Mostra Fátima Ortiz – 50 Anos em Cena

Maior artista curitibana de teatro comemora 50 anos de carreira artística com atividades gratuitas na cidade, incluindo peças, palestra, encontro de dramaturgia e oficinas para professores e população

De 22 de agosto a 3 de setembro a cena cultural curitibana estará em festa. Fátima Ortiz, atriz, diretora teatral, produtora, arte-educadora e dramaturga estará comemorando cinco décadas de carreira artística com diversas atividades gratuitas para o público da cidade.

Serão peças para maiores de 14 anos e uma para crianças, em que Fátima, atua, dirige, escreve, ou produz, ou todas as opções com suas múltiplas atividades. Também terá um “Encontro de Dramaturgia” e o evento “Curitiba é uma Festa”, uma homenagem a outros artistas que também estavam em ação desde a década de 1970. Além disso, serão ministradas por ela oficinas para professores e população em geral interessada no teatro.

“Ter o marco de 50 anos fazendo teatro é muito importante. Sabemos que muitas pessoas mudam de profissão, saem da cidade. E como eu brinco, eu sou história viva, estou aqui esse tempo todo e preciso comemorar. Dentro desses 50 anos em cena, comecei como atriz e fui me encaminhando para diversas áreas: como a dramaturgia, escrever para crianças, a docência, os cursos livres de teatro e a direção. Além disso sou dirigente de um espaço importante em Curitiba - o Pé no Palco - isso já há 28 anos, e essa carreira foi bastante marcada pela minha facilidade, minha vocação em conduzir processos em grupo”, avalia Fátima.

A Mostra Fátima Ortiz - 50 Anos em Cena é realizada pelo Pé no Palco, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e prefeitura Municipal de Curitiba. Tem o apoio cultural do Palco Escola e CESBE, com incentivo fiscal das empresas Servopa e Uninter.

Programação

Durante a programação da Mostra serão apresentadas a peça “Nave Mãe, “A Morte de Ivan Ilitch”(montagem em processo), “Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare” e o espetáculo para crianças “O Olho D’Água”. De acordo com Fátima, a curadoria da Mostra foi realizada com o critério de os espetáculos que tivessem “na mão”, ou seja, que iam ser produzidos ou eram recém-produzidos. “Ainda, era fundamental que os espetáculos trouxessem eu como atriz, diretora, produtora, preparadora de elenco, etc além da importância do espetáculo infantil nessa mostra, uma vez que sou conhecida nacionalmente pelos trabalhos dirigidos à infância”, explica.

Curitiba é uma festa

Durante as comemorações, serão reunidas diferentes gerações de Curitiba, para que os mais jovens conheçam os artistas que trabalharam na década de 70 e estão por aí ainda produzindo. Eles serão homenageados no evento Curitiba é uma festa, com mediação do Otto Wink, na abertura da Mostra.

Sobre Fátima Ortiz

Fátima Ortiz é atriz, diretora teatral, produtora, arte-educadora e dramaturga, é artista reconhecida por suas iniciativas e realizações que englobam o fazer teatral em suas dimensões criativas, educativas e política. É conhecida nacionalmente pelo seu teatro dirigido à infância. Participou em diversos Festivais Nacionais de Teatro, Concursos de Dramaturgia, Seminários, Congressos, Oficinas e Interlocuções e Curadorias.

É uma das mais premiadas diretoras de teatro de Curitiba. Sua postura artística é norteada pelo princípio da supremacia dos valores do mundo sensível e pelo comprometimento com a liberdade de criação. Acredita na força da convivência criativa, aquela que revela a integridade das pessoas aproximando-as da essência espiritual. O teatro que faz e ensina modifica e intensifica o desejo de fruição da beleza e a utopia de um mundo perfeito onde cada um pode edificar uma poética original.

Dirige, há 28 anos, a empresa Pé no Palco, referência de qualidade em Curitiba. O espaço valoriza o teatro realizado na cidade em sua diversidade e qualidade, e acredita na importância do investimento na formação de plateia, nas atividades formativas e na busca de subvenção junto às iniciativas de políticas públicas culturais e também na invenção de novas formas de financiamento e de articulação entre arte e mercado.

Serviço: Mostra Fátima Ortiz - 50 Anos em Cena

Apresentações de 22 de agosto a 3 de setembro

Onde: Teatro José Maria (Rua Treze de Maio, 655)

Quanto: Entrada Gratuita

Programação:

· 22 de agosto (terça-feira)
19h30 - Curitiba é uma Festa (Palestra Otto Wink)
· Dia 25 de agosto (sexta-feira)
20h - Nave Mãe
· Dia 26 de agosto (sábado)
20h - Nave Mãe
· Dia 27 de agosto (domingo)
15h - O Olho D'água (infantil) *Peça acessível em Libras.
19h - Nave Mãe
· Dia 29 de agosto (terça-feira)
20h - A Morte de Ivan Ilitch *montagem em processo
· Dia 30 de agosto (quarta-feira)
20h - A Morte de Ivan Ilitch *montagem em processo
· Dia 1º de setembro (sexta-feira)
20h - Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare
· Dia 2 de setembro (sábado)
14h - Encontro de Dramaturgia com Fátima Ortiz
20h - Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare
· Dia 3 de setembro (domingo)
15h - O Olho D'água (infantil) *Peça acessível em Libras.
19h - Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare

MANSÃO JARDINO RECEBE A QUARTA EDIÇÃO DO EVENTO CASAMENTOS FORA DE SÉRIE

“Neste domingo (20.08) e no próximo dia 27 de agosto, um dos espaços mais modernos para a realização de eventos em Curitiba será cenário para uma feira de noivas em formato de experiência imersiva para casais. Ingressos já estão à venda”.

Cenário perfeito para as mais diversas ocasiões sociais e corporativas, a Mansão Jardino (R: Itupava, 1.155), casarão modernista transformado em espaço de eventos pelo Grupo Bossa, recebe, neste domingo (20.08) e no próximo dia 27 de agosto, a quarta edição do evento “Casamentos Fora de Série (CFS)”, feira de noivas em formato de experiência imersiva para casais com uma programação que vai das 14h às 20h30 nos dois dias. De acordo com o Global Wedding Report 2023, o Brasil é o 10º país do mundo no ranking dos que mais gastam com festas de casamento.

Feito sob medida para noivos e noivas que pensam “fora da caixa”, o CFS foi criado pela decoradora e organizadora de casamentos Eliz Boscardin para casais que buscam um casamento original e personalizado. “Como apaixonada por casamentos, vi a necessidade de ir além das feiras convencionais, onde os noivos, muitas vezes, se sentem perdidos em meio a uma infinidade de opções”, conta.

Para facilitar a vida de quem sonha em casar, o CFS conta com uma programação totalmente pensada para que os noivos se envolvam com o evento e conheçam de perto o trabalho de profissionais capacitados, enquanto acompanham a realização de todas as etapas de um casamento de verdade. “O objetivo do evento é elevar a experiência dos noivos, proporcionando um ambiente acolhedor, inspirações cativantes e profissionais apaixonados, tudo em prol de um casamento verdadeiramente fora de série”, explica a organizadora.

A programação oferece aos participantes degustações de produtos dos fornecedores, cabine de fotos e vídeos 3600, e ainda permite acompanhar a preparação dos noivos. O ponto alto é a realização de um casamento ao vivo, com celebrantes, músicos, cerimonialistas, e equipes de foto e vídeo. Após a primeira dança dos recém-casados e o corte do bolo, a maratona CFS se encerra em uma festa com pista de dança, “comes e bebes”, sorteios e brindes.

Serão dois dias de evento, com decorações e profissionais diferentes em cada uma das datas. No dia 20 de agosto (domingo), a decoração será toda branca, madeira e o verde das plantas. Já no segundo domingo, dia 27/08, a decoração será com flores em tons de rosa, nude e marsala; também com madeira e mobiliário moderno. Montagens diferentes e ambas belíssimas, é só escolher com qual o casal se identifica mais. Os ingressos já estão à venda pelo link https://msha.ke/casamentosforadeserie "

Para acomodar tamanha versatilidade, Eliz Boscardin encontrou na configuração ímpar da Mansão Jardino o local ideal para realizar a quarta e maior edição do CFS. Construída em 1958, a partir de um projeto do engenheiro e arquiteto curitibano Gerhard Leo Linzmeyer (1928-1999), o casarão de estilo modernista está localizado no coração do Alto da XV, cercado de muita natureza. “Nós sempre buscamos locais que tenham uma excelente localização para sediar o CFS. Locais que sejam de fácil acesso para os noivos chegarem. Outra coisa, é escolher um local que tenha natureza agregada, o que conseguimos encontrar na Mansão Jardino. Fora que o espaço é como uma tela em branco para a gente poder criar”, compara Eliz.

Com uma configuração ímpar, a Mansão Jardino está localizada em uma propriedade de 800m2, incluindo jardim externo com projeto de paisagismo de Mário Pavanelli. No piso superior, Hall de Entrada de 15m2, Bar com 52m2 e um Salão com 70m2, que pode servir como sala da noiva, pista de dança e até espaço para treinamentos corporativos a natureza pode ser apreciada a partir de suas largas janelas. O Salão Principal de 111m2 é emoldurado por pedras, madeira e iluminação dimerizada, tudo com isolamento acústico.

A Mansão Jardino possui ainda uma área externa de 174m2 com amplo paisagismo e coberturas retráteis. A estrutura do espaço de eventos permite configurações diversas, desde mini weddings, eventos corporativos, jantares até 200 pessoas e até 625 pessoas em formato coquetel.

“O Casamentos Fora de Série é um marco para a Mansão Jardino. Todos terão a oportunidade de ver o espaço- que já impressiona por sua arquitetura, paisagismo, iluminação cênica, conforto térmico e acústico-, emoldurado por um acontecimento emocionante de verdade, com decorações exclusivas, repleto de fornecedores da melhor qualidade. A oportunidade de viver uma experiência que toca todos os sentidos: visão, olfato e paladar; mas, além disso, toca também a alma e o coração, pois o evento está cheio de surpresas, do início ao fim”, destaca Melissa Büest, gerente da Mansão Jardino.

ESTRUTURA E COMODIDADES

De fácil acesso, a Mansão Jardino fica no coração da tradicional Rua Itupava, no bairro Alto da XV e possui uma estrutura impecável, que possibilita a realização de todas as etapas do evento em um único espaço, com serviços personalizados de altíssima qualidade.

Com uma cozinha industrial ampla e bem estruturada, a Mansão Jardino está preparada para receber os mais diversos chefs e o pool de soluções do novo espaço inclui ainda diversas comodidades, iluminação externa, ar-condicionado, salas de apoio e emergências médicas, wi-fi, segurança e portaria monitorada. O espaço possui acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), incluindo um elevador, sanitários especiais e rampa de acesso.

GRUPO BOSSA

Atuando na área de entretenimento desde 2008, o Grupo Bossa, criado pelo empresário Glaucio Gonzaga, atualmente administra duas casas noturnas (Bossa Bar e Violets), quatro Bares/ restaurantes (Cana Benta, Prainha Restobar, Pinot Wine Bar e Gran Pizza), um espaço para eventos em Curitiba (Mansão Jardino), além de uma pousada (Bossa Beach House); que também oferece a opção de realização de casamentos, no melhor Destination Wedding do Litoral do Paraná, a Ilha do Mel.

Além disso, o Grupo Bossa também possui a agência produtora de eventos que, de maneira autoral ou em conjunto com parceiros, idealiza, promove e apoia festas com marcas exclusivas, como Bailinho do Bossa, Deixa Acontecer, Ladeira São Francisco, Fica Comigo e Buddies 'n' Beers.

Planejamento e organização de qualidade são marcas registradas das operações e produções comandadas pelo Grupo Bossa. Agora, toda essa expertise no segmento desembarca em um novo endereço, a Mansão Jardino.

SERVIÇO:

CASAMENTOS FORA DE SÉRIE – 4.a EDIÇÃO

Quando: DOMINGO (20.08) e 27 de agosto de 2023 (Domingo)

Local: Mansão Jardino (R. Itupava, 1.155 - Alto da XV) @mansaojardino

Horário: Das 14h às 20h30

Ingressos: R$120,00 (casal) e R$65,00 (avulso) + taxa adm.

Vendas: Online: https://msha.ke/casamentosforadeserie

Informações para o público: www.casamentosforadeserie.com.br

Documentário sobre herança cultural ucraniana estreia nesta quinta-feira nos cinemas

Brasil arcaico, Ucrânia e relações familiares se encontram em novo longa-metragem do diretor Guto Pasko, que tem estreia confirmada em Curitiba, São Paulo e outras capitais

Estreia nesta quinta-feira em circuito nacional o mais novo longa-metragem do diretor paranaense Guto Pasko, o documentário “Aldeia Natal”. Em Curitiba, poderá ser visto no Cine Passeio a partir da quinta-feira (17), além de chegar às telas de outras cidades como São Paulo (no Cine Marquise).

A obra relata uma jornada pessoal iniciada no interior do Paraná e concluída na Ucrânia. Guto Pasko parte de uma situação autobiográfica – a relação distante com os pais e a condição de descendente de imigrantes ucranianos – para montar um panorama sobre questões brasileiras e universais. Relacionamentos familiares, religiosidade, imigração, tradição cultural e a busca pelas raízes dos antepassados são alguns dos temas abordados pelo filme.

No começo do mês, o filme já teve duas sessões especiais no interior do Paraná, em regiões de forte presença da imigração ucraniana. Dia 3 de agosto foi apresentado em Irati e, no dia 6, em Prudentópolis. Ambas as cidades contam com cinemas de rua.

O documentário foi filmado entre 2018 e 2019, com locações em Queimadas, área rural de Prudentópolis, e na Ucrânia. No país europeu, a equipe esteve na região oeste em novembro de 2019, distante dos territórios invadidos pelos russos, mas algumas das províncias visitadas também foram alvo de bombardeios recentes, como Lviv. A produção é de Andréia Kaláboa e Guto Pasko, sócios da GP7 Cinema.

HISTÓRIA CINEMATOGRÁFICA

Com 98 minutos de duração, o novo filme retrata o retorno do cineasta Guto Pasko a sua “aldeia natal”, a bucólica Queimadas, e a busca por se reconectar com os pais, os irmãos e o legado histórico e cultural dos antepassados - imigrantes que fizeram parte das levas de ucranianos que vieram para o Brasil no final do século XIX. Este processo lento e gradual de reaproximação termina com uma viagem à Ucrânia, onde ele, o pai (João Pasko) e a mãe (Cecília Ternosky Pasko) percorrem aldeias isoladas procurando rastros dos antepassados que emigraram e parentes ainda vivos. Mais do que nomes em antigas lápides ou primos distantes, pelo caminho vão encontrando a união familiar desfeita por conta de discordâncias sobre religião, tradição e costumes.

Uma destas tradições, comum no interior do país até tempos recentes, é a de pagar promessas fazendo com que um dos filhos dedicasse a vida à igreja. No caso da família de Guto Pasko, profundamente religiosa, uma graça foi concedida e o escolhido para retribuir o favor divino foi ele, o mais velho de 11 irmãos. O jovem não aceitou a imposição e aos 11 anos saiu de casa, se mudando para Curitiba. Uma irmã mais nova, de apenas nove anos, foi então enviada para um convento, substituindo-o na promessa.

IDENTIDADE CULTURAL

“Depois de 30 anos de distanciamento de meus pais e irmãos, e já tendo feito outros cinco filmes com temática ligadas à cultura ucraniana, vi que deveria encerrar este ciclo olhando para minha própria família”, conta Pasko. “É também uma busca pela minha própria identidade, ao mesmo tempo que revela um Brasil diferente, construído por aqueles imigrantes que vieram de lugares tão longínquos”.

Prudentópolis tem a maior colônia de descendentes de ucranianos no Brasil – cerca de 80% de sua população de 52 mil habitantes tem antepassados que imigraram daquele país. Por conta do isolamento e da forte religiosidade, a região manteve intactos muitos costumes, como a língua, música, dança e o ritual bizantino utilizado nas missas.

Pasko já dirigiu sete longas-metragens documentais e a série televisiva “Contracapa”, além de dezenas de outros trabalhos. Seu primeiro longa de ficção, “Entrelinhas”, filmado no ano passado, foi selecionado recentemente para a mostra competitiva nacional do festival CINE PE 2023, que acontecerá de 4 a 9 de setembro em Recife.

A estratégia de distribuição da obra conta com a consultoria da Fistaile e adotará ações para expandir a circulação do filme. O planejamento reuniu técnicas de formação de equipe, ativações de marketing locais e ações de impacto. Junto ao lançamento comercial, conciliando objetivos de acesso aos públicos do filme, serão prospectadas e organizadas exibições em escolas e centros culturais, principalmente no interior do Paraná, onde o longa foi filmado.

Serviço: Documentário “Aldeia Natal”

Em circuito nacional a partir desta quinta-feira (17), com apresentações em cidades como Curitiba (no Cine Passeio) e São Paulo (Cine Marquise).

Cine Passeio
Endereço: Rua Riachuelo, 410 - Centro, Curitiba – PR)
Siga: www.cinepasseio.org/

Cine Marquise Paulista
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Cerqueira César, São Paulo – SP
Siga: www.cinemarquise.com.br/

Trailer: www.vimeo.com/516808038/8b7cafe00d
Siga: www.instagram.com/aldeianatal_filme/

Tributos a Elvis Presley e The Cure no Jokers

Uma semana com muitas homenagens musicais no Jokers. (R. São Francisco, 164 – Centro Histórico). A programação começa nesta terça-feira (15) com a Noite Celta que apresenta Mandala Folk Trio. Na quarta (16), relembrando 46 anos sem o Rei do Rock Elvis Presley, o músico Daniel Argolo vai apresenta os hits do início da carreira do cantor, com clássicos, como “Thats All Right Mama”, “Blue Suede Shoes”, “One Night”, entre outros grandes sucessos. Na quinta (17) Ovos Presley, uma das bandas mais icônicas de Curitiba, faz um show semi acústico no projeto Shock Rock com o DJ Convidado Mutant Cox. Sexta (18) é a vez da noite Rock Goes Pop com a banda Executive Chaos e o Dj Julio Mayo. E fechando a semana, no sábado (19), tem, a quarta edição da Black Celebration Fest com a apresentação da The Cure Cover Brasil que toca os grandes sucessos da banda britânica. E, ainda, o Dj Rober Vinil, faz uma homenagem ao Depeche Mode.
Conhecida por abrigar vários gêneros musicais – a tradicional casa noturna de Curitiba comemora este ano 22 anos de atividade, e apresenta uma variedade de atrações tanto no salão principal quanto no seu palco principal. Os lugares são limitados, com reservas antecipadas pelo telefone (41) 3324-2351.
A abertura do Jokers é às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 21h nos sábados, com os shows iniciando às 19h30. A casa oferece o Happy Jokers das 18h. até as 20h30 com mais de 100 produtos com 50% de desconto. De quinta a sábado o cliente pode utilizar o estacionamento Gralha Azul – ao lado do Jokers que fica aberto durante o funcionamento da casa.
Confira a programação até o dia 19 de agosto:

TERÇA 15 AGO, 20 horas – Terça Celta. Mandala Folk Trio - Músicas típicas do folclore celta e seus agregados. Ingressos R$10 – a partir das 20 horas.

QUARTA 16 AGO, 20 horas – Elvis Experience - Um verdadeiro tributo ao Rei do Rock. O show em homenagem aos 46 anos sem o Rei com Daniel Argolo. O show apresenta os hits do início da carreira do cantor, com a sonoridade purista de 1956. Clássicos, como: Thats All Right Mama, Blue Suede Shoes, One Night, entre outros. Muito embora o repertório contemple mais as décadas de 50 e 60, não ficam de fora os grandes sucessos que marcaram a carreira do Elvis durante os anos 70. Uma experiência musical completa. Uma franca homenagem, sem teatro nem imitação. Ingressos R$10 – a partir das 20 horas. Ingressos R$20 – a partir das 20 horas.

QUINTA 17 AGO, 20 horas – Shock Rock – Show semi acústico com a banda Ovos Presley + DJ Convidado Mutant Cox. R$10 – a partir das 20 horas.

SEXTA 18 AGO, 20 horas – Rock Goes Pop – Show com banda Executive Chaos + Dj Julio Mayo. No repertório pop-rock internacional. Entrada: R$10 até as 21h. Após R$20.

SÁBADO 19 AGO, 21 horas. – Black Celebration Fest 4 - A The Cure Cover Brasil apresenta sucessos da banda britânica. E o Dj Rober Vinil, presta homenagem ao Depeche Mode. R$20 – a partir das 21 horas.

Jokers – R. São Francisco, 164 – Centro Histórico
Reservas e informações: (41) 3324-2351.
Atenção: de quinta a sábado o estacionamento Gralha Azul - ao lado do Jokers estará atendendo durante o funcionamento da casa – R$20 o período.

Esgotados os ingressos para o show extra de Paul McCartney em São Paulo dia 07 de dezembro

Vendas gerais começaram ontem, sábado, às 15h

Os ingressos para o show extra do cantor Paul McCartney em São Paulo, no dia 07 de dezembro, no Allianz Parque, estão esgotados. As vendas ao público geral tiveram início às 15h de sábado, 12 de agosto, após a pré-venda para clientes do banco BRB.

Já estão esgotados também os shows em São Paulo, no dia 09 de dezembro, e no Rio de Janeiro, dia 16/12, no Maracanã.

Paul McCartney volta ao Brasil em 2023 para shows em cinco cidades – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. O artista traz ao país sua fenomenal GOT BACK Tour pela primeira vez. A turnê teve início nos Estados Unidos, em abril de 2022, e viu Paul se apresentar em um festival histórico em Glastonbury.

Um dos artistas mais respeitados e adorados no país, Paul McCartney tem uma relação forte com o Brasil – e um enorme número de fãs das mais diversas gerações. Em 2017, foi reconhecido como o artista internacional com maior número de ingressos vendidos para apresentações no país, com mais de 1,5 milhão de tickets.

A GOT BACK Tour é uma realização da Bonus Track em parceria com a 30E, e é apresentada no Brasil pelo Banco BRB.

GOT BACK Tour Brasil 2023
30/11 - Brasília, DF - Arena BRB Mané Garrincha
03/12 - Belo Horizonte, MG - Arena MRV
07/12 – São Paulo, SP - Allianz Parque - ESGOTADO
09/12 - São Paulo, SP - Allianz Parque - ESGOTADO
13/12 - Curitiba, PR - Estádio Couto Pereira
16/12 - Rio de Janeiro, RJ – Maracanã - ESGOTADO

Paul McCartney vem ao Brasil com a banda que o acompanha há vários anos - Paul "Wix" Wickens (teclados), Brian Ray (baixo/guitarra), Rusty Anderson (guitarra) e Abe Laboriel Jr (bateria). A utilização de tecnologia de áudio e vídeo de última geração garante uma experiência inesquecível em todos os setores das venues selecionadas para as apresentações.

Com grandes sucessos como 'Hey Jude', 'Live and Let Die', 'Band on the Run', 'Let It Be' e muitas outras, a experiência de um show ao vivo de Paul McCartney é muito mais do que qualquer amante da música poderia querer de um show de rock: horas dos melhores momentos dos últimos 60 anos de música, dezenas de canções da carreira solo de Paul, do período dos Wings e, claro, catálogos dos Beatles que formaram as trilhas sonoras de nossas vidas.

Paul e sua banda se apresentaram em diversos países e mesmo em locais ícones fora de estádios ou arenas, a área externa do Coliseu de Roma, a Praça Vermelha em Moscou, Palácio de Buckingham (UK), Casa Branca em Washington , um show gratuito no México para mais de 400.000 pessoas, no Candlestick Park de São Francisco, onde os Beatles fizeram seu último show em 1966, uma semana de 2016 no deserto da Califórnia no histórico festival Desert Trip e um um show lotado para algumas centenas de fãs sortudos no Pappy & Harriet's Pioneertown Palace, e até mesmo uma apresentação transmitida ao vivo para o espaço!

Bar Nacional e sua deliciosa Feijuca!

Bar Nacional participa do 1º. Festival Burger Gourmet by Restaurant Week

74363848_2768439906523263_6612456134806601728_n banner-e
Neste sábado estive no Bar Nacional, bem pertinho da minha casa… foi incrivel.

Bar Nacional Participa do 1 Curitiba Burger Gourmet by Restaurant Week 🏆 Nacional burger provoleta é uma opção entre 3 para você escolher: Hambúrguer de 180 g servido no pão brioche com queijo provolone empanado e finalizado na parrilha, cebola roxa, rúcula e geleia de abacaxi apimentada. Acompanha fritas.

Outra opção: Nacional Cupim. Cupim desfiado feito na cerveja Baden Baden IPA, queijo gouda e cebola caramelizada servido no pão brioche. Acompanha batata rústica @divirtase.curitiba @kiko_quiquinho @nacionalbar @joaonunesz @burgergourmetbrasil @restaurantweekbrasil @basicacomunicacoes @fernandoreisjrFiz imagens para você meu leitor:

IMG_4706 IMG_4684 IMG_4687
IMG_4679 IMG_4674 IMG_4669
IMG_4660 IMG_4672
Caipirinhas, petiscos, parrilla e o melhor Chopp de Curitiba!
Música ao vivo
De terça a domingo

R. Mateus Leme, 368, Curitiba, PR, Brazil
(41) 98849-5353
barnacionaloficial@gmail.com
instagram.com/nacionalbar
@nacionalbar
Em sua primeira edição em Curitiba, o Festival Burger Gourmet Curitiba chega com a proposta de quebrar algumas tradições relacionadas ao sanduíche. Novas combinações, menus especiais e a oportunidade de degustar de tudo isso quando a fome bater

Festival tem duas categorias de menus e ação social

O Festival Burger Gourmet by Restaurant Week já passou São Paulo, Recife e Brasília. Em Curitiba, serão oferecidos menus fixos em duas categorias: o Menu Tradicional (R$ 39,90 no almoço e jantar) e o Menu Plus (R$ 49,90 no almoço e jantar), sendo 3 opções de hambúrguer e 2 opções de acompanhamento.

A exemplo da Curitiba Restaurant Week, o Festival Burger Gourmet também oferecerá a oportunidade de contribuir com uma instituição parceira. O valor é de R$ 2 por menu e a arrecadação será destinada ao Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.

Estabelecimentos confirmados

Bar das Fábricas Bastards – https://www.instagram.com/bardafabricabastards/

Bardo Company – https://www.instagram.com/bardo.company/

Burgers in Fire – https://www.instagram.com/burgersinfire/

Buteco TomaUma – https://www.instagram.com/butecotomauma/

Celeiro Restô & Burger – https://www.instagram.com/celeirorestoburguer/

Chewie Burger – https://www.instagram.com/chewieburger/

Fábrica Gourmet Hamburgueria – Bacacheri – https://www.instagram.com/fabricagourmet/

Fábrica Gourmet Hamburgueria – Torres – https://www.instagram.com/fabricagourmet/

Fábrica Gourmet Hamburgueria – Vicente – https://www.instagram.com/fabricagourmet/

Freguesia Hamburgueria – https://www.instagram.com/freguesiacuritiba/

Garage Food – https://www.instagram.com/garagefoodcwb/

Garden HamBargueria – https://www.instagram.com/gardencwb/

Gastrobar Pub 25 – https://www.instagram.com/pub25cwb/

Hard Rock Café Curitiba – https://www.instagram.com/hrccuritiba/

Japa Burguer – https://www.instagram.com/_japaburguer/

Johnny Rockets – Jockey Plaza – https://www.instagram.com/johnnyrocketscuritiba/

Master Burger – https://www.instagram.com/masterburgercuritiba/

Mustang Sally – Cabral – https://www.instagram.com/mustangsallybar/

Saldanha Moreira Bar – https://www.instagram.com/saldanha.moreira.bar/

Skinna Burgers e Petiscaria – https://www.instagram.com/skinnaburgers/

Tatucity Burger – https://www.instagram.com/tatu.city/

The American Way Cafe & Food – https://www.instagram.com/theamericanwaycafe/

We Are Bastards Pub – https://www.instagram.com/wearebastardspub/

Bar Nacional Curitiba – https://www.instagram.com/nacionalbar/

Serviço

1º. Festival Burger Gourmet by Restaurant Week

Quando: De 20/07 a 20/08

Para conhecer os restaurantes e menus participantes, acesse burgergourmet.com.br

Fique por dentro das novidades, siga: @burgergourmetbrasil

#barnacional #choppgelado #caipirinha #sobremesa #happyhour #feijuca #feijoada #pagodeaovivo #choppgelado #carnenaparrilla

*com divulgação

Maior encontro de conhecimento e inteligência do setor de bares e restaurantes começa nesta quarta-feira; saiba como participar

35º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília acontece em formato híbrido e inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de agosto no site oficial do evento

35ª edição do Congresso Abrasel é gratuita e híbrida, e abordará como se conectar com os clientes e construir relacionamentos em um mundo digitalizado. Foto: Abrasel
Na próxima semana, entre os dias 16 e 17 de agosto, o 35º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília reunirá palestras com foco em propor reflexões sobre como se conectar com os clientes e construir relacionamentos em um mundo digitalizado. Nomes de peso já estão confirmados para esta edição, como Ajay Mittal (COO Global do Rappi), Rodrigo Oliveira (chef do restaurante Mocotó e jurado do MasterChef Brasil), Roberto Campos Neto (presidente do Banco Central) e Pedro Coutinho (CEO do Safrapay).

Neste ano, a programação do evento será híbrida. As palestras presenciais ocorrerão em Brasília, com retirada dos ingressos gratuitamente via plataforma Sympla até 11 de agosto. Para participar da programação online, os interessados devem realizar as inscrições em /www.abrasel.co/icongresso até 17 de agosto, também de maneira gratuita.

Para os empresários do setor, o Congresso é uma oportunidade em se manter atualizado sobre o que rodeia o universo de bares e restaurantes. “É uma oportunidade de esclarecer dúvidas, trocar experiências, conhecer novidades. As palestras são bem oportunas, afinal, abordam temas relacionados ao ramo”, afirma Mário Davi, concessionário do Bar da Ilha, localizado em Rio Claro/SP, que participou da última edição do Congresso.
A programação deste ano inclui palestras, aulas-show e workshops, que compartilharão conhecimento sobre o setor de alimentação fora do lar, tanto em gestão quanto em técnicas gastronômicas.

“A programação traz os grandes temas que movimentam o setor, como assuntos ligados à economia, à sustentabilidade e à tecnologia, e também painéis que endereçam dores dos empreendedores hoje, como a dificuldade em contratar e reter pessoas, ou que trazem tendências, como o uso de Inteligência Artificial para trazer mais eficiência e produtividade. Além, é claro, das aulas-show com os grandes nomes da gastronomia, uma parceria da Abrasel com a Revista Prazeres da Mesa”, explica o líder de conteúdo e inteligência da Abrasel, José Eduardo Camargo.

Keli Mayer, proprietária do restaurante Mayer Sabores do Brasil, em Brasília, sempre comparece presencialmente ao Congresso e destaca a chance de sair da zona de conforto. “Eventos como esses nos dão a chance de se questionar e interagir com outros empresários. A partir disso conseguimos perceber que algumas dores são coletivas. Nos faz entender que fazemos parte de um todo que nos faz mais fortes”, afirma Keli.
Paralelamente às palestras do Congresso Nacional Abrasel, acontecerá também o Mesa ao Vivo Brasília, que trará grandes nomes da gastronomia brasileira para feira, cozinhas-show e degustações. Além disso, haverá também a Vitrine Abrasel, que permite o acesso às novidades de diversas marcas do setor de alimentação fora do lar. As inscrições para o podem ser realizadas no site www.abrasel.co/icongresso.

Serviço
35º Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
16 e 17 de agosto
Inscrições e mais informações: www.congressoabrasel.com.br
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio Ouro: Ambev, Alelo, BAT, Coca-Cola, Diageo, Get Net (uma empresa Santander), Grupo Petrópolis, Heineken, JBS, PMI, Rappi, Safrapay, Sodexo, Stone e Ticket.
Patrocínio Bronze: Ecolab
Apoios: IESB, Fispal, Unecs, Del Maipo, Reutiliza Já e Meta.
Parceria de mídia: Revista Bares e Restaurantes, Correio Braziliense e Prazeres da Mesa.

Celeiro Restô & Burguer participa do 1º. Festival Burger Gourmet by Restaurant Week

Última semana para aproveitar as delícias do Festival Burger Gourmet Curitiba
Estabelecimentos oferecem menus com criativas opções de hambúrguer e acompanhamento a preço fixo

Ainda dá tempo de aproveitar o Festival Burger Gourmet Curitiba. Até o dia 20/8, 25 estabelecimentos estão com um menu especial de hambúrguer mais acompanhamento a preços fixos. A edição já revelou muita criatividade e inspiração por parte dos chefs.

Celeiro Restô & Burguer participa do 1º. Festival Burger Gourmet by Restaurant Week

Concerto em homenagem ao dia dos Pais com a Mezzo Soprano Carol Osternack acompanhada pelo Pianista Jeferson de Mello

ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL

Amanhã 12/08 às 17h, véspera do Dia dos Pais, a Mezzo Soprano Carol Osternack fará seu debut no Auditório Regina Casillo acompanhada pelo Pianista Jeferson de Mello. No repertório, árias famosas de grandes compositores como Handel, Gluck, Rossini, Bizet, Donizetti, Saint-Saens, entre outros. O concerto contará com a apresentação de Clarice Miranda.

Programação:
Ordem do Recital de Agosto
When I am laid in Earth - Purcell
Lascia chio pianga - Handel
Che faro senza Euridice - Gluck
Voi che sapete - Mozart
Cruda Sorte - Rossini
Sgombra é lá sacra selva - ária da Adalgisa - Bellini
Printemps qui commence - ária da Dalila
Voce di Donna - Ponchielli
Stride la vampa - Verdi
Vá laisse couler mes larmes - Massenet
Chanson Boheme - Bizet

Dia 12 de agosto, às 17 horas.
Local: Auditório Regina Casillo - Rua Lourenço Pinto, 500
Centro, Curitiba - PR / CEP 80.010-160
Estacionamento gratuito no local
Entrada Franca para público em geral

Rua: Lourenço Pinto, 500, 6°, 7° e 8° andar
Estacionamento GRATUITO no local.
41 3225 6232 | 98803 8039 | 98803 4634

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM / FACEBOOK / SITE

Celebre o Dia dos Pais com receitas especiais

Sadia Speciale traz combinações que unem sabor e praticidade para brunch, almoço e jantar

Para o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo, a Sadia Speciale, elaborou cinco receitas que exploram a praticidade e versatilidade dos frios podendo ser preparadas para toda a família. A marca conta com produtos inspirados em processos artesanais, garantindo a procedência e qualidade dos ingredientes, com o objetivo de oferecer experiências gastronômicas para deixar sua celebração ainda mais especial.

As receitas abaixo, contam com produtos exclusivos da linha como: Presunto Tipo Parma, inspirado na receita tradicional italiano, maturado por pelo menos 10 meses e feito com apenas pernil e sal; Presunto Royale, que é marinado por 72 horas no vinho branco e feito com a carne de pernil suíno íntegro; e a Copa que é feita com carne selecionada e uma combinação de especiarias garantindo seu sabor único.

Confira as receitas elaboradas pelos chefs da Sadia Speciale:

Tábua de Frios Sadia Speciale com Presunto Royale, Presunto Tipo Parma e Copa

Ingredientes
1 pacote de copa fatiada Sadia Speciale
100g de Presunto Royale Sadia Speciale
100g de Presunto tipo Parma Sadia Speciale
10 tomates cerejas
1 limão siciliano
Azeite com ervas
Sugestões para complementar a tábua:
Pães com gergelim e sementes (aproximadamente 320g)
1 peça de queijo brie
250g de castanhas diversas
Uvas frescas
Modo de preparo
Em uma tábua ou pedra para servir disponha os tomates cortados ao meio e tempere com sal e pimenta do reino;
Ao lado, coloque as fatias de Presunto Royale como se fossem trouxas, a Copa, as castanhas diversas e o Presunto tipo parma;
Disponha um pouco de azeite em uma molheira e coloque folhas de ervas como tomilho ou alecrim fresco e coloque ao lado da tábua, junte também o limão cortado em meia lua, as uvas, o queijo e os pães.

Tartar de Salmão com Presunto Tipo Parma Sadia Speciale Crocante

Ingredientes
4 fatias de Presunto Tipo Parma Sadia Speciale
400g de filé de salmão cortado em cubos pequenos (na ponta da faca)
1 abacate cortado em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de azeite
Suco de 1 limão Siciliano
1 colher (café) de sal
Salsinha picada a gosto
1 pimenta Dedo-de-moça picada finamente
1 colher (sopa) de iogurte natural
Modo de preparo
Em um recipiente misture delicadamente os ingredientes do tartar – salmão, abacate, azeite, limão, sal, salsinha, pimenta e iogurte. Reserve a mistura na geladeira;
Coloque as fatias do presunto tipo parma em uma assadeira antiaderente. Leve ao forno a 220 graus por 10-15 minutos (até que fiquem crocantes);
Com a ajuda de um aro metálico, monte cada tartar em um prato e finalize com o presunto tipo parma Sadia Speciale.

Nhoque com Molho Dois Queijos e Copa Sadia Speciale

Ingredientes
50g de Copa Sadia Speciale
5 batatas sem casca e em cubos grandes
1 gema
2/3 de xícara (chá) de farinha de trigo
500ml de creme de leite fresco
2 ½ xícaras (chá) de parmesão ralado
1 xícara (chá) de queijo cheddar
2 colheres (sopa) de manteiga
Sálvia
Sal
Pimenta do reino
Modo de preparo
Coloque as batatas em uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, tempere com sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos ou até ficarem macias;
Enquanto isso prepare a copa crispy, coloque as fatias de copa em uma forma coberta com papel manteiga, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos ou até que as fatias estejam secas e crocantes, reserve;
Escorra bem a água e passe as batatas ainda quentes por um espremedor, sobre uma tigela grande. Quando a batata amassada amornar o suficiente para manusear, corrija o sal e acrescente 30g da farinha de trigo. Misture bem com as mãos;
Junte as gemas e amasse bem. Aos poucos, adicione o restante da farinha, amassando bem com as mãos, até dar o ponto de enrolar sem que grude nas mãos;
Se precisar de mais farinha, adicione aos poucos até dar o ponto certo. Para modelar os nhoques, pegue uma porção de massa, faça um rolinho de cerca de 1 cm de diâmetro, corte em nhoques de cerca de 2 cm cada e reserve;
Leve uma panela grande com água ao fogo alto até ferver. Com uma escumadeira, mergulhe poucos nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície;
Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para uma frigideira aquecida para que fiquem levemente tostados e vá reservando;
Para o molho, aqueça em uma panela a manteiga e coloque cerca de 10 folhas de sálvia, toste elas levemente e retire;
Coloque o creme de leite fresco, a manteiga, o parmesão, o queijo cheddar e leve ao fogo médio para que vire um creme homogêneo, corrija o sal e tempere com pimenta do reino;
Inicie a montagem colocando o molho no fundo do prato, os nhoques e finalize com as folhas de sálvia e o crispy de copa. Sirva ainda quente.

Carbonara com Presunto Royale Sadia Speciale

Ingredientes
3 ovos
3 gemas
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (café) de sal
Pimenta-do-reino preta moída a gosto
1 pacote de macarrão tipo espaguete
6 fatias de Presunto Royale Sadia Speciale cortado em tiras
Salsinha picada a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque os ovos, as gemas, o parmesão, o sal e a pimenta e bata bem com um garfo ou fouet;
Cozinhe o macarrão em água fervente com metade do sal, até que fique al dente. Escorra a massa e volte para a panela;
Fora do fogo despeje a mistura de ovos sobre a massa e misture vigorosamente (os ovos irão “cozinhar” com o calor da massa, mas não podem coagular, devem formar um creme);
Junte as tiras de presunto Royale por cima e misture delicadamente;
Salpique salsa picada a gosto. Sirva.

Sobre a Sadia
Marca de alimentos mais valiosa do país, Top of Mind em Linguiça Calabresa e Pratos Congelados e eleita a marca mais confiável do país em 2021/22, está presente na mesa dos consumidores desde a década de 1940. Com o posicionamento “Seu dia pede Sadia”, a marca reforça sua vocação de parceria com os brasileiros em todos os seus momentos, dos cotidianos aos mais especiais. O DNA pioneiro e sua forte presença nos pontos de venda, com um portfólio de produtos completo para todas as refeições e momentos, trazem qualidade e sabor para as rotinas alimentares, sejam elas quais forem.

PARA DIA DOS PAIS, LUNA BLU STUDIO LANÇA DESCONTO ESPECIAL

De segunda a quinta, os casais poderão escolher 8 suítes que fazem parte da oferta.

Em comemoração ao Dia dos Pais, o Luna Blu Studio lançou uma promoção que oferece 20% de desconto em oito suítes. Para participar, é preciso realizar o cadastro neste link até o dia 13 de agosto. Segundo a diretora do empreendimento, Beatris Stival, “o presente pode ser não apenas para os pais, como também para quem é mãe e pai ao mesmo tempo. O desconto é uma forma de celebrar a data e enaltecer aquele que te ama, acolhe e apoia desde sempre”.

Os oito studios que recebem o desconto são: tradicional, SPA, premium SPA, Lounge, Sky, Presidencial, SPA Sunset e Club. “O ambiente mais procurado é o SPA Sunset. Totalmente climatizado, o mini resort oferece uma ampla banheira jacuzzi, piscina e teto solar retrátil. É para quem busca relaxar e curtir o momento a dois da melhor forma possível”, explica Beatris.

Além da suíte, os visitantes podem escolher diversas opções gastronômicas oferecidas pelo Luna, que incluem produtos selecionados e massas artesanais elaboradas especialmente pelo chef da casa. Os clientes podem optar por cafés, porções, pratos, massas, pizzas e sobremesas. Para beber, o espaço conta com opções de drinks, destilados e bebidas em geral.

O Luna Blu também oferece a suíte Club, utilizada para eventos. Com quatro ambientes e capacidade para 40 pessoas, o espaço inclui área externa com deck, piscina, espreguiçadeiras e duas pole dances. “É a suíte perfeita para convidar os amigos e realizar uma grande festa com conforto e a melhor estrutura”, destaca Beatris.

O desconto deve ser apresentado na recepção do hotel, confirmando o e-mail inscrito e apresentando o código do desconto. As ofertas são válidas de segunda a quinta e, após a inscrição, o cupom é válido até o dia 31 de dezembro de 2023.

Dia dos Pais no Luna Blu Studio

Como participar: clicando neste link
Prazo para inscrições: até dia 13 de agosto
Datas com desconto: de segunda a quinta-feira
Validade da oferta: até 31 de dezembro de 2023
Valor: desconto de 20% para 8 suítes Luna Blu Studio
Local: Av. Manoel Ribas, n º11001, bairro: Santa Felicidade - Curitiba (PR)

Turnê “Amigos” passa por Curitiba neste fim de semana

Show que reúne Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leonardo está agendado para o sábado (12), na Arena da Baixada

A turnê "Amigos: A História Continua", espetáculo que reúne as duplas Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano e o cantor Leonardo, segue excursionando o Brasil, com sua próxima passagem sendo Curitiba-PR.

O evento está marcado para o próximo sábado (12), na Arena da Baixada, estádio do Athletico-PR.

A turnê tem o apoio técnico e criativo da Mode Creative, produtora multimídia sediada em São Paulo, capital.

"O show foi pensado para proporcionar ao público uma imersão pelas décadas de carreira dos artistas", explica Rafael Marques, diretor criativo da Mode. "O público se surpreenderá com tamanha tecnologia agregada nos conteúdos deste show", acrescentou Douglas Silva, CEO da Mode.

Em 2022, a Mode Creative abraçou a responsabilidade de revitalizar a experiência do fã para a turnê, repaginando o design e iluminação do evento, e trazendo mais inovação ao palco. Além disso, a empresa tem um papel crucial na área técnica de todos os shows da turnê "Amigos".

Sobre a Mode Creative
Fundada em 2020, em São Paulo, a Mode Creative une arte e tecnologia em produções corporativas e artísticas, e possui em portfólio produções como DVD Ana Castela - Boiadeira Internacional, o evento "Isso é Churrasco", promovido pela dupla Fernando & Sorocaba, a turnê internacional "Por Todos os Tempos", de Chitãozinho & Xororó, assim como em diversos outros projetos com artistas de destaque.

Filme “Destino das Sombras” tem sessão seguida de bate-papo com o diretor neste sábado (12/08) no Cine Passeio, em Curitiba

klaus-berg-diretor.jpg
Neste sábado, 12/08, será realizada no Cine Passeio, em Curitiba, uma sessão do filme “Destino das Sombras” seguida de um bate-papo com o diretor e roteirista Klaus’Berg Bragança. Vindo do estado do Espírito Santo, ele falará ao público presente sobre como este longa-metragem foi realizado desde as ideias iniciais até a chegada às salas de cinema, além de questões do cinema do gênero terror, curiosidades sobre a produção, entre outros assuntos relacionados, como o tema que move o filme: o desaparecimento de crianças, um medo social real, maior do que qualquer obra de horror. O filme será exibido às 17h40 e o bate-papo com o diretor será às 19h30. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo site www.cinepasseio.org .

“Destino das Sombras” chegou aos cinemas de quatro capitais brasileiras nesta semana: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Este longa-metragem do Espírito Santo tem produção da Finordia e distribuição da Moro Filmes, trazendo para as telas a história de dois amigos vão a um sítio curtir o final de semana e um deles leva sua pequena filha. Aos poucos eles descobrem mistérios antigos que se escondem nas sombras e colocam em risco suas vidas.

Klaus’Berg é doutor em Comunicação Social, que estuda o gênero de terror há 10 anos. Escreveu, dirigiu e atuou em produções independentes de curtas-metragens, séries e foi cofundador do canal virtual de humor "TV Quase". Trabalhou no mercado editorial com artigos, capítulos de livros e revista de humor e quadrinhos. É professor Direção e Produção em Audiovisual na UFES - Universidade Federal do Espírito Santo.

Serviço:
Filme “Destino das Sombras” – sessão seguida de bate-papo com o diretor Klaus’Berg Bragança
Data: 12/08 (sábado)
Horário: exibição do filme às 17h40 e bate-papo com o diretor às 19h30.
Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 440, Centro, Curitiba-PR)
Ingressos: www.cinepasseio.org ou no local.

Instagram:
@destinodassombras
@morofilmes
Destino Das Sombras (2).jpg

Dia do Garçom: Ambev oferece cursos de capacitação gratuitos para profissionais do setor

Curso Forma é mais uma iniciativa da Academia da Cerveja e escolas cervejeiras em parceria com o Bora, projeto de inclusão produtiva que tem ambição de conectar 5 milhões de pessoas com oportunidades de trabalho até 2032

Para formar e incluir mais pessoas no mercado de trabalho, em uma união entre a Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e o Instituto Ceres, a companhia vai oferecer formação gratuita de iniciação e capacitação no mercado de serviço de bares, restaurantes e outros estabelecimentos relacionados ao universo cervejeiro. Este é mais um projeto que faz parte da agenda do Bora, programa de inclusão produtiva da Ambev que tem a ambição de impactar 5 milhões de brasileiros com oportunidades de emprego e renda até 2032.

O programa é gratuito e voltado para pessoas que querem buscar um trabalho ou voltar ao mercado, principalmente focado em bares e restaurantes. Os inscritos irão aprender sobre estilos, princípios básicos de harmonização e serviço de cervejas. Serão 8 horas de capacitação e, ao final, os alunos receberão um certificado de conclusão de curso.

Para participar do Forma, basta acessar o site da Academia da Cerveja e realizar o cadastro. A formação é válida para maiores de 18 anos, de qualquer região do país.

Sobre a Ambev

Sonhamos grande por um futuro com mais razões para brindar. Esse é nosso propósito. Mais que uma empresa brasileira, com sede em São Paulo e presente em 18 países, somos uma plataforma com diversos negócios, que facilita a conexão entre as pessoas e gera crescimento para todo o ecossistema, como o BEES, voltada aos nossos parceiros varejistas, e o Zé Delivery, o app de bebidas presente em mais de 400 cidades. No Brasil, contamos com mais de 30 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir bebidas com tecnologia de ponta para garantir momentos de celebração e diversão.

Nossa cultura dá liberdade para testar novas ideias e, cada vez mais, temos exercitado a inovação. Apostamos também na conexão com o ecossistema para um crescimento compartilhado entre os nossos parceiros com um objetivo comum de fortalecer as economias regional e local. Também temos parcerias com um ecossistema de mais de 600 startups para gerar oportunidades e idealizar melhorias na vida das pessoas. Além disso, contamos com o hub de tecnologia Ambev Tech presente em home office e em seis cidades: Blumenau (SC), Campinas (SP), Maringá (PR), São Paulo (SP), Jaguariúna-SP e Sorocaba (SP). E não vamos parar por aqui. Somos uma empresa inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Sempre investimos no país e deixamos um legado que vai além com nossa ampla plataforma de sustentabilidade socioambiental.

No Dia do Garçom, retribua sorrisos e gentilezas

Em 11 de agosto, valorize os profissionais que são o cartão de visita dos bares e restaurantes que você frequenta

shutterstock_607417865.jpg

Camarada? Amigo? Colega? Cada pessoa tem um jeito diferente de chamar o garçom nos restaurantes e bares que frequenta, mas o importante é valorizar seu trabalho, afinal é quem traz sua bebida na temperatura certa, está sempre com um sorriso no rosto e, muitas vezes, serve até de ombro amigo! E nada melhor do que fazer isso no Dia do Garçom, celebrado em 11 de agosto.

É uma oportunidade para saudar os profissionais que dominam a arte de servir, fidelizam clientes e são a chave de sucesso de muitos estabelecimentos. Há quem diga que a data comemorativa surgiu em paralelo ao Dia do Pendura, que cai no mesmo dia e é famoso entre os estudantes de Direito, que vão aos restaurantes, consomem bebidas e comidas e saiam sem pagar, ou seja, penduravam a conta, mas sempre deixavam a gorjeta do garçom como uma forma de reconhecer e agradecer o serviço prestado.

Para homenagear esses profissionais que têm um pouco de vendedor, de sommelier e até de psicólogo e retribuir toda a gentileza que você recebe, enquanto curte momentos agradáveis na companhia de amigos e familiares, seguem algumas dicas:

1 - Sempre que possível, dê a gorjeta em dobro, aumente o tradicional “10%” da conta;
2 - Torne-se um cliente fiel e peça sempre para ser atendido pelo mesmo profissional;
3 - Elogie o atendimento e, se possível, faça essa mensagem chegar ao dono ou gerente do espaço;
4 - Lembre-se que respeito nunca sai de moda e trate-o com o máximo de cortesia;
5 - E, por último, que tal homenagear o seu garçom, amigo do coração, com uma bela garrafa de vinho?

“Um vinho encorpado, com taninos macios e final persistente como o blend espanhol Ace Kicker Red Blend Espanha 2018, que possui um amadurecimento de oito meses em barricas de carvalho francês e americano, pode ser uma boa pedida para o Dia do Garçom! Mas, se quiser surpreendê-lo, nada como apostar em um belo vinho francês da região de Bordeaux como o Chateau Le Bourdiley A.O.P Bourdeaux 2020, que traz complexidade, sem perder a elegância”, sugere Cibele Alves Siqueira, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil,

https://www.wine.com.br/vinhos/ace-kicker-red-blend-espanha-2018/prod26215.html
https://www.wine.com.br/vinhos/chateau-le-bourdiley-a-o-p-bourdeaux-2020/prod28012.html

Se você sabe que o garçom que quer presentear é um apreciador de uma bela porção de torresmo, a recomendação é o clássico Ballade Riesling 2023, um branco clássico elaborado pela vinícola Miolo. Agora, se ele tem um perfil mais animado, a dica é apostar nas borbulhas do espumante Repu Valle Del Bío Bío Brut, um chileno elaborado pelo método Charmat longo, que traz cremosidade e frescor ao paladar.

https://www.wine.com.br/vinhos/ballade-riesling-2023/prod29480.html
https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-repu-valle-del-bio-bio-brut/prod28551.html

Se você preferir uma opção mais versátil, pois não sabe muito os gostos pessoais do garçom que irá surpreender, vale a pena apostar num rótulo rosé como o Altivo Classic Rosé 2021, que é um vinho que traz um blend perfeito entre as uvas Malbec e Syrah, com notas de frutas vermelhas e excelente frescor.
https://www.wine.com.br/vinhos/altivo-classic-rose-2021/prod26881.html

Um brinde ao Dia do Garçom!
Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 16 lojas físicas no Brasil: três unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

SÉRGIO ALBACH FAZ SHOW INTIMISTA DO NOVO TRABALHO EM CURITIBA

Clarone no Choro 2 – Novas Mídias traz composições inéditas feitas especialmente para o projeto. A apresentação única será no Doce de Cidra, dia 16/08 (quarta-feira), às 20h.

DSC_8636a foto Gilson Camargo.jpg
O clarinetista Sérgio Albach lança novo trabalho: Clarone no Choro 2 – Novas Mídias
Foto: Gilson Camargo

'Clarone no Choro 2 – Novas Mídias' é o novo trabalho do clarinetista Sérgio Albach que será gravado, ao vivo, em estúdio ainda este mês. O projeto que compreende vídeos e gravações para streamings, além de um e-book com todas as composições será lançado oficialmente em novembro deste ano, mas para aquecer o repertório o músico, maestro e diretor musical vai presentear o público de Curitiba com um show intimista no Doce de Cidra, no dia 16/08 (terça-feira), às 20h. As reservas devem ser feitas pelo Sympla - https://bit.ly/claronenochoro2

Em 2018, Albach lançou o álbum 'Clarone no Choro', o primeiro da história da música brasileira de chorinho tendo o clarone como instrumento solista. Tratava-se de um CD com clássicos do choro, mas desta vez o trabalho, que será disponibilizado apenas digitalmente, irá reunir composições inéditas.

A direção musical e os arranjos são de Daniel Migliavacca. Entre os compositores convidados estão: Pedro Paes, Léa Freire, Edu Neves, Claudio Menandro, Alessandro Penezzi, Gilson Peranzzetta e Lucas Melo. Clarone no Choro 2 também conta com composições de Sérgio Albach e do bandolinista Daniel Migliavacca. “Fomos bem específicos ao convidarmos os compositores, estipulamos um gênero musical de acordo com o estilo de cada um, pedimos conforme a linguagem que cada um domina”, conta Albach. Segundo o instrumentista, a escolha dos compositores não foi fácil e o desafio do convite era justamente compor considerando que as músicas seriam executadas por um regional de choro, tendo o clarone como instrumento solista. Além de Albach no clarone, o trabalho conta com Migliavacca no bandolim e cavaquinho, Gustavo Moro no violão, Lucas Melo no violão de 7 Cordas e Ricardo Salmazo no pandeiro. O mesmo quinteto do disco anterior.

Ampliar, renovar e diversificar o repertório de músicas tendo o clarone como solista é o principal objetivo do projeto, de acordo com o clarinetista. “A ideia era instigar os músicos a comporem para o clarone, é uma necessidade, coisas novas tem que ser feitas visando este instrumento que ainda vem sendo descoberto como solista”, declara Sérgio.

O primeiro concerto solo para clarone foi realizado em 1955, tendo como pioneiro o claronista tcheco Josef Horák (1931-2005). Se comparado com outros instrumentos clássicos como a flauta, o clarinete, o violino ou o piano, é tardio. “Não tem nenhum concerto, nenhuma obra dos grandes compositores eruditos do século XIX com este foco, demorou muito tempo para os compositores escreverem para ele”, lamenta.

Por tratar-se de um trabalho pensado particularmente nos recursos do instrumento, 'Clarone no Choro 2 – Novas Mídias' vem com o intuito de reforçar a sua linguagem. “O ganho para a música é imenso, a execução se torna mais orgânica, o movimento dos dedos é mais natural. Estou muito feliz com a dedicação desses grandes compositores e do diretor musical que trouxe para o trabalho um pensamento musical de alta qualidade. Receber essas músicas me trouxe muita alegria”, comemora Sérgio.

Maxixe, valsa, choro, polca, xote e frevo estão no sofisticado repertório. A flautista, arranjadora Léa Freire se destaca com ‘Desviando’, choro lento que flutua entre tonalidades. ‘Cigana do Guatambu’, maxixe que usa escala cigana na estrutura da composição, feita pelo carioca Pedro Paes, é uma homenagem a Albach. A clássica ‘Valsa Viva’ de Alessandro Penezzi também é dedicada a ele. Já a valsa com pegada mais contemporânea ‘Vila Real’ de Migliavacca, que brinca com o tempo através das flutuações de andamento, foi inspirada na cidade portuguesa onde o clarinetista vive atualmente. A arisca gata de rua que mora por lá virou choro ‘GS’, por Albach, que também compôs ‘Frevo Furado’. O renomado Gilson Peranzzetta traz um choro lento, ‘Sempre Juntos’. Cláudio Menandro fez um xote, ‘Chora, Clarone!’, com características bem nordestinas. Edu Neves contagia com um choro sambado, bem dançante, ‘Bailando ao Luar’. E Lucas Melo com Porfiosa, uma polca clássica.

Na opinião de Migliavacca o repertório é muito especial. “São obras inéditas e bem variadas ritmicamente. Fazer a direção do Clarone no Choro pela segunda vez é um grande prazer e uma grande responsabilidade. O resultado tem nos deixado muito satisfeitos. É um trabalho único e sabemos que, certamente, já é uma referência dentro do universo do clarone, da música instrumental brasileira e do Choro”, afirma.

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: IOP (Instituto de Oncologia do Paraná).

Sérgio Albach

Clarinetista, arranjador, compositor e curador. Graduou-se na EMBAP-PR em Licenciatura em Música. Desde 1988, quando inicia sua carreira profissional, tem uma atividade musical intensa, principalmente como instrumentista. Depois de 4 anos como músico da OSINPA, começa uma dedicação para a música brasileira, em especial o Choro. Assume a Direção da OABS (Orquestra à Base de Sopro) em 2002, que já está em seu 11° lançamento fonográfico; e a Direção da Oficina de Música de Curitiba até 2014. Excursionou por vários países da Europa e América Latina com o Mano a Mano Trio e também com um concerto solo de clarone. Conta com parcerias no palco com músicos do calibre de Amilton Godoy, Léa Freire, Altamiro Carrilho, Arrigo Barnabé, Egberto Gismonti, João Bosco entre outros. Em 2018 lançou em CD e Vinil o ‘Clarone no Choro’.

Daniel Migliavacca

O bandolinista e compositor Daniel Migliavacca é natural da cidade de São Paulo/SP, iniciou seus estudos musicais tocando cavaquinho e em 2003 passou a se dedicar ao bandolim. Atua em diversos projetos como solista, arranjador, compositor, acompanhador, diretor e produtor musical passando pela música brasileira, jazz, música erudita e contemporânea. Já esteve em shows ao lado de Renato Borghetti, Hamilton de Holanda, Dominguinhos, Raul de Souza, Altamiro Carrilho, Marcel Powell, Nelson Sargento, entre outros. Em 2006 conquistou o primeiro lugar como melhor instrumentista no “Prêmio Nabor Pires Camargo” em Indaiatuba/SP. É Bacharel em Música Popular pela UNESPAR (2011) e Mestre em Música pela UFRJ (2019). Possui 9 CDs lançados com diferentes formações: “Bandolim” (2009); “Divertimento” (2011); “Tocando à vontade” (2013), “Daniel Migliavacca interpreta Walter Scheibel” (2016), “Alma Lúdica” (2018), “Dez Estudos para Bandolim Solo (2021)”, “Pra ser Feliz” (2022), “Ludicamente” (2023) e “Duos” (2023).

Para ouvir
https://tratore.ffm.to/claronenochoro

Redes Sociais:
https://www.instagram.com/sergioalbach/
www.facebook.com/sergioalbach.mus

Canal YouTube:
https://youtube.com/@sergioalbach

Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=lusJCGJV0iw

Composições do Clarone no Choro 2 – Novas Mídias:

- Cigana do Guatambu (Pedro Paes)
- Desviando (Léa Freire)
- Bailando ao Luar (Edu Neves)
- Chora, Clarone! (Cláudio Menandro)
- Vila Real (Daniel Migliavacca)
- Valsa Viva (Alessandro Penezzi)
- Frevo Furado (Sérgio Albach)
- GS (Sérgio Albach)
- Sempre Juntos (Gilson Peranzzetta)
- Porfiosa (Lucas Melo)

Serviço:

Show Clarone no Choro 2 – Novas Mídias

Quando: 16 de agosto (quarta-feira)
Que horas: 20h
Onde: Doce de Cidra (Rua Cândido Xavier, 521 – Água Verde)
Quanto: R$25,00
Ingressos: Reservas pelo Sympla - https://bit.ly/claronenochoro2
Contato: (41) 99762-9650

Ficha Técnica

Clarone no Choro 2 – Novas Mídias

Músicos:
Sérgio Albach – Clarone
Daniel Migliavacca – Bandolim e Cavaquinho
Gustavo Moro – Violão
Lucas Melo – Violão de 7 Cordas
Ricardo Salmazo – Pandeiro

Direção Musical e Arranjos: Daniel Migliavacca
Direção e Captação de Imagens: Alan Raffo
Técnico de som: Chico Santarosa

Ilustração e Arte Gráfica: Pryscila Vieira
Assessoria de Imprensa: Glaucia Domingos
Fotógrafo: Gilson Camargo
Coordenação do projeto: Ju Cortes