Em Libras e Português, Língua em Revista estreia em Curitiba e usa o teatro para pensar as línguas

Espetáculo acessível une drama, comédia e autobiografias para pensar a língua como identidade, em temporada gratuita de 3 a 20 de agosto no Teatro Zé Maria

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=287306&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCAC4Yo%252BDGL9vffRCnZx1bG6_sOmK4%252BPC-ead%253D9fq64-J4yxiXEw%2540mail.gmail.com%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCAC4Yo%2BDGL9vffRCnZx1bG6_sOmK4%2BPC-ead%3D9fq64-J4yxiXEw%40mail.gmail.com%3E-1.2
Helena de Jorge Portela, Marcel Malê, Catharine Moreira e Lucas dos Santos em foto de Elenize Dezgeniski.
Faça o download de mais fotos de divulgação clicando aqui: FOTOS IMPRENSA

Unir pessoas surdas e ouvintes nas plateias e nos palcos através de espetáculos simultaneamente interpretados na Língua Brasileira de Sinais e em Português. Este é o objetivo da curitibana Cia. Fluctissonante, companhia precursora em arte acessível no país. Em agosto, a Flucti - como é carinhosamente chamada por seus integrantes - estreia sua mais recente montagem para adultos: Língua em Revista parte das vivências, desejos e histórias dos atores e atrizes do elenco para pensar a língua e a linguagem através de seus aspectos identitários, históricos e culturais. De 03 a 20 de agosto o público curitibano poderá conferir a temporada de estreia do espetáculo gratuitamente, no Teatro José Maria Santos. Embora línguas como o português e a Libras sempre tenham sido exploradas pela companhia, esta é a primeira vez que elas surgem como tema de um espetáculo.

Para transitar pelos diversos aspectos da língua, o coletivo elegeu linguagens como o teatro de revista, o cabaré e o teatro documental, convidando os diretores Ricardo Nolasco e Igor Augustho para conduzirem a criação. As cenas intercalam o depoimento, a comédia e o drama, a peça explora aspectos relevantes para a sociedade contemporânea, como o posicionamento público, a linguagem, a escuta, a vida, a diversidade e o movimento. Mas não para por aí. Muitas outras palavras poderiam definir Língua em Revista, como nos conta Igor: “A gente sabia que não daria conta de falar sobre todos os aspectos que atravessam o assunto da língua. Então optamos por investigar os interesses das atrizes e atores que estão no elenco e, a partir disso, criar cenas quase independentes, mas que, no todo, criam um discurso comum”.

A dramaturga curitibana Leonarda Glück foi convidada para realizar a tarefa de organizar e reunir todo o material produzido em sala de ensaios. Ela possui uma extensa trajetória em Curitiba, inclusive junto a Nolasco, com quem foi uma das fundadoras da curitibana Selvática Ações Artísticas. Em seu texto, numa espécie de revista contemporânea, os atores Lucas dos Santos e Marcel Malê e as atrizes Catharine Moreira e Helena de Jorge Portela revezam-se entre personagens e entre suas próprias histórias. São 12 cenas reunidas. Elas dão lugar a momentos em que os artistas contam suas próprias histórias de vida, cenas corporais-coreográficas, dirigidas por Katia Drummond e, também, a personagens mais caricatos e farsescos (como um Europeu farsesco interpretado em Libras). A partir disso, a dramaturgia perpassa por temas como o lugar da mulher nos dias de hoje, o racismo, o preconceito, o silenciamento, o capacitismo, entre outros, tensionando suas próprias histórias numa narrativa afiada e quase tragicômica.

Ricardo Nolasco, pesquisador das linguagens do cabaré e do teatro da revista, conta que “inventamos juntos o que seria uma revista contemporânea e bilíngue, resgatando a tradição da Revista Brasileira, com seus aspectos fragmentários e populares, mas fazendo novas misturas com o desejo de trazer questões biográficas e as discursividades e línguas de cada atuador.” Para além de pensar a língua como temática, a Fluctissonante continua propondo o bilinguismo Libras e Português como um modo de unir surdos e ouvintes na plateia do teatro. Contudo, a companhia faz questão de frisar: não trata-se de um grupo ou espetáculo exclusivo para surdos. Ao contrário disso, trata-se de um espetáculo bilíngue, que une duas das línguas oficiais do país e, por consequência, torna-se acessível. A acessibilidade e a inclusão, aqui, entretanto, estão distantes do pedagogismo ou do lugar didático que geralmente são vistos, muito em função da linguagem da companhia, que valoriza o subjetivo, o urgente e o sensível.

A temporada reúne 12 apresentações, todas gratuitas. Para retirar ingressos, basta comparecer ao teatro a partir de 60 minutos antes das sessões. No dia 19 de agosto, a apresentação contará com audiodescrição. O projeto é realizado pela Cia.Fluctissonante e com produção da Pomeiro Gestão Cultural, com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural De Curitiba e da Prefeitura Municipal De Curitiba, com incentivo da Bosch e da Kirsten.

SERVIÇO
Língua em Revista
De 3 a 20 de agosto. Quinta a sábados às 20h e domingos às 19h
Teatro José Maria Santos - Rua 13 de Maio, 655 - São Francisco
Acessível em Libras e Português. No dia 19 de agosto haverá sessão com audiodescrição.
Entrada Franca. Retirar ingressos a partir de 1 hora antes no teatro. Sujeito à lotação.
Classificação: 16 anos. I Duração: Até 90 Minutos.

SINOPSE
Criar outras línguas. Falar outras línguas, sobre outras línguas, línguas que ainda não existem, histórias que ainda não foram contadas. Escrever, reescrever, não escrever, repensar, recriar, ruminar e restabelecer línguas e histórias. Aqui, nesta língua-história , falamos sobre outros caminhos. A língua-história registrada nas apostilas do ensino fundamental jogamos para o alto. Sobre ela, criamos novas estradas. Pisoteamos suas folhas como quem pisoteia folhas que não registram as nossas jornadas ao longo dos séculos. Língua pretuguês, de sinais, língua de mulher, língua preta, intensa, nova. Língua surda, afiada, sudaca, voraz. Projetamos esta nova língua. Vemos-queremos essa nova língua em todos os lugares, o tempo todo. Essa língua que agora falamos é a língua de deus, assim mesmo, em minúsculas, e das Deusas, em maiusculas. É um contra-ataque ao homem, este homenzinho que se fez engolir ao longo dos séculos. É a língua que poderíamos ser, não fôssemos o que somos agora.

FICHA TÉCNICA
Elenco Criador: Catharine Moreira, Helena De Jorge Portela, Lucas Dos Santos E Marcel Malê
Direção: Igor Augustho e Ricardo Nolasco
Dramaturgismo: Leonarda Glück
Dramaturgismo Depoimentos: Igor Augustho e Elenco
Direção de Movimento: Katia Drumond
Tradução para Libras (Texto): Talita Grünhagen
Supervisão de Libras: Catharine Moreira
Intérprete de Libras (Ensaios): Elaine Moreira
Cenografia: Ana Kummer, Guenia Lemos I Prego Torto
Figurinos: Fabianna Pescara E Renata Skrobot
Iluminação: Wagner Corrêa
Trilha Original e Desenho De Vídeo: Chico Paes
Operação de Luz: Well Daum
Operação de Som e Vídeo: Chico Paes
Cenotécnica: Dezê
Costura: Rose Matias
Direção de Produção: Igor Augustho
Produção Executiva (1ª Etapa): Diego Marchioro
Produção Executiva (2ª Etapa): Bruna Bazzo, Rebeca Forbeck
Mobilização de Públicos: Nautilio Portela
Captação de Recursos: Meire Abe
Estagiáries de Produção: Alyssa Riccieri e Vic Guidi
Roteiro Audiodescrição: Joselba Fonseca e Helena de Jorge Portela
Narração Audiodescrição: Joselba Fonseca
Consultoria em Audiodescrição: Suzana Portal
Design Gráfico: Pablito Kucarz
Assessoria de Comunicação Bruna Bazzo
Marketing Digital: Luísa Bonin e Thays Cristine | Platea Comunicação
Fotografias: Elenize Dezgeniski
Assistência de Fotografia: Lidia Ueta
Videografia: Eduardo Ramos
Realização: Cia. Fluctissonante e Pomeiro Gestão Cultural
“Projeto Realizado Com Recursos Do Programa De Apoio E Incentivo À Cultura – Fundação Cultural De Curitiba E Da Prefeitura Municipal De Curitiba.”

SOBRE A COMPANHIA
A Cia. Fluctissonante é um coletivo curitibano formado por artistas surdos e ouvintes que dedicam-se à criação cênica contemporânea e bilíngue (Libras e Português) de modo integrado. Tendo seus processos pautados principalmente pela ideia de criação compartilhada e em processo, os projetos da companhia unem os públicos surdo e ouvinte em suas plateias, sem distinções. Ao longo de sua trajetória produziu espetáculos para adultos como ‘Giacomo Joyce’ (2017) e ‘\TODAS/’ (2018) e também para a infância, como ‘Enquanto a Chuva Cai’ (2016) e ‘Conto Com Libras’ (2018). Em 2021, ano em que comemorou 5 anos de trabalhos, estreou sua quinta montagem, ‘Elevador’, com direção da artista convidada Georgette Fadel. Desde 2020, impelida pela pandemia de covid-19, passou também a desenvolver projetos digitais como a websérie ‘Mulheres - Sinais de Suas Escritas’ e a versão online do espetáculo ‘Conto Com Libras’, além do show-cênico-musical ‘Origami - Músicas Para Ver e Ouvir’. Em 2022 estreia o espetáculo para crianças “O Pequeno Príncipe”, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. No mesmo ano, o trabalho integra a programação do 50º Fenata, um dos festivais mais antigos do país, onde recebe os Troféus de Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante, além de ser indicado a Melhor Espetáculo para Crianças e Melhor Atriz Coadjuvante. Com suas criações, a companhia consolidou-se precursora nacional na criação em arte acessível, destacando-se justamente pela união de duas das línguas oficiais do Brasil dentro da cena e realizou ações em cerca de 40 cidades e 12 estados do País, participando de relevantes eventos, como: Palco Giratório e Plataforma Cena (nacionais), Semana Modos de Acessar (SP), Projeto Narrativas do Silêncio (RN), Curitiba Mostra, Festival de Teatro de Curitiba - Oficial, Mostra Novos Repertórios, Mostra Claudete Pereira Jorge e Prêmio Arte Paraná (PR).

Bananeira Brass Band abre inscrições para o Palco Difusor

Projeto imersivo de seis meses recebe inscrições em edital de chamamento até 10 de agosto para seleção de artistas da música autoral na difusão da cultura da produção musical.

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=287305&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCAC4Yo%252BCE9LBdhgDsjJkxrgLKNXtuAkJk2_bctfJs7MbhaUMn_w%2540mail.gmail.com%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCAC4Yo%2BCE9LBdhgDsjJkxrgLKNXtuAkJk2_bctfJs7MbhaUMn_w%40mail.gmail.com%3E-1.2
Foto de Nicolas Salazar. Faça o download de mais fotos de divulgação clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1RMYaG3CAnKwrABOtYaV8SRk2Ui-IWSLY?usp=sharing

Com intuito de descentralizar ações culturais na capital, o coletivo Bananeira Brass Band e a Diversa Produções, promovem no segundo semestre de 2023 o Palco Difusor. Projeto que vai circular por 5 Ruas da Cidadania e selecionar 5 artistas ou bandas com trabalhos autorais para uma imersão completa no processo da produção musical, incluindo vivência no Estúdio Aroeira e grande show de encerramento. O objetivo do circuito é “funcionar como uma incubadora do mercado da música autoral curitibana em 3 frentes de profissionalização: os projetos selecionados ganham com a produção de material profissional; a Bananeira Brass Band ganha com o intercâmbio artístico; toda a equipe de produção, comunicação e estúdio ganha com o amadurecimento de sua atuação na cena da cidade”, conta Audryn Souza, musicista integrante da Bananeira e idealizador do projeto.

A primeira etapa do programa teve início no dia 20 de julho (quinta-feira) com a abertura do edital para as inscrições em formulário online: https://forms.gle/wxvVPCBMkTe8DduMA com encerramento no dia 10 de agosto (23h59). Após essa fase, os produtores musicais e curadores do Palco Difusor - Erica Silva, Bface e Gian Lucca, levam os selecionados para a próxima etapa com 5 encontros de criação junto a Bananeira Brass Band em estúdio para trabalhar e ensaiar repertório de show, gravação de single e live session. O resultado será divulgado no dia 21 de agosto na rede: @bananeirabrassband.

Passar pelas Regionais e se aproximar dos bairros faz do Palco Difusor um multiplicador nas comunidades, a fim de democratizar o acesso à produção e consumo cultural. “É uma proposta que visa a amplificação do ecossistema da música independente curitibana através da integração de diversas regiões da cidade buscando fortalecimento da economia cultural e profissionalização de todos os agentes culturais envolvidos”, afirma a produtora e gestora cultural do projeto, Pri de Morais.

O projeto prevê ainda ações sociais e integração com o público em cada Regional. Serão realizadas 5 oficinas de percussão direcionadas para instituições indicadas pelas Regionais que atendem adultos em situação de vulnerabilidade social, seguidas de apresentações da Bananeira Brass Band, em cortejo acústico. “Realizar o circuito de shows nas Ruas da Cidadania é uma forma de garantir opções de lazer e entretenimento fora do centro. Além disso, a descentralização de ações culturais também é relevante pois grupos artísticos conectados com suas comunidades geram laços de identidade com seus contextos”, enfatiza Audryn.

Palco Difusor é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com o incentivo da Celepar e Phil Young’s.

SERVIÇO:

Inscrições Edital - Link Formulário:

https://forms.gle/wxvVPCBMkTe8DduMA

Data: 20/07/23 (00h) e 10/08/23 (23h59)

Resultado: 21/08/2023

Contato: bananeirabrassband@gmail.com

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Curadores: Erica Silva, Bface e Gian Lucca
Produtor Musical: Audryn Souza
Produção Executiva: Priscila de Morais
Estúdio: Estúdio Aroeira
Realização: Bananeira Brass Band e Diversa Produções
Inscrições: formulário online aberto entre 20/07/23 (00h) e 10/08/23 (23h59)
Público alvo: qualquer pessoa residente em Curitiba, independente da idade e gênero musical
Os selecionados recebem: gravação de single produzido junto com a Bananeira, produção de live session em estúdio, show com a Bananeira, ensaio fotográfico, R$1.500,00 pelo licenciamento da música, ajuda de custo para transporte nas atividades e lançamento do single no EP Palco Difusor (previsto para janeiro/24)

Atual Formação Bananeira Brass Band:
Audryn Souza (trompete)
Denusa Castellain (saxofone)
Emilyn Shayene (trombone)
Fernanda Cordeiro (trombone)
Lucas Ramos (trompete)
Luís Fernando Diogo (percussão)
Luís Rolim (percussão)
Pierre de Cerjat (sousafone)

Sobre a Bananeira Brass Band:
A Bananeira Brass Band é um coletivo de sopros e percussão que surge no cenário musical de Curitiba no ano de 2015 com o propósito de trazer a experiência que os membros da banda tiveram em sua formação musical através das bandas marciais e fanfarras difundindo e valorizando a música instrumental por meio de um show dançante em espírito festivo. A discografia da Bananeira Brass Band conta com um EP #PotassioNeles gravado em 2018 e um álbum gravado em 2020 intitulado "Feira Livre", indicado ao Grammy Latino 2022 na categoria Melhor Projeto Gráfico de um Álbum.

A formação instrumental da Bananeira Brass Band é inspirada nas bandas de rua de New Orleans e na cultura das Brass Bands (bandas de sopros). Entre os integrantes: dois percussionistas, duas trombonistas, dois trompetistas, uma saxofonista e um tubista (sousafone). Tal formação possibilita apresentações no formato de cortejo (apresentações em movimento sem a necessidade de equipamentos de som e luz) e também shows em palcos e teatros. Apesar da influência de grupos estrangeiros, a banda busca trazer em seu repertório autoral a música brasileira, explorando ritmos dançantes de todas as regiões do Brasil, misturando gêneros musicais que vão do funk ao baião.

Ventura Shopping lança campanha Dia dos Pais neste fim de semana

Promoção ‘Compre e Ganhe’ vai presentear consumidores com copo especial para viagens. Neste fim de semana ainda, muitas atrações no mall abrem as comemorações do período do Dia dos Pais 2023

O Dia dos Pais neste ano será celebrado no dia 13 de agosto. Para ajudar os filhos nesta data especial, o Ventura Shopping prepara muitas ações para o período, entre elas, lança uma promoção de ‘Compre e Ganhe’ com um presente para o ‘paizão’ levar como recordação em todos os momentos.
A partir deste final de semana, com R$ 250,00 em compras nas lojas participantes, consumidores poderão trocar suas notas fiscais por copo de viagem ‘Pai Meu Maior Guia” – valendo um presente por CPF. A Campanha ficará disponível até o dia 13 de agosto ou até durar os estoques.
Para agilizar a retirada do presente, os clientes podem utilizar o aplicativo Podi. Basta cadastrar as notas fiscais e se direcionar ao posto de troca para finalizar o processo e retirar o presente.

“Iniciamos neste final de semana a promoção para os clientes escolherem o presente do papai com tranquilidade e levar uma lembrança especial do Ventura. Além disso, as lojas já estão oferecendo opções de presentes como kits e facilidades no pagamento”, destaca a gerente de marketing do Ventura Shopping, Daniela Leal.

Final de semana de atrações culturais

Nesta sexta-feira, 28 de julho acontece mais uma edição do evento ‘Música na Praça’. Quem estará no palco embalando o público é o artista Zé Gustavo, cover oficial do cantor Zé Felipe, com performances de inúmeras canções de um dos cantores mais populares da atualidade. A apresentação é gratuita e inicia às 19 horas, na Praça de Alimentação do shopping.

No sábado (29), as famílias poderão aproveitar a segunda edição da ‘Feira Gastronômica’. O Ventura Shopping tem aberto espaço para pequenos empreendedores oferecem ao público produtos como frutas e verduras frescas, geleias, crepes, bolos e doces, balas baianas, brownies, bolachas e diversos itens coloniais e artesanais.

“Iniciamos as comemorações do Dia dos Pais com diversas promoções e dicas de presentes. Além disso, quem vier até o shopping neste final de semana também poderá aproveitar várias opções de gastronomia e lazer como nossas pistas de boliche, a maior reta de kart indoor de Curitiba e os grandes lançamentos do cinema”, frisa Daniela Leal.

Serviço:

Campanha Dia dos Pais – Ventura Shopping.

De 28 de julho a 13 de agosto. Com R$ 250,00 em notas fiscais em lojas participantes, vale um copo especial para viagem ‘Pai Meu Maior Guia’.

Sexta-feira 28 de julho – Música na Praça com o artista Zé Gustavo interpretando sucessos do cantor Zé Felipe.

Sábado 29 de julho – Feira Gastronômica no Setor Verde.

Maior show drag do mundo chega ao Brasil

RuPaul's Drag Race WERQ THE WORLD RuPaul's Drag Race WERQ THE WORLD, o maior show drag do mundo, chega ao Brasil em novembro deste ano, com uma nova produção, uma aventura de ficção científica ambientada em um futuro distópico. As rainhas de RuPaul's Drag Race devem escolher entre o mundo real e a realidade simulada que conheceram. A turnê que tem realização da produtora MCA Concerts passará por São Paulo (26/11), no Vibra São Paulo, Curitiba (28/11), no Teatro Positivo, Porto Alegre (29/11), no Auditório Araújo Vianna e termina no Rio de Janeiro (30/11), no Vivo Rio. Os ingressos estarão à venda a partir de segunda-feira, 31 de julho, às 10h. Serviço completo abaixo.

“Realmente elevamos o show este ano com um enredo coeso que transforma o teatro ao vivo em uma performance em estilo de concerto em grande escala”, explica Brandon Voss, o produtor do show. “WERQ THE WORLD é uma produção multimilionária, especialmente projetada para grandes espaços e arenas. Ele rivaliza com os shows das maiores estrelas pop do mundo.”

Cacau Show busca novos embaixadores entre os seus Cacau Lovers

Embaixadores Lovers é uma ação que selecionará clientes no nível Paixão e Amor do programa de experiências da marca

São Paulo, julho de 2023 – A Cacau Show está em busca de novos embaixadores e os selecionados serão escolhidos entre os participantes do programa de experiências da marca, o Cacau Lovers.

A seleção vai funcionar assim: Essa ação selecionará clientes no nível Paixão e Amor, níveis mais altos do programa, para se tornarem Embaixadores Lovers. O escopo do projeto é “gamificado” e vai pontuar a cada mês os participantes que cumprirem devidamente as missões disponíveis. Ao serem selecionados, eles entrarão em novo nível dentro do programa e receberão benefícios exclusivos para divulgarem a marca em suas redes sociais. E em contrapartida, mensalmente, os selecionados receberão 30 cacaus, moedas digitais do programa para resgate de experiências no site Cacau Lovers, e poderão resgatar gratuitamente uma seleção de produtos da campanha vigente da Cacau Show e receberão dicas de especialistas em Marketing Digital.

Com o andamento das ações, os Embaixadores Lovers serão monitorados mensalmente, a partir de um modelo de pontuação que considera um peso para cada formato de postagem feita, referente aos produtos da marca e experiências do programa. Ao final do ano, os 10 Embaixadores Lovers com maior pontuação ganharão 2 diárias para o Bendito Cacao Resort e SPA com acompanhante, convite exclusivo para visitarem a fábrica e o escritório da Cacau Show em São Paulo e convite para continuarem como Embaixadores Lovers durante o ano de 2024. As vagas são limitadas.

Os interessados devem seguir essas regras: os participantes devem estar no nível Paixão ou Amor, seguir os perfis @cacaushow e @cacauloverscs no Instagram, ter no mínimo 2 mil seguidores no Instagram, manter o perfil público durante todo o período da ação e ter 18 anos completos. As inscrições foram abertas no dia 21/07 e encerram no dia 31/07. O resultado será divulgado até dia 18/08. Os selecionados serão considerados Embaixadores Lovers até 31/12/2023 e, a partir de 01/01/2024, serão realocados ao nível que corresponda as suas compras nos 12 meses anteriores, respeitando as regras do Programa Cacau Lovers sobre permanência em cada um dos níveis.

Para se inscreverem na ação, devem acessar o regulamento da ação no site da Cacau Show ou aqui, postar um Reels de até 1 minuto em seu perfil do Instagram, divulgando seu produto favorito Cacau Show e respondendo na legenda “Eu deveria ser um Embaixador Lover 2023 porque...”, finalizando com #EmbaixadoresLovers2023. Após publicação do vídeo, devem responder e seguir todas as especificações do Quiz “Quero Ser Embaixador Lovers”, o qual estará disponível no site AQUI.

SOBRE A CACAU SHOW
Fundada em 1988, a Cacau Show tornou-se a maior rede de chocolates finos do mundo. Atualmente, conta com mais de 4.000 lojas nos principais shoppings, avenidas e ruas comerciais de todo o Brasil. Especialista em chocolates com diferentes intensidades de sabor, a Cacau Show está em constante inovação e oferece uma variedade de produtos para todos os gostos e momentos.