Quinteto de cordas e soprano levam música clássica de compositores paranaenses a museus de Curitiba

As apresentações do projeto ‘Composições Paranaenses: A Música Pede Passagem’ serão gratuitas e irão circular por museus da cidade no mês de outubro. Conversa didática, oficina de musicalização, intérprete de libras e visita guiada aos espaços também serão oferecidas ao público. O primeiro concerto será no MON, dia 16 (quarta).

WhatsApp Image 2024-09-26 at 12.54.37.jpeg
Projeto ‘Composições Paranaenses: A Música Pede Passagem’ irá levar música clássica
de compositores paranaenses a museus de Curitiba durante o mês de outubro.
A estreia será dia 16, com apresentações no MON. (Foto Edição 2021: Josnel Garcia de Carvalho)

O projeto ‘Composições Paranaenses: A Música Pede Passagem’ - Edição Museus 2024 tem como objetivo levar a música clássica, de autoria exclusiva de compositores paranaenses, a espaços públicos não convencionais. A primeira edição de 2021 circulou pelas Ruas da Cidadania. Desta vez, as apresentações serão realizadas em seis Museus da cidade. Após cada concerto o público poderá apreciar uma conversa didática sobre o trabalho e terá também a oportunidade de fazer uma visita guiada no espaço. A estreia será dia 16 de outubro (quarta-feira), com apresentações em dois horários, às 14h e às 15h30, no Museu Oscar Niemeyer (MON), no Auditório Poty Lazzarotto.

O grupo de músicos é formado por um quinteto de cordas: Vitor Andrade – (violinista); Ricardo Molter (violinista); Jader Cruz (violista); Samuel Pessatti (violoncelista); Rafael Rodrigues – (contrabaixista) e a soprano Luciana Melamed.

A entrada é gratuita. Além do público espontâneo, as apresentações contarão com agendamento de alunos da rede pública de ensino e de instituições que atendem pessoas surdas. Todos os concertos irão contar com intérprete de libras.

O programa é dedicado exclusivamente aos compositores paranaenses: Alceo Bocchino (Canção de Inverno); Bento Mossurunga (Ondas do Iapó); Henrique de Curitiba (Seis Poemas de Helena Kolody, Vocalize e Suíte Brasileira) e Rogério Krieger (Frevo com Batuque, Capoeira e Fandango).

Como contrapartida social, o projeto oferece também oficinas de musicalização corporal.

O projeto é uma realização da Catálise Produções Culturais, com coordenação de Cristiano Nagel, direção artística de Vitor Andrade e produção de Lilyan de Souza e Josnel Garcia de Carvalho.

Este projeto é realizado por meio da Lei Municipal Complementar 57/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: Grupo Positivo

A programação conta com 12 apresentações:

16/10 (quarta) – 14h e 15h30 / Museu Oscar Niemeyer (MON) - Auditório Poty Lazzarotto (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico).

17/10 (quinta) – 14h e 15h30 / Museu da Vida (Rua Jacarezinho, 1691 – Mercês).

23/10 (quarta) – 14h e 15h30 / Museu de Arte Contemporânea de Curitiba – MAC (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico).

24/10 (quinta) – 14h e 15h30 / Museu da Imagem e do Som – MIS (Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro).

30/10 (quarta) – 14h e 15h30 / Museu de Arte Indígena – MAI (Av. Água Verde, 1413 - Água Verde).

31/10 (quinta) – 14h e 15h30 / Museu Alfredo Andersen (R. Mateus Leme, 336 – São Francisco).

Ficha Técnica

Soprano - Luciana Melamed

Violino I /Ensaiador -Ricardo Molter

Violino II - Vitor Andrade

Viola - Jader Cruz

Violoncelo - Samuel Pessatti

Contrabaixo - Rafael Rodrigues

Intérprete de Libras - Ravena Abreu

Arranjador- Adailton Pupia

Direção Artística - Vitor Andrade

Coordenação – Cristiano Nagel

Produção – Lilyan Cristina de Souza e Josnel Garcia de Carvalho

Assistência de Produção – Gabriel Santinelli e Zayin F.

Sonorização – Eduardo Schoten e Josnel Garcia de Carvalho

Designer Gráfico – Mariana Citon

Assessoria de Imprensa – Glaucia Domingos

Serviço:

O que: Concerto ‘Composições Paranaenses: A Música Pede Passagem’

Quando: de 16 a 31 de outubro (quartas e quintas)

Onde: MON, Museu da Vida, MAC, MIS, MAI e Alfredo Andersen

Que horas: sempre às 14h e 15h30

Quanto: Gratuito

Informações: 41 99899 0503

Redes Sociais: https://www.instagram.com/composicoes_paranaenses/

Sobre os compositores

Alceo Bocchino (1918 – 2013), maestro curitibano, parceiro de Villa Lobos, professor de Tom Jobim. O compositor aos 5 anos já tocava piano em festivais de arte.
Diplomou-se em piano pelo Conservatório de Salzburgo, Áustria. Após sua passagem como professor de piano, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e de fisiologia da voz, no Conservatório de Santos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde atuou como diretor musical das rádios Mayrink Veiga e Mundial. Foi um dos dois principais colegas e colaboradores musicais de Villa-Lobos, trabalhando como revisor e executor ao piano, geralmente à primeira vista. Por esta capacidade notável de ler e reduzir as partituras instantaneamente, Villa-Lobos lhe chamava carinhosamente de "Cachorrão", segundo relato do próprio Bocchino.
Em 1985, tornou-se o fundador e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, cargo que ocupou por diversos anos e atualmente era seu maestro Emérito. De sua obra Modinha e Fuga e Canção de Inverno.

Zbigniew Henrique Morozowicz (1934 – 2008), mais conhecido como Henrique de Curitiba. Um dos maiores compositores de sua geração e do estado, Henrique começou seus estudos musicais com sua mãe que era pianista, Wanda Lachowski. Em 1953, graduou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Teve uma longa carreira internacional, estudou piano com Henry Jolles e composição com H. J. Koellreuter, na Escola Livre de Música de São Paulo. Aperfeiçoou-se na Polônia na Escola Superior de Música de Varsóvia e fez mestrado em Composição Musical no Ithaca College de New York. Compôs mais de 150 obras, entre elas muitas peças para coral e para voz, gêneros nos quais se destacam. Eles elas, Seis Poemas, de Helena Kolody, e Suite Brasileira, que serão executadas durante o projeto Composições Paranaenses, a música pede passagem. Sua família ainda hoje enriquece a vida cultural, com a presença de seu irmão Norton Morozowicz, importante músico e maestro brasileiro e de Milena Morozowicz, bailarina e coreógrafa.

Bento Mossurunga (1879 – 1970), conhecido por ser o compositor do hino do Paraná e de Curitiba, Bento é natural de Castro. Ainda pequeno aprendeu a tocar violinha sertaneja, tendo crescido entre violeiros populares e ouvindo música produzida por escravos libertos que moravam numa colônia próxima à sua casa. Mudou-se para Curitiba em 1895, onde prosseguiu seus estudos na Escola de Belas Artes. Além de estudar, trabalhava numa loja de chapéus e frequentava o Grêmio Musical Carlos Gomes, tendo convivido com os compositores e músicos da época. Viveu no Rio de Janeiro por 25 anos, onde exerceu as atividades de pianista, violinista, regente e compositor. Em Curitiba criou a Orquestra Estudantil de Concertos, que viria a ser mais tarde a Orquestra Sinfônica da UFPR. Foi professor de canto orfeônico no Colégio Estadual do Paraná e um dos fundadores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba em 1956.

Rogério Krieger (1962- 2023), nascido em Curitiba foi um destacado compositor e maestro. Recebeu suas primeiras lições de música com seu avô, Aldo Krieger. Formou-se em música pela Escola de Música e Belas Arte do Paraná. Foi o fundador e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, onde também atuou como maestro emérito. Estudou regência e composição com renomados mestres e suas obras foram executadas internacionalmente. Em 2004 foi o primeiro brasileiro a ser interpretado pela Orquestra Sinfônica de Ankara, Turquia. Em 2011, recebeu o Prêmio Funarte de composição clássica.

Sobre os músicos

Luciana Melamed – soprano, atualmente a cantora é solista da Camerata Antiqua de Curitiba. Estudou canto com a cantora e professora Neyde Thomas. É bacharel e mestre em canto pela Universidade Mozarteum Salzburg, na Áustria, classe de Barbara Bonney. Na Universidade de Indiana (EUA) diplomou-se em Performance com a professora Virgínia Zeani. Foi vencedora do primeiro grande prêmio no V concurso de canto Bidu Sayão, em Belém do Pará, ganhou também prêmios nos concursos Maria Callas em Jacareí e Carlos Gomes em Campinas, além de ter sido finalista em diversos concursos internacionais na Europa e Estados Unidos.
Trabalhou com maestros como Maurice Peress, Christopher Zimmermann, Josef Wallnig, Maurizio Arena, Adam Fischer, Yoram David, Alessandro Sangiorgi, Roberto Duarte, Manfred Schmidt, Osvaldo Colarusso, Alceo Bocchino, Massimiliano Carraro, Stefan Geiger e Luis Otavio Santos, entre outros. No ano de 2013 debutou no Teatro Municipal de São Paulo, como Donna Anna, na produção da ópera Don Giovanni de W.A. Mozart.
Vitor Andrade - violinista, proponente do projeto, é músico integrante da Camerata Antiqua de Curitiba desde 2013 e membro fundador da Orquestra Paranaense de Tango, com ampla experiência na música clássica. Formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR. Já integrou também a Camerata Dona Francisca (Joinville/SC), Orquestra Sinfônica da EMBAP e Orquestra da Cidade de Ponta Grossa.
Ricardo Molter - violinista spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná. Toca desde os dez anos de idade. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa de 2010 a 2013. Atuou por cinco anos como concertino, spalla, solista e camerista da Camerata Antiqua de Curitiba. Bacharel em violino pela EMBAP/UNESPAR (2014) e mestre em música pela UEM (2023), foi aluno de Paulo Lückmann, Marco Damm, Paulo Bosísio e Winston Ramalho.
Jader Cruz - violista, arranjador e compositor formado pela Academia de Música da OSESP sob a orientação de Horácio Schaeffer. Integra a Orquestra Sinfônica do Paraná e a Orquestra Paranaense de Tango, o Quarteto Poty e a orquestra Anima Musicale. Já fez parte de importantes orquestras brasileiras como a Orquestra do Teatro São Pedro (SP) e a Orquestra Filarmônica de Goiás, onde fez a estreia brasileira de grandes obras do século XX e gravou a integral das Sinfonias de Cláudio Santoro pelo selo NAXOS. Como convidado, já trabalhou junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e à Orquestra Sinfônica Brasileira.
Samuel Pessatti – violoncelista, iniciou seus estudos no violoncelo aos 6 anos, é bacharel em Violoncelo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Foi solista com a Orquestra Filarmônica da UFPR e convidado para tocar com a Orquestra de Câmara do Conservatório de Winterthur. Já atuou como primeiro violoncelo na Orquestra de Blumenau, Orquestra Filarmonia Santa Catarina, Orquestra da EMBAP, Orquestra Filarmônica da UFPR, Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. Atualmente integra o Quarteto Poty, desempenhando um intenso trabalho de Música de Câmara. É professor de violoncelo e de música de câmara no Musicarium Academia Filarmônica.
Rafael Rodrigues – contrabaixista, graduado pela Universidade Metropolitana de Santos e aluno da Escola de Música do Estado de São Paulo, atuou como músico das Orquestras Jovem do Estado de São Paulo, Sinfônica Heliópolis, Sinfônica Villa Lobos, Camerata Fukuda, Jovem Municipal de Guarulhos e Banda Sinfônica do Exército, Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, tendo participado de concertos nos principais teatros nacionais, bem como no Avery Fischer Hall - Lincoln Center, em Nova Iorque, e no Broward Center, em Fort Lauderdale. Atuou como músico convidado nas Orquestras Sinfônica de Santo André, Sinfônica Municipal de Santos, Sinfônica Municipal de Campinas. Foi solista junto à Orquestra Antunes Câmara, ao Fukuda Cello Ensemble e à Banda Sinfônica do Exército.

CiaSenhas de Teatro estreia ESPANTO no Teatro José Maria Santos

Montagem que celebra os 25 do grupo propõe uma reflexão sobre a participação das mulheres na resistência à ditadura militar brasileira

A CiaSenhas de Teatro estreia, no dia 02 de novembro, a peça ESPANTO, projeto de montagem que comemora os 25 anos do grupo. A nova obra, dirigida por Sueli Araujo, propõe uma reflexão sobre o espaço político da mulher a partir da experiência na resistência à ditadura militar brasileira entre 1964 e 1985. A temporada permanece até o dia 17 no Teatro José Maria Santos.

Com dramaturgia de Sueli Araujo e a colaboração de Luiz Bertazzo, a peça tem como fonte de pesquisa e disparador para a criação dos textos relatos de mulheres registrados nos documentos da Comissão da Verdade. Na montagem, as atrizes Ciliane Vendrusculo e Greice Barros evocam personagens reais e ficcionais sem abandonar suas identidades pessoais e suas presenças enquanto mulheres de seu tempo.

Ao longo da peça, o público é convidado a mergulhar no ESPANTO também enquanto um afeto, que move a companhia a vasculhar o passado recente para encontrar a mulher-política como protagonista da busca de outros sentidos e formas de viver no presente. A Ciasenhas se ancora no processo colaborativo como ética criativa e na experimentação e invenção como exercícios de liberdade poética.

Na montagem, a companhia investiga o trauma social e político que resulta da ditadura militar brasileira, além do que conta a história oficial. Para isso, se aprofunda no emaranhado subjetivo que encobre a natureza patriarcal presente nas práticas de torturas destinadas aos corpos das mulheres.

Como parte do processo de criação, a companhia promoveu, no dia 25 de setembro, a Palestra “Fundamentos filosóficos da política feminista” com a filósofa e escritora Márcia Tiburi, realizado em formato virtual.

SOBRE A CIASENHAS DE TEATRO

A CiaSenhas de Teatro nasce do desejo de produzir arte em grupo e de pesquisar a linguagem cênica de forma colaborativa. Desde 1999 temos feito espetáculos e ações artísticas que tentam estabelecer diálogo com a sensibilidade do nosso tempo a partir de demandas poéticas e discursivas que emergem no interior do coletivo. Fazer teatro de grupo é uma escolha política adotada pela CiaSenhas. Trata-se de um gesto que entende a criação como uma ação consequente, onde cada artista envolvido possa entregar ao público uma obra cuja forma e conteúdo carregam o DNA das identidades individuais que formam o pensamento coletivo. O trabalho colaborativo se instaura como um intenso processo de compartilhamento de saberes, de experiências, de visão de mundo e de subjetividades. Fazer teatro de grupo significa criar territórios de vida “comum” e de resistência através da arte.

Projeto viabilizado por meio da lei municipal de Incentivo à Cultura, na modalidade Mecenato Subsidiado.

FICHA TÉCNICA
Atuação: Ciliane Vendruscolo e Greice Barros
Direção e Dramaturgia: Sueli Araujo
Assistência de Direção: Anne Celli
Interlocução Dramaturgia: Luiz Bertazzo
Direção de Movimento: Elke Siedler
Cenário: Paulo Vinicius
Figurino: Amabilis de Jesus
Design de Som: Ary Giordani
Design de Luz: Wagner Corrêa
Design de Projeção: Paulo Rosa
Captação e edição de imagem: Lidia Ueta
Direção de Produção: Marcia Moraes
Produção Executiva: Edran Mariano
Designer Gráfica: Adriana Alegria
Assessoria de Imprensa: Paula Melech
Fotos: Elenize Dezgeniski
Realização: CiaSenhas de Teatro

SERVIÇO:

ESPANTO
De 02 a 17 de novembro
4ª a sábado às 20h
Domingo às 19h
Sábado e domingo – sessões extras às 16h
Ingressos: 20,00 e 10,00
4ª e 5ª – entrada gratuita e tradução em libras
Teatro José Maria Santos
Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco

Shopping Curitiba irá inaugurar a decoração de Natal neste sábado, com chegada do Papai Noel

Será o primeiro shopping da cidade a iniciar a programação natalina; a fachada iluminada é um dos destaques da decoração

ShopCuritiba-Natal2021_fotoPriscillaFiedler-471-Editar.jpg

O período mais mágico do ano começou. O Shopping Curitiba tradicionalmente é o primeiro a inaugurar a sua decoração de Natal e este ano não será diferente. A celebração está marcada para este sábado (2/11), com um animado desfile a partir das 14h e a chegada do Papai Noel às 15h.

O cortejo natalino terá artistas circenses, músicos, camarim de pintura, pipoca e bexigas, tudo para tornar o momento ainda mais especial. Após o desfile, o Bom Velhinho receberá todas as famílias para tirar fotos e, claro, conversar com as crianças e anotar o pedido do presente.

“O Natal é um momento muito aguardado por nós. Será uma linda festa e convidamos todos para participar dessa celebração. Pensamos nos mínimos detalhes para que seja um momento inesquecível na vida de todos que estarão conosco”, comenta Bruna Habinoski, gerente de Marketing do Shopping Curitiba.

A decoração de Natal do Shopping Curitiba será clássica e repleta de detalhes que irão encantar o público. O destaque é a fachada que este ano voltou a ser inteira iluminada, formando um verdadeiro cartão-postal para a cidade.

No interior do shopping, os clientes irão se surpreender com a árvore de Natal master, instalada uma estrutura com quase 10 metros de altura. A decoração contará também com uma grande caixa de presentes, e é de dentro dela que o Papai Noel receberá o público.

O túnel iluminado, no corredor que faz ligação com o Largo Curitiba, é outro destaque da decoração. No vão central, cascatas de pisca-pisca e luzes chamam a atenção de quem passa pelos corredores.

É claro que os pets participarão da celebração, afinal, também fazem parte da família. No local, haverá um troninho especial para os amiguinhos de quatro patas tirarem fotos com o Bom Velhinho.

A chegada do Papai Noel tem patrocínio da Mili, uma das maiores marcas do Brasil em soluções para cuidados pessoais. O Natal do Shopping Curitiba contará também com sorteios, campanhas promocionais e ações solidárias.

SERVIÇO

Natal do Shopping Curitiba - chegada do Papai Noel
Sábado (2/11).
Cortejo musical às 14h, e chegada do Papai Noel às 15h.
Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro, Curitiba (PR)
www.shoppingcuritiba.com.br
www.instagram.com/shoppingcuritiba
www.facebook.com/ShoppingCuritiba

CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE A 19ª EDIÇÃO DO CURTA 8 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA SUPER 8 DE CURITIBA

Durante quatro dias o público conta com programação dedicada ao cinema Super 8 no festival mais
longevo da América Latina

Foto divulgação

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 30 de outubro a 3 de novembro, a 19ª edição do CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba. Com entrada franca, o público poderá assistir, sentado ao lado do projetor, a 59 filmes em película vindos de vários estados brasileiros, além de países como Argentina, Índia e Reino Unido. Segundo Fábio Allon, curador do evento, o número de filmes inscritos demonstra que a produção em bitola Super 8 continua firme e forte.

Na categoria Tomada Única, que é o grande diferencial do festival, concorrem os filmes realizados na oficina promovida pelo evento, que foram captados e montados na própria câmera, sem edição, criando uma atmosfera de mistério tanto para os espectadores, quanto para os realizadores.

A sonorização também fica a critério dos próprios realizadores, que podem optar pela execução de um CD com a trilha sonora, ou realizar performances, dublagens e até mesmo executar o som ao vivo a partir de instrumentos tocados durante a exibição do filme.

Além das competitivas, o CURTA 8 deste ano terá várias mostras especiais. Entre elas se destacam as dos cineastas Otoniel Santos Pereira e Katia Mesel, realizadores das décadas de 1970 e 1980. Outras mostras são a do Super Lab – Plantas Mágicas do Cerrado, que apresenta filmes produzidos na Chapada dos Veadeiros e revelados com produtos preparados com insumos botânicos da região; e a Mostra Pedro Merege, o grande homenageado desta edição do festival.

O CURTA 8 exibirá, ainda, o longa-metragem “O Tubérculo”, de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune, feito totalmente em Super 8. O filme conta a história de Gustavo que deixou sua pequena cidade natal aos 15 anos para viver fora do país e mostra seu retorno para casa depois de muitos anos, ressuscitando amores e lembranças. Outro filme apresentado, este em cópia especial com sessão acessível traduzida em Libras, será “Censura Livre”. O média-metragem do pernambucano Ivan Cordeiro retrata o fim dos cinemas de rua de Recife.

Também merece destaque na programação a sessão do Dia do Filme Caseiro. Nela o público pode encaminhar os filmes que possui e que, após revisão, são exibidos. E como já é tradicional, o festival terá ainda a oficina Projeção em cinema Super 8, com o cineasta Lucas Vega.

Filme Super 8
Desenvolvido em meados dos anos 60, o filme Super 8 foi criado em substituição ao filme 8mm, apresentando um novo formato para a mesma bitola, com perfurações menores e, portanto, mais espaço útil para as imagens. A proposta era que fosse usado de forma amadora, para registrar imagens familiares, viagens e eventos sociais. No entanto, com o passar do tempo e em função da facilidade de operação e do baixo custo, ele foi utilizado por estudantes e cineastas iniciantes para o desenvolvimento de experiências cinematográficas.

O CURTA 8
Criado em 2005 por Leandro Schip, o festival conseguiu parcerias fora do país e graças ao apoio da CAIXA Cultural, em 2008, se consolidou como evento mundial. Atualmente é uma das maiores iniciativas de Super 8 realizadas no Brasil, um dos poucos festivais dedicados exclusivamente ao culto desta bitola nas Américas, sendo o mais longevo festival de cinema de Curitiba.
Este ano, o CURTA 8 tem incentivo da Uninter, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, contando ainda com os apoios da CAIXA, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Programação 2024
31/10 – Quinta-feira
16h – Filme: “Censura Livre”, de Ivan Cordeiro.
* Sessão acessível com tradução em Libras
18h – Competitiva Digital
20h – Competitiva Tomada Única

01/11 – Sexta-feira
16h – Masterclass: História do Super 8 brasileiro
18h – Mostra Otoniel Santos Pereira
20h – Competitiva Tomada Única

02/11 – Sábado
14h – Oficina de Projeção com Lucas Vega
16h – Masterclass: O potencial do Super 8 no mercado audiovisual
18h – Mostra Katia Mesel
20h – Competitiva Tomada Única

03/11 – Domingo
14h – Dia do Filme Caseiro
16h – Filme: “O Tubérculo”, de Lucas Camargo e Nicolas Thomé
18h – Mostra Pedro Merege
20h – Cerimônia de Premiação das Competitivas Tomada Única

Serviço:
[Cinema] CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro
Datas: 31 de outubro de 3 novembro de 2024
Horários: quinta e sexta-feira sessões às 16h, 18h e 20h. Sábado e domingo sessões às 14h, 16h, 18h e 20h
Classificação indicativa: 18 anos
Ingressos: entrada franca. Distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada sessão, na bilheteria da CAIXA Cultural Curitiba
Horários da bilheteria: terça-feira a sábado das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Informações: (41) 4501-8722 | Curitiba | CAIXA Cultural |@caixaculturalcuritiba

Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu apresenta programação especial de fim de ano com atrações para toda a família

Bourbon Thermas Eco Resort Festa de Réveillon com show especial e atrações da Turma da Mônica garantem diversão para todas as idades

Personagens da Turma da Mônica garantirão muitos momentos de alegria para toda a família
(crédito: Divulgação Bourbon Hospitalidade)

O Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu está pronto para encerrar 2024 com uma programação planejada especialmente para as celebrações de Natal e Ano Novo, oferecendo aos hóspedes uma combinação perfeita de diversão, entretenimento e momentos inesquecíveis em meio a um cenário deslumbrante. Durante todo o mês de dezembro, o resort traz uma série de atividades especiais aos finais de semana.

A Turma da Mônica será uma das grandes atrações para os pequenos, com batalhas de dança lideradas por Mônica e Cebolinha, oficinas gastronômicas com Magali e Cascão, e sessões de fotos diárias com os personagens do Bairro do Limoeiro. Além disso, as crianças poderão participar de atividades educativas, como a "Tarde na Horta", onde, junto com os personagens, aprenderão sobre o cultivo de hortaliças.

O espírito natalino atinge seu auge nos dias 23 e 24 de dezembro, com uma programação que inclui um espetáculo emocionante no Theatro Bourbon, com acrobacias e personagens encantados. Na véspera de Natal, o Papai Noel fará sua tradicional chegada ao resort para a entrega de presentes, em um momento mágico para toda a família. A noite será coroada com uma ceia, acompanhada por música ao vivo e uma cantata natalina, criando um ambiente festivo e acolhedor.

A partir do dia 27, a programação se volta para as celebrações de Réveillon. O ponto de partida é o Luau na Grand Pool, onde os hóspedes poderão desfrutar de uma noite tropical à beira da piscina, com música ao vivo e drinks refrescantes. No dia 28, o show de mágica com Arcanjo promete encantar tanto adultos quanto crianças, com ilusões surpreendentes e muito humor.

No dia 29, o animado Bandokê convida os hóspedes a subirem ao palco e soltarem a voz, acompanhados por uma banda ao vivo, com muita diversão. Já no dia 30, o espetáculo “Três Fronteiras” leva o público a uma imersão cultural pelos ritmos e tradições do Brasil, Paraguai e Argentina, em uma celebração artística das riquezas da tríplice fronteira.

Anne Glober e Rodrigo Castellani se apresentam no resort na virada do ano

A festa de Réveillon será o grande destaque, com uma ceia especial seguida de show com os curitibanos Anne Glober e Rodrigo Castellani, que já estiveram no palco do programa musical “The Voice Brasil”, da Rede Globo. Eles prometem agitar a virada com um repertório vibrante, celebrando a chegada de 2025 em grande estilo. Para encerrar a programação festiva, no dia 1º de janeiro, o resort oferece um Sunset na Piscina, com DJ e saxofonista, proporcionando um ambiente relaxante e perfeito para começar o ano de maneira leve e descontraída.

Com uma programação completa que agrada hóspedes de todas as idades, o Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu se consolida como um dos principais destinos para quem busca celebrar o fim de ano com alegria, conforto e momentos inesquecíveis.

Para garantir vaga para essa experiência inesquecível e celebrar o fim de ano em grande estilo, as reservas podem ser feitas pelo site ou pela Central de Atendimento (45) 99116-4977.

Sobre a Bourbon Hospitalidade

A Bourbon Hospitalidade é rede hoteleira com capital 100% brasileiro e mais de 60 anos de história no setor, com três grandes pilares de negócios: a Bourbon Hotéis e Resorts, a Bourbon Gastronomia e o Bourbon Destination Club, programa de fidelização com um dos mais altos índices de reputação do mercado.
Com 24 empreendimentos em três países (Brasil, Paraguai e Argentina) e mais de 4 mil acomodações, a empresa destaca-se entre as dez maiores marcas hoteleiras do Brasil. É reconhecida pelos ambientes confortáveis e acolhedores, pela qualidade gastronômica, por possuir uma das maiores estruturas para eventos da hotelaria nacional e pela parceria exclusiva com a Mauricio de Sousa Produções, com suítes e áreas de lazer temáticas da Turma da Mônica. Além disso, mantém o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental, no Paraná, que atende mais de 2 mil pessoas.

Curitiba sedia Data Science Summit 2024

Evento terá demonstração do único computador quântico do Brasil e fará uma imersão em big data, inteligência artificial e data science

C
uritiba receberá na próxima semana, de 06 a 08 de Novembro (quarta a sexta-feira), na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o Data Science Summit 2024, um dos principais eventos do ano voltado para o impacto da Ciência de Dados em setores como Governamental, Empresarial, Industrial e Jurídico.

Realizado desde 2017, neste ano ele acontecerá por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná, Instituto de Tecnologia do Paraná-TECPAR e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Azuris. A proposta é reunir profissionais de destaque no cenário tecnológico para discutir técnicas inovadoras e essenciais na análise de dados com uso de Big Data e Inteligência Artificial , se tornando um ponto de encontro fundamental para gestores municipais, profissionais que lidam com grandes volumes de dados e tomadores de decisão que precisam compreender cenários complexos para implementar soluções eficazes.

“O Data Science Summit é uma oportunidade única para explorar como a Ciência de Dados está revolucionando áreas como a transformação digital, Indústria 4.0 e iniciativas de smart things. Como instituto de ciência e tecnologia do Governo do Estado, o Tecpar participa das discussões sobre avanços tecnológicos com o objetivo de ser promotor do debate no Paraná e também de estar próximo da sociedade em pesquisa e desenvolvimento”, ressalta Celso Kloss, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

A grade do Data Science Summit 2024 será composta por 22 palestras, 3 minicursos e 4 mesas redondas de discussões principais, conduzidas por grandes nomes da tecnologia nacional, todos especialistas reconhecidos em Data Science e Inteligência Artificial. Os temas abordados são essenciais para o desenvolvimento dos ambientes de inovação, com tópicos como IA Generativa, responsabilidade e ética na construção de soluções de IA, decisões 10 mil vezes mais rápidas com IA, cidades inteligentes, indústria 4.0, entre outros.

“É uma satisfação para o IEP fazer parte da realização conjunta deste evento, visto a importância das entidades parceiras e também pelo fato de que os temas abordados, como ciência de dados, engenharia de dados e inteligência artificial, são inerentes ao trabalho do Instituto de Engenharia”, ressalta o Presidente do IEP, Eng. Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição.

Entre os nomes confirmados estão Claudenir Andrade (Microsoft MVP); Rafael D. Teixeira (InterlockLedger); Marcus Bittencourt (Google Developer Expert); Eduardo Maçan (Creditas); Alessandro Faria (Intel Innovator); Klaubert Herr (IBM); Gabriel Vernalha (Unimed nacional); Eder Balbino (Gaio DataOS); André Franken (Banco BV); Marco Túlio (Snowflake); Rogério Rodrigues (Pesquisador em IA); Klaus Wuestefeld (Jux.house) e Leonardo Marques: (Pesquisador em IA e computação quântica).

Um dos destaques do evento será a demonstração ao vivo do primeiro computador quântico educacional do Brasil, seguida de palestra e minicurso sobre “Computação Quântica” sob coordenação da Dobslit. “Este é um dispositivo inédito no país, uma miniatura de um computador quântico real, que demonstra os princípios de funcionamento da computação quântica”, explica Rogério Ruivo, Diretor de Tecnologias da Dobslit. Ele explica que os grandes computadores quânticos estão localizados em laboratórios e geralmente requerem refrigeração a temperaturas baixíssimas. “Já este modelo utiliza a técnica de ressonância magnética nuclear, permitindo que opere em temperatura ambiente, o que o torna adequado para a realização de experimentos simples e como ferramenta didática em cursos voltados ao ensino dos fundamentos da computação quântica”, acrescenta.

Mais informações e ingressos no site https://dssbr.com.br/.

Serviço: Data Science Summit 2024
Data: 06/11 (abertura, das 18h30 às 21h), dias 07 e 08/11, das 9h às 18h
Local: sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), rua Emiliano Perneta, 174, Centro, Curitiba-PR
Realização: Governo do Estado do Paraná, Instituto de Tecnologia do Paraná-TECPAR e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP)
Informações e inscrições: https://dssbr.com.br

2º Festival de Churrasco dos Bravos

Serão cinco horas de open de churrasco com os melhores assadores e chefs

Dia 10 de novembro (domingo), a partir do meio dia, acontece o 2º Festival de Churrasco dos Bravos. Organizado pelo chef Marcos Oliveira, o evento será no Clube Flamenguinho (Rua Zacarias Mansur, 308 – São Braz) e vai contar com mais de 15 estações de churrasco.

“Devido ao sucesso da primeira edição, aumentamos a quantidade de estações para tornar essa experiência ainda mais única e inesquecível. Será uma verdadeira festa de sabores, para satisfazer o paladar dos amantes da boa comida”, pontua o chef Marcos Oliveira, organizador do evento.

O 2º Festival de Churrasco dos Bravos vai contar com costela no fogo de chão, salmão na tábua, chorizo e fraldinha, cordeiro patagônico, picanha suína, porco no rolete, brisket, pork ribs, hambúrguer defumado, choripan, short rib, churrasco de igreja, pão de alho, varal de legumes, pé de moleque na brasa e outras surpresas.

O evento ainda vai ter a presença do Milton Rodrigues forjando suas facas e as seguintes atrações musicais: Bruninho Scandalous (gaiteiro do Ratinho - SBT), Rogério Cordoni (O Elvis Brasileiro), D´Folks e Erik e Odair.

Os ingressos antecipados estão à venda pelo https://www.sympla.com.br/festival-de-churrasco-dos-bravos---5h-open-food---1011__2653493 e estão R$159,99 (até 3 de novembro). O terceiro lote será R$189, e no dia, será outro valor. Crianças de até cinco anos não pagam e de seis a 12, pagam meia mediante comprovação de idade no local. As bebidas são cobradas a parte e o evento vai contar com Área Kids.

Mais informações pelo WhatsApp 41 98893-0905. A programação completa está disponível no https://www.instagram.com/festivaldosbravos/.

Serviço:

2º Festival de Churrasco dos Bravos

Data e horário: 10 de novembro de 2024 (domingo), a partir das 12h

Local: Clube Flamenguinho (Rua Zacarias Mansur, 308 – São Braz)

Ingressos antecipados: pelo link https://www.sympla.com.br/evento/festival-de-churrasco-dos-bravos-5h-open-food-10-11/2653493. Os ingressos antecipados estão à venda por R$159,99 (até 3 de novembro). O terceiro lote será R$189, e no dia, será outro valor. Crianças de até cinco anos não pagam e de seis a 12, pagam meia mediante comprovação de idade no local. As bebidas são cobradas a parte.

Mais informações: pelo WhatsApp 41 98893-0905. A programação completa está disponível no https://www.instagram.com/festivaldosbravos/.

Chef Marcos Oliveira, organizador do Festival de Churrasco dos Bravos

Em Colombo: Acontece amanhã o VI Fórum Metropolitano de Turismo – Rotas do Pinhão

Acontece amanhã em Colombo, a sexta edição do evento promovido pela ADETUR – Rotas do Pinhão, que tem como Presidente o empresário Eros Consentino Tozetto, e a IGR (Instância de Governança Regional), responsável pela região turística Rotas do Pinhão (Curitiba e Região Metropolitana).

O Fórum Metropolitano de Turismo é uma ocasião para o encontro de empreendedores privados, gestores públicos e outros atores envolvidos com o desenvolvimento sustentável do turismo na região. O encontro será realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Colombo.

Na oportunidade haverá recepção com Café da Manhã, Homenagens, Almoço, Café da Tarde e as palestras que reunirá nomes como: Irapuan Côrtes – Governo do Estado do Paraná; Sara Fernandes de Moraes – ADETUR Cataratas e Caminhos; Thiago Akira – Marketing Digital para o Turismo; Clotilde Z e Claudinei T – Meliponário Doce Paraíso; Otávio Urquiza- Palco dos 5 Sentidos; Edelar Comparim- Pesqueiro Valle Verde e Arielto Alves – Itaipu Binacional.

Venha e participe desse dia especial no qual serão debatidos princípios e ações relacionados aos Destinos Turísticos Inteligentes, em especial sob a ótica do eixo sustentabilidade.

Para saber mais sobre a região turística e instituição acesse nosso WEBSITE. Você também pode acompanhar no INSTAGRAM e no FACEBOOK

Editoria – Feiras & Congressos

TAGSAdetur - Rotas do Pinhãoalmoçocafé da manhãdebatesFórum Metropolitano do TurismohomenagensIgrla Matriz Nossa Senhora do RosárioO Futuro É Sustentávelpalestrasprefeitura municipal de ColomboTurismo Colombo

Na Riviera Francesa, Avon divulga lançamento de sua nova fragrância, Far Away Shine

Marca escolheu o berço da perfumaria mundial, no litoral do sul da França, para destacar sofisticação e qualidade internacional do novo perfume

Far away.jpg

Paraná, outubro de 2024 - A Avon acaba de anunciar o lançamento de sua nova fragrância, Far Away Shine, que chega para completar a família de Far Away, com direito a uma imersão na cidade de Grasse, que é popularmente conhecida como a capital mundial da perfumaria e fica localizada na região da Côte d'Azur, famosa rota turística da França. A novidade representa um marco importante na trajetória da perfumaria da Avon, reforçando seu compromisso em democratizar o acesso a produtos de qualidade internacional a preços acessíveis.

Com o Brasil figurando entre os maiores mercados de perfumaria do mundo, a paixão dos brasileiros por fragrâncias reflete a força e a vitalidade desse setor. Agora com "Far Away Shine", a marca de cosméticos convida todos a brilharem e a se sentirem confiantes em cada momento de suas vidas. "Estamos muito felizes em trazer ‘Far Away Shine’ para o portfólio da Avon nesse momento tão especial para a marca e para o próprio mercado brasileiro, que vive um amadurecimento no segmento. Por isso, contar com a colaboração de perfumistas internacionais, tão qualificados e que trabalham com algumas das maiores marcas do mundo, nos permite tangibilizar em cada perfume da marca uma qualidade de alto nível e dando acesso a um maior número de consumidores, o que só é possível em função da atuação da Avon em escala global. A nossa nova fragrância é realmente uma extensão desse desejo da descoberta do extraordinário, mas, especialmente, uma celebração do brilho interno que cada uma das mulheres possui em si", afirma Juliana Barros, diretora de marketing da Avon Brasil.

Assim como toda a linha Far Away, o lançamento se destaca por sua alta fixação e ingredientes reconhecidos da perfumaria fina: uma combinação de Pimenta Rosa, Rosa Ispahan e Musk Dourado compõem esse olfativo, junto à Baunilha Imperial, garantindo a assinatura olfativa da marca. Ideal para aquelas ocasiões que queremos brilhar, nos momentos mais especiais, deixando um impacto memorável.

Honorine Blanc, master perfumista internacional que colabora com a marca, explica que a nova criação visa oferecer uma experiência olfativa sofisticada e feminina. “O acorde da Rosa de Ispahan é o coração de Far Away Shine, trazendo uma assinatura floral que combina brilho e elegância. A rainha das flores funde com a nota da Pimenta Rosa, libera brilho e completa no tom revigorante da fragrância, refletindo a personalidade confiante e sofisticada da mulher contemporânea”, destaca a criadora do novo perfume.

Para celebrar este grande momento, a Avon preparou uma viagem com convidados especiais, como Sarah Aline, Rob Freitas e Agata Moura, as influenciadoras especialistas em perfume Jaqueline Silva e Nayanna Diniz, além das criadoras de conteúdo Carolyna Borges, Marcela Montellato, Marcela Perchon e Luiza Parente, que movimentam uma legião de fãs nas redes. Durante a experiência, as convidadas tiveram a oportunidade de conhecer a nova fragrância em primeira mão, viver um pouco do estilo de vida Shine, além de vivenciar a qualidade internacional que a Avon representa no mercado de beleza.

A fragrância Far Away Shine já está disponível no valor de R$109,90, podendo ser adquirida através das consultoras de beleza da marca, ou pelo e-commerce. Para saber mais, acesse https://www.avon.com.br

Perfume Far Away Shine
Esta fragrância, sofisticada e feminina, combina notas revigorantes de Pimenta Rosa, combinadas com a rara e aveludada ROSA ISPAHAN. Esta rosa tem sido celebrada pelas mulheres há mais de 2000 anos como um símbolo de transformação interior que lhe permite brilhar. O Musk Dourado junto à Baunilha Imperial, agregam durabilidade ao perfume, tornando-o inesquecível para você e aqueles à sua volta.

Sobre a Avon
Avon, parte do grupo Natura desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação, com mais de um milhão de Representantes da Beleza Avon. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br.

Siga a Avon:
Instagram:@AvonBrasil
Facebook: Avon
Twitter: @AvonBR
Tiktok: @AvonBrasil
Pinterest: Avon Brasil

Natura apresenta o novo Natura Ekos Ryo Festa: fragrância que celebra a essência das festas amazônicas

Com tecnologia capaz de reproduzir os cheiros da floresta, nova versão chega para completar
a linha de perfumaria Natura Ekos Ryos

Paraná, 28 de outubro de 2024 - Natura Ekos, linha que está há mais de 20 anos no mercado como uma potência biocosmética pela regeneração da Amazônia, apresenta o novo Natura Ekos Ryo Festa, uma fragrância autoral e sofisticada inspirada nas festas amazônicas. Com uma tecnologia exclusiva, capaz de reproduzir os cheiros da floresta, a marca convida os consumidores a sentirem na pele toda a potência olfativa dos rios amazônicos, da vida e das celebrações das florestas.

O lançamento da nova fragrância Natura Ekos Ryo Festa foi realizado durante o Círio de Nazaré, que ocorreu este mês, na cidade de Belém do Pará, no Boulevard Shopping Belém, em uma experiência sensorial de experimentação da linha completa Natura Ekos Ryos para o público. Além disso, para celebrar a grandeza da cultura nortista, a Natura também foi patrocinadora oficial da Varanda de Nazaré, espaço idealizado por Fafá de Belém, do Arrastão da Pavulagem, e apoiou com doações a Casa de Plácido. As ativações foram feitas por toda cidade, levando diversos brindes, como copos ecológicos e leques, distribuição de Fotoequilíbrio, amostras de polpa hidratante para o corpo de Ekos Castanha e das novas fragrâncias de Ekos Ryos para os convidados.

Natura Ekos Ryo Festa chega para somar com duas outras fragrâncias da linha: Natura Ekos Ryo Chuva (R$ 175,90), uma fragrância cítrica aquosa com bioessência da chuva amazônica e Natura Ekos Ryo Vivo (R$ 175,90), uma fragrância floral aquosa com bioessência da flor da jarana amazônica. Natura Ekos Ryo Festa (R$ 175,90) é uma fragrância amadeirada aquosa, que mistura a bioessência da árvore da siriúba (árvore essa também utilizada para confecção de tambores de carimbó) a intensidade das notas de madeiras escuras, uma combinação autoral que vibra na pele o pulsar das festas amazônicas.

As bioessências de Natura Ekos Ryos são desenvolvidas por meio da captação dos cheiros vivos da grande floresta do mundo, através de uma tecnologia exclusiva junto à expertise da perfumista exclusiva da marca, Verônica Kato. Tudo isso sem que seja feita a extração de fato do bioativo. As bioessências, que dão vida ao lançamento, são uma reprodução de bioativos raros presentes em áreas de preservação amazônica. Caso isso não fosse feito, não seria possível senti-las em um perfume sem que levasse essas espécies à extinção.

‘’A perfumaria de Natura Ekos é a representação de tudo que o que acreditamos: beleza que não agride, não desrespeita e nem desperdiça os nossos recursos. Agora, com a linha Natura Ekos Ryos, queremos alinhar essa visão com a imensidão da nossa Amazônia, dando visibilidade de que não são só rios, o rio é a rua, é a festa é a cultura da floresta. A fragrância Ryo Festa leva para os nossos consumidores momentos em forma de cheiros, o rio que anoitece em festa, os barcos e canoas que desfilam nas águas e, claro, as notas da Siriúba que se misturam com suas raízes’’ comenta Verônica Kato, perfumista exclusiva da Natura.

Ainda, as tampas dos frascos da coleção Natura Ekos Ryos foram feitas com materiais 100% reciclados, retirados dos rios da Amazônia em parceria com o projeto Rio Vivos, que estrutura uma cadeia sustentável de plásticos reciclados junto a 10 comunidades ribeirinhas e 10 cooperativas de reciclagem em sete municípios da Amazônia, impactando mais de 770 famílias.

Natura Ekos, que tem como propósito a luta pela vida da Amazônia, pensou em cada detalhe que remete à valorização da região. Além das embalagens fazerem alusão a um barco, os produtos também possuem bioativos predominantes, como o óleo de copaíba, ingrediente utilizado na medicina ancestral – que é fortemente presente no cotidiano dos povos da região. Para criar as fragrâncias, foram meses de pesquisa e desenvolvimento liderados por Verônica Kato, além de coleta seletiva de ativos em parceria com duas comunidades paraenses, a Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá e a Resex Marinha Mestre Lucindo.

Para saber mais sobre toda a sensação das chuvas e rios da Amazônia na pele com Natura Ekos Ryos já disponível com as Consultoras de Beleza Natura ou na loja Natura mais próxima, também no e-commerce da marca: www.natura.com.br.

Sobre a Natura - Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.