Fotógrafa Vilma Slomp participa de tarde de autógrafos.
O evento aconteceu na Diretriz Arte Contemporânea, no shopping Pátio Batel. Quatro livros de autoria de Vilma estarão à venda na galeria.
A galeria Diretriz Arte Contemporânea e a artista Vilma Slomp convidaram para uma tarde de autógrafos dos livros Dor, Ilusão, Vísceras em Vice Versa e Curitiba Central (1979-2013). interessados puderam adquirir exemplares dos quatro títulos e conversar com Vilma, que é fotógrafa e autora das obras.
“Os quatro livros foram lançados em exposições individuais anteriores. Para mim, é uma alegria trazê-los também para a mostra coletiva 1ª Expo Foto Diretriz, da qual participou com imenso prazer”, conta Vilma, que é uma das artistas que compõem essa exposição da Diretriz, ao lado dos fotógrafos Christiane Hoffrichter, Kristiane Foltran, Lucas Pontes e Orlando Azevedo. “Toda boa produção cultural e artística que pudermos trazer para contemplação e aquisição do público, faremos com imenso carinho e dedicação”, afirma a galerista Zuleika Bissachi, responsável pelo espaço.
SOBRE OS LIVROS
Dor é uma obra fotográfica realizada em duas diferentes épocas, dividias entre “A dor do amor” e “AdversusAestus”. Na primeira, Vilma buscou, através da criação, exorcizar a dor psíquica, utilizando imagens como metáforas de suas emoções. As fotos foram construídas com diferentes elementos em estúdio, com luzes delineando sombras e formas, revelando todo o domínio técnico e criativo da artista. Trata-se de uma série de 15 fotografias, realizadas em cromo 4 x 5, no período entre setembro e novembro de 1989. Por sua vez, “AdversusAestus” é composta por 18 imagens em preto e branco, realizadas no período de 1993 à 1997. A produção envolve papéis, flores, objetos, corpo, insetos, grafismo e desenhos, num tributo a artistas como Frank Stella, Marcel Duchamp.
Em Ilusão, Vilma Slomp rompeu com a forma e construiu uma série de fotografias recortadas e transformadas em objetos tridimencionais, fazendo uma crítica ao poder e à corrupção na política. A pintura e a natureza entram como referências para a construção desse conjunto de 49 imagens em preto e branco, refletindo a mentira ou o engano, “que ironicamente precisamos para a vida não ser desilusão”, nas palavras da artista. A obra foi realizada entre 1993 e 2001.
Vísceras em Vice Versa é uma continuação da obra Ilusão, realizada em 2004, com uma série de imagens poéticas refletindo questões da fotografia, da política e da história da arte. O tempo através da decadência do homem e seus ritos, da destruição da natureza aos poderes da conquista na política e na guerra, foi o que inspirou Vilma. Outro episódio marcante no decorrer desta produção aconteceu em 2004, quando a fotógrafa enfrentou uma peritonite medicamentosa, doença letal que foi, felizmente, superada. Dessa experiência pessoal, Vilma transformou sua obra numa “profunda paisagem interior deteriorada”.
Curitiba Central (1979-2013) é um trabalho cuja apresentação começa com as palavras “da alma, ao corpo e coração”, por evidenciar as profundas modificações sofridas pelo espaço urbano ao longo do tempo. Curitibana “de coração”, Vilma registrou a capital paranaense em imagens, durante 33 anos. As fotos provocam sensações distintas ao leitor, como se existissem várias cidades em um mesmo espaço. O projeto teve como referência o anel central determinado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, formado pela Avenida Sete de Setembro até a Alameda Augusto Stellfeld, e da Rua Desembargador Motta até a Rua Ubaldino do Amaral. O livro traz também 12 fotografias panorâmicas, impressas no tamanho 0,27m x 1,07m, tornando os registros ainda mais completos e enriquecedores.Muito feliz por estar em uma de suas paginas, na lente de Vilma eu e meu” kikinho”meu cachorrinho fiel amigo, meu amorzinho peludo…estavamos na nossa caminhada diaria no Passeio Público, eternizou nossa rotina ! Sem palavras para agradecer este registro !
End.: Shopping Pátio Batel – Av. do Batel, 1868 – Piso L3 / loja 329.
Mais informações: www.artediretriz.com.br
Orlando Azevedo
Marco Mello, Alfi Vivern e Geraldo Leão.
Nereide Michel,Vilma Slomp e Adélia Maria Lopes.
Neyde Ueda e Vilma Slomp.
Nereide Michel e Lea Okamoto .




*com divulgação.
Categorias:COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, GALERIAS, GASTRONOMIA, OFICINA CULTURAL













COMENTÁRIOS