 3 ovos, croissant rústico com manteiga + capuccino italiano

Valor: R$ 30

Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 1548

THE AMERICAN WAY CAFÉ

Combos:

Chicken Pie + cappuccino; Valor: R$ 30
Apple Pie + latte (hot ou ice); Valor: R$ 28
Butter toast com Peito de Peru, queijo e tomate + mocha; Valor: R$ 30
Cinnamon + 2 cafés coados; Valor: R$ 30
Panqueca + café especial hazelnut (hot ou ice); Valor: R$ 30
Pão de queijo + 2 cafés coados; Valor: R$ 27
Bagel com manteiga + 2 cafés coados; Valor: R$ 27
Endereço: R. Gonçalves Dias, 151

VERDÊ CAFÉS

Combos:

1 fatia de bolo + 1 cappuccino italiano ou brasileiro; Valor: R$ 20
1 jarra de 300ml de café coado + ovos mexidos com pão de fermentação natural; Valor: R$ 30
Endereço: Av. Manoel Ribas, 648

SERVIÇO – Festival do Café de Curitiba 2025

Quando: de 1º a 15 de outubro de 2025

Quanto: combos entre R$ 20 e R$ 30

Informações: no Instagram @festivaldocafecuritiba

Principal festival de música católica do país divulga lista dos selecionados da edição 2025

Entre 543 composições inéditas inscritas, 16 serão apresentadas no palco da 5a edição do VEM, por artistas de oito estados

Com um recorde histórico de 543 composições inéditas inscritas, o VEM – Voz, Evangelização e Música 2025 reafirma sua posição de maior festival de música católica contemporânea do Brasil. As 16 músicas selecionadas serão apresentadas por artistas de oito estados no palco da mostra, entre os dias 14 e 16 de novembro, em Curitiba (PR).

Promovido pela Associação Evangelizar É Preciso, o festival chega à sua quinta edição com o propósito renovado de unir fé e arte, revelando talentos de todos os cantos do país. A lista de selecionados inclui representantes dos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo (confira a lista completa abaixo).

Antes das apresentações ao vivo, no auditório da Evangelizar, os cantores e compositores irão participar de uma imersão formativa e espiritual, com oficinas, ensaios e convivência fraterna — uma oportunidade para fortalecer o dom recebido e a missão de cantar a fé.

Para o diretor do festival, José de Melo, o VEM tem se destacado por revelar talentos que traduzem a espiritualidade cristã em canções contemporâneas, com qualidade técnica e sensibilidade artística. Segundo ele, embora a diversidade regional dos participantes seja uma consequência natural, o foco principal da curadoria é a força musical e evangelizadora das composições. “A escolha das músicas que seguem para as semifinais e para a final leva em conta a qualidade rítmica, harmônica, a riqueza nos arranjos e a beleza da melodia. Procuramos canções que possam ser bem executadas ao vivo pela banda do festival, que tenham força para se destacar no cenário da música católica brasileira”, afirma.

Vozes que evangelizam: fé traduzida em melodias
O VEM é reconhecido não apenas por revelar novos talentos da música católica contemporânea, mas também por ser um encontro de histórias que traduzem a força da fé em diferentes trajetórias. Entre os selecionados deste ano, há quem tenha encontrado na música um caminho de cura, esperança e entrega.

De Fortaleza (CE), o cantor e compositor Guilherme Fahd transformou sua arte depois de uma experiência pessoal com Deus. “A música entrou na minha vida como um sonho adolescente, mas ganhou sentido quando a fé me encontrou. Minhas letras passaram a ser um diálogo com Ele, um exercício de entrega”, conta. Sua composição expressa justamente esse desejo: o de se entregar de corpo e alma a Deus, reconhecendo na própria fraqueza o espaço onde a graça se manifesta.

O mesmo impulso missionário move Gabriel Dias, do Duo Us Dias, de São Carlos (SP). Criado em uma família católica e musical, ele descobriu no festival a oportunidade de reafirmar o propósito de evangelizar por meio da canção “Meu Céu”. “A música nasceu da certeza de que o destino maior do cristão é estar junto de Jesus. Por mais que o mundo nos distraia, o Senhor é nosso pastor e nada nos faltará”, explica.

Representando a cidade de Taubaté (SP) no festival,Vagne Bittencourt conheceu o poder da música em um momento de dor. O violão, pedido de presente durante uma crise de ansiedade e depressão na adolescência, se tornou instrumento de transformação. “Deus me chamou ali, no meio do caos, para evangelizar. Minha canção fala sobre a fidelidade e o poder de Deus em todas as situações. Ele está no controle, e nada escapa da Sua vontade perfeita”, afirma.

Também selecionado, Marcelo Mariano, de Recife (PE), traz a mensagem profética de um “Tempo de Graça”, composição inspirada em suas orações ao longo dos últimos anos. “O Senhor me fez uma promessa de que 2025 seria um ano diferente, e essa música nasceu dessa fé. Quando fui selecionado, percebi que a profecia estava se cumprindo. O VEM é o sinal de que Deus faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.”

Essas histórias se somam a outras 12 vozes que chegam de diversas regiões do país, cada uma com sua trajetória e expressão singular de fé. Juntas, elas compõem o mosaico sonoro que faz do VEM um festival de espiritualidade, arte e comunhão.

Um país que canta sua fé
A 5a edição do VEM traz representantes das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, revelando a pluralidade de sotaques, estilos e vivências espirituais que caracterizam a música católica contemporânea. Entre os 16 selecionados, estão jovens artistas e intérpretes experientes, unidos pelo mesmo propósito: levar a Palavra de Deus através da arte.

Durante o festival, as canções ganharão vida no palco, com banda oficial e transmissão nacional pela TV Evangelizar. O público poderá acompanhar as apresentações e participar votando na categoria Intérprete Escolhido pelo Voto Popular, uma das três premiações da edição, que também irá escolher a Melhor Composição e o Melhor Intérprete.

Além dos prêmios, que incluem gravação profissional das músicas vencedoras, kit de home studio, mentoria vocal e suporte em marketing musical, o VEM 2025 promete ser um momento de profunda vivência espiritual, renovação e partilha entre os participantes.

Calendário | VEM - Voz, Evangelização e Música 2025

Terça-feira, 11/11 – Chegada dos participantes escolhidos a Curitiba (PR)
Sábado e Domingo, 15/11 e 16/11, às 19h – Semifinais
Domingo, 16/11 (após anúncio dos finalistas) – Final

Local: Auditório Jesus das Santas Chagas - Praça Senador Correia, 128, Centro.

Site oficial: www.vemfestival.com.br

Listas dos selecionados do VEM 2025

Álisson Alomba | Teixeira de Freitas - BA
Andrieli Conte | Fraiburgo - SC
Antonio Neto | Caruaru - PE
Carla Zanotto | Curitiba - PR
Duo Us Dias | São Carlos - SP
Emanuel Lemes | Campo Largo - PR
Gianluca Viana | João Pessoa - PB
Guilherme Fahd | Fortaleza - CE
Hayanna Freitas | São Bento do Sul - SC
J. Milleny | Carapicuíba - SP
Luana Ribeiro | Porto Seguro - BA
Marcelo Mariano | Recife - PE
Max Caleb | Barra de São Francisco - ES
Rafael Arcanjo | Joinville - SC
Raquel D'Angelo | Fortaleza - CE
Vagne Bittencourt | Taubaté - SP

Campari encerra Negroni Week 2025 com Brasil no Top 5 Global

Com mais de 14.000 estabelecimentos registrados globalmente, evento destaca o Brasil entre os cinco países com maior número de bares e restaurantes participantes
A Campari comemora os resultados da Negroni Week 2025 que encerrou sua 13ª edição com um recorde histórico de participação global, registrando mais de 14.000 estabelecimentos em todo o mundo. O número representa um crescimento expressivo em relação à edição anterior, que havia contabilizado 13.000 bares e restaurantes inscritos em 2024, consolidando o evento como uma das maiores celebrações da coquetelaria mundial.

Um dos destaques desta edição foi a expressiva participação brasileira, que colocou o país no Top 5 global. Este resultado consolida o Brasil como um dos mercados mais importantes para o Grupo Campari e demonstra o crescente interesse dos brasileiros pela cultura do coquetel e, em particular, pelo icônico Negroni.

A participação brasileira contou com diversos estabelecimentos de todas as regiões do país aderindo à iniciativa. São Paulo liderou o número de inscrições, seguido por Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O engajamento foi notável não apenas nas capitais, mas também em cidades do interior, mostrando a capilaridade que a cultura do Negroni alcançou no Brasil. Bares e restaurantes do país se destacaram pela criatividade nas variações do coquetel clássico, incorporando ingredientes locais e técnicas inovadoras.

"Estamos extremamente orgulhosos de ver o Brasil entre os cinco países com maior participação na Negroni Week. Este resultado reflete não apenas o trabalho contínuo da Campari em promover a cultura do Negroni no Brasil, mas também a paixão e o talento dos bartenders brasileiros, que abraçaram esta celebração com criatividade e entusiasmo", afirma Vinicius Löw, diretor de Marketing do Grupo Campari Brasil.

A Negroni Week, iniciativa global criada em 2013 pela Campari em parceria com a revista Imbibe, tornou-se um dos eventos mais importantes do calendário da coquetelaria mundial. Além de celebrar o icônico coquetel, o evento tem um importante caráter social, revertendo parte de suas receitas para a organização beneficente Slow Food, que atua na promoção de um sistema alimentar mais justo e sustentável em todo o planeta.
Sobre o Grupo Campari - Fundado em 1860, é hoje o sexto maior player mundial na indústria de destilados premium. Com um portfólio composto por mais de 70 marcas premium e super premium como Aperol, Campari, SKYY, Wild Turkey, Frangélico, Grand Marnier, Espolòn, Courvoisier e Appleton Estate, o Grupo opera em mais de 190 países ao redor do planeta, com posições de liderança na Europa e nas Américas. Com sede em Milão, Itália, o Grupo Campari emprega aproximadamente 4.900 pessoas. A estratégia de crescimento do Grupo Campari visa combinar crescimento orgânico através da construção de marcas fortes e crescimento externo via aquisições seletivas de marcas e negócios.