Superlegal realiza oficina gratuita de Aquabeads para as crianças

Ação acontece neste sábado, na megaloja do Shopping Curitiba

Aquabead.jpeg

A Superlegal, maior loja de brinquedos do Sul do país, localizada no Shopping Curitiba, irá realizar neste sábado (30) uma oficina criativa de Aquabeads. A ação é gratuita e acontecerá das 14h às 18h, para todas as idades.

Aquabeads é um brinquedo criativo para criar desenhos ou até formas em 3D usando miçangas coloridas que se colam ao borrifar água. É ideal para estimular a concentração, criatividade e coordenação motora, além de ser um momento divertido.

O tema da oficina deste sábado será “Frutas Brasileiras”. Os pequenos terão que formar peças em formato de frutas típicas do nosso país. As oficinas acontecerão todo último sábado do mês, de agosto a novembro, na Superlegal do Shopping Curitiba. A cada edição, será um tema diferente.

A Superlegal (Piso L4) é uma das maiores lojas de brinquedos do país, tem 1.300 m² e um conceito único da cidade, com espaços exclusivos de marcas como LEGO, Barbie, Marvel, Princesas, entre outras. Além das oficinas especiais, a megaloja tem diversos brinquedos gratuitos como tobogã, piscina de bolinhas, Jogo Genius em tamanho grande, LEGO, massinhas, e muito mais. A Superlegal homenageia Curitiba com estruturas inspiradas em pontos turísticos da cidade, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame.

SERVIÇO
Oficina de Aquabeads
Sábado (30), das 14h às 18h
Gratuita
Superlegal (Piso L4) do Shopping Curitiba
Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro, Curitiba (PR)
(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br
@shoppingcuritiba| www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Espetáculo Tom na Fazenda faz sucesso na crítica internacional e chega a Curitiba para curta temporada

Armando_Babaioff_Iano_Salomão_photo__João_Maria2.jpeg
Após temporada de sucesso no Festival Fringe de Edimburgo, montagem brasileira estrelada por Armando Babaioff faz curta temporada em Curitiba, trazendo à cena uma trama de segredos, silêncio e opressão no seio familiar.

A produção brasileira, com Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Camila Nhary e Iano Salomão no elenco, é inspirada na obra homônima do canadense Michel Marc Bouchard. O espetáculo passou por temporada no Lennox Suite Theatre, dentro da mostra paralela do Edinburgh Festival Fringe – um dos mais importantes festivais dedicados às artes cênicas.

Com mais de 20 apresentações e um público de cerca de 7 mil pessoas, a montagem, que está em circulação desde 2017, reafirma a força do teatro contemporâneo brasileiro e conquistou críticas entusiasmadas de especialistas.

Para Mark Fisher, um dos principais nomes da editoria de cultura do The Guardian, “Tom na Fazenda é um impressionante estudo sobre a homofobia, tão cruel quanto hipnotizante”. Já Allan Radcliffe, do The Times, destacou a sensibilidade da encenação brasileira para mesclar humor mordaz, brutalidade e ternura.

Em entrevista à Ilustrada, da Folha de S.Paulo, Babaioff, comentou sobre a participação no festival de Edinburgh. “A produção do evento afirmou que o Brasil está propondo uma maneira de fazer teatro que é inspiradora”, relembrou o ator, orgulhoso.

Após a temporada europeia, a primeira cidade a receber o espetáculo é Curitiba. Tom na Fazenda cumpre curtíssima temporada de 11 a 14 de setembro, no Teatro Guairinha.

Com direção de Rodrigo Portela, a trama acompanha Tom (Babaioff), publicitário que viaja até a fazenda da família de seu falecido companheiro para o funeral. Lá, descobre que a mãe (Denise Del Vecchio) desconhecia o relacionamento do filho e, na verdade, aguardava a chegada de uma suposta “namorada”, chamada Helen (Camila Nhary). Envolvido em um jogo de silêncio, violência e manipulação liderado pelo cunhado (Iano Salomão), Tom é tragado por um ambiente opressivo.

“Tom na Fazenda é uma peça urgente, que expõe as feridas que nascem dentro das famílias e mostra como o medo e o silêncio moldam nossas existências desde cedo. É teatro em sua forma mais potente”, afirma Babaioff.

SERVIÇO
Espetáculo: Tom na Fazenda
Local: Teatro Guairinha – Curitiba (PR)
Temporada: 11, 12, 13 e 14 de setembro
Ingressos: à venda pelo Sympla – link
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 90 minutos
Apoio: Mafalda Café e Bistrô (@cafe.mafalda ) / Bait Nazha Culinária Libanesa ( @baitnazha ) / Hotel Bristol Centro Cívico
Informações: (41) 99975-6048 (WhatsApp) | contato@duploproducoes.com

Movimento campista renova a fé de milhares de católicos e realiza encontro nacional em Curitiba

Inspirado em experiências internacionais e difundido no Brasil desde os anos 1980, o movimento campista promove acampamentos católicos que unem oração, convivência, desafios e dinâmicas transformadores

No coração da Igreja Católica, um movimento singular tem transformado a vida de milhares de pessoas no Brasil: o dos campistas. Inspirado por experiências surgidas nos Estados Unidos, adaptadas pela Igreja Católica do México e difundidas em território nacional a partir da década de 1980, os acampamentos católicos se consolidaram como uma poderosa ferramenta de evangelização. Seu objetivo é simples e profundo: levar cada participante a um encontro pessoal e transformador com Cristo Ressuscitado.

Ao contrário de retiros tradicionais, os acampamentos campistas unem espiritualidade, dinâmicas em grupo, desafios e momentos de oração, em um ambiente afastado da rotina urbana. A metodologia, estruturada por Astromar Braga, um dos principais idealizadores do movimento no Brasil, é capaz de tocar tanto aqueles que já estão inseridos na vida da Igreja quanto os que se encontram distantes da fé. Jovens, adultos, religiosos ou leigos: todos são convidados a viver essa experiência de intensa renovação espiritual.

Segundo o padre Anderson Rosa, o centro do acampamento é o anúncio do Kerigma – a proclamação de que Deus ama cada pessoa de forma incondicional e oferece a salvação em Jesus Cristo. Essa proposta responde ao apelo feito por São João Paulo II, em 1983, para uma “nova evangelização em ardor, em métodos e em expressão”. “O acampamento busca oferecer uma experiência transformadora de encontro com Cristo Ressuscitado, tanto para aqueles que ainda não O conhecem como para os que, mesmo já tendo fé, se encontram afastados da Igreja”, resume o sacerdote.

Essa força do movimento é sentida diretamente na vida dos campistas. Renan Castilho Andrade da Silva, que cresceu na Igreja, mas se afastou durante alguns anos, viu sua caminhada ser renovada após participar de um acampamento. “Foi surreal. Já tinha participado de retiros, mas nada se compara ao acampamento campista. Foram cinco dias que me resgataram e me aproximaram de Deus novamente”, conta. Ele afirma que a experiência repercutiu em todas as áreas da sua vida: oração, trabalho, família e até na forma de enfrentar os erros e recomeçar. “O acampamento me ajuda em tudo, principalmente a lembrar de que sempre temos oportunidade de voltar e refazer quando estamos com Deus.”

O testemunho de Renan reflete o que milhares de pessoas vivenciam Brasil afora. Não por acaso, os frutos espirituais desses encontros ultrapassam a dimensão individual. Como explica padre Anderson, famílias inteiras regressam às suas comunidades com o desejo de servir, evangelizar e reacender a alegria de viver segundo o Evangelho. A cada edição, multiplicam-se os testemunhos de restauração de lares, conversões e novos compromissos com a fé católica.

Vem Pra Tenda: unidade e avivamento

É nesse contexto que surgiu o Vem Pra Tenda, um encontro nacional de campistas que neste ano será realizado em Curitiba, nos dias 29, 30 e 31 de agosto. A inspiração do evento, como relembra Astromar Braga, nasceu da necessidade de reunir em um mesmo espaço a diversidade de pessoas que já viveram a experiência dos acampamentos, espalhadas por todo o país. “O Vem Pra Tenda dá continuidade ao encontro pessoal que os campistas tiveram com Jesus e oferece um novo ânimo para seguir a caminhada em nossas comunidades”, explica o padre Anderson.

Embora carregue forte identidade com os acampamentos, o encontro não se restringe a um público jovem. “Ele é aberto a todas as idades e possui uma dinâmica diferente dos demais encontros católicos, proporcionando oração, música, convivência e formação de uma forma única”, afirma Astromar. O encontro também é marcado pela pluralidade: ao reunir participantes de todas as regiões do Brasil, promove-se o contato com culturas distintas, mas em plena unidade com a Igreja.

O tema da edição de 2025 é “Aquilo que virá, não tardará” (Hb 10,37), em sintonia com o Ano Jubilar da Esperança. A passagem bíblica, segundo padre Anderson, reacende a confiança no Deus que é fiel e cumpre suas promessas, convidando os participantes a perseverar no caminho cristão. “Essa Palavra fortalece a fé e encoraja os campistas a continuarem firmes na missão”, destaca.

Renan, que participou de sua primeira experiência campista recentemente, conta que está ansioso para o Vem Pra Tenda. “Tenho certeza que a atmosfera do acampamento estará presente. Onde tem campista, tem oração, tem vivência, tem servir, tem amor e, principalmente, tem Jesus.”

Além da dimensão espiritual, o Vem Pra Tenda conta com o apoio da Obra Evangelizar É Preciso, que fortalece o movimento campista com suporte missionário e novos métodos de evangelização. Para o padre Anderson, essa parceria é essencial: “A presença da Obra Evangelizar fortalece imensamente o movimento, ajudando a alcançar ainda mais pessoas. Juntos evangelizamos mais.”

Para conferir a programação completa e fazer a inscrição, basta acessar o site www.vempratendabrasil.com.br