Curitiba recebe oficinas gratuitas de Iluminação Cênica

Formação oferece 50 horas de aprendizado teórico e prático voltado à área técnica das artes cênicas

Estão abertas as inscrições para a oficina “Iluminação Cênica – Da origem à construção de um espetáculo”, que chega agora a Curitiba. As atividades serão realizadas entre os dias 6 e 9 de janeiro, no Teatro Barracão EnCena, com entrada gratuita e vagas limitadas. Inscrições podem ser realizadas através deste LINK.

Com carga horária total de 50 horas, a formação é voltada a artistas, técnicos, estudantes e pessoas interessadas em ingressar ou aprofundar conhecimentos na área técnica das artes cênicas. A oficina combina conteúdos teóricos e práticos, abordando desde noções básicas de eletricidade e ótica até o uso de refletores, lâmpadas, mesas de luz, dimmers e softwares de iluminação.

Ao longo do curso, os participantes têm contato com temas como teoria das cores, posicionamento e afinação de equipamentos, leitura e criação de mapas de luz, desenvolvimento de projetos de iluminação e operação técnica, além da construção de uma dramaturgia visual a partir da luz como elemento narrativo da cena.

A oficina integra o circuito estadual de formação em iluminação cênica, que já passou por cidades como Ponta Grossa, Londrina, Paranaguá, Francisco Beltrão e Guarapuava, fortalecendo o cenário técnico das artes cênicas no Paraná e ampliando o acesso gratuito à qualificação profissional.

A ação é uma produção do Coletivo Cacareco e da Dupla de Dois Produções, com realização da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Serviço
Oficina: Iluminação Cênica – Da origem à construção de um espetáculo
Local: Teatro Barracão EnCena
Endereço: R. Treze de Maio, 160 – Centro, Curitiba – PR
Datas e horários: 6, 7, 8 e 9 de janeiro – das 09h às 18h
Inscrições: Através deste LINK
Produção: Coletivo Cacareco e Dupla de Dois Produções
Realização: Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná | Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura | Ministério da Cultura | Governo Federal

Parque Vila Velha abre todos os dias em janeiro e aposta em programação especial de férias para famílias e crianças

Com atrações infantis, teatro, balão estacionário, recreação, experiências de aventura e contato com a natureza, parque se consolida como um dos principais destinos de férias do Paraná

O mês de janeiro promete ser de intensa programação, lazer e conexão com a natureza no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, cerca de 1 hora de Curitiba. Durante todo o mês de janeiro, o parque funcionará todos os dias, inclusive às terças-feiras, das 9h às 17h, com a bilheteria aberta até as 15h. A recomendação é que os visitantes cheguem ainda pela manhã, para aproveitar o parque em sua totalidade e vivenciar todas as experiências oferecidas.

Além dos icônicos Arenitos, Furnas, da Lagoa Dourada e das trilhas em meio à natureza preservada, o Parque Vila Velha reforça seu posicionamento como um destino completo de lazer ao oferecer atrações como arvorismo, tirolesa e cicloturismo, opções que agradam desde aventureiros até famílias em busca de passeios ao ar livre.

“Janeiro é um mês especial, de férias, de encontros em família e de busca por experiências que unam lazer, natureza e descanso. Pensamos uma programação que dialoga com todos os públicos, especialmente crianças e pais, para que cada visita ao parque seja memorável”, destaca Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha, empresa concessionária do Parque Estadual de Vila Velha.

Programação especial de férias movimenta o parque durante todo o mês

Durante o mês de janeiro, o Parque Vila Velha contará com uma programação especial de férias, com atrações distribuídas ao longo das semanas, criando um ambiente lúdico, educativo e acolhedor para famílias e crianças.

Entre os destaques está a recreação infantil, que funcionará de 3 a 25 de janeiro, garantindo diversão segura para os pequenos e brincadeiras como pula corda, pega-pega, oficinas de argila e bexiga, amarelinha, pintura facial, corrida do saco e muitas outras atividades, proporcionando momentos de integração e alegria.

“A ideia é que as crianças tenham espaço para brincar, explorar e se divertir, enquanto os adultos também encontram no parque um ambiente de descanso, contemplação e bem-estar”, complementa Ribas.

Teatro, balão estacionário e experiências para toda a família

A programação cultural também ganha espaço em janeiro. Nos dias 10, 17 e 24, o público poderá conferir apresentações do teatro infantil ‘O relógio que não sabia brincar’, uma peça que dialoga com o universo das crianças e reforça valores como criatividade, tempo de qualidade e imaginação.

Outro atrativo que promete encantar os visitantes é o Balão Estacionário, que estará disponível nos dias 11 e 18 de janeiro (domingos), oferecendo uma experiência visual diferenciada e registros inesquecíveis do parque.

Pensando especialmente nos pais e acompanhantes, o parque também oferecerá sessões de massagem nos dias 11 e 12, 17 e 18, 24 e 25 de janeiro, criando momentos de relaxamento enquanto as crianças aproveitam as atividades recreativas.

Cultura, artesanato e gastronomia completam a experiência

Aos sábados, nos dias 10 e 17 de janeiro, o parque recebe a Casa Cantante, uma banda com foco em música infantil e apresentações lúdicas que encantam crianças e adultos. Além disso, durante todos os finais de semana, o parque receberá uma feira de artesanato valorizando a produção local e enriquecendo a experiência dos visitantes.

“O Parque Vila Velha é um espaço vivo, que vai além do turismo contemplativo. Em janeiro, conseguimos unir natureza, cultura, lazer, descanso e diversão em um único lugar”, reforça Leandro Ribas.

A experiência no Parque Estadual de Vila Velha também se completa pelas opções gastronômicas disponíveis no local, pensadas para atender diferentes perfis de visitantes. O parque conta com espaços de alimentação que oferecem desde lanches rápidos, cafés e bebidas até refeições práticas, ideais para quem passa o dia explorando as trilhas, os atrativos naturais e a programação especial de férias. A proposta é proporcionar conforto e comodidade às famílias, permitindo que o visitante aproveite o passeio com tranquilidade, sem precisar sair do parque, em um ambiente integrado à natureza e com estrutura adequada para receber públicos de todas as idades.

Para completar a programação de férias, todos os sábados de janeiro terão um clima ainda mais animado no Parque Vila Velha, com shows ao vivo que passeiam por diferentes estilos musicais, como MPB, reggae, pop rock e sertanejo, criando uma trilha sonora especial para quem escolhe aproveitar o parque ao longo do dia.

Destino completo para as férias de verão

Com funcionamento diário, programação intensa e atrações para todas as idades, o Parque Estadual de Vila Velha se consolida, mais uma vez, como um dos principais destinos de férias do Paraná. Janeiro chega com clima de verão, espírito de férias e muitas experiências para quem busca lazer ao ar livre, contato com a natureza e momentos de qualidade em família.

Sobre o Parque Estadual de Vila Velha

Localizado em Ponta Grossa-PR, a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.

As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer seus atrativos – Trilha Arenitos Unimed, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.

Mais informações podem ser obtidas em https://parquevilavelha.com.br/

Cooperativa Vinícola Garibaldi deve receber mais de30 mil toneladas de uvas nesta safra

Recebimento iniciou na manhã de 31 de dezembro, com expectativa de crescimento de cerca de 10% em comparação à vindima passada

Antes mesmo de 2025 encerrar, a Cooperativa Vinícola Garibaldi já vive o clima de vindima: o recebimento de uvas da safra 2026 iniciou na manhã de 31 de dezembro. Neste primeiro dia, é estimada a entrega de 20 mil quilos da fruta. A previsão é de receber, até meados de março, mais de 30 mil toneladas da matéria-prima que dá origem à elaboração dos rótulos que consagram a marca em premiações nacionais e internacionais – ou seja, crescimento de cerca de 10% em relação ao ano anterior.

As primeiras variedades entregues são as brancas finas Chardonnay e Irsai Oliver – exemplar cultivado exclusivamente no país por cooperados da Garibaldi –, além da tinta fina Pinot Noir e das tintas comuns Concord e BRS Magna, para suco. Ao todo, a Cooperativa receberá cerca de 60 castas de uvas, refletindo a diversidade produtiva e a complexidade do portfólio elaborado. Os frutos são cultivados por 470 cooperados, em quase 20 municípios da região, perfazendo uma área total de cerca de 1,2 mil hectares de vinhedos.

De acordo com o acompanhamento técnico realizado até o momento, o desenvolvimento dos vinhedos ocorreu dentro da normalidade, mas o excesso de chuvas adiantou o início da colheita. "Tivemos um ciclo considerado equilibrado e sem grandes intercorrências climáticas ou fitossanitárias. Esse cenário sustenta as boas expectativas de qualidade e volume para a safra", aposta o gerente de assistência técnica da cooperativa, Evandro Bosa. Até que seja finalizado o processo de recebimentos dos frutos, a cooperativa seguirá monitorando constantemente as condições climáticas, fator essencial para a consolidação das projeções. "Esperamos que o clima se comporte dentro da normalidade", diz.

Colheita da Irsai Oliver
Na propriedade do cooperado Leonardo Pasini, um dos produtores da Irsai Oliver, a colheita dessa uva de origem húngara começou mais cedo. "Com o calor e a umidade registrados, a uva está amadurecendo rapidamente", explica ele, que cultiva 14 hectares de vinhedos de diferentes castas na Linha Presidente Soares, interior de Garibaldi. A Irsai Oliver é uma uva relativamente fácil de manejar, não apresentando grandes dificuldades em relação a doenças fitossanitárias e, ao longo do ciclo, apresentou um bom desempenho. "O principal cuidado ocorre no final do ciclo, já que a uva amadurece de forma precoce e exige atenção especial nesse período. Essa safra se apresenta como uma das melhores de Irsai que já tivemos", pontua Pasini que, considerando toda sua área produtiva, estima colher cerca de 400 toneladas de uvas.

A Irsai Oliver resulta no vinho Garibaldi In Veritas Irsai Oliver, um rótulo pioneiro no Brasil, fruto de pesquisas da cooperativa com novas variedades e lançado ao mercado em 2025. Leve e de perfil aromático marcante, é versátil, harmonizando com entradas, canapés, saladas, peixes e frutos do mar. Ideal, ainda, para acompanhar os momentos quentes desta época do ano.

Clique Para Download

Cooperativa Vinícola Garibaldi deve receber mais de 30 mil toneladas de uvas nesta safra. Crédito Augusto Tomasi
Clique Para Download

Recebimento de uvas da safra 2026 iniciou na manhã de 31 de dezembro. Crédito: André Luís Rech
Clique Para Download

Cooperativa Vinícola Garibaldi está recebendo primeiras uvas da safra 2026. Crédito: André Luís Rech

Outras Fotos em: Link
Crédito: André Luís Rech

Com tecnologia inédita na perfumaria mundial, O Boticário expande a inovação de EGEO com Dolce Illusion

O Smell The Taste™️ transforma o legado gourmand de Egeo Dolce em uma nova experiência que dá água na boca

Janeiro de 2026 – Egeo, a marca do Boticário que há quase duas décadas inspira consumidores com fragrâncias divertidas, intensas e cheias de personalidade, apresenta Egeo Dolce Illusion, um lançamento que expande a inovação da marca com o uso da tecnologia Smell The Taste™️, utilizado pela primeira vez na perfumaria mundial. A novidade, que traduz sabor em sensações olfativas, permitindo “sentir o gosto” do marshmallow tostado e do dulçor caramelizado por meio do aroma, inaugura uma nova era para o olfativo gourmand no Brasil. Em 2007, a criação de Egeo Dolce não foi apenas um sucesso comercial: ela inaugurou o gourmand no portfólio do Boticário, abrindo espaço para um novo tipo de fragrância no país. Agora, 18 anos depois, o clássico ganha uma releitura moderna, criada para dialogar com diferentes gerações.
O diferencial do lançamento fica ainda mais evidente com o uso da tecnologia patenteada Smell The Taste™️ (STT), da casa de fragrância DSM-Firmenich, da água na boca ao transformar sabores em sensações olfativas, permitindo “sentir o gosto” do marshmallow tostado, do toque caramelizado e da groselha gelada apenas pelo aroma. Pela primeira vez no mercado mundial, Egeo Dolce Illusion incorpora o ingrediente S’mores STT – desenvolvido a partir de um processo exclusivo que traduz experiências gustativas em fragrâncias de forma multissensorial, reunindo textura, temperatura e complexidade de sabor em um acorde olfativo único.
Idealizada pelo perfumista Frank Voelkl, responsável pela versão original de Egeo Dolce, Dolce Illusion foi cocriada com um grupo de Egeo Lovers da Gen Z, resultando em uma interpretação olfativa única, multifacetada e atual. A fragrância combina o lado amadeirado e cremoso do marshmallow tostado com o contraste vibrante e gelado do sorbet de groselha, traduzindo um dulçor moderno, divertido e intenso. Esse movimento se conecta à ascensão do neogourmand, uma nova geração de fragrâncias doces que se afastam do açúcar excessivo para explorar contrastes e texturas. O marshmallow vem sendo reinterpretado de forma inovadora e ganhou popularidade nas redes: a hashtag #MarshmallowPerfume já soma mais de 68 milhões de visualizações no TikTok, enquanto as buscas por “perfume de marshmallow” cresceram 75% no Google Trends. O ingrediente também foi apontado pelo Pinterest como uma das grandes tendências de 2025, reforçando sua relevância como símbolo do novo gourmand.
A composição abre com o impacto gelado e frutado do sorbet de groselha, que traz luminosidade e uma camada fresca inesperada ao gourmand. No coração, o acorde de marshmallow tostado entrega cremosidade, calor e profundidade, com nuances de baunilha e açúcar tostado que remetem a sensações táteis e gustativas. O resultado é uma fragrância tão ousada quanto viciante, com assinatura doce, intensa, mas ao mesmo tempo brilhante e cheia de personalidade.
“Egeo Dolce Illusion marca um novo capítulo para o gourmand sob uma perspectiva moderna, conectando o poder dos clássicos e o comportamento das novas gerações. O dulçor evoluiu, ganhou novas texturas e contrastes inesperados que conversam também com o clima mais quente e temperaturas mais elevadas do verão. É uma releitura de Egeo Dolce, que promete repetir o sucesso com os consumidores”, conclui Paulo Roseiro, Diretor Executivo de Perfumaria, Desodorantes e Presentes do Boticário.
O lançamento está disponível nos canais de venda oficiais da marca com desconto aplicado de 20%, até o dia 18 de janeiro. As vendas acontecem em todas as lojas físicas do país, no e-commerce da marca, além do app do Boticário, para as versões Android e iOS e via revendedores pelo Encontre Boticário. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – contato oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo link.

Serviço

Egeo Dolce Illusion Desodorante Colônia 90 ml – Preço sugerido: R$ 154,90
Egeo Dolce Illusion é o novo gourmand do Boticário, uma fragrância intensa, vibrante e surpreendente que combina marshmallow s’mores com sorbet de groselha, potencializados pela tecnologia exclusiva Smell The Taste™️, que transforma sabores em aroma. Uma releitura moderna do clássico Egeo Dolce, agora com novas nuances de dulçor, frescor e textura.

Creme Hidratante Desodorante Corporal Egeo Dolce Illusion 250 g – Preço sugerido: R$ 74,90
Para uma rotina completa de cuidados, o Creme Hidratante Desodorante Corporal Egeo Dolce Illusion traz toda a cremosidade gourmand da fragrância em uma textura macia, indulgente e envolvente. Com rápida absorção e toque acetinado, o creme hidrata intensamente a pele enquanto deixa um rastro doce, vibrante e moderno, combinando o calor do marshmallow s’mores com o frescor irresistível do sorbet de groselha.

Sobre O Boticário​
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;
** Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.
Site
Instagram | YouTube | Facebook | Twitter
@oboticario
#SintaODolce #DolceRemix

Figurino em Movimento chega a Curitiba

Inscrições para curso gratuito de criação sustentável estão abertas

Após circular por sete cidades do Interior do Paraná e impactar diretamente mais de 300 pessoas entre participantes e público das apresentações finais, o curso-laboratório Figurino em Movimento, chega em Curitiba. É um convite para um mergulho na criatividade e sustentabilidade NESSE VERÃO, que foi Idealizado e é ministrado pela figurinista e artivista Viviane Follador.
A capital recebe a oficina gratuita entre os dias 26 de janeiro e 06 de fevereiro, no espaço cultural Alfaiataria (Rua Riachuelo, 274, no Centro Histórico). As inscrições, com vagas limitadas, abrem no dia 06 de janeiro.
A proposta do curso é criar com o que já existe, transformando roupas usadas e materiais diversos em peças únicas, autorais e sustentáveis. Durante as aulas, os alunos irão partcipar de dinâmicas criativas utilizando um acervo de mais de 500 peças e explorar, na prática, processos criativos a partir da reutilização de tecidos e materiais, com foco em narrativas visuais para teatro, shows, TV, cinema, internet e estilismo. O curso é voltado para pessoas interessadas em sustentabilidade, moda e figurinos.
Com mais de 20 anos de atuação nas artes cênicas, dança e cinema, Viviane Follador desenvolveu uma metodologia própria que integra figurino, sustentabilidade, corpo em movimento e identidade. A proposta central do curso é reutilizar para criar, transformando as próprias roupas, peças de brechó e materiais diversos em figurinos autorais pensados com intenção e propósito para teatro, dança, performance, shows, audiovisual e experimentações híbridas entre moda e cena. Durante dez dias de atividades intensivas, o curso combina aulas teóricas, práticas e dinâmicas corporais em grupo. Mais de 80% dos materiais utilizados são reaproveitados, reforçando o caráter sustentável do projeto. As participantes recebem um kit de costura, uma bolsa-auxílio para o transporte e certificado de conclusão, além de vivenciarem um e laboratório criativo no qual o erro, a experimentação e a troca de saberes fazem parte do processo.
Segundo Viviane, o impacto do Figurino em Movimento vai além do aprendizado técnico. “Figurino não é fantasia, figurino é identidade. Ao longo das oficinas percebi que as pessoas não estavam apenas criando roupas, mas se reconhecendo nelas”, afirma. Em todas as edições, o processo culmina em uma apresentação coletiva; o desfile de encerramento onde cada participante MATERIALIZA, veste e performa o próprio figurino, colocando o corpo em cena como elemento central da criação.
A metodologia do curso valoriza também o movimento , o corpo como criador e criatura no coletivo e na cena , trazendo práticas básicas de presença e expressão corporal. Os encontros acontecem em roda, com momentos de convivência, conversas e preparação corporal, criando um ambiente seguro para a experimentação. “As pessoas chegam tímidas, muitas vezes achando que não sabem criar. Aos poucos, vão se soltando, arriscando, se permitindo errar. No final, vemos uma transformação clara no corpo, na postura, na roupa e na forma de ocupar o espaço”, relata a facilitadora.
A edição de Curitiba marca o encerramento do projeto e foi pensada para o período de férias, ampliando o acesso de pessoas que trabalham ou atuam na educação, na cultura e nas artes ao longo do ano. O Figurino em Movimento foi aprovado pelo edital Qualifica PR, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço:
Figurino Em Movimento – Curitiba
Facilitadora: Viviane Follador
Período: de 26 de janeiro a 06 de fevereiro de 2026, das 17h às 22h (exceto sábado e domingo).
Local: Alfaitaria - Espaço Cultural (Rua Riachuelo, 274 - Centro Histórico)
Vagas limitadas: 30
Carga horária: 50 horas.
Público-alvo: pessoas interessadas em figurino, moda, artes cênicas, sustentabilidade e processos criativos (não é necessário conhecimento prévio).
Inscrições gratuitas pelo link: https://linktr.ee/figurinoemovimento ou https://forms.gle/5viCG9HH2XSYDeDKA
Mais informações: figurinoemovimento@gmail.com ou Instagram @figurinoEmovimento

Fotos de divulgação: Miriane Figueira