Natura é a patrocinadora oficial da turnê CAJU, da cantora Liniker

Parceria com uma das artistas mais potentes da cena contemporânea marca o início às celebrações de 20 anos de Natura Musical, plataforma que fomenta grandes nomes da música brasileira

Crédito da foto: Derek Mangabeira

São Paulo, novembro de 2024 - A Natura, multinacional brasileira de cosméticos, anuncia o patrocínio à turnê CAJU, da Liniker, que tem gerado grande expectativa de público com shows esgotados em várias cidades pelo Brasil. A parceria com uma das cantoras mais influentes do país celebra as duas décadas de Natura Musical, a plataforma de cultura da marca, que fomenta trabalhos de grandes nomes da música brasileira, novos artistas e projetos de legado, visibilizando a diversidade da música contemporânea do Brasil.

“Nossa história com a Liniker começou em 2017, quando viabilizamos o segundo disco de Liniker e os Caramelows com a plataforma Natura Musical. De lá para cá, foram diversos trabalhos em conjunto, o mais recente no Rock in Rio Brasil 2024, em que tivemos a artista no nosso time de embaixadoras” conta Julia Ceschin, Gerente Sênior da Marca Natura e Marketing Estratégico Brasil. A trajetória da cantora é um exemplo do impacto que a plataforma Natura Musical tem na carreira de artistas em ascensão: “a história da Liniker e do investimento da marca em música caminham lado a lado. É um exemplo da importância que o fomento tem na renovação da cena musical brasileira e na construção de legado. O próximo ano será recheado de ações comemorativas e de impacto positivo para o ecossistema da música”, conta a executiva.

Com seu estilo único e letras de destaque que vão desde o pop, samba, jazz, house, pagode e arrocha, Liniker possui uma trajetória de sucesso e uma relação consolidada com a Natura. O primeiro álbum-solo da cantora, Indigo Borboleta Anil, teve show de lançamento no palco da Casa Natura Musical. O trabalho rendeu três indicações ao Grammy Latino e levou o prêmio na categoria de “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”. O novo disco, CAJU, recebeu 11 indicações entre diversas categorias do Prêmio Multishow 2024.

“É muito bom poder trabalhar com marcas com as quais eu me identifico. A Natura esteve presente em outros passos da minha carreira e parcerias como essa são essenciais para o desenvolvimento de artistas independentes como eu. Então é simbólico que a Natura faça parte de um momento tão importante da minha trajetória, que é a turnê de CAJU", afirma Liniker.

Os shows prometem ser um espetáculo inesquecível, com performances que refletem a nova fase de Liniker e o sucesso do álbum CAJU, que, desde o lançamento, ocupa o topo das paradas musicais. Em São Paulo, a cantora se apresenta nos dias 8, 13 e 19 de novembro, no Espaço Unimed, localizado na zona oeste da capital paulista, que já tem todos os ingressos esgotados. Além disso, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador fecham a agenda da turnê, com encerramento previsto para março de 2025.

Líder em cuidados para o corpo, Tododia lança nova linha para peles pretas e pardas

O patrocínio da marca na turnê ‘CAJU’ destaca também a importância de cuidar e valorizar as raízes culturais, além das diversas etnias presentes no Brasil e suas particularidades, algo que tem sido não apenas uma preocupação frequente da Natura, mas que também tem guiado sua atuação no mercado e inovação nas linhas de produtos. Em sintonia com o projeto, a marca acaba de divulgar sua nova linha de cuidados corporais Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, desenvolvida especialmente para peles pretas e pardas.

O lançamento teve como ponto de partida os indicadores e insights do Projeto Dandara, um estudo aprofundado sobre o bem-estar da mulher negra, que utilizou uma abordagem psicossocial para identificar as particularidades de peles pretas e pardas e dos cuidados específicos que elas necessitam. A pesquisa, que ouviu mais de mil mulheres e foi desenvolvida pela marca em conjunto com especialistas, revelou tendências como a propensão à hiperpigmentação e à descamação acelerada, confirmando a importância de produtos que respeitam essas especificidades.

“Nossos produtos são resultado de uma co-construção com mais de duas mil mulheres autodeclaradas pretas e pardas, o que nos permitiu transformar as descobertas das nossas pesquisas em uma linha de cuidados para a pele, desde a esfoliação suave à nutrição profunda, com uniformização de tom e radiância. Queremos garantir que todas possam se sentir representadas, celebrando a diversidade que faz cada uma de nós única”, afirma Denise Coutinho, diretora de Marketing e Comunicação Brasil da Natura.

Os produtos trazem Niacinamida, Pantenol, Óleo de Gergelim e Vitamina E, testados em mais de 120 tons de pele, proporcionando resultados eficazes para as características únicas das peles pretas e pardas. A fragrância, criada por Jerry Padoly, traz uma explosão de notas tropicais que resgatam a ancestralidade e a cultura afro-brasileira. A compra poderá ser realizada a partir da segunda quinzena de novembro no site oficial da marca em www.natura.com.br.

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

OABS convida Grupo Fato para show histórico no Guairinha

Encontro inédito em comemoração aos 30 anos de trajetória do Fato será em novembro, nos dias 9 e 10 (sábado e domingo). Os ingressos já estão à venda.

Grupo Fato – Quinteto curitibano que está comemorando 30 anos de trajetória.
Foto: Pâmela Brighente

Nada melhor do que comemorar no palco os 30 anos do Grupo Fato. O convite para celebrar essa trajetória partiu da Orquestra à Base de Sopro (OABS) que irá receber o grupo no Guairinha, nos dias 9 e 10 de novembro, sábado (20h) e domingo (19h). Os ingressos já estão à venda pelo disk ingressos.
Com arranjos de músicos renomados como Sérgio Albach, Gilson Fukushima, Sérgio Freire, André Prodóssimo, Rodrigo Henrique, Lucas Franco e Ale Age, as músicas que marcaram a carreira do Fato ganharam nova roupagem para este show comemorativo e inédito. Parcerias históricas, como as com Alexandre Nero, Marcelo Sandmann, Benito Rodriguez e Antonio Saraiva fazem parte do repertório que reúne no total 12 composições de diferentes fases do grupo.
A direção musical e artística é do maestro e diretor da OABS, Sérgio Albach e do próprio Fato, enquanto a direção cênica é de Nadja Naira (Companhia Brasileira de Teatro).
“Dividir o palco com a OABS é um grande presente. Tanto o Fato quanto a Orquestra surgiram no início dos anos 90, um momento de efervescência cultural em Curitiba. Nesta época nascia o Conservatório de MBP, a partir da Oficina de Música, portanto nossa relação com eles é antiga, sempre admiramos muito o trabalho desses músicos”, declara Ulisses Galetto, integrante e um dos fundadores do Fato.
Para comemorar tanto a trajetória do Fato quanto da OABS, grupos marcantes de Curitiba que conquistaram repercussão nacional com seus trabalhos, a ‘dramaturgia’ das canções teve como critério de escolha temas que abordam a existência.  
“As músicas do repertório trazem temas filosóficos, existencialistas. Vamos trabalhar com projeções gráficas de palavras e textos a partir das letras, destacando a poesia das canções. Outro ponto será a recomposição de elementos de cenografia, a ideia é resgatar a visualidade e as memórias do grupo”, conta Nadja Naira.
A criação de imagens e projeção quem assina é Manolo Fraga VJ, da Iluminous.
Formada há 26 anos, a OABS ocupa um espaço de destaque no cenário da música instrumental brasileira. Composta por 17 músicos, seu foco é a MPB. Carrega em seu currículo programas realizados com convidados ilustres como: Maria Rita, Egberto Gismonti, Arrigo Barnabé, Emílio Santiago, Nelson Ayres, Letieres Leite, Joyce Moreno, Vocal Brasileirão, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, Itiberê Zwarg, Nailor Proveta, Roberto Sion, Mauro Senise e Laércio de Freitas. 
“Estou muito feliz com este encontro da OABS com o Fato, vi o grupo nascer e acompanho essa história. Alguns dos nossos arranjadores como o Gilson Fukushima e o Sérgio Freire fizeram parte do grupo e hoje são da Orquestra. Parte dos arranjos para este show é deles. Vai ser incrível ”, conta Albach.
Fato
O FATO é um quinteto curitibano que desde 1994 desenvolve pesquisas musicais que consolidaram uma sonoridade e estilo originais, reconhecidos por críticos no Brasil e no exterior.
A partir de Curitiba, o grupo trabalha criativamente com a produção de diversos autores da cena independente. Em 30 anos já são mais de 70 artistas interpretados pelo grupo, em sua maioria, paranaenses. São 9 álbuns e 13 shows produzidos até agora.

A musicalidade do FATO explora combinações sonoras entre elementos de culturas tradicionais com instrumentos musicais e intervenções eletrônicas, programações, efeitos, etc. 
A ressignificação criativa dos tamancos de fandango caiçara, presentes na música do grupo desde 1996, é uma marca do grupo.
A tamancalha, instrumento inventado por Zé Loureiro Neto, um ex-integrante, é uma expressão robusta dessa relação que ampliou horizontes da música popular feita em Curitiba.

Redes Sociais: @grupofato (FB e Instagram) / Site: www.fato.org
PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA - FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.

Serviço:
Show OABS convida e celebra 30 anos do Grupo Fato
Quando: 09/11 (sábado às 20h) e 10/11 (domingo, às 19h)
Onde: Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 – Centro)
Quanto: R$ 35 (inteira) e R$17,50 (meia)
Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/grupo/2006/2024-11-10/pr/curitiba/orquestra-a-base-de-sopro-e-grupo-fato-30-anos

Repertório
Odisseia - Ulisses Galetto e Antonio Saraiva (arranjo: Gilson Fukushima)
De - Antonio Saraiva (arranjo: Gilson Fukushima)
Ventania - Andrezza Prodóssimo e Doriane Conceição (arranjo: André Prodóssimo)
A Casa do Ar - Daniel Fagundes e Amarildo Anzolin (arranjo: Sérgio Freire)
Cinema Cantado - Grace Torres e Ulisses Galetto (arranjo: Rodrigo Henrique)
A Fio - Ulisses Galetto, Grace Torres e Marcelo Sandmann (arranjo: Sérgio Freire)
O Homem - Ulisses Galetto (arranjo: Sérgio Freire)
Cinco Sentidos - Ulisses Galetto e Luiz Antonio Fidalgo (arranjo: Gilson Fukushima)
Sertão - Grace Torres, Ulisses Galetto e Alexandre Nero (arranjo: Sergio Albach)
Vernissage - Ulisses Galetto e João Cavalcanti (arranjo: Lucas Franco)
Claro – Grace Torres e Benito Rodriguez (arranjo: Rodrigo Henrique)
Guartelá - Ulisses Galetto e Benito Rodriguez (arranjo: Ale Age)

Ficha técnica
Direção musical e artística: Sergio Albach e Grupo FATO
Direção Cênica: Nadja Naira
Vídeos: Manolo Fraga VJ - Iluminous
Iluminação: Vitor Sabbag
Figurinos: FATO e Sergio Albach: H-AL (Alexandre Linhares e Thifany F. 
Assistência de cenografia: Pablito Kucarz
Produção executiva: Bete Carlos

Músicos OABS:
Sebastião Interlandi Junior - Flauta Transversal e piccollo
Claiton Rodrigues - Flauta Transversal e piccollo
Jacson Vieira - clarineta
Otávio Augusto - clarineta
Sérgio Albach - clarone
Sérgio Freire - sax soprano, sax alto
Victor Gabriel - sax tenor e clarinete alto
Aloysio de Pádua Jr - sax alto e sax barítono
Ozeias Costa - trompete
Douglas Chiullo - trompete
Rodrigo Vicaria Brasão - trombone
Lauro Ribeiro - trombone baixo
Davi Sartori - piano
Mario Conde - guitarra
Thiago Duarte - contrabaixo acústico
Denis Mariano - bateria e percussão
Luis Rolim - bateria e percussão

Músicos Grupo Fato:
Andrezza Prodóssimo – voz, teclados, acordeom, percussão, percussão corporal
Daniel Fagundes – voz, guitarra, violão, cavaquinho, percussão
Grace Torres – teclados, voz, percussão
Priscila Graciano – bateria, percussão, voz
Ulisses Galetto – baixo, violão, voz
* todos os integrantes tocam tamancos e tamancalha