
Até a manhã desta quarta-feira (7) o número de inscritos para o processo seletivo para bailarinos e músicos é de 363 candidatos de várias regiões brasileiras.

A Fundatec (Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências), responsável pelas inscrições para o processo seletivo simplificado de contratação de músicos para a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e de bailarinos para o Balé Teatro Guaíra (BTG), recebeu até a manhã desta quarta-feira 367 inscrições para o preenchimento de 31 vagas na OSP e de 23 no BTG. Até o momento são 196 candidatos para a Orquestra e 167 para bailarinos.
- https://www.facebook.com/OrquestraSinfonicaDoParana
- http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2

As inscrições seguem até o dia 26 deste mês. Os editais e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.fundatec.org.br. Após o encerramento das inscrições serão divulgados os locais, datas e horários dos testes. A expectativa é de que as provas práticas sejam realizadas entre 10 e 27 de julho.
Para concorrer a uma vaga, músico ou bailarino precisa ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, estar em situação regular no Brasil; possuir idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação; possuir Ensino Médio completo em instituição de ensino reconhecida pelo MEC ou título estrangeiro equivalente; possuir passaporte válido no ato da contratação; disponibilidade para viagens nacionais e internacionais, trabalhar fins de semana e feriados, e se necessário, compensar horas; conhecer e estar de acordo com as normas do Edital.
O candidato à vaga de bailarino deve possuir também registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e emprego (DRT) na função bailarino até a data da contratação.

O anúncio dos editais foi feito pelo secretário de estado da Cultura, João Luiz Fiani, no domingo, dia 28 de maio, durante concerto comemorativo aos 32 anos da OSP.
Provas – são 31 vagas para os cargos de músicos, de preenchimento imediato, e mais 93 vagas para compor cadastro de reserva. Os candidatos selecionados estarão sujeitos ao Regime Celetista de contratação. As provas serão práticas, por meio de audições que acontecerão em Curitiba – PR. Há vagas para Clarinete e Requinta, Contrabaixo, Contrafagote e Fagote, Corne Inglês e Oboé, Fagote, Flauta, Oboé, Percussão, Tímpano, Trombone Baixo, Trompa Alta, Trompa Baixa, Trompete, Viola, Violino e Violoncelo.
Para o BTG são 23 vagas para o cargo de bailarinos e bailarinas, de preenchimento imediato, e mais 20 vagas para compor cadastro de reserva. Os candidatos selecionados estarão sujeitos ao Regime Celetista de contratação.
As provas serão práticas, por meio de audições, e acontecerão em Curitiba – PR.
OSP – A Orquestra Sinfônica do Paraná foi criada pelo governador José Richa, em 28 de maio de 1985. O primeiro maestro titular foi Alceo Bocchino, hoje Maestro Emérito. Nestes 32 anos de criação, a OSP se apresentou sob a regência de renomados maestros, entre eles Osvaldo Colarusso, Roberto Duarte, Norton Morozowicz, Claudio Santoro, Henrique Morelenbaum, John Neschling, David Machado, Hans-Peter Frank,Aylton Escobar, Frederico Gerling Júnior, Tomas Toscano, Paulo Torres, Erol Erdinçe, Manuel Alvarez, Helmut Imig, Pierre Huwiller, Sergio Magnani, Manuel Ochoa, Eugene Ratchev, Ernani Aguiar, Alexandre Brasolim, Marcos Arakaki, Tobias Volkmann, Roberto Tibiriçá, Benoît Fromanger, Flávio Mendes, Alpaslan Ertungealp, Luis Gustavo Petri, Nicolas Rauss, Maximino Zumalave, José Maria Florencio, Ricardo Bologna, Jamil Maluf, Henrik Schaefer, Claudio Cruz, Alessandro Sangiorgi, Osvaldo Ferreira e Stefan Geiger, que é o atual maestro titular.
Em 32 anos, foram 1200 concertos, óperas e balés, apresentados em diversas cidades brasileiras, com um público estimado de 2,4 milhões.
BTG – Foi criado pelo Governo do Paraná em 12 de maio de 1969, como “Corpo de Baile” e somente 10 anos mais tarde passou a se chamar Balé Teatro Guaíra. Teve como primeiros diretores Ceme Jambay e Yara de Cunto, estreando com os balés Concerto Abstrato (Stoltzel), Pas de Trois (Helsted), Grand Pas Classique (Auber), Impacto e Divertissement (Meierber). Em 1971, o coreografo Yurek Shablewski, foi contratado para dirigir o Corpo de Baile, função que exerceu por cinco anos. No início de 1976, o bailarino e coreógrafo Hugo Delavalle assumiu a direção e produziu, entre outras, as obras “As Estações” (Glazunov), “Jeux des Cartes” (Stravinski) e “Giselle” (Adam/Coralli). Com esta montagem a companhia tornou-se conhecida nacionalmente após sucedida temporada em São Paulo e no Rio de Janeiro, tendo Ana Botafogo no papel título.
Em 1979 a companhia passou a ser dirigida pelo coreógrafo português, Carlos Trincheiras, que exerceu a função até 1993. Nesse período obras importantes, criadas por Trincheiras e de outros coreógrafos passaram a integrar o repertório do BTG. Entre elas estão: Dimitriana (Shostakóvitch/ Capdville), Canto de Morte (Mahler), Sinfonia 3 (Stravinski), Petruchka (Stravinski), Sagração da Primavera (Stravinski) e Lendas do Iguaçú (Zanamon), encenada nas Cataratas do Iguaçú.
Destaque para O Grande Circo Místico, montagem inspirada no poema de Jorge de Lima com música de Edu Lobo e Chico Buarque, especialmente composta para o Balé Teatro Guaíra, com roteiro de Nahum Alves de Souza, que consagrou o BTG, tornando-o conhecido internacionalmente.
Entre os coreógrafos que criam obras para o BTG estão Luis Arrieta, Carla Reinecke, Felix Landerer, David Zambrano, Ana Mondini, Luis Arrieta, Henning Paar, Carlos Trincheiras, Julio Mota, Tíndaro Silvano, Márcia Haydée, Renato Vieira, Rui Moreira, Gustavo Ramirez Sansano, Jonh Butller, Milko Sparembleck, Vasco Wellemkemp, Maurice Bejárt, Ana Vitória, Jair Moraes, Roseli Rodrigues, Eduardo Ibañez, Andréa Lerner e Rosana Chameki, Olga Roriz, Rodrigo Pederneiras, Rodrigo Moreira, Ana Vitória e Luiz Fernando Bongiovanni.
PALCOPARANÁ
O Serviço Social Autônomo (SSA) PALCOPARANÁ foi instituído pela Lei nº 18.381/2014 no dia 17 de dezembro de 2014 para desenvolver e fomentar atividades dirigidas à produção de espetáculos, bem como a prestação de serviços relacionados às expressões artísticas e culturais.
O contrato de gestão entre o Governo do Paraná e o SSA foi assinado em 5 de dezembro de 2016, dando início às atividades da instituição. A partir desta data, passou a colaborar com o Centro Cultural Teatro Guaíra para dar continuidade nas programações artísticas do Balé Teatra Guaíra da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Serviço
- Incrições para:
- músicos da OSP – http://fundatec.org.br/portal/concursos/index_concursos.php?concurso=434
- bailarinos do BTG – http://fundatec.org.br/portal/concursos/index_concursos.php?concurso=433
- Data: seguem até 26/06/2017
- Editais e ficha de inscrição estão disponíveis em www.fundatec.org.br
*com divulgação
Categorias:COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, OPORTUNIDADE, TEATRO










COMENTÁRIOS