Urban Sketchers abriu exposição no Quintana neste sábado
Aconteceu neste sábado, 23 de setembro, a abertura da exposição “Sketchers no Quintana”, produzida pela comunidade Urban Sketchers de Curitiba.
Os trabalhos são assinados por 28 artistas, que produziram seus desenhos ao ar livre e retratam cenas inspiradoras da vida urbana. Estavam presentes na abertura, das 11h30 às 14h30, para atender o público e contar mais sobre seu trabalho.
A mesa gastronômica do Quintana também será especial, com uma seleção de pratos que refletem na alimentação algumas das inspirações retratadas nas ilustrações da mostra.
No Quintana, o grupo realizou um encontro no mês de maio deste ano para dar os primeiros passos dessa parceria, que culmina agora com o lançamento da exposição coletiva.
“Assim como o Quintana, o movimento é um refúgio. Ambos se conectam com o que é natural, aromático, táctil e sensorial”, explica o artista Fabiano Vianna.
Sobre o projeto, ele conta que os sketches vão além de um registro pontual, como o da fotografia. “Dentro de cada sketch dormem centenas de fotografias. Os uskers levam para suas casas a cidade na forma de sketches”, reflete.
O Urban Sketchers trata-se de uma comunidade de correspondentes que reúne pessoas em todo o mundo, todas com o objetivo de produzir e compartilhar desenhos feitos em locação.
O grupo nasceu em 2008, criado pelo jornalista espanhol e residente dos Estados Unidos Gabriel Campanario.
No Brasil, a versão nacional surgiu em 2011, sendo que em 2015 formou-se o grupo em Curitiba.
O grupo faz também parte do roteiro da Bienal de Artes de Curitiba, e abre exposição de projeção de imagens no Pátio Batel no dia 26 de setembro.
Cultura no Quintana
A exposição marca a sexta grande mostra em cartaz no Quintana em 2017, com curadoria artística de Birgitte Tümmler, que já recebeu a artista plástica Andrea Horn, o fotógrafo Daniel Castellano, o artista plástico e ilustrador Rogerio Borges, o ceramista Gilberto Narciso, a escultora Aline Albuquerque e o artista gráfico Osvalter.
Há 9 anos, o espaço fomenta ações culturais e sustentáveis em meio à gastronomia, e busca sensibilizar clientes com estímulos sensoriais.
A lucidez é dura minha filha
O link de um vídeo feito do evento passado que foi anunciado novamente assim:
“Com apenas seis palavras, a poetisa Yane Kritski dá vida em menos de seis minutos a um poema inspirado em pessoas que ela acabou de conhecer. Ela estará novamente no Quintana no dia 1.° de outubro, para você que ama literatura se encantar com seu trabalho! ” Resume bem o que eu faço”me relatou Yane Kritski
Abaixo a sinopse do livro que será lançado semana que vem dia 01 de outubro no domingo.
- Sinopse:
- Em abril de 2014, a autora desse livro foi algemada em seu apartamento com uma roupa de mergulho, rumo a uma festa, disse ela. Foi levada para o hospital, medicada e viajou durante horas com seus pais de Rio Grande do Sul direto para uma clínica psiquiátrica em Curitiba – PR. Alguém que é diagnosticada com transtorno bipolar, sofre um surto psicótico devido ao uso de maconha, abusa também da bebida. Vive experiências intensas. Suas reflexões sobre o uso e as consequências a fazem pensar. Um amor por uma psicóloga surge … Ou será dor? Um diário de seus dias mais conflitantes de suas lembranças e seu cotidiano.

Serviço:
- “Sketchers no Quintana”, por Urban Sketchers
- Em cartaz entre 23 de setembro e 15 de novembro
- Abertura sábado, 23 de setembro, das 11h30 às 14h30
- No Quintana – Av. do Batel, 1440 – Batel
- Curitiba – PR
- Informações e reservas:
- (41) 3078-6044
- www.quintanagastronomia.com.br.
*com divulgação
Categorias:AGENDA DO FIM DE SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, EXPOSIÇÕES, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA







COMENTÁRIOS