São esperadas cerca de 1.000 pessoas na oitava edição do Simpósio Internacional Leite Integral, que será realizado de 10 a 12 de abril no Expo Unimed
Na próxima semana, o Expo Unimed será palco do VIII Simpósio Internacional Leite Integral. A partir da perspectiva de que o cuidado é transformador, a edição deste ano vai trabalhar a importância do investimento na criação das bezerras considerando que serão elas as vacas de amanhã.
Por não serem animais em produção, muitas vezes as bezerras são vistas como gasto e não como investimento, o que é um erro e pode gerar prejuízos consideráveis ao produtor. “Já observamos uma mudança de postura, mas ainda temos muito a avançar neste sentido. Entendemos que a bezerra é a base de tudo e, portanto, que nunca teremos um rebanho ideal se a cria e a recria não forem bem feitas”, contextualiza a médica veterinária Flávia Fontes, idealizadora do Simpósio.
Na lista de palestrantes estão o americano James Drackley, professor na University of Illinois, EUA, Martin Kaske, do Departament of Farm Animals da University of Zurich, na Suíça, Bert Van Niejenhuis, integrante da equipe Vetvice e treinador Master da CowSignals, na Holanda, Jud Heinrichs, professor na Penn State Universtiy, EUA, Elias Jorge Facury Filho, professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o designer Carlos Denisieski.
Voltado para produtores de leite, técnicos e empresas do setor, o diferencial do evento é focar em um único assunto, destaca a veterinária. “A cada ano, elegemos um tema para trabalhar em profundidade, porque avaliamos que este método traz mais retorno ao participante do que palestras genéricas, com assuntos diversos.”
Realidade virtual
Transportar o público, por meio da realidade virtual, para três bezerreiros considerados referência no país será um dos pontos altos do evento. A ideia, explica Flávia, surgiu da percepção de que as pessoas gostam muito de visitar diferentes bezerreiros para tirar ideias, copiar o modelo ou, até mesmo, para chegarem à conclusão de que não querem fazer de determinada forma. “Por isso, quisemos oferecer essa experiência imersiva para que os participantes se sintam, de fato, dentro do bezerreiro, e possam ver como as bezerras se comportam, como são feitos os manejos, o fornecimento de leite, a limpeza, enfim, todas as atividades realizadas dentro do bezerreiro.”
Sobre o Simpósio Internacional Leite Integral:
A primeira edição foi realizada em 2011, em Belo Horizonte, cidade que também sediou as duas seguintes. Em razão da parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), desde 2014 o Simpósio é feito em Curitiba.
Programação:
10 de abril, terça-feira:
8h às 18h: Nutrição e manejo de bezerras – O que esperar do NRC 2018?
James Drackley, University of Illinois, EUA
11 de abril, quarta-feira:
7h30 às 8h30: Credenciamento e milk de boas-vindas
8h30: Abertura
9h às 10h30: Pronto para o futuro? Como a epigenética está mudando os conceitos da criação de bezerras
Martin Kaske, Vetsuisse-Faculty, Alemanha, University of Zurich, Suíça
10h30 às 12h: Visita virtual ao sistema de criação de bezerras da Fazenda Santa Luzia, em Passos (MG)
12h às 14h: Almoço
14h às 15h30: Prevenção e controle das principais doenças que acometem as bezerras
Elias Jorge Facury Filho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil
15h30 às 16h: Milk Break
16h às 17h30: Visita virtual ao sistema de criação de bezerras da Copacol, em Cascavel (PR)
17h30 às 19h: Como diferenciar sua marca em um mundo onde todas querem ser protagonistas?
Carlos Denisieski, Macaco Ciano Estudio de Design, Brasil
12 de abril, quinta-feira:
08h30 às 10h: CBT no colostro – Por que devo me preocupar com isso?
Jud Heinrichs, Penn State University, EUA
10h às 10h30: Milk Break
10h30 às 12h: Visita virtual ao sistema de criação de bezerras da Fazenda Açude das Melancias, em Russas (CE)
12h às 14h: Almoço
14h às 15h30: As bezerras se comunicam por sinais. Você sabe interpretá-los?
Bert Van Niejenhuis, Cow Signals
15h30 às 16h: Milk Break
16h às 17h30: Principais mudanças do NRC 2018 em relação à nutrição de bezerras
James Drackley, University of Illinois, EUA
*com divulgação
Categorias:AGENDA DA SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, EXPOSIÇÕES, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, PALESTRAS












COMENTÁRIOS