Obra, vida e legado de Chiquinha Gonzaga no palco – Auditório Regina Casillo dia 12 de julho

Artista de grande talento e rebeldia, a compositora Chiquinha Gonzaga ganha uma grande homenagem musical com a estreia de um espetáculo inédito. A orquestra Ladies Ensemble apresenta no dia 12 de julho, às 18h30, no Auditório Regina Casillo, o concerto “Chiquinha Gonzaga na Colombo”, que revisita os grandes momentos da carreira deste ícone da música e da luta pelos direitos das mulheres no Brasil.

O concerto reúne os grandes clássicos de Chiquinha e composições que escreveu para operetas e teatro. Ela foi a primeira musicista de choro, autora da primeira marcha de carnaval – “Ó Abre Alas”, em 1899 – e ainda a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, entre muitos outros atos ousados para a época. Uma época, aliás, na qual apenas trabalhar fora de casa já era algo pouco usual, e muitas vezes reprovado, para uma mulher.

Francisca Edwiges Neves Gonzaga nasceu em 1847, no Rio de Janeiro, e faleceu em 1935, na mesma cidade, então capital do país. Nessa trajetória, marcou profundamente a cultura e sociedade brasileira. Uma mulher muito a frente do seu tempo, foi abolicionista, republicana e enfrentou o conservadorismo da época que relegava às mulheres ao segundo plano. Nas artes, também teve o mérito de introduzir a música popular brasileira nos salões elegantes. Nesse sentido, é famosa a passagem na qual a música “Corta jaca”, de autoria dela e Machado Careca, foi tocada ao violão em uma recepção do Palácio do Catete, sede do governo federal, pela própria primeira-dama do Brasil, Nair de Teffé. Muitos gostaram, e outros ficaram escandalizados com a ousadia.

Para celebrar esta inspiradora história de vida, esta montagem inédita das Ladies Ensemble traz um repertório marcado pela alegria e leveza da música de Chiquinha, como conta a diretora artística e musicista da orquestra, Fabiola Bach Akel. “Traremos os grandes momentos da carreira dela, incluindo composições para encenações em operetas, que serão interpretadas com a participação de dois cantores líricos convidados, Ana Paula Machado e Daniel Soifer”, explica.

Segundo Fabiola, a o título “Chiquinha Gonzaga na Confeitaria Colombo” é uma homenagem ao mítico endereço que reunia artistas na efervescente cena carioca, muito frequentado pela compositora, onde ela passou muitos bons momentos e outros nem tanto. “Buscamos esta ambientação para fazer as intervenções com textos curtos que, entre uma música e outra, vão recontar momentos marcantes da vida dela”, conta Fabiola. “Nosso objetivo é homenagear esta grande artista e mulher. Como somos uma orquestra formada exclusivamente por mulheres, nos honra muito apresentar este espetáculo”.

Os ingressos custam a partir de R$ 15 e tem venda antecipada no site Disk Ingressos, ou na hora nas bilheterias do auditório.

A montagem faz parte do Plano Anual do Solar do Rosário, que até o final de 2025 traz uma série de apresentações da orquestra feminina, a primeira do país, e também encontros literários com escritores brasileiros. O projeto é realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura. Tem patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Impextraco, GRASP, Supermercado Tozetto, Supermercado Festval, Cartório da Barreirinha, Grupo Servopa e Brose, além de apoio especial da Fundação Cultural de Curitiba. Conta com a coordenação geral de Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar.

“Chiquinha Gonzaga na Colombo” – Espetáculo da orquestra Ladies Ensemble, dentro do Plano Anual 2025 Solar do Rosário.

Única apresentação: 12 de julho de 2025 (sábado), 18h30.

AUDITÓRIO REGINA CASILLO / SOLAR DO ROSÁRIO

Rua Lourenço Pinto, 500, Curitiba, PR

Acesse: hhttps://www.diskingressos.com.br/evento/599/2025-07-12/pr/curitiba/chiquinha-gonzaga-na-colombo-com-orquestra-ladies-ensemble

Faça parte desta Confraria Cultural!

Rua: Lourenço Pinto, 500, 6°, 7° e 8° andar
Estacionamento GRATUITO no local.
41 3225 6232 | 98803 8039 | 98803 4634

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM / FACEBOOK / SITE

Dia Mundial do Chocolate: aprenda a harmonizar esta iguaria com vinhos

Sommelière da Wine conta que chocolates combinam sim com os vinhos, mas há algumas dicas para tornar esta combinação mais saborosa

[Shutter]

Na próxima segunda-feira, dia 7 de julho, é o Dia Mundial do Chocolate, iguaria apreciada em rituais sagrados de civilizações antigas, como a dos maias e dos astecas. O chocolate chegou à Europa no século XVI e, quando passou a compor uma mistura com leite e açúcar, se tornou um dos doces mais apreciados mundialmente.
É difícil resistir a um bom chocolate, mas já experimentou harmonizá-los com vinhos? Esta dupla pode revelar sabores interessantes e inesperados, sobretudo, para quem gosta de testar e surpreender o paladar. Para cada tipo de chocolate, há uma indicação diferente de estilo de vinho.

Para facilitar a tarefa, Thamirys Schneider, Sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, comenta como fazer boas combinações: “É preciso estar atento a algumas orientações para a experiência se complementar e gerar um terceiro sabor espetacular, como à quantidade de açúcar e gordura do chocolate, se ele tem castanhas e frutas ou se é mais amargo ou com mais leite. Tudo isso nos dá dicas para uma escolha mais assertiva do vinho ideal para cada chocolate. Mas o principal é não se esquecer que a harmonização certa é aquela que agrada cada paladar.”

Confira algumas dicas.

Chocolate branco e vinhos brancos adocicados

O chocolate branco tem mais açúcar e gordura, pois é elaborado com manteiga de cacau ao invés da massa, então, é importante se atentar a dois detalhes: o vinho precisa ser igual ou superior em doçura e ter uma alta acidez para ajudar a limpar o paladar da untuosidade presente nesse chocolate.

Espumantes Moscatéis, vinhos botritizados como Sauternes e Tokaji Aszú, ou o estilo doce do uva Riesling, são excelentes harmonizações com o chocolate branco, pois trazem alto dulçor e acidez vibrante. O exemplar brasileiro Espumante Maraví Moscatel é uma ótima escolha para harmonizar com chocolate branco, e vai super bem também se o chocolate branco tiver frutas cristalizadas, os aromas e sabores irão se complementar.

(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-moscatel/prod30798.html)

Chocolate branco com frutas cítricas ou raspas de gengibre

Para um chocolate branco com sabores cítricos, também é preciso observar à quantidade de açúcar e gordura do chocolate para escolher o vinho. O vinho precisa ser mais doce, pois o chocolate branco tem mais açúcar, e de alta acidez, para contrastar com a gordura do chocolate e limpar o paladar. Os sabores cítricos como raspas de limão, laranja ou gengibre, agregam mais complexidade aos aromas e sabores, tornando interessante uma harmonização mais complexa.

O exemplar italiano Cantine Pellegrino D.O.C. Pantelleria Passito Liquoroso 2023 (500ml) faz um bom par com este doce. Elaborado pela Cantine Pellegrino, vinícola localizada no oeste da Sicília, na Itália, este vinho é feito com uvas que passam por um processo de secagem antes da vinificação, com o objetivo de diminuir a concentração de água dos bagos e, assim, evidenciar o açúcar e outros compostos naturais da fruta. Intenso no aroma e no sabor, com notas de frutas cristalizadas, compota de damasco, notas cítricas, baunilha, acácia e mel, este rótulo é muito saboroso e persistente no paladar, uma excelente opção para harmonizar com chocolates brancos mais complexos.

(https://www.wine.com.br/vinhos/cantine-pellegrino-d-o-c-pantelleria-passito-liquoroso-2023-500-ml/prod31185.html)

Chocolate ao leite com tintos doces - similaridade

Atenção à similaridade: quanto mais doce o chocolate, mais doce deve ser o vinho, e o contrário também vale. No caso do chocolate ao leite, a harmonização pode ser mais desafiadora, já que ele concentra bastante açúcar e gordura e tem pouco cacau. Essa combinação preenche o paladar de forma intensa e pode sobrepor vinhos tintos muito secos, ressaltando o amargor e provocando um contraste desagradável. Por isso, se você prefere chocolate ao leite, opte por vinhos tintos mais suaves ou com certo dulçor, que equilibram melhor a experiência.

Para compor a harmonização de chocolate ao leite com vinho, pode-se variar entre vinhos fortificados, como Vinho do Porto, conhecido como vinho de sobremesa, ou vinhos tintos na classificação suave. É importante se atentar, também, aos taninos do vinho, pois é preciso que seja um tanino mais macio. Outra dica é optar por tintos mais jovens, leves, frutados e com maior acidez, pois como o chocolate ao leite tem muita gordura, é preciso maior acidez para limpar o paladar.

A dica é o chileno U By Undurraga Cabernet Sauvignon Suave 2023, um tinto mais leve, docinho e com taninos macios. É um vinho com um perfil fácil de beber, alegre e a escolha acertada para harmonizar com chocolates ao leite.

(https://www.wine.com.br/vinhos/u-by-undurraga-cabernet-sauvignon-suave-2023/prod30840.html)

Chocolates amargos com vinhos mais estruturados

Os chocolates amargos, especialmente aqueles com teor de cacau a partir de 70%, são mais fortes e intensos no paladar, além de ter menos açúcar e gordura. Por terem maior concentração de cacau, permitem ter como par um vinho tinto mais seco e estruturado que acompanhe o peso do chocolate e tenha um equilíbrio nos sabores. Os taninos presentes no vinho e no chocolate (o cacau também tem tanino) irão se complementar, por isso um rótulo mais tânico pode ser uma boa pedida. Outra dica é considerar vinhos tintos com passagem por barrica, pois as nuances amadeiradas têm potencial para enriquecer a combinação.

Vinhos tintos mais encorpados californianos das uvas Cabernet Sauvignon ou Zinfandel, tintos da uva Malbec provenientes de Mendoza, tintos do Alentejo, Portugal, ou até mesmo os exemplares Cabernet Sauvignon ou Pinotage da África do Sul, preferencialmente com passagem por barrica, são ótimas opções para harmonizar com chocolates amargos.

Para harmonizar o chocolate amargo, a sugestão da sommelière da Wine é o californiano Apothic Red 2021, que irá render uma complementação de sabores incrível. Elaborado com as uvas Zinfandel, Syrah e Merlot, este vinho tem breve passagem por carvalho e apresenta notas de frutas pretas maduras como amora, cereja e mirtilo, frutas vermelhas, especiarias, baunilha, mocha e chocolate. Um vinho com boa estrutura, acidez agradável e taninos macios que irá te surpreender nessa harmonização.

(https://www.wine.com.br/vinhos/apothic-red-2021/prod29682.html)

Na dúvida, aposte nos vinhos licorosos

Os vinhos licorosos, também conhecidos como fortificados ou de sobremesa, são encorpados e geralmente doces, como é o caso do Vinho do Porto e do Marsala. Estes exemplares, por terem muito dulçor, harmonizam bem por similaridade com chocolate ao leite. Outra possibilidade bacana é a harmonização por contraste com chocolates mais amargos, criando um terceiro sabor espetacular unindo o dulçor do vinho com o amargor do chocolate amargo.

Outra vantagem dos vinhos licorosos é que eles têm boa estrutura para também acompanhar chocolates com frutas, amêndoas, nozes, castanhas, e até mesmo se o chocolate for aquele recheado com licor. Esse estilo de vinho é um coringa para harmonizar com chocolates! E para tamanha versatilidade, a indicação é o português Porto Burmester 10 years Old Tawny (375 ml), que amadureceu em cascos de carvalho por cerca de 10 anos e apresenta aromas de frutas secas, avelã, amêndoa, mel e baunilha. Na boca, é encorpado, elegante, com estrutura aveludada, taninos macios e final longo.

(https://www.wine.com.br/vinhos/porto-burmester-10-years-old-tawny-375-ml/prod14713.html)

Dia do Chocolate: saiba como aproveitar a data mais doce do ano

Celebrado em 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate é uma homenagem ao ingrediente que conquistou gerações e atravessou culturas. Muito além de um simples doce, o chocolate está presente em momentos de afeto, celebração, conforto e prazer, e a data é o momento ideal para se deliciar sem culpa.
Para quem quer tornar o dia ainda mais especial, separamos algumas sugestões para aproveitar a data:

Dengo Chocolates

(Dengo Chocolates)
No dia 7 de julho, em comemoração ao Dia do Chocolate, a Dengo preparou uma série de ações especiais para presentear seus clientes e celebrar a data com ainda mais sabor. Em todas as lojas próprias da marca, além de algumas franquias, os consumidores que passarem pelos espaços físicos receberão uma trufinha como mimo, sem a necessidade de realizar qualquer compra. A ação é válida exclusivamente no dia 07/07, limitada a uma unidade por CPF, e será realizada enquanto durarem os estoques. Os sabores das trufas poderão variar de acordo com a disponibilidade de cada loja.
Além das lojas próprias, participam da ação as franquias localizadas no Market Place, Alphaville, Jardim Sul, Ribeirão Shopping e Vila Madalena.
A Fabrica da Dengo, localizada na Faria Lima, os clientes também poderão aproveitar uma ação exclusiva da cafeteria. Durante todo o dia, haverá 50% de desconto em clássicos do cardápio, como Brigadengo, Achatadinho, Brocou, biscoito ou bolacha e fatia de Bolo Dengo, além do tradicional chocolate quente. Essa ação é válida apenas para compras realizadas presencialmente na loja física da Faria Lima e também está sujeita à disponibilidade de estoque. Não contempla pedidos via iFood.

Resid Bar - Chocolamour - R$ 49,00

(RESID BAR)

Essa sobremesa é uma referência do chef Alex Atala a um grande sucesso do extinto restaurante Bambi, de São Paulo. Com seu sabor marcante e textura envolvente, o Chocolamour desperta memórias afetivas, trazendo aquele aconchego dos doces tradicionais que todo mundo ama. Uma irresistível combinação de sorvete de chocolate cremoso, coberto com uma generosa camada de chantilly leve e aerado e uma farofa que dá o toque bem especial. Cada colherada equilibra perfeitamente a intensidade do cacau com a suavidade do chantilly, criando uma experiência deliciosa.

Oli Pane i Salumeria - Chocolate Quente - R$18

Nada combina mais com o inverno do que um bom chocolate quente. Na Oli Pane, a chef Olivia Maita prepara uma receita com chocolate de alta qualidade, cremoso na medida certa e finalizado com um toque delicado. Uma opção perfeita para aquecer o dia e adoçar qualquer momento.

ESPETÁCULO INFANTIL QUE ABORDA LAÇOS FAMILIARES, TERÁ NOVA APRESENTAÇÃO NESTE DOMINGO (06), COM ENTRADA FRANCA

A Palco Cia de Teatro tem o prazer de anunciar o retorno de "Pra Você Não Esquecer", um espetáculo infantil sensível e cativante que aborda temas como Alzheimer, processos cognitivos e a força dos laços familiares. Com texto de Paula Giannini e direção de Amauri Ernani, a peça convida crianças e adultos a uma emocionante viagem pelas memórias afetivas.

"Pra Você Não Esquecer" reestreia no Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 – Pátio interno do Palacete Wolf, São Francisco), nos dias 06 e 13 de julho, sempre aos domingos, às 11h da manhã. A entrada é franca.

O espetáculo nasceu de uma experimentação criativa, utilizando brinquedos antigos, objetos do cotidiano, materiais recicláveis e resíduos têxteis para a confecção de bonecos, cenário e figurinos. Esses elementos não só constroem um imaginário infantil vibrante, mas também representam o interior do cérebro do avô do protagonista, com suas recordações, expectativas, sonhos e até temores. De forma delicada e lúdica, a obra explora a relação entre diferentes gerações e a importância do acolhimento diante de desafios como o Alzheimer e outros processos ligados à cognição.

A experiência teatral é enriquecida com música original composta especialmente para a peça. Além disso, o projeto inclui a distribuição gratuita de um livro de dramaturgia para crianças, contendo o texto da peça. O acesso é feito via QR code, que direciona para um e-book e um audiolivro, garantindo que toda a plateia possa levar um pedacinho da história para casa. Em cada sessão, serão sorteados também duas unidades impressas do livro.

Serviço
Espetáculo: Pra Você Não Esquecer
Local: Teatro do Piá
Endereço: Praça Garibaldi, 7 – Pátio interno do Palacete Wolf – São Francisco, Curitiba
Informações: (41) 3321-3358
Datas: 06 e 13 de julho
(Sempre aos domingos)
Horário: 11h
Produção: Palco Cia de Teatro
Entrada: Franca. Ingressos distribuídos 30 minutos antes de cada sessão, sujeitos à lotação.

Acessibilidade: a peça conta com tradução em janela de Libras e legenda para os falantes de espanhol (ambas em tela).

Contato: Palco Cia de Teatro
palcoproducoes@hotmai.com
(41) 99981-5273
Instagram: @palcociadeteatro

Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.

Ficha técnica: texto: Paula Giannini / Direção: Amauri Ernani / Elenco: Andreza Crocetti, Paula Giannini e Amauri Ernani / Estética cênica: Andreza Crocetti, Sido Calesso e Surian Barone / música original: Sérvulo Augusto / Produção: Palco Cia de Teatro / Livros: Palco das Letras.
Foto: ilustrações do livro: Arô Ribeiro - divulgação

Sinopse: Neto e Avô são inseparáveis. Juntos, aprendem e ensinam um ao outro coisas sobre a vida. Um dia, porém, Avô se perde de si mesmo, esquecendo de todas as coisas, especialmente de quem é Neto. É nesse momento que Neto conhece Vovó, uma Tatu-bola que, vinda diretamente de seu próprio futuro, propõe a busca pelo mapa que permitirá reencontrar a memória do Avô.
Ao recuperar a memória do Avô, Neto depara-se consigo mesmo. Uma história que fala da importância do amor na construção dos processos cognitivos, seja com idosos, seja com crianças de todas as idades.

Palco Cia de Teatro: Com 25 anos de existência, a Palco Cia de Teatro possui um extenso trabalho voltado ao teatro infantil, sendo reconhecida nacional e internacionalmente. Com a peça "Se Essa Rua Fosse Minha - Espetáculo de Brincar", a companhia recebeu dezenas de prêmios, como o Pontinhos de Cultura e o Brasil Criativo, além de representar o Brasil na Tunísia por duas vezes e no Catálogo de Bolonha (a maior feira literária infantil do mundo, realizada na Itália).

Curitiba recebe estreia nacional do maior espetáculo de escapismo da América Latina

Kieram Ecttori apresenta “A Essência do Desafio” nos dias 18, 19 e 20 de julho, na Live Curitiba; ingressos já estão à venda

Prepare-se para viver uma experiência que desafia os limites da lógica e mergulha o público em um universo de suspense, superação e ilusionismo extremo. O ilusionista Kieram Ecttori, considerado o maior escapista da América Latina, escolheu Curitiba para a estreia nacional do espetáculo “A Essência do Desafio”, com apresentações nos dias 18, 19 e 20 de julho, na Live Curitiba. Os ingressos já estão disponíveis pelo site Blueticket.

Reconhecido por feitos impressionantes, como o famoso número “Tanque da Morte” apresentado em rede nacional no programa Faustão na Band, Kieram transforma o palco em um verdadeiro campo de batalha entre corpo e mente. Ele escapa de camisas de força, correntes e tanques submersos diante da plateia — e faz disso uma metáfora poderosa sobre coragem, controle emocional e superação de limites.

Natural do Paraná e radicado em Guaratuba, Kieram já conquistou reconhecimento internacional e é reverenciado por grandes nomes do ilusionismo brasileiro. Agora, o artista inicia uma nova fase de sua carreira com um espetáculo inédito, que promete elevar o escapismo a um novo patamar técnico e emocional.

“A Essência do Desafio” mistura efeitos inéditos, tensão dramática e narrativa envolvente. Cada número representa um embate entre o artista e seus próprios limites — físicos e emocionais. “Mais do que escapar de armadilhas, é sobre mostrar que podemos enfrentar e vencer nossos maiores medos”, destaca Ecttori.

Garanta seu ingresso

Os ingressos já estão à venda no site Blueticket e a expectativa é de sessões lotadas. Esta é uma oportunidade única de assistir, ao vivo, a um espetáculo que já nasce grandioso, com assinatura de um dos nomes mais ousados do ilusionismo contemporâneo.

Serviço
Espetáculo: “A Essência do Desafio” – Kieram Ecttori
Datas:
* Sexta-feira – 18 de julho, às 20h30
* Sábado – 19 de julho, às 19h
* Domingo – 20 de julho, às 18h
Local: Live Curitiba – Rua Itajubá, 143 – Portão
Classificação: Livre
Ingressos: À venda em www.blueticket.com.br/evento/37941
Mais informações: www.kieramecttori.com.br
Fotos: Rafael Fortes