Casa Menegusso foi palco de uma surpresa incrível!!!!!! Maria Tabalipa Cubismo & Mar Acrílico sobre tela

Psiu...boca de siri!
Sei lá como é a boca de um siri e também nem sei quem inventou essa história. Mas o fato é que é segredo e segredo a gente não conta.
Combinado?
Vamos fazer assim: nos encontramos na quinta feira, dia 31, as 19: 00 na Casa Menegusso.
O mesmo lugar onde expus os mosaicos, lembram?
O motivo desta vez é o seguinte: me surgiu, a ideia de fazer uma exposição das pinturas da minha mãe, mas sem ele saber!
Tipo surpresa mesmo!
Combinei com minha irmã para que fotografasse os quadros e me enviasse.
O motivo mentiroso foi que eu quero fazer um book e vou levá-los a um fotógrafo.
Simone Nunes fez a seleção, optando pelos cubistas de veleiros!
Segunda faremos uma faixa e estamos agora...lhe convidando.
Você que a conhece e também a sua trajetória de vida de seus 87 anos quase 88 ...vai gostar de estar conosco!
O endereço é Úrsula Ercole Cumin 69, 4 km do
Condor de Santa Felicidade.
Te espero lá, tá bom?
Boca de siri heim!

ABRAÇANDO O PARANÁ II EDIÇÃO CHEGA NA REGIÃO SUDOESTE

“O projeto cultural, que está em sua segunda edição, traz dois espetáculos, oficina teatral e dez apresentações gratuitas para o público infantil de cinco cidades: Reserva do Iguaçu (30 e 31/10), Chopinzinho ( 31.10, 01 e 02/11), Coronel Vivida (04/11), Itapejara do Oeste (05 e 06/11) e Pato Branco (07 e 08/11)”.

A alegria e o sorriso do teatro estão chegando a cinco cidades da região sudoeste do Paraná, com 10 apresentações de dois espetáculos e uma oficina teatral gratuitas voltadas para as crianças. A Cia. do Abração, promove o projeto cultural Abraçando o Paraná, que está em sua segunda edição e acontece de 30 de outubro a 08 de novembro. Nesta temporada de 2024, as cidades percorridas são Reserva do Iguaçu (30 e 31/10), Chopinzinho (31.10, 01 e 02/11), Coronel Vivida (04/11), Itapejara do Oeste (05 e 06/11) e Pato Branco (07 e 08/11). O projeto é aprovado pela Lei Paulo Gustavo – Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - Governo Federal.

Neste ano, o projeto Abraçando o Paraná traz os espetáculos Estórias Brincantes de Muitas Mainhas e Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos, além de promover, também, debate para formação de plateia e uma oficina teatral para crianças: A Arte de Brincar.

A diretora da Cia do Abração, Letícia Guimarães comenta que o objetivo principal é fomentar o teatro para crianças no Estado do Paraná, através da circulação de espetáculos, com o intuito de ampliar o intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias, além de debates com público e artistas locais sobre este assunto, visando à formação de plateias. “Além disto, o Abraçando o Paraná almeja articular uma organização representativa deste segmento da produção teatral no Estado e enriquecer a articulação de pensamento e produção cultural, através do teatro”, disse a diretora.

A Cia. do Abração, proponente deste projeto, quer também valorizar os 24 anos de experiência dedicados à pesquisa e produção de espetáculos dirigidos à criança da Cia. do Abração, que lança em sua arte um novo olhar sobre a criança e o compartilhando com o público e artistas paranaenses.

“Sentimos a necessidade de pilotar esta iniciativa, propondo este espaço de troca, mantendo uma pesquisa contínua sobre o assunto, criando um panorama da arte paranaense dirigida à criança e, também, atuando na formação de novas plateias, que estejam capacitadas a desenvolver discernimento e critérios avaliativos em relação à obra teatral”, finaliza a diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães.

Os espetáculos que estão sendo apresentados são os seguintes:

Em “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, o foco temático apresentado na peça é a relação entre pais e filhos, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças individuais de cada ser humano, quer seja ele pai ou filho. Os “Tingas”, três simpáticos e oníricos personagens, buscam um Pai, um norte que oriente para a escolha de caminhos e “dê um jeito” no mundo, que todos temos o dever de cuidar. Nesta estória de afeto e respeito à diversidade de um mundo “bagunçado” apresentam-se às crianças várias figuras paternas desde o pai biológico ao adotivo, aquele que educa em casa e na escola, o pai escolhido por afinidade e até mesmo a própria “mãe-pai”, entre outras diversas formas de afeto paternalista. De forma lúdica, se possibilita a compreensão de diferentes aspectos da relação pai e filho, de suas abstrações e metáforas. “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” é a valorização da diversidade cultural de uma terra/nação, e de cada um de nós, em particular, como resultado do encontro entre o semeador e a terra, o pai e a mãe. Uma viagem lúdica ao interior de nossa terra e de nós mesmos, através de histórias de Pais e Países. Uma brincadeira de encontros e amores com nossa identidade. E, a certeza de que ser pai é antes de tudo uma celebração da vida, do amor e do sagrado.

Já em “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas”, direcionada a alunos de escolas públicas, o foco temático apresentado é a relação entre mães e filhos, as diferentes relações que se podem estabelecer neste mesmo binário, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças individuais de cada ser humano, quer seja ele mãe ou filho.

Três simpáticos velhinhos que adoram contar histórias, um para o outro e, do seu jeito, trarão ao espectador alguns contos da literatura nacional, dirigidos à criança. Nossos contadores de histórias, divertidos e ingênuos velhinhos se confundem, brincam e se emocionam com a pureza própria de uma criança. Movidos pelos sentimentos de saudades e lembranças, começam a falar sobre suas próprias mães e sobre as diferentes mães que conhecem. Neste clima de brincadeira e Faz-de-Conta, fazem abstrações imaginando que todas as coisas, isto é, objetos do cotidiano, elementos da natureza e seres elementais, também têm mães. Concluem-se como podem ser diferentes e ao mesmo tempo semelhantes a nós, as diversas relações entre mães e filhos: tudo quanto à imaginação e a sensibilidade de uma criança podem permitir. Um trabalho de muita sensibilidade e delicadeza feito para todas as crianças, de todas as idades, inclusive, aquelas dentro de nós.

Sob direção de Letícia Guimarães, ambos os espetáculos têm a concepção cênica da Cia do Abração. Sempre fundamentada nos princípios socioconstrutivistas, propõe espetáculos sob as técnicas da contação de histórias, abstração e manipulação de objetos e teatro de sombras.

Por meio da pedagogia do amor, que encontra suas bases no processo Montessoriano, a poesia está acompanhada da abstração e manipulação de objetos do cotidiano, método que o grupo encontrou para traduzir o amor e conduzir o espectador ao universo lúdico da criança. Os espetáculos de repertório da paranaense Cia. do Abração, consagrados pelo público têm uma vasta trajetória, circulando por diversas cidades e Estados brasileiros.

SERVIÇO:
ABRAÇANDO O PARANÁ II edição
De 30 de outubro a 08 de novembro de 2024
ENTRADA GRATUITA
Classificação etária: Livre

RESERVA DO IGUAÇÚ
Oficina A Arte de Brincar - 30.10 (Quarta), às 9h
Local: Colégio Monteiro Lobato ( R: Grécia s/nº Vila Copel)

Peça - Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos – 30.10 (Quarta), às 14h30
Local: Pavilhão Parque dos Tropeiros (R: João José Ribeiro s/nº)

Peça - Estórias Brincantes de Muitas Mainhas – 31.10 (Quinta), às 8h
Local: Pavilhão Parque dos Tropeiros (R: João José Ribeiro s/nº)

CHOPINZINHO
Oficina A Arte de Brincar - 31.10 (Quinta), das 14h às 17h
Local: Centro de tempo Integral

Peça - Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos – 01.11 (Sexta), às 15h
Local: Anfiteatro David Rogos Schmitz (R: Frei Everaldo, 399-441 – Centro)

Peça - Estórias Brincantes de Muitas Mainhas – 02.11(Sábado), às 15h
Local: Anfiteatro David Rogos Schmitz (R: Frei Everaldo, 399-441 – Centro)

CORONEL VIVIDA
Oficina A Arte de Brincar – 04.11 (Segunda), das 9 às12h
Local: Escola Municipal Tiradentes (R: Primo Zeni, 851)
Peça - Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos – 04.11 (Segunda), às 9h
Local: Centro Cultural Benedito Rakowski

Peça - Estórias Brincantes de Muitas Mainhas – 04.11 (Segunda), às 15h

Local: Centro Cultural Benedito Rakowski

ITAPEJARA DO OESTE

Oficina A Arte de Brincar – 05.11 (terça), das 8h30 às 11h30
Local: CRAS (R: Guarani, s/n)

Peça - Estórias Brincantes de Muitas Mainhas - 05.11 (terça), às14h30
Local: Centro de Idosos (R: Salgado Filho, s/n, Centro)

Peça - Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos – 06.11 (Quarta), às 19h
Local: Centro de Idosos (R: Salgado Filho, s/n)

PATO BRANCO
Oficina A Arte de Brincar – 07.11 (Quinta), das 14h30 às 17h30
Local: Complexo Cultural/anexo ao Parque de Exposições (R:Benjamin Borges Santos n°1121)

Peça - Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos (com audiodescrição) - 07.11 (Quinta), às 19h30
Local: Teatro do SESI ( R. Xingu, 833)

Peça - Estórias Brincantes de Muitas Mainhas – 08.11 (Sexta), às 9h15
Local: Complexo Cultural/anexo ao Parque de Exposições (R: Benjamin Borges Santos n°1121)

Com 55% dos atletas de fora, Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024 fortalece setor turístico do município

Na maior edição da história do evento, com mais de 13 mil atletas confirmados, organização projeta forte incremento econômico durante os quatro dias de programação - Foto: Divulgação/Global Vita Sports
Curitiba, 31 de outubro de 2024 - Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico, Largo da Ordem e tantos outros pontos turísticos da capital paranaense serão mais que cenário de superação dos mais de 13 mil atletas da Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024, em 17 de novembro. Os locais vão receber mais visitantes durante os quatro dias de programação do evento esportivo, que terá a maior edição da sua história neste ano. Afinal de contas, 55% do total de inscritos nas provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km são de fora do município. A projeção da organização é de que este aumento do fluxo de turistas promova uma movimentação financeira para a cidade superior aos R$ 25 milhões.

A edição deste ano contou com um crescimento de 20% do volume de atletas inscritos, em comparação à edição do ano anterior. Com isso, a Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024 vai contar com mais de 13 mil atletas, com todas as vagas esgotadas cerca de 40 dias antes da realização do evento.

Além do recorde de inscritos, a Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024 é a edição com maior percentual de atletas de fora da cidade, de outros estados brasileiros ou de outros países. Segundo a Global Vita Sports, empresa realizadora do evento ao lado da Associação Pro Correr de incentivo ao esporte, a soma de atletas inscritos e dos visitantes da Expo Maratona, nos três dias que antecedem a prova, deve superar um público total de mais de 35 mil pessoas.

“A Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024 não é apenas o principal evento esportivo do ecossistema de eventos de corrida do estado, mas também um grande acontecimento para o segmento turístico. São milhares de atletas de todos os estados do Brasil e 19 países no mundo que irão se deslocar para Curitiba para desfrutar da hotelaria, restaurantes, bares, comércios e outras áreas envolvidas com o turismo do município, contribuindo fortemente com o desenvolvimento econômico da nossa cidade.”, afirma Arthur Trauczynski, Co-CEO da Global Vita Sports.

O crescimento no volume de estrangeiros se justifica pela estratégia de internacionalização da prova. Além do aumento expressivo no valor da premiação ofertada aos atletas de elite, para atrair alguns dos principais nomes das corridas no mundo, a Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024 marca presença fora do Brasil com ações de comunicação em eventos internacionais. Nos últimos dois anos, realizou ativações de marca na Maratona da Europa, em Aveiro, Portugal. Ainda, no começo deste mês de novembro, estará na European Running Business Conference, maior evento sobre corrida do mundo, realizado em Atenas, na Grécia, cidade berço das maratonas.

Expo Maratona
A Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024 vai além das corridas nas distâncias de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km no dia 17 de novembro. A programação oficial da maior corrida de rua competitiva do Paraná contará também com a Expo Maratona. Serão três dias de relacionamento e muita troca positiva no Museu Oscar Niemeyer, local icônico da capital paranaense. O espaço temático abre as portas no dia 14 de novembro para receber os mais de 35 mil visitantes, atletas e entusiastas da corrida.

Na Expo os atletas encontrarão lojas e experiências com foco no corredor, ambientes gastronômicos, espaços instagramáveis e ativações de marca dos patrocinadores. Um espaço muito requisitado é a Loja Oficial da Maratona de Curitiba, em que os atletas podem comprar produtos esportivos e itens colecionáveis com a marca da Maratona. Os corredores podem conhecer e adquirir os produtos no site da loja oficial, em https://loja.maratonadecuritiba.com.br.

Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024
A primeira edição do evento aconteceu em 1997. Com um percurso técnico e desafiador pela variação de altimetria, a prova percorre 22 bairros da cidade e passa por alguns dos principais pontos turísticos curitibanos.

Serviços:
Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024
Data: 17 de novembro
Distâncias: 42 km, 21 km, 10 km e 5km.
Inscrições esgotadas
Informações: www.maratonadecuritiba.com.br

Expo Maratona de Curitiba
Data: 14, 15 e 16 de Novembro
Local: Museu Oscar Niemeyer

Patrocínio Naming: Grupo Potencial
Patrocínio Premium: Volkswagen Barigui, Parc Autódromo e Cetac
Patrocínio Smart: Assaí Atacadista, Pinati, Campo Largo e Sanepar.
Apoio: Unimed Curitiba, KWM
Media Partner: Jovem Pan Curitiba e Ric TV Record TV
Realização e Organização: Global Vita e Associação Pro Correr
Apoio Institucional: Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado Paraná

Guilherme Arantes traz seus sucessos para única apresentação em Curitiba

Show do dia 8 de novembro (sexta-feira), às 20h, no Teatro UP Experience, terá clássicos de 48 anos de carreira como “Planeta Água”, “Amanhã”, “Cheia de Charme” e “Meu Mundo e Nada Mais”

Curitiba (PR), 30 de outubro de 2024 – Os fãs do cantor e compositor Guilherme Arantes terão um encontro especial com o artista em Curitiba, no dia 8 de novembro (sexta-feira), às 20h, no Teatro UP Experience (rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Cidade Industrial). Com 27 álbuns lançados em 48 anos de carreira, Guilherme Arantes tem músicas gravadas por nomes como Roberto Carlos, Maria Bethânia, Elis Regina, Caetano Veloso, Gal Costa, entre outros. Em sua coleção de sucessos estão “Planeta Água”, “Amanhã”, “Cheia de Charme”, “Meu Mundo e Nada Mais”, “Lindo Balão Azul”, “Deixa Chover”, “Lance Legal”, “Pedacinhos” e “Brincar de Viver”. Os ingressos estão disponíveis pelo site DiskIngressos (https://www.diskingressos.com.br/evento/7975/2024-11-08/pr/curitiba/guilherme-arantes-intimista).

Desde 2019, Guilherme divide sua moradia entre Salvador, no Brasil, e Ávila, cidade medieval da Espanha. Lá, estudou orquestração e música barroca, expressões que influenciaram o seu último álbum, “A Desordem dos Templários” (2021). Em junho, lançou um novo single intitulado “O prazer de viver para mim é você”, e está preparando um novo álbum, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025.

Serviço
“Guilherme Arantes Intimista”
Data: 8 de novembro (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro UP Experience (rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Cidade Industrial, Curitiba/PR)
Classificação: Livre

Ingressos:
Plateia A-L 2º lote: R$ 230,00 (inteira) e R$ 115,00 (meia)
Plateia M-U 2º lote: R$ 190,00 (inteira) e R$ 95,00 (meia)
Vendas (valor+taxa): https://www.diskingressos.com.br/evento/7975/2024-11-08/pr/curitiba/guilherme-arantes-intimista
Realização: LiveCo
Vídeos Solo
https://1drv.ms/f/s!ArkzK_r-x-AvhokQaQMClms03JvO-A?e=d7U4H8

Fotos
https://1drv.ms/f/s!ArkzK_r-x-AvhokU9oRIkRW21ipNTA?e=ggTcF2

Músicas
https://1drv.ms/f/s!ArkzK_r-x-AvhoklPZaCw4B5KUb7tg?e=9nJ5Nx

fotos de Vania Toledo

PIANO ROCK NA AVANT-PREMIÉRE DO PRIME ROCK BRASIL CURITIBA 2024

“O aclamado show de Glaucio Cristelo junto a Orquestra Sinfônica Villa Lobos vem a Curitiba pela primeira vez e faz sua estreia na festa do Prime Rock Brasil, que acontece no próximo dia 09 de novembro, na Ópera de Arame. O artista, ovacionado por grandes nomes da música brasileira e internacional, promete uma experiência única ao público paranaense”.

Essa é para os fãs de boa música! Com realização da Prime, Curitiba será palco para a avant-premiére do Prime Rock Brasil 2024 que acontece no próximo dia 09 de novembro na Ópera de Arame (R: João Gava, 920), a partir das 21h15, com o show explosivo de pop rock de Glaucio Cristelo, que vem à cidade pela primeira vez e traz seu show inédito Piano Rock com Orquestra. Será uma experiência mais que especial para o público que prestigia o festival dos clássicos do rock nacional que está marcado para o dia 07 de dezembro, na Pedreira Paulo Leminski. O line-up contará com Biquini, Samuel Rosa, Blitz, Humberto Gessinger, Ira!, Titãs e Dado e Bonfá tocando Legião Urbana.

Aclamado por gigantes da música como Coldplay, Oasis, Bon Jovi e Duran Duran, e conhecido por lotar todos os shows por onde passa, Glaucio Cristelo vai surpreender ainda mais: ele acaba de iniciar sua turnê, onde se apresenta ao lado da Orquestra Sinfônica Villa Lobos regida pelo maestro Adriano Machado. Essa combinação única promete um espetáculo nunca antes visto. E tem mais: seu filho Lucas Cristelo e sua esposa Tay Cristelo também vão subir ao palco, trazendo ainda mais emoção para a noite.

No setlist, prepare-se para curtir clássicos como "Take on Me" (AHA), "Clocks" (Coldplay), "Sweet Child O' Mine" (Guns N' Roses) e "Livin’ on a Prayer" (Bon Jovi). Para completar e tornar uma noite inesquecível , Cristelo vai homenagear o rock nacional com versões de alguns clássicos. Uma grande oportunidade de ver Glaucio Cristelo em um show inovador, cheio de surpresas e com músicas que todo mundo ama.

Mais sobre Glaucio Cristelo

Glaucio Cristelo, que aparece com o seu piano no meio do deserto do Atacama nos comerciais do Rock in Rio 2022, traz no currículo shows no Brasil e no exterior e é o pianista que esquenta as áreas VIP do Rock in Rio Brasil e Portugal há 9 edições seguidas. Com seu estilo único, tocando em pé e trazendo o piano a cena, tornando-o protagonista de socos, cabeçadas e carícias nas teclas. Cristelo mexe com a imaginação do público que é unânime ao afirmar que o piano é uma extensão do pianista. O pianista tem uma média mensal de mais de 2 milhões de views em seu canal no YouTube, mais de 315 mil inscritos e os números não param de crescer.

É impossível ficar parado enquanto se assiste ao show do Cristelo. O artista convida o público a ser protagonista durante todo o espetáculo cantando e dançando. Sucessos de bandas como U2, Coldplay, Rolling Stones, Ed Sheeran, Guns N Roses, Linkin Park, entre outras ganham versões incríveis e únicas do pianista que levam o público ao delírio.

Artistas como a banda inglesa Oasis, que repostou em suas redes sociais uma versão de “Wonderwall” que o pianista gravou, Fred Durst (vocalista da banda Limp Bizkit), Smash Mouth, Bon Jovi, Jeremy Bieber (pai do cantor Justin Bieber) e Roberto Medina (criador do festival Rock in Rio) são alguns fãs do trabalho do Cristelo. Agora, ele chega a Curitiba para fazer história.

Os ingressos estão à venda através do www.diskingressos.com.br e custam a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm, o valor varia de acordo com o setor. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Disk Ingressos possuem 40% de desconto na compra de até dois ingressos por associado. INGRESSO SOCIAL - doadores de 1kg de alimento não-perecível possuem 40% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos - Online - (41) 33150808 e na bilheteria somente no dia do show, com duas horas de antecedência. É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada do teatro.

SERVIÇO:
AVANT PREMIÉRE PRIME ROCK BRASIL – “Piano Rock + Orquestra Sinfônica Villa Lobos”
Quando: 09 de novembro de 2024 (Sábado)
Local: Ópera de Arame (R: João Gava, 920)
Horários: Abertura do teatro: 20h/ Início do espetáculo: 21h15
Duração do show: cerca de 90min
Ingressos: a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm, o valor varia de acordo com o setor.A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Disk Ingressos possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por associado. INGRESSO SOCIAL - doadores de 1kg de alimento não-perecível possuem 40% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento.
Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.
É obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário, na compra do ingresso e na entrada do teatro.
Forma de Pagamento: Dinheiro, PIX e cartões de crédito/débito Visa e Mastercard.
Pontos de Venda: Disk Ingressos Disk Ingressos - Online - (41) 33150808 e na bilheteria somente no dia do show, com duas horas de antecedência. É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada do teatro. **Entrega em domicílio com taxa de entrega.
Classificação etária: livre
Informações p/ o público: @primerockbrasil.curitiba / @maisumadaprime
Realização: Prime

Fim de semana no Jokers

O fim de semana do Jokers (R. São Francisco, 164 - Centro Histórico) começa mais cedo. Na quinta-feira (31), tem a apresentação de Lonesome Captain, projeto solo de Ivan Halfon tocando versões folk e bluegrass de rocks dos anos 50 aos 70, clássicos do blues e country. Na sexta (1º) tem uma dupla comemoração com as bandas Pallets e Trilho celebrando, respectivamente, 20 e 15 anos de estrada. Para a festa ficar completa ainda tem a participação especial da banda Pão de Hambúrguer. E no sábado (02) acontece a Festa Critical Emo Halloween com as bandas The Only Hope fazendo um especial de My Chemical Romance e a banda 5&XV com os maiores hits dos anos 2000’s. Haverá concurso de fantasia.
Conhecida por abrigar vários gêneros musicais – a tradicional casa noturna de Curitiba comemora este ano 23 anos de atividade, e apresenta uma variedade de atrações tanto no salão principal quanto no seu palco principal. Os lugares são limitados, com reservas antecipadas pelo telefone (41) 3324-2351.
A abertura do Jokers é às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 21h nos sábados, com os shows iniciando às 19h30. A casa oferece o Happy Jokers das 18h. até as 20h30 com mais de 100 produtos com 50% de desconto. De quinta a sábado o cliente pode utilizar o estacionamento Gralha Azul – ao lado do Jokers que fica aberto durante o funcionamento da casa.
Confira a programação até o dia 02 de novembro:

QUINTA 31 OUT, 20 horas – Lonesome Captain - o projeto solo de Ivan Halfon, vocalista do Confraria da Costa e Little Wilson Trio, tocando versões folk e bluegrass de rocks dos anos 50 aos 70, clássicos do blues e country, com repertórios de Johnny Cash, Elvis Presley, Beatles, Creedence e The Doors, no fomato one man band, utilizando o violão como principal instrumento, cantando e tocando percussão com os pés, além de um megafone para recriar os timbres da época. Ingressos R$10 – a partir das 20 horas.

SEXTA 1º NOV, 22 horas – Pallets + Trilho + Pão de Hambúrguer. Pallets comemorando 20 anos de estrada. Trilho comemorando 15 anos de muito rock. E Pão de Hambúrguer como banda convidada. Ingressos R$30 pelo link goingressos.com.br/evento/pallets-trilho. – a partir das 21 horas.

SÁBADO 02 NOV, 22 horas – Festa Critical Emo Halloween com as bandas The Only Hope fazendo um especial de My Chemical Romance e a banda 5&XV com os maiores hits dos anos 2000’s. Ingressos R$30 pelo link: goingressos.com.br/evento/critical-emo-halloween – a partir das 21 horas.

Jokers – R. São Francisco, 164 – Centro Histórico
Reservas e informações: (41) 3324-2351. www.jokers.com.br
Atenção: de quinta a sábado o estacionamento Gralha Azul - ao lado do Jokers estará atendendo durante o funcionamento da casa.

Mais informações e entrevistas:
RB Escritório de Comunicação
Rodrigo Browne – 9 9145-7027

Crédito foto - Rodrigo Browne

Fritz & Frida RS = Lançamentos

@fritzefridaoficial @dellysfoodservice @estruturacom muito obrigada amei receber! Fritz&Frida expande portfólio de produtos e não esqueceu de me avisar! Acabam de incluir 17 itens em seu portfólio de produtos, sendo: batata chips em quatro versões; conservas de alcaparras, de champignons e de azeitonas; frutas cristalizadas, uva passa escura sem semente,damasco turco e ameixa seca sem caroço; além de creme de avelã com cacau em 2 tamanhos. A marca está presente em lojas físicas do Sul, Centro-Oeste, Nordeste, SP, MG e AM. Todos os produtos são distribuídos pela Delly’s , a maior distribuidora Food Service do Brasil, e também estão disponíveis para compra através do site delly’s.com.br Batata Chips Fritz & Frida, Conservas salgadas Fritz&Frida, Fritas secas Fritz&Frida e o Creme de Avelã com cacau Fritz &Frida é muita delícia em um kit só , né? Amei

Turismo & Desenvolvimento: Colombo recebe o Fórum da Adetur – Rotas do Pinhão

Evento que discute turismo na RMC foi sediado pela primeira vez na cidade

Colombo recebeu ontem, pela primeira vez, o Fórum da Adetur – Rotas do Pinhão, que reuniu representantes de todos os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O evento foi realizado na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e teve como objetivo estimular e disseminar o turismo em todas as cidades da região.

O Prefeito Municipal de Colombo – Helder Lazarotto e a primeira dama-Elis Lazarotto, com autoridades municipais e diretoria da Adetur no VI Fórum Metropolitano de Turismo

Fotos: Divulgação/No Sofá

O tema desta edição do fórum foi o turismo inteligente alinhado com as características culturais de cada local e a sustentabilidade. A Adetur – Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão é uma associação que conta com representantes do poder público, da sociedade civil organizada e de empresas vinculadas ao turismo na região metropolitana de Curitiba para articular as partes interessadas e propor, analisar e monitorar políticas, planos e projetos na área do turismo sustentável de forma descentralizada e com base na gestão democrática.

Esta edição do fórum contou com a presença de representantes do Governo do Paraná e também da Itaipu Binacional, além de proprietários de estabelecimentos turísticos da região.

Foto: João Nunes/No Sofá

O Fórum da Adetur conta contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho.

Fórum da Adetur – Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão
Data: 29/10/2024
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário – Rua Francisco Busato, 108, Centro, Colombo/PR

Homenagem

Um dos momentos de maior emoção do VI Fórum Metropolitano de Turismo, ocorrido ontem, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro de Colombo, foi o lançamento do “Prêmio Jacó Gimenes 2024“– criado pela diretoria da Adetur e o Presidente da entidade – Eros Consentino Tozetto, uma belíssima obra de arte assinado pelo premiado escultor Alfi Vivern @alfivivern – que foi entregue á senhora Wanda Pille – viúva de Jacó Gimenes, pela dedicação e empenho do casal à entidade. “Todos os anos á partir de agora, vamos homenagear alguma personalidade com o Prêmio Jacó Gimenes” – relatou Eros Consentino Tozetto.

Wanda Pille recebe o “Prêmio Jacó Gimenes 2024” – uma belíssima obra de arte criada pelo escultor Alfi Vivern, pelos trabalhos e a dedicação prestada na Adetur-Rotas do Pinhão. Na foto, Wanda Pille e o colunista João Nunes

Editoria – Turismo & Desenvolvimento

TAGSAdeturAgência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do PinhãoColomboFórum Metropolitano de TurismoIgreja Nossa Senhora do RosárioItaipu BinacionalparanáParóquiaprefeitura municipal de ColomboSebraeSecretaria Municipal de Indústria Comércio Turismo e Trabalho de Colombo

Encontro inédito e especial em Curitiba: com o vice-presidente de Negócios da Natura e da Avon, Agenor Leão

Olá, tudo bem? Você é nossa convidada para um encontro inédito e especial em Curitiba: na próxima quarta-feira (30), o vice-presidente de Negócios da Natura e da Avon, Agenor Leão, participará de um almoço com jornalistas no Jardim Secreto, restaurante no coração do Batel. A ideia é estreitar laços com vocês, que são tão importantes na divulgação das nossas ações por aqui! ☺️
No evento, destinado a um grupo seleto, Agenor Leão estará disponível para um bate-papo sobre as principais ações da Natura e da Avon no Paraná, assim como na Região Sul. Além disso, o time da Koi Comunicação – representado por Bruno Müller e Sérgio Amorim – estará presente para tirar dúvidas e auxiliar em possíveis pautas.
*Podemos confirmar sua presença? Se sim, basta responder a esta mensagem! 🧡* eu respondi:simmmmmmm! Muito gentil o convite! Agradeço Natura @koicomunicacao @jardimsecreto.ga @naturabroficial @divirtase.curitiba @kiko_quiquinho
*Encontro com Agenor Leão (vice-presidente de Negócios da Natura e da Avon no Brasil) no Jardim Secreto*
30 de outubro, quarta-feira, 12h
Endereço: Av. do Batel, 1190 - Batel

SERVIÇO COMPLETO E INFORMAÇÕES IMPORTANTES DOS SHOWS DO BRUNO MARS EM CURITIBA

A abertura dos portões será feita às 16h

Bruno Mars se apresenta neste fim de semana, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, em Curitiba, no Estádio Couto Pereira. Confira abaixo um guia com informações sobre os horários, acessibilidade, segurança, trânsito e informações gerais.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
ABERTURA DOS PORTÕES: 16h
HORÁRIO DO SHOW: 21h
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
Menores de 14 a 17 anos, desacompanhados, mediante autorização* do pai, mãe ou responsável legal, com firma reconhecida em cartório. Modelo aqui.**

Menores de 06 a 13 anos, apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

*A autorização deve estar acompanhada de cópias do documento oficial de identificação do adolescente e dos pais/responsáveis que concederam a autorização.

**Deve ser assinado com firma reconhecida em duas vias.

DICAS ÚTEIS
- Não compre ingresso de cambistas ou pessoas desconhecidas na rua;
- Programe-se. Saia com pelo menos 02 horas de antecedência e verifique eventuais vias que estarão bloqueadas para o evento;
- Baixe o aplicativo “Quentro” para acessar o show, ingressos em pdf e print não vão funcionar (por conta do QR code).
PONTOS DE HIDRATAÇÃO
Será permitida a entrada de água potável para consumo próprio acondicionada em garrafas ou copos que não sejam de vidro ou materiais perigosos à segurança pública.
Pontos de hidratação serão disponibilizados nas barricadas, acessos e áreas de circulação. Será permitida a entrada de alimentos industrializados, desde que estejam em suas embalagens originais lacradas e em porções pequenas.
PROTEJA-SE DO SOL E DO CALOR
Hidratação é fundamental;
Use protetor solar;
Use chapéu e óculos escuros;
Use roupas leves e que não retenham muito calor;
Aumente a ingestão de água ou suco de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.
ACESSO DO PÚBLICO

A leitura de ingresso e divisão de público por setor será feita nos portões de acesso seguindo as seguintes ordens:
Pista Premium: Portões 1 e 13
Cadeira Social Superior e Cadeira Social Inferior: Portão 20 e 21
Cadeira Mauá: Portão 5
Arquibancada: Portão 3
ORIENTAÇÕES GERAIS - PCD
Entrada
A entrada deve ser realizada pelo portão informado no ingresso
Recepção Catracas
Ao acessar as catracas e apresentar o ingresso, a equipe de receptivo, devidamente identificada, informará qual o melhor acesso para chegar ao espaço PCD referente a seu ingresso. Caso haja necessidade, será acompanhado por um bombeiro até o espaço.
Recepção no espaço PCD
No espaço, o mesmo deverá apresentar documento de identificação, laudo ou identificação referente a sua condição. Será registrado e identificado com pulseira PCD, que dará livre acesso ao espaço. No caso de acompanhante, o mesmo também deve ser registrado. Permitimos a entrada de 1 (um) acompanhante no espaço.
MEIA-ENTRADA
Não esqueça seus documentos!
O acesso aos portadores de ingresso do tipo meia-entrada ocorrerá após a conferência dos documentos comprobatórios do benefício.
Se você adquiriu ingressos de meia-entrada na modalidade meia-entrada idoso sem estar na idade mínima para tal, dirija-se à bilheteria para verificar a procedência e validade do seu ingresso.
Mais informações em: help.ticketmaster.com.br
BILHETERIA
A bilheteria do evento funcionará entre os portões 3 e 5 em containers e é operada pela empresa Ticketmaster.

OBJETOS PROIBIDOS
- Câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais ou com lente destacável;
- Go-Pro (Ou similares);
- Tablets;
- Cartazes de qualquer tipo;
- Guarda-chuvas;
- Recipientes ou garrafas com embalagens rígidas;
- Bebidas alcoólicas;
- Materiais ou objetos que possam causar ferimentos;
- Armas de fogo ou branca de qualquer espécie;
- Copos de vidro ou qualquer outro tipo de embalagem;
- Fogos de artifício;
- Papel em rolo, jornais e revistas;
- Bandeiras e faixas com mastro;
- Capacetes de motos ou similares;
- Correntes, cinturões e pingentes;
- Roupas ou acessórios com partes pontiagudas que podem machucar;
- Drogas ilegais, substâncias tóxicas, medicamentos sem receita médica ou produtos compartilhados com outras pessoas por motivos médicos. Quem precisar Levar os medicamentos, deve apresentar receita médica em seu nome;
- Desodorante, cosmético ou perfume em recipientes com volume superior a 90 ml;
- Materiais destinados à fabricação de bombas ou que possam causar incêndios;
- Lasers, walkie-talkie e drones;
- Pistolas de água, cadeiras, panfletos e adesivos;
- Animais - exceto cães guias identificados e acompanhados de portadores de deficiência visual;
- Utensílios de armazenagem;
- Cadeiras ou bancos;
- Bastão para tirar foto;
- Buzinas de ar;
- Mochilas ou bolsas maiores do que 30x15x20cm;
- Outros objetos que possam causar riscos, dano ou importunação, sujeitos ao critério da produção, segurança e policiamento no local;
- Camisetas de time de futebol;
- Cigarro eletrônico;

*O portador do ingresso será submetido a inspeções e revistas corporais.

**Os objetos não autorizados serão descartados.

***O evento não possui guarda-volumes.

RecargaPay facilita acesso ao show do Bruno Mars em Curitiba

Capital paranaense receberá duas apresentações do artista, e o super app garante mais praticidade na recarga do cartão de transporte para os usuários

São Paulo, outubro de 2024 – Com a tão aguardada passagem de Bruno Mars por Curitiba (PR) nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, os curitibanos já estão se preparando para os últimos shows do artista no país, que acontecerão no Estádio Couto Pereira. E para garantir que todos cheguem ao local com mais comodidade, o super app de pagamentos RecargaPay é uma opção para que os usuários do transporte coletivo da cidade possam recarregar o Cartão Transporte URBS com antecedência e com apenas alguns cliques.

Para otimizar o tempo dos clientes que estarão na cidade durante o evento, o RecargaPay se apresenta como uma alternativa conveniente para quem planeja usar o transporte público para assistir à apresentação do artista. Com o super app, os usuários podem recarregar seu cartão de ônibus diretamente pelo smartphone, garantindo uma maior economia de tempo ao acessar as catracas dos ônibus. A tecnologia é uma maneira de facilitar o pagamento e agilizar o embarque no transporte, evitando filas.

Após se cadastrar no RecargaPay, acesse "Recarga de Transporte" e selecione o Cartão Transporte URBS. Escolha o valor da recarga, que será validado em até 15 minutos após a compra. O valor da passagem é igual à tarifa vigente e o pagamento pode ser feito com saldo da carteira digital ou cartão de crédito, sem taxas, com opção de parcelamento em até 12 vezes. O app é uma plataforma de pagamentos completa disponível para download nos sistemas Android e iOS.

A passagem do cantor pelo Brasil tem gerado grande expectativa entre os fãs, além de impulsionar a economia local nas cidades que já receberam o artista, como São Paulo, onde movimentou cerca de R$ 102,7 milhões, considerando os gastos de turistas. Para os shows em Curitiba, por sua vez, o acesso via transporte coletivo agrega ainda mais conveniência à experiência do público, com opções de ônibus disponíveis a partir de diversos municípios próximos. Os usuários podem escolher entre mais de 50 linhas, incluindo Santa Cândida, Capão Raso e Hugo Lange. Para conferir a lista completa e os horários dos ônibus, basta acessar o site oficial da URBS.

Sobre a RecargaPay
RecargaPay é o super app de pagamentos que está simplificando a maneira como clientes, pequenas e médias empresas em todo o Brasil lidam com as suas finanças no dia a dia.
Com a missão de democratizar pagamentos móveis e serviços financeiros no Brasil, a plataforma facilita os pagamentos do dia a dia para milhões de brasileiros, bancarizados e desbancarizados. Nela, é possível consolidar cartões de crédito e débito, realizar pagamentos instantâneos como Pix e Open Finance, e utilizar serviços projetados com conveniência, baixo custo e flexibilidade, como pagamento de contas, recargas de celular, recargas de bilhetes de transporte público, parcelamentos, empréstimos e muito mais.
Fundada em 2010, a empresa já recebeu mais de US$ 120 milhões em rodadas de investimento com investidores como IFC e IADB. A RecargaPay é autorizada como Instituição de Pagamentos e SCFI pelo Banco Central do Brasil. Para conhecer mais, visite nossas redes sociais (@recargapay) ou o site: recargapay.com.br

Pearl Jam Symphonic com Black Circle na Ópera de Arame

Crédito foto: Bianca Tatamiya

O Teatro Ópera de Arame será palco do projeto de grande sucesso da banda Black Circle que está rodando o Brasil, o “Pearl Jam Symphonic”, que executa os grandes clássicos do Pearl Jam com arranjos de orquestra, além de algumas “surpresas grunge” para o público. A banda brasileira, que é apadrinhada por Eddie Vedder e reconhecida por interpretar com fidelidade as canções da banda norte-americana, apresenta este show inédito no dia 06 de dezembro, sexta-feira, às 21 horas.

Este projeto sinfônico que homenageia Pearl Jam, banda ícone do grunge, revisita os grandes sucessos, em arranjos especiais, acompanhados por uma orquestra ao vivo, com a regência do músico e arranjador Dhouglas Umabel, violinista da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), uma das orquestras mais respeitadas do América Latina. Em quase duas horas de show, o público irá presenciar um espetáculo feito de fã para fã, revisitando todos os álbuns do grupo de Seattle e todas as fases dessa banda que marcou história!

Pearl Jam

Seattle, extremo oeste americano, 1990. Depois de colecionarem decepções tentando emplacar no mundo da música, quatro amigos ligados a um gosto musical em comum se reúnem com um cantor de San Diego, Califórnia, e formam o que viria a ser, pouquíssimo tempo depois, uma das bandas mais importantes da história do rock. Além de colecionar prêmios e feitos expressivos no mundo da música, o Pearl Jam detém a marca de 70 milhões de discos vendidos, patamar que os coloca na galeria das maiores bandas da história da música internacional e recebendo diversas homenagens ao redor do globo.

Uma delas, 100% inédita e exclusiva, ocorre no Brasil, capitaneada pela banda carioca Black Circle, reconhecida pela comunidade internacional de fãs do Pearl Jam por interpretar com extrema fidelidade e personalidade os clássicos e as raridades da banda. Surgida no Rio de Janeiro em 2016, o grupo alcançou um feito até então inédito para qualquer tributo: chamar a atenção do próprio Eddie Vedder! O cantor não só interagiu com a banda nas redes sociais como também decidiu, de forma espontânea, “apadrinhar o grupo”, convidando os cariocas para participarem de um show beneficente recheado de grandes nomes como Adam Sandler, Adam Levine, Billie Eilish, Willie Nelson e David Letterman, e transmitido, entre outros, no canal do Pearl Jam, durante a pandemia.

Se o sonho de abrir para a sua banda preferida não fosse suficiente, a Black Circle ainda viveu outra grande emoção, quando em um show do Pearl Jam, na cidade de Austin, Texas, em Setembro de 2023, Eddie Vedder recebeu da plateia uma bandeira da Black Circle, e os saudou e mencionou a banda, dedicando a eles a música que deu nome à banda, Spin The Black Circle, e recomendando ao público presente que conhecessem o grupo carioca. Em outro momento, Eddie fez uma aparição pública, junto com a sua família, usando uma camiseta com o logo da banda e a bandeira do Brasil.

Durante a pandemia a Black Circle realizou 25 lives, todas com mais de 3 horas de duração e contribuiu para que os fãs da geração 90 pudessem ter algum momento de escape e diversão. Durante várias dessas lives, Eddie e sua esposa Jill apareceram nos comentários e interagiram com os fãs presentes, protagonizando momentos únicos. A proximidade do cantor e as manifestações de carinho dele com a banda repercutiram na imprensa brasileira e internacional, fazendo com o que o grupo carioca atraísse a atenção de grandes veículos como a Rolling Stone.

Serviço: Pearl Jam Symphonic com Black Circle na Ópera de Arame

Data: 06 de dezembro de 2024 – sexta-feira / abertura dos portões: 20 horas / Início do show: 21 horas

Local: Teatro Ópera de Arame ( Rua João Gava, 920 – Abranches – Curitiba

Classificação: Livre

Produção: MG Entretenimento e Trilha Entretenimento

Ingressos: A partir de R$ 90 a meia-entrada

Pontos de Venda: Site www.diskingressos.com.br

Link de compra:

https://www.diskingressos.com.br/evento/7802/2024-12-06/pr/curitiba/pearl-jam-symphonic

“Orfeu e Eurídice”: montagem inovadora do Balé Teatro Guaíra estreia em novembro

"Orfeu e Eurídice", uma das mais conhecidas tragédias gregas, terá montagem inovadora do Balé Teatro Guaíra (BTG). A abordagem integrará elementos contemporâneos à mitologia clássica, um novo olhar sobre a obra, incorporando a estética das danças urbanas e com a trilha sonora ao vivo. O espetáculo estreia no palco do Guairão dia 9 de novembro, às 20h30.

Criada a quatro mãos pelo diretor do BTG, Luiz Fernando Bongiovanni, e o coreógrafo convidado, Eládio Prados, a coreografia cria um diálogo entre tradição e tempos atuais, conectando a lenda grega aos dias de hoje. Juntos, eles vêm desenvolvendo, há vários meses, um trabalho de pré-produção para preparar o elenco em uma possível fusão entre danças urbanas e dança contemporânea.

Cada coreógrafo conduz o processo de forma única, provocando os artistas a explorar novas possibilidades para que as cenas ganhem forma. Uma combinação de estilos completamente inédita e que promete surpreender o público.

“'Orfeu e Eurídice' entra na linha de trabalhos que fizeram muito sucesso no Teatro Guaíra, que eu poderia chamar de tradição revisitada. É uma tragédia, uma grande história de amor que termina mal e traz no seu enredo uma série de reflexões para o sujeito e o coletivo contemporâneo", diz Bongiovanni.

"É interessante frisar que, apesar de ser uma obra clássica, não teremos uma montagem tradicional, mas uma versão ligada aos tempos atuais, a uma ideia de modernidade com algo da estética da cultura urbana no que se refere à movimentação”, explicou. Ele conta que a proposta é apresentar o mito sob uma nova perspectiva, sempre com o encantamento que acompanha as obras da casa.

CAMINHO DIFERENTE – Eládio Prados, coreógrafo convidado com larga experiência em danças urbanas, explica ser esta a primeira vez que trabalha com uma companhia voltada para as danças contemporâneas e balé clássico.

"Dentro desse trabalho a gente descobriu um caminho muito diferente e que criamos uma movimentação bem híbrida, uma estética muito interessante, em que podemos utilizar a intensidade dessas movimentações das danças urbanas com a fluência natural do corpo dos bailarinos, criando uma obra diferente de tudo o que as pessoas já viram”, disse.

A trilha sonora também terá novidades. O compositor Ed Cortes traz uma abordagem mais eclética, com uma base eletrônica que irá dialogar com ele e seis músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) executando músicas ao vivo. Entre os instrumentos envolvidos destacam-se harpa, viola, cello, guitarra elétrica, bateria, percussão, além de sax alto e baixo, interagindo com batidas eletrônicas, criando uma atmosfera sonora singular.

A direção de arte do projeto é assinada por Renato Theobaldo, Cássio Brasil e Lucas Amado, responsáveis respectivamente por cenografia, figurinos e iluminação. Cada um traz sua expertise para criar um universo cênico particular, onde a forma, cor, movimento e luz se combinam para provocar sensações e emoções distintas no público.

Outro destaque da produção é a consultoria artística do CircoCan, representado por Pedro Mello, responsável por elevar o espetáculo a uma nova dimensão: a dança que transcende o chão. Uma novidade na performance dos bailarinos que surpreenderá.

Após a estreia em 9 de novembro (sábado), as apresentações seguem nos dias 10, às 18h00, e no dia 11, às 20h30. Os ingressos nos valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) já estão à venda no site Deu Balada e na bilheteria do Teatro Guaíra.

SOBRE O MITO – Na história, Orfeu, filho de Apolo e da musa Calíope, é conhecido por seu talento musical, especialmente com a lira, instrumento que lhe permitia encantar tanto seres humanos quanto a natureza ao seu redor. Orfeu se apaixona perdidamente por Eurídice, uma ninfa, e os dois decidem se casar. No entanto, o destino afasta o casal de forma trágica: um pouco antes do casamento, Eurídice é picada por uma cobra e morre.

Devastado pela perda, Orfeu decide descer ao mundo dos mortos, do domínio do deus Hades, para trazer sua amada de volta. No reino do submundo, Orfeu usa a música para comover os deuses Hades e Perséfone, que lhe concedem uma oportunidade única: levar Eurídice de volta ao mundo dos vivos.

Os deuses dão a Orfeu apenas uma condição: ele deve seguir à frente e em nenhuma hipótese olhar para trás, para Eurídice, até saírem do reino inferior. Mas, tomado pela dúvida, quando está quase chegando na saída do reino de Hades, Orfeu olha para trás, e perde Eurídice para sempre, condenando a amada a permanecer no mundo dos mortos.

Serviço:

"Orfeu e Eurídice"

Datas: 9 de novembro, às 20h30; dia 10 às 18h, e 11 às 20h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão)

Ingressos: na bilheteria do Teatro Guaíra e no site Deu balada

Cimed é uma das vencedoras do Prêmio Top of Mind na categoria Medicamentos Genéricos

Pela segunda vez consecutiva, farmacêutica recebe o prêmio em cerimônia que reconheceu as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros, de acordo com pesquisa do Datafolha
top-of-mind.png
Créditos: CIMED
Paraná, 29 de outubro de 2024 - A Cimed, terceira maior farmacêutica do Brasil em volume de vendas, conquistou o Prêmio Top of Mind como uma das marcas mais lembradas do país na categoria Medicamentos Genéricos, com base em pesquisa nacional realizada pelo Datafolha. O resultado foi divulgado na última terça-feira, dia 22 de outubro, em evento exclusivo para convidados que reuniu representantes das maiores empresas do país e do mercado publicitário.

Neste ano, a Cimed apresentou uma grande iniciativa de inclusão, com o lançamento de novas caixinhas que facilitam a leitura dos consumidores idosos ou com problemas de visão: todas as embalagens dos genéricos da Cimed agora tem letras maiores, de forma que o nome da molécula e outras informações de uso podem ser lidas com mais facilidade. Além disso, a nova caixinha tem espaços em branco para escrever de quantas em quantas horas o paciente precisa tomar aquele medicamento e a quantidade de doses — a famosa posologia, além da duração do tratamento.

Segundo João Adibe, CEO da Cimed, o desempenho da farmacêutica no mercado, mesmo em um cenário competitivo, reflete a dedicação em atender às necessidades dos clientes e consumidores. “Com os nossos medicamentos genéricos, garantimos preços justos, permitindo que mais brasileiros tenham acesso à saúde. Além disso, neste ano, nossas caixinhas receberam nova roupagem. Inovamos ao incluir em nossa identidade a facilidade em incluir letras maiores e espaço dedicado a posologia, intervalo e duração, tornando a experiência do usuário mais acessível. Por fim, nossa forte presença no dia a dia do brasileiro, através de campanhas em diversos canais de comunicação, nos ajuda a construir um relacionamento sólido e a ser uma marca reconhecida e confiável”, destaca Adibe.

Campeã na venda de genéricos
Líder em vendas no mercado participativo da categoria e presente em 98% das farmácias brasileiras, a Cimed é uma grande entusiasta dos medicamentos genéricos que, com preços mais baixos, contribuíram para aumentar o acesso da população à saúde. Desde a sua adoção, em 1999, a expectativa de vida do brasileiro saiu de 70,06 anos para 75,5 anos atualmente, segundo a pesquisa Censo 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pela legislação, os genéricos devem ser comercializados com, no mínimo, um desconto de 35% em relação aos demais. Os preços menores já representam uma economia de cerca de R$ 300 bilhões ao bolso dos brasileiros, de acordo com a PróGenéricos.

O forte desempenho da empresa neste segmento pode ser observado pelos resultados registrados no ano passado, quando o faturamento cresceu 5,4% na categoria. Nesse mesmo período, os genéricos representaram 38% da receita bruta ou 53% do volume de vendas da empresa no período. Foram mais de 200 milhões de caixinhas de genéricos comercializadas, um crescimento de 11%, em relação ao ano anterior.

Inovações na categoria
Em participação no II Fórum Esfera Internacional, realizado em Roma, na Itália, João Adibe - que integrou o painel “Investimentos na inovação: impactos na sociedade” - reforçou a importância da tecnologia no segmento farmacêutico, e defendeu a digitalização da bula como forma de ampliação de acesso e redução de custos dos medicamentos.

“A exclusão da bula física representa um impacto significativo do ponto de vista de redução de resíduos e também no custo do medicamento. Hoje, mais de 10% do preço dos genéricos está relacionado ao custo de produção gráfica. Sem a bula impressa, é possível reduzir ainda mais o valor dos genéricos e ampliar a acessibilidade da população à tratamentos”, explica João Adibe.

A Cimed também aumentou o investimento em mídia e em ações educacionais sobre medicamentos genéricos, como por exemplo, com o merchandising durante o programa Domingão com Huck, do apresentador Luciano Huck, na TV Globo.

Sobre a CIMED
A Cimed é a terceira maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com 45 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. É a indústria que mais cresce anualmente em comparação ao mercado. Em 2022, a empresa registrou um crescimento de 23%, enquanto o mercado farmacêutico cresceu 14%. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 60 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em 90% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com 24 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol. Recentemente, lançou a linha Carmed Fini, que foi um verdadeiro sucesso nas redes sociais e gerou uma grande repercussão. O produto esgotou nas farmácias e superou o faturamento de R$ 40 milhões.
Sobre o Top Of Mind:

O Top of Mind da Folha de S.Paulo é uma pesquisa anual que identifica as marcas mais lembradas pelos consumidores em diversas categorias. O objetivo é revelar quais empresas têm o maior reconhecimento e presença na mente do público. A pesquisa é realizada por meio de entrevistas, onde os consumidores são questionados sobre quais marcas vêm imediatamente à mente quando pensam em determinados produtos ou serviços. Os resultados ajudam as empresas a entender sua posição no mercado, avaliar a eficácia de suas estratégias de marketing e ajustar suas abordagens para melhorar a visibilidade e o reconhecimento da marca.

Quinteto de cordas e soprano levam música clássica de compositores paranaenses a museus de Curitiba

As apresentações do projeto ‘Composições Paranaenses: A Música Pede Passagem’ serão gratuitas e irão circular por museus da cidade no mês de outubro. Conversa didática, oficina de musicalização, intérprete de libras e visita guiada aos espaços também serão oferecidas ao público. O primeiro concerto será no MON, dia 16 (quarta).

WhatsApp Image 2024-09-26 at 12.54.37.jpeg
Projeto ‘Composições Paranaenses: A Música Pede Passagem’ irá levar música clássica
de compositores paranaenses a museus de Curitiba durante o mês de outubro.
A estreia será dia 16, com apresentações no MON. (Foto Edição 2021: Josnel Garcia de Carvalho)

O projeto ‘Composições Paranaenses: A Música Pede Passagem’ - Edição Museus 2024 tem como objetivo levar a música clássica, de autoria exclusiva de compositores paranaenses, a espaços públicos não convencionais. A primeira edição de 2021 circulou pelas Ruas da Cidadania. Desta vez, as apresentações serão realizadas em seis Museus da cidade. Após cada concerto o público poderá apreciar uma conversa didática sobre o trabalho e terá também a oportunidade de fazer uma visita guiada no espaço. A estreia será dia 16 de outubro (quarta-feira), com apresentações em dois horários, às 14h e às 15h30, no Museu Oscar Niemeyer (MON), no Auditório Poty Lazzarotto.

O grupo de músicos é formado por um quinteto de cordas: Vitor Andrade – (violinista); Ricardo Molter (violinista); Jader Cruz (violista); Samuel Pessatti (violoncelista); Rafael Rodrigues – (contrabaixista) e a soprano Luciana Melamed.

A entrada é gratuita. Além do público espontâneo, as apresentações contarão com agendamento de alunos da rede pública de ensino e de instituições que atendem pessoas surdas. Todos os concertos irão contar com intérprete de libras.

O programa é dedicado exclusivamente aos compositores paranaenses: Alceo Bocchino (Canção de Inverno); Bento Mossurunga (Ondas do Iapó); Henrique de Curitiba (Seis Poemas de Helena Kolody, Vocalize e Suíte Brasileira) e Rogério Krieger (Frevo com Batuque, Capoeira e Fandango).

Como contrapartida social, o projeto oferece também oficinas de musicalização corporal.

O projeto é uma realização da Catálise Produções Culturais, com coordenação de Cristiano Nagel, direção artística de Vitor Andrade e produção de Lilyan de Souza e Josnel Garcia de Carvalho.

Este projeto é realizado por meio da Lei Municipal Complementar 57/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: Grupo Positivo

A programação conta com 12 apresentações:

16/10 (quarta) – 14h e 15h30 / Museu Oscar Niemeyer (MON) - Auditório Poty Lazzarotto (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico).

17/10 (quinta) – 14h e 15h30 / Museu da Vida (Rua Jacarezinho, 1691 – Mercês).

23/10 (quarta) – 14h e 15h30 / Museu de Arte Contemporânea de Curitiba – MAC (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico).

24/10 (quinta) – 14h e 15h30 / Museu da Imagem e do Som – MIS (Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro).

30/10 (quarta) – 14h e 15h30 / Museu de Arte Indígena – MAI (Av. Água Verde, 1413 - Água Verde).

31/10 (quinta) – 14h e 15h30 / Museu Alfredo Andersen (R. Mateus Leme, 336 – São Francisco).

Ficha Técnica

Soprano - Luciana Melamed

Violino I /Ensaiador -Ricardo Molter

Violino II - Vitor Andrade

Viola - Jader Cruz

Violoncelo - Samuel Pessatti

Contrabaixo - Rafael Rodrigues

Intérprete de Libras - Ravena Abreu

Arranjador- Adailton Pupia

Direção Artística - Vitor Andrade

Coordenação – Cristiano Nagel

Produção – Lilyan Cristina de Souza e Josnel Garcia de Carvalho

Assistência de Produção – Gabriel Santinelli e Zayin F.

Sonorização – Eduardo Schoten e Josnel Garcia de Carvalho

Designer Gráfico – Mariana Citon

Assessoria de Imprensa – Glaucia Domingos

Serviço:

O que: Concerto ‘Composições Paranaenses: A Música Pede Passagem’

Quando: de 16 a 31 de outubro (quartas e quintas)

Onde: MON, Museu da Vida, MAC, MIS, MAI e Alfredo Andersen

Que horas: sempre às 14h e 15h30

Quanto: Gratuito

Informações: 41 99899 0503

Redes Sociais: https://www.instagram.com/composicoes_paranaenses/

Sobre os compositores

Alceo Bocchino (1918 – 2013), maestro curitibano, parceiro de Villa Lobos, professor de Tom Jobim. O compositor aos 5 anos já tocava piano em festivais de arte.
Diplomou-se em piano pelo Conservatório de Salzburgo, Áustria. Após sua passagem como professor de piano, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e de fisiologia da voz, no Conservatório de Santos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde atuou como diretor musical das rádios Mayrink Veiga e Mundial. Foi um dos dois principais colegas e colaboradores musicais de Villa-Lobos, trabalhando como revisor e executor ao piano, geralmente à primeira vista. Por esta capacidade notável de ler e reduzir as partituras instantaneamente, Villa-Lobos lhe chamava carinhosamente de "Cachorrão", segundo relato do próprio Bocchino.
Em 1985, tornou-se o fundador e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, cargo que ocupou por diversos anos e atualmente era seu maestro Emérito. De sua obra Modinha e Fuga e Canção de Inverno.

Zbigniew Henrique Morozowicz (1934 – 2008), mais conhecido como Henrique de Curitiba. Um dos maiores compositores de sua geração e do estado, Henrique começou seus estudos musicais com sua mãe que era pianista, Wanda Lachowski. Em 1953, graduou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Teve uma longa carreira internacional, estudou piano com Henry Jolles e composição com H. J. Koellreuter, na Escola Livre de Música de São Paulo. Aperfeiçoou-se na Polônia na Escola Superior de Música de Varsóvia e fez mestrado em Composição Musical no Ithaca College de New York. Compôs mais de 150 obras, entre elas muitas peças para coral e para voz, gêneros nos quais se destacam. Eles elas, Seis Poemas, de Helena Kolody, e Suite Brasileira, que serão executadas durante o projeto Composições Paranaenses, a música pede passagem. Sua família ainda hoje enriquece a vida cultural, com a presença de seu irmão Norton Morozowicz, importante músico e maestro brasileiro e de Milena Morozowicz, bailarina e coreógrafa.

Bento Mossurunga (1879 – 1970), conhecido por ser o compositor do hino do Paraná e de Curitiba, Bento é natural de Castro. Ainda pequeno aprendeu a tocar violinha sertaneja, tendo crescido entre violeiros populares e ouvindo música produzida por escravos libertos que moravam numa colônia próxima à sua casa. Mudou-se para Curitiba em 1895, onde prosseguiu seus estudos na Escola de Belas Artes. Além de estudar, trabalhava numa loja de chapéus e frequentava o Grêmio Musical Carlos Gomes, tendo convivido com os compositores e músicos da época. Viveu no Rio de Janeiro por 25 anos, onde exerceu as atividades de pianista, violinista, regente e compositor. Em Curitiba criou a Orquestra Estudantil de Concertos, que viria a ser mais tarde a Orquestra Sinfônica da UFPR. Foi professor de canto orfeônico no Colégio Estadual do Paraná e um dos fundadores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba em 1956.

Rogério Krieger (1962- 2023), nascido em Curitiba foi um destacado compositor e maestro. Recebeu suas primeiras lições de música com seu avô, Aldo Krieger. Formou-se em música pela Escola de Música e Belas Arte do Paraná. Foi o fundador e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, onde também atuou como maestro emérito. Estudou regência e composição com renomados mestres e suas obras foram executadas internacionalmente. Em 2004 foi o primeiro brasileiro a ser interpretado pela Orquestra Sinfônica de Ankara, Turquia. Em 2011, recebeu o Prêmio Funarte de composição clássica.

Sobre os músicos

Luciana Melamed – soprano, atualmente a cantora é solista da Camerata Antiqua de Curitiba. Estudou canto com a cantora e professora Neyde Thomas. É bacharel e mestre em canto pela Universidade Mozarteum Salzburg, na Áustria, classe de Barbara Bonney. Na Universidade de Indiana (EUA) diplomou-se em Performance com a professora Virgínia Zeani. Foi vencedora do primeiro grande prêmio no V concurso de canto Bidu Sayão, em Belém do Pará, ganhou também prêmios nos concursos Maria Callas em Jacareí e Carlos Gomes em Campinas, além de ter sido finalista em diversos concursos internacionais na Europa e Estados Unidos.
Trabalhou com maestros como Maurice Peress, Christopher Zimmermann, Josef Wallnig, Maurizio Arena, Adam Fischer, Yoram David, Alessandro Sangiorgi, Roberto Duarte, Manfred Schmidt, Osvaldo Colarusso, Alceo Bocchino, Massimiliano Carraro, Stefan Geiger e Luis Otavio Santos, entre outros. No ano de 2013 debutou no Teatro Municipal de São Paulo, como Donna Anna, na produção da ópera Don Giovanni de W.A. Mozart.
Vitor Andrade - violinista, proponente do projeto, é músico integrante da Camerata Antiqua de Curitiba desde 2013 e membro fundador da Orquestra Paranaense de Tango, com ampla experiência na música clássica. Formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR. Já integrou também a Camerata Dona Francisca (Joinville/SC), Orquestra Sinfônica da EMBAP e Orquestra da Cidade de Ponta Grossa.
Ricardo Molter - violinista spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná. Toca desde os dez anos de idade. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa de 2010 a 2013. Atuou por cinco anos como concertino, spalla, solista e camerista da Camerata Antiqua de Curitiba. Bacharel em violino pela EMBAP/UNESPAR (2014) e mestre em música pela UEM (2023), foi aluno de Paulo Lückmann, Marco Damm, Paulo Bosísio e Winston Ramalho.
Jader Cruz - violista, arranjador e compositor formado pela Academia de Música da OSESP sob a orientação de Horácio Schaeffer. Integra a Orquestra Sinfônica do Paraná e a Orquestra Paranaense de Tango, o Quarteto Poty e a orquestra Anima Musicale. Já fez parte de importantes orquestras brasileiras como a Orquestra do Teatro São Pedro (SP) e a Orquestra Filarmônica de Goiás, onde fez a estreia brasileira de grandes obras do século XX e gravou a integral das Sinfonias de Cláudio Santoro pelo selo NAXOS. Como convidado, já trabalhou junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e à Orquestra Sinfônica Brasileira.
Samuel Pessatti – violoncelista, iniciou seus estudos no violoncelo aos 6 anos, é bacharel em Violoncelo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Foi solista com a Orquestra Filarmônica da UFPR e convidado para tocar com a Orquestra de Câmara do Conservatório de Winterthur. Já atuou como primeiro violoncelo na Orquestra de Blumenau, Orquestra Filarmonia Santa Catarina, Orquestra da EMBAP, Orquestra Filarmônica da UFPR, Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. Atualmente integra o Quarteto Poty, desempenhando um intenso trabalho de Música de Câmara. É professor de violoncelo e de música de câmara no Musicarium Academia Filarmônica.
Rafael Rodrigues – contrabaixista, graduado pela Universidade Metropolitana de Santos e aluno da Escola de Música do Estado de São Paulo, atuou como músico das Orquestras Jovem do Estado de São Paulo, Sinfônica Heliópolis, Sinfônica Villa Lobos, Camerata Fukuda, Jovem Municipal de Guarulhos e Banda Sinfônica do Exército, Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, tendo participado de concertos nos principais teatros nacionais, bem como no Avery Fischer Hall - Lincoln Center, em Nova Iorque, e no Broward Center, em Fort Lauderdale. Atuou como músico convidado nas Orquestras Sinfônica de Santo André, Sinfônica Municipal de Santos, Sinfônica Municipal de Campinas. Foi solista junto à Orquestra Antunes Câmara, ao Fukuda Cello Ensemble e à Banda Sinfônica do Exército.

CiaSenhas de Teatro estreia ESPANTO no Teatro José Maria Santos

Montagem que celebra os 25 do grupo propõe uma reflexão sobre a participação das mulheres na resistência à ditadura militar brasileira

A CiaSenhas de Teatro estreia, no dia 02 de novembro, a peça ESPANTO, projeto de montagem que comemora os 25 anos do grupo. A nova obra, dirigida por Sueli Araujo, propõe uma reflexão sobre o espaço político da mulher a partir da experiência na resistência à ditadura militar brasileira entre 1964 e 1985. A temporada permanece até o dia 17 no Teatro José Maria Santos.

Com dramaturgia de Sueli Araujo e a colaboração de Luiz Bertazzo, a peça tem como fonte de pesquisa e disparador para a criação dos textos relatos de mulheres registrados nos documentos da Comissão da Verdade. Na montagem, as atrizes Ciliane Vendrusculo e Greice Barros evocam personagens reais e ficcionais sem abandonar suas identidades pessoais e suas presenças enquanto mulheres de seu tempo.

Ao longo da peça, o público é convidado a mergulhar no ESPANTO também enquanto um afeto, que move a companhia a vasculhar o passado recente para encontrar a mulher-política como protagonista da busca de outros sentidos e formas de viver no presente. A Ciasenhas se ancora no processo colaborativo como ética criativa e na experimentação e invenção como exercícios de liberdade poética.

Na montagem, a companhia investiga o trauma social e político que resulta da ditadura militar brasileira, além do que conta a história oficial. Para isso, se aprofunda no emaranhado subjetivo que encobre a natureza patriarcal presente nas práticas de torturas destinadas aos corpos das mulheres.

Como parte do processo de criação, a companhia promoveu, no dia 25 de setembro, a Palestra “Fundamentos filosóficos da política feminista” com a filósofa e escritora Márcia Tiburi, realizado em formato virtual.

SOBRE A CIASENHAS DE TEATRO

A CiaSenhas de Teatro nasce do desejo de produzir arte em grupo e de pesquisar a linguagem cênica de forma colaborativa. Desde 1999 temos feito espetáculos e ações artísticas que tentam estabelecer diálogo com a sensibilidade do nosso tempo a partir de demandas poéticas e discursivas que emergem no interior do coletivo. Fazer teatro de grupo é uma escolha política adotada pela CiaSenhas. Trata-se de um gesto que entende a criação como uma ação consequente, onde cada artista envolvido possa entregar ao público uma obra cuja forma e conteúdo carregam o DNA das identidades individuais que formam o pensamento coletivo. O trabalho colaborativo se instaura como um intenso processo de compartilhamento de saberes, de experiências, de visão de mundo e de subjetividades. Fazer teatro de grupo significa criar territórios de vida “comum” e de resistência através da arte.

Projeto viabilizado por meio da lei municipal de Incentivo à Cultura, na modalidade Mecenato Subsidiado.

FICHA TÉCNICA
Atuação: Ciliane Vendruscolo e Greice Barros
Direção e Dramaturgia: Sueli Araujo
Assistência de Direção: Anne Celli
Interlocução Dramaturgia: Luiz Bertazzo
Direção de Movimento: Elke Siedler
Cenário: Paulo Vinicius
Figurino: Amabilis de Jesus
Design de Som: Ary Giordani
Design de Luz: Wagner Corrêa
Design de Projeção: Paulo Rosa
Captação e edição de imagem: Lidia Ueta
Direção de Produção: Marcia Moraes
Produção Executiva: Edran Mariano
Designer Gráfica: Adriana Alegria
Assessoria de Imprensa: Paula Melech
Fotos: Elenize Dezgeniski
Realização: CiaSenhas de Teatro

SERVIÇO:

ESPANTO
De 02 a 17 de novembro
4ª a sábado às 20h
Domingo às 19h
Sábado e domingo – sessões extras às 16h
Ingressos: 20,00 e 10,00
4ª e 5ª – entrada gratuita e tradução em libras
Teatro José Maria Santos
Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco