Dia Nacional da Araucária

Sem fiscalização e manejo adequado, Araucária pode estar extinta nas próximas décadas

Presente na região Sul e em áreas elevadas do Sudeste, a Araucária tem influência cultural por causa de sua semente: o pinhão, que faz parte da culinária em festividades juninas

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=172498&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCP2P15201MB23388657C35C0F979FCD4EB9AF950%2540CP2P15201MB2338.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCP2P15201MB23388657C35C0F979FCD4EB9AF950%40CP2P15201MB2338.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.3

Nesta quarta-feira (24), comemora-se o Dia Nacional da Araucária, uma árvore ancestral do Brasil, mas que corre grandes riscos de extinção em razão do desmatamento e dos efeitos das mudanças climáticas. A Araucária é uma árvore encontrada majoritariamente na região Sul do País, em um ecossistema da Mata Atlântica conhecido como Floresta Ombrófila Mista. É a árvore-símbolo do Paraná, por isso também chamada de pinheiro-do-paraná, estado que, originalmente, concentrava a maior parte do ecossistema que abriga a espécie.

De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, em 2019, o desmatamento no bioma cresceu 27,2%, perdendo um total de 14.500 hectares de floresta. Desse total, cerca de 24% foram nos estados do Paraná e de Santa Catarina, onde a madeira da Araucária ainda é usada ilegalmente para, por exemplo, abastecer de tábuas a construção civil. “Estima-se que hoje a Floresta com Araucárias ocupe menos de 3% de sua área original, o que a coloca em grande risco de ser extinta nas próximas décadas se não houver uma mudança por parte dos proprietários rurais, da iniciativa privada e do poder público na forma como exploram e cuidam desse que é um dos mais emblemáticos e ameaçados ambientes naturais do Brasil. Lembrando que o que está em jogo não é apenas uma espécie, mas todo um ecossistema com uma grande diversidade de plantas, como imbuias e canelas, e animais, como o papagaio-de-peito-roxo”, afirma Guilherme Karam, coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

A preocupação com a situação das araucárias não é exagero. Em 2019, um artigo publicado na revista científica Global Change Biology ficou famoso por prever o fim das araucárias até 2070 se nenhuma estratégia de conservação for posta em prática para reverter o ritmo de destruição. O estudo, com participação de cientistas britânicos e brasileiros, explica que depois de sofrer ao longo do século 20 com o desmatamento descontrolado promovido por interesses econômicos, o ecossistema tem agora um cenário igualmente grave para o século 21: o aquecimento global. “A floresta ombrófila mista ocupa os extremos mais altos e frios da Mata Atlântica (temperatura anual média de 12-20 ºC, com frequentes geadas), condições que provavelmente serão cada vez mais raras no futuro próximo”, dizem os pesquisadores.

Por estar geograficamente localizada no Sul e em alguns pontos mais elevados do Sudeste brasileiro (além de pequenos trechos da Argentina e do Paraguai), a Araucária tem influência cultural nessa região por causa de sua semente: o pinhão, presença garantida em festividades juninas e comum nos cardápios de restaurantes e celebrações culinárias durante os meses de inverno. Famosa por sua copa em formato de candelabro, a Araucária pode chegar a 50 metros de altura e tem sua origem no período Jurássico de formação da Terra.

Floresta em pé

Para preservar a espécie e seu ecossistema, a Fundação Grupo Boticário e a Fundação CERTI mantêm o Araucária+, iniciativa que promove a conservação da Floresta com Araucárias por meio de um modelo de negócio que proporciona a inclusão socioeconômica de proprietários de áreas naturais em cadeias produtivas inovadoras. O objetivo da iniciativa é mostrar a importância socioeconômica da floresta em pé.

Por meio do Araucária+, proprietários de terra na área da floresta são estimulados a adotar práticas sustentáveis de manejo do solo e da vegetação, em especial quanto à colheita das sementes de pinhão e das folhas de erva-mate, que é uma planta nativa e existente dentro da Floresta com Araucárias. Entre as práticas acordadas com os proprietários estão a não retirada da totalidade do pinhão (garantindo uma parte para a alimentação da fauna nativa) e a retirada gradual do gado de áreas sensíveis, já, que pisoteia e compacta o solo, dificultando a germinação de sementes das espécies vegetais nativas, fundamental para a perpetuação do ecossistema.

Em relação ao manejo de erva-mate, a extração das folhas só pode acontecer fora do período de floração, que vai de setembro a dezembro, e as árvores precisam ficar com pelo menos 30% das folhas para que tenham condições de sobreviver. Em contrapartida, a iniciativa mobiliza sua rede para vender o pinhão e as folhas de mate para novos mercados que valorizam um produto de origem sustentável e que ajuda a conservar a biodiversidade.

Mais fotos disponíveis no link: https://drive.google.com/drive/folders/1A4n8UremZlEq-Tp9jbrt5G116zRt_3tc. Crédito das fotos: Mauro Scharnik-IAP/Fotos Públicas.

Covid-19: JBS já alocou mais de R$ 17 milhões em doações no Paraná

Valor empenhado é quase a totalidade dos recursos que a empresa irá destinar ao estado para apoiar no enfrentamento à pandemia

Paraná, 23 de junho de 2020 – O “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o mundo com solidariedade” da JBS, um dos maiores programas de solidariedade para o enfrentamento à Covid-19 no Brasil, já destinou R$ 17 milhões dos R$ 20,2 milhões que estão sendo doados para o combate ao novo coronavírus no estado – os recursos irão beneficiar 12 cidades paranaenses.

As doações no Paraná incluem a compra de 543 equipamentos hospitalares como bombas de infusão, respiradores, oxímetros, monitores de sinais vitais, camas clínicas e de UTI, ultrassom portátil, raio-x, entre outros. Além disso, foram destinados recursos para a aquisição de mais de 857 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI) hospitalares, como aventais, máscaras cirúrgica e N95, protetores faciais e toucas; cerca de 13 mil itens de higiene e limpeza; mais de 61 mil cestas básicas e 20 toneladas de proteínas da JBS para a população vulnerável. Os recursos também foram empenhados para aquisição de uma ambulância.

O programa irá beneficiar as cidades paranaenses de Campo Mourão, Carambeí, Colorado, Curitiba, Jacarezinho, Jaguapitã, Lapa, Londrina, Ponta Grossa, Rolândia, Santa Fé e Santo Inácio. Somadas, as doações realizadas pela JBS nestes municipios têm capacidade de beneficiar mais de 3 milhões de pessoas direta e indiretamente.

Projetos sociais, capazes de beneficiar diretamente 500 mil pessoas, também foram selecionados. Entre eles, a JBS destinará recursos para o programa Ação Social para a Igualdade das Diferenças (ASID), que trabalha em prol da inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e física no Paraná. O projeto atua em todo o território nacional, empoderando as famílias para inclusão no mercado de trabalho e, ao todo, atende mais de 10 mil pessoas. Também serão contemplados o programa Aldeias Infantis SOS, que realiza projetos de fortalecimento com 1.300 famílias, com formação profissional e inserção ao mercado de trabalho, além de atividades educativas para milhares de crianças e adolescentes; e o Instituto Elos, que promove assistência social a 200 famílias de baixa renda em situação de pobreza e extrema pobreza.

Entre as ações que vão receber apoio do programa da JBS, também vale destacar a oferta, via EAD (ensino a distância), de treinamentos aos profissionais da saúde para operação de equipamentos hospitalares, incluindo respiradores, administração de EPIs e precauções relacionadas à Covid, entre outros assuntos. O programa é gratuito e utiliza as ferramentas e a metodologia do Hospital Albert Einstein, Faculdade de Medicina da USP e Instituto Moinhos de Vento (RS). Com o foco nas cidades atendidas pelo programa, a estimativa é que mais de 30 mil profissionais sejam treinados.

Os recursos do programa são convertidos em bens e serviços de acordo com as necessidades definidas pelas autoridades públicas locais (estados e municípios) e validadas pelos comitês de especialistas nas três esferas atendidas pelo programa – saúde, social ou ciência – de acordo com a área de destino da doação. Os comitês são formados por médicos e representantes de instituições referência no país, tanto na área da saúde, como social e científica.

O “Fazer o Bem Faz Bem” da JBS é coordenado por Joanita Maestri Karoleski, ex-CEO da Seara, com um time de 30 colaboradores da empresa totalmente dedicado ao projeto. A contribuição da Companhia também se estende pela utilização de sua estrutura pelo país. As consultorias Tyno, na área administrativa, e a Grant Thornton, na auditoria das doações, apoiam o projeto de forma pro bono.

Para mais informações acesse jbs.com.br/fazerobemfazbem.

Wesley Safadão é o convidado especial do “Boteco do Ratinho” nesta quarta-feira (24)

Tem ainda a participação dos cantores Devinho Moraes e Dorgival Dantas

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=172515&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCPXP152MB3253DACF4F252737A05B4A2AEB950%2540CPXP152MB3253.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCPXP152MB3253DACF4F252737A05B4A2AEB950%40CPXP152MB3253.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.1.3
Crédito: Eve Schwarz/SBT

Nesta quarta-feira, 24 de junho , às 22h45, o Boteco do Ratinho está em clima de São João. No palco, o som de Wesley Safadão, o sertanejo Devinho Moraes é o forrozeiro Dorgival Dantas. Eles cantam seus sucessos e contam as novidades de suas carreiras para o apresentador.

A atração continua com o resultado de DNA de Franciele x Diego . Tem "Milagres da Fé ", com mais uma impressionante história que mostra o poder da fé. E no quadro "Música da Minha Vida" com a história enviada por um telespectador com a música que marcou a sua vida.

O Programa do Ratinho vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 22h45. Site oficial: http://www.sbt.com.br/ratinho

LANAC inaugura área exclusiva para exames de coronavírus

Na sede central, o espaço atende alta demanda pelos testes sorológicos.

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas inaugura na sede central, na Rua Itupava, 998, uma área exclusiva para realização do teste sorológico para COVID-19. O espaço é isolado da área de exames do laboratório, e realiza o teste de forma rápida e segura.

Fabricado pela farmacêutica Roche, o teste de anticorpos para COVID-19, aprovado pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tem resultado previsto para o mesmo dia da coleta de sangue, realizadas até às 17h, com 99,8% de sensibilidade para anticorpos contra o Sars-CoV-2 e especificidade maior que 99,8%, o que diminui a probabilidade de falsos positivos e negativos. O valor de cada teste é de R$ 200 e não é coberto, até o momento, por planos de saúde.

Além da sede central, o exame pode ser coletado em qualquer uma das 62 unidades de coleta do LANAC, observando os horários especiais durante a pandemia. Não há necessidade de jejum ou agendamento.

Sobre o LANAC:

Há 29 anos, o LANAC - Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. A empresa possui 45 unidades de atendimento em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 400 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004.

Marcos e Belutti prometem muito forró pé de serra no “Arraiá MeB”

Live acontece no sábado (27) e também fará homenagem ao projeto AMIGOS

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=172451&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCP2P152MB0674D520E9A38AF7ABF699299C940%2540CP2P152MB0674.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCP2P152MB0674D520E9A38AF7ABF699299C940%40CP2P152MB0674.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.3
Créditos: Divulgação

No próximo sábado, dia 27 de junho, Marcos e Belutti fazem mais uma live solidária no Youtube da dupla. Dessa vez, será uma transmissão temática das festividades do mês junino e ganhou o título de “Arraiá #LiveMeB”. Na ocasião, além de relembrarem os velhos tempos com muito forró pé de serra, a dupla também presta homenagem aos AMIGOS, cantando o repertório completo do projeto, que retornou aos palcos em 2019.

Com direito a trajes, decoração e comidas típicas das festividades juninas, o “Arraiá #LiveMeB” será transmitido diretamente do CTN (Centro de Tradições Nordestinas), em São Paulo/SP. “Escolhemos o CTN por alguns motivos, entre eles por ser um ambiente que remete ao forró e suas tradições e, também, por termos nos apresentado tantas vezes na casa e sempre sermos muito bem recebidos. Temos muito carinho por lá” diz Marcos. Já para Belutti, a ligação é um pouco mais antiga “eu cantava nos palcos do CTN aos domingos quando era criança. É uma lembrança muito gostosa que tenho dessa época e, quando piso nesse palco, parece que passa um filme na minha cabeça”. A live será solidária, como as outras já feitas pela dupla, e as doações serão destinadas as pessoas que mais necessitam nesse momento.

Marcos e Belutti vem recebendo muitos elogios quanto à escolha dos repertórios de suas lives. Dessa vez, prometem manter a tradição, mas também acrescentar algumas músicas novas e inusitadas. A dupla irá cantar seus maiores sucessos – que não podem ficar de fora – além de prestar uma homenagem aos AMIGOS, cantando o repertório do projeto que voltou no ano passado para uma turnê de 20 anos. “Será um desafio e uma honra para nós poder prestar essa homenagem aos nossos grandes ídolos. Tem algumas canções desse repertório que nós nunca tocamos e estamos bem ansiosos para cantar pela primeira vez” comenta Belutti. Como será uma festa junina típica, Marcos e Belutti não podem deixar de fora o forró pé de serra e estão ensaiando grandes clássicos do ritmo para animar o público e colocar todo mundo pra dançar.

A apresentação do “Arraiá #LiveMeB” fica por conta da atriz Thaís Pacholek, esposa de Belutti, e tem seu início marcado para as 19h, no sábado, 27 de junho, sem hora para acabar. Acesse o link para ativar o lembrete da transmissão: https://bit.ly/ArraiaLiveMeB.

Coronavírus: dentistas adotam novas medidas para garantir a segurança de pacientes e profissionais

Em tempos de pandemia, especialista comenta o que mudou na rotina dos consultórios odontológicos e avisa: não há motivo para pânico

Considerado essencial, o atendimento prestado pelos dentistas não pôde parar em meio à pandemia da COVID-19. “Em caso de necessidade de tratamento odontológico, o paciente não deve hesitar em ir ao dentista”, diz a cirurgiã-dentista Bruna Ghiraldini, coordenadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da S.I.N. Implant System.

Por isso, os profissionais têm adotado protocolos que visam garantir um ambiente seguro contra o coronavírus, para todos. Para começar, as consultas agora são espaçadas. Assim, as pessoas não se encontram na sala de espera.“O ideal é um intervalo mínimo de vinte minutos entre os atendimentos”,comenta a especialista. O uso da máscara passa a ser obrigatório na sala de espera, antes e após o atendimento. E vale a recomendação de ir sozinho ao consultório. “Os acompanhantes são tolerados se o indivíduo for idoso ou menor de idade ou se tiver algum problema incapacitante, como aqueles que impedem a locomoção ou deficiências em geral”, explica a Dra. Bruna. “Em outros casos, é contraindicado levar alguém junto”.

Ela acrescenta também que há novidades com relação a equipamentos de proteção individual (EPI’s). “Estamos agora seguindo protocolos de segurança mais rígidos, as chamadas condutas de biossegurança. Com isso, passamos a fazer uso do face shield, uma espécie de escudo facial, que protege contra respingos de gotículas potencialmente infecciosas. E também das máscaras modelo N95, consideradas as mais eficientes do mercado. Além disso, estamos usando aventais descartáveis, que são trocados entre um e outro paciente, além de protetores de sapato descartáveis e óculos de proteção”, explica. “E uma vez no consultório, orientamos o paciente a fazer bochechos com água oxigenada antes de iniciar o tratamento, o que evita contaminações para nós, profissionais, já que a saliva é um dos principais meios de transmissão do vírus”, alerta.

Segundo a Dra. Bruna, algumas medidas também têm que ser aplicadas no ambiente do consultório para se evitar a disseminação da COVID-19. São elas: as janelas devem ser mantidas abertas pois, ao favorecer a renovação do ar, a ventilação natural ajuda na prevenção de doenças viróticas, como é o caso do coronavírus. E está proibido o uso de ventilador ou ar condicionado, para não espalhar o vírus pelo ar. E mais: os procedimentos de assepsia das clínicas odontológicas estão sendo feitos com rigor ainda maior, entre um paciente e outro. “Utilizamos álcool em gel a 70% e desinfetantes específicos para evitarmos a contaminação cruzada, que poderia ocorrer quando uma pessoa entra em contato com um instrumento usado em outro paciente que apresenta doença contagiosa”, comenta. Por fim, a Dra.Bruna garante que não há motivo para se ter medo. “Com a adoção destes novos protocolos e equipamentos de segurança, os pacientes podem ficar despreocupados e procurar seus dentistas com tranquilidade”, conclui.

Mudanças positivas para a saúde pública

Na visão da Dra. Bruna Ghiraldini, este fato histórico (pandemia da COVID-19) carrega um forte potencial para mudar o dia a dia dos consultórios odontológicos definitivamente, e para melhor. “Na década de 80, em razão do surgimento do vírus HIV, o uso de luvas por dentistas se tornou obrigatório”, comenta. “É bem possível que estes novos cuidados com o ambiente e com a paramentação dos dentistas se tornem permanentes, prevenindo novas ondas da doença e de outros vírus que possam surgir no futuro”, continua. “Este conjunto de atitudes colabora para a segurança de profissionais e pacientes, e todos saem ganhando”, conclui.

Sobre a S.I.N. Implant System:referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados, todos os anos, a 20 países do globo – o mais recente deles é o Marrocos. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Sistema de Implante já é referência global. A marca atua no mercado desde 2003, oferecendo as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade dos produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra Neide e o Dr. Ariel Lenharo continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. Neide e dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.

Como manter o peso em dia durante o inverno e isolamento social

Médica dá dicas para manter a linha nos dias mais frios e ainda manter o corpo aquecido com alimentos da estação

A chegada dos meses mais frios, aliados com o isolamento social, tem aumentado os casos de ansiedade e aumento de peso em todo o mundo. Um levantamento feito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com Matthew Stults-Kolehmainen, do Hospital New Haven, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostra que os casos de crise aguda de ansiedade foram de 8,7% para 14,9% (alta de 71%) durante o isolamento social. Além disso, dois novos estudos, um realizado na França e outro nos Estados Unidos, revelam que a obesidade é a condição crônica que mais leva pessoas a serem hospitalizadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

“O inverno pede comidas mais encorpadas e ficar em casa gera ansiedade, e muitas pessoas acabam descontando isso na comida”, afirma a médica da Eden Clinic, Marcia Simões Kornin. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop) para o site Darwin Nutrition, o confinamento afetou o peso e o equilíbrio alimentar da população. Desde o início do confinamento, em 17 de março, os franceses engordaram, em média, 2,5 quilos.

A médica lembra também da importância da atividade física frequente para manter a saúde em dia. “Com o isolamento, as pessoas esquecem de se exercitar. Mas existem inúmeras possibilidades dentro de casa, com vídeos na internet de diversas modalidades para manter o corpo em ação”, afirma.

Algumas dicas, como aumentar o consumo de chás e caldos - a sensação de fome pode ser sede, e os líquidos mais quentinhos ajudam a hidratar e a manter o corpo aquecido; substituir as massas convencionais por macarrão de legumes e aumentar a ingestão de proteínas como carne vermelha, frango, cogumelos e ovos, que dão mais saciedade, podem ser úteis para manter o peso em dia.

A médica alerta para o consumo de álcool em excesso. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Nielsen, só nos Estados Unidos as vendas semanais de bebidas alcoólicas no mês de março aumentaram de 25% para 55%, em comparação com o mesmo período em 2019. Para quem está em busca de uma vida mais saudável, o ideal é evitar o álcool. “O consumo de bebidas alcoólicas aumenta os níveis de estresse e ansiedade no corpo. E se não for com frequencia, o ideal é optar por uma taça de vinho seco, que contém menos açúcar”, explica.

Sobre a Eden Clinic:

Sob o comando da médica Márcia Simões Kornin, a Eden Clinic atua no desenvolvimento de um plano de ação individualizado para cada paciente, que prioriza a saúde, longevidade e qualidade de vida, por meio do tratamento da fisiologia e harmonização hormonal. A clínica oferece equipe multidisciplinar, com o objetivo principal do equilíbrio entre o corpo e a mente, com atendimento psicológico, nutricional e estético, e também consultoria esportiva presencial e online com personal trainer, além da técnica japonesa Seitai, que realiza a harmonização da estrutura óssea, auriculoterapia, e massoterapia, com o método Renata França e de liberação miofascial.

www.edenclinic.com.br

Cervejaria ØL Beer lança projeto solidário SØUL

Para ajudar a atender as necessidades de pessoas em vulnerabilidade social, a cervejaria artesanal lança um calendário de ações sociais em Curitiba e região para todos os meses de 2020

Em tempos de pandemia e crise econômica, governo, empresas e a sociedade civil precisam se unir para mitigar os efeitos da pandemia. A fome não espera e gera uma sequência de sofrimento e riscos sociais. Ciente desta necessidade, a microcervejaria artesanal ØL Beer dá vida ao Projeto SØUL, uma iniciativa para ajudar a atender as necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social em Curitiba e São José dos Pinhais.

O Projeto SØUL (palavra que em inglês significa “alma”) foi inspirado no “Chopp do Bem”, uma campanha solidária promovida em abril pela Associação das Microcervejarias do Paraná (PROCERVA). Os sócios e mestres cervejeiros da ØL Beer, Isadora Neier e Eduardo Vosgerau, contam que participar daquela ação foi o empurrão que faltava para dar vida a um projeto com maior duração, cujo objetivo é gerar um calendário de ações para todos os demais meses de 2020.

Além de ser uma ótima alusão fonética à marca, o SØul também reflete o propósito da ØL no mercado da cervejaria. “Ainda que estejamos em tempos de crise, sempre há espaço para a solidariedade. Para nós, empreender não é apenas produzir e vender cerveja. Entendemos que podemos fazer mais e por isso queremos ajudar o máximo de pessoas que conseguirmos e também criar ações para estimular a microeconomia de nossa região”, explica Eduardo Vosgerau.

Calendário SØUL

Com as duas primeiras ações a serem realizadas já em junho, o projeto SØUL dará vida a partir dessa semana ao "Delivery Søulidário". A ação consiste em desconto de 20% em qualquer growler da marca para quem doar ao menos 2 quilos de alimentos não perecíveis. Basta pedir direto pelo Whatsapp da cervejaria: (41) 9882-1077. Um dos entregadores próprios da marca coletará as doações no endereço do cliente e aplicará na hora o desconto. Além de um benefício ao cliente, a ideia é aumentar as arrecadações que serão destinadas a instituições sociais de Curitiba e São José dos Pinhais. E mais: a cada pedido acima de R$ 100,00 em compras, a cervejaria vai doar mais 1 KG de alimento.

“A gente determinou uma pequena quantidade mínima para incentivar as doações, mas quanto mais as pessoas puderem doar, melhor. O grande intuito aqui é ajudar a quem precisa e a cerveja é só um motivo para celebrar uma boa ação. Sabemos que juntos, cada um fazendo um pouquinho, podemos impactar muitas pessoas. Queremos que a ØL seja um veículo para selecionar instituições sociais que realmente precisam e receber as doações de todos que podem ajudar”, completa Isadora.

Além disso, neste sábado (dia 27/06), a ØL Beer abre os portões da fábrica, localizada em São José dos Pinhais, para a realização da ação “Entregando SØlidariedade”. Nesse dia, a partir das 14h, a ØL disponibilizará 150 growlers pet de 1L com o chopp Baldr Pilsen Puro Malte envasado direto do tanque, fresquinho. Para participar, basta levar a partir de 2 kg de alimentos, 5 itens para higiene pessoal ou 2 unidades de produtos para higienização de superfícies. A troca dos growlers por produtos será realizada por drive thru, para que o motorista não precise sair do carro para fazer o bem.

“Nessa ação também queremos fomentar a arrecadação de itens de higiene, porque sabemos a importância que isso faz no cenário atual. Há pessoas que sequer tem sabonete para higienizar as mãos, um dos itens fundamentais para o combate ao coronavírus”, reforça Eduardo.

Em julho, será a vez de trocar alimentos por máscaras exclusivas e personalizadas com a temática viking, principal inspiração da identidade visual da cervejaria artesanal. Para isso, a ØL Beer deu vida a máscaras personalizadas, nesta ação intitulada "Guerreirøs Mascarados". Para participar, bastará ir até a fábrica da ØL Beer, a partir das 14 horas, e levar pelo menos 3kg de alimentos. A data de lançamento e os demais pontos de troca serão divulgados em breve, nas redes sociais da cervejaria artesanal. Por lá também será possível acompanhar todas as entregas das doações.

Ações solidárias ao longo de 2020

Isadora enfatiza que as pessoas precisam de ajuda constantemente. “Por isso, também recebemos doações na nossa fábrica de quem mais quiser contribuir livremente com o projeto. Basta levar as doações até nosso endereço de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Para os residentes de Curitiba (PR) que quiserem colaborar, temos um posto de coleta em um de nossos parceiros, o Mad Jack Beer Lab (@madjackbeer), localizado no bairro Alto da Glória”.

“Esperamos conseguir uma boa adesão do público em geral e, quem sabe, até captar algum parceiro ou patrocinador. Isso daria ainda mais força ao projeto”, considera Eduardo. A intenção da equipe ØL Beer é preencher o calendário anual do projeto SØUL com diversas ações.

A cervejaria também está aberta a receber indicações de organizações sociais de Curitiba e região metropolitana que queiram se candidatar para receber as doações arrecadas. Instituições interessadas em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: contato@olbeer.com.br.

A mestre cervejeira faz por fim um convite: “Para quem quiser se voluntariar, também basta entrar em contato via e-mail com a gente. Será um prazer aumentar nossa equipe de voluntários para entregas nesse projeto”. Todas as doações podem ser conferidas nas redes sociais da marca (Facebook e Instagram: @cervejariaolbeer).

Serviço

Projeto SØUL: calendário de ações sociais da microcervejaria artesanal ØL

Junho:

• Delivery Søulidário: 20% de desconto para quem doar ao menos 2 quilos de alimento não perecíveis. Ação exclusiva para delivery, pelo Whatsapp da cervejaria: (41) 9882-1077.

• 27/06: Entregando SØlidariedade, com entrega de growlers da Baldr Pilsen Puro Malte para quem doar a partir de 2 kg de alimentos, 5 itens para higiene pessoal ou 2 unidades de produtos para higienização de superfícies.

Fábrica ØL Beer: Alameda Arpo, 1569, São José dos Pinhais – PR.

• Doações livres: basta levar alimentos e produtos de higiene até a fábrica da ØL Beer.

Julho:

• Guerreirøs Mascarados, troca a partir de 3kg alimentos por máscaras exclusivas e personalizadas com a temática viking.

Mais informações: olbeer.com.br

facebook.com/cervejariaolbeer

instagram.com/cervejariaolbeer

--

Arraiá inovador e totalmente seguro

A Autocine Show vai dar uma festa, e você não pode ficar de fora

O dia de São João vem aí, e mesmo diante do momento delicado, essa festa multicultural não poderia ser deixada de lado. Por isso, com muita criatividade, segurança e inovação, a Autocine Show traz o primeiro arraiá no modelo drive-in da região.

Esse dia vai ser recheado de brincadeiras como, jogo de argolas, pescaria, arremesso ao alvo e o famoso bingo, bem como, comes e bebes festivos como, quentão (sem álcool), pipoca, canjica e docinhos. A decoração vai ser toda temática.

As brincadeiras serão feitas em modelo de circuito, onde o carro segue a linha e pode passar por todas elas, e o mais legal, todas garantirão um prêmio. Assim a criançada pode se divertir sem se preocupar.

Importante lembrar que todos os brindes serão higienizados unitariamente e embalados, assim como o kit do bingo, que conterá a cartela do bingo de sua escolha, uma caneta, um paninho de limpeza e um frasco de álcool gel, você poderá levar todos esses itens com você como uma lembrancinha.

Para comprar os comes e bebes também é super fácil, basta ligar o pisca alerta que o responsável pelo setor vai até você atender a sua necessidade.
E mais, o bingo que será totalmente sem contato, dará direito a 20 prêmios, e não será por cartela cheia e sim por categoria (horizontal, diagonal entre outras), e vale para todas as rodadas.

Todos os ingressos estarão disponíveis no site -https://www.autocineshowoficial.com.br/ - lá você também poderá comprar a cartela do bingo e um brincadeira a qual preferir.
A festa irá acontecer já essa semana, então fique atento! Dias 27 e 28 de junho.
O horário do Arraiá é das 10h às 17h.

O local é em meio a natureza na Rua. Pedro Zanetti 142 - a 5 minutos do Santa Mônica Clube de Campo e Alphaville Pinheiros
Chegando na entrada da Autocine Show, teremos um caixa central o qual você poderá comprar mais brincadeiras e trocar o seu dinheiro por fichas, todas elas higienizadas, deste modo evitamos o contato com dinheiro dentro do evento e garantiremos maior segurança.

Então traga as crianças e venha se divertir de dentro do carro!

São João, São João, acende a fogueira do meu coração...

Serviço: Autocine Show
Primeiro arraia drive-in
Endereço: R. Pedro Zanetti 142 - a 5 minutos do Santa Mônica Clube de Campo e Alphaville Pinheiros
Compra dos ingressos: www.autocineshowoficial.com.br
Site www.autocineshowoficial.com.br
Email contato@autocineshowoficial.com.br

ZABELÊ IN CONCERT

Cantora comanda live solidária, dia 2 de julho, em prol da ARD Foundation, que angaria recursos para pesquisas de novas terapias de combate ao câncer. Elba Ramalho é uma das participações.

Acompanhe a live pelo >>> youtu.be/uO_zJx_aH0I

JDCGUXDC960IVpXMd3sd5hH60BZG9dlzqu1v3yToqA_3M0vXBPrzKhJU1Z8Qd-TZVcTU0uM28xu0KEuZ8uvp3998CKjqZP6i00dMaAWtQF91Q8HY0cBg-fQrhtnZgSYj_3WOj-c5
ZABELÊ em foto de PINO GOMES

Embaixadora da ARD Foundation, que destina recursos para pesquisas de novas terapias de combate ao câncer, Zabelê vai comandar uma live solidária, no dia 2 de julho, quinta-feira, para reunir doações para a ONG. A transmissão acontece às 20h nos canais do YouTube de Zabelê e da ARD Foundation, simultaneamente, e tem as participações de Elba Ramalho e do cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, que venceu a luta contra a doença.

A cantora, que mantém o isolamento em casa, está preocupada com a queda no atendimento aos pacientes em tratamento oncológico durante a pandemia da Covid-19. "O artista tem esse poder de colocar a própria arte em prol de uma causa e quero chamar atenção para a importância da pesquisa sobre uma das doenças que mais matam no mundo", justifica.

Zabelê preparou um repertório especial para sua estreia nesse formato: além de canções de seu primeiro disco solo, lançado em 2015, ela também vai cantar músicas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. E, para atender aos pedidos dos fãs, Zabelê promete incluir na lista sucessos do SNZ, grupo do qual fez parte ao lado de suas irmãs Sarah Sheeva e Nãna Shara. "Estou me divertindo com a escolha dessas músicas. Fiz um apanhado geral daquilo que eu gosto de ouvir e de cantar, e não vejo a hora de mostrar o resultado ao vivo!", conta ela.

Na live, a cantora também vai fazer entrevistas com Ana Paola Diniz, fundadora da ARD, e com o Dr. Antonio Buzaid, médico do quadro da fundação. Mantendo o distanciamento necessário, Zabelê vai ser acompanhada por uma banda em formato reduzido: Luiz Lopez (guitarra), Mário Vitor (baixo) e Rike Frainer (bateria), músicos que normalmente tocam com Erasmo Carlos e A Cor do Som, participam da apresentação.

Sobre a ARD Foundation

Criada em janeiro de 2017 pela empresária paulista Ana Paola Diniz, a Fundação Alcides & Rosaura Diniz (ARD) é uma organização sem fins lucrativos, com sedes em São Paulo e na Carolina do Norte (Estados Unidos), que angaria recursos destinados às pesquisas de novas e promissoras terapias de combate ao câncer – especialmente nos campos de mapeamento genético do genoma humano e da imunoterapia. Ao financiar diferentes projetos de pesquisa, a ARD espera equipar melhor os profissionais médicos com as ferramentas necessárias para encontrar a cura do câncer, doença que, por ano, mata mais de 7,5 milhões de pessoas.

Em campanhas anteriores, a Fundação arrecadou fundos para a pesquisa de células CAR-T do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, um dos institutos de câncer mais renomados do mundo; ajudou o hospital Santa Casa de Misericórdia, no Brasil, a comprar uma máquina RetnoCAM, que trata um tipo mortal de câncer de olho em crianças com menos de seis anos; e, parcialmente, financiou uma iniciativa do Programa Acadêmico Global da MD Anderson, que visa ajudar os terapeutas de radiação a oferecer tratamentos seguros e eficazes na Etiópia.

O ator Reynaldo Gianecchini, a modelo Laís Ribeiro e a nadadora Sharon Van Rouwendall, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, são alguns dos embaixadores da ARD. Todos eles, quando possível, doam um pouco de seu tempo para participar de alguma ação promovida pela Fundação.

"A gente trabalha com a vida, com a saúde, e é muito emocionante se envolver em tudo isso. Contribuir financeiramente com as pesquisas e, no futuro, quem sabe, com a cura do câncer, significa muito. Nada desse mundo vai me abalar ou me fazer desistir da causa. A ARD é a minha vida", diz Ana Paola, que perdeu o pai, Alcides, para um câncer de próstata, em 2006.

Recentemente, a ARD inaugurou em seu portal www.ardfound.org um espaço para médicos e pesquisadores do mundo inteiro que desejam colaborar com novos projetos de pesquisas visando o combate ao câncer. A missão de selecionar os projetos ficará a cargo do Board de Médicos da ARD Foundation, formado por inúmeros profissionais de renome no Brasil e no exterior.

SERVIÇO
ZABELÊ IN CONCERT
Live solidária em prol da ARD Foundation
Participações Especiais: Elba Ramalho e Marco Antônio de Biaggi
E mais: entrevistas com Ana Paola Diniz e Dr. Antonio Buzaid
Data: 02/07/2020 (quinta-feira)
Horário: 20h
YouTube: https://youtu.be/uO_zJx_aH0I

Grupo de MPB lança produção com 48 artistas em casa no evento cultural online da UFPR; banda de médicos no combate à pandemia também integra programação

Segunda edição do Movimento Conexão será dias 25 e 26 de junho e terá 14 atrações gratuitas com diferentes estilos musicais, aula de forró, batalha de poesias e webinários

É de Aldir Blanc a letra da canção que será interpretada por 48 artistas do Grupo de MPB da UFPR em suas casas. Em um vídeo com mosaico de vozes e sons, cantores e instrumentistas vão homenagear o compositor brasileiro que morreu por Covid-19 cujo nome virou lei que prevê auxílio emergencial à cultura durante a pandemia. A produção será lançada na segunda edição do evento cultural online Movimento Conexão, que será transmitido gratuitamente nos dias 25 e 26 de junho das 15h às 18h pelo Facebook da Agência Escola UFPR. Ao todo, serão 14 atrações com diferentes estilos musicais, aula de forró em clima de festa junina, sarau e batalha de poesias e webinários – confira a programação completa neste link (http://www.agenciacomunicacao.ufpr.br/site/?p=1609).

A canção que será apresentada pelo Grupo de MPB da UFPR foi composta por Aldir Blanc na década de 1970 e celebrizada por Elis Regina. Regente do Grupo de MPB da UFPR, Vicente Ribeiro conta que a letra retrata questões sociais vividas pelo Brasil na época, mas que tem muita relação com o momento atual. “Parece que foi feita para o tempo que estamos vivendo”. O nome da música será surpresa ao público a critério do grupo.

Com novos elementos técnicos e artísticos, a apresentação SOS Brasil encerrará o Movimento Conexão às 17h30 do dia 26, sexta-feira – na primeira edição do evento o Grupo de MPB apresentou a performance “Dança do Ouro”. “Com essas produções virtuais, mostramos que continuamos fazendo arte, que a arte está viva. A arte se confunde com a própria vida e nos humaniza, nos torna pessoas melhores”, acrescenta Vicente ao se referir ao contexto de pandemia.

Coordenadora da Agência Escola UFPR e diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod), a professora Regiane Ribeiro destaca que a segunda edição do evento potencializa as diferentes linguagens artísticas, além de ampliar a participação dos campi avançados da UFPR. “A programação traz diversidade de atrações e linguagens de grande relevância dentro do contexto cultural da cidade e da universidade”.

O Movimento Conexão é uma realização da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR em parceria com o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade.

Pluralidade

Para a produtora cultural do Sacod, Patricia Salles o diferencial do Movimento Conexão é mostrar produções da UFPR com trabalhos e pesquisas de alunos, professores e técnico-administrativos e ao mesmo tempo dialogar com convidados de outros segmentos ou instituições. “A curadoria do evento é sempre pensada a partir de uma pluralidade tanto das linguagens artísticas quanto de público e formato de conteúdo”.

“Buscamos trazer propostas que fossem diferentes do que o público conferiu na edição passada e também atrações que fossem diferentes entre si em termos de estilo, temática e linguagens artísticas”, acrescenta Kleiton Costa, produtor cultural da Coordenadoria de Cultura da Proec. Para ele, o destaque é a própria diversidade do evento, que mistura música pop e clássica, poesia, debates e forró com atrações para todos os gostos.

Banda de médicos no combate à pandemia

Rogerio de Fraga, Marcos Sigwalt, Luiz Araújo, Alexandre Soares e Marcelo Wada são médicos formados na UFPR e atuam no combate à pandemia de Covid-19 seja linha de frente ou na gestão. Ao Movimento Conexão trarão arte para o público no dia 25, quinta-feira, às 17h30, com apresentação da banda de rock Uso Utópico que criaram em 2004. Recentemente o formando de Medicina Gabriel Schier de Fraga também passou a integrar a banda.

“É recompensador poder compartilhar algo lúdico neste momento tão reflexivo e doloroso para tantas pessoas. A música é uma das conexões humanas mais ancestrais que existe. É um exercício excelente para a saúde mental e social”, diz o médico Rogerio de Fraga, que também atua no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, e vocalista da banda Uso Utópico.

Orgulho LGBTI

No mês do orgulho LGBTI, o Movimento Conexão traz o webinário “Gênero e cultura pop: identidades LGBTI+ nas animações seriadas” no dia 26, sexta-feira, às 16h30. Mestrandos em Comunicação na UFPR, Leonardo José Costa e Romão Matheus Neto discutem as animações seriadas como materialidade para se pensar questões de gênero na cultura pop.

Ainda na sexta-feira, dia 26, às 15h30, Jeruza Miller, drag queen pianista com carreira internacional, apresenta o projeto PianoDrag unindo piano e canto em repertório clássico, jazzístico e popular. “O mês do orgulho LGBTI é uma visibilidade para a comunidade. Artistas que defendem e contribuem para a diversidade também devem ter a oportunidade de apresentar o seu trabalho. Nesse momento de pandemia é importante que essas plataformas virtuais aconteçam”, diz.

Fotos em alta resolução: bit.ly/movimentoconexao

Link da notícia no portal UFPR: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/grupo-de-mpb-lanca-producao-com-48-artistas-em-casa-no-evento-cultural-online-da-ufpr-confira-programacao-completa/

Inverno: Saiba como guardar de maneira correta a sua bota para manter a conservação

Usar revistas enroladas e destinar um espaço exclusivo para este tipo de calçado são algumas das dicas para conservar as botas

O inverno começa no dia 20 de junho e termina em 22 de setembro. Conhecido pelos ventos frios e chuva, a época do ano requer proteção de roupas mais quentes e calçados adequados para os dias chuvosos e nublados. A bota é um dos sapatos mais usados neste período. Mas são necessários cuidados para manter o formato do cano, para as botas de cano longo, e para a conservação do calçado? A Renata Marcolino, da Mil e Uma Sapatilhas, lista algumas dicas de como cuidar da sua bota de maneira correta.

Botas de cano longo: Estes modelos podem ser difíceis de guardar de uma forma que seja mantida a forma original. Para evitar a deformidade do calçado, é recomendado fechar o zíper da bota, enrolar uma revista e colocar dentro do cano. Desta forma, a revista vai desenrolar e não irá permitir que fique sem forma. Outra dica é usar boia espaguete cortada na altura do cano para manter o formato. Se sua bota for de couro, é necessário que seja armazenada em pé.

Armazenamento: Como ocupam muito espaço no guarda-roupa, é sugerido um espaço destinado somente para este tipo de calçado. Se não tiver como separar um local especial para as botas, é necessário guardar em caixas de madeira. Este tipo de material absorve a umidades e impede a formação de mofos. É importante verificar se o local de armazenagem é livre de umidade. O saco de TNT também serve muito bem para guardar as botas de maneira correta. A forma de armazenamento serve para todos os tipos de botas, que variam entre canos longos a coturno.

Como limpar: Se a bota for de couro sintético, o ideal é utilizar uma esponja úmida com algumas gotas de sabão liquido. Após, retire o detergente com um pano úmido. Para botas de couro com textura, como aquelas que imitam cobra ou croco, a limpeza pode ser feita com um pano macio seco ou flanela para ajudar na retirada de sujeiras que se acumulam nas texturas. Lembre-se de sempre limpar o solado com um pano úmido logo após o uso. Deixe de um dia para o outro em um ambiente fresco depois da higienização e sem sol.

Como retirar o mofo das botas: Como são calçados usados geralmente durante os dias mais frios, as botas acabam esquecidas no guarda-roupa e por isso podem ter mofos. Para retirar as manchas, somente pano úmido não resolve. É necessário utilizar vinagre de maça para tecidos de couro ou álcool em gel para couro sintético.

Como recuperar as botas molhadas pela chuva: Nunca coloque o calçado sob o sol para secar. Os raios solares ressecam o tecido e podem deixá-lo enrugado e com marcas. Secador também não é usado para secar as botas, já que além de danificar o tecido, permite que o solado descole. O ideal é deixar em lugares arejados e secos. Cadarços, no caso de coturnos, e palmilhas devem ser secas separadamente. Outra sugestão para absorver a umidade é utilizar jornal, que deve ser trocados de tempos em tempos para que o calçado seque completamente.

Lar doce lar: a pandemia e o crescimento da categoria Casa-Jardim

Imagine a cena: você sentando em seu sofá, trabalhando no seu notebook, dá uma espiadinha e percebe que sua cortina está desbotada. Olha para o teto e vê aquela lâmpada com a fiação aparente, que está muito feia! É fato: as pessoas estão mais em casa e, com isso, redescobrem (ou descobrem) o seu lar. Antes, para muitos, a casa servia apenas como uma espécie de “hotel” (jantar, tomar banho, dormir). Porém, com o isolamento social, as pessoas têm ficado mais no local, logo, tem se preocupado em tornar seus lares mais confortáveis e bonitos.

Segundo dados da Consultoria McKinsey & Company, com a pandemia, as “casas” assumiram um novo papel: elas viraram o “centro da vida das pessoas”. Não é mais só um lugar de descanso, mas sim um espaço de entretenimento, de socialização, de cuidados pessoais, de exercícios físicos e claro, de trabalho. Portanto, este “centro” está recebendo uma atenção especial. Para provar o que estou falando, pesquisei no Google Trends as buscas que as pessoas fizeram nos últimos 12 meses, primeiramente na categoria “casa e jardim” (Figura 01) e depois em “viagens” (figura 02). Percebam que a primeira curva está em tendência clara de subida, enquanto que a segunda está em tendência de queda.

E digo mais: esse será nosso novo normal! Não estou falando que as pessoas vão deixar de viajar. É claro que, passando esta situação de pandemia, esta atividade, aos poucos, voltará a crescer. Porém, o “lar” vai continuar sendo nosso centro de atenções, pois muitas empresas e autônomos perceberam que é tão agradável como produtivo trabalhar em casa. Assim sendo, as pessoas vão continuar a ficar mais em casa, mesmo no período pós-pandemia.

Logo, se você tem uma empresa nesse setor, fique feliz, pois esta é uma ótima notícia e corra para ampliar seus negócios. Mas se não, faça uma reflexão de como a sua empresa pode se adaptar e oferecer algo que deixe a casa deste novo consumidor mais agradável, bonita e funcional.

Por exemplo, se você tem uma empresa que comercializa cosméticos, pense em algo que você possa oferecer para aumentar o bem-estar, como velas, incensos, difusores de fragrâncias, etc... Ou ainda, se você comercializa produtos para marcenaria, que tal oferecer kits prontos de pequenos armários, racks e prateleiras? Isso porque a tendência do DIY (Do it Yourself ou “faça você”) vai crescer também.

Enfim, nem sempre esta descoberta será fácil ou mesmo possível. Mas é importante que este exercício seja feito. Só alerto para um cuidado: não tente ir para um setor “muito longe” do que sua empresa já trabalha. Corre-se o risco de causar estranheza e não caber no que eu chamo de “gôndola mental” do consumidor. Um exemplo clássico foi quando a empresa Yakult, que vende leite fermentado, resolveu fazer cosméticos e, claro, não deu certo. Mas, se for o caso de optar por algo muito diferente, pense em lançar uma nova marca. Infelizmente os empreendedores neste momento, sempre terão este trade off: usar a marca forte e já conhecida para lançar novos produtos? Ou construir uma marca nova, do zero, para não “queimar” a marca atual? Minha resposta: pesquise e pergunte para seu consumidor o que ele acha. Afinal, a opinião dele é a que importa, e não a sua ou a minha!

Autora: Shirlei Miranda Camargo é tutora do Curso de Gestão Comercial do Centro Universitário Internacional Uninter.

Campanha para doar parte do Imposto de Renda ao Instituto TMO vai até 30/06

IR flyer campanha abrece o Leão 2020 - 04.png

Lide Multimídia - O Instituto TMO, por meio da campanha “Abrace o Leão e doe parte do seu imposto”, está recebendo doações de pessoas físicas, que podem destinar até 3% do seu imposto de renda. O prazo vai até o dia 30 de junho, último dia em que a Receita Federal receberá as declarações dos contribuintes. A doação deve ser feita durante o preenchimento do formulário de declaração, conforme instruções abaixo.

Pessoas Jurídicas também podem contribuir, mas de uma forma diferente: doando até 1% do imposto devido, deduzindo o valor destinado no pagamento que será realizado no ano subsequente.

O Instituto TMO é uma instituição sem fins lucrativos que há 31 anos realiza ações em prol do transplante de medula óssea e do acolhimento a pessoas em tratamento. Possui uma residência de passagem chamada Casa Malice, que hospeda gratuitamente pessoas de outras cidades que vêm a Curitiba fazer tratamento no Hospital de Clínicas da UFPR. Existem diversas formas de contribuir, que estão disponíveis no site www.institutitmo.org.br/apoie .

Como doar:

Critério: Declarar por formulário completo (seja IR a restituir ou a pagar). Valor: Até 3% do IR devido, referente ao exercício. O valor será calculado automaticamente pelo programa de declaração da receita federal.

1. DOAÇÃO: Depois de informar as possíveis doações realizadas em 2019 e terminar o preenchimento da sua declaração, selecione, “Resumo da Declaração” e escolha a opção “Doação diretamente na declaração – ECA”. Clique em “Novo”, escolha o “Fundo Municipal”; em UF, selecione “PR – Paraná”; e em Município, “Curitiba”. Na sequência digite o valor calculado pelo programa da receita federal.

2. IMPRESSÃO: Entre na opção “Imprimir” e selecione “DARF – Doações diretamente na declaração – ECA”.

3. PAGAMENTO: Pague a guia até o dia 30 de junho de 2020.

4. E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO: Para direcionar sua doação a Associação Alírio Pfiffer/Instituto TMO, envie um e-mail para captacao@institutotmo.org.br, contendo as seguintes informações: Comprovante de pagamento do DARF de doação; nome completo, CPF, endereço e telefone. Obs.: O envio deste e-mail é fundamental para que o seu recurso direcionado aos nossos projetos.

Redes sociais do Instituto TMO:
www.instagram.com/institutotmocasamalice
www.facebook.com/institutotmo

Inverno cor de rosa Vinhos Rosés podem ser uma excelente opção para variar os sabores do inverno

Garrafa de bebida Descrição gerada automaticamenteUma imagem contendo garrafa, no interior, comida, mesa Descrição gerada automaticamente
Com o inverno chegando com tudo no Brasil, os vinhos tintos acabam ganhando um maior espaço nas adegas e mesas dos brasileiros por terem características mais fortes. Porém, ao redor do mundo as pessoas estão descobrindo, na versatilidade dos vinhos rosés, uma grande oportunidade de ampliar os sabores de pratos típicos da temporada como Fondues e strogonoffs.

“Só beber vinho rosé no verão é como dizer que só se pode beber vinho tinto depois do anoitecer. O Rosé é como todos os outros tipos de vinhos, você deve beber quando quiser”, explica Hildebrando Lacerda, diretor comercial da marca do Brasil.

A empresa é a distribuidora de cerca de 100 rótulos de vinhos, entre brancos, tintos, espumantes e rosés, originários da Espanha, Itália, França e Chile. Outra proposta da empresa é apresentar novidades e tendências como foi o caso da marca Rosé Piscine, que hoje conta com três produtos Rosé Piscine Stripes, para ser apreciado com duas pedras de gelo; SeaSun, para ser degustado apenas refrigerado e a espumante Freez, também para ser servido com gelo.

A linha Rosé Piscine é o nosso carro-chefe, justamente pela versatilidade que a bebida oferece. Tanto que o Rosé Piscine Stripes, que é o principal produto da marca, foi o vinho Rosé Francês mais vendido no Brasil por dois anos seguidos, em 2018 e 2019”, completa Lacerda.

Produzido na região sudoeste da França, em uma das vinhas mais famosas da região, a bebida tem em sua composição a uva 100% negrete e o paladar é de um vinho rosé de mesa suave, de aroma levemente frutado que traz notas de pêssego, limão e morango, com um toque especial de lichia que dá um toque exótico. “O Rosé Piscine Stripes traz uma concentração de açúcar que exige que ele seja degustado com 2 ou 3 pedras de gelo deixando-o mais equilibrado, mas sem perder o sabor”, explica o executivo.

“A idéia de que o rosé só é apreciado em clima quente está felizmente ficando defasada. As pessoas estão entendendo que é possível trazer a energia e o calor de uma bebida até então tida como típica do calor, para o inverno... acredito até que esse conceito faça um bem para a nossa cabeça, hehehe” finaliza.

Serviço
www.rosepiscine.com.br
Instagram: @rosepiscineoficial
euquero@rosepiscine.com.br
Telefone: (11) 3122-9500 | (11) 94353-5739
Descubra esse novo universo onde as bolhas são as rainhas do momento.

Sobre o Rosé Piscine
O Rosé Piscine é uma bebida sofisticada e irreverente, já que possibilita ao consumidor degustar o vinho de forma diferenciada – com duas a três pedras de gelo. Feito sob medida para aqueles que gostam de drinques refrescantes, ele é composto por 100% de uva Negrette, traz graduação alcoólica de 11% e deve ser consumido em uma temperatura que varia entre 6 e 8 graus. Seu aroma é levemente frutado, com notas de pêssego, limão e morango e traz um sabor com toque de lichia, mistura que proporciona um final exótico para quem o aprecia. Reconhecido como o primeiro vinho rosé do mundo a ser bebido com cubos de gelo, Rosé Piscine tem se tornado cada vez mais uma das preferências dos brasileiros, sendo o vinho francês importado mais vendido no Brasil, em 2018 –, segundo dados da Ideal Consulting. Seu rótulo colorido, com listras azuis e brancas, a garrafa se destaca em qualquer lugar que é exibida. Este refrescante vinho foi criado em Saint-Tropez e produzido na região sudoeste da França, país onde a bebida vende mais de um milhão de garrafas por ano.

CONTRATEMPO FESTIVAL REÚNE MAIS DE 100 ARTISTAS DE TODO PARANÁ

Evento online, na próxima terça-feira (23), é também um manifesto da classe, que aguarda o pacote de medidas de apoio ao setor cultural prometido pelo Governo do Estado do Paraná para maio

Nasce um novo espaço para exaltar o poder transformador da cultura e levar sanidade às pessoas isoladas devido a pandemia. Artistas do Paraná se unem para a primeira edição do Contratempo Festival, um evento online, com mais de 100 ações ao vivo durante 12 horas consecutivas. As transmissões serão entre 9h e 21h de terça-feira, dia 23 de junho, no canal do Instagram das/dos artistas.

Contratempo Festival traz a multiplicidade e versatilidade do setor cultural: música, teatro, cinema, circo, literatura, performances, dança, artes plásticas, fotografia, juntas em um só evento. A cada hora, apresentações exclusivas que prometem surpreender as espectadoras e espectadores. Serão oito artistas solo, companhias e/ou bandas por hora. Karol Conka, Alexandre Nero, Fabíula Nascimento (única que será no twitter porque seus perfis foram ocupados por pessoas negras em junho), A Banda Mais Bonita da Cidade, Ave Lola, Baque Mulher, Mandicuera, Mulamba, Cia dos Palhaços, Letícia Sabatella, Janine Mathias, Dow Raiz, Fotofolia, Rimon Guimarães, Slam das Gurias CWB, Caburé Canela, De um filho, de um cego, Abacate Contemporâneo, Luís Melo, Katiuscia Canoro e cia brasileira de teatro, entre outros, outras e outres movimentam a terça-feira do Paraná.

Mais que apresentações, o evento é um manifesto, um pedido de socorro da classe artística, uma das primeiras a parar e que não tem previsão de retorno presencial. Ao contrário de outros estados do Brasil, que logo no início da pandemia publicaram editais de auxílio emergencial ao setor, o Governo do Paraná segue sem ações efetivas. O tímido pacote de medidas de “apoio e fortalecimento do setor cultural”, anunciado para maio, ainda não aconteceu, e quando questionada sobre recursos para o Fundo Estadual de Cultura, a Superintendente de Cultura, Luciana Casagrande Pereira, comenta sobre a esperança na aprovação da Lei Aldir Blanc como único plano do Estado. A lei aguarda a sanção presidente até dia 1º de julho.