
Habituado a realizar espetáculos de sucesso que misturam elementos de terror, comédia e teatro do absurdo, o autor e diretor João Luiz Fiani transpõe para o palco uma adaptação do famoso romance O FANTASMA DA ÓPERA, do escritor francês Gaston Leroux (1868-1927) sobre o misterioso mascarado que aterroriza a Ópera de Paris.

Fascinado desde sempre pela história, Fiani buscou referências em várias leituras e outras adaptações, para compor sua sátira.
Desde os filmes mais antigos (1925) até o mais recente, de 2004 que, aliás, trata-se da quinta versão cinematográfica da obra de Leroux. Até mesmo o diretor Brian de Palma criou sua própria paródia sobre o mito, “O Fantasma do Paraíso” de 1974, que também serviu de base para o espetáculo.

“Procurei ser mais fiel ao livro (originalmente lançado em 1910), que aos filmes, pois acho a história mais interessante, menos romântica e com mais elementos de terror. O fantasma é um monstro desfigurado que por vezes beira a insanidade.
As leituras cinematográficas deixaram-no muito humanizado e procuraram justificar as suas ações. No nosso caso como estamos fazendo uma comédia satírica, mantivemos este clima de terror proposto por Gaston Leroux.
Precisávamos do monstro para criar as situações absurdas e engraçadas que a comédia necessita, como a loucura de Carlota, a queda do lustre e os crimes que acontecem dentro do teatro.

A peça conta a história de Erick (Rogério Bozza), o desfigurado fantasma de um músico que vive nas profundezas da Ópera de Paris, infernizando a vida dos novos proprietários do lugar (Luiz Henrique Fernandes e Jader Alves).
Apaixonado pela solista Christine (Mel Maia), o Fantasma dedica-se a fazer dela a nova estrela do Teatro. Os problemas surgem quando entram em cena a “diva-mor” da ópera, Carlotta Avelleda Don Gabriel (Guilherme Osty) levada à loucura pelo Fantasma, os diretores do teatro e é claro, o terceiro vértice do triângulo amoroso, o jovem Raul (Daniel Marcondes) patrocinador do teatro e que está também interessado em por Christine.
A peça que estreou com enorme sucesso no Festival de Teatro de Curitiba em março de 2007, já teve duas outras montagens e, devido ao sucesso, retorna agora para uma nova temporada com elenco renovado em relação às versões anteriores (à exceção de Mel Maia, Guilherme Osty e Marcyo Luz). Serão dois meses de temporada sempre às sextas e sábados às 23h59, na Sala 01 do Teatro Lala.
- fiani.com.br
- O Fantasma da Ópera – Musical (v. de Claudio Botelho)
- Músicas /the-phantom-of-the-opera/
Serviço:
FANTASMA DA ÓPERA – A COMÉDIA
- Texto e Direção de João Luiz Fiani
- Versão satírica deste clássico mundial.
- Como no filme e nos musicais, a trama se desenvolve dentro de um famoso teatro europeu, e o ciúme exageradamente doentio que o “monstro” nutre por uma jovem cantora acaba por infernizar a vida dos freqüentadores do local.
- Elenco: Rogério Bozza, Daniel Marcondes, Mel Maia, Guilherme Osty, Marcyo Luz, Ingrid Bozza, Luiz Henrique Fernandes, Jader Alves, Lucas Telles, Guarani Jr., Bruna Melnik, Bruna Froehner, Carlos Stoltz, Deusa Xisto, Rogério Jaimes, Lucas Duh, Tania Antunes, Luciane Souza, Andry Simão, Tania Antunes, Gabriel Spanamberg, Jomas Padilha e Sabrina Andrade.
- TEATRO LALA/Sala 01
- Rua Treze de Maio, 629 – São Francisco
- Curitiba / PR
- Rua Treze de Maio, 629 – São Francisco
- Sextas e Sábados às 23h59
- Temporada: até 21 de outubro
- Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia)
- Informações:
- (41) 3232-4499
- www.teatrolala.com.br
*com divulgação
Categorias:COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, TEATRO








COMENTÁRIOS