Festival VEM de música católica anuncia vencedores da edição 2024

Além da gravação em estúdio das músicas inscritas, campeões das categorias Melhor Composição, Melhor Intérprete e Voto Popular serão premiados com assessoria profissional, participação no maior evento católico do Brasil e peregrinação internacional

Com auditório lotado nas três noites de apresentações e audiência estimada de mais de 5 milhões de telespectadores em todo o mundo, o VEM - Voz, Evangelização e Música anunciou, no último domingo (25), os vencedores das três categorias. O Festival foi realizado em Curitiba (PR), no auditório da Associação Evangelizar É Preciso, e reuniu 16 participantes selecionados entre 351 canções inéditas inscritas para a edição de 2024.
O vencedor da categoria Melhor Composição foi o catarinense Lucas Eduardo, de São Bento do Sul. Ele representou a Diocese de Joinville (SC) com a canção "Chagas do Amor". “Sinto como se fosse uma resposta de Deus ao meu ministério. Tenho muitas músicas escritas e me questionava se as canções cumpriam a função de tocar o coração dos fiéis. Entendi o resultado do VEM como a confirmação de que a música é sim o meu instrumento de propagação da fé. Consegui sentir a mensagem d’Ele enquanto estava no palco e foi um momento mágico e emocionante”, conta.
Como prêmio, o cantor e compositor fará uma peregrinação internacional da Peregrina Brasil, com acompanhante, além de gravar a música vencedora em estúdio com a participação especial do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Obra Evangelizar, responsável pelo Festival.
O título de Melhor Intérprete do VEM 2024 foi para a cantora Silvia Rodrigues, de Três Lagoas (MS), com a canção "Mãos Chagadas", composição da sogra, Lenilda Francisca Rodrigues. “Fiquei muito feliz e não esperava, porque vieram muitos cantores excelentes. Estou levando o prêmio do VEM para Três Lagoas, já na expectativa de ir para Fortaleza. O VEM mexeu muito com a minha vida”, afirma. Ela receberá um videoclipe produzido pela TV Evangelizar e fará uma apresentação no palco do 17° Evangelizar Fortaleza, o maior evento católico do Brasil, que, neste ano, acontecerá no dia 26 de outubro.
O VEM 2024 recebeu mais de 354 mil votos do público em menos de 24 horas para definir o vencedor da categoria Voto Popular. Com 43% da preferência, quem levou este troféu foi Almir Jorge, de Carira (SE), com a canção: ''Suas Santas Chagas''. Ele receberá seis meses de orientação vocal e seis meses de assessoria em marketing digital voltado à indústria musical.
Maior festival de música católica contemporânea do Brasil, em sua quarta edição, o VEM recebeu no palco representantes de 11 estados brasileiros, que ganharam as passagens e estadia para a etapa eliminatória do reality show. As apresentações, que tiveram transmissão ao vivo pela TV Evangelizar, estão disponíveis no canal da emissora católica no YouTube.

Bar promove segunda edição do “Festival do Pão com Bife” em Curitiba

O evento começa na próxima quarta-feira (28) e vai até o dia 13 de setembro

Simples, mas nunca sem graça, o pão com bife é um clássico nas mesas dos bares pelo país e, agora, terá um festival só para ele na capital paranaense. Essa é a segunda edição do “Festival do Pão com Bife”, que acontece entre os dias 28 de agosto a 13 de setembro, no Boteco da Ordem. Este ano serão seis opções de sanduíches preparados exclusivamente para o evento, com valor fixo de R$16,99.

São eles: Bife a cavala - pão francês, pedaços de bife feitos a parrilha com temperos à moda da casa, queijo muçarela, ovo frito e cheiro verde; Churrasquinho - pão francês, pedaços de bife feitos a parrilha com temperos à moda da casa, queijo muçarela, vinagrete e cheiro verde; Dois queijos - pão francês, pedaços de bife feitos a parrilha com temperos à moda da casa, queijo muçarela, queijo cheddar e cheiro verde; Classiquinho - pão francês, pedaços de bife feitos a parrilha com temperos à moda da casa, queijo muçarela, cebola roxa e cheiro verde; Da chef - pão francês, pedaços de bife feitos a parrilha com temperos à moda da casa, queijo muçarela, purê de batata e cheiro verde; e o Herbívoro - pão francês, pedaços de bife feitos a parrilha com temperos à moda da casa, queijo muçarela, alface, tomate e cheiro verde.

Além do festival, o cardápio do Boteco da Ordem oferece opções para todos os gostos e bolsos. São sanduíches, carnes, porções, bebidas e muito mais. Se você ainda não conhece, o bar fica na região central da cidade, em frente ao famoso “Cavalo Babão”, no Largo da Ordem.

SERVIÇO 2º FESTIVAL DO PÃO COM BIFE - BOTECO DA ORDEM
Quando: de 28 de agosto a 13 de setembro.
Endereço: Avenida Jaime Reis, nº 12, Largo da Ordem, Curitiba-PR
Informações e reservas: +55 41 99948-1943
Horário de funcionamento: De segunda a quinta-feira 17h as 23h00; sexta-feira das 17h à 1h30;
sábado do meio-dia à 1h30 e domingo das 10h às 23h.
Estacionamento: não tem
Formas de pagamento: em dinheiro, via PIX, cartões crédito e débito.

Confira os horários das apresentações e o que pode e não pode no Festival Paulo Leminski 80 anos

Evento em homenagem ao multiartista Paulo Leminski ocorre neste sábado (24), a partir das 15h, na Pedreira Paulo Leminski. Ingressos estão esgotados

Arnaldo Antunes que já cantou sucessos de Paulo Leminski promete um show memorável
(Créd. José de Holanda)
Neste sábado (24), a partir das 15h, Curitiba recebe uma homenagem especial a um dos maiores artistas, jornalistas, poetas e escritores paranaenses. O Festival Paulo Leminski 80 anos reunirá um line-up repleto de artistas cujas histórias foram influenciadas diretamente pelas obras do escritor curitibano que sempre atuou como uma voz influente na cena cultural, ultrapassando os limites geográficos e conquistando seu espaço no âmbito nacional e internacional.

“O Festival ocupará o Palco da Pedreira Paulo Leminski, um dos mais importantes palcos do Brasil, em um espaço que foi nomeado em homenagem ao meu pai. O evento ocorre na exata data em que ele completaria 80 anos de idade, sendo, não apenas uma homenagem à sua vida e obra, mas também ao seu legado, que continua influenciando a vida de tantos. Será uma grande celebração”, comenta Estrela Leminski, cantora, compositora e filha de Paulo Leminski.

No line-up, estão confirmados shows com Arnaldo Antunes, Vítor Ramil, Paulinho Boca de Cantor, Zeca Baleiro,Blindagem, A Banda Mais Bonita da Cidade e Estrela Leminski, com o show Leminskanções, entre outros. O festival ainda contará com espaço gastronômico e outras vertentes artísticas, como lançamentos editoriais, oficinas infantis de poesia e colagem e apresentações e ações de atividades artísticas desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio.

A filha Estrela Leminski fará show especial de 10 anos da Leminskanções (Créd. Daniela Carvalho)
Confira os horários das apresentações:

15h - Abertura dos portões

Palco Leminski
15h30 - Banda Mais Bonita da Cidade
16h30 - Slam das Gurias
17h - Vitor Ramil convida Juliana Cortes
18h - DJ Gil Preto
18h30 - Blindagem convida Rogéria Holtz e Gabriel Teixeira
19h30 - DJ Gil Preto
20h - Leminskanções convida Zeca Baleiro
21h - DJ Mitay
21h30 - Paulinho Boca de Cantor canta Novos Baianos
22h30 - DJ Mitay
23h - Arnaldo Antunes

Atividades
16h30 e 18h - Espaço SESC PR - Oficina Criativa com Juliana Mota
18h - Feira Leminski - Intervenção Artística com Miguel Monti

Festival de música que homenageia e comemora os 80 anos de Paulo Leminski contará com grandes nomes da música nacional e local (Créd. Reprodução)
Lançamento de livros, oficinas infantis, espaços artísticos e gastronomia

Durante o Festival Paulo Leminski 80 anos, estão programados quatro grandes lançamentos editoriais durante o evento, sendo da obra “Instantes”, da ilustradora Juliana Mota, com poemas infantis de Paulo Leminski, pela Editora Saraiva Educação; o livro infantil “A Lua no Cinema”, do também ilustrador Marcio Levyman, pela Editora Ficções; a nova edição de “Metamorfose- Uma Viagem pelo Imaginário Grego”, com prefácio de Eduardo Jorge de Oliveira, pela Editora Iluminuras; e da publicação da Revista Pernambuco - Especial Paulo Leminski, organizada por Mario Hélio.

Para as crianças, haverá Oficinas Infantis de Poesia e Colagem com a ilustradora Juliana Mota. A ideia é também proporcionar para as famílias um dia de formação de plateia, formação de leitores e de público de artes, fazendo com que as crianças possam ter experiências com as palavras e, também, com as artes visuais.

Além disso, dois espaços serão destacados no “Festival Paulo Leminski 80 Anos”, sendo o “Espaço SESC”, com apresentações e ações das dezenas de atividades artísticas desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio, bem como um “Espaço Gastronômico”, com várias operações gastronômicas de estabelecimentos de Curitiba.

O que pode e não pode no Festival Paulo Leminski

Pode - Ingresso e documentos pessoais (apresentação obrigatória); álcool em gel; protetor solar; protetor labial; câmera portátil; canga; chapéu e boné; capa de chuva; óculos escuros; mochila/bolsa (sujeito a revista); carregador de celular; 1 unidade de alimento industrializado lacrado.

Não Pode - Desrespeito, preconceito ou comportamento agressivo/violento; animais; armas de fogo; armas brancas; objetos cortantes, pontiagudos e perfurantes; bandeiras e mastros; panfletos, adesivos e cartazes; fogos de artifício, explosivos, sinalizadores, projéteis e pirotécnicos de qualquer tipo; cadeiras e bancos; guarda-chuva; guarda-sol; bastão para foto; tripe para câmera; filmadoras profissionais e câmeras fotográficas com lentes intercambiáveis, drones, walkie talkies e lasers; embalagens e potes rígidos com tampas e de marcas concorrentes de patrocinadores do festival; drogas ilegais, medicamentos sem receita médica ou produtos médicos em geral (será necessária a apresentação de uma receita médica com seu nome e os medicamentos/produtos listados); bebidas; copos, potes ou embalagens de vidro, metal ou materiais pesados; desodorantes, cosméticos ou perfumes em recipiente spray com volume superior a 90ml; spray e inflamáveis em geral; skate, bicicleta, patinete ou qualquer outro tipo de veículo; jogar lixo no chão.

Confira as novidades e informações gerais sobre o “Festival Paulo Leminski 80 Anos”, por meio do Instagram @pauloleminskioficial, pelo Facebook.com/leminski e pelo site www.pauloleminski.com.br. O evento é uma realização do Instituto Paulo Leminski e da Whois Produções, com patrocínio da ITAIPU Binacional e do Banco do Brasil, apoio cultural da Fecomércio PR, do Sesc Paraná, bem como apoio da Cerveja Amstel, da Universidade Positivo, da Unimed Curitiba, Fala Síndico, A Caiçara, Di Paolo Curitiba e Bar Otelo. A classificação é livre, com menores de idade apenas acompanhados de pais ou responsáveis legais.

Serviço:
Festival Paulo Leminski 80 Anos
Data: 24 de agosto
Local: Pedreira Paulo Leminski (Rua João Gava, 970 - Abranches)
Horário: a partir das 15h
Ingressos: Por meio de lista de espera, a partir de R$80 (meia-entrada lote 4) pelo Shotgun
Rede social: @pauloleminskioficial e Facebook.com/leminski
Site oficial: www.pauloleminski.com.br
Patrocínio: ITAIPU Binacional, Banco do Brasil
Apoio Cultural: Fecomércio/PR e Sesc Paraná
Apoio: Cerveja Amstel, Universidade Positivo, Unimed Curitiba, Fala Síndico, Bar Otelo, A Caiçara e Di Paolo Curitiba

Sugestões de palavras-chave: Paulo Leminski, Festival Paulo Leminski, Instituto Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, poesia, cultura, literatura, Estrela Leminski, Leminskanções Paulinho Boca de Cantor, Zeca Baleiro, Pedreira Paulo Leminski, Blindagem, A Banda Mais Bonita da Cidade, Pedreira Paulo Leminski, Itaipu Binacional, Banco do Brasil, Curitiba

Ninki Pastelaria & Pastel Fest

Nesta quarta-feira estive participando do Pastel Fest, 

experiência gastronômica valiosa na Ninki, 

 Maior sucesso Pastel Fest  na Ninki Mercado Municipal de Curitiba combo 15,00 com refrigerante Refriko Itaituba

No Mercado Municipal de Curitiba  que completou 66 anos

"Venham provar nosso pão com Bolinho Gourmet e nossos maravilhosos molhos"…..

Pão com Pernil especial muito gostoso, tem sim Senhor... e acompanhado com nossos molhos fica mais saboroso ainda…..amoooo

@divirtase.curitiba @mercadomunicipaldecuritiba  @almeidanilcea @curitibahonesta @ninkipastelaria

(41) 99179-1197
Confiram, fiz imagens para você meu leitor:

Natura Ventures concorre à apresentação de painel no SXSW 2025

Maria Eduarda Cavalcanti, diretora de Novos Negócios e Inovação Aberta da Natura na América Latina.

A participação da empresa no maior festival de inovação do mundo busca destacar o papel do Corporate Venture Capital na promoção de inovações sustentáveis, alinhando startups e grandes corporações para enfrentar desafios climáticos.

Paraná, 20 de agosto de 2024 – A Natura Ventures, braço de Corporate Venture Capital (CVC) da multinacional brasileira de cosméticos, está concorrendo para participar da edição de 2025 do South by Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de inovação e tecnologia do mundo. A empresa inscreveu o painel "Catalysts of Change: CVC Driving Sustainable Transformation", que será apresentado em Austin, Texas, caso aprovado. O SXSW é um encontro anual que reúne milhares de pessoas e movimenta as indústrias de tecnologia, inovação, cinema, música e cultura.

O painel proposto busca destacar o papel crucial das corporações na promoção de mudanças sustentáveis, especialmente por meio de investimentos estratégicos em startups. Com foco em tecnologias emergentes como descarbonização, economia circular, novos materiais e eficiência energética, a iniciativa visa preencher lacunas deixadas pelo venture capital tradicional, contribuindo para o avanço de soluções climáticas inovadoras. A discussão também abordará a importância de direcionar investimentos para deep tech e hard tech, setores que, embora desafiadores, oferecem um potencial significativo para transformar o futuro.

“O Natura Ventures é uma ferramenta estratégica que acelera a transformação do nosso negócio, focando em regeneração e circularidade e o SXSW oferece uma visibilidade única para compartilhar nossa visão e reforçar a importância de investimentos que priorizem o impacto ambiental e social”, afirma Maria Eduarda Cavalcanti, diretora de Novos Negócios e Inovação Aberta da Natura na América Latina.

A votação para garantir a presença da Natura no SXSW 2025 está aberta ao público e pode ser realizada através do link: https://panelpicker.sxsw.com/ideas/147868.

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 3,5 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Natura no Rock in Rio Brasil 2024

Participantes do VEM desembarcam em Curitiba para o maior festival de música católica do Brasil

Inscrições gratuitas para assistir às apresentações dos selecionados e aos shows de Padre Reginaldo Manzotti, bandas Anjos de Resgate e Gerados pela Imaculada, na plateia estão abertas

Os 16 selecionados para a 4a edição do VEM - Voz, Evangelização e Música vão desembarcar em Curitiba (PR) na próxima terça-feira (20), para a fase reality show do Festival. Juntos, viverão uma semana de intensa convivência, imersão musical e espiritual, antes de subirem ao palco. O maior festival de música católica do Brasil, que vai acontecer no fim de semana de 23 a 25 de agosto, será aberto ao público. As inscrições gratuitas para assistir aos shows na plateia estão abertas e podem ser feitas pelo site do VEM: https://vemfestival.com.br. As vagas são limitadas.

Os participantes tiveram as músicas escolhidas entre 351 canções inéditas inscritas para a edição de 2024 e vão apresentar as composições no auditório da Associação Evangelizar É Preciso, organizadora da mostra, com o apoio de banda e coro de nove vozes. "Será um espetáculo artístico e visual inédito. Para a edição deste ano, planejamos um palco com estrutura de mais de 125 metros de painéis e piso de LED, que vão proporcionar uma experiência única de cores e efeitos para a plateia, além da altíssima qualidade das composições e dos artistas selecionados", adianta o produtor do VEM, Jefferson Genta.

Neste ano, o VEM tem representantes de 11 estados brasileiros, que ganharam as passagens e estadia para a etapa eliminatória do reality show. Na sexta-feira (23), oito selecionados vão se apresentar e outros oito sobem ao palco no sábado (24). Dos participantes, seis serão classificados para a final, marcada para dia 25, que irá premiar os escolhidos em três categorias: Melhor Intérprete, Melhor Composição e Voto Popular.

O cantor Junio Pessoa vai percorrer uma distância de 3.000 km para participar do VEM. Ele é de Abreu e Lima (PE) e foi semifinalista do Festival em 2022. “Dessa vez vai ser ainda mais lindo, porque teremos a participação do coro de nove pessoas. Tenho certeza de que vai ficar incrível a harmonia. Sair do Nordeste para ir a um lugar lindo como o Paraná e experimentar o friozinho também será muito bom”, brinca.

A cantora e compositora Ely Policarpo, de São Gabriel do Oeste (MS), também já está de malas prontas. “Estou muito feliz. É um sonho grandiosíssimo participar do maior festival de música católica do Brasil. Estou muito grata por poder vivenciar tudo que esse festival vai me proporcionar, porque tenho certeza de que vai transformar minha vida”, declara.

Representando a Diocese de Joinville (SC), o catarinense Lucas Eduardo, também se prepara para mostrar seu talento para todo o Brasil, depois de se inscrever para as outras três edições do VEM. “Neste ano, havia um diferencial, que é o tema ‘Jesus das Santas Chagas’. Eu não tinha nenhuma canção pronta e pedi a inspiração para Deus. Ele ouviu minha oração e, na Semana Santa, compus a música ‘Chagas do Amor’, que fala do amor de Jesus, de nos salvar apesar de todas as nossas falhas”, lembra.

Além de participantes de outros estados, quatro paranaenses estão entre os selecionados para o VEM 2024. Entre eles, a dupla Novo Sentido, de Ponta Grossa (PR), composta por Gilmar Guedes e Marcio Araújo. Os músicos, que atuam no movimento Jovem de Retiros, projeto da Diocese da cidade, vão apresentar um rap católico no Festival. “Estou muito feliz e grato a Deus por estar vivendo este sonho que é o VEM. Eu quero honrar a responsabilidade que Ele me deu, de evangelizar por meio do rap. Minha expectativa para esses dias de retiro é viver a oração e a unidade junto com os meus irmãos e irmãs que estarão presentes e viver a alegria e as maravilhas deste festival”, afirma Marcio.

Com seus talentos e histórias de superação e fé, os selecionados para o Festival VEM irão concorrer a premiações inéditas na edição de 2024. O vencedor da Melhor Composição fará uma viagem peregrinação internacional com acompanhante e todas as despesas pagas, além de ter a oportunidade de gravar a música vencedora com a participação especial do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Associação Evangelizar É Preciso.

O Melhor Intérprete receberá um videoclipe produzido pela TV Evangelizar e fará uma apresentação no palco do Evangelizar Fortaleza, o maior evento católico do Brasil, que deu ao Sacerdote o título de “Padre que arrasta multidões”. O vencedor do Voto Popular terá seis meses de orientação vocal e seis meses de assessoria em marketing digital voltado à indústria musical. Além dos prêmios, os três vencedores terão suas músicas gravadas e produzidas em estúdio.

Serviço
VEM - Voz, Evangelização e Música
Datas: 23, 24 e 25 de agosto, às 19h.
Local: Auditório Jesus das Santas Chagas - Praça Senador Correia, 55 - Centro
Formulário de inscrição: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=PTHBaxUet0K883LFoINC8eFnKvv7_xJCu2hgJPtdKBVUNlg0R1BPNkhWWUcwV0kyTzE2TzMyVEtaRC4u

Conheça o line-up e a programação completa do Festival Paulo Leminski 80 Anos, que ocorrerá no dia 24 na Pedreira

Festival de música que homenageia Paulo Leminski, bem no dia em que o poeta e compositor completaria 80 anos, contará com grandes nomes da música nacional e local, além de lançamento de livros, poetry slam, oficinas artísticas e variadas atrações culturais

Festival de música que homenageia e comemora os 80 anos de Paulo Leminski contará com grandes nomes da música nacional e local (Créd. Reprodução)
O legado de Paulo Leminski para a cultura curitibana, a literatura e a arte brasileira é inegável. Escritor, poeta, músico, crítico literário, jornalista, publicitário, tradutor e professor, o multiartista, por conta de suas múltiplas características, ficou conhecido como o “poeta pop”, por ter melhor compreendido a linguagem do seu tempo e inspirado milhares de profissionais da arte no Brasil e, até mesmo, no mundo. No próximo dia 24 de agosto, Leminski completaria 80 anos e, para comemorar, o Instituto Paulo Leminski promove o Festival Paulo Leminski 80 Anos, com grandes nomes da música no maior palco aberto da América Latina, na Pedreira Paulo Leminski, a partir das 15h, em um espaço de música, arte e natureza que leva o seu próprio nome. Os últimos ingressos estão disponíveis por meio de lista de espera no Shotgun, com valores a partir de R$ 80 (meia-entrada lote 4), mais taxa.

Na programação musical, grandes nomes locais e nacionais que contam em seus trabalhos com a influência e inspiração do grande Leminski. A programação será aberta com A Banda Mais Bonita da Cidade, que promete um show emocionante com músicas do seu novo álbum, além das suas clássicas como "Se eu Corro", "Uma Atriz", "A Balada da Contramão" e o maior sucesso da banda “Oração”, bem como uma homenagem surpresa para Leminski. Na sequência, sobem ao palco o Slam das Gurias, movimento conhecido pela impressionante batalha de poesias faladas com recorte de gênero, sempre promovendo o protagonismo feminino por meio de uma competição poética, com muita referência à poesia popular de Leminski. O cantor, músico, compositor e escritor Vitor Ramil também sobe ao palco da Pedreira para homenagear um dos seus ídolos da escrita. Ramil possui diversos prêmios da música brasileira, com nove álbuns lançados em sua carreira, também gravou e musicou vários poemas dos maiores nomes da poesia brasileira, entre eles do próprio Paulo Leminski, que apresentará em seu show. Ele contará com a participação especial da cantora Juliana Cortes, um dos principais nomes no Brasil do jazz experimental da atualidade, em que mistura pop e música latina. Na abertura do último álbum da cantora intitulado “Gris”, a canção “Uma Carta uma Brasa Através”, composição de Vítor Ramil sobre um poema de Paulo Leminski, deverá ser um dos pontos marcantes do show.

Não tem como homenagear o poeta curitibano sem a participação da banda Blindagem. Fundada em 1975, o grupo ganhou novos rumos com a entrada de Ivo Rodrigues, que levou para a banda suas parcerias autorais com Paulo Leminski. Composta hoje por Alberto Rodrigues (guitarra/voz), Paulo Juk (baixo), Paulo Teixeira (guitarra/voz), Ruben Romero (bateria) e William Vox (voz/violão), em seu show de homenagem, muitas histórias serão contadas, como recordações de trabalhos como o primeiro LP, recheado de músicas de Ivo e Leminski, os destaques e a ascensão nacional, bem como gravações, como a música “Marinheiro”, que estourou em todo o país. E para abrilhantar ainda mais a homenagem musical, a banda Blindagem receberá com muita honra a cantora Rogéria Holtz, reconhecida nacionalmente por sua técnica e estilo vocal refinado, sempre buscando ser intérprete de versos de paranaenses, entre eles, de Leminski e Alice Ruiz. Além de fazer backing vocal no Leminskanções, gravou “Filho de Santa Maria” e “Hoje tá tão bonito”, composições do poeta. Quem também participa do show com a banda “Blindagem” é o cantor Gabriel Teixeira, filho de Paulo Teixeira, guitarrista da banda, que foi o diretor musical do espetáculo “Por um Lindésimo de Segundo”, que foi uma homenagem à vida e obra de Leminski com grande sucesso de público. Além disso, Gabriel Teixeira conviveu com o poeta, tendo seus primeiros acordes presenciados por ele.

E é claro que Leminskanções não poderia estar fora do line-up do Festival Paulo Leminski 80 Anos. O projeto é uma das mais preciosas compilações da obra de Leminski, idealizado e produzido por nada mais, nada menos, que sua filha, a também escritora, compositora e produtora Estrela Leminski. O disco, que foi lançado em 2014 com muito sucesso, é um espetáculo musical com algumas das mais belas canções do também compositor, com interpretações de Estrela, Téo Ruiz (guitarra, voz e produção executiva), Ruan de Castro (guitarra), Douglas Vicente (bateria) e Gustavo Slomp (baixo), além de participações de nomes como Arnaldo Antunes, Serena Assumpção e Swami Jr. O show será uma celebração mais do que especial dos 10 anos do disco, além de uma forte comemoração da existência de Paulo Leminski. E, para dar ainda mais poder para essa fantástica homenagem, Estrela Leminski convidou o cantor Zeca Baleiro, que participou do projeto com a canção “Se Houver Céu”. Ganhador de nove Grammys Latinos e diversos prêmios da música brasileira, sempre teve em Paulo Leminski uma das suas inspirações. O cantor e compositor conheceu as obras do poeta ainda adolescente e, hoje, também se tornou escritor e cronista, por meio dessas influências.

Um dos maiores nomes da música brasileira, com um dos principais sucessos de sua carreira homenageando Leminski, o músico Paulinho Boca de Cantor, um dos fundadores do grupo de MPB “Novos Baianos” é presença confirmada. Em 1981, lançou o seu segundo álbum solo “Valeu”, que leva o nome de uma das canções de autoria de Paulo Leminski em sua obra, que é uma celebração da vida e da resiliência humana, mesmo diante dos percalços. Além de destacar músicas deste e de seus outros seis discos, no repertório do show ele apresentará músicas dos “Novos Baianos”, em uma celebração pela vida de Leminski, recordando de uma era de resistência, em que compartilharam um Brasil de luta pela liberdade por meio da arte. E finalizando a noite, quem sobe ao maior palco aberto da América Latina é o músico, poeta, compositor e artista visual, Arnaldo Antunes, um dos 100 maiores artistas da música brasileira segundo a Revista Rolling Stone, com dezenas de premiações e mais de 22 livros publicados. Com uma trajetória que se encaixa perfeitamente com as obras de Leminski, foi ele quem deu a voz de sucesso para a canção “Luzes”, com música e letra do poeta curitibano, ganhando projeção nacional e internacional. Por meio dessa influência artística, Arnaldo Antunes trará para o Festival Paulo Leminski 80 Anos um legado de mais de 40 anos de história na MPB, em um show especial com sua banda, tendo no repertório clássicos de sua carreira e homenagens ao “poeta pop”.

Nos intervalos dos shows musicais, a programação ainda contará com a discotecagem de dois dos principais DJs de brasilidades e músicas de resistência da região, a DJ Mitay, com seus sets repletos do Rap e do R&B, sem deixar de lado o funk e o afrobeats, mostrando toda a sua versatilidade musical, e do DJ Gil Preto, residente e criador do selo coletivo Brasilidades, conhecido por sua ampla e frequente pesquisa da atual música popular brasileira, com seus sets que proporcionam uma viagem musical por todos os cantos do Brasil, mesclando ritmos regionais com clássicas músicas de samba, tropicália, carimbó, soul music e rock nacional.

Lançamento de livros, oficinas infantis, espaços artísticos e gastronomia

Outras vertentes artísticas, além da música, farão parte do Festival Paulo Leminski 80 Anos. Estão programados quatro grandes lançamentos editoriais durante o evento: um da ilustradora Juliana Mota, que lança a obra “Instantes”, com poemas infantis de Paulo Leminski, pela Editora Saraiva Educação; do também ilustrador Marcio Levyman, que apresenta o seu livro infantil “A Lua no Cinema”, pela Editora Ficções; a nova edição de “Metaformose - Uma Viagem pelo Imaginário Grego”, com prefácio de Eduardo Jorge de Oliveira, pela Editora Iluminuras; e da publicação da Revista Pernambuco - Especial Paulo Leminski, organizada por Mario Hélio.

Para as crianças, haverá Oficinas Infantis de Poesia e Colagem com a ilustradora Juliana Mota. A ideia é também proporcionar para as famílias um dia de formação de plateia, formação de leitores e de público de artes, fazendo com que as crianças possam ter experiências com as palavras e, também, com as artes visuais.

Além disso, dois espaços serão destacados no “Festival Paulo Leminski 80 Anos”, o “Espaço SESC”, com apresentações e ações das dezenas de atividades artísticas desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio, bem como um “Espaço Gastronômico”, com várias operações gastronômicas de estabelecimentos de Curitiba.

Confira as novidades e informações gerais sobre o “Festival Paulo Leminski 80 Anos”, por meio do Instagram @pauloleminskioficial, pelo Facebook.com/leminski e pelo site www.pauloleminski.com.br. O evento é uma realização do Instituto Paulo Leminski com a Whois Produções, e tem patrocínio da ITAIPU Binacional, do Banco do Brasil e do Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução, apoio cultural da Fecomércio PR, do Sesc Paraná, bem como apoio da Cerveja Amstel, da Universidade Positivo, da Unimed Curitiba, do A Caiçara e do Di Paolo Curitiba. A classificação é livre, com menores de idade apenas acompanhados de pais ou responsáveis legais. Ingressos pelo Shotgun.

Confira as apresentações:

A Banda Mais Bonita da Cidade
Slam das Gurias
Vitor Ramil convida Juliana Cortes
Dj Gil Preto
Blindagem convida Rogéria Holtz e Gabriel Teixeira
Leminskanções convida Zeca Baleiro
Dj Mitay
Paulinho Boca de Cantor canta Novos Baianos
Arnaldo Antunes

Serviço:
Festival Paulo Leminski 80 Anos
Data: 24 de agosto
Local: Pedreira Paulo Leminski (Rua João Gava, 970 - Abranches)
Horário: a partir das 15h
Ingressos: Por meio de lista de espera, a partir de R$80 (meia-entrada lote 4) pelo Shotgun
Rede social: @pauloleminskioficial e Facebook.com/leminski
Site oficial: www.pauloleminski.com.br
Patrocínio: ITAIPU Binacional, Banco do Brasil e Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução
Apoio Cultural: Fecomércio/PR e Sesc Paraná
Apoio: Cerveja Amstel, Universidade Positivo, Unimed Curitiba, A Caiçara e Di Paolo Curitiba

Sugestões de palavras-chave: Paulo Leminski, Festival Paulo Leminski, Instituto Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, poesia, cultura, literatura, Estrela Leminski, Leminskanções Paulinho Boca de Cantor, Zeca Baleiro, Pedreira Paulo Leminski, Blindagem, A Banda Mais Bonita da Cidade, Pedreira Paulo Leminski, Itaipu Binacional, Banco do Brasil, Curitiba

Morretes Chef – Festival gastronômico ocorre em outubro com novo formato e dois dias de abertura marcados por atividades culturais

Com curadoria do premiado Chef Celso Freire, evento reúne grandes nomes da gastronomia paranaense, que irão assinar entradas exclusivas disponíveis em 10 restaurantes da cidade litorânea

Morretes recebe de 12 de outubro a 3 de novembro a quarta edição do Morretes Chef, que reunirá 10 criações de renomados chefs do Paraná (Créd. Prefeitura de Morretes)
Foi dada a largada para a nova edição do Morretes Chef, principal festival gastronômico do litoral paranaense. Por meio de um café da manhã com a participação dos chefs e restaurantes convidados, o evento anunciou a data de sua quarta edição, que retorna após uma pausa devido à pandemia, com data de realização de 12 de outubro a 3 de novembro.

À convite do Chef Celso Freire, curador do evento, 10 grandes nomes da gastronomia paranaense têm o desafio de criar pratos de entrada com base em ingredientes nativos de Morretes, que serão disponibilizados em 10 restaurantes da cidade serrana, valorizando o grande astro da região: O Barreado. O objetivo é de, além de estimular o consumo das matérias primas regionais, fomentar o turismo e promover a troca de experiências entre os profissionais convidados e os estabelecimentos.

Para inspirar e ajudar no processo de criação, durante o café da manhã, os Chefs receberam uma caixa repleta de produtos típicos da região.

A quarta edição do Morretes Chef contará com os chefs André Pionteke (Kitsune), Claudia Dotti (Rosa Thai Gastronomia), Claudia Krauspenhar (K.asa Restaurante), Danilo Takigawa (Asu Restaurante), Eduardo Richard (Lemí Gastrobar), Fredy Ferreira (A Caiçara Cozinha Litorânea), Hermes Custódio (Gianttura Ristorante), Ivan Lopes (Coin), Lucas Amaral (Emy by Kazuo) e Rafael Krieger (Antonina 336).

Os restaurantes que receberão os profissionais convidados, que atuarão juntos na produção dos pratos de entrada exclusivos são: Bistrô da Vila, Casa do Rio, Casarão Morretes, Hakuna Matata, Madalozo, Nhundiaquara, Olimpo, Ponte Velha, Villa Morretes e Terra Nossa.

“O Morretes Chef é um tesouro. Um evento que ocorre em uma cidade histórica bem no meio de uma das matas mais lindas do mundo, com uma produção rural incrível e uma gastronomia que aproveita o melhor de cada alimento deste grande quintal. Um potencial fervoroso para que os chefs convidados possam criar seus pratos e, ainda, promovendo um encontro construtivo desses profissionais premiados com os restaurantes morretenses, em um verdadeiro intercâmbio de sabores”, explica o Chef Celso Freire.

Em café da manhã promovido pelo curador, o Chef Celso Freire, em seu espaço gastronômico, chefs de donos de restaurantes de Morretes trocaram ideias (Créd. Max Santos)
Valorizando o barreado e a gastronomia do litoral

Visando valorizar ainda mais a cultura, a gastronomia e as matérias primas regionais, o Morretes Chef contou com algumas adaptações para sua quarta edição. Serão produzidos e assinados pelos Chefs convidados, 10 entradas especiais que servirão até duas pessoas, que também serão oferecidas gratuitamente para os clientes que adquirirem como prato principal o Barreado, ou ainda pratos principais específicos com frutos do mar, dos restaurantes.

“Como o grande astro da gastronomia da nossa cidade é o Barreado, este novo formato do Morretes Chef, além de valorizar o nosso prato típico, é uma forma fantástica de darmos boas-vindas para as pessoas que estão aproveitando a culinária morretense e do nosso litoral, oferecendo as criações de entradas gratuitas assinadas pelos renomados Chefs”, comenta Carmem Maria Matsumoto, presidente do Morretes Convention Bureau. Em dezembro de 2022, o Barreado recebeu o selo de Indicação Geográfica, o de número 100 do Brasil, por meio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Edição de 2024 quer valorizar o grande prato principal da cidade, o Barreado, que recebeu selo de Indicação Geográfica número 100 no Brasil (Créd. Morretes Chef)
Festival de Abertura do Morretes Chef contará com dois dias de música,
aulas-show, atividades culturais e atrações para as crianças

Outra grande novidade na quarta edição do Morretes Chef será um grande festival de abertura, durante os dias 12 e 13 de outubro, com atrações para toda a família. Estarão na programação, shows musicais de Jazz, Chorinho e MPB, exposições fotográficas e artísticas, além de atividades culturais e de recreação para as crianças. E, claro, para os apaixonados por gastronomia, aulas show conduzidas pelos Chefs, em que poderão aprender a preparar os pratos de entrada oferecidos pelos restaurantes participantes.

“Essa é mais uma grande novidade para a quarta edição do Morretes Chef. O evento, que foi sucesso em suas três primeiras edições, quer celebrar a cultura, a arte, a gastronomia e as matérias primas dessa encantadora cidade turística, com música, ações culturais e interações do público com os Chefs, em uma programação de aulas-show, para que as pessoas possam preparar os pratos também em casa, fomentando ainda mais o uso dos ingredientes regionais. Serão dois dias de atividades para toda a família”, explica Marcus Andreoli, produtor e idealizador do Morretes Chef.

Além disso, dentro de sua programação, o evento promoverá, em parceria com o Morretes Convention e Visitors Bureau e a Secretaria de Cultura e Turismo de Morretes, ações educativas em escolas públicas locais, para que os estudantes possam valorizar cada vez mais a gastronomia, as matérias primas e a cultura regional. “Esse é o nosso intuito com o Morretes Chef, fazer com que todos valorizem essa riqueza cultural e natural que é Morretes, tanto os turistas, os chefs paranaenses, os comerciantes, os estudantes e toda a população morretense”, finaliza Andreoli.

Os pratos estão sendo preparados e criados pelos Chefs e deverão ser divulgados em breve. O Morretes Chef tem realização do Ministério da Cultura - Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Sanepar e da Copel - Pura Energia, além de apoio do Morretes Convention Bureau.

Acompanhe mais informações e as novidades por meio do site www.morreteschef.com.br, ou ainda pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @morreteschef e pelo Facebook.com/morreteschef.

Confira a relação dos Chefs e os restaurantes em que participarão:

Chef André Pionteke (Kitsune) - Restaurante Casarão
Chef Claudia Dotti (Rosa Thai Gastronomia) - Villa Morretes
Chef Claudia Krauspenhar (K.asa Restaurante) - Bistrô da Vila
Chef Danilo Takigawa (Asu Restaurante) - Restaurante Casa do Rio
Chef Eduardo Richard (Lemí Gastrobar) - Hotel e Restaurante Nhundiaquara
Chef Fredy Ferreira (A Caiçara Cozinha Litorânea) - Restaurante Ponte Velha
Chef Hermes Custódio (Gianttura Ristorante) - Restaurante Terra Nossa
Chef Ivan Lopes (Coin) - Restaurante Pousada Hakuna Matata
Chef Lucas Amaral (Emy by Kazuo) - Olimpo Restaurante
Chef Rafael Krieger (Antonina 336) - Restaurante Madalozo

Serviço:
4º Morretes Chef
A Festa da Gastronomia Local está de Volta!
Data: De 12 de outubro até 3 de novembro de 2024
Local: Morretes - Paraná (verifique restaurantes participantes)
Festival de Abertura: 12 e 13 de outubro
Mais informações pelo site www.morreteschef.com.br
Realização: Ministério da Cultura | Governo Federal
Patrocínio: Sanepar e Copel - Pura Energia.
Apoio: Morretes Convention Bureau
Instagram: @morreteschef
Facebook: Facebook.com/morreteschef

III Festival de Cinema de aventura, via ao ar livre e natureza começou nesta terça-feira

O Mata Atlântica Ecofestival, anuncia os 19 filmes selecionados para serem exibidos no, nos próximos dias 13, 14 e 15 de agosto, às 19h, na cinemateca de Curitiba. Os filmes, de super curta, curta e média metragem, foram inscritos por produtores e filmmakers do mundo todo através da plataforma filmfreeway e passaram pela curadoria do evento.Foram mais de 1090 filmes inscritos, de 33 países. Os filmes também poderão ser vistos no Coreto do Passeio Público diariamente.

Confira a lista dos 19 selecionados:

- Bike Congelante - Brasil

Direção: Nata Giacomozzi

Produção: Nata Filmes

- The Wes Side - Brasil

Direção e Produção: Tiago Azzi

- Raizes - Eu deixo e recebo um tanto - Brasil

Direção Andrômeda Oliveira e Brunno Magalhães

- Iquique, Brasil

Direção: Henrique Daniel

- By The MIdnight Sun, Estados Unidos Direção: Luke Seile

- Sempa, Uganda

Direção: Jonathan Benaiah

- Legacy, Brasil

Direção: Luiz Fabiano Pinheiro

- 33 segundos, Brasil

Direção: Binho Benvenutti

- Reinchantment, Espanha

Direção Alexia Kraft de la Saulx

- Ipar, França

Direção: Damien Roussel

- Rio De Olhares Unicos, Brasil

Direção: Rafael Duarte

- O Ciclista e a Arte da Aventura, Brasil Direção: Rodrigo Bruschz das Neves

- Des Equilibres, França

Direção: Antoine Mesnage

- Volcanico, Estados Unidos

Direção: Luke Seile

- Finas Paredes, Brasil

Direção: Andrômeda Oliveira, Brunno Magalhães

SERVIÇO

Mata Atlântica EcoFestival

Data: 01 a 15 de agosto

Local: Litoral, Serra do Mar, Grande Curitiba e Campos Gerais

Instagram: @mataatlanticaecofestival

Site: www.mataatlanticaecofestival.com.br

REGGAE DAY FESTIVAL: UM DIA HISTÓRICO EM CURITIBA

fotos liberadas para divulgação - Armandinho, Djambi, Chimarruts, Maskavo, Tribo de Jah e Dazaranha. Crédito: Divulgação Reggae Day Festival

“O festival, que vai resgatar as boas vibrações dos grandes eventos dos anos 90, vai reunir grandes nomes do reggae brasileiro, no próximo dia 31 de agosto, na Arena White Hall. Estão escalados para a edição de estreia: Armandinho, Chimarruts, Maskavo, Dazaranha, Tribo de Jah e Djambi”.

Já imaginou juntar Armandinho, Dazaranha, Chimarruts, Maskavo, Tribo de Jah e Djambi? Essa vai ser a energia da primeira edição do Reggae Day Festival, uma celebração que promete resgatar a vibe dos grandes festivais do gênero nos anos 90 e que certamente vai entrar para a história. Com realização da Prime, as boas sensações, que só o reggae proporciona, vão prevalecer no dia 31 de agosto, numa megaestrutura ao ar livre, montada na Arena White Hall (R: Dino Bertoldi, 740). Com seis shows e um sábado inteiro de muita música, as apresentações começam cedo: os portões vão abrir às 14h e os shows têm início às 15h.

A levada regueira vai tomar conta do festival, que tem um único objetivo: resgatar e perpetuar a tradição. A edição do Reggae Day Festival vai entregar serviço completo para quem busca diversão e comodidade. Além de shows inesquecíveis, o evento oferece diferentes formatos de experiências ao público. A estrutura será composta por bares e áreas de alimentação com várias opções com foodtrucks distribuídos em três setores – Pista, Área Vip e Bistrô.

Os ingressos estão à venda e custam a partir de R$110,00 (meia-entrada) + taxa adm, de acordo com o setor. A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. INGRESSO SOCIAL – doares de 1kg de alimento não-perecível, possuem 50% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento e as doações serão recebidas por entidades específicas a serem cadastradas e definidas. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Os ingressos podem ser adquiridos online pelo site www.blueticket.com.br e através dos postos de venda credenciados conforme divulgação oficial.

ARMANDINHO
“Fazer uma casinha no alto do morro, é tudo o que eu pedi pra Jah. Sair dessa cidade, soltar o meu cachorro, fugir da Babilônia”. É com esse mote que o cantor brasileiro Armandinho, desde 2002, convida e atrai multidões com uma energia especial.

E para o show, Armandinho (voz, violão e guitarra) não vem sozinho: chegará acompanhado por sua banda, formada por João Coiote (voz e violão), Gordo Lopes (percussão), Lúcio Dorfman (teclados), Pedro Porto (baixo), Vini Bondan (bateria),
Luciano Granja (guitarra) e Renato Batista (trompete).

No repertório, as canções que o público ama, como “Desenho de Deus”, “Outra Vida”, “Casinha” e “Ana Lua”, que representam as mais de duas décadas de carreira e se transformaram em hits consolidados. Seus shows são considerados como uma fonte de energia positiva, sempre com muita dança e com um coral de um público fiel, desde a América Latina, Europa até a Oceania.

O cantor, nascido em Porto Alegre/RS, sempre foi apaixonado por música e desde a infância traz o reggae propagado por Bob Marley como o fio condutor, mas não limitador, de sua arte. Armandinho tem o seu conceito baseado na mistura musical e histórica entre as culturas latina e jamaicana e nas mensagens de amor, leveza, valorização e proteção à natureza. Como resultado, a sonoridade única de Armandinho cria uma amálgama entre elementos do rock, do reggae, do samba e da MPB. Considerado um dos maiores cantores do Brasil, Armandinho oferece ao
público uma viagem sonora com muitas histórias de amor, mar, sol e celebração à vida.

Dazaranha

Os catarinenses do Dazaranha vão ser os responsáveis por compor, do jeito que só eles sabem fazer, a surf music. Com muita percussão, o toque característico do violino e letras que representam o melhor da cultura de Florianópolis, a banda, formada pelos músicos Chico Martins, Moriel Costa, Gerry Costa, Fernando Sulzbacher, Adauto Charnesky e JC Basañez, mostra a cada acorde o motivo de ser uma das mais tradicionais do país quando o assunto é reggae.

Ao longo de seus mais de 30 anos de história, o Dazaranha viu seu trabalho extrapolar as barreiras geográficas catarinenses, com o sucesso “Vagabundo Confesso”, gravado por diversos cantores.

Mas os músicos comprovaram não ser uma banda de um sucesso só: cultuado até hoje pelos fãs de diferentes gerações, o primeiro disco, “Seja Bem Vindo”, sempre é lembrado nos shows. Nesta trajetória de sucesso, ainda estão as composições dos discos que vieram depois, inclusive o mais recente, “Deixa Acontecer”, que foi gravado em parceria com Vitor Kley.

Chimarruts

Outra banda que é do Sul e chega para abrilhantar o festival é o Chimarruts. O grupo, que surgiu de um sonho de fazer música de qualidade e que toque o coração das pessoas, chega com Rafa Machado (vocal e violão), Nê (vocal, flauta quena e harmônica), Emerson Alemão (baixo), Sander Fróis (guitarra), Rodrigo Maciel (guitarra), para reforçar que o Reggae Day Festival já está fazendo história.

Com uma trajetória de sucesso no reggae brasileiro, o grupo é reconhecido por hits mais dançantes e românticos. Por isso, sucessos como “Versos Simples” e “Do Lado de Cá” não ficarão de fora do repertório.

Maskavo
A positividade do Maskavo vem para somar ao dia de reggae que vai transformar a Arena White Hall. A banda, que elabora as idéias e as transforma em ritmos, letras e melodias, traz os hits “Um Anjo do Céu”, “Asas”, “Quando o Sol Nascer” e “Mais Linda”, que não devem faltar no repertório.

A formação atual do Maskavo é composta pelo guitarrista Prata, que está desde os primórdios, o vocalista Marceleza, entrou para o grupo em 1999, e o tecladista Felipe Passos, que entrou em 2005. Os integrantes mais novos são de São Bernardo do Campo e tocam juntos desde a adolescência, Vini Gomes na bateria e Alexandre Santos no baixo.

Tribo de Jah
A energia do reggae de São Luís, no Maranhão, conhecida como a Jamaica brasileira, vem no currículo de quase 40 anos de história da banda Tribo de Jah. O grupo, que surgiu do amor pela música que os integrantes descobriram ter, oferece um verdadeiro resgate na essência do reggae.

Formada por Fauzi Beydoun (Vocalista,Guitarra e Compositor), Pedro Beydoun (Guitarra base e vocal), Netto Enes (Guitarra), Aquiles Rabelo (Baixo), João Rodrigues (Bateria) e Rafael Labate (Teclados), a banda pioneira no reggae brasileiro traz sucessos como “Regueiros Guerreiros”, “Não basta ser rasta”, “Uma onda que passou” e “Ruínas da Babilônia”.

Djambi

Para completar o line-up com chave de ouro, o Djambi é que representa o Paraná no festival. A banda curitibana com mais de 25 anos de carreira, que é considerada um dos alicerces do reggae nacional, vai reunir seus grandes hits, como “Barca Pra
Ilha”, “Keep This Feeling” e “Guia”.

O grupo, formado por Rodolpho Xaba (vocal), Denis Barbosa (guitarra), Beto Siri (teclado), Maurício Nassar (bateria) e Marcelo Nassar (baixo), tem como missão espalhar em suas letras reflexões positivas. A sonoridade combina o rock, o reggae, o ska e outros estilos musicais.

Serviço:
Reggae Day Festival Curitiba - Djambi, Armandinho, Chinarruts, Maskavo, Dazaranha e Tribo de Jah
Quando: 31 de agosto de 2024 (sábado)
Local: Arena White Hall (Rua Dino Bertoldi, 740,Tarumã)
Horário: portões abrem às 14h / shows começam às 15h
Ingressos: a partir de R$110,00 (meia-entrada) + taxa adm, de acordo com o setor. A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. INGRESSO SOCIAL – doares de 1kg de alimento não-perecível, possuem 50% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento e as doações serão recebidas por entidades específicas a serem cadastradas e definidas. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Vendas: Online: www.blueticket.com.br e através dos e nos postos de venda credenciados conforme divulgação oficial
Forma de Pagamento: Dinheiro, Pix e cartões de crédito/débito Elo, MasterCard, American Express, Visa, Diners Club e Hipercard.
Classificação etária: 18 anos
Informações para o público: @maisumadaprime
Realização: Prime

Filme curitibano, “Entrelinhas”: Cobertura social da pré-estreia

Estarão presentes o cineasta Guto Pasko, a produtora da GP7 Cinema, Andréia Kaláboa, e os atores Renet Lyon, Mauro Zanatta, Patrícia Saravy, Laís Cristina, Brenda Sodré. A verdadeira Ana Beatriz Fortes também irá prestigiar o evento.

Por favor, posso contar com sua presença?

Sinopse
1970. Beatriz, estudante brasileira de 18 anos é presa e torturada por dez dias pela ditadura militar acusada de pertencer a movimentos estudantis subversivos e a uma célula de uma guerrilha armada que luta contra o regime, a VAR-Palmares. Vencedor em cinco categorias no Festival Cine PE 2023: Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Montagem, Direção de Arte e Edição de Som.

Curitiba recebe festival de cinema universitário com sessões gratuitas na Cinemateca

48 curtas-metragens fazem parte da sétima edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro, que ocorre de 27 de agosto a 1º de setembro

Cinemateca de Curitiba - Cred Prefeitura de Curitiba, Divulgação
De 27 de agosto a 1º de setembro, Curitiba recebe a nova edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro, um evento que tem o objetivo de incentivar a produção e a cultura cinematográfica no país.

O festival, que está em seu sétimo ano, reunirá 48 curtas-metragens de estudantes de instituições de ensino superior de 14 estados brasileiros, sendo 15 produções paranaenses, que integram as duas mostras do Metrô: a Panorama e a Competitiva, com sessões gratuitas na Cinemateca de Curitiba. Os filmes premiados pelos jurados na mostra competitiva levarão o tradicional troféu Passagem para casa.

Além das exibições na telona, que contarão com debates e discussões com os espectadores, o evento ainda contará com oficinas com temas pertinentes ao universo da sétima arte, em que os responsáveis pelos projetos participarão, assim como o público, podendo receber consultorias, dicas e conselhos da equipe de profissionais.

“Recebemos inscrições de todo o Brasil e, após o processo de seleção pela nossa equipe de curadoria, chegamos nas produções que integram a programação da sétima edição do Metrô. Esses curtas-metragens têm em comum o anseio e o desafio de contar histórias, construir personagens e universos ficcionais, resultando em obras desafiadoras tanto no cinema mais experimental como no documental e na ficção. São obras que expõem para o público parte do cenário do cinema universitário brasileiro”, comenta Gabriel Borges, diretor artístico do Festival do Cinema Universitário Brasileiro.

Entre os curtas-metragens selecionados, estão produções que abordam temas sociais, como consciência ambiental, proteção à mulher, racismo, religião, entre outros, assim como obras de ficção.

Filme de abertura

'Meu Nome é Bagdá' - Filme de Abertura da sétima edição do Metrô - Cred Reprodução
A produção cinematográfica que abre a sétima edição de Metrô é o “Meu Nome é Bagdá” (2020 / São Paulo / 99’), da diretora Caru Alves de Souza, com exibição no dia 27 de agosto, às 19h. A cineasta, que também iniciou sua trajetória no cinema pela universidade, traz ao festival seu premiado e mais recente longa-metragem para dialogar com o público e os realizadores universitários presentes no festival.

“Meu Nome é Bagdá” gira em torno de uma skatista de 17 anos, Bagdá, que vive em um bairro da periferia da cidade de São Paulo. Junto com um grupo de meninos skatistas, a jovem passa boa parte do seu tempo com sua família e os amigos de sua mãe. Juntas, elas formam um grupo de mulheres pouco convencionais. Quando Bagdá encontra um grupo de meninas skatistas, sua vida muda.

A produção de Caru ganhou o Grande Prêmio de Melhor Filme no 70º Festival Internacional de Berlim. Além disso, o primeiro longa da cineasta, “De Menor” (2014), ganhou o Prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio.

Seminários e oficinas

Além das sessões, o Metrô também contará com mais uma edição da Oficina de Crítica Cinematográfica, que será ministrada pelo professor de filosofia, pesquisador, crítico e produtor cultural do Rio de Janeiro, Bernardo Oliveira. Os estudantes selecionados para a oficina, além de constituírem o Júri da Crítica e premiar um dos filmes da Mostra Competitiva, farão a cobertura crítica do festival, escrevendo texto sobre as produções, a serem publicados diariamente no site oficial e nas redes sociais do evento.

Destaque também para o MetrôLab, laboratório de projetos de curta-metragem, coordenado por Caroline Biagi e Henrique Santos, que fornece consultorias nas mais diversas áreas cinematográficas para estudantes que desejam transformar seus projetos em filmes; e para a oficina prática de Realização de Filmes contra o Baixo Astral, ministrada pelo cineasta William Biagioli, que consiste na realização de obras audiovisuais coletivas, a serem realizadas, editadas e finalizadas durante o próprio período do festival. Ainda haverá a Oficina de Audiovisual para adolescentes, ministrada pelo cineasta Evandro Scorsin, que tem como finalidade a realização de pequenos filmes.

Premiação

As produções escolhidas pelo Júri oficial do festival e pelo Júri Universitário na Mostra Competitiva, assim como o projeto vencedor do Metrô Lab serão revelados na cerimônia de encerramento do Metrô, no dia 1º de setembro, das 19h30 às 21h45. Ainda será apresentado um balanço da edição 2024, das atividades realizadas e uma sessão especial com os filmes produzidos nas oficinas.

A sétima edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro é realizada por meio da Lei Paulo Gustavo no Paraná. Acompanhe as novidades pelo site oficial: www.metrouniversitario.com.br ou pelas redes sociais: Instagram | @metrouniversitário

Programação

Sétima edição do Metrô ocorre de 27 de agosto a 1º de setembro na Cinemateca -
Cred Metrô, Divulgação
Confira os títulos e os horários das sessões das produções que fazem parte da Mostra Competitiva - as exibições são seguidas por debates com os idealizadores dos curtas :

Data: 28 de agosto | Horário: 19h30 às 21h45 | Competitiva 1 | Duração: 74’

- “Manchester” (Dir. Gabriel de Souza Vieira | Rio de Janeiro | UFF | 28 minutos)
Sinopse: Uma jovem detetive começa a se lembrar de um caso que ela nunca solucionou: Procurar um desaparecido em uma realidade virtual chamada Terceiro Mundo. Ela vaga como um fantasma por esse mundo seguindo um rastro sombrio.

- “Transurbano” (Dir. Francisco da Silveira | Paraná | UNESPAR | 04 minutos)
Sinopse: A cidade traz geometrias complexas, numa dinâmica similar a das nuvens e das galáxias. A sequência dos espaços é criada pela pertença dos vazios e dos cheios. Dentro de um nada, há também um todo, moldado em fragmentos que vão dando tons à forma com que percebemos essa cidade.

- “Casa 513” (Dir. Lívia Olivares | São Paulo | AIC | 08 minutos)
Sinopse: CASA 513 é uma antiga casa na cidade. Ela vive bem, com memórias dos bons momentos em que foi habitada, até conhecer seus novos moradores. Eles chegam com indiferença e a transformam em um depósito.

- “Sagrada Travesti do Evangelho” (Dir. Júlia F. Cândida | Goiás | IFG | 19 minutos)
Sinopse: Manuela anda tendo pesadelos terríveis. Ela suspeita que sua alma esteja morta. Talvez fazer um filme sobre isso resolveria?

- “Sombras de Macumba na luz da Memória” (Dir: Mysteryo | Rio de Janeiro | UFF | 15 minutos)
Sinopse: Entre páginas antigas da Hemeroteca, segredos enterrados emergem revelando um antigo Rio de Janeiro imerso em mistério e magia, onde sombras ecoam cantos luminosos e rituais ancestrais se eternizam.

(Na quinta-feira (29), às 14h30, a sessão da Competitiva 1 contará com recursos de acessibilidade, sendo LIBRAS e audiodescrição)

Data: 29 de agosto | Horário: 19h30 às 21h45 | Competitiva 2 | Duração: 76’

- “A Cachoeira dos Pássaros” (Dir. Thiago Pombo | Pernambuco | UFPE | 08 minutos)
Sinopse: Diversos passarinhos habitam uma região banhada por cachoeiras, porém um novo empreendimento pode trazer mudanças na dinâmica desse ecossistema

- “Cambiante” (Dir. Annah Hellena Sobral Carneiro de Souza | São Paulo | UAM | 10 minutos)
Sinopse: Íris tem tudo sob controle, ou pelo menos é o que ela acha. Durante um sonho, sua mente personifica essa autovigilância na forma de um patinho de borracha que a incentiva a buscar seu desejo inconsciente, no caso representado pela cor vermelha, numa busca de aceitação e honra de seu feminino.

- “Pisca-Pisca” (Dir: Alerrando Pelaes Marques, Ana Beatriz Costa de Souza, Fernando de Carvalho Vaz, Gustavo Almeida dos Anjos, Deivid Souza Brazão, Ingrid Carol Maia dos Santos, Joabe Barata do Carmo, Maiane Estefany Rocha Fernandes, Manoel VIcente Cruza da Costa, Maria Fernanda Sanches, Zaquias dos Santos Pereira e Vitória Nascimento Farias | Amapá | Viração Educom | 17 minutos)
Sinopse: Neste documentário-cartográfico, jovens moradores de Ferreira Gomes, município rural amapaense que abriga 3 hidrelétricas, levantam depoimentos sobre o serviço de energia elétrica no Estado. Sob suas lentes, ângulos e olhares, os jovens narram a realidade de conviver com a falta de energia num lugar onde o abastecimento deveria ser constante.

- “Próxima Parada” (Dir. Daniella Shizuko, Marina Sartoreli, Ph Ribas e Sal Galarça | Paraná | UNESPAR | 05 minutos)
Sinopse: Documentário sobre os ônibus de Curitiba onde através de experimentação visual e sonora o filme transmite a realidade do transporte coletivo e sua relação com os usuários.

- “Página Três” (Dir. João Pedro Diniz | Minas Gerais | PUC Minas| 16 minutos)
Sinopse: De castigo em casa, Vanessa está entediada, sua mãe tem a solução…

- “Os Sonhos Guiam” (Dir. Natália Tupi | São Paulo | AIC | 20 minutos)
Sinopse: O filme retrata as experiências espirituais de Mateus Wera, líder Guarani M'bya da Terra Indígena Jaraguá. Seus sonhos são portais para o mundo espiritual, conectando-o ao seu irmão e guiando suas lutas pela preservação cultural e territorial de seu povo.

(Na sexta-feira (30), às 14h30, a sessão da Competitiva 2 contará com recursos de acessibilidade, sendo LIBRAS e audiodescrição)

Data: 30 de agosto | Horário: 19h30 às 21h45 | Competitiva 3 | Duração: 72’

- “As Janelas me Diziam que os Carros Cor de Lembrança Ainda Percorriam as Movimentadas Ruas do Esquecimento” (Dir. Guilherme Freitas | Paraná | UNESPAR | 22 minutos)
Sinopse: Cápsula temporal de memórias e fragmentos que atravessam mais de 20 anos. Coletadas, montadas e apresentadas em três capítulos representando três fases diferentes na vida de um estudante de cinema e seu cotidiano na cidade de Curitiba.

- “Cecilia” (Dir. Sofia Werlang | Rio de Janeiro | UFF | 13 minutos)
Sinopse: Cecília, conflitante, demonstra atração e busca entender seu interesse romântico por sua melhor amiga Manu, que é a primeira mulher pela qual sente algo, no caminho encontra Alice que a ajuda a olhar a situação por uma outra perspectiva.

- “Ladeira Abaixo” (Dir. João Pedro Rodriguez | Paraná | UFPR | 12 minutos)
Sinopse: Antes do seu trabalho final, Parra acorda no centro acadêmico e descobre que João desapareceu. Com apenas 20 minutos, ele precisa encontrar o amigo para não reprovar na matéria do temido professor Ladeira.

- “Raiva - Coração” (Dir. Sarah Cafiero | Minas Gerais | PUC Minas | 05 minutos)
Sinopse: A narrativa de um sonho estranho se mescla com registros de sensações e sentimentos numa tentativa de gerar sentido a partir do caos.

- “Pálido Ponto Vermelho” (Dir. Kalel Pessôa, Lucas Chefe e Arthur Oliveira | Pará | UFPA | 20 minutos)
Sinopse: É 1991. Um estranho objeto de formato triangular feito de metal e carne humana aparece misteriosamente no campus de uma universidade. Porém, após um incidente envolvendo o “Obelisco Escarlate”, o caos começa.

Data: 31 de agosto | Horário: 14h30 às 16h30| Competitiva 4 | Duração: 75’

- “Néctar do Tempo” (Dir. Pedro Rodrigues | Bahia | UFRB | 14 minutos)
Sinopse: É um registro da vida cativante do Seu Paraíba um idoso apicultor, lançando luz sobre a sua jornada de dificuldades, até morar afastado da sociedade e desenvolver profundas conexões ao longo dos anos com as abelhas e a natureza.

- “Água Mole, Dedo Duro…”(Dir. Pedro Nascimento | Paraná | UEM | 04 minutos)
Sinopse: Uma garota encontra um objeto incomum enquanto pedala, desencadeando um teste à sua integridade. Isolada da civilização, sob um sol escaldante, ela vai descobrir o verdadeiro preço de suas vontades.

- “Cabeça de Boi” (Dir. Lucas Souto | Ceará | UFC | 18 minutos)
Sinopse: No interior do Ceará, a lenda local, Manel, desafia seu rival de anos, Tampinha, para um duelo. Maradona, dona do Bar Cabeça de Boi, oferece o local para sediar o evento. A comunidade local divide opiniões de quem merece ganhar. Afinal, Manel ou Tampinha vencerá o grande duelo?

- “Filme do Fulano” (Dir. Sidnei Junior | Santa Catarina | UNISUL | 15 minutos)
Sinopse: Fulano é um jovem que por muito tempo deixou a vida o levar, no trabalho como mascote de uma loja de colchão, nas suas convivências com os outros, mas quando dois ladrões entram em sua casa, ele acaba descobrindo que não está só no mundo.

- “Combustão Espontânea” (Dir. Pedro de Lima | Paraná | PUCPR | 24 minutos)
Sinopse: Com o fim do ensino médio se aproximando, Mia, uma adolescente prodígio na área de exatas, sente dificuldades para equilibrar as expectativas que as pessoas ao seu redor têm a seu respeito com seus próprios desejos e aspirações para o seu futuro. Quando a pressão se torna grande demais, ela precisa resolver a questão mais difícil até então: Quem é Mia?

Data: 31 de agosto | Horário: 19h30 às 21h45| Competitiva 5 | Duração: 69’

- “Transa e Fronteira” (Dir. Nico Luna | Paraná | UNILA | 12 minutos)
Sinopse: Em registro de imagens e sons, jovem HIV+ conta sua experiência na fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai

- “Entre Sonhos e Barracos” (Dir. Arthur Quadra, Carol Alves, Gabriel Pimenta, Giovanna Moraes, Marcelle Won Held, Maria Julia Max, Micaella Matias, Tainá Lima | Minas Gerais | PUC Minas | 10 minutos)
Sinopse: Por meio de registros de um dia na Ocupação Maria do Arraial, o documentário apresenta o cotidiano daqueles que tomaram a decisão de dar vida a um prédio abandonado no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

- “A Agente” (Dir. Pedro Keizo Miyoshi | Mato Grosso do Sul | UFMS | 11 minutos)
Sinopse: Célia é uma agente de saúde pra lá de dedicada que atua na prevenção da Dengue nas casas da capital sul-mato-grossense. Empenhada em vistoriar todo o bairro, a agente se vê frustrada ao não conseguir permissão para cumprir a última casa que lhe falta. Obstinada, Célia tentará de tudo para executar seu serviço e aniquilar qualquer indício do mosquito.

- “Agarra” (Dir. Clara Estolano | Minas Gerais | UFJF | 05 minutos)
Sinopse: Um casal de jovens sai de uma festa junina para viver um momento fantástico, na floresta, sob a lua cheia.

- “Carcinização” (Dir. Denis Souza | Rio Grande do Sul | UFPel | 10 minutos)
Sinopse: Três amigos estão passando por mudanças em suas vidas. Liz quer mudar o estilo de música que toca, Mari quer trancar a faculdade e P1 quer virar um caranguejo.

- “Sorriso Amarelo” (Dir. Giulia Maria Roberta | Paraná | UNESPAR | 20 minutos)
Sinopse: Após terminar um relacionamento, Rita reencontra velhos amigos e tenta por em dia as mudanças de sua vida.

Confira as produções da Mostra Panorama - as exibições são seguidas por debates com os idealizadores dos curtas:

Data: 28 de agosto | Horário: 16h às 18h| Panorama 1 | Duração: 74’

- “Rainha Pam”(Dir. Jackson Lemes da SIlva | Distrito Federal | UnB | 22 minutos)
Sinopse: Célia é uma agente de saúde pra lá de dedicada que atua na prevenção da Dengue nas casas da capital sul-mato-grossense. Empenhada em vistoriar todo o bairro, a agente se vê frustrada ao não conseguir permissão para cumprir a última casa que lhe falta. Obstinada, Célia tentará de tudo para executar seu serviço e aniquilar qualquer indício do mosquito.

- “Sobrecarga” (Dir. Leonardo Bassani | Paraná | PUCPR| 03 minutos)
Sinopse: Uma TV de tubo vibra com imagens, simbolizando uma mente à beira do colapso, a videoarte critica uma sociedade que glamouriza o caos mental, expondo a sobrecarga da saúde mental transformada em entretenimento.

- “Careta” (Dir. André Ferreira Diniz | Paraná | UNESPAR | 22 minutos)
Sinopse: A Terra está em seu fim. Foguetes tripulados são lançados diariamente ao céu em uma tentativa de fugir. Presos nesse mundo em seu fim, um grupo de jovens decide invadir a escola deles para gravar uma live durante uma estranha chuva que começa a cair sobre a Terra.

- “Rejunte” (Dir. Letícia Schevisbisky | Paraná | IFPR | 09 minutos)
Sinopse: Depois de terminar um relacionamento abusivo que durou quase dois anos com um homem mais velho, Helena se vê sem apoio em Curitiba. Após ser embebedada por alguns homens em uma balada, ela é carregada até o banheiro feminino e motiva um grupo de mulheres desconhecidas a se juntarem para ajudá-la.

- “Eu Não Nasci Para Isso” (Dir. Erik Ely | Goiás | UEG 18 minutos)
Sinopse: O processo de alistamento militar obrigatório traz consigo uma determinação da qual não se pode fugir, forçando muitos jovens a servirem contra a própria vontade. Mas determinadas convocações são perpassadas por um complexo jogo de forças, que envolve desejos e preconceitos.

Data: 29 de agosto | Horário: 17h às 19h| Panorama 2 | Duração: 61

- “Normal A Ditar”(Dir. David Jogia | Paraná | UNESPAR | 03 minutos)
Sinopse: Recortes de arquivo revelam como o graffiti emergiu como um poderoso grito de oposição na Escola Normal durante a ditadura, desafiando a repressão e expressando a luta por liberdade e justiça. Uma forma de arte que se tornou um símbolo de resistência e voz para os jovens.

- “A Rocinha Grita e Diz - Paisagens Sonoras da Maior Favela do Rio de Janeiro” (Dir. Sophia Mello | Rio de Janeiro | UFF | 15 minutos)
Sinopse: Como alguns moradores de uma das maiores favelas da América Latina, a Rocinha, enxergam as diversas e cruzadas informações sonoras que os atravessam nesse território e como isso os constitui enquanto moradores.

- “No Meio do Campo” (Dir. Vinícius Menezes | Ceará | UNIFOR | 14 minutos)
Sinopse: Em 2022, os brasileiros vivenciaram dois eventos emanadores de emoções: as polarizadas eleições para Presidente da República e os jogos da Copa do Mundo. Com essa mistura de sentimentos, o comportamento dos eleitores/torcedores se confundiam nessa intensa disputa.

- “Bem Bolado” (Dir. Mário Coellho e Equinócio Pessoa Jr. | Ceará | UFCA | 06 minutos)
Sinopse: "Bem Bolado" é um curta que mergulha na reflexão sobre o uso da cannabis na sociedade contemporânea, explorando temas como religião e racismo através de uma perspectiva íntima, imersiva e em primeira pessoa.

- “Forget About Love” (Dir. Luis Fernando Pereira da Silva | Mato Grosso do Sul | UFMS | 07 minutos)
Sinopse: Um homem atormentado recebe a visita de um ser misterioso que lhe traz um presente inesperado.

- “Eugênia e Fausto” (Dir: Hyndra | Bahia | UFBA | 16 minutos)
Sinopse: Eugênia e Fausto assistem a um filme baseado em Nelson Rodrigues.

Data: 30 de agosto | Horário: 17h às 18h| Panorama 3 | Duração: 76’

- “Primavera Preta” (Dir. Antonio Santos | Pernambuco | UFPE | 16 minutos)
Sinopse: Entrelaça o desamparado Centro Histórico do Recife, a beleza da periferia de Olinda e as ansiedades e angústias da juventude preta em busca de um futuro supostamente prometido e culmina num casal de jovens pretos, Matheus e Mirella, que estão construindo a vida juntos apesar das dificuldades.

- “Nossos Últimos Dias” (Dir. José Toledo | São Paulo | USP | 21 minutos)
Sinopse: A rotina de Maria é seu trabalho. Em casa, seu irmão descobriu uma outra forma de viver. Ela decide mudar as coisas.

- “Eu Te Escuto”(Dir. Lucas Koury | Pará | UFPA | 11 minutos)
Sinopse: Melina e Bianca não têm sido irmãs de verdade. Quando Melina vem visitar, as meio-irmãs descobrem segredos do passado que podem destruir sua nova relação.

- “O Fim do Mundo”(Dir. Manu Rodrigues e Mickael Roseno | Goiás | UEG | 13 minutos)
Sinopse: Adriana, cansada do calor e angustiada, recebe ligação de sua ex-namorada Maria, que quer passar o dia com ela. Adriana aceita e recebe a, atualmente, amiga. Conforme o dia vai passando, a relação de Maria e Adriana passa por altos e baixos, até que chega a noite, onde decisões cruciais serão tomadas.

- “O Rock Brasileiro é Uma Farsa” (Dir. Anny Janguas, Clara Regaço, João de Santos e Vitor Cachoeira | São Paulo | UAM | 18 minutos)
Sinopse: O curta acompanha a jovem banda underground Salmos durante um de seus shows e discute sua relação com a música, tempo e cidade.

Data: 1º de setmbro | Horário: 16h às 18h| Panorama 4 | Duração: 79’

- “Fui na Feira” (Dir. Ana Carolina Aliaga & Vitória Marques | São Paulo | Centro Universitário SENAC | 19 minutos)
Sinopse: Um convite ao espectador para passar um dia no fluxo da Feira Livre Aclimação em São Paulo, escolhendo ir, vir ou ficar entre seus diversos estímulos visuais e sonoros. Quantas feiras cabem em uma?

- “Ode ao Divagar” (Dir. Abraão de Assis e maquina | Paraná | UNESPAR | 18 minutos)
Sinopse: "Ode ao divagar" é um filme poético que retrata as digressões de Ícaro, um jovem que numa noite de terça-feira qualquer, se perdendo dentro de seus próprios pensamentos refletindo sobre a vida através de objetos enigmáticos do seu cotidiano.

- “Sangue, Açúcar” (Dir. Henrique Domingues e Marcos Pereira | Paraná | UNESPAR | 06 minutos)
Sinopse: Uma partida de xadrez acontece em um tabuleiro humano. Dois oponentes se enfrentam física e mentalmente pela supremacia.

- “A Hiper-realidade de Lilico”(Dir. Cecilia Pereria e Maria Apollo | Paraná | UNILA | 16 minutos)
Sinopse: Lilico é um processo experimental que explora a autofabulação de um corpo entre o virtual e o ritual. Sob os efeitos da tecnologia digital e a realidade da obsolescência, o que resta para identidades dissidentes? O que é real? Dançar para entende-se ciborgue e conectar-se com outras tecnologias.

- “Prelúdio de um Espetáculo Farsesco em Sol Maior”(Dir. Catarina Forbes | São Paulo | FAAP | 20 minutos)
Sinopse: Uma banda de alunos ensaia para o último show do ano. Afonso, um dos pianistas do grupo, quer se destacar mostrando suas habilidades, mas acaba por causar um transtorno a todos, colocando tudo a perder.

Serviço:
Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro
Data: 27 de agosto a 1º de setembro de 2024
Local: Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos de Carvalho, 1174, bairro São Francisco)
Programação gratuita
Site oficial: www.metrouniversitario.com.br
Instagram: @metrouniversitario
Youtube: https://www.youtube.com/c/Metr%C3%B4Festival

Equipe Edição 2024
Direção Geral
Christopher Faust e Wellington Sari
Produção Executiva
Anderson Simão
Direção Artística
Gabriel Borges
Curadoria
Gabriel Borges, vitória liz, Iury Peres Malucelli
Assistência de Produção Executiva
Mia Marzy
Design Gráfico
Lívia Zafanelli
Arte Cartaz
Gustavo Magalhães
Coordenação Mídias Sociais e Site
Anthony Tko
Técnica De Projeção
Bey
Coordenação MetrôLAB
Henrique dos Santos, Caroline Biaggi
Curadoria MetrôLAB
Cássio Kelm, Larissa Nepomuceno
Júri
Antônio Júnior, Clara Chroma, Flávia Candida, Ju Choma
Júri Universitário
Giovanna Bohrer Bertoni
Glauber Machado da Silva
Luiz Eduardo Kogut
Patricia Silva da Ressureição
Pedro Reis Rocha
Victor Rocha Souza
Júri MetrôLAB
Anne Lise Ale, Betinho Celanex, Patricia Saravy
Oficina de audiovisual para adolescentes
Evandro Scorsin
Oficina crítica
Bernardo Oliveira
Oficina realização
William Biagioli
Direção de produção
Rana Moscheta
Confecção troféu
Hugo Mendes
Assessoria de imprensa
Diogo Bueno, Felipe Almeida e Maximiliam Santos - Tip Performance de Mídia
Vinheta
Pedro Vilo

III Festival de Cinema de aventura, via ao ar livre e natureza começa nesta terça-feira

O Mata Atlântica Ecofestival, anuncia os 19 filmes selecionados para serem exibidos no, nos próximos dias 13, 14 e 15 de agosto, às 19h, na cinemateca de Curitiba. Os filmes, de super curta, curta e média metragem, foram inscritos por produtores e filmmakers do mundo todo através da plataforma filmfreeway e passaram pela curadoria do evento.Foram mais de 1090 filmes inscritos, de 33 países. Os filmes também poderão ser vistos no Coreto do Passeio Público diariamente.

Confira a lista dos 19 selecionados:

- Bike Congelante - Brasil

Direção: Nata Giacomozzi

Produção: Nata Filmes

- The Wes Side - Brasil

Direção e Produção: Tiago Azzi

- Raizes - Eu deixo e recebo um tanto - Brasil

Direção Andrômeda Oliveira e Brunno Magalhães

- Iquique, Brasil

Direção: Henrique Daniel

- By The MIdnight Sun, Estados Unidos Direção: Luke Seile

- Sempa, Uganda

Direção: Jonathan Benaiah

- Legacy, Brasil

Direção: Luiz Fabiano Pinheiro

- 33 segundos, Brasil

Direção: Binho Benvenutti

- Reinchantment, Espanha

Direção Alexia Kraft de la Saulx

- Ipar, França

Direção: Damien Roussel

- Rio De Olhares Unicos, Brasil

Direção: Rafael Duarte

- O Ciclista e a Arte da Aventura, Brasil Direção: Rodrigo Bruschz das Neves

- Des Equilibres, França

Direção: Antoine Mesnage

- Volcanico, Estados Unidos

Direção: Luke Seile

- Finas Paredes, Brasil

Direção: Andrômeda Oliveira, Brunno Magalhães

SERVIÇO

Mata Atlântica EcoFestival

Data: 01 a 15 de agosto

Local: Litoral, Serra do Mar, Grande Curitiba e Campos Gerais

Instagram: @mataatlanticaecofestival

Site: www.mataatlanticaecofestival.com.br

Com Ana Castela e Gusttavo Lima no line-up, o Universo Alegria acontece em dezembro em Curitiba

Festival retorna pelo segundo ano consecutivo à capital paranaense; ingressos à venda a partir de R$ 100

foto: @xuulioo / @framesbr

Um dos festivais mais conhecidos do sul do Brasil, o Universo Alegria, retorna a Curitiba pelo segundo ano consecutivo para mais uma edição na capital paranaense. O evento será realizado no dia 07 de dezembro, sábado, no Estádio Couto Pereira. Os ingressos estão à venda, a partir de R$ 80, pelo site da Ingresse.com. O evento conta com coprodução local da Ale Mortier Produções.

Serão mais de 12 horas de shows, com nomes como Gusttavo Lima, Ana Castela, Hugo & Guilherme, Luan Pereira, Matuê, Dennis, Henrico DJ, Leo & Raphael e Banda Terezo.

O Universo Alegria acontece há mais de 15 anos em Porto Alegre (RS) e, além de Curitiba (PR), será realizado pela primeira vez em Belo Horizonte (MG).

foto: @xuulioo / @framesbr

Além dos maiores nomes da música nacional, o Universo Alegria oferece inúmeras estruturas e setores para o público aproveitar ainda mais o evento:

ONSTAGE DIAMANTE ALL INCLUSIVE: Área exclusiva com lounge decorado e todo conforto. Espaço próximo aos artistas, com serviço all-inclusive: open bar de água, cerveja, refrigerante, vodka, whisky, espumante, energético (bebidas importadas) e buffet internacional com sushi.

FRONTSTAGE FUN OPEN BAR: Espaço em frente ao palco no gramado com piso especial. Open bar de água, cerveja, refrigerante, vodka, whisky, gin, energético e venda de alimentos.

CADEIRA VIP OPEN BAR MAUÁ: Open bar de água, cerveja e refrigerante, com venda de alimentos e bebidas quentes.

CADEIRA VIP OPEN BAR UBALDINO DO AMARAL: Open bar de água, cerveja e refrigerante, com venda de alimentos e bebidas quentes.

BALADA VIP OPEN BAR: Espaço no gramado com piso especial, próximo do palco. Open bar de água, cerveja e refrigerante, com venda de alimentos e bebidas quentes.

Serviço – Universo Alegria Curitiba

Quando: 07 de dezembro de 2024 (sábado)

Onde: Estádio Couto Pereira (Rua Ubaldino do Amaral, 63 - Alto da Glória)

Horários: portões às 12h e shows a partir de 12h15

Quanto: os ingressos variam de R$ 80 a R$ 2.000,00, de acordo com o setor e modalidade vigentes

SETOR

MEIA-ENTRADA

INTEIRA

Arquibancada

R$ 80,00

R$ 160,00

Cadeira VIP Open Bar (Mauá)

R$ 260,00

R$ 520,00

Cadeira VIP Open Bar (Ubaldino)

R$ 260,00

R$ 520,00

Balada VIP Open Bar

R$ 220,00

R$ 440,00

Frontstage Fun Open Bar

R$ 470,00

R$ 940,00

Ontage Diamante All Inclusive

R$ 1.000,00

R$ 2.000,00

**Os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio

Vendas: Ingresse.com e Academia PH.D Sports

Classificação:

Menores com idade entre 16 e 17 anos podem acessar o evento desacompanhados apenas na Arquibancada;

Setores Cadeira Vip Open Bar (Mauá e Ubaldino do Amaral), Balada Vip Open Bar, Frontstage Fun Open Bar e Onstage Diamante All Inclusive: Menores de 0 a 17 anos podem acessar os setores open bar do evento desde que acompanhados dos pais ou responsável legal.

Produção e realização: Ale Mortier Produções e Universo Alegria

Natura Faces apresenta produtos exclusivos para o Rock in Rio Brasil 2024

Seis cores do batom multimix cremoso chegam para dar ainda mais cor e atitude para o maior festival de música e entretenimento do mundo

Com o convite “E se nosso corpo pudesse sentir mais no Rock in Rio?”, Natura se une ao Rock in Rio Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Nesta edição, a maquiagem Natura assina como maquiagem oficial do festival por meio de suas marcas Faces, que convida a todos para expressar a sua beleza de forma livre e criativa com orgulho de ser quem se é, com uma coleção exclusiva e licenciada do Rock in Rio Brasil 2024, que traz seis cores de batons, com o Batom Multimix Cremoso. O portfólio se complementa também com cinco cores de novos delineadores, com o Delineador Retrátil Metalizado, e a marca premium UNA, com produtos de alta performance.

Batom Multimix Cremoso (R$20,90)

O Batom multimix cremoso promete dar adeus aos lábios ressecados, proporcionando cor intensa e textura cremosa com cobertura cover up. Além de ser aplicado nos lábios, o produto pode ser usado nas bochechas, além de possuir espelho em sua tampa para facilitar a (re)aplicação, oferecendo versatilidade e praticidade para aproveitar o festival ao máximo. A coleção, vegana e dermatologicamente testada, apresenta as cores Vinho Rocks, Bege Fresh, Rock’n’Red, Cobre Sunset, Violet Fairy e Pink Paradise.

Delineador Retrátil Metalizado (R$34,90)
O delineador retrátil metalizado de longa duração traz mais estilo e personalidade, com alta pigmentação e fácil aplicação para um traçado perfeito. O produto também pode ser esfumado e usado como sombra, sem necessidade de apontador, permitindo a criação de novos looks. Com fórmula vegana, cruelty free e testada dermatologicamente e oftalmologicamente, o produto possui alta pigmentação soft metalic nas cores roxo, branco, verde, cinza e wine.

Com performance e qualidade que cabem no bolso de todos, os produtos estarão disponíveis em agosto para abrir a temporada de celebração do Rock in Rio Brasil 2024 com muita personalidade. Os itens estarão à venda com as Consultoras de Beleza Natura, também em ambiente digital, nas lojas físicas da Natura na cidade do Rio de Janeiro, no e-commerce da Natura ou nas franquias Aqui Tem Natura. Além disso, a maquiagem Natura, com as marcas UNA e Faces, também estará presente na Cidade do Rock para as pessoas que quiserem conhecer os produtos e retocar a maquiagem entre um show e outro com as ativações da marca.

Novas fragrâncias Festival de Humor (R$143,90 — 75ml) e Conexão de Humor (R$143,90 - 75ml)
A presença da marca Natura em festivais de música e entretenimento como o Rock in Rio Brasil inspirou a marca para o desenvolvimento de outros produtos como, por exemplo, as novas fragrâncias Festival de Humor e Conexão de Humor, da marca Natura Humor.

Utilizando uma tecnologia proprietária e inovadora, Natura capturou mais de 40 moléculas que pulsavam no ar durante diversos festivais de música que a marca patrocinou, produzindo um verdadeiro mosaico olfativo que reflete a diversidade e intensidade das experiências vividas.

Os acordes presentes nas novas fragrâncias são mais do que uma simples combinação de notas. As verdes, por exemplo, se originaram a partir de pessoas dançando na grama molhada. Além da inovação tecnológica, o produto foi desenvolvido com a participação de 160 jovens que trouxeram suas experiências em festivais de música. Esse processo criativo gerou insights que garantiram que as fragrâncias capturassem a essência desses eventos.

O Rock in Rio Brasil 2024 acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 23 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.2 milhões na plateia e mais de 130 dias de magia desde 1985. E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite o site ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Natura no Rock in Rio Brasil 2024
Natura e Rock in Rio se unem pela terceira vez em mais uma parceria de sucesso. Em 2024, a Natura, marca líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil e na América Latina, se junta ao maior festival de música e entretenimento do mundo com o convite "E se nosso corpo pudesse sentir mais o Rock in Rio?", que traduz a combinação da potência sensorial de seus produtos com a potência da música para despertar emoções, gerando o festival mais memorável de todos os tempos. Com a parceria, a Natura co-patrocina o Palco Sunset, o palco dos grandes encontros e queridinho do público e da crítica, e que chega na edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio com a mesma boca de cena que o gigante Palco Mundo, reforçando seu propósito de despertar sensações que tiram as pessoas da apatia, promovendo a união coletiva por um mundo melhor e de melhores relações entre as pessoas, proporcionando bem-estar por meio de seus produtos e experiências.

Hahanaguá, Festival de Humor de Paranaguá, chega em sua 7ª edição com nomes de sucesso nacional da atualidade

Humoristas de programas como “Pânico” e “A Praça É Nossa”, além de grandes sucessos no Youtube e na internet, se apresentam em Paranaguá de 27 de julho até 1ª de agosto, dentro da programação dos 376 anos da cidade

Hahanaguá passa por Paranaguá a partir do dia 27 de julho - Cred Divulgação
A partir de 27 de julho, Paranaguá recebe mais uma edição do “Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá”, com stand-ups de comédia e espetáculos que pretendem levar o público parnanguara às gargalhadas durante as comemorações dos 376 anos da cidade. O evento, que chega em sua 7ª edição, ocorrerá no Teatro Rachel Costa, com oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos e realização do Ministério da Cultura. Os ingressos já estão disponíveis pelo valor de R$20 (meia-entrada com 1 kg de alimento) + taxa adm., pelo site www.hahanagua.com.br.

Serão seis dias de apresentações, começando no dia 27 de julho, a partir das 20h, com Luís França – ator e comediante que fez parte do elenco fixo do quadro "Saco de Risadas" do “Domingão do Faustão” e foi protagonista da peça “A Mulher do Candidato”, de Walcyr Carrasco. Atualmente faz parte da equipe do grupo “Comédia Ao Vivo” e apresenta o podcast de sucesso “Vê Se Pod”, atuando também como apresentador do podcast "Papagaio Falante", ao lado de Sérgio Mallandro.

No dia 28 de julho (domingo), às 19 horas, é a vez do fenômeno da televisão brasileira Marlei Cevada, conhecida por interpretar os personagens Nina e Sangue, no programa humorístico “A Praça é Nossa”, ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega e, Mileyde, no Domingo Legal, do SBT. Formou o grupo “Quinta Q Pariu”, que utilizava tanto de situações de personagens como de humor físico e stand-up. Ganhou destaque em um concurso de humoristas realizado por Silvio Santos, como também após participação do quadro “Humor da Caneca”, de Jô Soares.

E em 29 de julho (segunda-feira), às 20 horas, dia de feriado em que Paranaguá completa 376 anos, é a vez do fenômeno do humor nas redes sociais Dra. Rosângela, personagem criada por Índio Behn com o intuito de fazer uma homenagem e uma sátira aos terapeutas, veganos e praticantes de Yoga. Com essa grande mistura, no show faz piadas com diversas situações do cotidiano de um terapeuta, bem como canta paródias com acompanhamento de um ukelele, o qual é tocado pelo próprio artista.

Já no dia 30 de julho (terça-feira), às 20 horas, sobe ao palco do Teatro Rachel Costa o humorista Marcus Cirillo, com seu chapéu, bota, camisa xadrez e cinto de fivela, que traz a cultura caipira e enaltece os costumes interioranos, fazendo o público gargalhar com seus causos. Com um repertório inspirado em suas experiências de vida, Marcus se apresenta no show como um verdadeiro homem do interior: bruto, parrudo, sistemático e cheio de personalidade. O humorista mostra que existe uma diferença grande entre o que as pessoas da capital pensam e a realidade vivida no interior.

No dia 31 de julho (quarta-feira), também às 20 horas, Rogério Morgado, comediante, radialista, locutor e imitador, atualmente participante fixo do Programa Pânico, na Jovem Pan, promete levar muitas gargalhadas ao público parnanguara. Ele é um dos fundadores do show “A Divina Comédia Stand Up”, ao lado de Danilo Gentili, Felipe Hamachi e Maurício Meirelles, que serviu de palco para muitos comediantes, sendo visto por milhares de pessoas. O comediante possui muita experiência com imitações e já ganhou o Prêmio Risadaria de Humor, como melhor imitador. Em seu show, ele traz suas percepções cômicas sobre o cotidiano e histórias de sua vida.

E, finalizando o Festival de Humor de Paranaguá, no dia 1º de agosto (quinta-feira), o famoso chileno radicado no Brasil, Maurício Dollenz, ator, ilusionista e comediante, que apresenta o seu show interativo, divertido e com bastante improviso pela primeira vez no litoral paranaense. Dollenz já viajou por mais de 25 países levando e apresentando seu show em três idiomas, participando também de vários clubes de comédia e programas de televisão no mundo. O humorista promete trazer para Paranaguá vários truques com cartas, muita interação com a plateia, trocadilhos e piadas ácidas e engraçadas.

O Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá – é realizado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos, em comemoração aos 376 anos de Paranaguá. Os ingressos já estão disponíveis pelo site www.hahanagua.com.br, com valor promocional solidário de R$20, mais taxa administrativa, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será doado para famílias em vulnerabilidade social e instituições filantrópicas de Paranaguá. Todos os espetáculos contam com intérpretes de Libras. Proibida a entrada de menores de 16 anos. Acompanhe as novidades por meio das redes sociais oficiais, pelo Facebook @hahanagua e pelo Instagram @hahanagua

Confira a programação do Hahanaguá 2024:

27/07 – 20h – Luís França (Domingão)
28/07 – 19h – Marlei Cevada (A Praça É Nossa)
29/07 – 20h – Dra. Rosângela (A Praça É Nossa)
30/07 - 20h - Marcus Cirillo (Comedy Central)
31/07 - 20h - Rogério Morgado (Pânico)
1º/08 - 20h - Maurício Dollenz (Humor Ilusionista)