Unilivre e Associação Brasileira de Embalagens promovem o Seminário “Embalagens e Sustentabilidade”, by Vanessa Malucelli

VMA_img-2linhas

Os painéis de debates acontecem nos dias 16 e 17 de agosto, no Auditório II da Fiep do Jardim Botânico, em Curitiba

logoabreO Seminário de Embalagens e Sustentabilidade pretende ser um espaço para a discussão de temas como: impactos no meio ambiente, papel da indústria e função do consumidor. O evento vai reunir representantes de empresas, da indústria, da cadeia de fornecedores, da sociedade civil, acadêmicos e a participação do consumidor. Serão discutidos métodos e formas de descarte corretos, modo de uso, inovações na indústria, além de apresentações de cases de sucesso, voltados às causas sustentáveis.

002

mma logoO Ministério do Meio Ambiente realizou uma pesquisa neste ano de 2017 e apontou que no Brasil um quinto do lixo é composto por embalagens, e 25 mil toneladas desses resíduos acabam dispensados em depósitos das cidades. Cerca de 80% desse material adquirido pelo consumidor é utilizado apenas uma vez. O descarte é inadequado fazendo com que os mesmos não sejam reutilizados de maneira consciente. Dessa forma acabam em aterros sanitários e lixões, ou seu processo de decomposição é finalizado no meio ambiente.

001

logo-bemisDiante do tema, algumas questões delicadas são levantadas: Por que mais embalagens podem significar menos impactos ambientais? Como embalagens influenciam a cadeia de consumo e por que aterrar pode fazer mais sentido que reciclar? Para o gerente de sustentabilidade da Bemis, Teddy Lalande, várias pesquisas trazem a discussão de volta para o campo da ciência e prometem mudar a sua visão. “Leigos geralmente restringem a problemática ambiental das embalagens a resíduos que devem ser reciclados. Sem base científica, deixam as emoções guiar o raciocínio, o que prejudica a causa, e esta simplificação é perigosa”.

unilivre logo copyPara o diretor-superintendente da Unilivre, Celso Romero Kloss, é importante promover uma discussão sobre um dos grandes problemas ambientais atuais ligados à poluição, que é o excesso de embalagens. Serão analisadas também, questões como a concepção desses produtos, o descarte, possíveis formas de reciclagem e os impactos para o planeta. “Queremos reunir esses profissionais a fim de debater a relação entre embalagens e sustentabilidade, o consumo consciente e avaliar os problemas para gerar soluções possíveis”, completa.

Outro palestrante confirmado para o evento, o doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Cláudio Sampaio, afirma que os temas sustentáveis abordados têm relevância na sociedade, mas aponta outras peculiaridades: “A intenção é proporcionar ao público uma visão geral do conceito de ciclo de vida do produto. Abordaremos as principais estratégias de redução de impactos ambientais relacionados a este ciclo, que os designers utilizam conforme o projeto que estão desenvolvendo”.

seminario

No primeiro dia de evento estão programados painéis de discussões para debates sobre os modos de uso, inovações da indústria, o envolvimento da cadeia de fornecedores e o papel do consumidor. No segundo dia alguns dos participantes abrirão espaço para apresentação de cases de sucesso e soluções sustentáveis.

PROGR 1PROGR 2

 

Informações:

  • Seminário de Embalagens e Sustentabilidade
    • Local: Auditório II da Fiep
    • Endereço: Rua Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba – PR
      CEP: 80215 -090
    • Telefone: 41 3254 3734
    • E-mail: tecnologia@unlivre.org.br
    • Acesse o link, confira nossos pacotes promocionais e faça sua inscrição pelo site: http://unilivre.org.br/event/ses2017/

Fotógrafa Tati Dellani

*com divulgação

Categorias:COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, PALESTRAS

Avatar de VanessaMalucelliAndersen

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário