The Town 2023: Com Cidade da Música totalmente iluminada e ingressos esgotados neste primeiro dia, estreia do festival entra para a história de São Paulo

Fãs se emocionam ao entrar na Cidade da Música pela primeira vez e com os encontros surpresa nos palcos: nem a chuva foi capaz de interromper a festa do público no Autódromo de Interlagos

São Paulo, 2 de setembro de 2023 – Um dia que vai entrar para a história do entretenimento no Brasil. Assim como na primeira edição do Rock in Rio, nem mesmo a chuva que caiu sobre a Cidade da Música foi capaz de apagar a plateia que, literalmente, brilhou na estreia do The Town. No Skyline, um show de luzes abusou da tecnologia para emocionar e dar protagonismo ao público que recebeu Ney Matogrosso em uma participação especial repleta de significado. Logo após a performance de Iggy Azalea, o artista, primeiro a se apresentar no festival de 1985, surgiu para interpretar "América do Sul", acompanhado por um mar de pulseiras que brilhavam em harmonia com o palco e com as centenas de LEDs espalhados pela Cidade da Música. O primeiro show do espaço trouxe a união do funk do Rio de Janeiro com o trap de São Paulo, contando com os MCs Hariel Ryan de SP e Cabelinho. Antes mesmo da abertura dos portões, às 14h, fãs de Demi Lovato e Post Malone já faziam fila fora do Autódromo querendo garantir um lugar na grade e viver a emoção de inaugurar a Cidade da Música. Os primeiros a atravessar as catracas se depararam com o fundador do The Town, Roberto Medina, que foi pessoalmente recepcionar os fãs e acompanhar a entrada do público neste primeiro dia. Os ingressos para o primeiro dia de festival se esgotaram por volta das 12h deste sábado.

O The One teve um dia dedicado à música urbana fazendo um passeio por gerações com um line-up de Tasha & Tracie acompanhadas por Karol Conká – representando as mulheres do rap – os Racionais MCs com a Orquestra de Heliópolis, passado por Criolo junto ao Planet Ramp. No New Dance Order, OSGEMEOS mostraram como arte e música eletrônica podem ser uma combinação perfeita. "Fomos abduzidos por toda essa magia. É só o começo de uma eterna experiência", definiu a dupla. Com uma programação pensada para todas as tribos, o The Town contou com Urias, Caio Luccas, Kayblack e Teto no Factoy. O Jazz foi muito bem representado no São Paulo Square, que recebeu grandes nomes do gênero como Hermeto Pascoal e Esperanza Spalding, além de duas performances da São Paulo Big Band: uma instrumental e outra com Alma Thomas representando grandes vozes femininas do gênero. Os amantes do Blues encontraram seu lugar no Highway Stage – localizado na Rota 85, com shows do pianista Luiz Otávio, Lucielle Berge e Twila Correia. Área dedicada a lembrar a primeira edição do Rock in Rio, a Rota conta com várias cenografias que rendem ao público fotos divertidas para as redes sociais, além do cinema que traz um curta com a história do irmão mais velho do The Town.

“Estou extasiado. Não vivia uma emoção tão única como essa desde 1985, na estreia do Rock in Rio. A abertura dos portões para a primeira edição do The Town foi mágica. Ney Matogrosso também proporcionou um momento único e emblemático com um espetáculo de luzes no Skyline. Gostaria de agradecer a cada uma das 100 mil pessoas que passaram pela Cidade da Música e realizaram esse sonho junto comigo. Ainda temos mais quatro dias pela frente, que serão incríveis.” comemora Roberto Medina, presidente e fundador da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o The Town e o Rock in Rio.

Emoção toma conta dos primeiros fãs a pisarem no The Town

Vale quase tudo para ser o primeiro a pisar na Cidade da Música. O publicitário Fernando Mota Chrispim, chegou ao Autódromo na última quinta-feira (31) acompanhado por um grupo de quinze pessoas para acampar e garantir que veria Demi Lovato de perto. “Amar a Demi Lovato é uma coisa impressionante. Fazemos o possível e o impossível para estar lá na frente dela. É uma honra e um sentimento divertido estar aqui”, comenta. Dennis Lima, estudante de 29 anos, que está logo atrás de Fernando, crava: “A grade é nossa”.

Já a jornalista Andrea Alves veio de Catanduva, no interior de São Paulo, para viver pessoalmente a emoção que sentiu em 1985 ao ver o Rock in Rio pela TV. Com lágrimas nos olhos, ela lembra que, apesar de ser muito criança, ficou fascinada. “A vida foi acontecendo e só consegui ir ao Rock In Rio 2015, edição de 30 anos. Ao entrar no festival, chorei. Em 2017, perdi a minha mãe em abril, mas já tinha comprado ingresso pro Rock In Rio. Fui em todos os dias. Em 2019, fiz um tratamento contra o câncer, e fui todos os dias mais uma vez, de bengalinha e pantufa, pois não conseguia andar. Ano passado, depois de tudo o que passamos, lá estava eu. E hoje, estou aqui, fazendo história”, celebra. O sentimento ficou ainda mais à flor da pele quando, ao entrar na Cidade da Música, ela se deparou com Roberto Medina e pôde contar a forte relação que possui com o Rock in Rio e que, agora, terá com The Town: “Nunca imaginei que fosse encontrar o Medina”, conta, em êxtase. A jornalista ainda diz que vem para ver os artistas nacionais, como Racionais: “Os brasileiros capricham mais”, conclui.

Além da turma da grade e dos veteranos em festivais, houve quem estivesse vivendo a experiência pela primeira vez. A engenheira Fernanda Santos, 27 anos, veio ao primeiro dia de The Town por Demi Lovato: “Sou fã desde 2019!”, conta. “Vai ser uma baita experiência, porque é o primeiro dia do festival, é um dia histórico! Estou empolgada para ver a infraestrutura do festival, porque é o primeiro que vou. A experiência aqui vai ser o meu parâmetro para os outros”, diz.

Shows memoráveis marcam o primeiro dia de The Town

Se em 1985, Ney Matogrosso fez história ao abrir o primeiro Rock In Rio, o lendário artista brasileiro repetiu a performance e o visual ao tocar "América do Sul" no Skyline. "Foi ótimo, mesmo com a chuva. Não nos atrapalhou e, apesar de tudo, o público está receptivo e muito animado", declarou, em entrevista ao Multishow. A participação de Ney foi pensada pela organização para se tornar mais um momento histórico, contando com a participação da plateia. Pulseiras como as usadas pelo Coldplay no Rock in Rio de 2022 foram distribuídas ao público proporcionando um show de luzes inesquecível. “Quando vi o show do Coldplay no ano passado, senti a mesma emoção de quando vi o Freddie Mercury em 85. Logo pensei que poderíamos criar lindas memórias no público que participaria do primeiro dia de The Town. Foi lindo de ver”, conta Roberto Medina.

O sucesso foi tamanho que a interação das pulseiras acabou durando toda noite. Pulseiras foram distribuídas na entrada da Cidade da Música e usada não só no show de Ney Matogrosso, como no da Demi Lovato e Post Malone. “Foi uma surpresa que preparamos. Não vai ter em outros dias de The Town, foi só para esse dia inaugural. Todo o público recebeu, então foram aproximadamente 100 mil pulseiras distribuídas e recolhidas”, explica Luis Justo, CEO da Rock World.

A inspiração veio, é claro, do Rock In Rio 1985. “Para o Roberto, o público tinha que ser mostrado para o mundo, e iluminamos a plateia com os moving lights, inspirados também pela tecnologia usada pelo Coldplay no Rock in Rio do ano passado”, concluiu.

O dia no Skyline começou com um belo funk carioca comandado por Mc Hariel, Mc Ryan SP e Mc Cabelinho. O show foi pensado para mostrar a união entre Rio e São Paulo e agitou uma plateia lotada com diversos hits como “Felina”, “Tem café” e “Fogo e Gasolina”. A australiana Iggy Azalea seguiu a programação do palco Skyline com um figurino todo verde e amarelo. A música de abertura não poderia ser outra: "Brazil", com toques de funk. Muito esperada por fãs, a apresentação de Demi Lovato também contou com um look abrasileirado. E para quem já viu outros shows da cantora, esse aqui foi mais voltado para o rock, desde as guitarras mais presentes ao visual mais imponente. Sem dúvidas, o grande momento foi quando Luísa Sonza subiu ao palco cantar “Penhasco2”, faixa do novo álbum "Escândalo Íntimo", recém-lançado pela brasileira, e que tem participação de Demi, que canta em português. Daqueles momentos que vão ficar marcados na história dos festivais.

Com a camisa da seleção brasileira de Neymar Jr., Post Malone agitou a saideira no Skyline do sábado (2) e esbanjou carisma com muita dança e interação com o público; ele até arriscou uma ou outra palavra em português, como o clássico “obrigado”. Mas a emoção tomou conta quando um fã foi convidado para realizar o sonho de muitos: tocar “Stay” no violão, enquanto a voz de Post ecoou por todo o palco. Mais para o final do show, Post Malone se jogou na galera e andou nas grades próximas ao público com uma flor na orelha ao som de “Sunflower”.

Encontros do The One mostram potência da música urbana

Criolo foi destaque do palco The One com um setlist todo dedicado ao rap que o consagrou no Brasil e no resto do mundo. O artista subiu ao palco ao som de “Pretos ganhando dinheiro incomoda demais” e foi acompanhado pelo público em sucessos como “Não existe amor em São Paulo”. Protagonizando um dos grandes encontros da noite, Planet Hemp se juntou a Criolo no palco e intensificou a performance dos artistas e do público, mesmo embaixo de uma chuva que insistia em cair. A primeira canção foi “Distopia”, parceria do grupo o próprio Criolo.

Mais cedo, o palco recebeu Tasha e Tracie com Karol Conká, atração que abriu a programação do The One no primeiro dia de festival. Segundo Zé Ricardo, Diretor Artístico da Rock World, a apresentação representa a participação feminina no rap. Sem dúvidas, as colabs marcaram este primeiro dia de The Town. Orochi, expoente do rap e trap cariocas, recebeu Azzy. Fechando o dia no The One, Racionais MC's & Orquestra Sinfônica deram tudo de si, e Mano Brown comandou uma festa cheia de reflexões e críticas com hits como “Negro Dama”, "Jesus Chorou" e "Vida Loka Parte 2".

Foi o show mais aguardado do primeiro dia de festival no palco The One. A expectativa não era apenas pelo grupo de rappers, mas também pela atuação da primeira Orquestra Sinfônica do mundo a surgir numa favela. O maestro Edilson Ventureli foi o responsável por conduzir os instrumentistas e coral. O show agitou a plateia e emocionou os fãs, que entoaram os sucessos dos Racionais do começo ao fim.

New Dance Order tem OSGEMOS e festas da noite paulistana

Mais do que uma apresentação, os Gêmeos trouxeram uma experiência até o palco New Dance Order neste sábado (2). A premiada dupla reconhecida mundialmente por seus grafites uniu arte e música e fez a plateia delirar ao som de uma trilha sonora especial que foi do hiphop ao eletrônico dos anos 80. O trio de amigos Bruna Villela, Vitor Lima e Bittencourt veio de Goiânia especialmente para curtir o The Town e aproveitou para também assistir à performance inédita de Os Gêmeos: “Gostamos de ver as obras deles retratadas no palco. A chuva faz parte da mágica porque não tem como controlar. Foi ótimo”, diz Vitor Lima.

Rota 85 relembra história do Rock in Rio com cenografias instagramáveis

A história do Rock in Rio contada na Rota 85 do The Town, chamou a atenção de todos que passaram o dia no festival. O local teve um show emblemático da cantora paulista Twyla Correia, que abriu o palco Highway Stage, encantando o público com repertórios que iam desde Amy Winehouse até músicas de sua própria autoria. A área onde está a estátua do fundador do Rock In Rio e idealizador do The Town, Roberto Medina, atraiu todos os tipos de público. A cenografia representa o dia em que Medina quase desistiu de realizar o Rock in Rio de 1985 e foi convencido, após três horas de conversa, por dois homens desconhecidos que estavam em um Passat e que também são representados por estátuas de cera no festival.

O tênis de 1985 com lama também chamou a atenção de quem queria garantir as fotos para as redes sociais, como no caso do grupo de jovens moradores de São Paulo. "As atrações propostas para esse festival são muito boas, tanto que o plano era vir somente hoje, mas decidi vir amanhã também. Oportunidades como essa não dá para perder, e tirar fotos nesse espaço e poder entender um pouco da história deste grande festival é muito bacana", disse Larissa Modesto, de 19 anos.

A capela, que amanhã terá um casamento oficial às 16h, hoje celebrou uma união fictícia com a presença de Freddie Mercury. O espaço ficou cheio de casais apaixonados, celebrando o amor e a diversidade. Para o casal de Presidente Prudente, Yuri e Camila, casados há treze anos, foi mais uma oportunidade de celebrar o amor entre eles e ao festival. "Já é a quarta vez que vamos nos casar, e toda vez é a mesma emoção. Não podemos perder a oportunidade de renovar o amor".

The Town - O Musical conta com Roberto Medina no público

Marcando presença na primeira edição do The Town, Roberto Medina assistiu à estreia do musical inédito desenvolvido especialmente para o festival. A obra conta a história de um músico que vem do interior sonhando cantar em um grande evento e, superando os desafios, ele realiza este grande sonho. O roteiro tem ligação com a história do criador do Rock In Rio que, neste momento, se sente recomeçando a sua jornada. Neste sábado (02), às 15h40, Roberto vibrou e se emocionou ao assistir a primeira apresentação pública do ““The Town – o Musical” que conta com mais de 40 atores.

Andreia Alves, que já havia encontrado Medina na entrada do festival, não conteve a emoção ao encontrá-lo mais uma vez. “Coincidentemente, entrei na apresentação do musical e de repente vi o Roberto Medina, eu desabei e comecei a tremer... e falei para ele: continua sonhando, que a gente sonha junto com você”, conclui.

Aplicativo do The Town e transportes públicos: como se organizar para o festival

Com uma programação pensadas para todas as tribos, a dica é chegar cedo se organizar para não perder nada. Já está disponível o aplicativo The Town, onde o público consegue conferir os horários das atrações e criar uma agenda personalizada. O app conta com um mapa em realidade aumentada, produzido pela Context, que ajudará o fã a se localizar. Também é possível comprar antecipadamente o chope da Heineken, em uma ação inédita com a patrocinadora master do festival.

Por conta dos bloqueios das ruas no entorno do Autódromo, táxis, carros particulares e de aplicativo não conseguirão chegar ao local. A ação tem como objetivo garantir maior segurança de moradores da região e do público que vai acessar o festival. Por isso, a organização reforça o uso dos transportes públicos, com trens e metrô funcionando 24 horas nos dias de The Town. O desembarque do trem será na “Estação Autódromo”, que fica a menos de 700 metros de distância do portão de entrada, equivalente a 8 minutos de caminhada até a entrada – passando por acessos e percursos já dentro do Autódromo, pensados para que o fã já tenha atrativos assim que atravessar as catracas. Também haverá a linha de ônibus oficial do The Town, com saídas a cada 20 minutos, de sete pontos de embarque diferentes e com desembarque a 300 metros do portão de entrada da Cidade da Música. Para reservar vagas de ônibus e transportes coletivos nos bolsões de estacionamento acesse: Link

Pela primeira vez um festival terá o funcionamento 24 horas de toda a rede de metrô e trens de São Paulo. A partir da 00h00, durante os cinco dias de The Town, apenas a Estação Autódromo permanece aberta para embarque do público – sendo assim, todas as restantes funcionarão apenas para desembarque. Desta forma, o público não precisa se preocupar com a volta para casa, podendo aproveitar o festival até o fim e sair com segurança da Cidade da Música. Quem optar apenas pelo uso do serviço regular 24h poderá adquirir as passagens de ida e volta nas bilheterias físicas e nos demais canais oficiais do Bilhete Único e TOP até os dias de festival. As principais estações das linhas 4, 5, 8 e 9 oferecerão conexões com táxi e transporte por aplicativo durante todo o período de funcionamento. Além disso, algumas das estações terão disponíveis uma rede de estacionamentos integrados para ônibus fretados, vans e automóveis.
Outra novidade é a parceria pioneira com a ViaQuatro, ViaMobilidade Linha 5 e ViaMobilidade Linhas 8 e 9. Quem for ao The Town, além de poder utilizar as linhas 4, 5, 8 e 9 por 24h, terá alguns serviços especiais a disposição: a parceria prevê trens expresso para a ida e semiexpresso na ida e na volta do Autódromo. As passagens para os serviços especiais podem ser adquiridas apenas antecipadamente, através do site Link Os passaportes expressos custam a partir de R$ 40, enquanto os semiexpressos têm preços a partir de R$ 15. Os valores contemplam os bilhetes de ida e volta.

No momento da compra, será preciso escolher um dos serviços especiais, selecionando o horário de embarque e a estação de preferência. No dia do festival, as pessoas deverão apresentar o código da passagem para realizar o embarque e a validação para essas mobilidades será separada do serviço regular, por meio de QRCode. Os caminhos até a plataforma de embarque serão sinalizados e orientados por agentes das estações especialmente treinados, em áreas designadas nas plataformas das estações selecionadas, não interferindo no embarque dos passageiros dos serviços regulares.

Na volta, o expresso e semiexpresso serão unificados em um único serviço especial, possibilitando ainda que usuários possam desembarcar em estações diferentes daquelas usadas para seu embarque na ida ao evento. O código deverá ser apresentado na estação Autódromo para que todos retornem em segurança.

Outra forma de chegar à Cidade da Música é o serviço de ônibus oficial do The Town, que terá sete pontos de embarque em diferentes locais, com saídas a cada 20 minutos e desembarque a 300 metros do portão de entrada da Cidade da Música. Os valores das passagens de ida e volta custam entre R$ 10 e R$ 50, de acordo com o ponto de embarque escolhido, e os bilhetes já podem ser comprados por meio do site: Link.

O ônibus oficial do The Town, operada pela empresa RAAR, terá linhas expressas, ou seja, sem paradas no caminho, com 100% da frota adaptada para PDC. A compra da passagem é com horário pretendido, mas não obrigatório, sendo possível embarcar em um horário diferente do sinalizado. O bilhete será identificado por um QR Code e, no momento do embarque, o passageiro recebe uma pulseira que garante a volta. As partidas para a Cidade da Música acontecem entre 10h e 20h, com saídas a cada 20 minutos, e em sete pontos diferentes: Terminal Parque Dom Pedro II (Av. do Exterior, s/nº - SÉ), Terminal Barra Funda (Avenida Mário de Andrade ,664. Barra Funda. Junto à estação Palmeiras -Barra Funda), Aeroporto de Congonhas (Praça comandante Lineu Gomes - s/n, vila congonhas - São Paulo), Morumbi Parque (Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 16741 - Jardim Fonte do Morumbi), Terminal Vila Yara (V. dos Autonomistas, 500 - Vila Yara, Osasco), Terminal Itaquera - Shopping/Metrô (Avenida Dr. Luís Aires, s/n°) e Terminal Penha (Av. Cangaíba, 130 – Cangaiba).

Na saída da Cidade da Música, os ônibus estarão disponíveis para retorno a qualquer horário mediante a lotação do público. Todos os embarques serão encerrados e os veículos liberados mediante a capacidade máxima dos mesmos. O local de embarque será próximo do portão 9 do Autódromo de Interlagos, o mesmo do desembarque na chegada. Os passageiros receberão uma pulseira de identificação que será sua garantia de volta, portanto a mesma não pode ser violada.

  
Ingressos para a primeira edição do The Town estão disponíveis para ativação no aplicativo Quentro 
  
As pessoas deverão baixar seu(s) ingresso(s) diretamente no seu smartphone utilizando o aplicativo Quentro, onde os ingressos ficarão salvos e poderão ser transferidos, se for o caso.  
  
O Quentro, único app de ingressos aceito no acesso ao festival, é compatível com os aparelhos Android e iOS. Além disso, o app conta com um alto nível de segurança, sendo anticópia, rastreável e muito fácil de utilizar. O QR Code é constantemente e automaticamente atualizado e não serão reconhecidos no acesso prints de tela e impressões.  O app funciona de forma offline e não é necessário ter internet no telefone para acesso ao festival.   
  
O ingresso no Quentro já vem salvo com o nome de quem vai acessar o festival. Se a compra foi feita com intuito de presentear outra pessoa, ele é transferível através do próprio aplicativo informando o e-mail do recebedor. Após a transferência e aceite, o titular da compra não terá mais acesso ao ingresso transferido. Importante lembrar que a transferência só poderá ser realizada até às 23h do dia anterior do dia do show.  
  
Na entrada do festival, basta abrir o aplicativo Quentro e selecionar o ingresso referente à data em questão. Em seguida deverá posicionar a tela do seu celular com a parte do QR code de frente para o leitor da catraca. Após estes passos, o fã estará apto a entrar na Cidade da Música e aproveitar todas as experiências que o evento oferece.   
  
Cada ingresso digital só permitirá um único acesso às dependências do evento. Após o primeiro acesso, novas tentativas com o mesmo ingresso digital não serão autorizadas.   
  
Saiba mais sobre o ingresso digital, aqui.  
  
Com quatro dos cinco dias de festival já esgotados, público geral ainda pode adquirir ingressos para data em que Maroon 5 é headliner do Skyline    
   
Os fãs do The Town ainda podem garantir seu lugar e entrar para a história do festival. Com o dia em que Maroon 5 é headliner ainda disponível para venda, o público pode adquirir ingressos por R$ 815 a inteira e R$ 407,50 a meia-entrada e sem a cobrança de taxas adicionais. Pode ser efetuada a compra de até 04 (quatro) ingressos por dia de festival por CPF, sendo no máximo 01 meia-entrada por dia, por CPF. Os clientes que adquirirem meia-entrada terão que inserir no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade da Música, no dia do evento. O pagamento pode ser feito apenas por cartão de crédito. O valor pode ser parcelado em até 6 (seis) vezes sem juros. Já os clientes que efetuarem o pagamento com cartões de crédito Itaú, Credicard ou Iti podem parcelar a compra em até 8 (oito) vezes sem juros.   
   
2 de setembro: ESGOTADO     
   
3 de setembro: ESGOTADO    
   
7 de setembro: Maroon 5, The Chainsmokers, Joss Stone, Ludmilla, Ne-Yo, Masego, Angelique Kidjo, Maria Rita, Marvvilla, Afrocidade, Larissa Luz, Hodari, Stanley Jordan, Ivan Lins, São Paulo Big Band, Paula Lima, Gop Tun vs 28room vs Diogo Strausz Live feat Julia Mestre, Shermanology, Kerri Chandler Live, Natasha Diggs Live Horn, L_cio Plants Live, Afterclapp x Shigara x Xaxim.   
   
9 de setembro: ESGOTADO   
   
10 de setembro: ESGOTADO   
   
The Town já nasce gigante  
   
Dos mesmos criadores do Rock in Rio, The Town estreia na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil m2, que será totalmente renovada. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil.    
  
Com previsão para receber cerca de 500 mil pessoas em mais de 235 horas de música, a Cidade da Música contará com seis palcos, onde o público poderá imergir em novas e inesquecíveis experiências. Com cenografia inspirada em ícones da arquitetura paulistana e apresentando uma diversidade única de ritmo e união de tribos, The Town chega a São Paulo com apoio, força e empoderamento de gente grande. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, está previsto um impacto econômico de R$1.7 bilhão, o maior já visto na capital, além de gerar mais de 19 mil empregos diretos.   
      
Uma Cidade que não dorme: The Town oferece entretenimento para todos      
    
Com Post Malone, Maroon 5, Foo Fighters, Bruno Mars, Demi Lovato, Iggy Azalea, MC Cabelinho, MC Hariel, MC Ryan SP, Bebe Rexha, Alok, Luísa Sonza, The Chainsmokers, Joss Stone, Ludmilla, Yeah Yeah Yeahs, Garbage, Pitty, H.E.R., Kim Petras, Iza, Racionais & Orquestra Sinfônica Heliópolis, Criolo & Planet Hemp, Orochi & Azzy, Tasha e Tracie & Karol Conka, Seu Jorge, Leon Bridges, Ney Matogrosso, Matuê, NE-YO, Masego, Angélique Kidjo, Maria Rita, Wet Leg, Barão Vermelho convida Samuel Rosa, Detonautas, Terno Rei convida Fernanda Takai e Mahmundi, Jão, Gloria Groove, Pabllo Vittar convida Liniker e Jup do Bairro, Marina Sena canta Gal Costa, entre outros já confirmados no line-up, a nova Cidade da Música contará com espaços onde o público poderá usufruir da representação de elementos e locais emblemáticos da cidade.   
    
O palco Skyline é inspirado nos grandes prédios da cidade paulista e é nele que artistas do mundo inteiro irão compor as quatro atrações do dia. O palco The One, será onde a música vai além da música. Com grandes artistas e uma cenografia de tirar o fôlego, inspirada nos museus de arte de São Paulo, os mais de 30 telões de LED que compõe o palco se transformarão em uma verdadeira experiência imersiva, prometendo um show à parte e entregando uma incrível experiência para o público. O palco também vai promover grandes encontros, dar luz a artistas de renome e provocar debates e reflexões.   
    
Do Rio para São Paulo, o New Dance Order estará dedicado à música de pista, passando pelos gêneros house, techno, trance, bass e trap. Tão especial quanto os outros palcos, The Town também conta com a São Paulo Square, espaço inspirado na região em que a cidade foi fundada. Ali se reunirão alguns dos seus principais ícones históricos da arquitetura da cidade.   
    
O festival também traz também os antigos galpões das fábricas para o palco Factory. O espaço terá o mood da cultura urbana com performances de street dance e shows de trap, hip hop e rap. Também não poderia faltar um espaço gastronômico que traz toda a diversidade da culinária paulista — o Market Square e, para completar a experiência, o festival abrigará também a Área VIP, espaço climatizado com buffet assinado por renomado chef e bar exclusivo.   
    
Como num túnel do tempo, um dos locais mais encantadores e concorridos para cliques, selfies e totalmente “instagramável” do irmão carioca do The Town, o Rock in Rio, desembarca diretamente na Cidade da Música – a Rota 85. O espaço é dedicado ao ano que o Rock in Rio ganhou vida, 1985, e colocou o Brasil na rota dos shows internacionais, e estará em total sinergia com o The Town, que realiza sua primeira edição este ano.    
   
O novo e maior festival de São Paulo também terá o “The Town - O Musical”. A produção inédita e concebida exclusivamente pelo time criativo de The Town — um “Originals” — tomará conta de um enorme Domo de 50 metros de diâmetro na Cidade da Música. Com criação de Roberto Medina, direção musical de Zé Ricardo, o festival dá vida a um novo espetáculo, que tem roteiro e direção artística de Charles Möeller. No espetáculo, o público vai ver de perto a história de um músico do interior de São Paulo que, ao ver na TV o anúncio de um novo festival, decide fazer as malas e embarcar em uma jornada pessoal, cultural e artística que o leva pelos diferentes bairros, ruas e cenários da capital, explorando cada recanto e cada ritmo que compõem a diversidade cultural paulistana.     
      
Brinquedos gigantes e radicais estarão presentes na Cidade da Música, trazendo toda uma atmosfera mágica de parque de diversões para o local. Durante todos os dias do The Town, os fãs vão se divertir com a Roda Gigante, aproveitando a vista panorâmica da Cidade da Música; com o Megadrop e a Montanha Russa, as atrações mais emocionantes e divertidas do espaço; e com a Tirolesa, que vai passar na frente do Skyline, proporcionando uma visão privilegiada do palco.     
    
Sobre a Rock World    
A Rock World é a empresa criadora de experiências que nasceu do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio. Com a missão de proporcionar experiências inesquecíveis através da música e do entretenimento, a marca tem como base de sua cultura corporativa a arte de sonhar, de fazer acontecer e inspirar as pessoas através da filosofia de construir um mundo melhor.      
    
Hoje, além do Rock in Rio, a Rock World expandiu sua área de atuação para outros projetos de produção de experiências que abrangem diferentes áreas. No Live Entertaiment, a marca possui o The Town, o novo e maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que acontecerá no Autódromo de Interlagos, em setembro de 2023.  A partir de 2024 a Rock World assume, em parceria com a C3, a produção e operação do Lollapalooza no Brasil.    
    
Na área de Conteúdo, o Rock in Rio Studios é o produto que reforça o DNA da companhia para a criação de conteúdos audiovisuais originais e o posicionamento no mercado como uma marca ainda mais poderosa e potente de comunicação. A Rock World também atua na produção de espetáculos originais, os Originals. O primeiro deles foi desenvolvido em 2022 para o Rock in Rio, o Uirapuru, e para 2023 lança o The Town O Musical.   
    
E para a área de Educação, o Humanorama, o Rock in Rio Academy e o The Town Learning Journey buscam ativar a potência das pessoas para contribuir na construção de um mundo melhor. Ao ampliar sua atuação para tantos campos e diferentes negócios, a Rock World é hoje uma das maiores empresas de criação e produção de conteúdo proprietário de Live Experience no mundo.   
   

Inscrições para concurso que elege melhor restaurante a quilo do Brasil são prorrogadas até 6 de setembro

Competição ocorre entre os dias 12 e 22 de setembro; os estabelecimentos vencedores das etapas estaduais concorrem à grande final em São Paulo, no fim de outubro.

Os restaurantes a quilo surgiram em Minas Gerais e se espalharam para todo o Brasil. Hoje, este formato faz parte da rotina de milhões de brasileiros. Foto: Lucas Pêgo
As inscrições para a 7ª edição do concurso O Quilo é Nosso – competição que elege o melhor restaurante a quilo do Brasil – foram prorrogadas até a próxima quarta-feira, 6 de setembro. Promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a revista Prazeres da Mesa, a disputa valoriza o formato dos restaurantes a quilo, invenção genuinamente brasileira e que hoje faz parte da rotina de milhões de brasileiros.

Como funciona?

O concurso O Quilo é Nosso é dividido em três etapas. Na primeira, cada restaurante deve criar uma receita especial para compor o cardápio durante todo o período do evento (12 a 22/09). Os estabelecimentos serão avaliados por voto popular e por um júri técnico local em cinco critérios: limpeza, ambiente, atendimento, qualidade geral do buffet e receita participante do concurso. Os três melhores restaurantes de cada cidade ou região participante são classificados e disputam o título estadual.

Na segunda etapa, o júri local avalia os pratos desses três restaurantes e elege o campeão estadual. Já na terceira e última etapa, os campeões de cada estado se apresentam e concorrem ao título nacional, em um grande evento realizado em São Paulo nos dias 25 e 26 de outubro.

Este ano, além da visibilidade gerada a partir da divulgação dos estabelecimentos nas redes sociais da Abrasel e da revista Prazeres da Mesa, todos os restaurantes participantes receberão mentoria de marketing e atendimento realizado por especialistas parceiros da Abrasel, cupons de desconto em produtos da Glasart e ainda concorrerão a 1 parque da Nogueira Brinquedos, avaliado em R$ 10.000.

Restaurante a quilo: invenção brasileira

Em 1984, em Belo Horizonte (capital mineira), o chef e empresário Fred Mata Machado criou o primeiro restaurante a quilo do país, chamado "Isto e Aquilo". A ideia surgiu da observação de que as empregadas domésticas, especializadas em cozinhar, estavam se desaparecendo dos lares da cidade. Fred decidiu contratar cozinheiras para preparar receitas tradicionais de Minas Gerais e oferecer aos clientes a opção de escolher o que desejavam, pesar e levar em marmitas de isopor. Mais tarde, ele adicionou mesas e cadeiras, transformando o modelo em um restaurante onde as pessoas poderiam, também, optar por consumir no local. Esse conceito pioneiro se espalhou por todo o Brasil, e atualmente ainda existem duas unidades do restaurante "Isto e Aquilo" em Belo Horizonte.

Inscrições para O Quilo é Nosso

As inscrições para a 7ª edição do concurso O Quilo é Nosso foram prorrogadas para a próxima quarta-feira, 6 de setembro Todas as informações estão disponíveis em www.oquiloenosso.com.br.
Até o momento, 10 estados já confirmaram a participação no concurso, sendo eles Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

Serviço:
O Quilo é Nosso
Data: 12 a 22 de setembro
Realização: Abrasel
Parceria: Mundo Mesa
Informações e inscrições: www.oquiloenosso.com.br
Patrocínio nacional: Coca-Cola Brasil e Pluxee
Apoio: Glasart e Nogueira Brinquedos.

Unindo alta gastronomia e reconhecimento, Alex Atala e Sapore assinam o cardápio do Market Square, espaço gourmet do aguardado festival The Town

A 7 Gastronomia por Alex Atala e Sapore marca presença no maior festival de música, cultura e arte de São Paulo e convidará o público para um passeio pelos bairros mais tradicionais da capital, tendo o veterano chef à frente das criações

Créditos: Marcus Steinmeyer.

Recentemente, Atala apresentou ao público a 7 Gastronomia por Alex Atala e Sapore que aposta na alta gastronomia brasileira para eventos sociais e corporativos, em parceria com a multinacional Sapore que é reconhecida pelo serviço de alimentação sob medida para diversos segmentos empresariais e que acumula experiência na gestão de megaeventos, como os Jogos Olímpicos Rio 2016 e de grandes shows e festivais. Grandes e importantes eventos no país já foram realizados pela 7 Gastronomia por Alex Atala e Sapore, que agora expande a sua expertise e qualidade ao assinar a gastronomia do Market Square na primeira edição do The Town, que acontece em São Paulo, no Autódromo de Interlagos, nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro.

O Market Square é dedicado ao público que não abre mão de curtir o evento e ainda saborear uma boa gastronomia. O espaço é coberto e climatizado e possui uma ambientação que valoriza o momento de pausa entre um show e outro, onde todos poderão relaxar e recompor as energias para curtir seus artistas favoritos. Por isso, promete surpreender os paladares mais exigentes ao receber uma experiência inédita assinada pela 7 Gastronomia por Alex Atala e Sapore, tendo o veterano chef de cozinha e dono do D.O.M à frente das criações.

São oito espaços que convidam o público para um passeio gastronômico pelos bairros da capital: desde as tradicionais pizzas da Mooca até os restaurantes orientais da Liberdade, passando pela culinária com uma pegada mais saudável de Pinheiros, os deliciosos lanches do Centro e os petiscos de bares da Vila Madalena. A sofisticação dos Jardins e os famosos pastéis da Lapa, claro, não poderiam ficar de fora.

“São Paulo por si só já é um verdadeiro festival de sabores. E assinar um menu inspirado na capital paulista, é uma maneira de levar o público do The Town a viajar através de uma das coisas que a cidade tem de melhor: a gastronomia”, pontua o chef.

Há mais de 30 anos, a Sapore oferece serviços de alimentação em seus restaurantes, atendendo mais de 1,3 milhão de pessoas por dia em diferentes segmentos, como empresas, indústrias, escolas, hospitais, bases remotas, entre outros. A multinacional é liderada por Daniel Mendez, empresário que cresceu no ramo da gastronomia, trabalhou no restaurante da família e desenvolveu um case de sucesso com a Sapore. Hoje, fatura cerca de R$2 bilhões e está expandindo seus negócios com a atuação de facilities. Já o chef Alex Atala é reconhecido na gastronomia moderna. Seu restaurante, o D.O.M, já opera no Brasil há 22 anos e possui 2 estrelas Michelin.

“Estamos muito felizes com essa parceria e com a oportunidade de apresentar ao público do The Town nosso know-how em megaeventos que leva as melhores experiências em alimentação”, pontua Daniel Mendez, presidente da Sapore.

Dos mesmos criadores do Rock in Rio, The Town estreia na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil m2, que será totalmente renovada. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil.

The Town já nasce gigante
Dos mesmos criadores do Rock in Rio, The Town estreia na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil m2, que será totalmente renovada. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil.

Com previsão para receber cerca de 500 mil pessoas em mais de 235 horas de música, a Cidade da Música contará com seis palcos, onde o público poderá imergir em novas e inesquecíveis experiências. Com cenografia inspirada em ícones da arquitetura paulistana e apresentando uma diversidade única de ritmo e união de tribos, The Town chega a São Paulo com apoio, força e empoderamento de gente grande. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, está previsto um impacto econômico de R$1.7 bilhão, o maior já visto na capital, além de gerar mais de 19 mil empregos diretos.

Rua 24 Horas promove Festival do Fondue de Camarão neste sábado (2

O restaurante Bávaro, uma das principais operações do famoso endereço curitibano, vai servir a iguaria pelo preço especial de R$ 49,90

CURITIBA, 30/08/2023 – Imagine mergulhar um delicioso camarão empanado em uma fusão irresistível de queijos artesanais. É exatamente isso que você encontrará no Festival do Fondue de Camarão da Rua 24 Horas. O evento acontece neste sábado, dia 02 de setembro, durante todo o dia, no restaurante Bávaro, uma das principais operações do famoso endereço curitibano.

Apenas durante o festival, a iguaria estará disponível ao público pelo valor especial de R$ 49,90. Além disso, a atmosfera acolhedora do empreendimento, aliada ao serviço de qualidade e à seleção de bebidas que complementam o cardápio, garantem que a experiência seja completa em todos os sentidos.

O restaurante Bávaro está localizado na Rua 24 Horas (Rua Visconde de Nácar - sem número, no Centro de Curitiba) e abre diariamente, das 10h às 23h. Reservas e mais informações pelo telefone (41) 3078-9777.

THE TOWN 2023: HEINEKEN® FAZ SUA MAIOR OPERAÇÃO DE CHOPE EM SÃO PAULO

Ação tem a expectativa de comercializar mais de 500 mil litros de chope Heineken e Lagunitas durante os cinco dias de evento

São Paulo, agosto de 2023 – Como uma das patrocinadoras oficiais do The Town 2023, a Heineken® está montando uma enorme operação de chope em São Paulo. Para garantir que o público tenha a melhor experiência, o Grupo traz uma novidade: além de chope Heineken, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo contará com o chope Lagunitas, IPA da Califórnia que está conquistando o Brasil. Será o primeiro grande evento com chope Heineken e Lagunitas em todos os grandes bares do evento.

“Nós teremos o maior festival de São Paulo, com cerca de 100 mil pessoas/dia; portanto, tínhamos que fazer a nossa maior operação de chope na cidade. O chope é o nosso produto mais fresco e para disponibilizá-lo, temos um grande desafio a ser operado, tanto pela estrutura, quanto pelo ambiente e local. Neste ano, decidimos contar com duas marcas para que o consumidor tenha a melhor experiência em um grande evento”, conta Fabio Antonio Scapin Cittolin, gerente nacional técnico Draft Beer do Grupo HEINEKEN no Brasil.

O trabalho para montagem e instalação de toda a estrutura de tubulações, chopeiras e equipamentos necessários para a distribuição do produto com temperatura e qualidade Heineken, o que inclui a presença de três Beer Stations na Cidade da Música, oito estruturas de caminhão a granel e onze pontos de atendimentos, terá o investimento de cerca de R$ 5 milhões. A operação é considerada a maior na cidade de São Paulo e a expectativa é comercializar 500 mil litros da bebida.

Dentre as novidades trazidas pelo Grupo Heineken, o The Town 2023 será o primeiro grande evento de São Paulo que contará com copo 100% reutilizável “A Operação Heineken não terá copo descartável, trabalharemos somente com copo reutilizável. O cliente comprará a sua primeira bebida e já receberá o copo que deverá ser utilizado durante todo o festival. Esta iniciativa faz parte do nosso objetivo, a agenda ESG é quem alavanca a relação entre o consumidor e nossos produtos”, explica Cittolin.

Beer Station da Heineken conta com 2 tanques, 12 torneiras de chope e capacidade para 6 mil litros, e é uma atração à parte: o caminhão com 15 metros de comprimento e mais de 4 de altura tem 2 telões de led com iluminação e som próprios. “Além das 3 Beer Stations e 14 carretas com capacidade de movimentar cerca de 35 mil litros de chope, temos 170m² para guardar os barris de chope, com capacidade de 20 barris por metro quadrado. Atuaremos em 8 pontos grandes, nos bares e com mochilas. Nossos equipamentos são preparados para produzir 100 litros de chope por horas. Contamos com duas fábricas para fazer a maior operação de chope em São Paulo garantindo que a bebida esteja gelada em todos os pontos do festival”, comenta.
A montagem da estrutura é comandada pela área de operações de Draft Beer do Grupo HEINEKEN no Brasil “Vale lembrar que todo o planejamento, execução e monitoramento do evento é feito 100% pelo time Heineken. Cada funcionário tem seu papel e sua área de atuação para cobertura e assistência aos parceiros”, finaliza o gerente nacional.

Números da maior operação Heineken® para THE TOWN 2023:
O investimento de aproximadamente R$ 5 milhões na operação;
Esta é considerada a maior operação de serviço de chope na cidade de São Paulo dentro de evento musical;
A marca irá deslocar 14 carretas das fábricas de Jacareí e Araraquara, que transportarão cerca de 35 mil litros de chope;
A marca irá utilizar 4 mil barris da fábrica de Araraquara para as operações de menor porte;
Na Cidade da Música serão instalados 1.6km quilômetros de tubulação de aço inox para abastecer os mais de 11 pontos de venda, entre bares e restaurantes dentro do evento;
A montagem e desmontagem da operação levará mais de 20 dias de trabalho, considerando duas semanas para montagem e uma semana para desmontagem. O serviço envolve o trabalho de mais de 250 pessoas de forma direta e indireta;
A marca levará três BeerStation ao festival;
4 backpackers (mochileiros credenciados) também efetuarão a venda de cerveja Lagunitas em lata;
A marca está preparada para vender 500 mil litros de chope durante The Town 2023.

Além disso, para proporcionar aos fãs da marca a experiência de provar uma cerveja impecável tirada como chope, a Heineken®, patrocinadora master e cerveja oficial de The Town 2023, traz para o festival 12 bartenders holandeses do Heineken Experience, em Amsterdã. Os profissionais, chamados de HEXs, irão dar um show à parte no lounge do Good Times Brouwerij, na Tirolesa e no lounge do Skyline, difundindo o Star Serve, metodologia global para tirar a bebida perfeita.

Crédito: Divulgação

Passo a passo da metodologia Star Serve:
Certificar-se que o copo está limpo e gelado (para a bebida durar mais)
A tirada perfeita deve acontecer em um ângulo de 45° graus
Tirar o excesso da espuma com uma espátula
Conferir a quantidade de espuma. Ela deve estar alinhada no ombro da estrela (linha horizontal)
Por fim, verifique se, no momento de entregar o copo, ele está com a estrela virada para o cliente, garantindo assim a apresentação perfeita.

Crédito: Divulgação

“Para garantir o padrão Heineken® em um festival do tamanho e da importância como The Town, contaremos com os nossos queridos HEXs, que irão servir com excelência o nosso chope. Serão 500 mil litros de bebidas disponíveis para o público que merecem curtir o evento com o chope servido da melhor maneira possível, algo que só Heineken® e The Town vão conseguir proporcionar”, explica Eduardo Picarelli, diretor de Business Unit da Heineken® no Brasil.

Como cerveja oficial do evento, a marca também realiza a pré-venda de chope para consumidores através do aplicativo do festival. Para isso, até o dia 10 de setembro, os consumidores, maiores de 18 anos, poderão comprar chope Heineken® diretamente pelo aplicativo do The Town. Após se cadastrarem e efetuarem o pagamento (disponível para cartão de crédito e Pix), o aplicativo irá gerar QR code como vouchers, que os clientes poderão utilizar para retirada da cerveja em todos os operadores na Cidade da Música em qualquer dia de evento, além de acessarem os vouchers comprados/utilizados no próprio aplicativo ou no email cadastrado da compra. A venda de vouchers será feita até as 12 horas (meio-dia) de cada dia (2,3,7,9 e 10 de setembro). Caso os consumidores não utilizem todo o dinheiro aplicado na pré-venda, o valor será reembolsado automaticamente sem custos de taxas.

Além da Heineken®, durante os cinco dias de festival, as cervejas das marcas craft Blue Moon, Lagunitas, Baden Baden e Eisenbahn Unfiltered estarão presentes no cardápio do Market Square, na Cidade da Música, disponíveis para compra e consumo, harmonizando com o cardápio selecionado do evento.

Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.
No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado CLASH’D. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.

Tomato está no Festival da Pizza de Curitiba

Organizado pelo perfil Sabores de Curitiba, o evento acontece até 10 de setembro e reúne 13 pizzarias da capital paranaense

A Tomato Pizzaria Italiana está entre os estabelecimentos participantes da 8ª edição do Festival da Pizza. Com 13 pizzarias participantes de todos os cantos da cidade, o Festival da Pizza acontece até 10 de setembro oferecendo cupons de descontos, combos e promoções exclusivas. Localizada na Rua Saldanha Marinho, no Centro da cidade, a Tomato tem como proposta “o óbvio bem feito”, sendo uma das principais características o preparo da massa com lenta fermentação, seguindo a tradição italiana.

Tradição essa que é uma das principais características do local, já que tem como inspiração as famosas pizzas das regiões de Napoli e Roma, que são consumidas al taglio, ou seja, em pedaços, com formatos retangulares e quadrados e sem formalidade.

Entre as principais opções do cardápio, estão sabores tradicionais como Frango com cream cheese, Calabresa e também sabores mais diferentes como o de Linguiça Blumenau, Costela com cebola caramelizada e Abobrinha com creme de queijo, que já fazem parte dos sabores mais procurados pelos clientes.

Com pizzarias selecionadas, o festival vem como uma grande oportunidade de reunir família e amigos para degustar as melhores pizzas da cidade com desconto. Vale ressaltar que a Tomato está participando do festival oferecendo 15% de desconto nas pizzas inteiras (6 pedaços) para quem utilizar o cupom “SABORES15”, sendo válido para retida, consumo do local ou delivery.

Serviço:

Tomato Pizzaria Italiana

Endereço: Rua Saldanha Marinho, 881 – Centro

Funcionamento: segunda a sábado, das 17h30 às 22h30.

Redes sociais: @amo.tomato

Foto: Divulgação.

Curitiba recebe 3º Festival do Polvo com menu inédito

Promovido pelo Marcondes Cozinha Autoral, o evento será realizado entre os dias 01 de setembro e 31 de outubro

CURITIBA, 31/08/2023 – Protagonista de diversos pratos exóticos e saborosos, o polvo é, sem dúvida, um dos frutos do mar mais apreciados na gastronomia mundial. E o Marcondes Cozinha Autoral, tradicional restaurante de Curitiba (PR), não poderia deixar de apresentar suas versões do polvo aliados à alta gastronomia contemporânea, característica marcante da casa.

Recebendo a terceira edição do já famoso “Festival do Polvo”, que será realizado entre os dias 01 de setembro e 31 de outubro, o Marcondes vai celebrar a saborosa iguaria com uma sequência surpreendente de quatro pratos, composta por couvert, snack, prato principal e sobremesa, comercializada por R$ 159,90 por pessoa.

Para abrir o apetite, pão de fubá mimoso com manteiga artesanal produzida na casa. Na sequência, o snack, um roll de massa harumaki recheada com polvo e bacon. Como opções de prato principal, polvo à lagareira acompanhado de batatas rústicas salteadas, cebola, alho e tomate confitado; arroz caldoso surf and turf de polvo grelhado e linguiça artesanal; ou polvo ao estilo oriental, stir fry de legumes e polvo frito finalizado com molho teriaki. Para encerrar a apetitosa sequência, mousse de chocolate belga com frutas vermelhas.

O Festival do Polvo acontece durante os meses de setembro e outubro no Marcondes, com menu exclusivo de quatro etapas saindo a R$ 159,90 por pessoa. A casa abre de segunda a sábado para jantar, a partir das 18h30, e para almoço de sábado, das 11h30 às 15h30. O restaurante funciona na R. Recife (nº 220), no bairro Cabral. Mais informações no perfil oficial do restaurante no Instagram (@marcondesrestaurante). Reservas por WhatsApp: (41) 3205-4982.

Qual será o melhor restaurante a quilo do Brasil em 2023?

Concurso O Quilo é Nosso vai eleger campeão; prazo para inscrições dos estabelecimentos se encerra nesta sexta-feira, 1º de setembro
Ser eleito o melhor restaurante a quilo do Brasil. Esse é o prêmio máximo que centenas de estabelecimentos de todas as regiões do país buscam conquistar no concurso O Quilo é Nosso, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Mundo Mesa. Com objetivo de valorizar um modelo de negócio genuinamente brasileiro e que recebe milhões de clientes todos os dias, o evento chega a sua 7ª edição e acontece entre os dias 12 e 22 de setembro, mas os interessados em levar o título devem ficar atentos: as inscrições se encerram nesta sexta-feira, 1º de setembro.

Como funciona?
O concurso O Quilo é Nosso é dividido em três etapas. Na primeira, cada restaurante deve criar uma receita especial para compor o cardápio durante todo o período do evento (12 a 22/09). Os estabelecimentos serão avaliados por voto popular e por um júri técnico local em cinco critérios: limpeza, ambiente, atendimento, qualidade geral do buffet e receita participante do concurso. Os três melhores restaurantes de cada cidade ou região participante são classificados e disputam o título estadual.

Na segunda etapa, o júri local avalia os pratos desses três restaurantes e elege o campeão estadual. Já na terceira e última etapa, os campeões de cada estado se apresentam e concorrem ao título nacional, em um grande evento realizado em São Paulo nos dias 25 e 26 de outubro.

Nesta edição, o concurso possui o patrocínio nacional da Coca-Cola Brasil e Pluxee, além do apoio da Glasart e Nogueira Brinquedos.

Histórico de campeões
No ano passado, pela primeira vez, o título foi para Belo Horizonte, cidade precursora dos negócios de comida a quilo. O restaurante Beggiato levou a honraria para a capital mineira com o prato nhoque de abóbora ao molho de cogumelos e sálvia. O concurso também já elegeu campeões em outras quatro cidades:

2017 – Manaus (AM) com o restaurante Mercato Brazil Manauara;
2018 – Manaus (AM) com o restaurante Gaúcho’s Gourmet;
2019 – Fortaleza (CE) com o restaurante Verdelima;
2020 – Curitiba (PR) com o restaurante Tomilho;
2021 – Franca (SP) com o restaurante Arroz com Feijão.

Para os estabelecimentos participantes, o concurso O Quilo é Nosso surge como uma oportunidade de desenvolver pratos que mostrem a diversidade de sabores e a criatividade dos chefs, atrair novos clientes e divulgar o seu negócio. "O concurso nos trouxe a chance de desenvolver uma receita nova e, consequentemente, de atrair clientes que vêm ao restaurante especialmente para experimentá-la" destacou Fernanda Beggiato, proprietária do Beggiato, atual campeão do concurso.

Este ano, além da alta visibilidade gerada a partir da divulgação dos estabelecimentos nas redes sociais da Abrasel e da revista Prazeres da Mesa, todos os restaurantes participantes irão receber uma mentoria de marketing e atendimento realizada por especialistas parceiros da Abrasel.

Inscrições
Para participar da 7º edição do O Quilo é Nosso, o proprietário deve realizar a inscrição de seu restaurante até a próxima sexta-feira, dia 1º de setembro. Todas as informações estão disponíveis em www.oquiloenosso.com.br.

Até o momento, 10 estados já confirmaram a participação no concurso, sendo eles Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

O Quilo é Nosso
Data: 12 a 22 de setembro
Realização: Abrasel
Parceria: Mundo Mesa
Informações e inscrições: www.oquiloenosso.com.br
Patrocínio nacional: Coca-Cola Brasil e Pluxee
Apoio: Glasart e Nogueira Brinquedos

Queima do Alho: definidas comitivas que disputarão concurso na Festa do Peão de Barretos

Vinte representantes de diferentes regiões do país têm o desafio de preservar os sabores da comida típica do “estradão” e serão avaliados por juízes especializados; Concurso acontece dia 20 de agosto

Vinte comitivas estão confirmadas na disputa pelo título de melhor Queima do Alho no mais tradicional concurso de culinária típica do interior do Brasil. Representantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiânia participam do evento que integra a programação cultural da 68ª Festa do Peão de Barretos, no dia 20 de agosto, no Rancho Ponto de Pouso, no Parque do Peão.

Preservando o sabor original do prato típico preparado pelos cozinheiros das antigas comitivas que conduziam boiadas pelo interior do país no século passado, estão: Correadô do Rio Bandeirantes, de Jaguapitã/PR; Água Doce, de Icem/SP; Tropeiro Manoel Pedroso, de Osasco/SP; Água do Peão, de São José do Rio Preto/SP; União, de Mirassol/SP; Nossa Senhora Aparecida, de Barretos/SP; São Francisco, de Araçatuba/SP; Burro N’Água, de Olímpia/SP; Antônio Ângelo, de Barretos/SP; Capiau, de Paranapuã/SP; Anésio Garcia, de Barretos/SP; Boa Sorte, de Ubirajara/SP; Devoto de Tião Carreiro, de Riolândia/SP; Os Muladeiros, de Ribeirão Preto/SP; Mágoa de Boiadeiro, de Divinópolis/MG; Campo Verde, de Campina Verde/MG; Viajando Pro Mato Grosso, de Cuiabá/MT; Só Muares, de Rio Verde/GO; São Jorge, de Alexânia/GO e Juca Jacinto, de Nova Crixas/GO.

As comitivas precisam preparar dentro do tempo estimado a comida mais saborosa e fiel à receita e modo de preparo originais. O concurso gastronômico acontece desde 1956. O prato é composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de churrasco.

Além do concurso – que chega a receber mais de 2 mil pessoas por edição, entre convidados e imprensa –, o prato também é comercializado ao longo da Festa para os visitantes. No ano passado, mais de 3 mil refeições foram comercializadas.

Venda ingresso
Os ingressos tanto para a Festa quanto para o Concurso da Queima do Alho estão à venda no site da Total Acesso. No ingresso para Queima do Alho estão inclusos no valor o acesso ao Parque/Rodeio/Show e ao Rancho Ponto de Pouso com a tradicional comida da Queima do Alho. As bebidas são vendidas à parte. Mais informações no site: Link

Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação e relacionamento com a imprensa
Contatos da equipe: (16) 99991-5904/ (17) 99731-3210 / (17) 99785-5669 / (16) 99732-1938 / (17) 99775-8666

Vinte representantes de diferentes regiões do país têm o desafio de preservar os sabores da comida típica - Crédito: André Monteiro

Comida típica do “estradão” e serão avaliados por juízes especializados - Crédito: André Monteiro

CWB Music Festival traz Chelsea Grin e Jonny Craig a Curitiba

Festival vai reunir ícones do rock no CWB Music Hall, nos dias 25 e 26 de agosto.

Curitiba será palco de muito rock’n roll nos dias 25 e 26 de agosto. O CWB Music Festival irá reunir ícones do gênero em dois dias de apresentações: na sexta, a headliner será a banda americana de deathcore Chelsea Grin, acompanhada pelas paulistas GLORIA e AXTY, de metalcore. No sábado, a atração principal será o canadense Jonny Craig, conhecido por sua mistura de rock e soul, acompanhando pelas bandas brasileiras Cefa e Odeon.
Os ingressos estão no segundo lote e podem ser adquiridos em até 12x na plataforma Bilheto, a partir de R$ 140 por dia a meia-entrada na pista – a casa de shows oferece o benefício “meia-entrada para todos”. Os portões abrem a partir das 19h e a classificação etária é de 16 anos.

Conheça as bandas:

25 de agosto, sexta:

A banda americana de deathcore Chelsea Grin foi formada em 2007. Seu nome é derivado de um método de tortura no qual se corta no rosto de uma vítima um sorriso "rasgado" enquanto a vítima grita. A banda, formada atualmente por Tom Barber no vocal, David Flinn no baixo Sthepen Rutishauser na guitarra e Pablo Viveros na bateria, tem como influências The Black Dahlia Murder, Deftones, Suicide Silence, Slayer e Bury Your Dead.
GLORIA, formada em 2002, reúne letras de assuntos cotidianos com som pesado e AXTY – ex-Ansiety -, em se destacando no cenário nacional do metalcore após o lançamento de seu primeiro álbum, Helpless. que tocam na sexta-feira, 25, são ícones paulistas do gênero metalcore.

26 de agosto, sábado:

O canadense Jonny Craig, conhecido pela sua voz potente influenciada pelo soul, vem a Curitiba para apresentar seu trabalho autoral e tocar as principais músicas de 15 anos de carreira, incluindo os sucessos das bandas Slaves e Emarosa, das quais também foi vocalista.
No sábado, completam o line-up do CWB Music Festival a banda curitibana Cefa, fundada em 2009, com muito post-hardcore experimental, e a Odeon, que surgiu durante a pandemia, no eixo Rio-São Paulo, e despontou como sucesso no Spotify com menos de dois anos de existência.

SERVIÇO:
CWB Music Festival
25 e 26 de agosto
CWB Hall - Av. Marechal Floriano Peixoto, 4142
Ingressos:
Sexta-feira: https://bilheto.com.br/comprar/1602/chelsea-grin-no-cwb-music-festival
Sábado: https://bilheto.com.br/comprar/1607/jonny-craig-no-cwb-music-festival-part-ii
Classificação: 16 anos

Atenciosamente,

Festival da música católica VEM tem sete finalistas

Candidatos selecionados na etapa eliminatória sobem ao palco novamente na grande final, que terá, entre as atrações da noite de encerramento da edição 2023, show do Padre Reginaldo Manzotti

Depois de uma repescagem inédita na semifinal, sete composições estão classificadas para a final da 3a edição do VEM - Voz, Evangelização e Música, maior festival da música católica contemporânea brasileira. A grande final está marcada para o próximo sábado (26), em Curitiba (PR), com as apresentações, acompanhadas por orquestra de câmara, dos candidatos e show do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Associação Evangelizar É Preciso, organizadora do festival.

Os cantores e compositores escolhidos vão concorrer às categorias de Melhor Composição, Melhor Intérprete e o cantor mais querido, escolhido por Voto Popular. São eles: Camila Fragoso, de Fraiburgo (SC), com a composição “Meu Lugar”; Fábio Scatambulo, de Maringá (PR), com “Creio em Ti”; John Lima, de Ponta Grossa (PR), com a pegada sertaneja de “Apaixonado por Jesus”; a dupla Mateus e Raíssa, de Jundiaí (SP), interpretando a composição “Diálogo”, do seminarista Carlos Henrique; Thy Lima, de Sorriso (MT), com a música “Estou Contigo”; Vanessa Gomes, de Bauru (SP), com “Vale a Pena Viver” e a sétima finalista, que foi selecionada por meio da repescagem dos jurados - decisão adotada pela primeira vez em uma edição do VEM -, Verônica Dias, de Engenheiro Caldas (MG). Ela vai interpretar na grande final do VEM 2023 a canção “Nova Criatura”.

Os finalistas passaram pela etapa classificatória, que selecionou 16 canções inéditas entre 508 músicas inscritas para o festival, um número recorde de inscrições. No palco do VEM, no auditório da Associação Evangelizar É Preciso, eles defenderam as composições em duas noites de auditório cheio, no último fim de semana. “O VEM já é um sucesso nacional e nos indica como a música voltada à evangelização gera bastante entusiasmo, especialmente para o público jovem, que participa ativamente da vida da Igreja nas suas comunidades e que renova a cena da música católica contemporânea brasileira”, comenta o diretor do VEM 2023, jornalista José de Melo.

A média de idade entre os 16 semifinalistas do festival é de 28 anos e, entre os sete finalistas, estão músicos de 18 a 36 anos. “No palco do festival, essa juventude apresentou seu talento para o Brasil, com uma vontade imensa de evangelizar pela música. Isso nos encheu de alegria, porque é um movimento que significa muito para o futuro da própria religião católica no Brasil”, avalia.

Além dos artistas, participam nos bastidores do VEM 2023, músicos instrumentistas, arranjadores, apresentadores, jurados, fonoaudiólogos, profissionais de técnica vocal, de apoio espiritual e psicológico, além de toda equipe de produção e transmissão da TV Evangelizar.

Desde a seleção das sete composições que vão para a grande final do VEM 2023, no próximo sábado (26), a partir das 19h, está aberto o canal de votação popular no site do festival: www.vemfestival.com.br. O público já pode manifestar seu favoritismo, votando quantas vezes quiser no candidato ou na candidata da sua preferência. A votação popular será encerrada durante a grande final, ao vivo, e a organização do festival pretende divulgar algumas parciais do total de votos computados ao longo da transmissão.

Os prêmios de Melhor Composição e Melhor Intérprete ficarão a critério dos jurados do festival: o Padre Diogo Albuquerque, da Diocese de Bragança Paulista (SP), que também é músico católico com carreira reconhecida e referência na Black Music; uma das maiores vozes da música católica contemporânea no Brasil, a cantora Adriana Arydes, finalista do Grammy Latino em 2019 e apresentadora da TV Evangelizar; e o cantor, compositor, palestrante e escritor Fred Pacheco, que assina também grandes sucessos na produção e na composição de músicas católicas para a indústria fonográfica nacional.

Confira a relação dos selecionados para a final do VEM 2023:

1 - Camila Fragoso | 21 anos | Fraiburgo-SC
Composição: Meu Lugar

2 - Fábio Scatambulo | 18 anos | Maringá-PR
Composição: Creio em Ti

3 - John Lima | 33 anos | Ponta Grossa-PR
Composição: Apaixonado Por Jesus

4 - Mateus e Raissa | 20 anos | Jundiaí-SP
Intérprete da composição do Seminarista Carlos Henrique: Diálogo

5 – Thy Lima | 33 anos | Sorriso-MT
Composição: Estou Contigo

6 - Vanessa Gomes | 36 anos | Bauru-SP
Composição: Vale a Pena Viver

7 - Veronica Dias | 31 anos | Engenheiro Caldas-MG
Composição: Nova Criatura

O cantor e compositor de Ponta Grossa (PR), John Lima, durante a apresentação da composição “Apaixonado Por Jesus”, na semifinal do VEM 2023.
Crédito: Felipe Gusso

Candidato mais novo da edição 2023 do VEM, o maringaense Fábio Scatambulo, de 18 anos, foi selecionado para a final, com a composição “Creio em Ti”.
Crédito: Felipe Gusso

Maratona do 6º Pianístico terá 40 músicos em sete palcos

Amaro Freitas e Jonathan Ferr, exponentes do jazz brasileiro,
e duo entre judeu e árabe são os destaques da programação

Nas fotos, Amal Piano Duo, Jonathan Ferr e PianOrquestra

O Pianístico de Joinville chega à sexta edição prometendo fazer vibrar, mais uma vez, a maior cidade catarinense – e seu entorno. Artistas de várias partes do Brasil e do mundo, em encontros inéditos e exclusivos, integram uma programação para todos os gostos e corações. A maratona musical terá seis dias de duração – de 19 a 24 de setembro –, distribuída em sete palcos, além de estabelecimentos comerciais, como restaurantes, lojas e padarias, com a ação intitulada “Pianos pela Cidade”. O viés pedagógico também figura no roteiro, por meio de workshops, cursos e atividades para crianças, em escolas municipais. De ponta a ponta, o acesso é gratuito – em breve, mais informações sobre a liberação dos ingressos.

Já na abertura, dia 19, um dos nomes mais reconhecidos do jazz brasileiro, Amaro Freitas, exibe sua arte – consagrada mundo afora, sobretudo por traduzir ritmos nordestinos, como o frevo, o baião e o maxixe, para a linguagem jazzística. Mas não só. Próximo de completar 32 anos, o artista não se cansa de surpreender crítica e público pela ousadia de seu relacionamento com a música e a cultura brasileira – além das inconfundíveis referências às suas raízes. Sua abordagem do teclado é tão única que surpreende e acaba sendo incondicional e instantaneamente aclamada, como ocorreu com seus álbuns “Sangue Negro”, de estreia, em 2016, e “Rasif”, de 2018.

Neste ano, Amaro exibe um novo trabalho. “Sankofa”, que ele próprio define como uma busca espiritual por histórias esquecidas, filosofias antigas e figuras inspiradoras do Brasil Negro – e sua obra mais sincera, até hoje. O artista nasceu e cresceu na periferia de Recife e teve de batalhar intensamente para se tornar o musicista de hoje – seus primeiros contatos com a música se concretizaram na adolescência, na igreja evangélica que a família frequentava.

“Amaro Freitas se transformou em um grande nome do piano internacional, uma tendência muito forte na música brasileira. Diversos nomes do jazz e da música instrumental brasileira, como das artes, em geral, estão surgindo na periferia dos grandes centros”, observa Carlos Branco, diretor artístico do festival.

Albertina Tuma, diretora geral do Pianístico, lembra que, desde a primeira edição, em 2018, até hoje, algumas das maiores estrelas do piano já passaram por aqui. “Foram concertos irretocáveis e inesquecíveis, sendo sucesso de público e crítica especializada”, acrescenta. Dentro de sua proposta de qualidade e diversidade, o festival vai trazer, novamente, uma gama de ritmos, gêneros, estilos e, sempre, grandes nomes do piano nacional e internacional.

Música que cura
Outro dos mais celebrados nomes da nova geração de jazzistas brasileiros, o carioca Jonathan Ferr traz a Joinville o conceito de música medicinal. E apresenta, em seu álbum “Cura”, a proposta de um verdadeiro mergulho profundo no desconhecido – em canções que buscam curar por meio dessa experiência. O musicista, que nasceu e cresceu no bairro de Madureira, também abraçou o desafio de popularizar o piano na periferia, mesclando-o a ritmos como hip-hop e R&B. Fã de Tom Jobim desde a infância, na adolescência se apaixonou pelo álbum “A Love Supreme”, de John Coltrane, quando decidiu que seria músico de jazz.
Hoje, aos 32 anos e já chamado até de novo “xamã” do jazz nacional, Jonathan foi apontado pelo jornal espanhol El País como “o garoto estandarte do jazz carioca”. Com a proposta de “tirar o elitismo do jazz”, Ferr reuniu vários aspectos sonoros, sociais e espirituais para percorrer rotas musicais que desconstroem a ideia de que a erudição deve ser inerente a estilos musicais mais complexos. O artista foi uma das atrações do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023, ao lado de BK, Owera. MC Soffia, Linn da Quebrada, Kaê Guajarara e Liniker.
Pianos pela paz
Atração das mais aguardadas desta edição do Pianístico, o Amal Piano Duo, formado em 2008 pelo judeu Yaron Kohlberg e pelo árabe Bishara Haroni, estreou em 2008, na Opera House, em Oslo, Noruega, exibindo um excelente resultado musical, além de uma mensagem de paz e amizade. Os artistas já se apresentaram nas maiores casas de espetáculos do mundo. O duo, que promove uma combinação entre a música clássica e a world music, acaba de compor uma peça que combina os hinos nacionais de Israel e da Palestina.
Programação pedagógica
Como já se tornou tradicional, o Pianístico realiza ações em paralelo: os cursos e workshops, e as ações batizadas de Pianos pela Cidade e Pianístico nas Escolas. Nas atividades pedagógicas, busca aproximar os artistas do público e compartilha conhecimento, experiências, tendências e atualizações. A ação chancela a valorização que o Pianístico dá ao aspecto formativo. Desta vez, serão cinco workshops, dos quais quatro serão direcionados à prática musical ao piano, orientados para músicos e aficionados em geral, e um curso focado no ensino e aprendizado coletivo do piano – este, dirigido especialmente aos professores e alunos avançados do instrumento.

No total, 14 horas de cursos, ministrados por vários dos musicistas que também subirão aos palcos do Pianístico, cinco brasileiros e uma americana. Com vagas limitadas, os workshops e o curso para professores, gratuitos, acontecem na Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura, e na Escola de Música Belas Artes de Joinville.
Uma iniciativa já consolidada leva o nome de Pianos pela Cidade e multiplica a música por vários ambientes, em empresas e estabelecimentos locais, abrindo espaço para artistas de Joinville. Estão confirmadas apresentações em locais como Giuseppe Pizzeria & Restaurante, Smânia Restaurante, Casa do Capitão, O Sebo, Panificadora da Villa II e Samantha Kids.
Às vésperas da realização do festival, estudantes joinvilenses vão entrar no ritmo da boa música com mais um Pianístico nas Escolas. Estão previstas oito apresentações em quatro escolas municipais do espetáculo intitulado “Uma pianística aventura”, com a pianista Naara Santana e o ator Luan Vinicius Cordeiro. A encenação traz um saboroso enredo infantil. “Enfatizando os aspectos de informação e formação da plateia do futuro, a ação visa sensibilizar a criança, incentivá-la e inspirá-la para o estudo da música e em especial deste instrumento”, explica o diretor técnico do festival, Voldis Sprogis.

Confira a programação completa

19 de setembro
20h30, Amaro Freitas, na Sociedade Harmonia-Lyra

20 de setembro
14h, workshop com Ana Azevedo, na Casa da Cultura
20h30, Valentin Magyar (Hungria), na Sociedade Harmonia-Lyra

21 de setembro
14h, workshop com Cheryl Renée (EUA), na Casa da Cultura
20h, Ana Azevedo, no Instituto Juarez Machado
22h, Cheryl Renée, show solo, no Instituto Juarez Machado

22 de setembro
10h, workshop com Vera Di Domenico, na Casa da Cultura
14h, curso para professores de piano, com Naira Poloni, no Belas Artes Joinville
17h, Lilian Nakahodo e Grace Torres, na Escola Bolshoi
19h, Cheryl Renée, show com banda, no Shopping Mueller
20h30, Jonathan Ferr, no Teatro Juarez Machado

23 de setembro
10h, workshop com Bernard Taubkin, na Casa da Cultura
11h, Arthur Bandt, no Instituto Juarez Machado
14h, curso para professores de piano, com Naira Poloni, no Belas Artes Joinville
16h, Bernard Taubkin, no Teatro Juarez Machado
20h30, Amal Piano Duo (Israel/Palestina), no Teatro Juarez Machado

24 de setembro
11h, Piano Trio Salzburg (Áustria), no Teatro Juarez Machado
17h, Tulio Mourão, na Sociedade Harmonia-Lyra
19h30, PianOrquestra, no Teatro Juarez Machado

QUEM É QUEM
Conheça os pianistas que estarão em Joinville
Amaro Freitas
Um dos mais aclamados instrumentistas brasileiros da atualidade, vem se apresentando em teatros e festivais no Brasil e no exterior, em palcos como Lincoln Center, em Nova York, Montreaux Jazz Academy, na Suíça, e Jazzahead, na Alemanha. Nascido na periferia do Recife, aprendeu música na adolescência, na igreja evangélica. Em 2016, lançou seu álbum de estreia, “Sangue Negro”. Em 2018, lançou, pelo selo inglês “Far Out Recordings”, o álbum “Rasif”, que incorpora ritmos como o frevo, afrojazz, maracatu, coco e baião. Em 2020, gravou com Milton Nascimento e Criolo as músicas “Cais” e “Não existe amor em SP”, e, com Milton e a Orquestra Filarmônica de São Petersburgo, uma versão de “Drão”. Sua obra incorpora à linguagem do jazz sonoridades e referências da cultura popular brasileira, além de elementos rítmicos da música africana.
Jonathan Ferr
O pianista carioca é um dos nomes mais celebrados da nova geração do jazz brasileiro. Nascido no bairro carioca de Madureira, luta para popularizar o gênero na periferia, mesclando-o com ritmos como hip-hop e R&B. Começou a se interessar pelo piano ainda criança, aos 8 anos, ganhou um tecladinho e logo passou a dedilhar por conta própria as primeiras notas, inspirado em Tom Jobim. Na adolescência, apaixonou-se pelo álbum “A Love Supreme”, de John Coltrane, e decidiu que seria músico de jazz. A profissionalização viria depois, ao ganhar uma bolsa. Ferr juntou vários aspectos sonoros, sociais e espirituais dentro de um caldeirão para trilhar caminhos musicais que desconstroem a ideia de que a erudição deve ser inerente a estilos mais complexos.
Amal Piano Duo (Israel/Palestina)
Formado em 2008, pelo judeu Yaron Kohlberg e pelo árabe Bishara Haroni, o duo estreou na Opera House, em Oslo, Noruega. Realizou concertos no Concert Hall (Genebra), Metropolitan Museum (Nova York), Kimmel Center (Philadelphia), Asahi Hall (Tóquio), Beijing Concert Hall (Pequim), Beethoven Hall (Bonn), Teatro Colón (Buenos Aires) e Sala São Paulo (São Paulo), além do Vaticano. Bishara e Yaron buscam uma combinação da música clássica e world music. Yaron Kohlberg apresentou-se em salas de concerto em mais de 40 países, tendo vencido dez prêmios internacionais de piano. Atuou como solista no Carnegie Hall, em Nova York, no Kremlin, em Moscou, no Hall da Forbidden City, em Pequim, entre outros teatros. Bishara Haroni nasceu em Nazareth. Graduou-se na Academia de Música e Dança em Hannover, Alemanha. Com 24 anos, tocou no Carnegie Hall, em Nova York, e com orquestras, como London Philharmonic, Stuttgart Chamber Orchestra, Israel Philharmonic, atuando com os maestros Zubin Mehta, Lorin Maazel e Daniel Barenboim.
Valentin Magyar (Hungria)
Começou a tocar piano aos 5 anos de idade, em sua cidade natal, Balassagyarmat, ao Norte da Hungria. Aos 14, foi admitido na prestigiosa Franz Liszt Academy, em Budapeste. Atualmente, faz mestrado na Franz Liszt Academy e na Hanns Eisler Music Academy. Em 2023, recebeu o Prêmio de Talentos György Cziffra e bolsa de estudos na Clavarte Foundation, em Berlim. Toca regularmente na Hungria e em séries de concertos e festivais por todo o mundo. Seu primeiro disco traz Rachmaninoff e será lançado pelo selo Hungaroton no final deste ano.
Salzburg Piano Trio (Áustria)
Fundado em 1984 pelo violinista brasileiro-dinamarquês Lavard Skou Larsen e pelo violoncelista alemão-israelense Ramon Jaffé, nascido em Riga, na Letônia. Há alguns anos, passou a tocar com a pianista israelense Revital Chachamoff, o que resultou em uma colaboração homogênea e bem-sucedida. Apresentou-se em importantes festivais e salas de concerto em países como Alemanha, Inglaterra, Itália e Áustria. As turnês levaram o trio a quase todos os países da Europa, a Israel e ao Centro-Norte e América do Sul.
Cheryl Renée (EUA)
Nasceu em Cincinnati e cresceu ouvindo as estações locais de rock e rhythm’n’blues, nos anos 1960. Toca profissionalmente desde os 17 anos. Aos 21, passou a viajar e tocar em várias partes dos EUA e Canadá, indo também à Alemanha, Japão, Coreia e Filipinas. Fez parte da cena do blues de Boston e tocou na abertura do House of Blues original, em Massachusetts. É conhecida como a “Deusa do Blues de Cincinnatti”.
Ana Azevedo
Mestre em música pela UFRJ, começou a estudar piano aos 6 anos de idade, e aos 18 foi para o Montgomery College, em Washington D.C., onde estreou no musical Evita. Tocou com a Rio Jazz Orchestra e com nomes como Robertinho Silva, Ronaldo Diamante, grupo Azymuth e Roberto Menescal. Em 2004, tocou no DVD “Bibi canta Piaf”, com a cantora Bibi Ferreira e a Orquestra Petrobras Sinfônica. Apresenta-se com a Baixada Jazz Big Band, entre outros grupos dos quais faz parte, além de ser maestrina em quatro corais pop no Rio de Janeiro e escrever arranjos para a Orquestra Sinfônica Brasileira.
Grace Torres e Lilian Nakahodo
Raramente executada em público, a obra “Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado” (1946-1948), de John Cage, redefiniu de maneira determinante a utilização de instrumentos tradicionais na criação e execução do repertório que viria a ser desenvolvido no restante do século 20. Lilian e Grace, sob direção musical de Vera Di Domênico, foram as primeiras pianistas brasileiras a realizar uma gravação integral ao vivo. Piracicabana radicada em Curitiba, graduada em Produção Sonora e Mestre em Música (UFPR), Lilian é pianista, compositora, produtora e editora de áudio. Integra o Coletivo Pianovero e o Sons Nikkei, projeto de fusão musical Brasil-Japão. Em 2022, lançou um EP com composições próprias para piano preparado. Curitibana, compositora, produtora e Mestre em Música (UFPR), Grace integra o Coletivo Pianovero e o Fato, grupo autoral com nove álbuns e shows pelo Brasil e exterior. Como compositora, criou trilhas premiadas para dança, teatro e audiovisual. Pianista, professora e idealizadora de projetos pianísticos.

Vera Di Domênico
Pianista, professora, diretora e curadora do Coletivo Pianovero. Graduada em Música e Piano na UFRJ, FAPARTE/SP, Escola Superior de Música de Viena, e em Música Contemporânea para Piano (Stuttgart). Foi diretora dos Auditórios do Masp e coordenadora de música da FASM/SP. Criou e dirigiu dezenas de projetos pianísticos, como o “Preparado em Curitiba: John Cage – Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”, com gravação ao vivo, concertos e workshops (2012-2016).

Arthur Bandt
Pianista, arranjador e professor. Começou seus estudos musicais aos 6 anos de idade, em Curitiba, e graduou-se na classe de Olga Kiun (Rússia). Destaca-se por sua versatilidade ao transitar por diferentes gêneros musicais, desde o clássico ao popular, como pianista solista ou colaborador. Em 2009 veio para Joinville para atuar como pianista da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, onde permaneceu por 13 anos. Paralelamente, atuou como pianista colaborador e solista em diversas orquestras e grupos musicais da região.

Benjamin Taubkin
Como músico e/ou produtor, tem participação em mais de 150 discos e CDS. É responsável pelo projeto Núcleo Contemporâneo, na cidade de São Paulo. Colabora com músicos de diversos países, como Marrocos, África do Sul, Índia, Israel, Espanha e Colômbia. Entre os projetos recentes, destacam-se o “Fronteiras Imaginárias”, com o colombiano Antonio Arnedo, e o “Sons de Sobrevivência”, com o duo Soukast, além do “Música na Serrinha” e do filme “O Piano que Conversa”, documentário que retrata cinco encontros musicais do pianista, no país e também na Bolívia e na Coreia. Tem se apresentado regularmente em festivais e centros culturais no Brasil, América Latina, Canadá, Estados Unidos, e Europa, Oriente Médio. É membro do Fórum Europeu de Festivais de Música do Mundo e da Associação Ibero-Americana para o Desenvolvimento da Música.

Túlio Mourão
Pianista, compositor e arranjador, foi integrante da banda Os Mutantes. Tocou com artistas como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Fagner, Raul Seixas e Belchior. Suas canções foram gravadas por nomes como Milton, Bethânia, Nara Leão, Ney, Zimbo Trio e o guitarrista Pat Metheny. Na música orquestral, trabalhou como maestro assistente. Suas obras e arranjos já foram executados pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica Brasileira, entre outras. Passou por importantes festivais e projetos como o “Les Nouveaux Sons de L’Amerique”, em Paris, North Sea Jazz Festival, em Rotterdam, e shows em Buenos Aires, Lisboa, Roma, entre outros. Atua também como diretor musical, curador de diversos eventos e festivais.
PianOrquestra
Dez mãos e um piano. Essa é a proposta pioneira da PianOrquestra, que há mais de 15 nos encanta plateias pelo Brasil e o mundo. Criada em 2003, a PianOrquestra destaca-se pela originalidade e pela qualidade musical. Seu trabalho envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado. Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, a PianOrquestra explora infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidas pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra. Avaliado como um dos “10 Melhores Concertos do Ano de 2018” pelo jornal “O Globo”, a PianOrquestra fez uma extensa turnê pela Europa em 2019 apresentando-se na França, Suíça, Portugal, Espanha, Eslovénia e Lituânia e Alemanha.
Naira Poloni
Bacharel em piano erudito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), especialista em gestão cultural pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em educação musical sobre piano em grupo, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora na pós-graduação sobre pedagogia do piano na Academia Cultura. Ministra cursos para professores de piano há sete anos e leciona piano há 22. Em paralelo, atua como pianista solo, em grupos de câmara, em peças de teatro e musicais, além de participar em festivais, masterclass, oficinas e congressos nacionais e internacionais e em gravações de CDs.

Burgers in Fire participa do 1º. Festival Burger Gourmet by Restaurant Week

Última semana para aproveitar as delícias do Festival Burger Gourmet Curitiba
Estabelecimentos oferecem menus com criativas opções de hambúrguer e acompanhamento a preço fixo

Ainda dá tempo de aproveitar o Festival Burger Gourmet Curitiba. Até o dia 20/8, 25 estabelecimentos estão com um menu especial de hambúrguer mais acompanhamento a preços fixos. A edição já revelou muita criatividade e inspiração por parte dos chefs.

Festival tem duas categorias de menus e ação social

O Festival Burger Gourmet by Restaurant Week já passou São Paulo, Recife e Brasília. Em Curitiba, serão oferecidos menus fixos em duas categorias: o Menu Tradicional (R$ 39,90 no almoço e jantar) e o Menu Plus (R$ 49,90 no almoço e jantar), sendo 3 opções de hambúrguer e 2 opções de acompanhamento.

A exemplo da Curitiba Restaurant Week, o Festival Burger Gourmet também oferecerá a oportunidade de contribuir com uma instituição parceira. O valor é de R$ 2 por menu e a arrecadação será destinada ao Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.

Serviço:

1º. Festival Burger Gourmet by Restaurant Week

Quando: De 20/07 a 20/08

Para conhecer os restaurantes e menus participantes, acesse burgergourmet.com.br

Fique por dentro das novidades, siga: @burgergourmetbrasil

Nesta sexta-feira estive no Celeiro, agradeço Fábio experiência gastronômica valiosa. Parabéns pelo trabalho impecável.

#ficaadica aceleraaaa… vá conhecer!

Fiz algumas imagens para você meu leitor. Confira:

Fazenda Santa Vitória recebe segunda edição do evento “Porco&Tainha”

Fazenda Santa Vitória
Bom dia, Porco e Tainha são as estrelas de um projeto gastronômico que visa valorizar produtores regionais e ajudar pequenas comunidades a desenvolver renda própria com recursos da terra e do mar. A segunda edição acontece na próxima semana, na Fazenda Santa Vitória, em Queluz(SP)

Fazenda Santa Vitória recebe Rafa Bocaina e Rodolfo Vilar para divulgar os dois universos

A segunda edição do evento "Porco & Tainha - O encontro da serra e do mar" https://www.instagram.com/porcoetainha/ já tem data marcada. De 24 a 27 de agosto, a @fazendasantavitoria, em Queluz (SP), receberá os parceiros @rafa_bocaina, @projetoa.mar e o @_arado, para três dias de vivência e imersão na culinária caipira, cultura rural e pesca artesanal. O evento tem como ponto de partida a figura do Porco, elemento fundamental nas comunidades do serra-acima , e a Tainha, peixe crucial para as comunidades litorâneas, que recheiam uma agenda de atividades prático-teóricas de modo a que o público possa experienciar estes dois universos.

Iniciativa que tem o objetivo de unir o universo caipira e o caiçara, territorialmente vizinhos e amplamente conectados do ponto de vista cultural, o. projeto nasceu a partir do encontro e interlocução de Rafa Bocaina (@rafa_bocaina), criador de porcos e cozinheiro natural do pé da serra homônima, Bruno Brito, artista e pesquisador vale-paraibano à frente do Instituto @_arado e Rodolfo Villar, atuante nas comunidades tradicionais pesqueiras de Ilhabela e à frente do @projetoa.mar.

O fio condutor do evento é a alimentação e por isso se abasatece de uma programação culinária que lança luz aos principais aspectos das comunidades em questão.

São temas que contribuem para entender quem somos por meio da gastronomia e celebram esses dois ícones das culturas caipira e caiçara, respectivamente, o porco e a tainha. A programação conta com almoços e jantares totalmente fora do comum, realizados nos diferentes espaços da fazenda e com demonstrações de técnicas e ingredientes muito especiais, além de bate-papos com especialistas de renome. A partir da discussão de tópicos como alimentação, arquitetura, agricultura, sustentabilidade e desenvolvimento regional, poderá se conhecer e interpretar a relação entre as serras, o vale e o litoral.

O projeto teve o apoio e a organização da @fazendasantavitoria, que recebeu a primeira edição em agosto de 2022, após o grupo realizar viagens de pesquisa, vivência e processos de criação.

Sobre o Projeto A.mar

O @projetoa.mar é uma iniciativa que nasceu na praia do Bonete, em Ilhabela, e em parceria com os pescadores artesanais da região, iniciou o processo de resgate de métodos tradicionais de conservação de peixes e frutos do mar, desenvolvendo, assim, mecanismos que prolongassem a validade dos pescados capturados na região.

Conduzido por Rodolfo Villar, o Projeto A.MAR catalogou e desenvolveu cinco protocolos de preservação: defumação, salga, conservas, fermentação e charcutaria.

Desde dezembro de 2021, o Laboratório A.Mar funciona na Vila Salga, na praia da Armação, na própria Ilhabela. O espaço se tornou um centro de pesquisa e capacitação dos processos que agregam valor na cadeia do pescado, de ponta a ponta.

Mais recentemente, deram início à “Escola de Alimentos do Mar”, um projeto educativo que visa apresentar ao universo da gastronomia e ao público interessado os potenciais técnicos e criativos dos insumos provindos da pesca.

Sobre Rafa Bocaina

Rafa Bocaina (@rafa_bocaina) é formado em hotelaria e gastronomia pelo SENAC Campos do Jordão, com passagens por importantes cozinhas como as do D.O.M. e Mugaritz, chefiou restaurantes em São Paulo, Goiania e Belo Horizonte. Foi palestrante no palco pricipal no Madrid Fusión 2013 e atuou como professor em diversas entidades. Cozinheiro convertido em produtor rural, Rafa vive há 9 anos em uma pequena fazenda em Silveiras, no Vale do Paraíba Paulista onde se dedica a preservação do porco caruncho, raça crioula da região, e ao resgate e disseminação dos saberes caipiras através do canal PROSA CAIPIRA, no YouTube. Com animais criados a pasto, os converte em produtos de charcutaria presentes nos mais destacados

Sobre Bruno Brito

Bruno Brito (@brunobritobruno_) é natural de Jacareí, formado em Artes Visuais pela UNESP, Mestre e Doutor pela mesma instituição. Foi docente na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e lecionou na Pós-Graduação em Cozinha Brasileira do SENAC Campos do Jordão. Também é pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Paisagem, Território e Cultura, da Universidade de Taubaté (UNITAU). Em 2010 cursou o Técnico Florestal na Escola Agrícola de Jacareí e desde 2011 sua investigação gira em torno dos signos presentes no imaginário vale-paraibano, aflorados na arquitetura, nos festejos populares, na alimentação e na ocupação da paisagem.

Em 2018 fundou o @_arado , uma iniciativa voltada para a pesquisa e divulgação do imaginário rural brasileiro, sobretudo caipira e caiçara.

Sobre a Fazenda Santa Vitória

A fazenda é uma antiga propriedade fundada durante o Ciclo do Café, ainda no século 19 e que hoje oferece hospedagem de alto padrão em Queluz, no Vale do Paraíba. Entre São Paulo e Rio de Janeiro, aos pés da Serra da Mantiqueira, é o refúgio perfeito dos que buscam sossego, contato com a natureza e boa gastronomia.

São quatro mil hectares de área onde a produção de leite, queijo, verduras e madeira de reflorestamento mantém a fazenda ativa, gerando empregos e movimentando a economia regional. Em meio a tudo isso, estão dois núcleos de hospedagem que têm rendido importantes prêmios, como os conferidos pelo Condé Nast (categoria Best Service nas Américas Central e do Sul) e Tripadvisor (Travellers’ Choice).

Cultura regional e arte são pilares importantes da hospitalidade para a fazenda. Em parceria com o Estúdio Arado, uma antiga casa na propriedade abriga acervo de objetos que representam a cultura caipira do Vale do Paraíba e dão materialidade ao imaginário rural brasileiro.

www.fazendasantavitoria.com.br

Reservas no link da bio da @fazendasantavitoria para garantir presença nesse que é um dos mais ousados eventos da gastronomia brasileira!

Imagens relacionadas

70b833cc7431bbf73a9338768e07999d_small.jpg
Criação de porcos
Couto Digital
baixar em alta resolução

e477ccd4c22d0e334141953f1e85aa6b_small.jpg
Rafa, Bruno e Rodolfo
divulgação
baixar em alta resolução

8f217e8201e7699e68e6061d7ee804b5_small.jpg
Casa do Arado, Fazenda Santa Vitória
divulgação
baixar em alta resolução

5377091aaf66c383e495d4cddb590283_small.jpg
Mantiqueira
divulgação
baixar em alta resolução

c5f49a1e7e88edefa8ae193aa5c2a779_small.jpg
Tainhas da Ilhabela
divulgação
baixar em alta resolução

6086221bf6b9b135e6cfce7ea57f46e3_small.jpg
Casa do Arado, Fazenda Santa Vitória
divulgação
baixar em alta resolução

1af11101f3b7709bf0b5025a303471de_small.jpg
preparos saborosos do mar e da terra para a mesa
divulgação
baixar em alta resolução

2308b01194a5b28f5a0440b15a91e69b_small.jpg
Mão na massa
divulgação
baixar em alta resolução

0bad7fc07a38ba08031d29f742b46447_small.jpg
cozinha caipira
divulgação
baixar em alta resolução

a971091d23aa127662651e9d4aeadb6b_small.jpg
especialidades regionais cheias de sabor e história
divulgação
baixar em alta resolução

a8ed1db2bebb9b86a9fa676e6e8c2812_small.jpg
pratos de raiz
divulgação
baixar em alta resolução

Festival da Cachaça de Paraty: festa tradicional da cidade chega a sua 41ª edição

Travel tech prepara guia para quem quer aproveitar a região durante o evento

A 41ª edição do Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty acontece entre os dias 17 e 20 de agosto e promete reunir diversos produtores de aguardente da região. Realizado desde 1983, o festival se consolidou como um dos eventos mais tradicionais da cidade que é Patrimônio Mundial pela Unesco. Atraindo anualmente grande público, o evento busca valorizar os métodos de produção da cachaça, a cultura caiçara e a gastronomia local. O festival é também uma ocasião para celebrar as práticas locais com música ao vivo, apresentações artísticas, feiras de artesanato e culinária típica.

Travel tech no mercado de turismo há mais de 12 anos, o Hurb conta um pouco mais sobre a relação da cachaça com a cidade e reúne algumas das principais atrações e atividades para quem deseja aproveitar Paraty durante o Festival.

Embora não tenha sido pioneira, a região se tornou a principal produtora de aguardente de cana do Brasil Colônia, com o processo de alambicagem iniciado em Paraty por volta do ano de 1600. A qualidade da pinga produzida na cidade era tão renomada que a bebida era mais cara do que qualquer outra do país à época - tendo o nome “Paraty” se tornado sinônimo de aguardente até o século XX.

Para quem deseja aproveitar o festival, a dica é se lançar na degustação dessa icônica bebida brasileira: os visitantes podem saborear uma ampla gama de cachaças, desde variedades tradicionais envelhecidas até misturas inovadoras, enquanto interagem com mestres destiladores e aprendem sobre o processo por trás da elaboração de cada garrafa. Uma outra dica é aproveitar a oferta de pratos típicos da região, que contam com ingredientes locais como peixes e frutos do mar. Para além disso, durante todos os dias de evento são oferecidas Aula Show Cidade Criativa, que enaltecem as receitas de restaurantes e chefs de Paraty.

Como a cidade é conhecida por sua arquitetura colonial e suas ruas de pedra, explorar o centro histórico, visitar igrejas antigas e apreciar a atmosfera encantadora da cidade é ainda uma ótima maneira de aproveitar o tempo durante o festival. A região também é famosa por suas belas praias e ilhas. Passeios de barco pela baía oferecem vistas deslumbrantes, oportunidades de mergulho e relaxamento em praias paradisíacas, sendo uma excelente opção para incrementar a visita.

Paraty - divulgação Hurb

Sobre o Hurb
O Hurb é uma empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil. Com a missão de potencializar viagens através da tecnologia, a empresa visa otimizar o tempo dos seus clientes através da ciência. Cumprindo o princípio primordial de livrar pessoas da preocupação, conectamos clientes a novos lugares. Fundada em 2011, a empresa vende 1 diária a cada 8 segundos, sendo responsável por 1,56% (2020) do PIB do turismo no Brasil. Em menos de 10 anos, alcançou 25 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos em todo o mundo e mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, chegando a ser considerada a maior fanpage do turismo mundial. Com 1100 funcionários, o Hurb é uma marca global com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil e no exterior, com escritórios em Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e Montreal (Canadá).

Circuito Jazz a Gosto leva Ensemble Viaggiatori Armonici à Ilha do Mel

Orquestra italiana está em turnê no Brasil desde o início do mês e faz apresentação gratuita no sábado, na comunidade de Nova Brasília

O terceiro final de semana do Circuito Jazz a Gosto promete movimentar a Ilha do Mel, com apresentações musicais gratuitas, entre 18 e 20 de agosto. Um dos pontos altos da programação é a atração internacional Il Viaggiatori Armonici, que se apresenta às 17 horas de sábado (19), no Palco da Praça Felipe Valentim, na comunidade de Nova Brasília. A orquestra italiana é formada por músicos ecléticos que tocam cerca de 40 instrumentos à base de cordas, sopro e percussão e está em turnê no Brasil desde o início do mês.

Viaggiatori Armonici / Foto: divulgação
A programação do final de semana inicia às 20 horas de sexta-feira (18) na pousada Treze Luas, com o “Pandeirada Trio”, formada por Sérgio Albach (clarinete), Vina Lacerda (percussão) e Fabiano o Tiziu (violão 7 cordas). Depois, às 22 horas, o baterista Endrigo Bettega e o guitarrista Mário Conde se apresentam com o violinista Beto Zanelato, no Ilha do Mel Café.

Além do Il Viaggiatori Armonici, o Palco da Praça recebe diversas atrações ao ar livre no sábado (19). Às 11 horas tem o “Duo F5 convida Vina Lacerda”, com Fabiano o Tiziu (violão 7 cordas), Sergio Albach (clarinete) e o percussionista Vina Lacerda. E às 14 horas, o curador do Jazz a Gosto, o baixista Glauco Solter, sobe ao palco ao lado de Endrigo Bettega (bateria) e Mário Conde (guitarra).

À noite, ainda no sábado, tem apresentação do Mano a Mano Trio, com Vina Lacerda (percussão), Sérgio Albach (clarinete) e Glauco Solter (baixo), na Pousada das Meninas, às 19 horas. Na sequência, às 20 horas, a pousada Astral da Ilha recebe Beto Zanelato e Grupo, com Beto Zanelato (violino), Endrigo Bettega (bateria), Glauco Solter (baixo) e Mario Conde (guitarra). No palco do Village Mel Gastromix tem Fabiano o Tiziu (violão 7 cordas) e Vina Lacerda (percussão) às 21h30min. Fechando a noite de sábado, o Ilha do Mel Café recebe o Grupo Urucum, com Jimmy Reuter (guitarra), Fabio Macedo (percussão), DouDou (sax), Pedro Ribeiro (guitarra), Renato Vieira (baixo) e Davi Ribeiro (bateria), às 22 horas.

Foto: divulgação

Para encerrar o final de semana, no domingo (20) às 13h30, tem apresentação no Palco da Praça, com Mário Conde (guitarra) e Fabiano o Tiziu (violão 7 cordas). O circuito Jazz a Gosto é fruto da união dos empresários da comunidade e ocorre dentro do movimento que há dez anos promove circuitos de jazz na Ilha do Mel. A programação teve início no último dia 04 e as apresentações são ao longo de todo o mês, sempre aos finais de semana, entre sexta-feira e domingo.

Serviço: Circuito Jazz a Gosto
Local: Nova Brasília (Ilha do Mel)
Data: 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de agosto
Informações: Link

Realização: Idealizadores Circuito Jazz a Gosto na Ilha do Mel: Fernando Ricardo (Fefeu), Shila Valentim, Luiz Guilherme Tizzot e Suzi Albino. / Organizadores: Charles Príncipe de Oliveira, Shila Valentim e Suzi Albino (Produção), Carol Valentim (Produção cultural), Douglas Fernandes (Marketing), Renata Zunino (Produção operacional), Glauco Solter (Curadoria musical). / Patrocínio: Corona Brasil, Ambev e APAIXONADOS pela Ilha.