Posicionar marca em meio à crise faz empresas crescerem no Paraná. BootCamp Valente faz intensivo de Branding, by Vanessa Malucelli

vane-coluna1
Ampliar a visão sobre a estratégia, público-alvo e produtos são boas alternativas para ação em meio à economia conturbada. Para soluções mais imediatas, Valente lança intensivo de branding em novembro.

As transformações que o mercado está passando afetam diretamente a forma de pensar marcas e empresas. No Paraná, empresas que se prepararam para enfrentar o período de instabilidade, estão em crescimento e continuam colhendo frutos positivos. A gestão de marcas, chamada “branding”, atua em longo prazo na transformação interna e externa de uma marca. Porém, para quem tem pressa, a Valente Branding lançou o BootCamp Valente. Um intensivo em dois dias, para potencializar o alcance de resultados por meio da marca voltado para empresas que querem fazer a diferença.

“Na nossa experiência de mais de 10 anos atuando com grandes marcas, sabemos que a real mudança acontece quando se transforma a marca de dentro para fora. Porém, esse caminho pode ser longo e desafiador. Em tempos de crise, precisamos de soluções mais imediatas e foi por esse motivo que criamos o BootCamp Valente. O objetivo é iluminar e dar diretrizes de mudanças e transformação de forma rápida, assertiva, a um valor também mais atrativo”, comenta Lidianne Hupfer, sócia da Valente Branding. O BootCamp é uma imersão em branding que acontecerá dias 9 e 10 novembro, com vagas para até 10 empresas.

Valente.png

Mudanças na Vitao e Shopping São José resultam em crescimento

Duas empresas que mostram como é importante sair da zona de conforto, principalmente neste período em que o Brasil se encontra, são a Vitao, empresa de produtos saudáveis, e o Shopping São José.  Investiram em entender melhor seu negócio, estão em processo de transformação positiva e enxergaram como crescer por meio de suas marcas. Clareza de posicionamento, critérios de planejamento e investimento, e ações efetivas geraram tanta economia quanto crescimento.

O Shopping São José buscou a Valente Branding em abril de 2014. Na ocasião, próximo de completar cinco anos de existência, buscava um olhar mais aprofundado sobre seu posicionamento de marca com a intenção de se preparar para os próximos cinco anos. O processo de branding foi tão profundo e efetivo, que não só preparou a empresa para os próximos anos, mas protegeu o shopping dos efeitos da crise, fazendo as vendas e a participação promocional do público crescerem logo depois do encerramento do projeto . Como é o caso das vendas de Páscoa que aumentaram 40% e de Natal 30%.

“Quando saímos para a rua com a nova campanha, nova marca e novo posicionamento, a percepção do público mudou de imediato. Aumentamos as vendas em 15% e a participação dos clientes nas ações de troca de cupons em 23%. A marca foi ganhando um valor além da compra. Com o processo de branding eu me senti muito mais segura em persistir, porque me mostrou que é esse o caminho”, Talita Dallmann Sabino, Gerente de Marketing do Shopping São José.

Já a Vitao chegou à Valente em maio de 2016. O objetivo do projeto de branding foi o de conectar sua vocação às necessidades atuais do consumidor, a partir de um olhar cuidadoso para essa categoria. Para esse desafio, a Valente desenhou um processo de trabalho que passou por uma imersão com o grupo de gestores de diversas áreas para conhecer e aprofundar o conhecimento de todos sobre o cliente final, distribuidores, equipe interna, concorrência, boas práticas e tendências. Com as mudanças de branding e outros investimentos na indústria, a Vitao estima crescer 12% em 2018.

“Já fizemos toda a parte de planejamento e transformação da marca e agora estamos executando. Foi como se toda a empresa tivesse entrado em um armário e trocado de roupa. Saiu com uma nova cara. O resultado é uma marca mais jovem, mais moderna e mais fit, adequada para o mercado atual. A Valente nos auxiliou a entender o que é branding nos dias de hoje.”, conta Edouard Thomé, CEO da Vitao.

BRANDING: 3 VISÕES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Por que o Branding ajuda a gerar resultados em tempos de crise? Porque é uma metodologia que traz clareza para identificar se o posicionamento e a vantagem competitiva da empresa estão adequados às necessidades do cliente e do ele busca. Além disso, gera critérios para planejar e investir em comunicação institucional e promocional, apoia a criação de ações efetivas para todos os pontos de contato da marca, o que resulta em economia no marketing, comercial e RH.

 

Mudanças no curto prazo que fazem a diferença

1 – Relacionamento efetivo no ciclo de compra com o cliente.
O cliente vive algumas etapas até que decida comprar de uma marca. Na primeira etapa ele precisa conhecê-la, ou seja, encontrar a sua marca em momentos relevantes e nos canais de comunicação pertinentes ao público. Essa etapa é conhecida como ATENÇÃO. A partir daí inicia-se uma avaliação prévia sobre marcas ou soluções com ofertas similares. Essa é a CONSIDERAÇÃO. Se o cliente se conectou com sua oferta ou marca e entendeu que sua solução é a que ele buscava, então ele passa para a DECISÃO, é a hora de um processo de compra fácil, claro e sem falhas. Depois que ele decide, a EXPERIÊNCIA com a marca precisa seguir com a mesma qualidade da comunicação feita para que ele escolhesse a empresa, isso é o que vai garantir um REGISTRO positivo sobre a empresa, indicações e recompras.

2 – Visão ampla sobre a Marca

É necessário que a empresa se conheça. Constantemente é importante que ela reflita sobre onde estão suas forças, potencialidades, seus desafios na gestão e também sobre como clientes e funcionários estão percebendo essas coisas. Há tendências que dizem que a cultura interna vai ser o maior ativo de marca em 2018. Além disso é preciso mensurar os resultados em todos os âmbitos: financeiro, nos processos, nas relações e na própria identidade da empresa. “A gente percebe a diferença quando as empresas conseguem gerar um ambiente interno melhor, as equipes se relacionam mais entre si e isso afeta todo o cenário da empresa em aumento de vendas, aumento de relacionamento com o mercado e expansão”, explica a especialista da Valente Branding, Juliana Quadros.

3 – Importância do longo prazo, mesmo agindo no curto.

Temos que tomar atitudes e decisões a curto prazo, para resultados mais imediatos, principalmente nos momentos de crise. Porém o foco da construção de marca deve estar no longo prazo. “Se o foco estiver apenas no curto prazo, corremos o risco de ficar à mercê do que nos acontece e não desenhamos o futuro”.

Não adianta apenas embelezar e modernizar a comunicação, deixando o resto da empresa para depois, por exemplo. “As pessoas notam se sua marca diz uma coisa e faz outra”, finaliza Juliana. A ideia é termos medidas mais imediatistas, porém objetivos de construção da percepção de marca para que ela se perpetue, independente de crises econômicas. Uma marca forte tem crescimento consistente e duradouro.

 

SERVIÇO BOOTCAMP VALENTE

O BOOTCAMP VALENTE oferece uma imersão intensa para quatro gestores de seu negócio construírem sua estratégia de marca para gerar resultados em tempos de crise. Acontece dias 9 e 10 de novembro em Curitiba. As Inscrições estão restritas a um número máximo de 12 empresas e vão até o dia 30/10. Inscrições pelo site www.bootcampvalente.com.br  até o dia 20/10. Baixe também e-book sobre branding da Valente.

*com divulgação

Categorias:AGENDA DO FIM DE SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE

Avatar de VanessaMalucelliAndersen

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário