Nova etapa do Festival Paranaense de Xadrez aconteceu neste domingo (7), em São José dos Pinhais

O evento, que será realizado no Shopping São José, conta com a chancela da Federação de Xadrez do Paraná

Curitiba, 04/04/2024 – Neste domingo, dia 7 de abril, acontece mais uma etapa classificatória do Festival Paranaense de Xadrez 2024, que vai contemplar aproximadamente 100 enxadristas em categorias que vão dos 8 aos 18 anos, além de uma categoria com idade livre. A competição será realizada na praça de alimentação do Shopping São José, localizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

A etapa de São José dos Pinhais do Festival Paranaense de Xadrez conta com a chancela da Federação de Xadrez do Paraná, além do apoio do Clube de Xadrez de São José dos Pinhais. A competição vai classificar os melhores enxadristas em cada categoria (8, 10, 12, 14, 16 e 18 anos) para participar da fase final do Festival, que será realizada na cidade de Siqueira Campos (PR), de 19 a 21 de abril.

“Desejamos que a modalidade, que já é praticada por mais de 20 mil estudantes paranaenses, continue crescendo no Estado. Trata-se de uma ferramenta de ensino e aprendizagem fundamental para o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, psicológicas, emocionais e sociais”, explica Paulo Virgílio Rios Rodriguez, presidente da Federação Paranaense de Xadrez.

“Receber o festival é uma forma de incentivarmos a prática de uma modalidade que contribui muito para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Nós do Shopping São José estamos muito felizes por recebermos um Festival tão relevante”, conta Talita Dallmann, gerente de marketing do Shopping São José.

O Shopping São José fica na Rua Dona Izabel A Redentora (n° 1434), no Centro de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A etapa do Festival Paranaense de Xadrez 2024 será realizada neste domingo (07), das 8h30 às 12h. As inscrições para a competição podem ser feitas pelo site da Federação de Xadrez do Paraná: site. Mais informações no site shopping São José ou no perfil oficial do empreendimento no Instagram (@shopsaojose).

Wine bar em loja de colchões

Tenuta Foppa & Ambrosi associa a cultura do vinho com o turismo do sono, colocando portfólio em loja de colchões. Projeto será estendido às franquias da Cia do Sono

O que uma vinícola que elabora vinhos e espumantes na Serra Gaúcha e na Califórnia e uma loja de colchões de alto padrão têm em comum? Pelas ações que ambos vêm desenvolvendo, provavelmente muita ousadia e criatividade. O fato é que desde o dia 28 de março, a Cia do Sono da Quintino Bocaiúva, 805, em Porto Alegre, passou a contar com um wine bar da Tenuta Foppa & Ambrosi. Todo portfólio da jovem vinícola, localizada em Garibaldi, com os mesmos preços do varejo, está disponível na loja. Mas a novidade vai muito além de um ponto de venda. Aliás, a união de segmentos tão distintos em busca de novos clientes tem sido uma tendência do varejo mundial. Certamente, a passada pelo local não será mais a mesma, enriquecendo a experiência tanto do sono, quanto do vinho.

Entusiastas do novo, os jovens enólogos Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi, proprietários da Tenuta Foppa & Ambrosi, encontraram na Cia do Sono o parceiro perfeito para levar a cultura do vinho para um público altamente qualificado. Da mesma forma, conta o CEO da marca de colchões, Felipe Pedroso, a ideia de ter um wine bar dentro da loja já fazia parte dos planos da empresa. “Nosso compromisso é com a qualidade de vida dos nossos clientes. Ensinamos as pessoas a dormir melhor, transformando as noites em momentos de descanso. Por isso, somos a marca do sono que ousou acordar. Fazemos isso utilizando tecnologias pioneiras e recursos de inteligência artificial mergulhados no futuro e nas tendências do setor. E agora, podemos ir além, brindando os bons momentos, convidando as pessoas a relaxar e apreciar vinhos gaúchos autorais”, destaca. Na Cia do Sono todo atendimento é agendado e individual e os colchões são personalizados de acordo com cada biotipo e necessidade.

Para Foppa, a união do turismo do sono com o turismo do vinho só enriquece a experiência saindo do convencional, proporcionando às pessoas vivências diferenciadas. “Podemos ser de segmentos totalmente diferentes, mas buscamos a mesma coisa que é oferecer qualidade e ótimas experiências a todos que tem vontade de provar e descobrir o que temos a oferecer. É uma iniciativa disruptiva e isso está intimamente ligado ao nosso jeito de ser e agir. Se queremos levar o nosso vinho para mais e mais pessoas, precisamos fazer diferente, ousar e estar onde estas pessoas estão”, comemora.

Ele comenta, ainda, que a vinícola segue na direção de se conectar com pessoas alinhadas com bons hábitos de saúde e qualidade de consumo. “Se as pessoas querem dormir bem, ter uma experiência do sono completa, elas também podem querer se transportar para o mundo do vinho, que é uma bebida saudável apreciada moderadamente”.

Outro ponto em comum é a personalização dos produtos. Na Cia do Sono os colchões não são prontos, eles são feitos ‘sob medida’ em todos os aspectos. “Nosso vinho, dentro da realidade do negócio, é exclusivo e entrega o que de melhor o Brasil pode produzir. Nossa parceria teve uma sinergia surreal”, conclui.

Agora, a collab pode seguir para as demais lojas e franquias da Cia do Sono, hoje num total de 20 pontos, sendo 12 no RS, quatro em SP, três no Distrito Federal e um em Santa Catarina.

Fotos: Divulgação Foppa & Ambrosi
Legendas:
Coquetel de inauguração do wine bar na loja em Porto Alegre
Ricardo Ambrosi, Carlos Eduardo Pedroso, Tatiana Pedroso, Felipe Pedroso e Lucas Foppa

Dicas de vinhos para eventos a céu aberto no Outono

O pôr do sol de outono é reconhecido como o mais bonito do ano. Para aproveitá-lo, a sommelière da Wine dá dicas de eventos a céu aberto e vinhos para cada ocasião

0qJCeP5cRS1IbmEfhCW-3tsTdTjnF1E0XvqOzeWYgctO20LeVy3992WPAB-s9bTOx6kLUChCKn_2xhS2aH0No1qZwIPfj7Oru5TLYVVJEus6jQC2dhxGh73Ch9wNJvtFIQqr1d7Y4Ttoe5lF8IEgkgo
Com a chegada do Outono, a natureza nos presenteia com um fenômeno à parte: o pôr do sol outonal. Marcado por cores vibrantes e uma atmosfera singular, o período de temperaturas amenas pode ser aproveitado para confraternizar e fazer refeições a céu aberto. Para acompanhar a experiência, Thamirys Schneider, sommelière Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, compartilha uma seleção especial de vinhos para eventos ao ar livre.
Piquenique com as amigas

Para tornar o evento mais celebrativo, a sugestão é incluir um rosé, cuja cor faz referência ao próprio pôr do sol. O vinho pode ser harmonizado com alimentos leves e frescos, como tapas de queijo de cabra, saladas, mix de castanhas e canapés. Para a ocasião, uma boa sugestão é o Espumante Undurraga Royal D.O. Valle de Leyda Rosé Brut, proveniente da vinícola Undurraga, líder no segmento de espumantes no Chile.

“O rótulo é elaborado com a uva Pinot Noir, que amadurece por seis meses em tanques de aço inox em sur lie (sobre as borras), agregando maior complexidade aromática e gustativa, com delicada cremosidade, expressividade frutada e vibrante frescor”, diz a sommelière.
https://www.wine.com.br/prod26179.html

Jantar ao ar livre com a família

É um engano pensar que o vinho branco só é adequado para o verão. Se a ideia é aproveitar as cores do céu de outono para fazer um jantar ao ar livre com a família, a dica é incluir exemplares de vinhos brancos mais estruturados, que harmonizam muito bem com um risoto de limão siciliano com brie, por exemplo. Uma boa sugestão é o chileno Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Chardonnay 2022.

Trata-se de um chardonnay de clima frio com aromas complexos, que é cremoso e volumoso no paladar. Proveniente de vinhas de mais de 25 anos que amadurece por nove meses em barricas de carvalho francês sobre processo de batonnage, técnica que consiste em mexer as leveduras mortas do fundo do recipiente com uma vara de metal (bâton), com o objetivo de aumentar o contato do líquido com as borras para agregar maior complexidade, estrutura e cremosidade ao vinho.
https://www.wine.com.br/prod29512.html

Coquetel com colegas de trabalho

Para tornar um evento profissional mais leve e prazeroso, o momento é ideal para organizar um coquetel em ambiente aberto, servindo vinhos tintos - os franco favoritos dos brasileiros. A bebida pode ser harmonizada com canapés, queijos e embutidos. Aqui vale a pena apostar em exemplares com corpo médio e textura suculenta, como o chileno Montgras Special Edition Reserva Valle Central Cabernet Sauvignon 2022. A linha é uma edição limitada elaborada pela Viña MontGras, vinícola sustentável que investe em novas tecnologias capazes de traduzir o terroir do Vale Central chileno em vinhos ousados e autênticos.

“Esse rótulo da Cabernet Sauvignon é elegante, suculento e saboroso, sendo que 65% do vinho amadurece por seis meses em carvalho adquirindo complexidade e amaciando seus intensos taninos”, diz a sommelière.
https://www.wine.com.br/prod29878.html

Artista plástico diagnosticado com autismo fará obra em grafite no Shopping Curitiba, em homenagem ao Abril Azul

Ação acontecerá neste sábado (6/4), das 10h às 14h; outras iniciativas de conscientização acontecerão no shopping durante o mês

Fulvio.jpeg

Neste sábado (06/04) o artista plástico Fulvio Pacheco, portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), irá fazer uma obra em homenagem ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o Autismo. A ação acontecerá das 10h às 14h, no Shopping Curitiba,em um painel de 8x2 metros localizado no Piso L1. Ele irá fazer uma pintura em grafite, ao lado de sua aluna Alice Siqueira, que também possui diagnóstico de TEA..

Fulvio Pacheco tem autismo Nível 1 de suporte e se expressa melhor por imagens. Ele descobriu que é portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) depois de adulto, quando seu filho pequeno foi diagnosticado com a condição. Ele é quadrinista, coordenador da Gibiteca de Curitiba, ministra aulas no Centro de Artes Guido Viaro, entre eles cursos capacitando professores sobre Autismo, e participa da UPPA (União de Pais pelo Autismo). O artista compartilha um pouco do seu trabalho na sua página no Instagram: www.instagram.com/fulvio_pacheco.

“Tenho voltado minha produção artística para a difusão do autismo. Quanto mais divulgado esse tema for, menos capacitismo veremos na sociedade. Estou bem contente e grato em expor minha arte, por meio do convite do Shopping Curitiba", comenta o artista.

“A ação é um convite ao público para refletir sobre essa importante campanha que é o Abril Azul. Queremos contribuir para uma sociedade mais inclusiva, consciente e empática, e que enxerga as singularidades de cada pessoa com compreensão e respeito”, explica Bruna Habinoski, gerente de Marketing do Shopping Curitiba.

Durante todo o mês de abril o Shopping Curitiba preparou diversas ações de conscientização sobre o Autismo, sempre aos domingos. Confira a programação:

14/04 – Domingo
Programação infantil (Piso L1 em Frente a Hering)
Das 10h às 11h: Contação de histórias infantis com Ailen, com curadoria do Muralzinho de Ideias.
Das 10h30h às 16h30: distribuição de balões e espaço para colorir.
Programação Juvenil e Adulta (Coworking, Piso L3, Alameda de Serviços) - apoio Outback
Das 11h às 13h30: Orientação para pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) com o Centro Conviver.
Das 14h às 16h30: Direcionamento para adolescentes com os temas: escola, lazer e bullying, com o Centro Conviver. E roda de conversa para adultos com os temas: diagnóstico tardio, trabalho e lazer, com o Centro Conviver.

21/04 – Domingo
Programação infantil (Piso L1 em Frente a Hering)
Das 10h30 às 16h30: distribuição de balões e espaço para colorir.
Programação Juvenil e Adulta (Coworking, Piso L3, Alameda de Serviços) - apoio Outback
Das 11h às 13h30: Orientação para pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) com o Centro Conviver.
Das 14h às 16:30h: Direcionamento para adolescentes com os temas: escola, lazer, bullying, com o Centro Conviver. E roda de conversa para adultos com os temas: diagnóstico tardio, trabalho e lazer, com o Centro Conviver.
28/04 – Domingo
Programação Infantil (Piso L1 em Frente a Hering)
Das 10h às 11h: Contação de história com Mila, com curadoria do Muralzinho de Ideias.
Das 10h30 às 16h30: distribuição de balões e espaço para colorir.
Programação Juvenil e Adulta (Coworking, Piso L3, Alameda de Serviços) - apoio Outback
Das 11h às 13h30: orientação para pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) com o Centro Conviver.
Das 14h às 16h30: Direcionamento para adolescentes com os temas: escola, lazer, bullying, com o Centro Conviver. E roda de conversa para adultos com os temas: diagnóstico tardio, trabalho e lazer, com o Centro Conviver.
A ação faz parte de uma campanha da ALLOS, a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina. A cada mês, os shoppings da ALLOS recebem mais de 54 milhões de visitantes. Entre os seus valores estão a promoção da diversidade, equidade e inclusão. Com mais de 50 shoppings em seu portfólio, a ALLOS acredita no seu papel também como uma importante plataforma de sensibilização, capaz de transformar o entorno dos seus ecossistemas e impactar positivamente a sociedade.

SERVIÇO
Grafite em homenagem ao Abril Azul, com Fulvio Pacheco.
Sábado (06/04), das 10h às 14h, Piso L1.
Shopping Curitiba, Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro, Curitiba (PR)
(41) 3026-1000 |www.shoppingcuritiba.com.br www.instagram.com/shoppingcuritiba |
www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Abbo Wine & Foods conquista altas pontuações na Wine Enthusiast com os vinhos da Quinta dos Avidagos

A Abbo Wine & Foods tem motivos para comemorar as recentes conquistas da tradicional Vinícola Quinta dos Avidagos, que receberam altas pontuações da prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast e tem exclusividade em todo Brasil.

Conhecida por sua abordagem abrangente e descontraída sobre o universo do vinho, a Wine Enthusiast não apenas oferece avaliações e notas de prova, mas também compartilha conteúdo sobre regiões vitivinícolas, harmonizações, viagens e estilo de vida.

Entre as estrelas da linha Quinta dos Avidagos, o rótulo Grande Reserva Tinto recebeu impressionantes 92 pontos, enquanto o Lenuma alcançou 93 pontos, garantindo seu lugar no cobiçado Top 100 Cellar Selection.

Mas as celebrações não param por aí. O Grande Reserva Arinto também se destacou com 92 pontos, seguido de perto pelo Reserva Tinto, Reserva Branco e Extinto, todos com respeitáveis 91 pontos cada.

Ainda, os rótulos Colheita Branco e Colheita Rosé foram reconhecidos com 86 pontos cada, enquanto o Colheita Tinto conquistou 88 pontos, todos eles figurando no prestigiado Top 100 Best Buys.

Tais pontuações reforçam a qualidade excepcional dos vinhos oferecidos pela Abbo Wine & Foods e da dedicação da Quinta dos Avidagos em produzir vinhos que verdadeiramente encantam.
Sobre a Abbo Wine & Foods

ABBO Wine & Food é um grupo competitivo que atua no segmento de bebidas e alimentos super Premium, com representação de marcas fortes no mercado. O grupo busca estar à frente do que há de melhor no quesito custo/experiência, contando com uma equipe de especialistas dedicados à curadoria minuciosa dos produtos e seleção de fornecedores e parceiros de reconhecida excelência e tradição.

A empresa apresenta ao mercado brasileiro o ideal de difusão do hábito e do prazer da degustação, promovendo o consumo e a cultura dos vinhos de forma didática e leve, porém em um nível de excelência máximo. “Viemos para transformar o convencional em celebração, ou seja, fazemos tudo o que é bom ficar ainda melhor! Temos verdadeira paixão pela execução do nosso trabalho e nos dedicamos integralmente a ele. Para nós, o ritual de beber vinho e se alimentar bem é um elemento chave da vida, é onde se compartilham pensamentos e se vivem relacionamentos”, comenta Rafaela Xavier, embaixadora Quinta dos Avidagos e diretora comercial da marca no brasil.

Serviço:
Redes sociais: @abboimportadora e @winebubbles_rafaxavier
telefone: (43) 98815-6103

ExpoApras 2024 traz mais de 450 marcas expositoras e oportunidades de negócio

A ExpoApras 2024, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de abril, foi ampliada em 3.500 metros em relação ao ano anterior. Cerca de 450 marcas expositoras aproveitarão o evento para apresentar novos produtos, tendências e tecnologias.

O evento é um dos mais importantes do varejo brasileiro e se destaca por proporcionar diversas oportunidades de negócio para varejistas de todos os tamanhos. Em 2023, foram concretizados R$ 600 milhões em negócios e foi eleita a melhor Feira de Negócios da capital paranaense, segundo o “Prêmio Embaixadores de Curitiba 2023”, promovido pelo Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB).

Segundo o presidente da Apras, Carlos Beal, a ExpoApras é uma feira que gera grande expectativa e movimenta a economia de ponta a ponta. "As negociações especiais, o relacionamento e o acesso a conteúdos de interesse para o segmento refletem em toda a cadeia de abastecimento, inclusive com diversos benefícios para o consumidor final, que ganha com ofertas, produtos recém-lançados nas gôndolas e lojas adaptadas às tendências de consumo", afirma.

Além das negociações especiais, a ExpoApras 2024 também oferece uma vasta programação com aproximadamente 40 palestrantes, entre eles grandes nomes como Mario Sergio Cortella, Ricardo Cappra, Marcelo Dolis e Paula Harraca.

Mais informações sobre a feira podem ser encontradas no site www.apras.org.br.

Queima do Alho: sabores, solidariedade e tradição marcaram a festa neste sábado (6)

Evento abriu o Araxá Rodeio Show 2024 e reuniu milhares de pessoas no Parque de Exposições

As comitivas se adiantaram. Para preparar mais de quatro toneladas de alimentos muitas começaram a cozinhar ainda na sexta (5). Teve gente que passou a madrugada entre as panelas e o carvão. “É uma tradição de família, então a gente faz isso com muito carinho, sempre pensando no bem maior que é a alegria de ver as pessoas comendo bem e ajudando as entidades de Araxá”, diz Flávio Marcos da Silva, representante da comitiva Rosas de Ouro.

Para viabilizar uma doação ainda maior para as entidades, grandes nomes do agronegócio se uniram e fizeram doações para o evento. Destaque para as colaborações da Fazenda Congonhas (Gustavo, Daniela e Pedro Aguiar), Confinamento Várzea Tamanduá (Luizinho Rios e Vinícius Miranda), Fazenda Pica-Pau e Fazenda Engenho. (Leandro Aguiar e Ananias Neto). “Com essas e outras doações até de estrutura, conseguimos muita coisa dos pedidos das comitivas e de gastos extras e poderemos ajudar ainda mais as entidades”, ressalta Luciano Rios.

Neste ano a Queima do Alho vai ajudar o SOS, o Lar Ebenézer, a Ampara, a Equoterapia Prosseguir, o Recanto do Idoso São Vicente de Paulo e as Obras Sociais Jesus Te Ama. “Quem faz essa festa e quem vem participar são como anjos. Vocês não têm noção do quanto esse recurso nos ajuda a manter o nosso trabalho. Só temos a agradecer”, destaca Francisco de Assis Santiago (Chicão) - presidente das Obras Sociais Jesus Te Ama.

Quem participou, além de ajudar e comer o melhor da culinária rústica e saborosa das tropas de peões, também se divertiu com a apresentação de cantores regionais. “Foi uma tarde maravilhosa. Eu venho desde a primeira edição e ano que vem estarei de volta”, diz a professora Carla Rodrigues.

CineMaterna retorna ao Shopping Mueller

A sessão especial será no dia 10 de abril, com exibição do filme
Kung Fu Panda 4

As sessões no Cinemark do Shopping Mueller irão ocorrer mensalmente. Foto: Divulgação/Shopping Mueller.
O CineMaterna está de volta no Cinemark do Shopping Mueller. O relançamento será na próxima quarta-feira, 10 de abril, às 14h10. Mamães com bebês de até 18 meses poderão ir ao cinema para uma sessão especial do filme Kung Fu Panda 4. Serão oferecidas 30 cortesias para famílias, limitada a uma por bebê. Esgotadas as cortesias, os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria ou totens do cinema. Acompanhantes e crianças acima de 18 meses também podem participar, confira se a classificação indicativa do filme é adequada para a faixa etária.

O projeto CineMaterna oferece um ambiente cuidadosamente planejado para que as mães possam ir ao cinema com seus bebês. Assim, a sala onde as participantes serão recepcionadas será levemente iluminada, terá ar-condicionado suave, além de trocadores de fraldas e um tapete especial na primeira fila, para os bebês ficarem à vontade. A exibição do filme terá volume reduzido, a fim de não prejudicar a saúde do bebê.

Participar das sessões CineMaterna vai muito além de apenas assistir a um filme, é fazer parte de uma rede de apoio e acolhimento para mães que acabaram de nascer. Muitas vezes, as famílias enfrentam uma fase de isolamento com a chegada do bebê, e esse passeio proporciona um encontro especial com outras famílias que compartilham das mesmas aflições e aprendizados, proporcionando momentos de descontração e alegria.

As sessões no Cinemark do Shopping Mueller irão ocorrer mensalmente. Os filmes são escolhidos pelo público por votação em enquete no site do CineMaterna, sempre duas semanas antes de cada exibição.

Diferenciais das sessões CineMaterna:
– Trocadores dentro da sala de cinema, equipados com fraldas e lenços umedecidos;
– Estacionamento para os carrinhos de bebê;
– Ar-condicionado mais ameno;
– Som do filme mais baixo;
– Ambiente levemente iluminado para que as famílias circulem em segurança;
– Tapete EVA para bebês que já engatinham ou caminham na primeira fila.
– Voluntárias CineMaterna que organizam a sessão, recebem e auxiliam as famílias com carinho.
– Abra o coração: após a sessão, as famílias são convidadas para um bate-papo próximo ao cinema.

Inclusão para mães, pais e cuidadores
Através de sessões de cinema, o CineMaterna promove a inclusão de mães, pais ou cuidadores com bebês de até 18 meses. Os filmes são, em maioria, para a diversão dos adultos, mas o ambiente é adaptado para a segurança e conforto dos pequenos.

Para votar e receber a programação via e-mail, cadastre-se clicando aqui.

Sobre o filme
Po é escolhido para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz. A escolha é problemática por várias razões óbvias. Primeiro, ele sabe tanto sobre liderança espiritual quanto sobre a dieta paleo(lítica). Além disso, Po precisa encontrar e treinar o mais rápido possível um novo Dragão Guerreiro antes de assumir sua nova posição. Pior ainda, recentemente, foi vista no Vale da Paz uma dama do crime, perversa e poderosa, a Camaleoa, um pequeno lagarto-fêmea que pode se transformar em qualquer criatura, grande ou pequena. Camaleoa está de olho no Cajado da Sabedoria de Po, que lhe daria o poder de trazer todos os vilões-mestres já derrotados por Po de volta ao reino espiritual.

Sobre o CineMaterna
A Associação CineMaterna é uma iniciativa sem fins lucrativos. Nasceu na cidade de São Paulo, em agosto de 2008, idealizada por mães que buscavam atender a uma necessidade pessoal. O resultado foi um programa dedicado especialmente às famílias com bebês de até 18 meses. As sessões de cinema contam com filmes, em maioria, para a diversão dos adultos, mas as salas adaptadas especialmente para os pequenos. Além disso, uma equipe de mães voluntárias recebe e auxilia o público.

Atualmente, a organização atua em 47 cidades Brasil afora. Em 15 anos de história, mais de 239 mil famílias participaram de mais de 10 mil sessões, proporcionando momentos únicos de entretenimento e acolhimento. Saiba mais em cinematerna.org.br

SERVIÇO:
CineMaterna Mueller
Local: Shopping Mueller (Cinemark - Piso L4) – Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico, Curitiba (PR)
Data: 10 de abril
Horário: 14h10
Ingressos na bilheteria do Cinemark Mueller
Telefone: 41 3074-1000
Site: www.shoppingmueller.com.br
Instagram: @muellercwb
Mais informações: marketing@shoppingmueller.com.br

Sobre o Shopping Mueller
Desde sua inauguração, em 1983, o Mueller se preocupou em permanecer como uma referência em estilo, conforto e sofisticação. São mais de 200 lojas de marcas de renome nacional e internacional, além do moderno complexo de cinemas Cinemark, que conta com salas de exibição em 3D, restaurantes, atividades culturais e as melhores experiências.
facebook.png
Shopping Mueller
instagram.png
Mueller Curitiba

MON realiza oficina artística para crianças de 1 a 2 anos

O Museu Oscar Niemeyer (MON) convida crianças de 12 a 24 meses para uma oficina artística inspirada na exposição “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, na edição de abril do MON Primeiros Passos. A atividade “O Brilho das Flores” será realizada no dia 11/4, das 10h30 às 11h30. É obrigatória a participação de um adulto durante a oficina.

Os brilhos e as cores vão guiar os pequenos ao longo do encontro. O objetivo é explorar as esculturas monumentais da artista Joana Vasconcelos presentes na exposição “Extravagâncias”, em cartaz na rampa, túnel, Espaço Araucária, Torre, Olho e Parcão do Museu.

A atividade terá início no Espaço de Oficinas, no subsolo do MON. Em seguida, os participantes vão se deslocar até o Olho, para dinâmicas sensoriais de interação com a obra “Valquíria Miss Dior”. Ao final do encontro, será realizada uma oficina de colagem com tecidos, e as crianças poderão utilizar diversos outros materiais, como tecido, rendas, fitas, miçangas e papéis coloridos neon.

MON Primeiros Passos
Por meio de investigações e ações multissensoriais, o programa MON Primeiros Passos proporciona para crianças de 1 a 2 anos (12 a 24 meses) um contato sensível com a arte e com o espaço do Museu. Os encontros envolvem dinâmicas, oficinas e atividades nas exposições em cartaz e no Espaço de Oficinas do MON.

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço
MON Primeiros Passos
“O Brilho das Flores”
11 de abril
10h30 às 11h30
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
Público-alvo: crianças de 12 a 24 meses (a participação de um adulto é obrigatória).

Ingressos disponíveis no link: https://bit.ly/MONPrimeirosPassosAbril2024

Obs: Caso a criança possua alergia ou restrição aos materiais que serão utilizados na oficina, é necessário informar a equipe do MON Educativo pelo e-mail educativo@mon.org.br, com até três dias de antecedência, para que seja possível providenciar materiais alternativos.

É obrigatório que cada participante esteja acompanhado por um adulto. Com isso, é permitida a presença de até dois acompanhantes por criança. No entanto, a entrada garante a participação de uma criança acompanhada de um único adulto responsável. Os demais devem adquirir o ingresso comum de acesso ao MON.

Os ingressos estarão disponíveis no site a partir das 10h do dia 6/4 (sábado). As vagas são limitadas.

Museu Oscar Niemeyer
www.museuoscarniemeyer.org.br

Pub de Curitiba promove domingo de samba para relembrar os tempos do nostálgico Matriz & Filial

We Are Bastards Pub promove no domingo (7), a partir das 16h, shows ao vivo com o melhor do estilo musical em um remember do popular bar que dominou as noites curitibanas na década de 2000

Matriz & Filial foi um bar de sucesso na década de 2000, promovendo noites repletas de samba - Cred Kruger
Para os apreciadores do samba, a cidade de Curitiba terá uma programação especial neste domingo (7), a partir das 16h, para relembrar os bons tempos do popular bar Matriz & Filial.

O line-up, que toma conta do We Are Bastards Pub, localizado no bairro Água Verde, reunirá shows dos grupos Hora Brasil, com um repertório que navega pelo melhor do choro, MPB e da gafieira, e Tentativa, reunindo sucessos do samba e pagode. As apresentações têm início a partir das 18h.

O Matriz & Filial foi um bar de sucesso na década de 2000, promovendo noites repletas de samba. Atualmente, a casa é ocupada pelo We Are Bastards Pub e mantém a mesma atmosfera receptiva, com musicalidade, ampla carta de drinks e dezenas de torneiras de chope artesanal. O pub é referência em Curitiba e considerado o melhor lugar para beber cerveja artesanal na cidade, de acordo com os principais prêmios gastronômicos da região.

Programação reúne shows ao vivo com o melhor do samba em um remember do popular bar que dominou as noites curitibanas na década de 2000 - Cred Kruger
O We Are Bastards Pub fica localizado na Av. Água Verde, 2300, no bairro Água Verde. A entrada é gratuita e o couvert (R$10) é opcional.

Mais informações pelas redes sociais oficiais: Instagram (@wearebastardspub) e Facebook (WeAreBastardsPub).

Serviço:
We Are Matriz e Filial
Data: Domingo (7)
Horário: a partir das 16h
Local: We Are Bastards Pub (Av. Iguaçu, 2300 - Água Verde)
Entrada Gratuita
Classificação 18 anos
Entrada gratuita e couvert opcional
Redes Sociais: : Instagram (@wearebastardspub) e Facebook (WeAreBastardsPub).

Sugestões de Tag’s: cerveja artesanal, We Are Bastards Pub, Curitiba, Bastards Brewery, cultura cervejeira, We Are Bastards, Matriz e Filial, samba, samba rock, samba ao vivo

André Paixão faz série de shows por Curitiba e São Paulo com repertório do álbum “Fora do Ritmo”

Pessoal e coletivo, álbum multifacetado é registro histórico de parte da música brasileira

wCox-tNUr2JfXX7GCwE8_uBmY627gTjockqKwSe89zkP4cb-jQ62_ETjXG2dn9Nq6bx9huYPSDaSh-HJDdzFka17J-rCsloVuKrOy2yya5-jaGyhT-dhd2vL7a8va63AkA2IGlqnR1IbjlAjnmCYWOk
Crédito: Pino Gomes

Dono de muitas personas criativas, André Paixão ficou conhecido na cena alternativa como Nervoso, tocou com muitos artistas e tem seu nome na história de projetos plurais como Acabou La Tequila, Lafayette e os Tremendões e Tripa Seca. Neste ano, ele deu passo mais ousado de sua carreira, em um disco que levou uma vida para ser finalizado e maturado: “Fora do Ritmo”, onde a bateria - instrumento que se tornou um dos símbolos da carreira de André - ganha holofotes e papel de destaque com diversos artistas icônicos trazendo seu lado autor para o repertório proposto por Paixão. Entre os dias 05/04 e 14/04, ele leva esse repertório reinventado de diversos modos em shows intimistas em Curitiba e São Paulo.

A jornada musical começa passa por apresentações no Dogwood no dia 5 e no 92 Graus no dia 6, todos em Curitiba. Em seguida, a turnê segue para São Paulo, onde Paixão vai se apresentar no Tipitina Bar em 12 de abril, no Red Star Studio em 13 de abril, e encerra a série de shows no dia 14 de abril na Cr1a. Cada show contará com um formato e uma banda - solo, duo, com bandas - e explorando novas faces e arranjos para as canções.

Realizado em um longo processo de produção de 13 anos, o “Fora do Ritmo” funciona não só como um retrato de todas as personas artísticas de André em uma só, mas como um registro sonoro de diferentes facetas da música brasileira das últimas décadas.

Ouça “Fora de Ritmo”: https://ingrv.es/fora-do-ritmo-bzf-s

O disco conta com a participação de renomados artistas, desde mestres do samba como o saudoso Wilson das Neves até ícones do rock alternativo como Pupillo e Rodrigo Barba, criando uma experiência musical que abraça a experimentação e a liberdade criativa. "Fora do Ritmo" transcende a ideia de um simples álbum, tornando-se uma filosofia que convida o ouvinte a explorar a intersecção entre respeito à canção e liberdade artística.

O álbum está disponível em todas as plataformas via Super Discos.

Labirinto Feminino, sobre violência contra a mulher, encerra Festival de Curitiba

Com ingressos gratuitos para apresentações no sábado e no domingo, 6 e 7 de abril, espetáculo “fecha as cortinas” da 32ª edição do maior evento de artes cênicas da América Latina
São Paulo, 6 de Abril de 2024 – O ciclo da violência contra a mulher em relacionamento abusivo é o mote da peça Labirinto Feminino. Com ingressos gratuitos para apresentações no sábado e no domingo, 6 e 7 de abril, no Palco Ruínas, o espetáculo “fecha as cortinas” da 32ª edição do Festival de Curitiba, maior evento de artes cênicas da América Latina. Criada por Gabriela Gama, que dirige e compõe o elenco ao lado do ator Shirtes Filho, a peça em cartaz na mostra Fringe expõe como identificar as suas diferentes fases de relações tóxicas.
A autora e diretora paulistana afirma que o seu projeto reflete a própria vida. “Há uma epidemia silenciosa e uma cultura que, em menores e maiores proporções, mantém as mulheres violentadas. O Brasil é o quinto país, segundo a ONU, no ranking de feminicídios. A peça é de grande relevância para o Festival, sobretudo porque, apenas em 2023, houve um aumento da violência contra mulher. Um caso a cada dois minutos foi registrado, além de números alarmantes de feminicídios que colocaram o Paraná em terceiro lugar entre os estados com o maior número de casos no país”, ressalta.
Quando o assunto é violência contra a mulher, o Paraná ocupa a terceira posição no ranking de feminicídios absolutos em todo o Brasil, contabilizando os casos tentados e consumados nos primeiros seis meses de 2023. O dado, que é o mais atual até o momento, vem do relatório do Monitor de Feminicídios no Brasil, elaborado pelo Laboratório de Estudos de Feminicídio (Lesfem) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Violência contra a mulher é o mote da peça Labirinto Feminino, em cartaz na mostra Fringe da 32ª edição do Festival de Curitiba. As apresentações únicas vão acontecer nos dias 6 e 7 de abril, sábado e domingo, respectivamente, às 20h, no Palco Ruínas. Os ingressos serão gratuitos.
Labirinto Feminino
O espetáculo narra a história de uma mulher que está prestes a se casar com o seu “príncipe”. Porém, o que aparenta ser uma relação amorosa e feliz esconde uma realidade bem diferente. Por meio de performances e monólogos intensos, a peça explora o ciclo da violência doméstica e como situações de abusos se apresentam de formas diversas, ao mesmo tempo que discute a importância de combater os feminicídios que resultam na dizimação do empoderamento feminino.
“O texto é composto por performances que foram criadas a partir de cada estação do ciclo de violência. Contamos a história desde a mitologia, passando pelos contos de fadas, e chegando até os dias de hoje. A cenografia é minimalista, com o palco vazio que representa um espaço neutro repleto de elementos simbólicos, aludindo ao psicológico de uma vítima de violência. A iluminação, por sua vez, cria atmosferas diferentes ao longo da peça, ajudando de forma simbólica a destacar a transformação das personagens. Em contraste com a violência, momentos de esperança e de empoderamento também são destacados”, explica Gabriela Gama.
A autora, diretora e atriz conta que o espetáculo é uma resposta ao aumento de casos de feminicídio no Brasil. “Só no primeiro semestre de 2023, houve em São Paulo um aumento de 34%, assim como agressões, ameaças e medidas protetivas. São números expressivos que não podem ser ignorados. Por que querem nos matar? O que podemos fazer para mudar esse cenário? A peça foi pensada como uma forma de expor a calamidade, assim como um alerta e uma tentativa de prevenção. Reconhecer o ciclo talvez seja uma das formas de libertar uma próxima geração dessa que eu chamo de ‘pandemia silenciosa’”, enfatiza.
Arte a partir da vida
O espetáculo Labirinto Feminino surgiu de uma investigação que Gabriela Gama deu início em 2018 sobre a Síndrome de Estocolmo e os diferentes tipos de violência contra as mulheres. A pesquisa que embasa o espetáculo também resultou em uma performance chamada Núpcias, na qual a atriz representa uma noiva que se prepara para o seu casamento enquanto vai contando as histórias de abuso que sofre por parte do noivo.
“Fiquei impactada como a história apresentada fazia o público interagir e se indignar com a narrativa. A partir daí, intensifiquei a pesquisa sobre o ciclo da violência, assim como a linguagem performática, principalmente durante a pandemia, já que os números de agressões e feminicídios aumentaram no período. Foi então que surgiu Labirinto Feminino em forma virtual, a partir de uma residência pela Lei Aldir Blanc. A peça estreou nos palcos em 2023 em São Paulo junto com a Realidade Virtual, uma experiência imersiva em óculos 3D no 31º Festival Mix Brasil”, conta a idealizadora.
Festival de Curitiba 2024
Muito mais que um festival de artes cênicas, o Festival de Curitiba é um catalisador de talentos, de tendências culturais e artísticas, de reflexão, de formação, entretenimento e, principalmente, de encontros. Com sua já conhecida e estruturada multiplicidade na programação, hoje, o Festival de Curitiba chega em sua 32° edição, firmado como a principal oportunidade dos paranaenses e brasileiros desfrutarem de produções artísticas variadas e premiadas, com preços acessíveis. Em 2024, acontece de 25 de Março a 7 de Abril. Saiba mais: https://festivaldecuritiba.com.br/sobre-o-festival/
Fringe
É uma mostra aberta que compõe a programação do Festival de Curitiba com companhias de teatro, circo, música, dança e performances de várias partes do Brasil e de dezenas de outros países. O Fringe se tornou uma grande vitrine no cenário teatral brasileiro, reunindo, na última edição, mais de 280 atrações e 1800 artistas que ocuparam 16 espaços de Curitiba e Região Metropolitana, levando arte acessível e gratuita aos curitibanos e turistas que visitam a cidade durante todo o período do Festival. Saiba mais: https://festivaldecuritiba.com.br/evento/fringe/

Labirinto Feminino - Festival de Curitiba 2024
Apresentações: Dias 6 e 7 de Abril
Horário: Sábado e Domingo, às 20h
Local: Palco Ruínas - Av. Jaime Reis, S/N - S. Francisco, Curitiba.
Ingressos: Grátis
Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos
Instagram: @femininolabirinto

Ficha Técnica
Direção: Gabriela Gama
Assistente de Direção: Júlio Oliveira
Elenco: Gabriela Gama e Shirtes Filho
Direção de Movimento: Emílio Rogê
Iluminação e Operação: Ariel Rodrigues
Sonoplastia e Operação: Rodolfo Ruscheinsky
Design Gráfico: Shirtes Filho
Fotos: Karen Malagoli
Marketing: Higor Gonçalves
Assessoria de Imprensa: Personnus
Produção e Idealização: Faga’s Produções