Em sua primeira edição, evento que tem por objetivo combater a cegueira diabética, já se firma como o maior na capital paranaense
Começou cinco horas da manhã, no sábado, o movimento na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho. Quando o relógio cravou sete horas mais de mil pessoas já esperavam na fila o início do atendimento do mutirão Retina do Bem, alusivo ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado em 14 de novembro. O objetivo da ação foi evitar uma das principais complicações entre os portadores de diabetes, que pode levar à cegueira: a retinopatia diabética.

Cem por cento inédito e voluntário o Retina do Bem foi encabeçado pela Oftalmo Curitiba e coordenado pelo médico oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes, com todos os exames e consultas gratuitas, inclusive sem custos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para a ação, uma grande estrutura física foi montada na Praça Ouvidor Pardinho, com tendas, cadeiras, lanches e muita água, já que o sol brilhava forte no céu. Participaram ainda da ação uma equipe de 40 oftalmologistas de plantão e outros 200 voluntários.
Uma das primeiras a ser a ser atendida foi a dona Maria Tereza, que mora no Tatuquara. Diabética, estava aguardando há quatro meses na fila do SUS pelo exame de fundo de olho. Antes do meio da manhã ela já estava a caminho de casa. “Fui muito bem atendida, graças a Deus descobri que não tenho nada, estava preocupada com a possibilidade de ficar cega”, contou a dona de casa.
Dona Adelaide, que mora na Vila Fanny, compareceu ao Retina do Bem acompanhada de seu filho Reginaldo. Segundo ele, ela é portadora do diabetes há cerca de 15 anos e devido a ação conseguiu diagnosticar uma Catarata. ”Fomos muito bem atendidos, a cirurgia da mãe foi agendada para daqui há 30 dias, na Oftalmo Curitiba. Sem dúvida vai trazer muitas alegrias e mais qualidade de vida a ela”, salientou Reginaldo.
“O Retina do Bem foi um absoluto sucesso, estou me sentindo agradecido. Voluntários de diversos locais participaram: colaboradores da Oftalmo Clínica, residentes, pessoas ligadas ao Rotary Club Oeste, estudantes de medicina da Liga Paranaense de Oftalmologia e muitos amigos. Hoje impedimos que pessoas ficassem cegas, esse era nosso objetivo”, explicou emocionado o idealizador da ação, João Guilherme Oliveira de Moraes.
A Secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak e o prefeito Rafael Greca deram uma passada pela manhã no Local. Para Márcia, “a parceria com a Oftalmo Clínica foi muito importante, já que foi possível atender pacientes que estavam aguardando na fila do SUS há mais de um ano”. Já Rafael Greca, afirmou que o posto de saúde da Ouvidor Pardinho estava uma festa. “Agradeço ao doutor João Guilherme e as centenas de voluntários dos clubes de serviço e da área da saúde, que permitiram a essas pessoas fazer o exame de fundo de olho e evitar a cegueira oriunda da diabetes. É coisa boa enxergar e Curitiba é tão linda que ninguém merece ficar cego”, finalizou o prefeito.
Como tudo funcionou
Pacientes portadores de diabetes do SUS, previamente cadastrados na fila da Oftalmologia, foram convocados para participar da ação. Eles receberam a guia de agendamento, por meio da sua unidade de saúde, com o horário de atendimento.
Durante o evento, os pacientes foram avaliados e, se necessário, realizaram exame de mapeamento de retina e retinografia digital, que podem diagnosticar a retinopatia diabética. Já os pacientes diagnosticados com a doença passaram por a fotocoagulação a laser, tratamento que cauteriza os coágulos na retina. Já as pessoas com quadros mais graves da doença foram encaminhadas ao serviço cirúrgico, dando seguimento ao tratamento após as medidas iniciais.
Centenas de pessoas que foram espontaneamente ao evento também receberam orientações sobre diabetes.
Legenda – Fotos Pierpaolo Nota
Em ação o idealizador do Retina do Bem, o médico oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes
Antes das sete da manhã mais de mil pessoas já aguardavam atendimento na fila
*com divulgação
Categorias:COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SAÚDE













COMENTÁRIOS