
Dia Nacional do Livro é celebrado neste domingo, 29 de outubro
Neste domingo (29) é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, que ocorreu em 1810. A Biblioteca fica no Rio de Janeiro (RJ) e é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, além de ser a maior biblioteca da América Latina. A data também é um momento de relembrar a importância da leitura.
A escritora ponta-grossense Ana Rezende, que atualmente trabalha com projetos educacionais, entende que a leitura é muito importante para estimular a imaginação e também o aprendizado. Segundo ela, a leitura deve ser incentivada desde cedo.
“A partir da leitura é possível estimular várias coisas desde muito cedo. A primeira delas é a imaginação, onde trabalhamos o cérebro sobre o que é real e o que é irreal, mostrando aos jovens que ele pode, basta imaginar, querer e fazer acontecer. O segundo é o aprendizado, o mais importante dessa transformação, tendo em vista o conhecimento de novas palavras, a escrita de palavras mais complexas, concordância de frases, construção de textos, parágrafos e até mesmo histórias”, diz Ana.
Ana avalia que o acesso aos livros ainda é limitado, pois apesar de haver uma quantidade imensas de livros e histórias serem lançadas todos os dias, não são todos que tem condições de comprar um livro pelo custo, por isso o incentivo deve acontecer constantemente, para todas as idades. “Mesmo que esse acesso seja limitado, a grande maioria das escolas e cidades possuem bibliotecas, onde o jovem pode emprestar o livro e fazer a sua leitura de forma gratuita”, pontua. E ainda, em Ponta Grossa – PR , existem projetos de incentivo, como o Pegaí, onde as pessoas têm acesso gratuito aos livros espalhados pela cidade para empréstimo.
Outra forma de ter acesso à leitura é o grande número de títulos disponível para download na internet e os e-books, que são vendidos, mas normalmente com um valor mais barato que o livro físico. Ela ainda dá algumas dicas para incentivar a leitura, como: doar livros para compartilhar conhecimento, indicar livros que está lendo para as pessoas próximas, aproveitar o tempo livre e viagens de ônibus ou filas de espera, por exemplo, para leitura, por isso é sempre importante deixar um livro na bolsa.
Sobre Ana Rezende:
Ana Rezende é publicitária e escritora, nascida em Ponta Grossa – PR. É autora do livro ‘Relato de Nós Dois’, ela lançou em 2014 apenas na versão impressa. A obra é um romance voltado ao público juvenil. Ela também trabalha com um projeto educacional e em breve lançará novas obras.
*com divulgação
Categorias:AGENDA DO FIM DE SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE
COMENTÁRIOS