Museu Paranaense é palco do lançamento de duas coleções, by Vanessa Malucelli

vanes

No próximo dia 19, o Museu Paranaense recebe o lançamento de cinco livros das coleções Teses do Museu Paranaense e Histórias do Paraná. O evento acontece a partir das 17h no auditório Loureiro Fernandes. A entrada é gratuita para todo o público.

Os títulos lançados serão Vulnerabilidade, resiliência e cultura: comunidades quilombolas no Paraná e o Varzeão, de Jurandir Souza; O Macabeu: Imigração e identidade judaica no Paraná, de Michel Ehrlich; Entre sapatos e livros: A trajetória de um sapateiro na militância comunista em Paranaguá, PR 1935 a 1964, de Thiago Possiede; Política entre razão e sentimentos: a militância dos comunistas no Paraná 1945 1947, de Cláudia Monteiro; e Imaginário da formação do IV Reich: América Latina após a 2ª Guerra Mundial, de Marcos Meinerz.

Vulnerabilidade, resiliência e cultura: comunidades quilombolas no Paraná e o Varzeão, de autoria de Jurandir Souza, conta sobre a história das comunidades de descendentes negros no estado do Paraná. No livro, é retratada a história e as condições atuais da comunidade Varzeão, localizada no município de Dr. Ulysses, interior do estado.

 CAPA_-_Livro_O_imaginário_IV_reich_212p2

Já o livro de Michel Ehrlich intitulado O Macabeu: Imigração e identidade judaica no Paraná, o autor traz uma discussão sobre os judeus no Brasil, especificamente na cidade de Curitiba. Para isso, é procurado traçar alguns dos mais importantes antecedentes para a construção da identidade moderna judaica, é noticiada a chegada, adaptação e possível integração dos judeus no Brasil. Também é abordado o caso específico da comunidade judaica na cidade de Curitiba.

 CAPA -  Entre livros e sapatos 230p2.jpg

Thiago Possiede conta em Entre sapatos e livros: A trajetória de um sapateiro na militância comunista em Paranaguá, PR 1935 a 1964 a história de Antonio Rocha. Sapateiro que por meio de seus livros, atravessou continentes e travou lutas políticas. Seus hábitos de leitura ficaram tão famosos que tornou-se orientador dos estudantes da cidade que vinham visitá-lo para fazer trabalhos para a faculdade.

Em Política entre razão e sentimentos: a militância dos comunistas no Paraná 1945 1947, Cláudia Monteiro procura demonstrar as motivações compartilhadas pelos membros do Partido Comunista em seus dois anos de existência legal, tecendo uma trama muito original sobre os sentimentos de pertença a um grupo que se auto-define como responsável por uma grande causa, a revolução.

Hitler não morreu e está na América Latina, é o que conta Marcos Meinerz em Imaginário da formação do IV Reich: América Latina após a 2ª Guerra Mundial. De acordo com o autor, o líder nazista e seus subordinados estariam conspirando para formar o IV Reich. A reorganização do partido nacional socialista no continente receberia a ajuda de imigrantes alemães existentes, inclusive, na pacata cidade de Marechal Candido Rondon, no Paraná.

Serviço
Lançamento de livros das coleções Teses do Museu Paranaense e Histórias do Paraná

Dia 19 de dezembro de 2017 às 17h

Auditório Loureiro Fernandes

Entrada Gratuita

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba/PR

Terça a sexta-feira das 9h às 18h

Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h.

www.museuparanaense.pr.gov.br

(41) 3304-3300

*com divulgação

Categorias:AGENDA DO FIM DE SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, MUSEU

Avatar de VanessaMalucelliAndersen

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário