PBFW edição Talks 2025 consolida evento como destaque de moda no Sul

Os dois dias de evento reuniram 800 pessoas para discussões sobre tendências e o futuro da moda; data do PBFW foi anunciada para 27 e 28 de agosto deste ano

Nos dias 26 e 27 de março, o Pátio Batel reuniu apreciadores de moda no PBFW Edição Talks 2025. O evento trouxe grandes nomes da indústria para um diálogo sobre tendências e comportamento. A relevância dos temas confirmou o papel do evento - e do shopping - como um catalisador de influências e discussões no Sul do Brasil.

Para Camila Fleischfresser, head de marketing do Pátio Batel, o sucesso do evento se deve ao amadurecimento do Talks como produto, algo que reforçou sua importância tanto entre o público quanto entre a imprensa especializada. “Em sua segunda edição, o evento já demonstrou sua força como ponto de encontro de centenas de pessoas interessadas no que há de mais novo em relação às tendências de moda, sejam clientes, influenciadores, profissionais e entusiastas da moda”, resumiu.

O evento também revelou a data da próxima edição do PBFW, o maior evento de moda da região sul, marcado para 27 e 28 de agosto.

Primeiro dia debateu construção e transformação das identidades na moda

A abertura do PBFW Edição Talks 2025 foi marcada por dois paineis que exploraram temas cruciais para o universo da moda. "Como construir uma identidade na moda" reuniu Susana Barbosa, publisher e diretora editorial da ELLE Brasil, e Ali Santos, editora digital da mesma revista, em um debate sobre os desafios e estratégias para a construção de uma imagem autêntica, mediado por Dani Brito. Em seguida, Priscila Monteiro, executiva de comunicação com vasta experiência no mercado de luxo, e Sylvain Justum, diretor da Forbes Life Fashion, discutiram as "Transformações do luxo na era digital", abordando as adaptações do setor ao ambiente online, com mediação de Laís Machado.

"Hoje, o luxo está na experiência de um café, grifado, da Prada, por exemplo", exemplificou Justum, durante o painel. “Nos afastamos um pouco da relação do luxo exclusivamente a produto: experiência de compra é essencial. Não só pelo produto, mas pelos sentimentos envolvidos. São esses momentos que fidelizam o cliente”.

"Luxo é a narrativa, o storytelling que a gente se vê envolvido por aquilo e embarca nessas histórias que estão aí há tantos anos”, complementou Priscila, que ponderou sobre as diversas formas de comunicação no digital: "marcas como Louis Vuitton e Gucci têm uma narrativa e uma história tão rica que não podem colocar todos os ovos em uma única cesta. Precisam continuar contando suas belas histórias de uma forma adequada e correta em diversas plataformas”.

Macrotendências e o futuro da moda fecham a edição

O segundo e último dia do Talks trouxe à tona a importância das narrativas digitais e as tendências que moldam o futuro da moda. Luiza Brasil, jornalista e criadora de conteúdo, e Verena Figueiredo, embaixadora da Chanel no Brasil, compartilharam suas experiências na criação de conteúdo digital relevante e envolvente no painel "Construindo narrativas digitais relevantes", mediado por Laís Machado. Para encerrar o evento, Jorge Grimberg, especialista em tendências, apresentou um panorama das "Macrotendências para 2026", abordando o cenário macroeconômico, os desafios profissionais, os novos formatos de consumo e o impacto da tecnologia.

“Hoje, eu penso muito em uma narrativa que deixe um impacto positivo no mundo”, refletiu Verena. “O que eu deixo de mensagem e como aproveitei meus privilégios pra impactar a sociedade de uma forma positiva? Tem vários níveis e acho que é uma questão muito importante. O legado positivo é uma coisa que edifica coletivamente”.

Luiza Brasil foi na mesma linha e aconselhou sobre a necessidade de um tempo focado em wellness e na vida offline. “Passear pelo Pátio Batel, ver e falar com as pessoas...a inspiração tá no papel, tá no digital, tá no analógico... é onde eu adquiro repertório cultural genuíno para criar senso crítico para o que eu faço”, disse a jornalista e influencer.

Já para Jorge Grimberg, o wellness é justamente a maior tendência para 2025. Em uma palestra de 1h de conteúdo repleta de insights, dados e reflexões, ele trouxe ao público do PBFW Edição Talks um encerramento memorável para as pessoas presentes.

“Wellness é a nova moda. Hoje, vemos marcas como Dior associando essa ideia em eventos como retiros em Aspen. Amor é a métrica do futuro”, afirmou. “Tudo começa com uma história: quais narrativas você tá absorvendo hoje e quais histórias você está contando e pra quem. É essa conexão humana e a intimidade que vão ditar o futuro”.

Expectativa do segundo semestre cresce com desfiles do PBFW 2025

O sucesso do PBFW Edição Talks 2025 elevou a ansiedade dos presentes para o PBFW 2025, que ocorre nos dias 27 e 28 de agosto. O evento promete reunir as principais marcas nacionais e internacionais, apresentando as tendências para a próxima temporada em um espetáculo de criatividade e inovação. "Essa é a consolidação de dois momentos do Pátio na moda: no primeiro semestre, com o Talks, e no segundo, com o PBFW, que tradicionalmente ocorre no fim de agosto, desfile já consagrado de marcas nacionais e internacionais", finalizou Camila Fleischfresser.

Sobre o Pátio Batel
Entretenimento, cultura, lazer e compras em um local singular de Curitiba. O Pátio Batel é o único shopping do segmento luxo do Sul do Brasil, contando com aproximadamente 190 estabelecimentos, sendo 71 lojas exclusivas, como Prada, Burberry, Gucci, Hugo Boss, Louis Vuitton e Tiffany & Co. Em seus 11 anos de história, a marca Pátio Batel se posiciona como “única em todos os sentidos”: um espaço para ser acolhido em uma experiência de bem-estar, moda e luxo.

Bourbon Hospitalidade celebra Curitiba e a vocação da cidade para o bem receber

Com quatro unidades, a Bourbon reforça o seu papel no turismo, na cultura e no desenvolvimento da cidade e da região

Bourbon Hotel & Suítes Curitiba (crédito: Divulgação/Bourbon Hospitalidade)

Curitiba, 27 de março de 2025 – Na semana em que Curitiba celebra seus 332 anos, a Bourbon Hospitalidade comemora sua trajetória ao lado da cidade, sendo parte do seu crescimento. A relação da Bourbon com a capital paranaense começou em 1988, com a inauguração do Bourbon Hotel & Suítes Curitiba, um dos hotéis mais tradicionais da cidade. Ao longo das décadas, ele não apenas recebeu personalidades icônicas, como Roberto Carlos, Francis Ford Coppola e Pelé, mas também contribuiu para consolidar Curitiba como um destino de alto nível.

O seu compromisso com uma gastronomia de qualidade é um dos seus principais diferenciais, com restaurantes como o Kibô Japanese, Bourbon Bistrot e Tom Espaço Gastronômico, onde saborear a premiada feijoada aos sábados se tornou um verdadeiro ritual curitibano.

Em 2005, a Bourbon Hospitalidade inaugurou outro empreendimento no município, o Rio Hotel by Bourbon Curitiba, uma referência em hospedagem para executivos e turistas. Situado no Batel, bairro nobre da cidade, a unidade é ponto estratégico para aqueles que visitam a capital paranaense a negócios ou a lazer.

Fachada do Rio Hotel by Bourbon Curitiba (crédito: Divulgação/Bourbon Hospitalidade)

Bourbon na Grande Curitiba

Em 2001, a Bourbon Hospitalidade iniciou sua expansão para a Grande Curitiba com a inauguração do Bourbon Dom Ricardo | Aeroporto Curitiba Hotel. Localizado em São José dos Pinhais, próximo do Aeroporto Internacional Afonso Pena, o empreendimento oferece um apoio essencial para os viajantes. A unidade disponibiliza serviços como transfer in e out entre o aeroporto e o hotel, além de quartos conjugados para famílias. A partir das 4h30, os hóspedes podem contar com um petit café, sendo um diferencial para aqueles que chegam ou partem em horários mais cedo.

Fachada do Bourbon Dom Ricardo | Aeroporto Curitiba Hotel (crédito: Divulgação/Bourbon Hospitalidade)

Em 2016, a empresa ampliou sua presença na região com o Rio Hotel by Bourbon Curitiba | Aeroporto, a apenas cinco minutos do Aeroporto Internacional Afonso Pena, também em São José dos Pinhais. A unidade se tornou um destino para turistas e passageiros em trânsito, com uma estrutura funcional e serviços voltados à comodidade dos hóspedes, como o petit café servido a partir das 4h30.

Fachada do Rio Hotel by Bourbon Curitiba | Aeroporto (crédito: Divulgação/Bourbon Hospitalidade)

No decorrer dos anos, as unidades da Bourbon Hospitalidade acompanharam as transformações de Curitiba e região metropolitana. Impulsionada pelo dinamismo do município, a empresa sempre buscou aprimorar sua estrutura e elevar o padrão de hospitalidade, ao mesmo tempo em que colaborou significativamente para o desenvolvimento da cidade. Hoje, tanto a Bourbon quanto Curitiba têm como marcas a busca pela excelência em serviços, a valorização da gastronomia e a capacidade de receber eventos de todos os portes.

Sobre a Bourbon Hospitalidade

A Bourbon Hospitalidade é uma rede hoteleira com capital 100% brasileiro e mais de 60 anos de história no setor, com três grandes pilares de negócios: a Bourbon Hotéis e Resorts, a Bourbon Gastronomia e o Bourbon Destination Club, programa de fidelização com um dos mais altos índices de reputação do mercado.

Com 23 empreendimentos em três países (Brasil, Paraguai e Argentina) e mais de 4 mil acomodações, a empresa destaca-se entre as dez maiores marcas hoteleiras do Brasil. É reconhecida pelos ambientes confortáveis e acolhedores, pela qualidade gastronômica, por possuir uma das maiores estruturas para eventos da hotelaria nacional e pela parceria exclusiva com a Mauricio de Sousa Produções, com suítes e áreas de lazer temáticas da Turma da Mônica nos resorts em Atibaia (SP) e Foz do Iguaçu (PR). Além disso, mantém o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental, no Paraná, que atende mais de 2 mil pessoas.

Alunos estreiam espetáculo “A Mansão” no Festival de Teatro de Curitiba

Síncope Grupo de Teatro (SGT) promove experiência profissional a estudantes em formação para o mercado artístico

O Síncope Grupo de Teatro (SGT), formado por estudantes de teatro da Casa de Cultura Síncope, estreia a peça "A Mansão" na mostra Fringe do Festival de Teatro de Curitiba, entre os dias 04 e 06 de abril, no Teatro Ênio Carvalho. O SGT é um grupo de estudo, pesquisa e prática teatral avançada, com objetivo de preparar estudantes em formação para o mercado artístico.

Conduzido por Júlia Dassi, diretora cênica e teatral, e Vick Napoli, diretora de movimento e preparação corporal, o grupo promove uma experiência profissional desde os primeiros passos. Para integrar o SGT, os alunos passam por uma audição seletiva, que não apenas avalia o desempenho artístico, mas também oferece feedbacks específicos simulando o ambiente do mercado de trabalho cultural.

"Acreditamos que proporcionar aos alunos uma experiência semiprofissional como esta, transforma suas habilidades e abre portas para o futuro. Estrear no Festival de Curitiba não é apenas um privilégio, mas um grande aprendizado para os artistas em formação", destaca Júlia Dassi, co-diretora da Síncope.

Além de desenvolver peças autorais, o grupo também se dedica a adaptações. Em 2025, eles trazem uma adaptação livre do livro "A Mansão Hollow", de Agatha Christie, uma trama envolvente repleta de mistério, segredos e reviravoltas psicológicas. Para os alunos, essa oportunidade representa um momento de superação e conexão com o público.

"A preparação foi desafiadora e emocionante ao mesmo tempo. Encarar os ensaios intensivos e trabalhar em uma peça de tanta complexidade me fez crescer muito como ator e como pessoa", compartilha Rafael Bahls, um dos alunos do grupo.

A Mansão

Em "A Mansão", um grupo de amigos se reúne em uma casa isolada para um fim de semana, que rapidamente se transforma em um cenário de mistério e tensão após o assassinato de um dos convidados. A chegada de um detetive brilhante desencadeia uma investigação intensa, onde segredos e mentiras vêm à tona. Livremente inspirada em "A Mansão Hollow", de Agatha Christie, a peça explora a astúcia do detetive e a profundidade dos personagens, conduzindo o público por um intrigante jogo psicológico repleto de reviravoltas.

Serviço:

Espetáculo: A Mansão Gênero (Drama)

Classificação indicativa: 12 anos Datas: 04, 05 e 06 de abril

Horário: 20h

Local: Teatro Ênio Carvalho - Rua Mateus Leme, 990

Ingressos: Inteira - R$50 | Meia - R$25 (à venda na bilheteria do Festival de Curitiba)

Ficha Técnica:

Companhia: SGT - Síncope Grupo de Teatro

Direção: Júlia Dassi

Direção de movimento: Vick Napoli

Direção de produção: Júlia Dassi

Assistência de produção: Lari Damas

Redes sociais: Emanuel Bill e Giovanna Castro

Texto original: Agatha Christie

Adaptação: Júlia Dassi

Realização: Síncope Casa de Cultura

Elenco: Aline Resende, Breno Machado, Doug Cruz, Emanuel Bill, Gabi Coutinho, Giulia Gon, Guilherme Stockler, Laura Maddalozzo, Luísa Teles, Mel Hachiguti, Rafael Bahls, Thalyta Cavalli.

Figurinos: Luísa Teles e Rafael Bahls

Identidade Visual e Cenografia: Doug Cruz