Gran Finale: Últimos dias do rodízio de caranguejo no Ópera de Bambu

A temporada de caranguejo no Paraná está chegando ao fim, e com isso, também se encerram as tradicionais experiências gastronômicas que movimentam o período. Em Curitiba, o Ópera de Bambu, conhecido por seu renomado e tradicional rodízio de caranguejo, entra nos últimos dias da temporada, que vai somente até 14 de março, conforme a legislação vigente sobre a captura do crustáceo.

Para garantir qualidade e frescor, o restaurante adota um rigoroso controle no abastecimento dos caranguejos, que são trazidos pessoalmente do litoral paranaense. O processo acompanha de perto a pesca artesanal, respeitando os tempos de reprodução da espécie e garantindo que o produto chegue vivo à capital para o preparo. O sócio-proprietário do Ópera de Bambu, Otávio Tosin, é quem busca os caranguejos e destaca a importância desse acompanhamento. “Nossa missão é oferecer uma experiência autêntica e respeitosa com a natureza. Buscamos os caranguejos frescos diretamente com pescadores parceiros para manter a qualidade que nossos clientes esperam”, explica.

Além do rodízio, que inclui um buffet completo de acompanhamentos como caldo de siri, pirão de peixe e risoto de limão siciliano, o restaurante também oferece um menu a la carte, proporcionando opções para todos os gostos. Como a procura aumenta nos últimos dias de temporada, o restaurante reforça a necessidade de reservas antecipadas, já que a experiência só é oferecida mediante agendamento.

Serviço:

📍 Ópera de Bambu – Rua Nestor Victor, 434 – Água Verde – Curitiba/PR
📆 Rodízio disponível somente até 14/03
⏳ Reservas antecipadas obrigatórias
📲 WhatsApp: (41) 3018-8468
🌐 Site: www.operadebambu.com.br

A temporada se despede agora, mas volta somente no final do ano, em 01/12.

Para os amantes do caranguejo, essa é a última oportunidade de aproveitar!

Coletivo “Negro Não Nego”, que dá a voz aos artistas pretos da cidade, realiza espetáculo gratuito em Curitiba

Peça tem objetivo de gerar reflexões sobre questões raciais e políticas sociais por meio do teatro e da dança

O coletivo “Negro Não Nego”, que há sete anos utiliza a linguagem cênica como ferramenta de ensino e debate sobre temas como racismo estrutural, colorismo e necropolítica apresenta o espetáculo "Negro Não Nego". A peça faz referência às construções a partir das próprias vivências.

Após se apresentar em outras cidades, como Mogi Mirim (SP) durante o Quintal Cultural - Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA), em São Paulo no Julho das Pretas da Nave Coletiva e em Foz do Iguaçu (PR), na Jornada dos direitos humanos (CRP) o coletivo retorna aos palcos curitibamos para curta temporada, com apresentações nos dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de março, no Teatro José Maria Santos.

O grupo busca empoderar, conscientizar e resistir através da arte, utilizando o espaço cênico para denunciar o racismo e propor experiências sensoriais ao público. Dessa forma, o espetáculo “Negro Não Nego” é como uma sinfonia rítmica em movimento. A peça utiliza ferramentas do canto, da dança e do Gumboot (dança sul-africana) para criar uma experiência única ao público.

Segundo Glayson Cintra, diretor e fundador do Coletivo, o objetivo do “Negro Não Nego” é fomentar a arte e a cultura preta em Curitiba. “Buscamos redimensionar o lugar da arte como fonte de encontros e bens sociais em diálogo com a cidade”, explica.

"Nosso objetivo é fomentar a arte preta e incentivar a criação de dramaturgias e narrativas de corpos pretos e LGBTQIAPN+. Queremos estabelecer o teatro como ponto de convergência do pensamento e do encontro de públicos diversificados", afirma Loara Gonçalves, atriz, diretora e co-fundadora do coletivo.

Em sua trajetória, ao longo dos anos, “Negro Não Nego” também recebeu prêmios e menções honrosas, em sessões solenes na Câmara Municipal de Curitiba, da vereadora Giorgia Prates e da agora deputada federal, Carol Dartora.

Como forma de inclusão, das seis apresentações, duas são com tradução em Libras e duas com bate-papo com o elenco ao final da peça. Além disso, haverá uma oficina gratuita de dramaturgia e composições negras, ministrada pelo diretor Glayson Cintra, no dia 14 de março, das 13:30 às 18:30.

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba. Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Serviço

Espetáculo: "Negro Não Nego”

Datas: 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de março de 2025.

Horário: Sex e Sáb às 20h / Dom às 19h - Com Libras (símbolo de libras ao lado).

Local: Teatro José Maria Santos (Rua: Treze de Maio, 655).

Entrada Gratuita: ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo.

Faixa etária: a partir de 12 anos.

Ficha Técnica

Direção: Glayson Cintra e Loara Gonçalves @glaysoncintra e @loaraa

Produção: Dânatha Siqueira @sdanatha

Elenco: Everson Silva, Loara Gonçalves, Lucas dos Santos, Majo Farias, Silvester Neto, Vane Marques.

(@eversilvaoficial, @lucasbeggar, @majorfarias, @silvester_neto, @vanemrqs)

Figurino: Vane Marques

Preparador corporal: Silvester Neto

Iluminação: Everson Silva e Nathan Gabriel

Operação de luz: Nathan Gabriel @nathanbalaguer

Operação de som: Glayson Cintra

Design gráfico: vândala @vandalafoto

Intérprete de Libras: Nathan Sales @librascomnathansales

Colaboração de áudio: Vitinho Amaral @vitinho.amaral

Registro foto e vídeo: Orestes Jorge @orestesjorge (@suricattaproducoes)

Meia de Curita Santander 2025 será realizada neste domingo (9) com participação de 7,3 mil atletas

Com número recorde de inscritos, edição deste ano do evento esportivo é a maior meia maratona já realizada em Curitiba - Fotos: Divulgação/Global Vita/Foco Radical
Curitiba, 6 de março de 2025 - A maior meia maratona já realizada em Curitiba será neste domingo (9). A Meia de Curita Santander 2025 vai reunir 7,3 mil atletas. O número de participantes é um recorde do evento e está entre as maiores corridas de rua já realizadas no Paraná. A reunião de todos os corredores será na Praça Nossa Senhora da Salete, local de largada e chegada das provas de 21 km, 10 km e 5 km.

Neste domingo (9), a ação começa às 6h, com a largada dos 21 km. A meia maratona, prova principal da Meia de Curita Santander 2025, reúne a maior parte dos inscritos. Praticamente metade do total vai encarar o percurso de 21 km pelos bairros Centro Cívico, Juvevê, Alto da XV e Jardim Botânico. Já as provas de 5 km e 10 km iniciam às 6h15, simultaneamente, também a partir da arena montada na Praça Nossa Senhora da Salete.

“A Meia de Curita Santander 2025 já é um marco histórico no calendário esportivo, não apenas pelo número de inscritos, mas pela experiência que vamos proporcionar aos 7,3 mil aos atletas e ao público. Com grandes marcas parceiras, o evento se consolida como referência antes mesmo dos primeiros metros de cada uma das distâncias. Construímos uma jornada única em que a corrida é o eixo-central para outros aspectos que vão impactar positivamente todos os envolvidos no evento e também a cidade”, afirma Arthur Trauczynski, Co-CEO da Global Vita Sports, realizadora e organizadora da Meia de Curitiba Santander 2025 junto da Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte.

Até mesmo porque, ainda antes do sinal de largada e de conhecidos os grandes campeões, a Meia de Curitiba Santander 2025 entra para a história. A quantidade de atletas nos 21 km supera a quantidade de participantes das corridas da mesma distância nas três últimas edições da Maratona de Curitiba, também com assinatura da Global Vita Sports e da Associação Pro Correr. A tradicional meia maratona curitibana cresce a cada edição e, por isso, neste 2025 reúne grandes marcas parceiras. Além do Santander, o evento tem como patrocinadores a Zurich Seguros, Olympikus, Grupo Barigui, Philco e o Cetac, assim como o apoio da Unimed Curitiba, Pinati Snacks, Dacolônia, KWM, TJPR e da Prefeitura de Curitiba.

Expo da Meia Maratona
Uma das grandes novidades da Meia de Curitiba Santander 2025 em relação às edições anteriores é a Expo da Meia Maratona, que vai além da entrega de kits aos atletas inscritos, realizada nos dois dias que antecedem as corridas. Um dos principais ícones do turismo de Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer também vai oferecer uma série de atividades aos atletas e seus amigos e familiares. Os 16 mil visitantes esperados no MON encontrarão lojas do segmento esportivo, ativações dos patrocinadores, loja oficial da prova e opções culturais e gastronômicas.

A Expo Meia Maratona começa nesta sexta-feira (7), das 9h às 20h. Já no sábado (8), o horário é das 9h às 17h.

Sustentabilidade

A Meia de Curitiba Santander reafirma seu compromisso com a sustentabilidade por meio de diversas ações ambientais, buscando sempre reduzir seu impacto no meio ambiente. Em parceria com a KWM, a prova adota a abordagem "Aterro Zero", um modelo de gestão de resíduos que visa eliminar a destinação de materiais para aterros sanitários, promovendo a economia circular e a reutilização dos recursos. Além disso, após o grande sucesso na Expo da Maratona de Curitiba do ano passado, o Grupo Potencial vai novamente ter um ponto exclusivo para o descarte de óleo de cozinha usado. Toda a doação feita no espaço temático do parceiro, montado no MON, será transformada em biodiesel.

Meia de Curita Santander 2025
A Meia de Curitiba Santander 2025 tem o naming rights do Santander, patrocínio da Zurich Seguros, Olympikus, Grupo Barigui, Philco e o Cetac, assim como o apoio da Unimed Curitiba, Pinati Snacks, Dacolônia, KWM, TJPR e da Prefeitura de Curitiba. A realização é da Associação Pro Correr e da Global Vita Sports.

Informações para imprensa
SixComm Comunicação - Danilo Caboclo
danilo@gruposix.com.br - 48 9.9177-8099

TRAMA, novo restaurante do chef Lênin Palhano, chega a Curitiba com experiência gastronômica imersiva inédita

O chef busca desafiar paladares e criar novas perspectivas na gastronomia nacional

Crédito: Thamy Poli

Uma nova proposta gastronômica surge em Curitiba para provocar os sentidos e transformar a forma de experienciar a culinária na capital paranaense. Idealizado pelo chef Lênin Palhano, o TRAMA é um refúgio intimista onde a gastronomia criativa encontra a sensibilidade de quem valoriza cada detalhe da experiência culinária. Nas vésperas de abrir suas portas, o restaurante alia o melhor da cozinha autoral com um ambiente que mistura sofisticação e aconchego, cuidadosamente planejado para proporcionar uma imersão sensorial única.

Com uma proposta que vai muito além de um simples jantar, o TRAMA é um convite para explorar novas combinações de sabores, texturas e aromas. Do mobiliário e obras de arte à iluminação pensada para criar uma atmosfera única, o restaurante chega com a proposta de ser uma casa para aqueles que buscam experiências gastronômicas transformadoras.
“O TRAMA é um espaço que reflete maturidade, experiência, reflexão e tempo de cozinha. Trabalhamos com a gastronomia criativa e de produto, trazendo insumos de extrema qualidade. Tenho certeza que o público que busca algo novo e diferente vai apreciar nossa proposta”, explica o chef Lênin Palhano.

O cardápio do restaurante é uma celebração da criatividade e confirma o seu dinamismo com atualizações constantes. Cada prato é cuidadosamente elaborado com ingredientes frescos e de fornecedores regionais e nacionais especialmente selecionados, sempre respeitando a sazonalidade e a proposta de uma culinária autoral e inovadora. Pratos como "Vieiras, Maçã e Capim-Limão" e "Agnolini, Rabada, Caldo de Mocotó e Cambuci", por exemplo, mostram a ousadia e a elegância do chef, que combina elementos tradicionais e exóticos em novas experiências sensoriais.

Crédito: Thamy Poli

Com a cozinha aberta, os clientes do TRAMA têm a oportunidade de acompanhar de perto o processo de criação, testemunhando a arte de transformar insumos simples em obras-primas. O foco está na pesquisa, na qualidade dos produtos e na busca constante pela evolução do sabor. “No TRAMA, queremos instigar os sentidos e oferecer algo diferente, que vá além do óbvio. Cada prato e cada ingrediente é uma descoberta, uma história que se desenrola na mesa do cliente", revela o chef.

Uma carta de vinhos à altura
A carta de vinhos, também pensada com atenção aos detalhes, se destaca pela sua diversidade, dinamismo e pela busca por rótulos inovadores. Combinando vinhos de diversos fornecedores e rótulos de renome internacional, ela complementa o conceito de um restaurante que desafia o público a explorar novas possibilidades.

São 100 rótulos escolhidos pelo experiente sommelier Emiliano Lauriano, sendo 40 deles também disponíveis em taças, já que a casa conta com a tecnologia do equipamento Coravin, um inovador sistema que permite servir vinhos em taça sem precisar remover a rolha da garrafa, mantendo seu frescor e qualidade.

Crédito: Thamy Poli

Sobre o chef Lênin Palhano
É chef executivo e diretor do Grupo Acuro, responsável pelos restaurantes Feér, TRAMA e Bee.O Café, localizados em Curitiba-PR. Além da área de gastronomia, oferece consultoria para empreendimentos de hotelaria, onde atuou por anos como chef executivo do Nomaa Hotel e prestou consultoria ao BHotel e ao Fuso. Reconhecido e premiado, Lênin Palhano acumula títulos de Melhor Chef, Melhor Restaurante e Chef do Ano em premiações de renome, como Bom Gourmet, Veja e TOPVIEW.

Sobre o TRAMA
Localizado em Curitiba-PR, o TRAMA é um restaurante de gastronomia criativa, idealizado pelo premiado chef Lênin Palhano. A casa oferece uma experiência única e intimista, com uma cozinha autoral e inovadora, que explora combinações inusitadas e provocações sensoriais. Com foco na qualidade dos ingredientes e na hospitalidade, o TRAMA visa criar conexões e histórias compartilhadas entre os clientes, proporcionando uma experiência memorável a cada visita.

Serviço
Endereço: Alameda Prudente de Moraes, 1118
Horário: Terça a sábado, das 19h às 23h.
Reservas a partir de 14/03 para os dias 21 e 22/03: @trama.restaurante

BRINDE ESPECIAL PARA ELAS: POBRE JUAN FAZ HOMENAGEM NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Restaurante inspirado nas tradicionais casas de carne argentinas oferecerá um mimo para suas clientes no dia 8 de março

No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março (sábado), o Pobre Juan preparou uma homenagem para suas clientes. As mulheres que fizerem reserva antecipada para a data no restaurante localizado no Pátio Batel serão recebidas com uma taça de espumante cortesia, para celebrar essa data tão especial e simbólica.

Reconhecido pela excelência em cortes assados na parrilla, o Pobre Juan traz o melhor da cozinha argentina. Com um ambiente acolhedor e atendimento impecável, é destino certo para apreciadores da alta gastronomia. As reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3020-3670.

Um pouco sobre o Pobre Juan
Nascido em 2004, do desejo de um grupo de amigos em saborear boas carnes assadas na grelha argentina, o Pobre Juan é hoje uma das mais conceituadas casas de carnes do Brasil, com uma cozinha que, ao longo dos anos, foi muito além das parrillas. Sempre atento à necessidade de expandir o conhecimento da equipe de forma contínua para entregar uma experiência cada vez melhor aos clientes, foi pioneira no segmento a se aproximar dos chefs de cozinha para auxiliar no desenvolvimento de uma gastronomia contemporânea. Com ambiente acolhedor, excelência em carnes e uma carta de vinhos única, que inclui grandes clássicos de Bordeaux e Chianti, o grupo possui atualmente 16 restaurantes no Brasil, com endereços em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Goiânia, Brasília, Recife, Manaus, Porto Alegre e Belém.

Serviço
Endereço: Pátio Batel (Av. do Batel, 1868 - Batel, Curitiba - PR, 80420-090)
Reservas: (41) 3020-3670

Horários de funcionamento do restaurante:
Almoço
Segunda a quinta: das 12h às 15h
Sexta: das 12h às 16h
Sábado: das 12h às 23h
Domingo: das 12h às 20h

Jantar
Segunda a sexta: das 19h às 23h
Sábado: das 12h às 23h
Domingo: das 12h às 23h