Quando até a inteligência artificial hesita diante da grandiosidade de uma alma… Neuza Madaloso surge

Neuza Madalosso
Nossa luz, nossa energia, a essência que move corações. Ela não apenas celebra, ela transforma. Sua presença tem o poder de reunir, de fazer com que as pessoas saiam de suas rotinas para viver momentos únicos, apenas porque ela está ali.
Para traduzir a imensidão que é Neuza, escolhemos a Aurora Boreal: um espetáculo raro, que ilumina o céu e desperta sentimentos profundos em quem tem a sorte de presenciar. Assim é ela: única, celestial, capaz de envolver todos ao redor em cores, brilho e emoção.
Neuza não é só a razão da festa. Ela é o espetáculo. Ela é o céu. Ela é a própria Aurora Boreal.
Tema da festa:

"Aurora Boreal"
Aurora: Deusa Romana do amanhecer,ao surgir da luz após a noite.
Boreas:Deus grego do vento do Norte.
"Um espetáculo visual,onde carregam propriedades mágicas e imponentes. Espetáculo visual oferece um cenário para reflexões e a busca pela alma,inspirando uma sensação de energia cósmica!
Esse foi o tema da festa surreal da minha amada tia comadre Neuza Madalosso
Perfeição e requinte em todos os requisitos e detalhes,digno de Neuza nossa DIVA.Desde sempre ama festejar a vida com pessoas que admira,ama e fazem sua felicidade.Como somos privilegiadas em ser presenteadas com esses momentos mágicos,semelhantes a uma Aurora Boreal mesmo! Você é nossa estrela que brilha,iluminando as pessoas ,onde quer que esteja, sabe o quanto nós amamos você e,é consciente do orgulho que tenho de fazer parte da sua história, simplesmente um espetáculo visual verdadeiro.Parabens a Ilse Lambach Produções de Eventos pelo empenho da transformação surreal,sempre superando expectativas.
"Quando até a inteligência artificial hesita diante da grandiosidade de uma alma… Neuza Madaloso surge. Na imensidão gelada do Ártico, onde a aurora boreal dança e os animais da neve reinam soberanos, a IA ousou criar: um trono divino de gelo para receber aquela que não é apenas da Terra, mas do além. A aurora a envolve, absorve sua luz e a devolve em cores infinitas. Neuza não é retratada. Ela é revelada."
Produção: @ilselambach

 Neuza Madalosso, recebeu no salão do Golf , Graciosa Country Club, para brindar em grande estilo sua nova idade!!

Entre os convidados que foram abraçá-la, estiveram presentes seus amigos, amigas, colunistas sociais e jornalistas! Amei o gentil convite!

 Tudo perfeito gastronomia luxuosa, acompanhava a delicadeza dos detalhes da festa!

Ela é única e recebe como ninguém… Amei estar em sua lista de convidados. Meus parabéns Neuza Madalosso!

Fotografei! Confira quem esteve lá.

LITERATURA INFANTOJUVENIL: HERÓI COM SÍNDROME DE DOWN É DESTAQUE EM OBRA INÉDITA DE PAULA GIANNINI

Inclusão e representatividade marcam a obra Seba(S)Tiana – Um Herói com Síndrome de Down, que será lançado no dia 30 de setembro, na capital paranaense

Na terça-feira (30), a partir das 16h, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, acontece o lançamento do novo livro de Paula Giannini. Com ilustrações de Evelyn Postalli, edição da Palco das Letras e coordenação editorial de Amauri Ernani, a obra conta a história de um menino, um herói com Síndrome de Down e seu desmedido amor, que não aceita os limites que o mundo teima em lhe impor.

A obra é um convite para que o leitor lance um olhar de amor e afeto sobre um personagem único, embalado por uma narrativa cativante e divertidíssima, capaz de prender sua atenção do início ao fim.

Sinopse

Quando a amiga Tiana se muda de cidade, levando consigo seu sonho de um futuro juntos, ele não se rende e parte em busca de uma joia para sua amada. Com persistência e engenhosidade, constrói um foguete de sucata e embarca em uma jornada rumo às estrelas. No vasto universo, ele descobre um universo de possibilidades e faz amigos improváveis, mas o tempo e o destino são paradoxos cheios de artimanhas.

Conseguirá Sebá voltar à Tiana com o anel prometido?

Convidamos você a descobrir conosco!

O evento contará com exibição de um vídeolivro para todas as idades, conversa com falas inspiradoras, autógrafos e um mesa cheia de guloseimas.

Reserve seu ingresso e concorra a livros da Palco das Letras.

Acesse: https://forms.gle/knfC8FwnQffzQMsYA

O Projeto

Um livro infantojuvenil, lúdico e delicado, tratando do tema da Síndrome de Down para crianças, familiares e educadores.

O projeto, além de produzir, editar, publicar e distribuir conteúdos artísticos de literatura, pretende aumentar a conscientização e a inclusão da população T21, desfazendo mitos por meio de uma história emocionante.

A proposta é quebrar estereótipos ao retratar, de forma positiva e até heróica, um personagem protagonista com Síndrome de Down, combater o preconceito, desmistificar tabus e possibilitar uma maior compreensão e empatia com aqueles que possuem tal condição genética.

O trabalho conta com um site e QR Code dando acesso ao e-book, audiolivro (também na versão com Libras), roteiro para curta-metragem e outros conteúdos acessíveis.

100 livros impressos serão doados para escolas da rede pública de ensino.

Da Pesquisa:

De acordo com dados do Ministério da Saúde do Brasil, estima-se que existam cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down vivendo no Brasil.

A pesquisa e o processo de criação dos conteúdos envolveram várias ações de consultoria a pessoas - crianças e adultos – com a trissomia do cromossomo 21, através de leituras, entrevistas, diálogos e outras interações com o público.

Paula Giannini:

Bacharel em Letras e ocupante da cadeira de número 52 na ALB-PR, a autora, com 11 livros lançados (alguns com seu selo independente) dedica grande parte de sua obra ao público infanto-juvenil, merecendo vários prêmios, entre eles a seleção para o Catálogo Bolonha, pela FNLIJ, para representar o Brasil na maior feira literária do gênero no mundo. Atua como produtora cultural, atriz e escritora.

Evelyn Postali

Natural e residente em Antônio Prado, RS. Licenciada em Educação Artística, pós-graduada em Artes Visuais e especialista em Arte-Educação. Atuou como docente e foi Diretora de Cultura da SMEC. É artista plástica, escritora e produtora cultural na Área28 Hub Criativo. Atua como desenhista, membro do grupo As Contistas e gerencia o blog literário Tudo Que Prende o Olhar.

Palco das Letras

Mais que uma editora, a Palco é uma produtora cultural com 25 anos de realizações. Nossos livros nascem em forma de projetos culturais, audiolivros, e-books, videolivros, espetáculos de teatro e vídeo espetáculos.

Serviço

Lançamento do Livro Seba(S)Tiana – Um Herói com Síndrome de Down

Local: Auditório da Biblioteca Pública do Paraná

R. Cândido Lopes, 133 - Centro, Curitiba - PR, 80020-060

Quando: Terça-feira - 30/09, a partir das 16h

Evento com tradução em Libras

Texto de Paula Giannini

Ilustrações de Evelyn Postali

Edição Palco das Letras 2025

Coordenação editorial de Amauri Ernani

Desenho de som do audiolivro de Sérvulo Augusto

Revisão de Cláudia Angst

Leitura Crítica e preparação de texto de Gisele Fiorini Bohn

Atores narradores do audiolivro: Paula Giannini, Amauri Ernani e Andreza Crocetti

Atores narradores da leitura dramatizada: Andreza Crocetti, Vani Pampolini, Paula Giannini, Altamar Cesar e Amauri Ernani

Tradutora de Libras: Márcia Eliza de Pohl

Monitora de atenção: Eloah Petreca

“PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, MINISTÉRIO DA CULTURA E GOVERNO FEDERAL”

Eleutherio Netto abre o exposição Tríade na Artestil

Eleutherio Netto inaugura “Tríade” na Artestil, explorando o diálogo entre ancestralidade, matéria orgânica e o efêmero ressignificado
A Artestil Galeria de Arte, referência no cenário das artes visuais da Região Sul há mais de quatro décadas, anuncia a abertura da exposição individual “Tríade” do artista visual Eleutherio Netto. A mostra inaugura no próximo sábado, 27 de setembro, às 11 horas, na galeria do Batel.
Eleutherio Netto, artista paranaense nascido em 1971, sintetiza em “Tríade” 20 anos de trajetória, oferecendo uma investigação profunda sobre a ressignificação de objetos e a transformação da matéria. O título da exposição evoca o equilíbrio, a unidade e a complementaridade, apresentando ao público três linguagens que estruturam a produção recente de Netto.
A exposição
As pinturas com pigmentos naturais, muito marcantes na sua obra e que estabelecem uma ligação direta com a terra e a ancestralidade, estão presentes na mostra. O artista é reconhecido por explorar técnicas raras de pigmentação e tem como marca registrada o uso apaixonado do azul ultramarino, extraído da pedra preciosa lápis-lazúli. O mesmo acontece com suas esculturas em madeira, tradução da força, solidez e permanência da matéria orgânica e com muita identificação com a produção e Netto.
Uma novidade são as esculturas de dobraduras criadas a partir de livros e revistas antigas. Estas obras propõem uma ressignificação do efêmero e do descartado, transformando-os em novas narrativas visuais que causam grande encantamento.
A exposição “Tríade” é apresentada como um gesto criativo de "Transformar, ressignificar, renovar", buscando transportar o espectador para um “Outro Universo Possível”.
O artista
Formado em pintura e desenho industrial, Eleutherio Netto tem em seu currículo exposições no Brasil e no exterior. Sua arte é multifacetada e fortemente influenciada por sua fixação pela arquitetura (especialmente os ícones de Curitiba, dos quais captura texturas craqueladas) e por suas vivências imersivas com a cultura indígena, como a visita ao Parque Indígena do Xingu. Netto utiliza apenas o essencial, priorizando a geometria dos volumes e uma paleta de cores vivas, resultando em "poesia pura".
A galeria
A Artestil é uma das mais tradicionais galerias do Sul do Brasil, com mais de quarenta anos de história. Sob a direção de Liliana Cabral, a galeria representa importantes artistas paranaenses e nomes nacionais e internacionais, incluindo Eleutherio Netto. Liliana Cabral possui um vasto currículo de mostras realizadas em importantes espaços culturais, como o Museu Oscar Niemeyer. A galeria está localizada em um novo endereço na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, Batel, região vocacionada para arquitetura e decoração em Curitiba.
SERVIÇO
Exposição: Tríade, por Eleutherio Netto
Abertura: Sábado, 27 de Setembro de 2025, às 11:00
Local: Artestil Galeria de Arte – Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1663 – Batel,
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30; Sábado, das 9h30 às 13h30.

Mateus Solano estreia seu primeiro monólogo e desembarca em Curitiba para Curta Temporada nos dias 28, 29 e 30 de novembro no Teatro Guairinha

Mateus Solano estreia seu primeiro monólogo e desembarca em Curitiba para Curta Temporada nos dias 28, 29 e 30 de novembro no Teatro Guairinha

A peça retrata o cotidiano de um figurante no audiovisual, que passa a questionar sua própria existência e enfrentar um intenso embate consigo mesmo. A direção é de Miguel Thiré, que volta a colaborar com Mateus Solano após o sucesso de Selfie — espetáculo que lotou teatros de 2014 a 2018 — em uma parceria inédita na dramaturgia com Isabel Teixeira.

Sinopse:

Mateus Solano estrela seu primeiro solo e se apresenta de uma forma completamente diferente do que o público se habituou a ver na TV . "O FIGURANTE" conta a história de Augusto, um profissional do áudio visual que em busca de seu "lugar ao sol", encontra dificuldades diversas que o fazem refletir sobre sua vida. Em formato de "dramédia", o espetáculo já foi visto por mais de 50 mil pessoas , sendo um sucesso de crítica e público.

A comédia dramática O Figurante, traz o ator Mateus Solano em seu primeiro monólogo, no papel de um figurante que passa a questionar sua própria existência e seu lugar em um mundo que parece mantê-lo em segundo plano. Com direção de Miguel Thiré que contou com a colaboração na dramaturgia de Mateus Solano e Isabel Teixeira.
A trama mergulha na rotina de Augusto, um figurante que luta para encontrar a si próprio em meio a uma rotina pobre de sentido, que o mantém num lugar muito aquém da sua potência como ser humano. O Figurante reflete sobre a dificuldade de se conectar com a própria essência e sobre os desafios de assumir o controle da própria narrativa. “Somos um animal que cria histórias para viver e um mundo para acreditar. Na ânsia em fazer parte desse mundo, acabamos por nos afastar de nós mesmos a ponto de não saber se somos protagonistas ou figurantes de nossa própria história”, reflete Mateus Solano.
A dramaturgia foi construída a partir do método Escrita na Cena, desenvolvido por Isabel Teixeira, que estimulou o ator a explorar sua própria criatividade por meio de improvisos. As cenas criadas por Mateus foram gravadas, transcritas e reelaboradas por Isabel para compor o texto final, preservando a autenticidade das reflexões do personagem.

“Atores e atrizes escrevem no ar da cena, onde vírgula é respiração e texto é palavra dita e depois encarnada no papel. Essa é a tinta de base usada para escrever ‘O Figurante’. Partimos de improvisos de Mateus Solano e posteriormente mergulhamos no árduo e delicioso trabalho de composição e estruturação dramatúrgica. ‘O Figurante’ coloca no centro o que normalmente é deixado de lado, ampliando o olhar para o que muitas vezes passa despercebido”, explica Isabel Teixeira.

A peça dá continuidade à pesquisa de linguagem desenvolvida há anos por Miguel Thiré e Mateus Solano: uma encenação essencial, que se vale basicamente do corpo e da voz como balizas do jogo cênico. No palco nu, Mateus dá vida ao Figurante e demais personagens através do trabalho mímico.

“Sempre acreditei em um teatro que debate direto com a sociedade, que toca o público. O que queremos dizer? Como vamos dizer? Neste quinto trabalho juntos, ao invés de dividirmos o palco, passo eu para esse lugar de ‘espectador profissional’ que é a direção. Acompanho o trabalho desse brilhante ator (Mateus Solano) que dá vida a um outro ator (o personagem) que, por sua vez, não consegue brilhar. “O Figurante busca colocar o foco onde normalmente não há. O trabalho é fazer este personagem quase desaparecer, estar fora de foco, ser parte do cenário”, explica Miguel Thiré, diretor.

Ficha Técnica:
Dramaturgia: Isabel Teixeira, Mateus Solano e Miguel Thiré. Atuação: Mateus Solano. Direção: Miguel Thiré. Direção de Produção: Carlos Grun. Direção de Movimento: Toni Rodrigues Desenho de Luz: Daniela Sanches. Direção Musical e Trilha Original: João Thiré. Design Gráfico: Rita Ariani. Desenho de Som: João Thiré. Fotos: Guto Costa. Equipe de Produção: Flavia Espírito Santo, Glauce Guima, Kakau Berredo e Cleidinaldo Alves. Idealização e Realização: Mateus Solano, Miguel Thiré e Carlos Grun. Produção: Bem Legal Produções. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli.

Miguel Thiré – Diretor e Coautor
Miguel Thiré, nascido em 1982 no Rio de Janeiro, é filho do ator Cecil Thiré e da atriz Tônia Carrero. Desde os 10 anos, iniciou sua formação no teatro n’O Tablado e, desde então, vem se destacando nas artes cênicas, com passagens por teatro, cinema e TV.

No teatro, trabalhou em peças como Tango, Bolero e Chá-chá-chá e A Babá, ambas sob direção de Bibi Ferreira, e em Otelo, dirigida e estrelada por Diogo Vilela. Também atuou em Série 21, dirigida por Jefferson Miranda, e em Macbeth, sob a direção de Aderbal Freire-Filho. Outros trabalhos notáveis incluem Os Altruístas e O Homem Travesseiro, pelo qual ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante no FITA 2013.
Na TV, esteve presente em novelas como Porto dos Milagres, Malhação, Em Família, Paixões Proibidas e Poder Paralelo, além da série Copa Hotel. Como diretor, sua carreira inclui peças como Doutor, minha filha não para de dançar ao lado de Mateus Solano, e a criação de Superiores, premiada no festival de Campos dos Goytacazes.

Isabel Teixeira– Coautora
Isabel Teixeira é diretora, dramaturga e atriz, formada pela EAD. Fundadora da Cia. Livre de Teatro, se destacou em peças como Toda Nudez Será Castigada e Um Bonde Chamado Desejo, sendo indicada ao prêmio Shell de melhor atriz em 2002. Em 2005, coordenou o projeto Arena Conta Arena 50 Anos, premiado com o Shell e o APCA.
Ela também atuou em peças como Gaivota, Rainha[(S)] (prêmio Shell de melhor atriz em 2009), e O Livro de Itens do Paciente Estevão. Em 2013, dirigiu o monólogo Desarticulações, com Regina Braga, e o show Tudo Esclarecido, com Zélia Duncan.

Como diretora, seus projetos incluem Puzzle (a, b, c e d), Fim de Jogo, com Renato Borghi, e Lovlovlov, peça com texto de Teixeira, Diego Marchioro e Fernando de Proença. Entre 2014 e 2020, fez turnê com a peça E Se Elas Fossem para Moscou?, que foi exibida em diversos países. Atualmente, em 2024, Teixeira dirige a Cia Munguzá no projeto Linhas e colabora na dramaturgia de O Figurante.

Mateus Solano – Ator e Autor
Mateus Solano é um dos mais premiados atores da televisão e teatro. Ele recebeu dois Troféus Imprensa, um Prêmio APCA e o Prêmio Bibi Ferreira. Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, iniciou sua carreira no teatro com O Homem que Era Sábado, de Pedro Brício, em 2003.
Solano se tornou um nome conhecido ao interpretar Ronaldo Bôscoli na minissérie Maysa - Quando Fala o Coração (2009). No mesmo ano, iniciou sua trajetória nas novelas com os gêmeos Jorge e Miguel em Viver a Vida. Outros destaques na TV incluem Morde & Assopra, Gabriela, Amor à Vida (onde interpretou o vilão Félix, marcando a história da teledramaturgia) e Elas Por Elas.

Nos palcos, Mateus esteve em peças como Tudo é Permitido, O Perfeito Cozinheiro das Almas desse Mundo e 2 p/ Viagem (com Miguel Thiré), além de atuar em Hamlet e Selfie. No cinema, participou de Linha de Passe (2008), exibido em Cannes, e recebeu prêmios de Melhor Ator em festivais de cinema. Solano também estrelou filmes como Confia em Mim e Benzinho.

Serviço:
O Figurante
Duração: 70 minutos.
Classificação: 12 anos
Temporada: 28, 29 e 30 de novembro
Horários: Sexta e sábado às 20h e Domingo às 17h
Local: Teatro Guairinha - R. XV de Novembro, 971 - Centro, Curitiba

Ingressos: Disponíveis no site www.olhaoingresso.com.br

Ingressos:
Plateia VIP Inteira: R$ 160,00 | Meia-Entrada: R$ 80,00
Plateia: Inteira R$ 150,00| Meia-Entrada: R$ 75,00
Mezanino: R$ 130,00 | Meia-Entrada: R$ 65,00

Meia Entrada:
Descontos Legais
Sócios Clube Gazeta do Povo
Clube Curitiba Cult