DOCUMENTÁRIO TRAZ A HISTÓRIA INESPERADA

DOCUMENTÁRIO TRAZ A HISTÓRIA INESPERADA

DE GRUPOS DE MÚSICA ANTIGA DE CURITIBA

Os grupos Conjunto Renascentista de Curitiba e Studium Musicae ganharam um documentário. “Música Inesperada”, dirigido por Neni Glock, com roteiro de Flávio Stein e produção de Alvaro Collaço, traz a história desses grupos, em um longa-metragem de 1h30min, na qual, por meio de depoimentos, fotos e imagens de concertos, é demonstrado o legado desses grupos na Música Antiga do país. O filme tem sua estreia em 10 de abril, às 19 horas, na Cinemateca, permanecendo no espaço até dia 13.

A história de como o filme tornou-se realidade é longa. O Conjunto Renascentista de Curitiba surgiu em 1981, criado por Eunice Brandão com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e incentivo do maestro e cravista Roberto de Regina e da cravista Ingrid Seraphim. Era um grupo predominantemente de jovens músicos, realizando concertos com roupas de época, à luz de velas, tocando uma música de um período que Curitiba nem sequer existia. O grupo fez sucesso e dado o impacto visual que tinha junto a plateia, Eunice convidou o fotógrafo Neni Glock, então iniciante no ofício para registrar os concertos. Em 1983, Eunice e Walter Luiz Alves da Silva, cantor, decidem morar na Europa e o grupo passa a se dedicar à Música Medieval, alterando assim seu nome. Nascia o Studium Musicae, sob direção de Flávio Stein na sua primeira fase, até 1987. Nessa fase o grupo fez muitos concertos e lançou o LP “As Cruzadas”, primeiro disco integralmente dedicado à Música Medieval no país. O Studium Musicae retornaria como quinteto em 1990, lançando em 1994 o CD “Holland Tour”. Naquele mesmo ano, encerrou as atividades. Neni Glock registrou o Renascentista e a primeira fase do Studium e foi morar em Portugal, onde tornou-se documentarista.

Em 2020 o produtor Alvaro Collaço, fã confesso dos grupos, começou a fazer o projeto de CD “Triptico”, no qual trouxe a história dos grupos. Neni já tinha retornado a Curitiba e suas fotos foram fundamentais para o CD triplo. O disco foi lançado em abril de 2022 e no mesmo dia, o grupo comunicou que o Studium Musicae estaria voltando às atividades. Quase que em sequência, Alvaro Collaço, Neni Glock e Flávio Stein começaram a falar em realizar um documentário. O nome “Música Inesperada” foi sugestão de Flávio Stein. Com uma linguagem fluida, o filme traz em seus 90 minutos: entrevistas, cerca de duas centenas de fotografias, imagens de arquivos pessoais e de TV, e cenas de performances musicais tocadas ao vivo, entre as quais a da atual versão do Studium Musicae e de Roberto de Regina, nome fundamental na história da Música Antiga no país. Nas entrevistas gravadas para o documentário revela-se como a experiência de estar nos grupos e dedicar-se à música com paixão e dedicação moldou a vida dos integrantes.

“Música Inesperada”é aprovado projeto aprovado pelo Programa de Apoio e Incentivo Cultural da Fundação Cultural de Curitiba- Mecenato e teve incentivo do Instituto Joanir Zonta e Supermercados Condor. A realização é de Alvaro Collaço Produções. As sessões têm entrada franca.

SERVIÇO

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO MÚSICA INESPERADA

DATA:10 a 13 de abril

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Cinemateca de Curitiba - R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco.

Regina Casillo

CONVITE -

A escritora Regina Casillo lança dois livros simultaneamente neste sábado (5/4), às 11h, no Solar do Rosário. As novas obras são a coletânea de contos e crônicas “Salmão e Alcachofra e Outras Histórias” e o infantil “Lampião e a Festa de Casamento”. Para celebrar o lançamento, Regina realiza uma sessão de autógrafos das 11h às 13h, no hall do auditório que leva seu nome, no piso térreo do Solar do Rosário.

Toda a renda da venda dos livros no dia do lançamento será revertida para o projeto Mesa Solidária Patrícia Casillo. O livro infantil custa R$ 50 (vem acompanhado por uma caneca temática) e o voltado para o público adulto, R$ 40. O evento de lançamento também terá uma exposição com obras da artista plástica Maria Inês Piekas, que criou as ilustrações especialmente para o projeto editorial voltado às crianças.

Integrante da Academia Paranaense de Letras desde 2023, Regina Casillo lança seu segundo livro voltado ao público infantil. “Lampião e a Festa de Casamento” parte das memórias de sua família, com raízes no nordeste, para contar uma divertida história que retrata a riqueza cultural daquela região do país. A trama tem como ápice uma festa de casamento que reúne parentes do litoral e do interior num centenário engenho, e que está na eminência de ser atacada pelo temido Lampião, o Rei dos Cangaceiros.

Com sua escrita afetiva e leve, Regina mistura personagens históricos, de sua família e da ficção para costurar um desfecho divertido e surpreendente. Pelo caminho, descreve costumes, comidas típicas, paisagens e brincadeiras nordestinas. As ilustrações de Maria Inês Piekas, fruto de muita pesquisa histórica, colorem a obra de forma exuberante. No final da obra, há até uma surpresa: um livrinho de receitas no formato de cordel, pendurado numa cordinha esticada pela contracapa. “Temos muitos livros infantis de escritores internacionais, mas acredito que é importante obras para este público que mostrem e valorizem a cultura brasileira”, afirma a autora. “Nossas etnias, povos e regiões tem muito o que mostrar e encantar”.

Crônicas e Contos

Já “Salmão e Alcachofra e Outras Histórias” reúne contos e crônicas escritos por Regina Casillo nos últimos dois anos. “Eu já possuía mais de 40 livros de arte publicados pelo Solar do Rosário, mas tive uma coragem tardia para escrever ficção e memórias mais recentemente. Então, neste trabalho, abri as gavetas das memórias, buscando recordações de historias da família, observações do cotidiano e encontros com grandes artistas com os quais tive a oportunidade de estar e trabalhar”, resume Regina.

Assim, os 25 contos e crônicas vão do saudoso Rio de Janeiro da infância e adolescência de Regina até sua amada Curitiba, para onde se mudou depois de se casar com o advogado João Casillo e constituir família. “Escrevo sobre praças de Curitiba e também sobre o mar do Rio”, comenta, revelando que ficção e doses autobiográficas se misturam pelas saborosas linhas que traça.

Fundadora do Solar do Rosário, galeria de arte e centro cultural inaugurado há 33 anos, Regina atuou com grandes artistas como Poty Lazzarotto, que inspira outro dos contos. No livro, ela ainda presta homenagem a outros ícones das artes como Portinari, Rachel de Queiroz e Lygia Fagundes Teles, apenas para citar alguns. E não falta a lembrança de cenas e personagens do cotidiano, como um açougueiro com nome engraçado ou uma coleção de panos de prato com mapas de metro de capitais do mundo todo. Tudo pode ser inspiração. E, se a coragem para escrever veio de forma tardia, como ela define, não deixou de proporcionar um texto saboroso e inspirador.

Regina revela que ficou extremamente orgulhosa do prefácio de autoria da escritora Mary Del Priore, historiadora e membro da Academia Paulista de Letras, e da introdução de Liana de Camargo Leão, especialista em Shakespeare e colega da autora da Academia Paranaense de Letras. A contracapa ainda traz depoimentos da poetisa Alice Ruiz e do escritor e diplomanta João Almino, que destacam as histórias bem contadas da obra, entremeadas por nostalgia, alegria, tristeza e humor.

Rua: Lourenço Pinto, 500, 6°, 7° e 8° andar
Estacionamento GRATUITO no local.
41 3225 6232 | 98803 8039 | 98803 4634

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM / FACEBOOK / SITE

Escritora curitibana lança dois livros de poesias português e inglês em Nova York

A escritora e jornalista curitibana Bebel Ritzmann marcará presença na 48ª edição da Artexpo New York com o lançamento dos livros "Páginas do Tempo" e "Bordando Reflexos e Imagens". O evento, que ocorre entre os dias 3 e 6 de abril, no Pier 36, em Lower Manhattan, Nova York, contará com um espaço inédito para lançamento de livros, além de sua tradicional exposição de arte contemporânea e belas artes.

Publicadas pela Editora Livros Legais, as obras de Bebel Ritzmann chegam ao público em edições bilíngues (português e inglês), expandindo ainda mais o alcance da autora, já reconhecida nacional e internacionalmente por sua sensibilidade literária. Seus trabalhos foram apresentados em importantes cidades como Lisboa, Paris e diversas localidades do Brasil, rendendo-lhe premiações expressivas ao longo de sua trajetória.

Bebel Ritzmann iniciou sua jornada literária com a coletânea de poesias "Entrega - da alegria aos medos, paixões e prisões", abrindo caminho para títulos marcantes como “Páginas do Tempo" (português/francês), “Outras poesias e Eu”, "Retalhos em Flor" e “Brechó”. Sua versatilidade também a levou à literatura infantil, onde escreveu "Bebel, a menina arteira", "A pequena Bebel e seu jeito feliz", "Mel, a capivara amiga", "As aventuras de Mel, a capivara" e “Família arretada da mel”.

O lançamento das obras de Bebel Ritzmann na Artexpo New York reafirma sua relevância na cena literária contemporânea e sua capacidade de transcender fronteiras, levando a riqueza da poesia brasileira ao cenário internacional.

A Artexpo

A Artexpo New York, organizada pelo Redwood Art Group, é um dos eventos mais prestigiados do cenário artístico global, reunindo mais de 200 galerias inovadoras, editoras e artistas de todo o mundo. Com exposições ininterruptas, apresenta um acervo diversificado que inclui pinturas, esculturas, fotografias, cerâmicas, giclées, litografias e técnicas mistas. Neste ano, o evento amplia seu escopo ao abrir espaço para lançamentos literários, refletindo não apenas as tendências artísticas atuais, mas também o futuro da arte e da literatura em escala global.

Shopping lança campanha de gastronomia com segundo prato grátis durante o mês de abril

Outback, Coco Bambu, Cozinha de Lourenço, Pizza Hut, Spedini e Café Cultura são alguns dos restaurantes participantes da promoção “Catuaí em Dobro”

Risoto da Cozinha de Lourenço.jpeg
A partir do dia 01 de abril, clientes do Catuaí Shopping Londrina que utilizam o aplicativo do shopping vão poder participar da promoção “Catuaí em Dobro”, com direito a um prato extra igual ao adquirido nos restaurantes participantes da campanha. A ação é válida durante todo o mês de abril, de segunda a quinta-feira, com exceção de feriados.

Os pratos participantes da promoção estarão disponíveis no aplicativo do shopping e os clientes de todas as categorias terão direito ao resgate do benefício, quando serão entregues dois pratos iguais pelo valor de um.

“Trabalhamos para que o Catuaí seja o destino de quem gosta de compartilhar experiências gastronômicas em qualquer ocasião e esta iniciativa vem para celebrar momentos com amigos, familiares ou casais, criando um verdadeiro tour pelos diversos restaurantes que presenteiam os clientes com o segundo prato”, afirma Rafael Sobrinho, Head de Marketing do empreendimento.

A promoção “Catuaí em Dobro” tem opções para atender diferentes paladares, já que a campanha contempla uma gastronomia diversa com refeições saudáveis, fast-food, culinária oriental, pratos clássicos da cozinha brasileira, além de deliciosas opções de sobremesas e cafés.

Participam do “Catuaí em Dobro” operações gastronômicas como Outback, com a opção do prato Junior Ribs; Coco Bambu com a entradinha de camarão à milanesa; a Cozinha de Lourenço com seu risoto de queijo parmesão com cubos de frango ao molho pesto.

A Pizza Hutt com Melts de Pepperoni e de Marguerita; Spedini com a Massa Grano Duro com Filetto; o Café Cultura com fatia de bolo e café expresso; o Jin Jin com prato executivo de sushi; o Montana Grill com o combo de hambúrguer montana e refrigerante, entre outras diversas opções que podem ser conferidas diretamente no aplicativo.

Shopping Catuaí Londrina
Rod. Celso Garcia Cid, 5600 – Gleba Fazenda Palhano
Londrina (PR). (43) 3142-1464
https://www.catuailondrina.com.br

Pobre Juan celebra a Semana Santa com sabores do mar e ingredientes sustentáveis

Pobre Juan celebra a Semana Santa com sabores do mar e ingredientes sustentáveis

Conhecido por suas carnes e parrilla, o restaurante oferece opções sofisticadas com pirarucu amazônico, salmão e camarões na brasa para a Páscoa

Para celebrar a Semana Santa e o Domingo de Páscoa, no dia 20 de abril, com tradição e sofisticação, o restaurante Pobre Juan, localizado no Pátio Batel, apresenta uma seleção especial de pratos à base de peixes e frutos do mar. O menu destaca ingredientes frescos e preparos cuidadosamente elaborados, combinando técnicas da alta gastronomia com sabores marcantes.

Entre as opções sugeridas para a data está o Pirarucu Amazônico (R$ 128), um peixe nativo da região Norte, comercializado por comunidades locais como forma de incentivar a conservação da floresta. A receita acompanha farofa crocante na manteiga de garrafa, arroz de coco, purê de banana e molho de moqueca.

Outra sugestão é o Salmão Missô (R$ 126), grelhado e caramelizado com missô, servido com vegetais na brasa e molho teriyaki, proporcionando um toque oriental ao paladar.

Para os amantes de frutos do mar, o Camarões na Brasa (R$ 198), surpreende com camarões grelhados ao molho cítrico de limão siciliano, acompanhados de Risoto al Nero di Seppia. Já o Pescado na Brasa (R$ 122) permite escolher entre salmão ou pirarucu, combinado com um acompanhamento especial, como o Risoto de Limão Siciliano.

Além de deliciosas opções de peixes e frutos do mar, os clientes do Pobre Juan têm à disposição um menu variado da conceituada casa de carnes. O cardápio apresenta cortes nobres e preparos que valorizam a tradição da parrilla, como o icônico bife ancho, um suculento filé de costela conhecido por seu marmoreio perfeito e sabor inigualável.

Também se destacam opções como o ojo de bife, corte argentino extremamente macio e outros clássicos da casa, preparados com maestria para uma experiência gastronômica autêntica e sofisticada. As reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3020-3670.

Um pouco sobre o Pobre Juan
Nascido em 2004, do desejo de um grupo de amigos em saborear boas carnes assadas na grelha argentina, o Pobre Juan é hoje uma das mais conceituadas casas de carnes do Brasil, com uma cozinha que, ao longo dos anos, foi muito além das parrillas. Sempre atento à necessidade de expandir o conhecimento da equipe de forma contínua para entregar uma experiência cada vez melhor aos clientes, foi pioneira no segmento a se aproximar dos chefs de cozinha para auxiliar no desenvolvimento de sua vocação gastronômica contemporânea, e a promover a vinda de grandes nomes do mundo da carne. Movimento que reafirma a veia inovadora da casa, que ao longo dos anos foi dando vazão ao seu lado mais gastronômico, com a inclusão de pratos e receitas que vão muito além da parrilla. Com ambiente agradável, excelência em carnes e uma carta de vinhos única, que inclui grandes clássicos de Bordeaux e Chianti, o grupo, que se tornou referência em inovação gastronômica, possui atualmente 16 restaurantes no Brasil, sendo quatro em São Paulo, duas em Belo Horizonte, uma em Alphaville, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Goiânia, Brasília, Recife, Manaus, Porto Alegre e Belém.

Serviço:

Restaurante Pobre Juan Curitiba

Endereço: Pátio Batel | Av. do Batel, 1868 – Batel, Curitiba (PR)

Reservas: (41) 3020-3670

Horários de funcionamento:

Almoço

Segunda a quinta: das 12h às 15h

Sexta: das 12h às 16h

Sábado: das 12h às 23h

Domingo: das 12h às 20h

Jantar

Segunda a sexta: das 19h às 23h

Sábado: das 12h às 23h

Domingo: das 12h às 20h

Abril musical no Jokers

O mês de abril começa com muita música no Jokers (R. São Francisco, 164 - Centro Histórico). A programação musical tem início com a tradicional Terça Celta, que traz o HyBrazil (01) numa noite de música medieval. Na quarta-feira (02) tem a apresentação de jazz flamenco com o Ibérico Duo. No repertório, clássicos do gênero. Na quinta-feira (03), a onegirl band Luana Cardoso apresenta grandes sucessos do pop-rock no formato voz, percussão e violão. Sexta-feira (04) tem show com duas bandas de Curitiba: Orquestra Sem Fim e ZiriGdansk que fará o show “Os Dias não são de Paz”. E no sábado (5) tem apresentação da banda Degringolados com DJ Maurição que vão tocar na pista hits dos anos 70.
Formada em 2005, a banda curitibana ZiriGdansk vem atuando regularmente na cidade desde então, com composições autorais que mesclam música brasileira com elementos do rock e do jazz. “Os Dias Não São de Paz” demonstra a maturidade artística da ZiriGdansk. A banda curitibana consolida sua identidade única, mesclando elementos da música popular brasileira com nuances do rock progressivo e jazz, criando uma atmosfera envolvente e singular. O ZiriGdansk é formado por Rogéria Holtz (violão e voz), Miguel Porfírio (guitarra e voz), Miguel Zattar (guitarra), Marcelo Sandmann (teclado), Cláudio Jardim (baixo) e Paulo Valle (bateria).
O show de abertura irá contar com a participação da Orquestra Sem Fim formada por integrantes de bandas tradicionais do cenário curitibano como Beijo AA Força, Maxixe Machine e Coquetel Molotov, além de alguns dos integrantes do ZiriGdansk. A formação da OSF tem Rodrigo Barros (guitarra e voz), Sérgio Viralobos (voz), Miguel Zattar (guitarra), Marcelo Sandmann (teclado), Olmar Lopes (baixo) e Paulo Valle (bateria).
Conhecida por abrigar vários gêneros musicais – a tradicional casa noturna de Curitiba comemora 24 anos de atividade, e apresenta uma variedade de atrações tanto no salão principal quanto no seu palco principal. Os lugares são limitados, com reservas antecipadas pelo telefone (41) 3324-2351.
A abertura do Jokers é às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 21h nos sábados, com os shows iniciando às 19h30. A casa oferece o Happy Jokers das 18h. até as 20h30 com mais de 100 produtos com 50% de desconto. De quinta a sábado o cliente pode utilizar o estacionamento Gralha Azul – ao lado do Jokers que fica aberto durante o funcionamento da casa.
Confira a programação até o dia 05 de abril:

TERÇA 01 ABR, 20 horas – Terça Celta. Hy Brazil - Músicas típicas do folclore celta e medieval. Ingressos a partir das 20 horas.

QUARTA 02 ABR, 20 horas – Jazz Flamenco – mistura de ritmos, conduzido pelo músico Murillo da Rós (violão). Ingressos a partir das 20 horas.

QUINTA 03 ABR, 20 horas – Luana Cardoso – Apresentação da Onegirl band que apresenta seu projeto tocando pop-rock no formato voz, percussão e violão. Ingressos a partir das 20 horas.

SEXTA 04 ABR, 22 horas – Apresentação das banda ZiriGdansk que fará o show “Os Dias não são de Paz”. Na abertura da noite show com a Orquestra Sem Fim. Ingressos R$20. – a partir das 20 horas.

SÁBADO 05 ABR, 22 horas – Degringolados – Apresentação da banda com hits dos anos 70. Participação do DJ Maurição. Ingressos R$20. – a partir das 20 horas.

Jokers – R. São Francisco, 164 – Centro Histórico
Reservas e informações: (41) 3324-2351. www.jokers.com.br
Atenção: de quinta a sábado o estacionamento Gralha Azul - ao lado do Jokers estará atendendo durante o funcionamento da casa.

25ª Festa Nacional da Divina Misericórdia terá programação especial para abril

Com atividades voltadas para inspirar a fé, o santuário da capital paranaense deve atrair milhares de peregrinos e devotos para as celebrações.

Um dos maiores santuários de devoção para os cristãos brasileiros, o Santuário Divina Misericórdia, preparou uma programação especial para o mês de abril. A benção de ramos, no sábado, dia 12 de abril, abre o calendário de eventos voltados para o fortalecimento da fé, que finalizará com a grandiosa “Festa da Misericórdia”, de 25 a 27 de abril.

Localizado na Estrada do Ganchinho, 570, no Umbará, em Curitiba, o Santuário contará com diversas atividades, desde missas e novenas, teatro da Paixão, benção de alimentos, momentos oracionais voltados à espiritualidade, caminhada vocacional, almoço festivo e shows católicos com Diego Fernandes, Flávio Vitor Jr., Alvaro e Daniel e Gabrielly Juliana da Cruz.

A Festa Nacional da Divina Misericórdia, que neste ano chega a sua 25ª edição, deve receber peregrinos de diversas regiões do país, que buscam fortalecer a sua espiritualidade. O evento é promovido pelo Santuário Divina Misericórdia em parceria com a Congregação dos Padres Marianos.

Desde que decretado pelo Papa João Paulo II, em 2000, para toda a igreja, que o segundo domingo de Páscoa deve ser chamado de Domingo da Divina Misericórdia, o Santuário passou a promover a festa, com o objetivo de ajudar os fiéis a experimentarem o amor de Deus e da Misericórdia.

Atividades

No dia 12 de abril, será aberta a programação de preparação para a Páscoa, a Semana Santa. No dia 13 de abril, domingo de Ramos, haverá Santa Missa e bênção dos ramos, onde é esperado 5 mil pessoas, devido ao ano Jubilar, com os peregrinos da esperança. No dia 17 de abril acontecerá a missa de Lava-Pés, que celebra a última ceia e a transladação do santíssimo sacramento, seguido de adoração.

A Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril, contará com uma série de atividades, como adoração, via sacra com saída da Capela São Carlos Barromeu em direção ao Santuário e benção das cruzes, celebração da paixão e morte de Jesus Cristo, finalizando com a realização da primeira novena à Divina Misericórdia e a encenação do Teatro da Paixão.

A benção de alimentos deve reunir muitas famílias para receber as bençãos, no sábado, dia 19 de abril. Também haverá novena à Divina Misericórdia e Celebração da Vigília Pascal. No domingo de Páscoa, dia 20, o Santuário contará com missas e novenas para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo.

Na semana festiva, missas, novenas e orações fazem parte da agenda, mas o início da 25ª Festa Nacional da Divina Misericórdia será marcada pela abertura da praça de alimentação, na sexta-feira, dia 25 de abril, às 16h, com a tarde da Misericórdia, Missa e Novena à Divina Misericórdia, show com Diego Fernandes e adoração com Pe Anderson Rosa.

No sábado, a praça de alimentação abrirá às 14 horas. Na programação, terá a Hora da Misericórdia, com o padre Clayton Muñoz, shows com Gabrielly Juliana da Cruz e Flávio Vitor Jr.

A caminhada vocacional, que deve atrair mais de 10 mil participantes, com saída da Paróquia São Jorge, no bairro Portão, às 06h, em direção ao Santuário Divina Misericórdia, abre a programação do domingo, dia 27. Neste dia, terão missas às 06h, 08h e 10h. Dom Amilton irá celebrar a missa das 10h, dedicada à Consagração das Famílias, com benção dos quadros de Jesus Misericordioso.

Às 11h30, será dado início ao almoço festivo, seguido de tarde oracional com padre Cleberson Evangelista e padre Luís Erlin, Tarde da Misericórdia com a dupla do sertanejo católico, Álvaro e Daniel, sendo finalizada a festividade com a missa, às 19h.

Para mais informações:

Santuário Divina Misericórdia (Estrada do Ganchinho , 570 Umbará - Curitiba, PR)

Instagram: @santuariomisericordia

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA E FESTA DA MISERICÓRDIA 2025

SEMANA SANTA

12 de abril - sábado

19h: Missa com bênção dos ramos.

13 de abril - Domingo de Ramos

7h, 10h, 15h e 19h: Santa Missa com bênção dos ramos;

8h30: Missa com bênção dos ramos, na Capela São Carlos Borromeu.

17 de abril – Quinta-feira Santa

20h: Missa de Lava–pés, Última Ceia e Transladação do Santíssimo Sacramento;

21h30 às 0h: Adoração.

18 A 27 DE ABRIL

18 de abril – Sexta-Feira Santa

7h -12h: Adoração;

14h: Via Sacra com saída da Capela São Carlos Borromeu em direção ao Santuário – com Bênção das Cruzes;

15h: Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo;

19h: Primeiro dia da Novena à Divina Misericórdia;

19h30: Encenação do Teatro da Paixão (ENTRADA 1KG DE ALIMENTO).

19 de abril – Sábado Santo

15h: Bênção dos alimentos;

19h: Segundo dia da novena à Divina Misericórdia;

20h: Celebração da Vigília Pascal (trazer velas e recipientes para colocar água benta).

20 de abril – Domingo de Páscoa

7h, 10h e 15h: Missa;

8h30: Missa na Capela São Carlos Borromeu;

19h: Missa e terceiro dia da Novena à Divina Misericórdia com noite de lanches.

21 de abril – Segunda-Feira

15h: Hora da Misericórdia;

19h: Missa e quarto dia da Novena à Divina Misericórdia.

22 de abril – Terça-Feira

15h: Hora da Misericórdia;

19h: Missa e quinto dia da Novena à Divina Misericórdia com noite de lanches;

20h: Grupo de Oração

23 de abril – Quarta-Feira

15h: Missa na Hora da Misericórdia;

19h: Missa e sexto dia da Novena à Divina Misericórdia.

24 de abril – Quinta-Feira

15h: Hora da Misericórdia;

19h: Missa e sétimo dia da Novena à Divina.

25 de abril – Sexta-Feira

07h: Missa (Santuário);

15h: Missa na Hora da Misericórdia;

16h: Tarde da Misericórdia – Adoração;

16h: Abertura da praça de alimentação;

18h30: Gotas de Misericórdia;

19h: Missa e oitavo dia da Novena à Divina Misericórdia;

21h: Show com Diego Fernandes + Adoração com Pe Anderson Rosa

26 de abril – Sábado

14h: Abertura praça de alimentação;

15h: Hora da Misericórdia com Pe. Clayton Muñoz;

15h30: Show com Gabrielly Juliana da Cruz;

16h45: Tarde da Misericórdia – com Pe. Clayton Muñoz;

19h: Missa e último dia Novena à Divina Misericórdia;

21h: Show com Flávio Vitor Jr.

27 de abril – Domingo

06h: Caminhada Vocacional – Saída Paróquia São Jorge;

06h: Missa (Santuário);

08h: Missa (Santuário);

09h15: Acolhida dos Devotos;

10h: Missa com Dom Amilton - Consagração das Famílias, entronização e Bênção dos quadros de Jesus Misericordioso;

11h30: Almoço festivo;

13h: Tarde Oracional com Pe. Cleberson Evangelista e Pe. Luis Erlin.

15h: Missa com Bênção dos quadros de Jesus Misericordioso;

16h45: Tarde da Misericórdia – com Alvaro e Daniel;

19h: Missa de encerramento da Festa da Misericórdia.

Almoço festivo 27/04

1º lote - até dia 24 de abril – R$ 45,00

2º lote – até o dia R$ 50,00

De 06 a 11 anos – R$ 25,00

Área Vip por dia (Diego Fernandes 25/04 e Flavio Vitor Junior 26/04)

2º Lote - Até 15/04

INTEIRA - R$ 100,00 + taxa

MEIA - R$ 50,00 + taxa

SOLIDÁRIA (1kg de alimento ) - R$ 50,00 + taxa

3º Lote - Até o dia

INTEIRA - R$ 120,00 + taxa

MEIA - R$ 60,00 + taxa

SOLIDÁRIA (1kg de alimento ) - R$ 60,00 + taxa

Informações:

Festadamisericordia.com

Ingressos:

https://www.diskingressos.com.br/evento/8771/2025-04-27/pr/curitiba/festa-nacional-divina-misericordia-2025-almoco-festivo

Gastronomia e música no Centro Histórico

O restaurante Tijolo – localizado no espaço Multieventos da SFco 179 (Rua São Francisco 179 – Centro Histórico) preparou uma semana especial com música e gastronomia. Na hora do almoço, de segunda a sexta, o cliente pode experimentar o “Prato da Semana”. O chef Dirson Júnior escolheu, desta vez, uma releitura saborosa do “Baião de Dois” (R$40), com opção vegetariana. Além disso, diariamente no almoço ou no jantar, o restaurante oferece opções gastronômicas que vão agradar todos os paladares. E, para tornar a experiência mais completa, o local promove noites especiais com música e bebidas.
Na terça-feira, dia 1, a partir das 19h30 acontece a “SOM Francisco Jazz” com trio Jazzbop que apresentam uma jam session no jardim do Tijolo, com apoio cultural da vinícola Gheller (RS), com dois rótulos de suas novas safras, das uvas Chardonnay e Pinot noir, oferecidos à preços promocionais na noite do evento. O Jazzbop é um grupo de jazz que tem no repertório clássicos dos grandes nomes do gênero como Charlie Parker, Miles Davis, John Coltrane, Wayne Shorter, Joe Henderson, Clifford Brown entre outros.
Na quarta-feira, dia 2, acontece a promoção “Taça Vazia não Para de pé” – um open Wine que pode ser aproveitado para todo cliente que for jantar no restaurante Tijolo. E na sexta-feira, dia 4, acontece o “SOM Francisco” com um DJ apresentando no jardim uma discotecagem 100% vinil. A cervejaria “ØL Beer” - local e artesanal - é a apoiadora do projeto e nesta noite dois rótulos de cervejas: IPA Thor e APA Loki (R$25).

Serviço:
Terça-feira – dia 1, às 19h30 - SOM Francisco Jazz – com o grupo Jazzbop. No repertório standards do jazz.

Quarta-feira – dia 2, a partir das 18 horas. Quem for jantar pode participar da promoção “Taça Vazia não Para de pé” – Open Wine R$49,90.

Quinta-feira ´dia 3 , Rolha livre para quem for jantar no Tijolo e fazer reserva

Sexta-feira – dia 4, às 19h30 - SOM Francisco. DJ Otimista Sonoro apresenta no jardim com discotecagem 100% vinil.

Restaurante Tijolo - Espaço SFco 179 – Rua São Francisco, 179 – Centro Histórico
Reservas e informações: sfco179.com.br ou pelo Whats Tijolo 41 98871 0497
Em caso de chuva os eventos acontecem no espaço interno.

Páscoa e Tiradentes em Corumbau: dias de descanso com natureza e exclusividade no Vila Naiá

Durante os feriados de abril hóspedes serão contemplados com um passeio gratuito para observação de corais da região, foto de Ricardo D'Angelo

Páscoa e Tiradentes em Corumbau: dias de descanso com natureza e exclusividade no Vila Naiá
Durante os feriados de abril hóspedes serão contemplados com um passeio gratuito para observação de corais da região

Em meio a uma das paisagens mais preservadas do litoral brasileiro, o Vila Naiá — hotel boutique de luxo sustentável localizado em Corumbau, sul da Bahia — convida para uma experiência única durante os feriados de Páscoa e Tiradentes. Mais do que um destino, o local é um verdadeiro refúgio para quem busca tranquilidade, privacidade e uma imersão na natureza.

Com apenas oito acomodações — sendo quatro suítes e quatro casas de praia —, o hotel oferece uma estadia intimista, pensada para promover reconexão e bem-estar em todos os sentidos. A arquitetura, cuidadosamente integrada ao meio ambiente, revela o compromisso do Vila Naiá com práticas sustentáveis e com a valorização da cultura local, presente nos materiais, objetos e acabamentos artesanais.

Clique Para Download

Um paraiso para relax e contemplação da natureza, foto de Ricardo D'Angelo
Durante a estadia, os hóspedes são convidados a viver o ritmo desacelerado de Corumbau — palavra de origem Pataxó que significa “longe de tudo” — e a desfrutar das paisagens naturais que fazem da região um dos segredos mais bem guardados da Bahia. Entre as experiências oferecidas estão caminhadas por praias de areias brancas e finas que se estendem por quilômetros, passeios de caiaque, mergulho com snorkel em recifes de corais, e visitas à icônica Ponta do Corumbau — uma faixa de areia que avança mar adentro, revelando um cenário deslumbrante, especialmente durante a maré baixa.

Clique Para Download

Gastronomia caprichada prioriza ingredientes e produtos locais, foto de Ricardo D'Angelo
Durante os feriados de Páscoa e Tiradentes, o Vila Naiá oferece, como cortesia, um passeio para observação dos corais — uma oportunidade imperdível de explorar a rica vida marinha da região e contemplar as águas cristalinas de Corumbau em sua plenitude.

A região é também habitat de tartarugas marinhas e baleias-jubarte, que podem ser avistadas em determinadas épocas do ano, além de abrigar manguezais e falésias coloridas como as da Barra do Cahy — marco histórico e paisagístico do litoral sul da Bahia. Tudo isso em um território ainda pouco explorado pelo turismo tradicional, acessível por um trajeto cênico entre vilarejos de pescadores ou por barco.

A gastronomia é outro destaque da experiência no Vila Naiá. As refeições — inclusas nas diárias — são preparadas com ingredientes frescos, muitos colhidos da horta orgânica do próprio hotel, e seguem a tradição da culinária baiana com toques autorais. Do café da manhã ao jantar, os sabores celebram a sazonalidade, a origem e a simplicidade da boa mesa.

Clique Para Download

Rusticidade “chic” no Vila Naiá, foto de Tuca Reinés
As tarifas para os feriados de Páscoa e Tiradentes custam a partir de R$ 3.400 por casal, por dia, com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

Para quem busca um feriado realmente especial — longe do agito e em total conexão com a natureza —, o Vila Naiá representa o equilíbrio ideal entre conforto, autenticidade e contemplação.

Mais informações e reservas:
+55 11 98237 0751
reservas@vilanaia.com.br
www.vilanaia.com.br