Vá além do tender: chef ensina a deixar a ceia mais saborosa com molho de framboesa
Molho-de-Framboesa-para-Tender (Divulgação)
Molho-de-Framboesa-para-Tender
(Divulgação)
Dezembro de 2019 – Chegou a época do ano em que as preparações para o banquete de Natal estão a todo vapor. É aquele momento em que a criatividade é posta à mesa e o objetivo é surpreender toda a família. E para celebrar esta data, nada melhor do que inovar uma receita tradicional de tender e acrescentar um molho especial.
A chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, explica que a deliciosa combinação da carne suína, que confere o gosto umami - quinto gosto do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo - com o molho de framboesa provoca uma experiência gustativa marcante.
“O contraste entre os gostos apresentados causa uma explosão de sabores e a presença do umami no prato permite que o prolongamento desses sabores seja mais evidenciado, provocando um aumento na produção da saliva, o que auxilia na saúde bucal e deixa aquele gostinho de quero mais” finaliza a chef.
Confira a receita e surpreenda neste Natal com o gosto umami:
MOLHO DE FRAMBOESA PARA TENDER
Ingredientes
300g de framboesa;
150 ml de vinho tinto;
1 cebola média ralada (110g);
2 colheres (sopa) de mel (36g);
Meia colher (chá) de sal;
1 pitada de pimenta-do-reino;
2 colheres (sopa) de azeite (20g).
Modo de Preparo
1) Bata a framboesa e o vinho tinto no liquidificador até adquirir uma consistência homogênea.
2) Separadamente, refogue a cebola no azeite.
3) Acrescente as framboesas, o mel, o sal e a pimenta.
4) Deixe em fogo baixo, mexendo às vezes, até engrossar.
5) Cubra o tender depois de assá-lo.
Rendimento: 8 porções.
Tempo de preparo: 15 minutos.
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.












COMENTÁRIOS