Livro “Do porteiro ao diretor, todo mundo é educador” propõe novo olhar sobre o que é educar

Obra será lançada em Curitiba neste sábado (26/07), com presença dos autores
A Editora Rotas lança em Curitiba, no dia 26 de julho, a obra Do Porteiro ao Diretor, todo mundo é educador, de Fábio Flores e Vicente Falcão. O livro traz uma reflexão sobre o papel coletivo da escola na formação dos estudantes. O lançamento acontece das 14h às 18h, no espaço Casa di Angel, reunindo autores, educadores e convidados para uma conversa sobre os desafios da educação contemporânea e a valorização de todos os profissionais que atuam no ambiente escolar.
A obra parte de uma inquietação: por que tantos educadores seguem invisíveis dentro da escola? Embora o professor ocupe lugar central no processo de ensino-aprendizagem, o livro propõe que a formação dos alunos ultrapassa os limites da sala de aula. “Gestos, olhares e atitudes vindos da portaria, da cozinha, da secretaria ou da biblioteca também educam”, diz Fábio Flores. Nesse sentido, a publicação é um convite à ampliação do olhar sobre o que é, de fato, educar.
Do Porteiro ao Diretor se apresenta como manifesto. Seus autores defendem que todos os profissionais da escola — independentemente da função — são agentes formadores. E mais: que os gestores precisam reconhecer e fortalecer essa consciência no cotidiano das equipes. “O livro propõe um novo entendimento de ‘educador’, que não se limita ao domínio de conteúdos, mas à capacidade de inspirar, acolher e provocar reflexões”, observa Vicente Falcão.
Em meio a debates sobre ensino remoto, inteligência artificial e produtividade escolar, a obra reacende a importância da escola como espaço de convivência e humanização. “A escola presencial ainda é a última fronteira de encontro humano para muitos adolescentes”, afirmam os autores. Nesse cenário, resgatar a dimensão afetiva e relacional do fazer pedagógico torna-se uma urgência.
A leitura provoca reflexões sobre a prática docente e convida os educadores a resistirem à automatização. Em vez de repetidores de conteúdo, são chamados a serem ponte, presença, provocação. Um educador que inspira transforma não apenas o próprio fazer, mas também o modo como o aluno se posiciona no mundo: com pensamento crítico, autonomia e sensibilidade social.
O lançamento de Do porteiro ao diretor todo mundo é educador integra um lançamento coletivo, que inclui mais quatro obras da Editora Rotas. Em comum, todas instigam pensamento, inovação e humanidade na educação, foco principal da editora.
Sobre os autores
Vicente Falcão - É uma das vozes mais respeitadas do Brasil nas áreas de educação, liderança e gestão educacional. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a transformação do ensino, atua como professor, escritor, mentor de palestrantes e referência na formação de gestores escolares. Possui graduação e mestrado em Administração de Empresas e também em Educação, área que, no momento, está em processo de doutoramento. Atualmente, é CEO do Instituto Conhecer e da Editora Rotas, onde lidera projetos de formação continuada, publicação de autores educacionais e desenvolvimento de experiências pedagógicas inovadoras.
Fábio Flores - Professor há 31 anos, graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia, é também especialista em Formação Docente, Inteligência Socioemocional e Neuropsicologia. Atuou na rede pública estadual do Espírito Santo, na Universidade Federal do Espírito Santo, na Marinha do Brasil e em projetos populares de alfabetização de adultos e cursinhos pré-vestibulares. Na internet, suas reflexões sobre educação impactam cerca de 20 milhões de pessoas por mês no Instagram, e seus vídeos no YouTube já ultrapassaram 29 milhões de visualizações. Suas falas apontam caminhos para transformar o aluno, proteger a saúde mental do professor e reacender, com força e propósito, a alegria de ensinar.
O livro está à venda no site da Editora Rotas (https://editorarotas.com.br/).
Sobre a Editora Rotas
Com sede em Vila Velha, Espírito Santo, a Editora Rotas é o lugar onde educadores e pensadores transformam sua experiência em legado. Com lançamentos que valorizam a infância, a educação e o protagonismo de quem ensina, a Rotas conecta histórias inspiradoras a leitores apaixonados por aprendizagem e inovação.
Serviço
Lançamento do livro “Do porteiro ao diretor, todo mundo é educador”
E mais quatro obras da Editora Rotas.
Data: 26 de julho, das 14h às 18h
Local: Casa di Angel – Rua Gonçalves Dias, 308, Batel, Curitiba
Entrada gratuita
Informações: (27) 99619-3139
atendimento@editorarotas.com.br.

UP ExperienceShows nacionais como Frejat, Roberta Miranda, Maiara & Maraisa são destaques na programação de agosto do Teatro Positivo

A agenda de agosto do Teatro Positivo reúne atrações para todos os públicos, com muita música brasileira, espetáculos infantis e experiências especiais. No dia 1º, a dupla Maiara & Maraisa apresenta a turnê In Concert, acompanhada por uma orquestra formada apenas por mulheres. O espetáculo é inspirado no DVD gravado em Lisboa, em 2023. No dia 2, a youtuber Emilly Vick — a maior do Brasil entre o público feminino, com mais de 23 milhões de inscritos — sobe ao palco com o show A Origem dos Rosa — O Show, em duas sessões.

Para os fãs de rock, a banda Ira! celebra os 20 anos de seu álbum "Ira! Acústico MTV" com uma turnê comemorativa. A apresentação acontece no dia 8 de agosto e incluirá o repertório do álbum acústico e outros sucessos da carreira da banda.

Na semana seguinte, dia 9, Frejat se apresenta com o show Frejat Ao Vivo, reunindo sucessos de todas as fases de sua carreira. No dia 16, Roberta Miranda comemora 40 anos de estrada com uma apresentação especial.

Já no dia 30, a dupla sertaneja Marcos & Belutti traz ao público a turnê “Nova Turnê, Novas Emoções!”. E, encerrando o mês, no dia 31, a youtuber Luluca participa de um bate-papo divertido com os Pandinhas, contando histórias, respondendo perguntas e relembrando momentos marcantes de sua trajetória.

Agosto também reserva grandes atrações no Teatro UP Experience. No dia 9, o espetáculo Uma Celebração a Belchior: Viver é Melhor que Sonhar! presta homenagem ao cantor e compositor. No dia 15, o grupo Trazendo a Arca faz apresentação acústica. Já no dia 30, o grupo Prisma Brasil comemora 45 anos de história com um show especial de louvor e harmonia.

Os ingressos para todas as atrações do Teatro Positivo e do Teatro UP Experience estão disponíveis no site do Disk Ingressos.

Serviço

Teatro Positivo - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Campo Comprido

1° de agosto: Maiara e Maraisa - In Concert

2 de agosto: A Origem dos Rosa

8 de agosto: IRA! Acústico 20 Anos

9 de agosto: Frejat ao Vivo

10 de agosto: Raphael Ghanem – Se É Que Você Me Entende

16 de agosto: Roberta Miranda

21 de agosto: Luis Bravo’s Forever Tango

23 de agosto: Hollywood In Concert 2 - Trilhas Sonoras

24 de agosto: Fé no Flow - Murilo Gun

30 de agosto: Marcos e Belutti

31 de agosto: Luluca Responde Ao Vivo

Teatro UP Experience - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Campo Comprido

9 de agosto: Uma Celebração a Belchior: Viver é Melhor que Sonhar!

15 de agosto: Trazendo a Arca – Acústico

16 de agosto: Queen Legend + E.Balbo

30 de agosto: Prisma Brasil 45 Anos