“Artistas Independentes Curitibanos expõem suas obras no Clube Dom Pedro II”

"Curitiba vai sediar a 2ª Edição da Feira de Arte Independente Universo, nos dias 24 e 25 de agosto, no Clube Dom Pedro II, com foco na exposição e venda das obras de artistas de várias categorias: telas em óleo, acrílico sob tela, gravuras, aquarelas, cerâmicas, mosaicos, desenhos artísticos, ilustrações, prints, papelaria artesanal, escritores com lançamento de livros, e muito mais.

Uma oportunidade para ter novas obras em sua casa valorizando os artistas Curitibanos, trazendo mais beleza ao ambiente, com peças exclusivas e personalizadas.

Durante o Fim de semana teremos oficinas: Oficina de Pintura BAUER realizado pelo Ateliê Tinta Flor com arteeducadora Willie Anne, Oficina de Origami com a professora Denise Krukoski, e Oficina de Lettering com a Camaleoa artista Aline de Almeida.

No entretenimento teremos apresentação das bailarinas do Studio Lena Hage e os djs: Marcio da AM produção musical e Mayralys

A 2ªFeira de Arte Independente Universo tem um propósito solidário. Para entrar no evento, é necessária a doação de 1kg de alimento não perecível, ou itens de higiene pessoal. Os alimentos e produtos arrecadados serão doados a Crenvi Casa de recuperação Nova Vida fundada em 1977, pioneiros no tratamento de dependência química no Paraná, e para o Instituto Peniel Sem Fronteiras. Separe suas tampinhas de plástico!! Fizemos uma parceria maravilhosa com a ONG @tampinhadobemcwb que coleta alguns materiais recicláveis para vender e pagar a castração de animais abandonados! Então se você tiver em casa: tampinhas plásticas, lacres de alumínio e tampas de metal.

Contamos com praça de alimentação externa e interna, com várias opções de lanches e porções.

Estacionamento no Clube :Entrada pela Rua Dr. Pedro Augusto Mena Barreto Monclaro, Nº 80

A Feira acontecerá no Clube Dom Pedro II, localizado na Rua Brigadeiro Franco, 3662 – Água Verde, no horário das 10:00 às 20:00 no sábado e no domingo.

Pet também é bem-vindo.

Serviço:
2ªFeira de Arte Independente Universo
24 & 25 de agosto das 10:00 às 20:00
Rua Brigadeiro Franco, 3662 – Água Verde.
Entrada Solidária : 1kg de alimento não perecível, item de higiene pessoal.
Pet friendly
Contato: 41 9 92869641 Val Andrade
Saiba mais sobre a 2ªFeira de Arte Independente Universo
@feira.arte.universo

Tivoli Ecoresort Praia do Forte comemora aniversário com oferta especial

De 19 a 25 de agosto de 2024, resort oferece até 15% Off para hospedagens realizadas até abril de 2025

Tivoli Ecoresort Praia do Forte

Praia do Forte, 15 de agosto de 2024 – Em agosto, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte faz aniversário e, para marcar essa data especial, lança uma oferta trazendo uma oferta exclusiva para presentear seus hóspedes.

Para os hóspedes que reservarem estadas a partir de 3 noites, a oferta traz descontos de até 15% e abrange hospedagem, café da manhã e jantar servidos no restaurante do hotel, além de uma programação de esporte e lazer para adultos e crianças. As reservas devem ser realizadas entre 19 e 25 de agosto de 2024.

O Tivoli Ecoresort Praia do Forte, localizado na paradisíaca Praia do Forte, Bahia, conta com uma infraestrutura de excelência com 287 apartamentos, 7 piscinas, quadras esportivas, um fitness center completo, além de restaurantes e bares diversos.

Eleito como o melhor resort familiar da América Latina pela World Travel Awards, o Tivoli Ecoresort oferece uma completa infraestrutura de lazer para experiências únicas durante todo o ano a todos os estilos de viajantes, sejam famílias, grupos de amigos ou casais.

Para as famílias, o resort dispõe de baby copas e o clube infantil Caretta Caretta, que proporciona entretenimento para as crianças com monitores capacitados. E para aqueles que buscam relaxamento, o premiado Anantara Spa oferece uma experiência completa de bem-estar em meio à natureza exuberante da Bahia.

O serviço acolhedor e personalizado, mas com muito charme e um sorriso no rosto, além da alta gastronomia internacional, mas sem perder o sotaque baiano, são alguns dos destaques oferecidos aos hóspedes do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, que em 2024 está completando 39 anos de operação.

Período de Reservas
As reservas podem ser feitas entre 19 e 25 de agosto de 2024, com descontos sobre a Tarifa Flexível:
15% de desconto para hospedagens a partir de 03 diárias nos seguintes períodos:
Check-in de 25 de agosto a 05 de setembro de 2024.
Check-in de 08 a 26 de setembro de 2024.
Check-in de 29 de setembro a 03 de outubro de 2024.
Check-in de 06 a 11 de outubro de 2024.
Check-in de 20 a 23 de outubro de 2024.
Check-in de 27 de outubro a 08 de novembro de 2024.
Check-in de 10 a 13 de novembro de 2024.
Check-in de 17 a 20 de novembro de 2024.
Check-in de 30 de novembro a 19 de dezembro de 2024.
Check-in de 09 de março a 03 de abril de 2025.

10% de desconto para hospedagens a partir de 07 diárias no período:
Check-in de 12 de janeiro a 01 de fevereiro de 2025.

10% de desconto para hospedagens a partir de 04 diárias no período:
Check-in de 01 a 27 de fevereiro de 2025.

Serviço Oferta de Aniversário Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Período de reservas: 19 a 25/08/2024
Inclui: hospedagem, café da manhã e jantar com bebidas não alcoólicas inclusas e acesso à programação especial do período 
Termos e Condições: Pré-pagamento de 100% do valor total das diárias no momento da reserva; • Mínimo de noites e desconto nas diárias desta oferta variam de acordo com o período da estada; • Preços por noite e por quarto, para ocupação selecionada, válida no momento de reserva; • Em caso de cancelamento, no show ou saída antecipada, multa de 100% do valor total da reserva; • Oferta não reembolsável; • Permitida uma remarcação dentro dos períodos da Oferta e conforme atualização tarifária do período desejado para remarcação; • Não inclui consumos extra e taxas locais aplicáveis; • Não combinável com outras ofertas ou campanhas em vigor; • Não cobramos taxas de serviços; • Oferta com disponibilidade limitada; • Não elegível para grupos; • Não elegível com programa de fidelização DISCOVERY.

Reservas 
Tivoli Ecoresort Praia do Forte    
End.: Avenida do Farol s/n, Praia do Forte | Bahia - Brasil      
Tel.: 55 (71) 3676.4000       
Site: www.tivolihotels.com     
E-mail: reservas.tepf@tivolihotels. com     
Instagram: @tivoliecoresort     
Facebook: @tivoliecoresortpraiadoforte     
     
Sobre a Tivoli Hotels & Resorts
A Tivoli Hotels & Resorts faz parte da Minor Hotels e opera atualmente 16 propriedades em Portugal, Brasil, Qatar, China e Holanda. Com 90 anos de experiência, a Tivoli Hotels & Resorts diferencia-se através de um leque de experiências únicas e autênticas oferecidas aos hóspedes, aliadas a um serviço inovador e diferenciador. Em Portugal, a Tivoli tem propriedades nos principais destinos turísticos desde a cosmopolita cidade de Lisboa à romântica vila medieval de Sintra e às praias e campos de golfe do Algarve. No Brasil, os hotéis Tivoli possuem propriedades na vibrante São Paulo e no litoral da Bahia. No Catar, o portfólio da marca inclui três hotéis, dois no centro histórico de Doha e um na costa de Al Wakra.
A Tivoli é membro da Global Hotel Alliance (GHA), a maior aliança mundial de marcas de hotéis independentes.

Para mais informações sobre Tivoli Hotels & Resorts, visite www.tivolihotels. com/en. Siga-nos no Facebook e Instagram @TivoliHotels

Sobre a Minor Hotels
A Minor Hotels é um grupo proprietário, operador e investidor internacional de hotéis, atualmente com mais de 530 hotéis em operação. A Minor Hotels explora constantemente novas possibilidades no setor hoteleiro com um portfólio de propriedades projetadas para atrair diferentes tipos de viajantes, atendendo a novos gostos e necessidades pessoais. Por meio das propriedades Anantara, Avani, Oaks, Tivoli, M Collection, NH Collection, NH Hotels, nhow, Elewana, Marriott, Four Seasons, St. Regis, Radisson Blu e Minor International, a Minor Hotels opera em 56 países na Ásia-Pacífico, Médio Oriente, África, Oceano Índico, Europa, América do Sul e América do Norte.
Com planos agressivos para expandir as marcas existentes e explorar aquisições estratégicas nos mercados mais oportunos, a Minor Hotels persegue a visão de um mundo mais apaixonado e interligado.

Queijos e méis brasileiros são novidade no Must Restaurant

Restaurante do Tivoli Mofarrej São Paulo lança degustação que traz queijos produzidos no Brasil e méis da Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga, além de parceria com a vinícola gaúcha Miolo na harmonização dos vinhos e espumantes

Degustação de méis, queijos e vinhos brasileiros no Must Restaurant (foto: Elvis Fernandes)

São Paulo, 15 de agosto de 2024 – Com a chegada do inverno, o Must Restaurant, conhecido pela cozinha autoral do chef Danilo Brasil, lança uma nova degustação que promete encantar o paladar dos amantes da boa gastronomia. A grande novidade do restaurante, localizado no Tivoli Mofarrej São Paulo, são as harmonizações entre queijos artesanais, méis especiais e os reconhecidos vinhos e espumantes da vinícola Miolo, que irão proporcionar uma viagem sensorial única. Para aqueles que preferirem, também é possível realizar a degustação somente com queijos e méis, sem os rótulos da Miolo.

A experiência destaca-se por oferecer combinações exclusivas, a começar pelo Queijo Bem Brasil e Mel Jataí. Este queijo de massa mole e casca mofada surpreende pelo seu sabor suave, que harmoniza perfeitamente com doces e geleias, além de ser uma delícia puro ou em preparações quentes. Maturado por 30 dias, é um verdadeiro encanto para os sentidos. O mel, conhecido na região sul e sudeste do Brasil, possui doçura média/alta e é extremamente versátil, combinando bem com queijos e pratos frescos. A harmonização com o Espumante Miolo Seival Brut acrescenta um toque de frescor e elegância à combinação.

O próximo destaque é o Queijo Azul de Bofete e Mel Jataí. Com massa macia e azul, este queijo oferece um sabor que é ao mesmo tempo suave e intenso, com notas de creme fresco e um leve amargor característico dos queijos de mofo azul. O mel Jataí novamente complementa este queijo com sua doçura média/alta. A harmonização com o Miolo Wild Trebbiano 2023 enaltece a complexidade do queijo.

A terceira combinação é do Queijo Duzu e Mel Jupará. Inspirado nos queijos azuis italianos, o Queijo Duzu tem uma massa cremosa e um sabor que mistura creme de leite com sutis notas de amargor. Perfeito para acompanhar mel e vinhos doces. Vindo de Parintins, no Amazonas, o Mel Jupará é complexo e exclusivo, com boa acidez e doçura média, indicado para alta gastronomia. A harmonização com o Miolo Single Vineyard Alvarinho 2022 I.P. realça as notas delicadas do queijo.

Queijos brasileiros são destaque em menu de inverno (foto: Elvis Fernandes)
Outra proposta é o Queijo Soberano e Mel Manduri. Este queijo de massa semi-cozida é inspirado nos queijos de montanha como Gruyère e Ementhal, apresentando uma textura macia e sabor suave. O Mel Manduri, com alta doçura e aroma marcante, é ideal para queijos leves e pratos doces. A harmonização com o Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2022 I.P. complementa perfeitamente a suavidade do queijo.

A última parte da degustação é do Queijo Pardinho com Mel Jandaíra. O Cuesta Azul, produzido com leite cru de vaca em Pardinho (SP), tem 4 meses de maturação e apresenta sabores amanteigados, acastanhados e um leve toque picante. Proveniente da caatinga, o Mel Jandaíra possui uma presença aromática marcante, doçura elevada e acidez equilibrada, com notas de ervas e especiarias. A harmonização com o licoroso Miolo Late Harvest 2018 Viognier e Gewurztraminer enriquece a complexidade do queijo.

Para adoçar ainda mais a experiência, o Must Restaurante oferece duas deliciosas opções de fondue doce para compartilhar. A primeira traz chocolate ao leite da renomada marca República Del Cacao e acompanha morango, marshmallow, uva, kiwi, abacaxi, melão e banana (R$135 para duas pessoas). A segunda opção é uma versão vegana feita com chocolate vegano da República Del Cacao e leite de amêndoas, acompanhada por morango, uva, kiwi, abacaxi, melão e banana, proporcionando uma experiência de fondue deliciosa para todos os gostos e preferências (R$165 para duas pessoas).

Serviço  
Menu de Inverno Must Restaurant
Horário: 08h às 01h   
End.: Tivoli Mofarrej São Paulo - Alameda Santos, 1437 – térreo   
Valores: Harmonização de queijos e méis acompanhada dos rótulos Miolo R$ 260 por pessoa | Harmonização somente com queijos e méis R$ 120 por pessoa | Fondue doce opção regular R$ 135 para duas pessoas | Fondue doce opção vegana R$ 165 para duas pessoas (valores não incluem serviço)

Sobre a Tivoli Hotels & Resorts 
A Tivoli Hotels & Resorts faz parte da Minor Hotels e opera atualmente 16 propriedades em Portugal, Brasil, Qatar, China e Holanda. Com 90 anos de experiência, a Tivoli Hotels & Resorts diferencia-se através de um leque de experiências únicas e autênticas oferecidas aos hóspedes, aliadas a um serviço inovador e diferenciador. Em Portugal, a Tivoli tem propriedades nos principais destinos turísticos desde a cosmopolita cidade de Lisboa à romântica vila medieval de Sintra e às praias e campos de golfe do Algarve. No Brasil, os hotéis Tivoli possuem propriedades na vibrante São Paulo e no litoral da Bahia. No Catar, o portfólio da marca inclui três hotéis, dois no centro histórico de Doha e um na costa de Al Wakra. 
A Tivoli é membro da Global Hotel Alliance (GHA), a maior aliança mundial de marcas de hotéis independentes. 

Para mais informações sobre Tivoli Hotels & Resorts, visite www.tivolihotels. com/en. Siga-nos no Facebook e Instagram @TivoliHotels 

Sobre a Minor Hotels 
A Minor Hotels é um grupo proprietário, operador e investidor internacional de hotéis, atualmente com mais de 530 hotéis em operação. A Minor Hotels explora constantemente novas possibilidades no setor hoteleiro com um portfólio de propriedades projetadas para atrair diferentes tipos de viajantes, atendendo a novos gostos e necessidades pessoais. Por meio das propriedades Anantara, Avani, Oaks, Tivoli, M Collection, NH Collection, NH Hotels, nhow, Elewana, Marriott, Four Seasons, St. Regis, Radisson Blu e Minor International, a Minor Hotels opera em 56 países na Ásia-Pacífico, Médio Oriente, África, Oceano Índico, Europa, América do Sul e América do Norte. 
Com planos agressivos para expandir as marcas existentes e explorar aquisições estratégicas nos mercados mais oportunos, a Minor Hotels persegue a visão de um mundo mais apaixonado e interligado. 
   
  

Dia do Pinot Noir: conheça umas das mais elegantes e desafiadoras uvas do mundo

Para celebrar a data, que acontece em 18 de agosto, sommelière da Wine indica vinhos e dá sugestões de pratos para acompanhar

AD_4nXcIQYl9GDxxDCWsxV4egt24GykyqMZBhLMHxKf4nLsR57dSouSBQaCqpkE9UsCgqP71QapThPIhkvOdpohkL1G-OqfrvL8v0hxtY4Sc7gFUAyqfFceS3LrfNK4_zWT63oUkvyINa-TQCeFaV3YqO7gZ2T0_?key=NE5mIBm5PDJOHNe3YwJntw

A Pinot Noir, uma das uvas mais antigas do mundo, é conhecida por seu charme, legado e a legião de fãs que conquistou ao longo dos séculos. Originária da Borgonha, na França, essa uva é famosa por sua elegância e pela dificuldade em seu cultivo e produção, características que a tornam única e altamente valorizada. Embora tenha se espalhado pelo mundo, é na França, Estados Unidos, Alemanha, Nova Zelândia, Austrália, Chile e Argentina que tem maior presença no mundo dos vinhos com exemplares icônicos. Com um cultivo repleto de especificidades, é uma uva que traz como resultado vinhos repletos de elegância e complexidade.

“De forma geral, os vinhos elaborados com a uva Pinot Noir apresentam cores mais claras, até mesmo translúcidas, variando de tons de rubi claro e brilhante a médio”, diz Thamirys Schneider , sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. “Possuem aromas de frutas vermelhas frescas, quando mais jovens, podendo revelar, também, camadas de notas terrosas, cogumelos, folhas secas e especiarias, quando envelhecido em garrafa. Na boca, tem corpo leve a médio, com taninos mais discretos e acidez mais alta, o que ressalta seu frescor e traz um toque elegante e sutileza. É uma uva que encanta em diferentes estilos, de vinhos tranquilos como tintos e rosés a vinhos espumantes, sendo uma das uvas bases, inclusive, do espetacular Champanhe.”

A especialista ressalta também que os vinhos da uva Pinot Noir têm uma qualidade especial: a versatilidade no momento das harmonizações. Trata-se de um vinho que vai bem com tudo, tendo leveza para acompanhar um salmão ou atum grelhado, assim como boa estrutura para harmonizar com carnes mais intensas como pato, porco e carnes vermelhas magras.

Para celebrar o Dia da Pinot Noir, veja indicações de alguns exemplares bem como sugestões de pratos para harmonizar.

Ropiteau Frères Les Plants Nobles Pinot Noir 2022 com Magret de pato com molho de frutas vermelhas (França)

Elaborado pela renomada vinícola francesa da região da Borgonha, a Ropiteau Frères, este vinho expressa a delicadeza e as características de um Pinot Noir francês. Com o objetivo de disseminar os seus rótulos e a sua paixão pelo mundo do vinho, a Ropiteau Frères expandiu a sua produção para outras regiões além da Borgonha, entre elas o sul da França, e desenvolveu uma linha de vinhos com um perfil mais moderno, descomplicados e que manifestam as características naturais das uvas na denominação Vin De France. Esta denominação tem como objetivo criar vinhos que valorizem as variedades das uvas ao invés da região, é a exaltação da casta e todo seu primor. Logo, selecionam-se as uvas de maior qualidade na busca de vinhos equilibrados e frutados que expressam a primazia das uvas francesas. A união da expertise de uma renomada vinícola francesa e seleção das melhores uvas na produção de um vinho moderno e vibrante. Este é um exemplar expressivamente aromático, saboroso, macio no paladar e com encantadora delicadeza.

A dica de harmonização para este rótulo é um magret de pato. O magret é o peito de pato gordo, ou seja, tem mais gordura, além de um sabor mais intenso. Harmonizar com Pinot Noir, além de ser uma combinação regional, muito comum na França, também conta com a acidez mais vibrante do exemplar, que ajuda a limpar a gordura do paladar, e as notas frutadas concentradas que harmonizam por similaridade com o molho agridoce.

(https://www.wine.com.br/prod30524.html)

Bridlewood Monterey County Pinot Noir 2018 com filé mignon e batatas rústicas (EUA)

Quando se leva em consideração o Novo Mundo, é indispensável conhecer os Pinot Noir dos Estados Unidos, mais especificamente da Califórnia. Nesta região, os exemplares desta uva são mais volumosos, exuberantes e trazem frutas mais maduras, e até mesmo notas de frutas pretas. Bridlewood Monterey County Pinot Noir 2018 é um bom exemplo de um exemplar mais expressivo nos aromas e concentrado no paladar.

Elaborado na costa da Califórnia, mais precisamente da Costa Central californiana, esse rótulo traz a tipicidade dos vinhos desta região. Bridlewood Estate Winery tem orgulho do seu terroir, que se assemelha aos dos renomados vinhedos da Borgonha, e isto é colocado cuidadosamente na seleção de uvas de alta qualidade, uma produção criteriosa para elaborar exemplares distintos que expressam a costa central da Califórnia. Esse vinho amadureceu durante 6 meses em barricas de carvalho francês, o que agregou mais complexidade e estrutura ao exemplar, o que é perceptível nos aromas e sabores. Trata-se de um Pinot Noir elegante, intenso e marcante, que gera uma interessante harmonização com um prato mais estruturado, como o filé mignon com batatas rústicas.

(https://www.wine.com.br/vinhos/bridlewood-monterey-county-pinot-noir-2018/prod25860.html)

T.H. [Terroir Hunter] D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2021 com atum grelhado com gergelim (Chile)

T.H. significa Caçador de Terroir e é o DNA e a alma de Undurraga. Um projeto inovador liderado por Rafael Urrejola, nomeado Enólogo Chileno em 2017 por Tim Atkin, pautado na busca de terroirs ideais para o desenvolvimento das castas para a produção de vinhos únicos, surpreendentes e com identidade. Suas uvas são provenientes da microrregião de San Antonio, a 14 km do Oceano Pacífico, no já célebre Valle de Leyda no Chile. A localização do vinhedo é de uma região de clima frio e com grande influência das brisas frias do Oceano Pacífico, o que tem total influência nas vinhas, proporcionando uma longa maturação das uvas e gerando vinhos de perfil fresco e de grande intensidade aromático, com um toque mineral no aroma e sabor.

Um exemplar com exuberante complexidade de um terroir singular de vinhedos da D.O. Valle de Leyda, que amadureceu 1/3 em barricas de carvalho francês de terceiro uso, 1/3 em tanques de aço inox, 1/3 em ovos de concreto durante 12 meses. Depois, o vinho ficou mais 12 meses em garrafa antes de ser comercializado.

Um vinho complexo, elegante, versátil para harmonizações, fresco e com bom potencial de guarda. Este exemplar é validado por críticos e publicações especializadas, tendo recebido 92 pontos Descorchados, 91 pontos James Suckling, 91 pontos Robert Parker e 93 pontos Mesa de Cata La CAV.

Uma ótima opção para acompanhar o rótulo leve é um bom atum grelhado com gergelim. A sutileza deste vinho combina bem com peixes mais intensos, como salmão e atum, criando uma harmonização delicada e prazerosa.

(https://www.wine.com.br/prod28411.html)

Partridge Reserva Pinot Noir 2023 com rosbife com molho de cogumelos (Argentina)

Com uma proposta mais arrojada, o Partridge Reserva Pinot Noir 2023 encanta os paladares que apreciam um Pinot Noir mais intenso. O Partridge Reserva é uma linha da renomada vinícola argentina Viña Las Perdices com vinhedos situados em Mendoza, aos pés da imponente Cordilheira dos Andes. Foi elaborada pelo enólogo Juan Carlos Muñoz, que tem como filosofia de produção combinar os conhecimentos tradicionais, respeito ao meio ambiente, práticas sustentáveis e uso das melhores tecnologias para o cuidado especial com as videiras, e também no processo de seleção das uvas e produção dos vinhos.

Este exemplar da linha Reserva traz a Pinot Noir amadurecida em barricas de carvalho francês usadas durante o período de 12 meses, o que agrega maior complexidade, arredonda os taninos e proporciona mais corpo ao vinho. Um vinho elegante e cheio de personalidade.

Por mais que seja um vinho de corpo leve a médio, este exemplar apresenta intensidade nos aromas e sabores e uma longa persistência. Versátil, é uma boa escolha com carnes de aves, porco e carnes vermelhas magras. Uma harmonização fantástica com este exemplar é bom rosbife com molho de cogumelos.

(https://www.wine.com.br/prod30542.html)

Angra repete parceria e recebe Toni Garrido em apresentação acústica em Curitiba

Vocalista do Cidade Negra participou das gravações do acústico da banda em 2023, e retorna ao palco da Ópera de Arame com o Angra em show acústico

O Angra retorna ao palco da Ópera de Arame no dia 30 de agosto de 2024, para uma apresentação especial, acústica e com orquestra, que faz parte da nova turnê acústica do grupo. Além de Vanessa Moreno e Kiko Loureiro, a banda confirmou esta semana a participação especial de Toni Garrido, que esteve com a banda neste mesmo palco em 2023.

Os ingressos seguem disponíveis pela plataforma Articket, a partir de R$ 105. A banda retorna à cidade para um show acústico, um ano após a história performance que será lançada em breve nos formatos áudio e vídeo. Além dos setores convencionais da casa, haverá o Holy Stage, uma área montada em cima do palco, uma experiência diferenciada que permite aos fãs assistirem a banda de perto.

Para celebrar três décadas de uma sólida carreira, o grupo, pela primeira vez, registrou uma apresentação na íntegra (justamente em Curitiba, com casa cheia, em 2023) para ser lançada de maneira oficial, ainda este ano. Neste formato, a banda reestruturou as canções, trazendo essa nova abordagem e reforçando a musicalidade do quinteto para os seus fãs e para o público em geral.

A turnê acústica também passa por outras cidades, confira a agenda completa:

17 de agosto: São Paulo/SP @ Espaço Unimed
18 de agosto: Rio de Janeiro/RJ @ Qualistage
30 de agosto: Curitiba/PR @ Ópera de Arame
01 de setembro: Santiago/Chile @ Teatro Teletón

Em mais de três décadas de estrada, o Angra passou por diversos ciclos, alguns dolorosos e outros, como a fase atual, de prosperidade. Formado em 1991, o grupo logo alcançou o status de uma das maiores bandas de heavy metal do Brasil de alcance global. Com álbuns icônicos e extensas turnês pelas Américas, Europa e Ásia, solidificaram uma fiel base de fãs.

O Angra vendeu mais de três milhões de discos em todo o mundo, tem quase meio milhão de ouvintes no Spotify e mais de 50 milhões de visualizações no YouTube.

Siga a banda em @angraofficial

Serviço
Angra – Acústico em Curitiba
Data: 30 de agosto de 2024 (sexta-feira)
Local: Ópera de Arame
Endereço: Rua João Gava, 920 – Abranches
Horário: 21h
Ingressos: a partir de R$ 105
Venda Online: https://articket.com.br/e/2053/angra-unplugged-em-curitiba

Foto: Pri Oliveira

Obra de João Turin em homenagem ao centenário do físico César Lattes é inaugurada na Fundação Araucária

César Lattes - baixo-relevo.jpeg

Um dos maiores cientistas brasileiros, o paranaense César Lattes (1924 – 2005) está entre as muitas pessoas ilustres retratadas pelo artista João Turin (1878 – 1949), que realizou um baixo-relevo do físico em 1948. A obra, que até então se encontrava apenas em gesso, ganhou dois exemplares fundidos em bronze. O primeiro foi inaugurado no Memorial de Curitiba no dia do aniversário de 100 anos de Lattes. O segundo baixo-relevo será inaugurado nesta sexta-feira (16/08) na Fundação Araucária, afixado na sala Vinicius Nagem.

Para celebrar a homenagem, será realizada no local uma solenidade para convidados, das 10h às 11h, promovida pelo Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento contará com a presença de representantes do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, e do ateliê João Turin, além de amigos, ex-alunos e familiares do físico César Lattes. No mesmo dia, no período da tarde, será feita uma outra homenagem a Lattes, no Parque da Ciência Newton Freire Maia, seguido de uma visita guiada no local.

A fundição dos baixos-relevos de João Turin em homenagem a César Lattes teve início com uma provocação do professor Ildeu Moreira, presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que entrou em contato com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), dizendo que seria interessante fazer uma homenagem a Lattes por ocasião de seu centenário de nascimento. Em uma pesquisa, Moreira encontrou uma matéria publicada em 29/12/1948, no jornal O Dia, dizendo que o consagrado cientista Lattes havia posado para João Turin, durante sua passagem pela capital paranaense, sua cidade-natal.

A partir dessa possibilidade, um grupo da UFPR, liderado pelo professor Rodrigo Reis, um dos articuladores do NAPI Paraná Faz Ciência, entrou em contato com a família Ferrari Lago, gestora do acervo artístico de João Turin.

"Em junho de 2023, recebemos o contato do professor Rodrigo Reis nos perguntando se havia, no acervo de obras do escultor João Turin, um baixo-relevo do César Lattes”, relata Samuel Ferrari Lago, gestor do acervo do artista. “O baixo-relevo estava no acervo de originais em gesso e, por isso, não era do conhecimento do público. A partir daí, iniciou-se o processo de fundição em bronze da obra”, explica Lago. “Para nós, a justa homenagem ao centenário do renomado cientista, com uma obra assinada por Turin é motivo de alegria. É também a comprovação de que um acervo artístico consolidado há décadas continua vivo e atual", completa Lago.

Além de Cesar Lattes, João Turin retratou dezenas de nomes conhecidos por meio de baixos-relevos, bustos e esculturas plenas. Entre eles estão músicos como Beethoven, Maestro Carlos Gomes e Bento Mossurunga, pintores como Theodoro de Bona e Alfredo Andersen, personagens da história do Brasil como o Barão do Serro Azul e Tiradentes (estátua exibida no Salão dos Artistas Franceses, em 1922, em Paris, e premiada no Salão Nacional de Belas Artes, em 1923, no Rio de Janeiro), entre tantos outros.

Sobre César Lattes
Cientista da área da Física, César Lattes é paranaense, nascido em Curitiba em 11/07/1924, e foi o descobridor, em 1946, da existência de uma partícula subatômica chamada méson pi, que permite a interação nuclear e a movimentação de prótons e nêutrons no núcleo das células. Sem o méson pi, nenhuma matéria pode existir. Este experimento ganhou o Nobel de Física em 1950. Porém, quem ficou com o prêmio não foi Lattes, mas o chefe da equipe, o estadunidense Cecil Powell, como era costume na época. No Brasil, Lattes foi fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. O sistema utilizado para cadastrar os currículos de cientistas, pesquisadores e estudantes brasileiros se chama “Plataforma Lattes” em sua homenagem.

Sobre João Turin
Nascido em 1878 em Morretes, no litoral do Paraná, mudou-se ainda garoto para a capital Curitiba, iniciando seus estudos em artes, chegando a ser professor. Especializou-se em escultura em Bruxelas e em seguida morou por 10 anos em Paris. Retornou ao Brasil em 1922, trazendo comentários elogiosos da imprensa francesa. Foi premiado no Salão de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1944 e 1947. Faleceu em 1949 e é considerado o maior escultor animalista do Brasil, precursor da arte escultórica no Paraná e um dos criadores do movimento artístico e cultural conhecido como Paranismo. Os trabalhos do artista compõem acervos de 15 museus e instituições do Brasil, além de possuir obras em locais públicos do Paraná, Rio de Janeiro e França. Em sua homenagem, foi inaugurado o Memorial Paranista, em Curitiba, que reúne 100 obras.

Conheça o line-up e a programação completa do Festival Paulo Leminski 80 Anos, que ocorrerá no dia 24 na Pedreira

Festival de música que homenageia Paulo Leminski, bem no dia em que o poeta e compositor completaria 80 anos, contará com grandes nomes da música nacional e local, além de lançamento de livros, poetry slam, oficinas artísticas e variadas atrações culturais

Festival de música que homenageia e comemora os 80 anos de Paulo Leminski contará com grandes nomes da música nacional e local (Créd. Reprodução)
O legado de Paulo Leminski para a cultura curitibana, a literatura e a arte brasileira é inegável. Escritor, poeta, músico, crítico literário, jornalista, publicitário, tradutor e professor, o multiartista, por conta de suas múltiplas características, ficou conhecido como o “poeta pop”, por ter melhor compreendido a linguagem do seu tempo e inspirado milhares de profissionais da arte no Brasil e, até mesmo, no mundo. No próximo dia 24 de agosto, Leminski completaria 80 anos e, para comemorar, o Instituto Paulo Leminski promove o Festival Paulo Leminski 80 Anos, com grandes nomes da música no maior palco aberto da América Latina, na Pedreira Paulo Leminski, a partir das 15h, em um espaço de música, arte e natureza que leva o seu próprio nome. Os últimos ingressos estão disponíveis por meio de lista de espera no Shotgun, com valores a partir de R$ 80 (meia-entrada lote 4), mais taxa.

Na programação musical, grandes nomes locais e nacionais que contam em seus trabalhos com a influência e inspiração do grande Leminski. A programação será aberta com A Banda Mais Bonita da Cidade, que promete um show emocionante com músicas do seu novo álbum, além das suas clássicas como "Se eu Corro", "Uma Atriz", "A Balada da Contramão" e o maior sucesso da banda “Oração”, bem como uma homenagem surpresa para Leminski. Na sequência, sobem ao palco o Slam das Gurias, movimento conhecido pela impressionante batalha de poesias faladas com recorte de gênero, sempre promovendo o protagonismo feminino por meio de uma competição poética, com muita referência à poesia popular de Leminski. O cantor, músico, compositor e escritor Vitor Ramil também sobe ao palco da Pedreira para homenagear um dos seus ídolos da escrita. Ramil possui diversos prêmios da música brasileira, com nove álbuns lançados em sua carreira, também gravou e musicou vários poemas dos maiores nomes da poesia brasileira, entre eles do próprio Paulo Leminski, que apresentará em seu show. Ele contará com a participação especial da cantora Juliana Cortes, um dos principais nomes no Brasil do jazz experimental da atualidade, em que mistura pop e música latina. Na abertura do último álbum da cantora intitulado “Gris”, a canção “Uma Carta uma Brasa Através”, composição de Vítor Ramil sobre um poema de Paulo Leminski, deverá ser um dos pontos marcantes do show.

Não tem como homenagear o poeta curitibano sem a participação da banda Blindagem. Fundada em 1975, o grupo ganhou novos rumos com a entrada de Ivo Rodrigues, que levou para a banda suas parcerias autorais com Paulo Leminski. Composta hoje por Alberto Rodrigues (guitarra/voz), Paulo Juk (baixo), Paulo Teixeira (guitarra/voz), Ruben Romero (bateria) e William Vox (voz/violão), em seu show de homenagem, muitas histórias serão contadas, como recordações de trabalhos como o primeiro LP, recheado de músicas de Ivo e Leminski, os destaques e a ascensão nacional, bem como gravações, como a música “Marinheiro”, que estourou em todo o país. E para abrilhantar ainda mais a homenagem musical, a banda Blindagem receberá com muita honra a cantora Rogéria Holtz, reconhecida nacionalmente por sua técnica e estilo vocal refinado, sempre buscando ser intérprete de versos de paranaenses, entre eles, de Leminski e Alice Ruiz. Além de fazer backing vocal no Leminskanções, gravou “Filho de Santa Maria” e “Hoje tá tão bonito”, composições do poeta. Quem também participa do show com a banda “Blindagem” é o cantor Gabriel Teixeira, filho de Paulo Teixeira, guitarrista da banda, que foi o diretor musical do espetáculo “Por um Lindésimo de Segundo”, que foi uma homenagem à vida e obra de Leminski com grande sucesso de público. Além disso, Gabriel Teixeira conviveu com o poeta, tendo seus primeiros acordes presenciados por ele.

E é claro que Leminskanções não poderia estar fora do line-up do Festival Paulo Leminski 80 Anos. O projeto é uma das mais preciosas compilações da obra de Leminski, idealizado e produzido por nada mais, nada menos, que sua filha, a também escritora, compositora e produtora Estrela Leminski. O disco, que foi lançado em 2014 com muito sucesso, é um espetáculo musical com algumas das mais belas canções do também compositor, com interpretações de Estrela, Téo Ruiz (guitarra, voz e produção executiva), Ruan de Castro (guitarra), Douglas Vicente (bateria) e Gustavo Slomp (baixo), além de participações de nomes como Arnaldo Antunes, Serena Assumpção e Swami Jr. O show será uma celebração mais do que especial dos 10 anos do disco, além de uma forte comemoração da existência de Paulo Leminski. E, para dar ainda mais poder para essa fantástica homenagem, Estrela Leminski convidou o cantor Zeca Baleiro, que participou do projeto com a canção “Se Houver Céu”. Ganhador de nove Grammys Latinos e diversos prêmios da música brasileira, sempre teve em Paulo Leminski uma das suas inspirações. O cantor e compositor conheceu as obras do poeta ainda adolescente e, hoje, também se tornou escritor e cronista, por meio dessas influências.

Um dos maiores nomes da música brasileira, com um dos principais sucessos de sua carreira homenageando Leminski, o músico Paulinho Boca de Cantor, um dos fundadores do grupo de MPB “Novos Baianos” é presença confirmada. Em 1981, lançou o seu segundo álbum solo “Valeu”, que leva o nome de uma das canções de autoria de Paulo Leminski em sua obra, que é uma celebração da vida e da resiliência humana, mesmo diante dos percalços. Além de destacar músicas deste e de seus outros seis discos, no repertório do show ele apresentará músicas dos “Novos Baianos”, em uma celebração pela vida de Leminski, recordando de uma era de resistência, em que compartilharam um Brasil de luta pela liberdade por meio da arte. E finalizando a noite, quem sobe ao maior palco aberto da América Latina é o músico, poeta, compositor e artista visual, Arnaldo Antunes, um dos 100 maiores artistas da música brasileira segundo a Revista Rolling Stone, com dezenas de premiações e mais de 22 livros publicados. Com uma trajetória que se encaixa perfeitamente com as obras de Leminski, foi ele quem deu a voz de sucesso para a canção “Luzes”, com música e letra do poeta curitibano, ganhando projeção nacional e internacional. Por meio dessa influência artística, Arnaldo Antunes trará para o Festival Paulo Leminski 80 Anos um legado de mais de 40 anos de história na MPB, em um show especial com sua banda, tendo no repertório clássicos de sua carreira e homenagens ao “poeta pop”.

Nos intervalos dos shows musicais, a programação ainda contará com a discotecagem de dois dos principais DJs de brasilidades e músicas de resistência da região, a DJ Mitay, com seus sets repletos do Rap e do R&B, sem deixar de lado o funk e o afrobeats, mostrando toda a sua versatilidade musical, e do DJ Gil Preto, residente e criador do selo coletivo Brasilidades, conhecido por sua ampla e frequente pesquisa da atual música popular brasileira, com seus sets que proporcionam uma viagem musical por todos os cantos do Brasil, mesclando ritmos regionais com clássicas músicas de samba, tropicália, carimbó, soul music e rock nacional.

Lançamento de livros, oficinas infantis, espaços artísticos e gastronomia

Outras vertentes artísticas, além da música, farão parte do Festival Paulo Leminski 80 Anos. Estão programados quatro grandes lançamentos editoriais durante o evento: um da ilustradora Juliana Mota, que lança a obra “Instantes”, com poemas infantis de Paulo Leminski, pela Editora Saraiva Educação; do também ilustrador Marcio Levyman, que apresenta o seu livro infantil “A Lua no Cinema”, pela Editora Ficções; a nova edição de “Metaformose - Uma Viagem pelo Imaginário Grego”, com prefácio de Eduardo Jorge de Oliveira, pela Editora Iluminuras; e da publicação da Revista Pernambuco - Especial Paulo Leminski, organizada por Mario Hélio.

Para as crianças, haverá Oficinas Infantis de Poesia e Colagem com a ilustradora Juliana Mota. A ideia é também proporcionar para as famílias um dia de formação de plateia, formação de leitores e de público de artes, fazendo com que as crianças possam ter experiências com as palavras e, também, com as artes visuais.

Além disso, dois espaços serão destacados no “Festival Paulo Leminski 80 Anos”, o “Espaço SESC”, com apresentações e ações das dezenas de atividades artísticas desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio, bem como um “Espaço Gastronômico”, com várias operações gastronômicas de estabelecimentos de Curitiba.

Confira as novidades e informações gerais sobre o “Festival Paulo Leminski 80 Anos”, por meio do Instagram @pauloleminskioficial, pelo Facebook.com/leminski e pelo site www.pauloleminski.com.br. O evento é uma realização do Instituto Paulo Leminski com a Whois Produções, e tem patrocínio da ITAIPU Binacional, do Banco do Brasil e do Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução, apoio cultural da Fecomércio PR, do Sesc Paraná, bem como apoio da Cerveja Amstel, da Universidade Positivo, da Unimed Curitiba, do A Caiçara e do Di Paolo Curitiba. A classificação é livre, com menores de idade apenas acompanhados de pais ou responsáveis legais. Ingressos pelo Shotgun.

Confira as apresentações:

A Banda Mais Bonita da Cidade
Slam das Gurias
Vitor Ramil convida Juliana Cortes
Dj Gil Preto
Blindagem convida Rogéria Holtz e Gabriel Teixeira
Leminskanções convida Zeca Baleiro
Dj Mitay
Paulinho Boca de Cantor canta Novos Baianos
Arnaldo Antunes

Serviço:
Festival Paulo Leminski 80 Anos
Data: 24 de agosto
Local: Pedreira Paulo Leminski (Rua João Gava, 970 - Abranches)
Horário: a partir das 15h
Ingressos: Por meio de lista de espera, a partir de R$80 (meia-entrada lote 4) pelo Shotgun
Rede social: @pauloleminskioficial e Facebook.com/leminski
Site oficial: www.pauloleminski.com.br
Patrocínio: ITAIPU Binacional, Banco do Brasil e Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução
Apoio Cultural: Fecomércio/PR e Sesc Paraná
Apoio: Cerveja Amstel, Universidade Positivo, Unimed Curitiba, A Caiçara e Di Paolo Curitiba

Sugestões de palavras-chave: Paulo Leminski, Festival Paulo Leminski, Instituto Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, poesia, cultura, literatura, Estrela Leminski, Leminskanções Paulinho Boca de Cantor, Zeca Baleiro, Pedreira Paulo Leminski, Blindagem, A Banda Mais Bonita da Cidade, Pedreira Paulo Leminski, Itaipu Binacional, Banco do Brasil, Curitiba

Morretes Chef – Festival gastronômico ocorre em outubro com novo formato e dois dias de abertura marcados por atividades culturais

Com curadoria do premiado Chef Celso Freire, evento reúne grandes nomes da gastronomia paranaense, que irão assinar entradas exclusivas disponíveis em 10 restaurantes da cidade litorânea

Morretes recebe de 12 de outubro a 3 de novembro a quarta edição do Morretes Chef, que reunirá 10 criações de renomados chefs do Paraná (Créd. Prefeitura de Morretes)
Foi dada a largada para a nova edição do Morretes Chef, principal festival gastronômico do litoral paranaense. Por meio de um café da manhã com a participação dos chefs e restaurantes convidados, o evento anunciou a data de sua quarta edição, que retorna após uma pausa devido à pandemia, com data de realização de 12 de outubro a 3 de novembro.

À convite do Chef Celso Freire, curador do evento, 10 grandes nomes da gastronomia paranaense têm o desafio de criar pratos de entrada com base em ingredientes nativos de Morretes, que serão disponibilizados em 10 restaurantes da cidade serrana, valorizando o grande astro da região: O Barreado. O objetivo é de, além de estimular o consumo das matérias primas regionais, fomentar o turismo e promover a troca de experiências entre os profissionais convidados e os estabelecimentos.

Para inspirar e ajudar no processo de criação, durante o café da manhã, os Chefs receberam uma caixa repleta de produtos típicos da região.

A quarta edição do Morretes Chef contará com os chefs André Pionteke (Kitsune), Claudia Dotti (Rosa Thai Gastronomia), Claudia Krauspenhar (K.asa Restaurante), Danilo Takigawa (Asu Restaurante), Eduardo Richard (Lemí Gastrobar), Fredy Ferreira (A Caiçara Cozinha Litorânea), Hermes Custódio (Gianttura Ristorante), Ivan Lopes (Coin), Lucas Amaral (Emy by Kazuo) e Rafael Krieger (Antonina 336).

Os restaurantes que receberão os profissionais convidados, que atuarão juntos na produção dos pratos de entrada exclusivos são: Bistrô da Vila, Casa do Rio, Casarão Morretes, Hakuna Matata, Madalozo, Nhundiaquara, Olimpo, Ponte Velha, Villa Morretes e Terra Nossa.

“O Morretes Chef é um tesouro. Um evento que ocorre em uma cidade histórica bem no meio de uma das matas mais lindas do mundo, com uma produção rural incrível e uma gastronomia que aproveita o melhor de cada alimento deste grande quintal. Um potencial fervoroso para que os chefs convidados possam criar seus pratos e, ainda, promovendo um encontro construtivo desses profissionais premiados com os restaurantes morretenses, em um verdadeiro intercâmbio de sabores”, explica o Chef Celso Freire.

Em café da manhã promovido pelo curador, o Chef Celso Freire, em seu espaço gastronômico, chefs de donos de restaurantes de Morretes trocaram ideias (Créd. Max Santos)
Valorizando o barreado e a gastronomia do litoral

Visando valorizar ainda mais a cultura, a gastronomia e as matérias primas regionais, o Morretes Chef contou com algumas adaptações para sua quarta edição. Serão produzidos e assinados pelos Chefs convidados, 10 entradas especiais que servirão até duas pessoas, que também serão oferecidas gratuitamente para os clientes que adquirirem como prato principal o Barreado, ou ainda pratos principais específicos com frutos do mar, dos restaurantes.

“Como o grande astro da gastronomia da nossa cidade é o Barreado, este novo formato do Morretes Chef, além de valorizar o nosso prato típico, é uma forma fantástica de darmos boas-vindas para as pessoas que estão aproveitando a culinária morretense e do nosso litoral, oferecendo as criações de entradas gratuitas assinadas pelos renomados Chefs”, comenta Carmem Maria Matsumoto, presidente do Morretes Convention Bureau. Em dezembro de 2022, o Barreado recebeu o selo de Indicação Geográfica, o de número 100 do Brasil, por meio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Edição de 2024 quer valorizar o grande prato principal da cidade, o Barreado, que recebeu selo de Indicação Geográfica número 100 no Brasil (Créd. Morretes Chef)
Festival de Abertura do Morretes Chef contará com dois dias de música,
aulas-show, atividades culturais e atrações para as crianças

Outra grande novidade na quarta edição do Morretes Chef será um grande festival de abertura, durante os dias 12 e 13 de outubro, com atrações para toda a família. Estarão na programação, shows musicais de Jazz, Chorinho e MPB, exposições fotográficas e artísticas, além de atividades culturais e de recreação para as crianças. E, claro, para os apaixonados por gastronomia, aulas show conduzidas pelos Chefs, em que poderão aprender a preparar os pratos de entrada oferecidos pelos restaurantes participantes.

“Essa é mais uma grande novidade para a quarta edição do Morretes Chef. O evento, que foi sucesso em suas três primeiras edições, quer celebrar a cultura, a arte, a gastronomia e as matérias primas dessa encantadora cidade turística, com música, ações culturais e interações do público com os Chefs, em uma programação de aulas-show, para que as pessoas possam preparar os pratos também em casa, fomentando ainda mais o uso dos ingredientes regionais. Serão dois dias de atividades para toda a família”, explica Marcus Andreoli, produtor e idealizador do Morretes Chef.

Além disso, dentro de sua programação, o evento promoverá, em parceria com o Morretes Convention e Visitors Bureau e a Secretaria de Cultura e Turismo de Morretes, ações educativas em escolas públicas locais, para que os estudantes possam valorizar cada vez mais a gastronomia, as matérias primas e a cultura regional. “Esse é o nosso intuito com o Morretes Chef, fazer com que todos valorizem essa riqueza cultural e natural que é Morretes, tanto os turistas, os chefs paranaenses, os comerciantes, os estudantes e toda a população morretense”, finaliza Andreoli.

Os pratos estão sendo preparados e criados pelos Chefs e deverão ser divulgados em breve. O Morretes Chef tem realização do Ministério da Cultura - Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Sanepar e da Copel - Pura Energia, além de apoio do Morretes Convention Bureau.

Acompanhe mais informações e as novidades por meio do site www.morreteschef.com.br, ou ainda pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @morreteschef e pelo Facebook.com/morreteschef.

Confira a relação dos Chefs e os restaurantes em que participarão:

Chef André Pionteke (Kitsune) - Restaurante Casarão
Chef Claudia Dotti (Rosa Thai Gastronomia) - Villa Morretes
Chef Claudia Krauspenhar (K.asa Restaurante) - Bistrô da Vila
Chef Danilo Takigawa (Asu Restaurante) - Restaurante Casa do Rio
Chef Eduardo Richard (Lemí Gastrobar) - Hotel e Restaurante Nhundiaquara
Chef Fredy Ferreira (A Caiçara Cozinha Litorânea) - Restaurante Ponte Velha
Chef Hermes Custódio (Gianttura Ristorante) - Restaurante Terra Nossa
Chef Ivan Lopes (Coin) - Restaurante Pousada Hakuna Matata
Chef Lucas Amaral (Emy by Kazuo) - Olimpo Restaurante
Chef Rafael Krieger (Antonina 336) - Restaurante Madalozo

Serviço:
4º Morretes Chef
A Festa da Gastronomia Local está de Volta!
Data: De 12 de outubro até 3 de novembro de 2024
Local: Morretes - Paraná (verifique restaurantes participantes)
Festival de Abertura: 12 e 13 de outubro
Mais informações pelo site www.morreteschef.com.br
Realização: Ministério da Cultura | Governo Federal
Patrocínio: Sanepar e Copel - Pura Energia.
Apoio: Morretes Convention Bureau
Instagram: @morreteschef
Facebook: Facebook.com/morreteschef

Marisa Orth e Tânia Bondezan empolgadas para estrear comédia em Curitiba

A estreia em Curitiba da peça “Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada”, que terá curta temporada no Guairinha na próxima semana, de 23 a 25/8, chega cercada por uma grande expectativa para as duas protagonistas. As atrizes Marisa Orth e Tania Bondezan contam em entrevista que a expectativa é grande para trazer a cidade, com a qual contam se identificar muito, este espetáculo que vem lotando plateias pelo país e arrancado muitos risos do público.

A trama da peça, escrita pelos cultuados autores uruguaios Fernando Schmidt e Christian Ibarzabal, acompanha duas cuidadoras, Glória e Lúcia, que trabalham em diferentes turnos para atender Radojka, uma senhora sérvia que vive longe de sua família. Tudo funciona maravilhosamente bem até que, certa manhã, Glória descobre que Radojka faleceu, após um fatídico acidente doméstico.

A comédia é baseada nos planos delirantes que as cuidadoras tramam para não perder o emprego, o que acaba resultando em situações bizarras. O desespero de ser demitido em uma certa idade, a ganância e a impunidade que certas situações dão como desculpa para quebrar nosso sistema de crenças e valores são temas apresentados pela obra. Com direção de Odilon Wagner, a peça estreou no Brasil em março deste ano.

Confira entrevista com as duas premiadas atrizes sobre o espetáculo:

Como tem sido realizar este trabalho em parceria?

Marisa Orth: “Trabalhar com a Tania tem sido muito bom! Alegre, processos parecidos, nos entendemos rapidamente. Temos um “estilo” que combina. Tânia é uma comediante rara, uma atriz maravilhosa”.

Tania Bondezan: “Conheço e admiro o trabalho da Marisa desde que ela começou. É uma grande atriz, grande amiga e uma pessoa muito generosa em cena. Temos escutado muitos comentários que combinamos juntas. Tem sido um parceria incrível”.

Quais os principais pontos desta montagem para conquistar a plateia, na sua opinião?

Marisa: “Acho que o forte de Radojka é o texto. Só de ler você ri, as situações são muito insólitas! Isso, naturalmente nos ajudou muito, deixou a direção fluída e acho que todos da equipe caminhamos bem, e juntos! Resultou num espetáculo alegre, leve, e muito engraçado. É rápido, mais do que isso, é muito ágil, e modéstia a parte, nosso elenco vai muito bem!

Tania: “É um texto absolutamente genial. É muito difícil escrever comédia, e principalmente um texto como este, de uma comédia de situações. O público acaba se divertindo e rido das coisas que vão acontecendo. São duas mulheres que estão em situações no limite: duas cuidadoras cuja paciente morre repentinamente. As duas personagens se viram de qualquer jeito para não perder o emprego, e as situações são hilárias. Assim, o público vai rindo sobre o que elas vão passando. Vai ser uma noite muito divertida. O público realmente não pode perder”.

Qual a expectativa para retornar a Curitiba?

Marisa: “Sem Curitiba a tour é não se completa. Acho que tanto eu como a Tânia temos tradição já de levar espetáculos à cidade! Bom público, atentos e com cultura de teatro. Retornar ao Guairinha em menos de um Ano é um privilégio muito grande para mim - estive no inverno passado com “Bárbara” e foi incrível!”

Tania: “Retornar a Curitiba para mim é sempre um presente. É uma cidade que eu adoro, com um público muito inteligente e engajado. Espero todos no teatro!”

Serviço: “Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada”.
Temporada: 23 a 25 de agosto de 2024 – Sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 19h.
Local: Teatro Guairinha
Ingressos: de R$ 60 a R$ 120. À venda nas bilheterias do teatro e no site Disk Ingressos, nos links abaixo.

Sexta:
https://site.diskingressos.com.br/evento/7585/23-08-2024/pr/curitiba/radojka-uma-comedia-friamente-calculada

Sábado:
https://www.diskingressos.com.br/evento/7586/24-08-2024/pr/curitiba/radojka-uma-comedia-friamente-calculada

Domingo:
https://www.diskingressos.com.br/evento/7587/25-08-2024/pr/curitiba/radojka-uma-comedia-friamente-calculada

Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos
Capacidade: 470 lugares
Acessibilidade: teatro acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Ficha Técnica
Texto: Fernando Schmidt e Christian Ibarzabal
Tradução: Tania Bondezan
Elenco: Marisa Orth, Tania Bondezan, Tadeu Tosta e Rafael Alvim
Direção: Odilon Wagner
Assistente de Direção Música e Trilha Sonora: Raphael Gama
Arranjos: Jonatan Harold
Cenário: Chris Aizner
Figurinos: Marichilene Artisevskis
Visagista: Eliseu Cabral de Jesus
Desenho de Luz: Ney Bonfante
Iluminação: Daniel Gonzales
Desenho de Som: André Omote
Sonoplastia: Nayara Konno
Arte Gráfica: Lais Leiros
Fotografia: João Caldas
Mídias Sociais: Felipe Pirillo
Direção de Palco: Tadeu Tosta
Camareira: Consuelo de Cássia
Contra-regra: Jonathan Alves
Produção Executiva: Radamés Bruno
Produção Local : Meire Abe (Pro Art Cultural)
Assessoria de imprensa: FC Comunicação
Produtores Associados: Tania Bondezan e Odilon Wagner

ANSELMI APRESENTA SUA PRIMEIRA COLLAB INTERNACIONALREEDIÇÃO INÉDITA DO VESTIDO ICÔNICO DE CASASOLA

O encontro entre a excelência de qualidade da Anselmi e o design limpo e sofisticado da Casasola faz surgir um vestido que não apenas encanta, mas conta uma história de sofisticação e autenticidade.

A collab assinada pela estilista Barbara Casasola para a Anselmi é uma releitura do modelo icônico off-white criado por Casasola e usado pela Princesa de Gales, Kate Middleton, em duas ocasiões especiais, em Londres, em 2016 e 2019 respectivamente. A peça emblemática apresenta uma paleta de quatro cores, incluindo, o preto, o marrom e o azul.

O vestido exibe modelagem impecável e silhueta que valoriza a expressão feminina. Celebra a elegância, o conforto e a atemporalidade. Feito com fio modal de florestas sustentáveis da Áustria.

A peça, em edição limitada, estará disponível exclusivamente nas lojas físicas e on-line da Anselmi e tem lançamento oficial em 15 de agosto.

5 atrações para o fim de semana em Curitiba

O fim de semana em Curitiba será de temperaturas agradáveis e muito sol. Quem ainda não tem programação, o Shopping Estação selecionou cinco atrações que agradam a todos e que são perfeitas para toda a família, seja de curitibanos ou de turistas que visitam a capital paranaense.

“Tutankamon, uma experiência imersiva”

A exposição já foi vista por mais de 1,2 milhão de pessoas no mundo e 30 mil curitibanos já se encantaram com o Antigo Egito. “Tutankamon, uma experiência imersiva” está em cartaz no Shopping Estação e é a programação perfeita para toda a família.

O metaverso representa um marco na experiência cultural e arqueológica, proporcionando uma oportunidade única, em um ambiente digital que reproduz fielmente a civilização egípcia. Através dessa inovação tecnológica, a exposição transcende as barreiras do tempo e do espaço, mergulhando os participantes em uma jornada excepcional pelo legado de Tutankamon e do Egito Antigo.

Na sala de Realidade Virtual os visitantes se veem na pele da alma de Tutankamon, atravessando o submundo em uma odisseia de desafios e julgamentos. É uma viagem imersiva que ilustra as crenças e rituais associados à vida após a morte egípcia.

Outro ponto de destaque é a sala envolta por projeções mapeadas, meticulosamente criadas para contar uma narrativa fascinante. Esta técnica transporta os visitantes para uma jornada única, onde cada indivíduo se encontra imerso na trama de forma pessoal, permitindo uma conexão íntima com a história, suas interações e a gama de emoções despertadas.

“Tutankamon, uma experiência imersiva” é uma colaboração de prestígio internacional, unindo as mentes criativas da Layers Of Reality, MAD, Som Produce e Stardust International, em parceria com as empresas brasileiras Apple Produções e Bem Comunicação Integrada. Honrada com três prêmios Telly Awards, incluindo dois prêmios de ouro e um de prata, que reconhecem sua inovação excepcional nos novos formatos audiovisuais. Os Telly Awards representam um dos mais respeitados prêmios internacionais no campo do audiovisual e estão celebrando sua 44ª edição neste ano. Mais de cem profissionais de todo o mundo contribuíram para a produção das diversas salas, sendo o renomado estúdio global Sila Sveta um dos destaques na criação da película imersiva e do filme de realidade virtual em 360°.

Os ingressos custam a partir de R$45 (meia entrada) e estão disponíveis para compra no site https://www.ingresso.com/espetaculos/tutankamon-uma-experiencia-imersiva. Há descontos especiais para grupos e excursões, mais informações no e-mail grupostutankamon@appleproducoes.com.br.

Kinder Space

Um parque inspirado na Astronomia e que conta com uma galáxia inflável, labirinto de obstáculos, escorregador gigante, escorregador tubo, tirolesa, high jump e uma piscina de bolinhas com quase 400 m². Os brinquedos são indicados para crianças até 12 anos de idade, e os ingressos custam a partir de R$50 para 30 minutos de estadia.

Monster Kid

Com uma piscina com 200 mil bolinhas, a atração encanta os pequenos. Tem circuito de pêndulos, pontes desafiadoras, escorregadores, monstros infláveis, entre outros atrativos. O espaço aceita crianças de todas as idades e os ingressos custam a partir de R$45.

Expresso Estação

Uma experiência interativa e imersiva, faz com que crianças e adultos voltem a décadas passadas e conheçam os segredos da ferrovia estadual. O vagão, ambientado como um trem de época, faz a viagem de Curitiba a Paranaguá pela Serra da Graciosa. Os participantes se transportam para cem anos atrás, com narrativas sobre a região, riquezas da época, paisagens naturais, animais, trajeto e referências da Serra, como a ponte São João e o Pico Marumbi. A visitação é totalmente gratuita, tanto no museu quanto no Expresso.

Museu Ferroviário

O Shopping Estação é o único do país a sediar um museu, espaço com um acervo de mais de 600 peças das ferrovias, como mobiliários e objetos como telefones, telégrafos, apitos, chapéus, sinos e até obras de artistas paranaenses como Poty Lazzarotto, Alfredo Andersen e João Turin. O Museu Ferroviário fica na antiga Estação Ferroviária que ligava Curitiba a Paranaguá, considerada a porta de entrada da capital paranaense.

Mais informações no site www.shoppingestacao.com.br e redes sociais https://www.instagram.com/shopping_estacao/.

Campanha homenageia o Paraná

Até 01 de setembro, quem comprar no Shopping Estação poderá participar da campanha Para sempre seu, Poty. Com R$400,00 em compras, os clientes ganham uma caneca exclusiva com as obras do artista paranaense Poty Lazzarotto. São oito modelos disponíveis, limitados a um brinde por CPF, enquanto durarem os estoques. A parceria com o Solar do Rosário tem como objetivo exaltar o trabalho do curitibano, no ano em que se comemora o seu centenário.

Os clientes poderão escolher um dos oito modelos disponíveis de canecas, entre as artes: Carrocinha Cena Curitiba, São Lucas I Protetor dos Médicos, O Artista, São Francisco de Assis Irmão Sempre Alegre ou Perfeita Alegria, Carrossel Curitibano, Bosque João Paulo II, Largo da Ordem II e O Trem.

E ainda, a cada R$200,00 em compras, os consumidores ganham um cupom para concorrer a 25 viagens de trem no pacote pôr do sol da Serra Verde Express, com acompanhante em cabine boutique. O momento perfeito para celebrar com os pais, família, amigos e pessoas especiais, já que o passeio é considerado um dos mais bonitos do mundo. O pacote inclui ainda transporte de Curitiba a Morretes, almoço típico com Barreado e acompanhamentos, tour em Antonina, serviço de bordo com lanche, bebidas à vontade e guia de turismo. Quem cadastrar as notas via Aplicativo Podi, terá cupons em dobro. O sorteio será realizado no dia 02 de setembro.

O posto de trocas está localizado no piso 1, em frente ao Starbucks e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 13h às 21h.

Sobre o Shopping Estação
O Shopping Estação é o shopping mais turístico de Curitiba, sendo um ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade desde 1997, com um mix de mais de 150 lojas, entre compras, alimentação, serviços, comodidades e entretenimento. Além disso, reúne parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 26 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.

Imagens: Gian Galani