A culinária francesa é considerada patrimônio da humanidade. Segundo especialistas da Unesco, a gastronomia francesa está ligada a uma “prática que celebra os momentos mais importantes da vida dos indivíduos e dos grupos”. Em julho, a Aliança Francesa promove dois encontros enogastronômicos regados a queijos, vinhos, pratos tradicionais franceses e muita conversa boa.
Na quinta-feira o francês radicado no Brasil, Ronan Kerrest apresentou técnicas básicas para aqueles que desejam aprender a diferenciar vinhos por suas cores, cheiros, ingredientes e sabores e harmonizá-los com queijos, que são produzidos no Brasil, com técnicas exclusivas da França.
Hoje a francesa Dayana Belmont, que é gerente de marketing da Instituição, recebeu os amantes da gastronomia para um encontro descontraído à beira do fogão, no evento “Chef pour un jour” (Chefe por um dia). “Queremos reunir pessoas que gostam de falar de comida, trocar experiências e histórias que envolvem a cozinha”, explica Dayana. Ela vai preparar um prato típico da região de Rhône-Alpes, o Gratin Dauphinois.
A noite foi “Creme de la Creme!”, (slow food).
Segundo Filipe Braga Farnat, ex professor de francês comercial esta experiência é fantástica por que cumpre com o objetivo da Aliança de ser muito mais do que uma escola de idioma francês, mas uma Associação que divulga a cultura francesa. Falar da França sem degustar sua culinária sempre regada a bons vinhos não seria a mesma coisa sem eventos como este a Aliança cumpre com seu slogam”Desperte a França que existe em você!”
“Vive la France!”
Serviço
Aliança Francesa
Alameda Prudente de Moraes, 1101.
41 3223 4457
Fotografei.
Dayana Belmont e Sergio Bruel II Vice-Presidente.
Aula show. Prato típico da região de Rhône-Alpes, o Gratin Dauphinois.
Eliane Terezinha V. Rocha e Felipe Braga Farhat.
Estava uma delicia a noite francesa. Agradeço o gentil convite!
Tartelette aux fruits…hummmmm… .
*com divulgação
Categorias:COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, GASTRONOMIA






COMENTÁRIOS