Sustentabilidade e Sabor: Grand Cru lança campanha para incentivar o consumo de vinhos sustentáveis

Marca quer levar cada vez mais o tema sustentabilidade dos vinhedos para a mesa dos brasileiros

Nos últimos anos, a sustentabilidade* tem ganhado cada vez mais espaço. Seja pela necessidade das mudanças de comportamento ou pela exigência de produtos que colaboram para a preservação de cadeias produtivas, falar de práticas sustentáveis já é um caminho sem volta. Na vitivinicultura não seria diferente, e os vinhos sustentáveis (aqueles feitos com uvas orgânicas e livres de aditivos químicos, em um processo mais artesanal que os tradicionais) passam a ter a preferência de vários consumidores.

A Grand Cru - maior importadora e distribuidora de vinhos da América Latina, atenta a este movimento e lança sua nova campanha “Vinhos Sustentáveis", com rótulos exclusivos, que seguem o viés da sustentabilidade.

Na compra de 4 garrafas, entre as selecionadas para a campanha, o cliente não pagará a de menor valor. Além do desconto especial para o cliente, a marca quer também incentivar o consumo dos rótulos que colaboram com o meio ambiente.

Mas você sabe a diferença entre vinhos sustentáveis, orgânicos, naturais, biodinâmicos e veganos? A enóloga e sommelière do grupo Vissímo, Rafaela Reis, explica abaixo as diferentes classificações.

Vinhos orgânicos são produzidos em vinhedos onde não há uso de agrotóxicos ou de fertilizantes químicos. A compostagem é feita com adubação natural, e as pragas são combatidas com medidas para aumentar a biodiversidade. Pássaros, insetos e até outras plantas ajudam a defender as vinhas. Espécies rasteiras, como a alfafa, protegem o solo da erosão enquanto o nutrem.

Vinhos sustentáveis são aqueles produzidos em vinícolas que minimizam os impactos da produção ao meio ambiente. Vinícolas com esse tipo de produção costumam adotar iniciativas de reciclagem, gestão de resíduos e investimento em programas sociais.

Vinhos biodinâmicos seguem todas as práticas adotadas na produção dos vinhos orgânicos, porém, utiliza o calendário astronômico como direcionamento.

Vinhos naturais não utilizam conservantes. Normalmente, o metabissulfito de potássio é adicionado à bebida em várias etapas da produção porque a protege da contaminação biológica e da oxidação.

Por último, os vinhos veganos que são aqueles que não usam elementos de origem animal e podem optar por clarificantes feitos de argila.

Agora que você já sabe a diferença entre eles, aqui vão algumas sugestões de rótulos:

Entre os selecionados está o cobiçado Willian Fèvre Chablis AOC 2019 750m, um vinho orgânico, leve, feito de uva Chardonnay e de cor amarelo-palha, com aroma de grande fineza, evoluindo com notas cítricas, frutas brancas e flores. Seu paladar intenso, suave e de final longo, combina com refeições mais elaboradas e pratos mediterrâneos como peixe grelhado ou com molho, frutos do mar e ostras.

Nossa outra indicação é o sustentável Chateau Ste Michelle Cabernet Sauvignon Columbia Valley 2018 750mL. Este vinho possui um olfativo de frutas vermelhas em compota, ao lado de um sabor complexo, estruturado e versátil, que combina com carnes vermelhas e de caça grelhadas, pizza de calabresa e queijo maduro.

Outro rótulo classificado como sustentável é o Zuccardi Fosil Chardonnay 2018 750mL, sendo um dos vinhos mais emblemáticos da argentina Zuccardi. Podendo ser servido junto de queijos maturados, risoto de açafrão ou linguado grelhado em crosta de castanha, este vinho possui um aroma com notas de flores e frutas brancas acompanhada de um sabor fresco e ácido , resultado da fermentação em tanques de concreto e barris de carvalho com leveduras indígenas .

Para completar a seleção, trazemos o biodinâmico Matetic Eq Pinot Noir 2015 750mL, com aromas de cereja, framboesa, laranja bem madura e cacau, ele é perfeito para reuniões com os amigos e jantares. Vindo de uma das regiões mais frias do Chile, este vinho complexo, intenso e equilibrado, combina tanto com pratos incrementados como carnes vermelhas grelhadas, cordeiro e pato, como também com entradas, como salame preto e queijos maduros.

A campanha vai até dia 02 de outubro, nas lojas físicas e no e-commerce https://www.grandcru.com.br/

*Sustentabilidade consiste em usar conscientemente os recursos naturais, sem comprometer o bem-estar das gerações futuras, tendo como objetivo o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

Sobre a Grand Cru
A Grand Cru é a maior importadora e varejista de vinhos finos da América Latina. Fundada em 1998, hoje possui um portfólio com mais de 1300 rótulos de todo o mundo entregue para qualquer região do país. Desde 2022 faz parte do Víssimo Group e é a principal empresa do segmento com forte atuação multicanal, incluindo franquias, lojas de operação própria, live commerce, app, e-commerce, clube de assinaturas e distribuição aos melhores restaurantes, hotéis e bares, além de empórios e supermercados. São décadas de tradição sendo reconhecida como sinônimo de qualidade pela experiência única que proporciona aos apaixonados por vinhos, dos experts aos iniciantes. A Grand Cru conta, atualmente, com mais de 140 lojas espalhadas pelo Brasil e com mais de 15 vinícolas renomadas em seu portfólio, como Zuccardi, Cobos, Leyda e entre outras.

Site: https://www.grandcru.com.br
Instagram:@grandcruvinhos
Facebook: https://www.facebook.com/grandcruvinhos
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpiJ7K5VMDwZlqkdCD1cefA

Marcondes Cozinha Autoral promove terças com rolha livre

Referência da alta gastronomia curitibana, restaurante não cobra taxa de rolha nas terças; oportunidade é perfeita para apreciar um vinho especial na casa

CURITIBA, 13/09/2023 – Uma boa taça de vinho é sempre a pedida ideal para harmonizar com preparos da alta gastronomia. E para contemplar os amantes da bebida, o Marcondes Cozinha Autoral, restaurante especializado em culinária contemporânea, localizado no bairro Cabral, em Curitiba (PR), conta com uma ação bem atrativa nas noites de terça: a rolha livre.

A rolha é uma taxa normalmente cobrada nos restaurantes para quem deseja levar seu próprio vinho, mas nas terças-feiras ocorre a isenção desse valor no estabelecimento. “Queremos proporcionar essa oportunidade para quem tem um vinho especial guardado em casa. Aquela garrafa comprada em uma viagem, que foi um presente, ou de uma safra única”, explica Rogério Marcondes, proprietário do restaurante.

Para quem ainda não conhece a casa, a sugestão para harmonizar com um bom vinho é pedir o Menu Confiance, uma sequência apetitosa de cinco pratos criados pelo chef à preço fixo (R$ 199,90), explorando ingredientes e opções do cardápio. O Marcondes também possui um menu à la carte com pratos autorais exclusivos, apresentando o melhor da gastronomia internacional com um toque de criatividade. Ainda para quem deseja apreciar um vinho sem aproveitar a rolha livre, a carta do restaurante conta com uma imensa variedade de rótulos internacionais.

O Marcondes Cozinha Autoral fica na R. Recife (nº 220), no bairro Cabral, e funciona durante o jantar de segunda-feira a sábado, das 18h30 às 23h, e durante o almoço aos sábados, das 11h30 às 15h. Mais informações no perfil oficial do restaurante no Instagram (@marcondesrestaurante). Reservas por WhatsApp: (41) 3205-4982.

GELATERIA MILK CREAMERY REALIZA AÇÃO PROMOCIONAL PARA DIA DO SORVETE

Na semana que vai de 15 a 23 de setembro, as lojas terão promoções e sorteios pelas redes sociais

d7af7792-394d-424b-b1ee-e7ebc1b0bed3.jpg
default.pngBaixar foto Roll Óreo Milk Creamery
Em uma semana comemorativa com o Dia do Cliente em 15 de setembro e o Dia do Sorvete, comemorado em 23 de setembro, a Milk Creamery, gelateria referência no universo de gelatos pela experiência de consumo e alta qualidade dos ingredientes, terá promoções especiais e sorteios válidos para todas as lojas da rede localizadas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Todos que marcarem a Milk Creamery durante essa semana participarão de um sorteio no dia 24 e 15 pessoas ganharão prêmios que também serão sorteados no mesmo dia. Aqueles que fizerem a marcação do @milkcreamery terão o post respostado no perfil da marca e receberão uma mensagem confirmando a participação no sorteio.

A rede tem um cardápio variado com diversas opções de gelatos, milkshakes, rolls e sobremesas e faz sucesso pelo sabor dos itens, produzidos de maneira artesanal, com menos açúcar, sem gordura trans, conservantes ou aromatizantes artificiais e até 60% menos de gordura que os sorvetes tradicionais. Opções sem glúten, sem lactose e veganas também fazem parte do cardápio e prometem agradar aos mais diversos gostos e preferências.

Com a primeira unidade inaugurada em 2017, na cidade de Curitiba (PR), a rede Milk Creamery conta atualmente com 12 lojas localizadas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. A marca é reconhecida pela alta qualidade dos ingredientes cuidadosamente selecionados.

@milkcreameryoficial
https://www.milkcreamery.com.br/

WeDo! Entretenimento realiza mostra e premiação de espetáculos digitais de diversas regiões do Brasil

Com 13 espetáculos teatrais, a segunda edição do Prêmio WeDo! de e-Teatro contempla montagens de sete estados brasileiros

De 3 a 10 de outubro, a WeDo! Entretenimento realiza a segunda edição do Prêmio Wedo! de e-Teatro. O evento celebra a marca de 40 mil acessos e 15 mil espectadores do e-Teatro WeDo!. Realizado por meio do patrocínio da Sabesp, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a mostra de teatro on-line reúne 13 espetáculos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Durante a mostra (100% virtual), pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo podem conferir uma série de novidades tecnológicas na plataforma do e-Teatro WeDo!, o primeiro teatro em realidade virtual e interativo do mundo.

Representando a região Sul, o espetáculo catarinense, Rinha, do Grupo Risco, aborda relatos sobre a masculinidade sob a ótica do teatro-documentário.

“Rinha” (registro fotográfico e filmagem: Âmbar Audiovisual)

Construído em um procedimento documental, o espetáculo traz os atores Rafael Orsi de Melo e Rodolfo Lemos. Durante o processo, os artistas ouviram relatos de das experiências de dois lutadores, em relação a sua masculinidade. Suas histórias trazem “golpes” e sombras da infância, afetos quebrados e expectativas tóxicas transformadas em jogo performático pelos atores-documentaristas. A direção é do ator e diretor, Renato Turnes, da Cia La Vaca, de Florianópolis.

Uma mostra plural e necessária
Inaugurado em fevereiro de 2021, o e-Teatro WeDo! já apresentou espetáculos de 23 estados brasileiros e 13 países.

Para Carol Guimarães, sócia fundadora do e-Teatro WeDo!, o e-Teatro é uma linguagem cênica que ganha cada vez mais mercado, unindo teatro, audiovisual e tecnologia.

“O encontro perfeito entre a arte da interpretação com o público, criando uma conexão entre a peça e o espectador, tornando-se uma experiência única entre artista e usuário”, explica.

Com isso, a plataforma virtual da WeDo! promove criações e debates que movimentam o teatro contemporâneo. Os espetáculos selecionados para a segunda mostra do Prêmio Wedo! de e-Teatro contemplam diferentes abordagens.

De acordo com Carol, o objetivo é tecer uma mostra plural e que amplifica vozes e discursos de artistas com temáticas urgentes de diversas regiões do país.

225 inscritos de todo o Brasil
Os espetáculos da segunda edição do Prêmio WeDo! de e-Teatro apresentam a multiplicidade do universo teatral e articulam questões contemporâneas políticas e sociais.

A curadoria da mostra, formada por Eliane Rocha (atriz e diretora, mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás), Gil Oliveira (profissional da área da beleza, graduado em Artes Cênicas e pós-graduado em História da Arte) e Hsu Chien (graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e diretor dos longas-metragens Desapega e Um Dia Cinco Estrelas) selecionou os 13 espetáculos entre as 225 inscrições de todo o território nacional.

De acordo com Adriana Paulini Leão, produtora executiva do e-Teatro WeDo!, objetivo é ampliar o acesso do público a uma variada programação.

“Buscamos temas fundamentais para as novas gerações, como a diversidade cultural, acessibilidade e meio-ambiente em um novo formato para a linguagem do Teatro Digital. Dessa forma, o projeto representará a voz de uma nova geração de artistas e, principalmente, das comunidades identitárias que vêm ganhando força social e política nas últimas décadas, em produções que exprimem os anseios por transformação”, esclarece.

As 13 montagens concorrem ao Prêmio WeDo! de e-Teatro nas categorias: Espetáculo, Direção, Dramaturgia, Interpretação Principal, Interpretação Coadjuvante, Figurino, Cenografia, Linguagem Audiovisual, Iluminação, Maquiagem e Visagismo, Trilha Sonora e Espetáculo Júri Popular.

Além disso, a segunda edição traz uma novidade concedida em parceria com a Sabesp, patrocinadora do evento: o Prêmio Produção Sustentável.

Para analisar as obras foi escalado um time de cinco jurados formado por:
Naná Povoas (jornalista, diretora, bailarina, atriz e cantora);
Renata Bozzy (atriz, cineasta e especialista em Method-Acting);
Roger Ribeiro (ator, roteirista, diretor e produtor);
Bruno Moreira (advogado, mestre em Direito, jornalista e ator);
e Thamiris Mandú (atriz, bailarina clássica e apresentadora).
Programação
A programação conta com montagens de sucesso de público, como os paulistanos Amadeo, baseado em uma história real sobre empatia, aceitação e suicídio assistido (direção de Nelson Baskerville e elenco formado por Thalles Cabral, Chris Couto, Claudia Missura, César Mello, Janaína Suaudeau e Thomas Huszar); e Pontos de Vista de um Palhaço, solo de Daniel Warren sobre um palhaço que busca ajuda numa sessão de terapia; além do carioca Amores Flácidos, o primeiro texto encenado do dramaturgo Herton Gustavo Gratto e que trata sobre o preconceito e o estigma da obesidade (vencedor da Primeira Edição do Núcleo Sesi de Dramaturgia).

Confira a seguir, a programação das demais montagens contempladas da segunda edição do Prêmio WeDo! De e-Teatro.
As Sete Vidas de Alva (RJ): solo de Anja Bittencourt, que apresenta de forma bem-humorada temas como memória, solidão, e outras questões da terceira idade.
Constância (RJ): com atuação de Joana Marinho e Claudia Ribeiro sobre a presença do negro pelo sertão brasileiro.
Revolução na América do Sul (RJ): um dos textos mais importantes de Augusto Boal. Cássio Duque, Junior Melo, Letícia Ambrósio, Levi Duarte, Maria Azevedo e Ritiele Reis encenam a trajetória do operário José da Silva à procura de uma solução para a fome que o devora.
O Açougueiro Online: da Sequidão da Caatinga aos Mares da Web (PE): versão digital do premiado monólogo O Açougueiro, com atuação de Alexandre Guimarães e texto e encenação de Samuel Santos.
Tempos de Errância (MG): com os atores Narciso Teles e Guilherme Conrado tem como tema central a violência armada.
O Amor de Van Gogh (SP): baseado na biografia do famoso artista, imagina Van Gogh logo após a sua morte dentro de uma de suas obras.
A Borboleta sem Asas (SP): o Grupo Trapiche apresenta essa peça infantil de forma lúdica, tratando como as deficiências podem ser eficiências singulares.
A Casatória da Defunta (RN): também direcionada ao público infantil e produzida pela Cia. Pão Doce, o espetáculo mostra as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor.
Histórias do Mundão (BA): nessa peça infantil, as atrizes Ana Mendes e Manu Santiago abordam como a leitura e a contação de histórias podem ser uma alternativa divertida para as telas de computadores e celulares.

Cerimônia de premiação
Os vencedores da segunda edição do Prêmio WeDo! de e-Teatro serão anunciados em uma cerimônia no dia 10 de outubro, terça-feira, às 19h, no Mundo do Circo.

O evento é presencial e contará com transmissão ao vivo pelo e-Teatro WeDo!. Além disso, a cerimônia de premiação conta com Nany People, como apresentadora, assim como a apresentação de seu pocket show “Nany é Pop”.

Outra atração da noite de premiação é a performance da bailarina trans não-binária, Brun Willi, que funde dança e imagem em suas coreografias.

Brun Willi, bailarina e performer trans não-binária

Por meio da dramaticidade do corpo e imagens extraordinárias, Brun traz o tom da respiração para sua performance, com dinâmicas contemporâneas que criam um diálogo horizontal com o público. A fala direta é necessária para dar movimento e vida para o ato, brincando com a sinestesia, ela cria uma simbiose com a pessoa em contato.

Novidades no Teatro WeDo!
Inaugurado em fevereiro de 2021, o e-Teatro WeDo! chega a segunda edição do Prêmio WeDo! de e-Teatro, acompanhando as evoluções tecnológicas. Agora, a plataforma permitirá que o público escolha seu próprio avatar, ampliando assim a interatividade dentro da plataforma, inclusive durante o espetáculo, através do auxílio da gameficação.

Outra novidade é a criação do ambiente do café com mesas-talks. Nesse espaço, o público pode se encontrar com amigos e conversar em salas de bate-papo ou mesmo conhecer novas pessoas.
Além disso, os espectadores poderão assistir aos espetáculos em grupo e comentar com seus amigos momentos emocionantes das obras e até mandarem aplausos no final de cada apresentação.

O e-Teatro WeDo! integra a produtora cultural WeDo! Entretenimento, criada pela artista Carol Guimarães, em parceria com Adriana Paulini Leão, Isabel Hani, Danilo Cruz e Vanessa Gasparini.

Além das peças produzidas pela produtora, a ideia é que a plataforma transmita espetáculos de todo Brasil, abrindo espaço para novos artistas e para a cultura regional para assim, fomentar a produção de e-Teatro.

Com a realização de quatro festivais teatrais e mais de 20 espetáculos, o espaço cultural alia cultura e tecnologia, e já recebeu peças de grandes nomes do teatro brasileiro, como: Zé Celso, Irene Ravache, Arlete Salles, Pedro Granato, Silvero Pereira e Luis Lobianco.

“A democratização ao acesso à cultura é o ponto principal na criação do e-Teatro WeDo!. Nosso objetivo é expandir as fronteiras e levar arte onde, por diversas questões, ela não consegue chegar, mas os dispositivos com internet já. A plataforma permite oferecer experiências únicas tanto para os fãs do teatro quanto para aqueles que não têm acesso fácil a espetáculos culturais, tanto pela distância quanto pelo preço dos ingressos. Um novo caminho de formação de público, por meio da digitalização do teatro, dança, apresentações musicais e eventos culturais”, finaliza Carol.

Mais informações: https://www.wedoentretenimento.com/

Almoço é no Madero: rede lança menu executivo por R$ 63

Grupo oferece cardápio 3 em 1 com entrada, prato principal + acompanhamento e sobremesa com excelente custo-benefício

8b33ce075f3ce0048eb89452ccf6dbb7.png
Divulgação

Curitiba, setembro de 2023 – O Grupo Madero, uma das principais empresas do segmento de gastronomia do país, anuncia o lançamento do seu Menu Executivo, disponível para todo o Brasil a partir do dia 12 de setembro. O objetivo é oferecer uma experiência gastronômica premium com ótimo custo-benefício, permitindo que os clientes desfrutem de refeições sofisticadas sem comprometer o bolso.
O Menu Executivo do Madero apresenta uma seleção cuidadosamente elaborada de pratos que combinam a renomada qualidade e sabor característicos da marca. Com um valor fixo de R$ 63,00, de segunda a sexta até 17h (exceto feriados), os clientes podem optar entre uma variedade de entradas, pratos principais e sobremesa.

Para começar, é possível escolher entre as famosas Mini Polpetas ou a Caesar Salad. Já as opções de pratos principais são Fraldinha grelhada, Peito de frango grelhado ou Lombinho à parmegiana, sendo possível escolher um acompanhamento: arroz branco, batatas fritas, caesar salad, cesta de pães, farofa Madero, legumes na manteiga, penne na manteiga ou pão de alho. Para quem prefere pratos sem carne, basta optar pelo Spaghetti com molho de queijo parmesão. O delicioso Brownie do Madero fecha o Menu com excelência.

“O novo menu foi pensado especialmente para agradar as pessoas que prezam por uma refeição especial, mesmo em meio à correria do dia-a-dia. Estamos muito felizes em oferecer mais esta opção saborosa aos nossos clientes, seja para almoços de negócios, encontros com amigos ou refeições em família”, explica o chef Junior Durski, fundador e CEO do Grupo Madero.

A qualidade inigualável e o compromisso com ingredientes frescos e sustentáveis são marcas registradas do Madero, e isso se reflete em cada prato do novo menu. Todos os pratos são elaborados a partir de ingredientes que saem da Cozinha Central do Grupo Madero, localizada em Ponta Grossa (PR). O processo verticalizado implantado pelo grupo garante o padrão de qualidade dos alimentos servidos a cerca de três milhões de clientes por mês em restaurantes localizados nas cinco regiões do país.

Sobre o Grupo Madero

O Grupo Madero foi fundado em 2005 pelo Chef Junior Durski e atualmente possui uma das maiores redes de restaurantes do país, com um portfólio de mais de 270 restaurantes multimarcas, construídos sobre uma plataforma de produção, distribuição e logística verticalmente integrada. Com mais de 7 mil colaboradores, mantém rigorosos processos de produção, priorizando alimentos orgânicos e sem conservantes, elevando o padrão de qualidade do que é servido a aproximadamente 3 milhões de clientes por mês.