Memória afetiva e arte bonequeira inspiram criação de teatro para crianças e famílias, by Vanessa Malucelli

ei

Teatro Dr. Botica nasce voltado para o público infantil.Será inaugurado dia 2 de setembro (para convidados).

Abre para o público no final de semana dos dias 9 e 10, com espetáculo inédito do Grupo Giramundo

Receptivos DRBOTICA_38
Receptivos Dr. Botica

image015 (1).jpg

Pipoca, algodão doce e balões de gás logo na entrada para deixar tudo mais saboroso.

A decoração, lúdica e colorida: tijolinho aparente das paredes e o piso, que remete à madeira de demolição, proporcionam a ambientação aconchegante. Divertida e em formato de uma confortável arquibancada, a plateia tem assentos individuais estofados coloridos.

A memória afetiva, que tem ingredientes como o sabor de caramelo, o riso solto e muito amor, foram a  base para a criação do TeatroDr. Botica.

Frederico_Reder_-_Crédito_Alexandre_Battibugli__Teatro_DR._BOTICA
Frederico Reder

Com o diferencial de ser um espaço que já nasce para ser um teatro para família, com vocação para abrigar eventos relacionados a este público-alvo, como lançamento de livros, leituras de peças, palestras e seminários.

Será inaugurado no fim de semana dos dias 2 e 3 de setembro, sábado e domingo, às 16 horas (apenas para convidados), com o espetáculo infantil As Aventuras do Dr. Botica, do Grupo Giramundo. As sessões abrem para público a partir de 9 e 10 de setembro, sábado e domingo, às 16 horas.

Foto fachada DRBOTICA_33.jpg

Nascido e criado no teatro infantil, Frederico Reder, um dos idealizadores do espaço, pretende que o Dr. Botica seja um verdadeiro reino mágico para criançada.

Citando Walt Disney, de quem é fã, ele – que começou no teatro infantil e aos 9 anos já brincava de manipular bonecos na escola de sua mãe – está realizando o sonho de viabilizar este que será um centro de referência em teatro infantil em São Paulo.

Na programação da casa entram, além da sessão de espetáculos, ciclo de debates, palestras, festivais, oficinas, papo com educadores, lançamentos de livros e leituras de peças.

Foto Fred - vertical DRBOTICA_37
Frederico Reder

“O teatro será um espaço para provocar o exercício, a prática de realizar conteúdos especiais para a criança”, diz, ressaltando a importância da formação de plateias e que o espaço está aberto desde já para receber o público que pensa o universo infantil, incluindo os arte-educadores.

Reder se apoia no encantamento, pureza e ingenuidade da infância e acredita que um teatro para crianças, assim como o circo, seja um lugar para comunhão de emoções – de crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Desejo que o Dr. Botica seja um espaço para abraçar a família e a criança que existe dentro de cada um de nós”, afirma.

image013 (2).jpg

À frente da Brain+, ele explica que é sua responsabilidade a formação de novos espectadores. “Se o teatro faz parte da vida, da educação das crianças, é de responsabilidade da Brain+ pensar na formação de novos espectadores.

”Frederico Reder já faz a gestão dos Theatro NET São Paulo, Theatro NET Rio, Theatro Bangu Shopping, no Rio; Theatro Via Sul, em Fortaleza, e Teatro Iguatemi, em Campinas.

image012 (2).jpg

Já Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário, empresário e apaixonado pela arte milenar de bonecos, sempre sentiu a vontade de criar um teatro dedicado exclusivamente a essa arte. Foi ele também o idealizador, na década de 80, do próprio personagem Dr. Botica, criado para ilustrar os produtos infantis da marca O Boticário.

image014 (1).jpg

Em 2001, seu sonho se tornou realidade com a inauguração do Teatro de Bonecos Dr. Botica, em Curitiba (PR), sede da empresa. Um espaço único que foi especialmente projetado para difundir a arte de bonecos e de animações para diferentes idades.

sp-logotipo12O Teatro Dr. Botica foi pensado como um espaço de fantasia e encantamento para oferecer diversão e arte para adultos e, principalmente, para crianças. Nós, do Instituto Grupo Boticário, acreditamos que beleza é o que a gente faz.

image005 (5).jpgPor isso, promovemos e incentivamos experiências culturais que possibilitam o contato com a beleza das pessoas, das relações e do mundo, promovendo acesso ao conhecimento e a expansão do repertório cultural das pessoas”, destaca Malu Nunes – diretora executiva do Instituto Grupo Boticário.

image006 (3).pngAgora, é com muita alegria que Miguel Krigsner anuncia que chegou a hora de São Paulo ser presenteada com um teatro onde a magia dessa  personagem fascinante do Dr. Botica encantará a todos.“O Teatro Dr. Botica, em São Paulo, será uma experiência única para o público.

Mais do que isso, acredito ser um canalimportante para a construção de uma geração protagonista de um mundo melhor e mais belo.”afirma  Miguel Krigsner.

image008 (1).pngCom capacidade para 259 pessoas (mais assento para obesos e pessoas com deficiência), a casa tem localização privilegiada, no Shopping Metrô Tatuapé — Linha 3 Vermelha e Linha 11 Coral da CPTM, na zona Leste de São Paulo. A região conta com 120 mil habitantes e tem fácil acesso à marginal Tietê, Dutra e Fernão Dias e ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Localizado no Piso Superior, possui área de 755,55m2. São três camarins com banheiro (feminino, masculino e família), bilheteria móvel em funcionamento 2 horas antes da abertura da casa e bilheteria oficial no Piso Tatuapé, ao lado da Praça de Eventos. No foyer pipoca, refrigerante e água estão à venda – em breve abrigará uma cafeteria.

image007 (3).pngO novo espaço cultural da cidade, patrocinado pelo O Boticário, conta com a realização da Brain+ e Instituto Grupo Boticário, e está localizado no Shopping Metrô Tatuapé, na zona Leste de São Paulo.

 

drbotica-destaque.pngSobre o Dr. Botica

O personagem Dr. Botica foi idealizado pelo por Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário,  e criado em 1982 pelas desenhistas Tereza Zagonel e Marina Zagonel. Em uma viagem à Europa, ele se encantou com um boneco de manipulação que representava um mago e isso o inspirou a criar uma personagem.

A princípio, a figura deu nome a uma linha de produtos infantis da marca de O Boticário, e depois foi adotado como mascote de empresa. Atualmente, empresta seu nome ao Teatro Dr. Botica, em Curitiba, e agora ao Teatro Dr. Botica, em São Paulo. Em Curitiba, o teatro tem capacidade para 67 lugares, além da “Janela do Teatro“, local onde  acontecem apresentações curtas para o público do centro comercial.

 

Serviço

  • Teatro Dr Botica
    • Shopping Metrô Tatuapé – Piso superior. Praça de Alimentação. Endereço:
      • Rua Dr. Melo Freire, s/n. Tatuapé, cep 03314-030. (011). 2090-7400.
    • Inauguração para convidados – com espetáculo As Aventuras do Dr. Botica
      • 2 de setembro, sábado, às 15h
      • 3 de setembro, domingo, às 11, 14 e 16h30
    • Para público
      • 9 de setembro, sábado, às 16 horas
      • Temporada vai até 29 de outubro, aos sábados e domingos, às 16h.
    • Estacionamento – Próprio do shopping
    • Ônibus – Várias opções de linhas com fácil acesso, interligadas ao terminal.
    • Empresas e grupos – Equipe comercial de vendas para grupos e segmento corporativo.
    • Metrô – Estação Tatuapé do Metrô Linha Vermelha
    • Acessibilidade – Arquitetura acessível e sessões com acessibilidade (intérprete de libras e audiodescrição).
    • Ingressos
      • Bilheteria
        • Ponto da Ingresso Rápido no Teatro com funcionamento de 10h às 22h
        • Aberta todos os dias de segunda a sábado, das 10 às 22h, e domingo, das 12h às 22h;
      • Vendas online – Link direto pelo site do Theatro Dr. Botica – SP para o site da Ingresso Rápido.
      • Compras pelo site ingressorapido.com.br
      • Bandeiras de cartões aceitos pelo estabelecimento

 

Nova peça do Giramundo inaugura teatro para crianças na zona Leste

Com uma trajetória de 47 anos, 34 espetáculos teatrais e projeção internacional, o Grupo Giramundo, criado em Belo Horizonte, foi convidado para dar vida ao carismático alquimista que protagoniza As Aventuras do Dr. Botica. A companhia já subiu ao palco com a banda Pato Fu no projeto Música de Brinquedo, protagonizou o videoclipe A Cerca, do Skank, o longa-metragem A Dança dos Bonecos, de Helvécio Ratton. Atualmente, os bonecos podem ser vistos na novela Pega Pega, da Rede Globo.

As Aventuras do Dr. Botica é uma história divertida, com personagens únicos, que tratam os valores essenciais, como amizade, compromisso, tolerância, inclusão, e que num passe de mágica, os levarão para um mundo cheio de fantasias. Dr. Botica e seu amigo Fido vivem cercados por amigos especiais e tudo segue harmoniosamente até que um dia a dupla acorda diante de um grande mistério. A manipulação dos 14 bonecos que estarão em cena será feita por três atores utilizando técnicas mistas – vara e luva. Dr. Botica, o protagonista, será manipulado com vara, o galo com luva e o ornitorrinco com ambas. A cenografia, de acordo com a diretora, é minimalista. “Teremos uma estrutura de palco mais simples porque faremos projeções provocando a interação com o espectador em todos os momentos”, revela.

As Aventuras do Dr. Botica tem como bases criativas as cores e a estética ou o design dos brinquedos. Sobre as primeiras, Beatriz chama atenção para o uso de tons primários que são assimilados facilmente pelas crianças. A ideia do brinquedo está na construção e em cada detalhe dos bonecos: o rato possui rodinhas no lugar das patas, o galo solta bolinhas de sabão ao cantar, a vaca conta com uma estrutura de molas. Tudo isso é embalado com uma trilha animada com pop, funk e até música sertaneja, compostos originalmente para o espetáculo. Beatriz Apocalypse ressalta que para dar um toque irreal e divertido aos personagens, o Giramundo não utilizou escalas convencionais para conceber os bonecos. Assim, animais de pequeno, médio e grande porte tiveram praticamente as mesmas dimensões.

“A maioria dos 14 bonecos tem aproximadamente de 55 centímetros. Achamos interessante não obedecer a uma escala. O público irá se divertir com as possibilidades. Persona, por exemplo, é uma espécie de narrador de cabelos amarelos que aparece com barba rosa ou apenas com bigode, tem voz feminina e voz masculina”, conta. “São poucos os espetáculos na história do grupo feitos sob encomenda. Aceitamos por se tratar do Dr. Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário, que além de ser apaixonado pela arte milenar de bonecos, possui uma sensibilidade artística incrível, e nos deu total liberdade de criação a partir dessa personagem, respeitando os valores da mesma. Mergulhamos numa série de conceitos, mas também imprimimos a marca do Giramundo para uma peça que dialoga com todos os públicos, não apenas o infantil”, explica a diretora artística do Giramundo, Beatriz Apocalypse.

Sinopse

Dr. Botica é um mago poderoso e querido por todos, ele cria poções encantadoras e cheirosas, como essência de gargalhada, leveza de nuvem e doses de amor, utilizando ingredientes mágicos colhidos na floresta encantada onde mora. Ele é cercado de animais, entre eles, o esperto passarinho Fido, seu melhor amigo. Dr. Botica e Fido estão trabalhando na busca da Poção da Transformação, para tornar o mundo um lugar mais belo e melhor para se viver. Porém numa manhã, ele descobre que os animais ao seu redor estão com as personalidades trocadas: o galo mia, a vaca cacareja, assim por diante. Ele então percebe que alguém teve acesso a uma de suas poções mágicas e a deixou exposta em seu laboratório. Logo depois, um bicho desconhecido entra em cena. Começa, então, uma investigação para descobrir quem teve acesso a grande poção e para descobrir que bicho novo é esse?

giramundo2-1Sobre o Giramundo

O Giramundo foi criado em Belo Horizonte no ano de 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu. Já nos primeiros anos montaram espetáculos que misturavam temas da cultura brasileira ao apuro técnico dos bonecos de Apocalyse, comoSaci Pererê (1975) eCobra Norato (1979). Na década de 80, o Giramundo leva para o teatro de bonecos para a UFMG. A mistura de artes plásticas, experimentação e referências europeias dão origem a espetáculos como Giz (1988). Os anos 90 e 2000 seguem com intensa produção. Destacam-se: Pedro e O Lobo (1993), Carnaval dos Animais (1996) e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (1999).

A ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cedeu espaço, nos anos 2000, para outra ordem, a de um grupo multimídia, experimentador do boneco em múltiplos aspectos e do movimento como matérias de pesquisa. A partir da transferência de sua sede em 1999, com a saída da UFMG, o grupo se institucionalizou e ampliou sua pauta de atividades, abrindo seu Museu, Escola e Estúdio de Animação e incorporando a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos.A trajetória de trabalho do grupo, com 34 espetáculos montados, demonstra dois caminhos que desembocam no futuro: a ampliação das abordagens do boneco, por um lado, e a pesquisa sobre movimento, de outro. O centro da pesquisa do Giramundo, ou a sua matéria de trabalho atual, é bipolar. Ao lado do boneco, o movimento, nem sempre juntos. Tudo o que se move passou a interessar e a provocar contatos e interseções com novos campos. O Giramundo é a resultante dinâmica dessas forças: uma ideia em movimento.

 

Ficha Técnica

Direção geral: Beatriz Apocalypse. Assistente de direção: Ana Fagundes. Roteiro: Ulisses Tavares. Produção: Tito Fernandes. Bonecos: Beatriz Apocalypse. Música: Mário Apocalypse e Lucas Leone. Luz: Ricardo da Mata. Cenografia: Marcos Malafaia.  Figurino: Beatriz Apocalypse. Ilustrações: Beatriz Apocalypse. Lettering: Miguel Apocalypse. Projeção Mapeada e vídeo: Ulisses Tavares. Manipuladores: Mário Apocalypse, Miguel Apocalypse, Iara Maria, Israel Augusto e Raimundo Bento. Construtores: Oficina Giramundo – Endira Drumond,             Israel Augusto, Raimundo Bento, Paulo Emílio Luz, Fernanda Paredes.  Assistentes de oficina: Iara Maria Atores: Ulisses Tavares, Raimundo Bento, Camila Pavanelli, Antônio Rodrigues, Beto Militani, Beatriz Apocalypse, Bruna Lipiane e Mário Apocalypse.

 

*com divulgação

Categorias:COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, TEATRO

Avatar de VanessaMalucelliAndersen

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário