Dia Internacional do Deficiente ganhará comemoração com mais de 50 artistas da Cidade, by Vanessa Malucelli

O Evento #MudandoOmundo trará no dia 01 de dezembro uma programação com os artistas que integram o Projeto Solyra aberta ao público na Praça da Espanha

2 (2).jpg

No dia 01 de dezembro Curitiba recebe o evento #MudandoOmundo, onde mais de 50 artistas se apresentam das 9h às 16h no palco da Praça da Espanha em um evento gratuito em comemoração ao Dia internacional das pessoas com deficiência. Idealizado pelas criadoras do Projeto Solyra, Amanda Lyra e Jordana Soletti, o evento faz parte da semana comemorativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da prefeitura de Curitiba.

3 (1).jpg

O Projeto SoLyra convida artistas de todos os meios a se apresentarem gratuitamente em Curitiba, onde há aproximadamente 42 instituições subdivididas em inúmeras escolas que atendem às necessidades específicas.

4 (1).jpg

O  SoLyra traz um calendário semanal onde profissionais da área de música, se apresentam nas escolas especiais, com artistas que vão do rock ao samba e além dos que apresentam as composições próprias. Teatro, palhaços e mágicos também estão inseridos.

Na sexta-feira (01) muito mais que arte será mostrada no palco, o espírito solidário de todos os artistas que desde maio deste ano doam seus cachês, seu tempo e dom para mudar o mundo dos deficientes, seja no lado artístico ou na mudança de atitude e pensamento em relação aos deficientes, à inclusão, ao amor ao próximo, transcenderá o preconceito.

1 (3)

 

Cronograma

9:00H – ABERTURACOM PREFEITO E AUTORIDADES

9:20H – APRESENTAÇÃO DE  LUIGIPONIWASS / PROJETO LYRA UFPR

9:40H– AMANDA LYRA E  JORDANA SOLETTI

10:00H–TELEVETOR

10:15H– JAVALI BANGUELA +FABIO ELIAS + RENATO XIMÚ

10:40H– OPERARIOS DUB + RAFIUSK

13:00H –IVANIO LIRA

13: 30H–PARANÓIA + LOREN & GIULIANO

14:00H–LUCAS STIVAL +TN’SHE

14:30H – VIVOTRIO

15:00H – SOUL BROOKLYN

15:20H – APRESENTAÇÃO PROJETO SOLYRA

15:40H – ENCERRAMENTO

GARÇA STIVAL, RONALDO DOM, LETICIA KIVEL, ANDRÉ PULGA, RAVI BRASILEIRO,

DANILO RUDAH, MARCELO VIANA, MÔNICA BEZERRA, VINÍCIUS MELLO, JANGHI SEBASTIAN, ACOUSTICA, CRIS OLIVER, RED FRANCIS, LUISÃO ANDRADE, JOHAINE, GUS PIASECKI, GABI NICKEL, DENI  T, DAIO BARONI (+ARTISTAS SUPRACITADOS)

 

 

Como surgiu o projeto:

Em setembro de 2016, Amanda sofreu um acidente e como é portadora de Atrofia Muscular Espinhal, acabou adiantando sua ida para a cadeira de rodas.

Infelizmente muitos dos bares não possuem acessibilidade e sem ter força nos braços o suficiente para se transportar, necessita de ajuda constante. A impossibilidade de voltar ativamente na cena musical deixou sua amiga Jordana Soletti muito chateada e as duas resolveram agir! Foram atrás da prefeitura de Curitiba para organizarem um evento onde os artistas deficientes se apresentem com uma estrutura digna e acessível.

 

Durante a organização, surgiu o Projeto Solyra, que tem o intuito de levar arte com acessibilidade para crianças e adultos com vários tipos de deficiência, da motora à intelectual. O projeto convida artistas de todos os meios a se apresentarem gratuitamente em instituições especializadas, em Curitiba

A ação tem despertado a sensação de mudar o mundo através da superação, da arte e do amor ao próximo.

 

 

“É muito difícil para algumas famílias levarem as crianças ou adultos que tem uma deficiência mais severa para curtirem shows e apresentações artísticas. Então toda semana levamos um artista diferente para se apresentar nas instituições que já são parceiras. É sem dúvida o maior presente da minha vida, o que eu quero fazer pra sempre. Vamos sempre lutar para que as limitações físicas e intelectuais não impeçam de sentirem o poder da música, do teatro, da arte”. – Amanda Lyra (trecho da entrevista para o jornal Folha da Mulher)

www.facebook.com/ProjetoSoLyra

Explicação do que é o projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=ZYbVcF5YaS0&feature=youtu.be

*com divulgação

 

 

 

.

 

 

Categorias:COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s